Esse é sem dúvida o vídeo mais fácil que vi até hj. Pra entender essas questões de órbita terrestre. Parabéns até uma criança vai entender. Esse canal é TOP!!! 👏👏👏
Olá eu sou o Luiz TIM do canal LT notícias aqui de Salvador acompanha o seu canal e adorei essa sua explicação com relação lançamento de foguete órbita de uma forma simples mas bastante dinâmica e assim fica mais fácil de pessoas como eu entender um pouco dessa coisa tão complexa que é lançar um foguete e colocá-lo em órbita do Planeta. Salvador Bahia Brasil juntos
Júlio Lobo, a tendência é esse canal crescer, aqui observamos informações mais precisas sobre a tecnologia da corrida espacial, informações raras de encontrar, up, up, up lift off.
A simplicidade e segurança na explicação do JULIO por mais complexo que seja o assunto nos faz ficar cada vez mais curioso e admirado como o tema espaço é ciência são extremamente interessantes. Sorte nossa de encontrarmos uma pessoa com uma performance tão simples e autentica como você JÚLIO. Resta-nos, portanto, agradecer por tudo que você nos presenteia com o que de mais belo existe no universo e fique certo que o seguirei sempre nos assuntos do seu canal.
Rapaz, já assistir vários vídeos sobre este assunto, mas… você foi o primeiro que realmente conseguir entender completamente. Suas explicações são bastante esclarecedoras. 👏🏿🍀
O cara desse canal não entende nada de astrofisica ,nada das leis de Newton,falou um monte de coisa errada sobre orbita espacial,sobre micro gravidade e também errado sobre o arrastro atmosférico e errou principalmente em dizer que tudo o que sobe desce um dia,dando o motivo errado disso e não explicou porque a estação espacial internacional ou um satélite tem que de vez em quanto ,ligar os motores ,para não voltar a cair na Terra e outras coisas. Péssimas explicações dos fatos.Eu não sei sobre a qualidade científica desse canal ,pois é o primeiro vídeo que eu assisto dele.
Foi a melhor e mais clara explicação que já vi até hj, já assisti outros canais,mas nunca com tanta facilidade para um leigo igual eu entender,sua didática é fabulosa.
Você está corretíssimo de explicar em uma linguagem extremamente simples, didática, de fácil entendimento a todos. Isso é democratizar o conhecimento e combater as burrices obscurantistas. Você está de parabéns! Muito interessante este assunto!
Fico feliz de surgir cada vez mais canais sobre ciência no brasil, talvez a ciência um dia tenha mais relevancia do que o besteirol que a grande massa adora hoje em dia.
Pronto... !! Sou mais um dos seus inscritos pra desfrutar dos seus conhecimentos, e aproveitar as belas explicações do que, parece ser inacreditável, por ser tão complexo !!! Parabéns !!!
Parabéns!! Bom ver jovebs interessados e entusiasmados por astronáutica. Eu, com 62, desde os 8 anos de idade sou fã de astronáutica, comecei a acompanharb o projeto Apolo e só ñ vi o Neil Armostrong colocar o pé na Lua ao vivo porque adormeci e meus pais ñ me acordaram. Lembro do desapontamento q senti qd acordei no dia seguinte sem ter visto ao vivo.
Na verdade a gravidade a 500km de altitude ainda é próxima àquela que temos em terra. O que ocorre é que a velocidade faz com que você caia formando uma curvatura que acompanha a circunferência terrestre.
Bom dia ,Air a diferença de quem sabe passar,e explicar o assunto tão bem explicado com muita simplicidade , parabéns vc tem facilidade em passar o assunto
Que alegria quando acho canais com conteúdo interessantes, com tantas visualizações! Nem só de "besteirol" vive o brasileiro! 😁 Adorei! Sempre quis entender como é possível um foguete entrar em órbita! Com o mesmo vídeo, pude entender mais ou menos, o que aconteceu com o ônibus espacial Columbina! Houveram outros fatores, mas o porquê de se incendiar na entrada da atmosfera! Excelente vídeo!
Vídeo bacana, explicando em linguagem simples para leigos, apesar de alguns erros meio graves. A gravidade varia conforma a distância ao centro da Terra, então a 400 km é quase igual à da superfície. A ISS perde altitude lentamente porque ainda há algumas partículas naquela distância e vão causando arrasto, dentre outros fatores. O calor da reentrada não é causado por atrito mas por compressão (deslocamento em velocidade hipersônica). A cápsula se move mais rápido do que a onda de pressão que afastaria o ar, então ela vai “amontoando” as moléculas e isso causa aquecimento.
Interessante. A aceleração a 400 km acaba sendo próximos do 9,8m/s e a microgravidade é um efeito da queda livre permanente da estação e não da distância. Muitas coisas que nunca tinha pensado.
Fala Lobo.. vc poderia criar um canal de biologia já que não tem bons canais aqui na plataforma.. falo isso pq a forma como explica as coisas é fantástico.. extremamente didático.. Forte abraço e muito sucesso!!
Boa noite, eu sou vidrado em espaço, foguetes e tudo mais.. Parabéns pela explicação, sua explicação foi um show... Para um leigo como eu foi uma aula. Parabéns mais uma vez...
Primeira vez que vejo esse canal, e logo de cara já me impressionou por ser um canal ainda pequeno mas gigante em qualidade. Canal promissor, Parabéns pelo conteúdo bem didático.
Estou escrito em praticamente todos os canais relacionados a esses assuntos! Acabei de me inscrever neste canal e gostei muito da forma como os assuntos são explicados! Com muita clareza! Parabéns!
Muita viajem kkkkkk . quando vejo video de terra planista me faz pensar mais. , agora sobre o espaço desse modo ai, tenho que ficar engolindo o que me contam e não posso testar nada , tenho que crê, crença tenho só em Deus.
Parabéns pelo canal, curtido o vídeo. Inscrição ok, Júlio. Gostei da sua metodologia. Com humildade, desce até um patamar onde nós que não somos da área possamos entender os conceitos. Eu gostaria que os advogados fossem assim, kkkkk. Abração e sucesso aí, guerreiro!!!!🙏
Eu nem tava sabendo que o Júlio iria criar um canal nesse tema, aí do nada o UA-cam começa a me recomendar um vídeo da Starship de tal de canal "Refúgio Espacial", aí eu clico pra assistir pq também gosto do tema, aí do nada aparece o Júlio kkkkkk eu fiquei confuso pensando que o UA-cam tinha bugado kkkkkk
Parabéns pelo canal... A maneira com você aborda o tema de exploração espacial é bastante interessante; alcançando um público bem maior que os outros canais. Esse canal vai se tornar um gigante no tema
Não acredito que o homem foi a lua, já procurei todas suposições e cheguei a uma conclusão que não... assistir o vídeo desse jovem gostei e logo me escrevi, obrigado por tua ótima aula, parabéns.
Júlio aproveitando essa pegada do Refúgio espacial, o que você acha que criar uma séria parecida com a do sobrevivencialismo sobre casas sobrevivencialistas ? Mas ao invés de casas os inscritos enviam modelos de naves para você fazer o react, ia ser bem daora.
A ideia de que a gravidade é próxima a zero no espaço está equivocada. A não ser que o objeto esteja entre a lua e a terra ou entre o Sol e a terra numa distância específica que anule as gravidades.
Depois de todos os elogios nos comentários abaixo, eu só tenho que te dar os Parabéns, vídeo muito bom, explicação simples e bem feita sobre assuntos realmente complexos!
Vídeo bacana no geral, mas a informação que aparece em 5:00 está errada (e é um erro bem clássico que vi em vários lugares, dizer que a gravidade em ~350 km é baixa). O fato de corpos girarem em torno da Terra em ~350 km ou pouco mais nada tem a ver com a força da gravidade ser mais fraca nessa altura. A força gravitacional em 358 km de altura é muito perto da que há no nível do solo (pra ser mais preciso, é perto de 90% da que existe ao nível do solo). Esta altitude é escolhida porque é a menor altitude onde a atmosfera terrestre realmente deixa de existir, assim ela não freia o satélite, nave ou o que quer que seja (ou seja, mesmo sem gastar combustível o corpo fica meses rodando praticamente sem perder altura). O que existe em um corpo em órbita é que a velocidade horizontal (ou tangencial, como queira) é tão alta que tende a jogar o corpo para o espaço, o que contrabalhanceia a atração gravitacional da Terra. Se um corpo for colocado parado em relação ao solo em 358 km, ele vai cair feito uma pedra, exatamente do jeito que faria se estivesse a poucos centímetros do chão. Outro ponto a considerar: os astronautas da estação orbital não vivem em microgravidade, eles vivem em gravidade efetiva zero mesmo, já que para a nave estar em órbita circular (e a órbita de corpos espaciais em órbita tão baixa quanto 400 km precisa ser muito perto de circular por questão de segurança) a força centrífuga compensa exatamente a força gravitacional. Se você soltar um objeto dentro da estação orbital, ele não vai se mover para lugar algum, que é o que eles tenderiam a fazer mesmo em gravidades de 1/1000 da que existe na superfície (tem vários vídeos dela mostrando extamente isso, eu particularmetne gosto deste aqui: ua-cam.com/video/Vl6Mrhgum2c/v-deo.html ).
A 358km de altura a gravidade é pouca coisa menor do que aqui no solo, a ideia de ir lá em cima para fazer isso é justamente por causa do arrasto da atmosfera... e mesmo nessa altura ainda tem um pouco de atmosfera, por isso que a ISS fica perdendo altitude e tem que acelerar um pouco de vez em quando. De resto a explicação ficou legal, é importante saber essa base sobre órbita pois a maior dificuldade não é ir alto, é ir rápido para entrar em órbita!
Melhor explicaçao que encontrei na NET sobre o assunto...PARABENS!
Agora eu sei o que é entrar em órbita. Ótima explicação com humor e ainda com detalhes.
Esse é sem dúvida o vídeo mais fácil que vi até hj. Pra entender essas questões de órbita terrestre. Parabéns até uma criança vai entender. Esse canal é TOP!!! 👏👏👏
"Parabéns até uma criança vai entender."
Menos os terraplanistas. 🤣🤣🤣🤣🤣
Sinto que meu caminho pra o conhecimento está pavimentado.
Julio nem é gente, é um anjo. Deus te abençoe meu querido.
Parabéns! Sou bastante CDF, porem seus videos ajudam a ilustrar para minha esposa e meus filhos
Melhor explicação até hoje, fala a linguagem da gente q nao tem tanto estudo sobre o assunto, entendi tudo q foi falado, parabéns pelo vídeo!!!!
só a humildade já bateu qualquer explicação técnica ...top seu vídeo brother...😊
Olá eu sou o Luiz TIM do canal LT notícias aqui de Salvador acompanha o seu canal e adorei essa sua explicação com relação lançamento de foguete órbita de uma forma simples mas bastante dinâmica e assim fica mais fácil de pessoas como eu entender um pouco dessa coisa tão complexa que é lançar um foguete e colocá-lo em órbita do Planeta. Salvador Bahia Brasil juntos
Meu!!! Vc explica esse vídeo, de uma maneira tão suave, com tanta sabedoria que agente se deleita de satisfação em assisti- lo
Seeeeeeennnnsacional !...
Explicações de forma simples pra leigos entenderem.
Meus parabéns !...
Conteúdo interessantíssimo...
Parabéns, belo trabalho....
Deus Abençoe Você....
Excelente. Ótimo conteúdo, sem gritaria e piadinhas sem graça (como faz tanta gente da área aqui no yt). Parabéns!! Muito legal!!
Júlio Lobo, a tendência é esse canal crescer, aqui observamos informações mais precisas sobre a tecnologia da corrida espacial, informações raras de encontrar, up, up, up lift off.
O Maior é melhor video que já assisti pra compreender como esses foguetes deixam a Terra 🌎, Sensacional sua explicação!
Sua explicação é infinitamente compreensível para nós leigos.
Muitos especialistas não explicam essa parte que pra mim pareceu ser a parte mais importante pra se colocar um foguete em órbita! Vlw!
Melhor explicação . Obrigado pela forma simples como nos faz entender coisas tão difíceis de imaginar.
Foi a explicação mais
Elaborada que já vi
A simplicidade e segurança na explicação do JULIO por mais complexo que seja o assunto nos faz ficar cada vez mais curioso e admirado como o tema espaço é ciência são extremamente interessantes. Sorte nossa de encontrarmos uma pessoa com uma performance tão simples e autentica como você JÚLIO. Resta-nos, portanto, agradecer por tudo que você nos presenteia com o que de mais belo existe no universo e fique certo que o seguirei sempre nos assuntos do seu canal.
Parabéns pela didática e pelo canal!!! Show !!!
8:38 parece realmente. É isso que mostram quando lança foguete. Interessante. Excelente explicação
Explicou bem não "complicou" como certos fazem . Parabens.
conheci este canal por acaso e esse rapaz tem um dom de explicar
coisas fora do comum.. por isso me inscrevi
Muito bom gostei, bem explicado sem perder o foco e o humor, parabéns pelo belo trabalho
Rapaz muito competente para explicar assuntos complexos para leigos, meus parabéns e muito sucesso nessa sua empreitada.
Ótima didática para um assunto complexo,
parabéns!!!👍
Cara, você explicou de uma forma simples, junto de um complexo que de foi se entendido ali. Realmente deixo os meus parabéns cara! Hehehe
Beleza!! Sou professor de Física há 50 anos e achei que está muito bom!! Parabéns!!
Rapaz, já assistir vários vídeos sobre este assunto, mas… você foi o primeiro que realmente conseguir entender completamente. Suas explicações são bastante esclarecedoras. 👏🏿🍀
O cara desse canal não entende nada de astrofisica ,nada das leis de Newton,falou um monte de coisa errada sobre orbita espacial,sobre micro gravidade e também errado sobre o arrastro atmosférico e errou principalmente em dizer que tudo o que sobe desce um dia,dando o motivo errado disso e não explicou porque a estação espacial internacional ou um satélite tem que de vez em quanto ,ligar os motores ,para não voltar a cair na Terra e outras coisas. Péssimas explicações dos fatos.Eu não sei sobre a qualidade científica desse canal ,pois é o primeiro vídeo que eu assisto dele.
@@marcoschaves5752 Cara, cria um canal e faça melhor.
Valeu! 👍
Foi a melhor e mais clara explicação que já vi até hj, já assisti outros canais,mas nunca com tanta facilidade para um leigo igual eu entender,sua didática é fabulosa.
Cara, muito boa a explicação! Clara, simples, mas sem ser pobre de detalhes! Ganhou mais um seguidor que ama tudo sobre o espaço!
Você está corretíssimo de explicar em uma linguagem extremamente simples, didática, de fácil entendimento a todos. Isso é democratizar o conhecimento e combater as burrices obscurantistas. Você está de parabéns! Muito interessante este assunto!
Fico feliz de surgir cada vez mais canais sobre ciência no brasil, talvez a ciência um dia tenha mais relevancia do que o besteirol que a grande massa adora hoje em dia.
Muito esclarecedor .sempre aprendemos ouvindo estes informativo que é muito técnico.gosrei .
Valeu Gil Lobo, cê é fera na matéria.
Pronto... !! Sou mais um dos seus inscritos pra desfrutar dos seus conhecimentos, e aproveitar as belas explicações do que,
parece ser inacreditável, por ser tão complexo !!! Parabéns !!!
Que legal! Uma explicação tão bem dada e com tanta tranquilidade que parece fácil! Obrigado, amigo! Adorei!
Parabéns!! Bom ver jovebs interessados e entusiasmados por astronáutica. Eu, com 62, desde os 8 anos de idade sou fã de astronáutica, comecei a acompanharb o projeto Apolo e só ñ vi o Neil Armostrong colocar o pé na Lua ao vivo porque adormeci e meus pais ñ me acordaram. Lembro do desapontamento q senti qd acordei no dia seguinte sem ter visto ao vivo.
Simplesmente incrível a especiação
Sou fã demais de espaço e sistema
🚀❤️
cara, parabéns, você explica muito bem, fácil de entender o assunto
Na verdade a gravidade a 500km de altitude ainda é próxima àquela que temos em terra. O que ocorre é que a velocidade faz com que você caia formando uma curvatura que acompanha a circunferência terrestre.
Melhor explicação para uma boa órbita em Kerbin
Que bacana esse canal, Júlio, obrigado pela informação de forma simplificada
Seguidora nova por aqui estou achando tudo muito interessante. O universo é surpreendente! E esse foguete é surreal !
Parabéns! Excelente vídeo, linguagem simples e objetiva. 👏👏👏
Bom dia ,Air a diferença de quem sabe passar,e explicar o assunto tão bem explicado com muita simplicidade , parabéns vc tem facilidade em passar o assunto
Que TOP. Eu jogo Kerbal a muito tempo e sua explicação consolidou o meu entendimento sobre o assunto. Parabens pelo canal e por esse vídeo.
Eu amei a explicação. Sou apaixonada por esses assuntos. Parabéns!!
Oh, amigão, você é o cara! Parabéns mesmo por este vídeo e sua didática de ensino espacial.
ahhh que INTERESSANTE... *SE EU TIVESSE 35 ANOS MAIS JOVEM ... IA CONQUISTAR O CORAÇAO DESSE MOÇO LINDO!!!* com todo respeito.
...
Meus parabens Julio, vc tem o conteudo certo para explicar o assunto! Continui assim!
Parabéns Júlio, muito didático para nós que gostamos do tema, mas não somos expert no assunto!!
Que alegria quando acho canais com conteúdo interessantes, com tantas visualizações! Nem só de "besteirol" vive o brasileiro! 😁 Adorei! Sempre quis entender como é possível um foguete entrar em órbita! Com o mesmo vídeo, pude entender mais ou menos, o que aconteceu com o ônibus espacial Columbina! Houveram outros fatores, mas o porquê de se incendiar na entrada da atmosfera! Excelente vídeo!
Carai0 !! Cai numa realidade alternativa aonde o julio fala de astronáutica kkkkkk muito bom!!
Parabéns cara adotei seu trabalho neste vídeo
Sou um amante do espaço e adoro tufo relacionado ao espaço!
Parabéns
Cara te achei por acaso e me apaixonei pela forma que tu explica uma coisa tão complexa!!! Ja virei fã mano!!!!
Que didática INCRIVEL! Parabéns!!!!
Sensacional. Didática impecável! Espero que seu canal cresça a 28.000 km/h 😁
cê quis dizer 28.000 subs/h
Muito bom mesmo, parabéns pela maneira como vc explanou esse conteúdo, ficou claro e conciso, excelente informação, parabéns.
Vídeo bacana, explicando em linguagem simples para leigos, apesar de alguns erros meio graves. A gravidade varia conforma a distância ao centro da Terra, então a 400 km é quase igual à da superfície. A ISS perde altitude lentamente porque ainda há algumas partículas naquela distância e vão causando arrasto, dentre outros fatores. O calor da reentrada não é causado por atrito mas por compressão (deslocamento em velocidade hipersônica). A cápsula se move mais rápido do que a onda de pressão que afastaria o ar, então ela vai “amontoando” as moléculas e isso causa aquecimento.
Interessante. A aceleração a 400 km acaba sendo próximos do 9,8m/s e a microgravidade é um efeito da queda livre permanente da estação e não da distância. Muitas coisas que nunca tinha pensado.
Exato. E se a gravidade da Terra fosse tão mais baixa a 400km de altitude, basicamente não teríamos uma Lua
Cara adorei o teu vídeo, você explicou muito bem. Até eu que não entendo do assunto entendi tudo o que você passou pra gente parabéns irmão.
Fala Lobo.. vc poderia criar um canal de biologia já que não tem bons canais aqui na plataforma.. falo isso pq a forma como explica as coisas é fantástico.. extremamente didático..
Forte abraço e muito sucesso!!
Boa noite, eu sou vidrado em espaço, foguetes e tudo mais.. Parabéns pela explicação, sua explicação foi um show... Para um leigo como eu foi uma aula. Parabéns mais uma vez...
Concordo e faço sua palavras minha palavras 👍🏽
Primeira vez que vejo esse canal, e logo de cara já me impressionou por ser um canal ainda pequeno mas gigante em qualidade. Canal promissor, Parabéns pelo conteúdo bem didático.
Muito legal a didática do expositor. Parabens!
Estou escrito em praticamente todos os canais relacionados a esses assuntos! Acabei de me inscrever neste canal e gostei muito da forma como os assuntos são explicados! Com muita clareza! Parabéns!
Verdade, esse cara se não for professor de astro física, pelo menos ele tem o dom aflorado nas veias.
Muita viajem kkkkkk . quando vejo video de terra planista me faz pensar mais. , agora sobre o espaço desse modo ai, tenho que ficar engolindo o que me contam e não posso testar nada , tenho que crê, crença tenho só em Deus.
@@semrecuo6148 Volte para o canal dos terraplanista! 🐴
Até que fim alguém explicando o que me deixava curioso, gostei bem explicado
Parabéns pelo canal, curtido o vídeo. Inscrição ok, Júlio. Gostei da sua metodologia. Com humildade, desce até um patamar onde nós que não somos da área possamos entender os conceitos. Eu gostaria que os advogados fossem assim, kkkkk. Abração e sucesso aí, guerreiro!!!!🙏
Realmente ficou muito simples a explanação. Cumpriu o seu objetivo. Parabéns!
Eu nem tava sabendo que o Júlio iria criar um canal nesse tema, aí do nada o UA-cam começa a me recomendar um vídeo da Starship de tal de canal "Refúgio Espacial", aí eu clico pra assistir pq também gosto do tema, aí do nada aparece o Júlio kkkkkk eu fiquei confuso pensando que o UA-cam tinha bugado kkkkkk
TOTAL
ESPETACULAR A aula.....entendi tudo PARABENS...
SAUDAÇÕES ESTELARES A TODOS
OS CIENTISTAS BRASILEIROS E DO
EXTERIOR...
Cara, melhor vídeo para leigos. Muito obrigado!
Faz um video falando sobre a reentrada em orbita terrestre, parece que tambem é um procedimento bastante complexo !
Valeu Júlio! Comunicativo, simpático e alegre!! Parabéns pelo vidio.👍
Parabéns pelo canal...
A maneira com você aborda o tema de exploração espacial é bastante interessante; alcançando um público bem maior que os outros canais.
Esse canal vai se tornar um gigante no tema
Não acredito que o homem foi a lua, já procurei todas suposições e cheguei a uma conclusão que não... assistir o vídeo desse jovem gostei e logo me escrevi, obrigado por tua ótima aula, parabéns.
Júlio aproveitando essa pegada do Refúgio espacial, o que você acha que criar uma séria parecida com a do sobrevivencialismo sobre casas sobrevivencialistas ? Mas ao invés de casas os inscritos enviam modelos de naves para você fazer o react, ia ser bem daora.
ia ser daora mas não temos muitos engenheiros aeroespaciais
sensacional a explicação Lobo..agora entendi tudo...valeu brigado
Muito bom Júlio!!! ✌🏼🍻
Cara sua explicação é muito detalhado,muito bom.parabéns
Esse lançamento do superheavy vai ser incrível!
parabéns, explicado de uma maneira simples e fácil de entender
Estou curtindo demais esse canal! Sempre fui fascinado pela exploração espacial! Tmj
MUITO BOM. SUA DIDÁTICA É APLAUSÍVEL . PARABÉNS !!
Se voar é a arte de cair e errar o chão, entrar em orbita é a arte de cair e errar a atmosfera.
Faltou falar sobre a rotação da Terra. Sem isso
a nave não orbitaria tão rápido...
Que explicação didática. Parabéns.
As imagens do KSP são as melhores kkkkk. As lives de KSP vão voltar? Muito bom o vídeo Julio, parabéns!
Explicou muito bem. Parabéns.
QUE RIQUEZA DE DETALHES, PARABÉNS PELO CONTEÚDO ISSO SIM, É CULTURA ESPACIAL 🏁🇧🇷. INSCRITO
ótimo vídeo, parabéns!
A ideia de que a gravidade é próxima a zero no espaço está equivocada. A não ser que o objeto esteja entre a lua e a terra ou entre o Sol e a terra numa distância específica que anule as gravidades.
Irmão? Vc tem um dom maravilhoso recebido gratuitamente de Deus.... Inteligência........ vc é mesmo uma criatura abençoada.
Muito bom usar o KSP como exemplo, assim podemos "testar" de maneira prática, parabéns pelo vídeo
Depois de todos os elogios nos comentários abaixo, eu só tenho que te dar os Parabéns, vídeo muito bom, explicação simples e bem feita sobre assuntos realmente complexos!
Vídeo bacana no geral, mas a informação que aparece em 5:00 está errada (e é um erro bem clássico que vi em vários lugares, dizer que a gravidade em ~350 km é baixa). O fato de corpos girarem em torno da Terra em ~350 km ou pouco mais nada tem a ver com a força da gravidade ser mais fraca nessa altura. A força gravitacional em 358 km de altura é muito perto da que há no nível do solo (pra ser mais preciso, é perto de 90% da que existe ao nível do solo). Esta altitude é escolhida porque é a menor altitude onde a atmosfera terrestre realmente deixa de existir, assim ela não freia o satélite, nave ou o que quer que seja (ou seja, mesmo sem gastar combustível o corpo fica meses rodando praticamente sem perder altura). O que existe em um corpo em órbita é que a velocidade horizontal (ou tangencial, como queira) é tão alta que tende a jogar o corpo para o espaço, o que contrabalhanceia a atração gravitacional da Terra. Se um corpo for colocado parado em relação ao solo em 358 km, ele vai cair feito uma pedra, exatamente do jeito que faria se estivesse a poucos centímetros do chão.
Outro ponto a considerar: os astronautas da estação orbital não vivem em microgravidade, eles vivem em gravidade efetiva zero mesmo, já que para a nave estar em órbita circular (e a órbita de corpos espaciais em órbita tão baixa quanto 400 km precisa ser muito perto de circular por questão de segurança) a força centrífuga compensa exatamente a força gravitacional. Se você soltar um objeto dentro da estação orbital, ele não vai se mover para lugar algum, que é o que eles tenderiam a fazer mesmo em gravidades de 1/1000 da que existe na superfície (tem vários vídeos dela mostrando extamente isso, eu particularmetne gosto deste aqui: ua-cam.com/video/Vl6Mrhgum2c/v-deo.html ).
O pessoal confunde microgravidade aparente com ausência de gravidade efetiva
Rapaz vc foi perfeito na explicação parabens de verdade que Jesus ti abençoe sempre
Só acho que o Júlio deveria ter 7 canais, assim teriam 7 vídeos por semana... 😂😂😂😂😂
menos .....
O Papai Noel existe o coelhinho da páscoa também o saci-pererê também
@@josiasrodrigues9266 Acho que comentou no video errado
@@josiasrodrigues9266 existem e estão na sua cozinha comendo seu biscoito
@@zecsabbath7160 qqqqq+q+
Cara vc é muito fera....fantásticas ,são as tuas explicações....iluminação Divina..
A 358km de altura a gravidade é pouca coisa menor do que aqui no solo, a ideia de ir lá em cima para fazer isso é justamente por causa do arrasto da atmosfera... e mesmo nessa altura ainda tem um pouco de atmosfera, por isso que a ISS fica perdendo altitude e tem que acelerar um pouco de vez em quando.
De resto a explicação ficou legal, é importante saber essa base sobre órbita pois a maior dificuldade não é ir alto, é ir rápido para entrar em órbita!
A maior dificuldade é or rápido e inteiro...
Boa explicação e boa didática..... Obrigado.