EFEITOS BIOLÓGICOS DA ELETRICIDADE NO CORPO HUMANO (Física/Biologia - 3o ANO)
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- Neste vídeo temos a participação especial da professora Carmem Silvia de Biologia.
A passagem da corrente elétrica pelo corpo humano gera efeitos que dependem da intensidade da corrente. As correntes elétricas podem gerar desde pequenos formigamentos até a morte.
Por outro lado, nosso corpo depende da corrente elétrica para funcionar.
É tudo uma questão de intensidade.
Para desenvolver esse tema, fizemos uma abordagem interdisciplinar Física/Biologia.
A professora Carmem fala sobre a constituição do corpo humano, soluções salinas, sistema nervoso central, sistema nervoso periférico, biofísica, a eletricidade na medicina, fibrilação e desfibrilação, marcapasso...
O prof. Daniel fala da parte física, medidas de tensão e corrente, escalas de grandeza, primeira lei de ohm, efeito Joule....
As instalações elétricas residenciais no Brasil fornecem diferenças de potencial (ddp) de 110 V ou 220 V, dependendo da região. Os choques gerados por essas ddps podem causar até mesmo morte se atingirem principalmente idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos.
Neste vídeo discutimos os efeitos fisiológicos da passagem de corrente elétrica pelo corpo humano.
Correntes elétricas com intensidades de 1 mA provocam a sensação de cócegas ou formigamento, mas correntes com intensidades de 10 mA fazem com que as pessoas percam o controle dos músculos. É por esse motivo que fica difícil abrir as mãos e livrar-se do contato.
Valores de corrente elétrica pequenos, por volta de 60 mA e 75 mA, são altamente mortais porque atingem diretamente o coração, fazendo com que ele altere seu ritmo, contraindo e relaxando inúmeras vezes por segundo. Essa é a chamada fibrilação cardíaca, que causa morte.
Já as correntes muito elevadas não chegam a matar imediatamente, pois a sua intensidade é tão alta que faz o coração ficar paralisado completamente. No entanto, essa paralisação só permanece enquanto a corrente elétrica estiver passando pelo corpo da pessoa. Essa paralisação passa logo que a corrente elétrica cessa, mas é importante saber que, apesar de não matar instantaneamente, essa corrente pode deixar sequelas irreversíveis em razão da interrupção da circulação sanguínea, mesmo que por alguns segundos e principalmente em função das queimaduras geradas pelo EFEITO JOULE.
Este vídeo é parte integrante da aula contida em:
sites.google.c...
Que incrível! Amei a mini aula sobre energia estática!❤
Como sempre aula expetacular, parabéns a todos...
Mais uma aula incrível e com a participação muito especial da Carmen, ótima professora 👏👏
Irei apresenta sobre a eletricidade no nosso corpo no meu curso , oque acontece quando a eletricidade do nosso corpo se junta com a eletricidade de uma rede eletrica no caso das pessoas que trabalham nas empresaa de rede eletrica ?
as aulas são muito bem explicadas! não entendia nada durante o conteúdo e agora aprendi direitinho. obrigado prof, continua assim!!! 💗
Espetacular essa aula!!!
Que explicação maravilhosa, bem objetiva e didática!! Parabéns!!
Aula maravilhosa. Obrigado professor!
Excelente vídeo, vou citar ele no meu material! Com os devidos créditos é claro.
Obrigada pelas importantes informações!!!!!
Eu que agradeço Leda
Muito obrigado pelo conteúdo fácil e rápido, ficou bem explicado. Só dou a dica de colocar marcações no vídeo separando parte por parte
Muito bom saber
Muito bom vídeo, obrigado!
Tome um gostei e inscrito.
Sensacional!.
Aula excepcional!
Interessantes assuntos o soro que dam nós hospital vai trazer o controle salinidade é com isto a corrente elétrica é controlada
Excelente aula 👏👏👏
Cada fonte cita um valor para a possibilidade da fibrilação do coração.
Se sentir enrraida, e ate mesmo levar choque? Torturada por dentro e por fora, como faz pra isso parar? Ate mesmo para de sentir cheiros tantos bons e ruins cheiros que só vc pode sentir e mais ninguem?
Levei um choque de trezentos e oitenta voltes estou vivo por Deus
Boa dicas.
Muito boa explicação, certamente os valores de intensidade de corrente elétrica que causam estes efeitos dependem também de vários outros fatores como por exemplo a massa muscular de cada cidadão. Obviamente em crianças estes efeitos são muito mais severos. Os efeitos apresentado pelo professor são para corrente alternada (CA). Para corrente contínua (CC) os valores de intensidade de corrente elétrica para que ocorram os mesmos efeitos são bem maiores, também na ordem de miliamperes (mA)
O Desfibrilador aplica um tensão na ordem de 3000V (3kV) dependendo do caso e da pessoa que está sendo atendida em corrente continua (CC) fazendo passar esta tensão elétrica pelo coração.
Outro detalhe, em trabalhos com eletricidade a melhor opção é consultar um profissional qualificado da área elétrica. Muitos acidentes de origem elétrica tem acontecido por falta de conhecimento. Curiosidade mata. A eletricidade é invisível. Se não tiver conhecimento por favor não faça.
Sou Pedro Vieira - Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho - Instrutor da Norma Regulamentadora 10 (NR10) Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
Boa noite prof , sou Alair Resende Moreira
Professor Daniel boa noite, vi um documentário sobre física que falava de como calcular a eregia de um corpo humano, que deveriam usar a equação de Alberto Aisten, E=MC 2, poderia me dá um exemplo? Obrigada desde já, josivan de são Paulo capital!
obrigado cara
Tenho percebido q quando me levanto a noite,ao pisar no chão pula uma centelha elétrica do meu pé antes de tocar o chão. Oq é isso?
Que vc acha das frequências fe som pra cirar orgaos fidicos, chsmada. E Tetspia Quântica?
Eletricidade serve tambem. Para cyra do câncer.
Acabei de dar um choque que inclusive fez um barulho tipo estalo e fez um clarão ... Aconteceu isso quando toquei minha filha 😨 tô apavorada!
Ótimo vídeo, mas uma dúvida .
Temos os dois tipos de eletricidade , a alternada e a continua .
Sabemos que a alternada ( acho que todos já teve essa sensação ) na tensão 110 ou 220 e seus altos amperes .
No caso da continua ( 12 V e poucos amperes ) teríamos o mesmo problema caso de exposição continua?
Obrigado e ótimo vídeo
Olá José Luiz. Desculpe pela demora na resposta. Sim, os valores apresentados na tabela independem do tipo de corrente (contínua ou alternada), depende somente do módulo (valor absoluto) da corrente. Caso a corrente atinja esses valores, os efeitos serão os mesmos.
Tem vez que eu coloco uma roupa ela fica colado no meu corpo
Meu sofa é de um tecido que nao sei identificar, é so sentar nele e depois levantar meio que esfregando que tomo choque, porem sento no sofa varias vezes por dia, estou tomando choque varias vezes após sair do sofa, na macaneta da porta, no celular ou em qualquer local metalico, oque devo fazer ? Pq nao tem como eu me livrar do sofa
Quem ta aqui por qualsa das vídeo aulas
PROF...QUAL ALIMENTO AJUDA NA ELETRICIDADE DO CORPO ???
Iitio kk
EFICAZ....
A noite quando tiro a camisa ou a calça sai faisca entre o corpo e o tecido é faz barulhoigual quando liga a eletricidade do fogão estralando minha esposa fica horrorizada
Olá Marcio. Esse fenômeno deve ser mais forte em dias secos, acertei? O atrito da roupa com o corpo faz com que estas duas superfícies troquem elétrons (uma deles perde elétrons e a outra ganha) ficando ambas carregadas (uma positivamente, a que perdeu elétrons e a outra negativamente, a que ganhou) quando você tira a roupa a tendencia é que estas superfícies se descarreguem e pra isso a que ganhou elétrons vai "descarregar" essa carga extra. Essa pequena descarga são os estalos. È a superfície que ganhou elétrons (pode ser a roupa ou a pele) descarregando essa carga extra que ela recebeu. O oposto pode ocorrer tb, ou seja, a superfífica que perdeu elétrons (ficou positiva) pode eventualmente estar recebendo elétrons do ambiente para voltar ao equilíbrio.
@@fisicaprof.daniel está aí a resposta que eu procurava, obrigada
@@fisicaprof.daniel tem horas também que sinto extrema necessidade de ficar com os pés descalços e sinto um alívio e logo após tenho que calçar o chinelo.
Pode indicar uma pos EaD de biofísica?
Eu tenho muita energia elétrica kkl quando chego perto das pessoas. Kkk as criança da aquela olhada tão engraçado meu companheiro ja comprou UM saco de terra
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Isso é vontade de dar que você tem...
COMO VIM PARAR AQUI: Hoje percebi que meu corpo estava emitindo eletricidade ao encostar minha língua numa colher de alumínio. Eu senti um formigamento na língua e percebi que era um choque leve, então comecei a testar mais sem tá com os pés no chão, pois achei que tivesse fazendo algum contato.
Agora me pergunto, é normal sentir a eletricidade do próprio corpo, ou estou virando o super choque?
testei com um multimetro, nas minhas mãos deu 22m
Seila ando dando choque em tudo 😂já ganhei o apelido de a mulher elétrica 😂
bom dia professor daniel, tenho uma pergunta, sei que parece idiota mas... essa eletricidade do corpo humano pode tambem ter ligação com o QI de cada pessoa