Muito bom, Professora! Estou montando um vídeo de potenciometria (talvez eu consiga postar esse mês - se desejar ver uma prévia, me avise). Na parte 1 falarei apenas da parte básica e de eletrodo combinado de vidro. Na parte 2, irei falar de titulação potenciométrica. Quem sabe uma hora não possamos fazer um vídeo juntos (?) Abs, Fernando.
@@alkmiaaa que isso é uma honra pra mim acessa esse canal ,pois a nele algo diferente que chama minha atenção . claro! e um canal de desenvolvimento bastante interessante por isso te desejo bastante sucesso aqui no UA-cam. e espero de todo coração que você faça mais vide-o por aqui !!!
So tem um problema, a primeira derivada não se tornou um curva Gaussiana perfeita, logo será necessario fazer a Segunda derivada pra encontrar o ponto final precisamente. A diferenca entre a primeira e segunda derivada, resulta em valores próximos, com o diferencial de ser mais preciso e exato na ultima.
Olá Aloisio! Toda técnica tem uma margem de erro, e o resultado encontrado está dentro da faixa aceitável. Os dados foram coletados manualmente, e na faixa de viragem houveram pequenos desvios por problemas instrumentais que interferiram no formato perfeito da curva. Isso por que a viragem é muito rápida, e o aparelho demorava a estabilizar o resultado nessa faixa. Inclusive, no vídeo eu comento que foi necessário excluir um dado. Como me referi anteriormente, faz parte da margem de erro do método usado. Para esses dados, o resultado obtido pela derivada segunda também está dentro da margem de erro, todavia o desvio do valor real foi maior. Foi exatamente a assimetria da curva que atrapalhou a interpretação do ponto de viragem pela derivada segunda. Se quiser fazer um teste, os dados coletados estão nos comentários. Seria um prazer discutirmos a respeito. Lá eu também apresento uma correção do vídeo. Essa vídeo-aula simplificada foi feita na época para orientar meus alunos de curso técnico, que não estudaram derivada e integral, a trabalharem os dados obtidos na prática em suas casas
O resultado encontrado foi mais preciso e mais exato do que utizando a titulação com fenolftaleína, por exemplo. Isso por que a viragem desse indicador é em pH 8 e 10. Pela derivada primeira, é possível observar que a viragem é próxima de pH 7
Danielle Alkmim agradeco pelo video, sua aula foi muito explicativa com o uso do Excel, desculpe-me por chegar apontando defeito, nao era minha intencao. Estou fazendo um trabalho da faculdade na qual o professor pediu para que eu fizesse o tratamento dos dados no Excel e depois no Origin, apos isso faria uma comparacão entre os dois programas. Eu nao estava sabendo acerca do Excel, pois ele nao possui a funcão matemática para derivar. Por isso seu vídeo é ótimo, pois dá a luz aos estudantes de química!!!
Excelente explicação professora, consegui fazer minha tarefa graças a você. Obrigado!!
Kkk. Muito engraçado quando ela diz "opss".
Muito boa sua explicação do passo a passo, me ajudou bastante.
Que bom que te ajudou. Seu comentário me agradou muito.
Nossa mas vc foi muuuuuuito sensacional nessa explicação, caramba salvou muito!!!!!!
Obrigada Maria. Seu elogio é um incentivo pra mim. Que bom que gostou.
Valeu Danielle. Você e excelente em tudo que faz. Parabéns e muito obrigado pela aula.
menina, se todos os relatórios que você ajudou merecidamente te citassem...
Me ajudou muito, agradeço por compartilhar o seu conhecimento. :)
Muito obrigado! salvou minha vida agora!!!
Guria do céu, muito obrigado!
muito obrigado por disponibilizar tempo pra ajudar com essa vídeo aula. De fato me ajudou. Grato!
Fico tão feliz de ler esse tipo de mensagem!
Disponibilizei pensando nesse público.
Eu é que agradeço pela sua manifestação. 😊
Parabéns pela explicação.
agradeço muito
Se eu pudesse daria mais curtidas. Me ajudou imensamente! Gratidão!
Salvou muuuuuuuuuuuito !!!!!!!!!!!!!!!! Muito obrigada !
Excelente video! Facio de entendimento
Que bom que gostou Mary! O objetivo foi realmente facilitar para quem está com dificuldade nessa parte.
Gostei muito. Parabéns!
ajudou muito
Obgda pelo vídeo, ajudou demais !
Oi Andréia, fico feliz por tê-la ajudado.
Muito útil. Obrigado.
Muito bom, Professora!
Estou montando um vídeo de potenciometria (talvez eu consiga postar esse mês - se desejar ver uma prévia, me avise). Na parte 1 falarei apenas da parte básica e de eletrodo combinado de vidro.
Na parte 2, irei falar de titulação potenciométrica.
Quem sabe uma hora não possamos fazer um vídeo juntos (?)
Abs,
Fernando.
salvou muuito valeu moça!
Que bom que ajudou
muito obrigada pela explicações
Que bom que te ajudou quando precisou. Volte sempre!
salvou minha vida, obrigada!
olá sou a Mirian Ester👩💻 gostei muito do seu canal , espero é tenho certeza que terá muito sucesso ai pela frente! forte abraço e até em breve!🙋♀
Oi Mirian!
Quanta simpatia!
Muito obrigada pela força. Quando faço um vídeo, penso em vocês.
Valew! 👍
@@alkmiaaa que isso é uma honra pra mim acessa esse canal ,pois a nele algo diferente que chama minha atenção . claro! e um canal de desenvolvimento bastante interessante por isso te desejo bastante sucesso aqui no UA-cam. e espero de todo coração que você faça mais vide-o por aqui !!!
Muito boa as explicações, mas só queria saber se é dessa mesma forma que plotamos o gráfico para o MÉTODO CONDUTOMETRICO?
muito obrigado
Fico feliz em ajudar.
Me ajudou muito!
Me ajudou demais!!!
Qual a concentração de OH- em uma solução de HCl 0,002 mol/L?
Me ajuda por favor!!🙏
Eu consigo fazer esse teste para pasta base de sabão líquido alcalino?
Se voce soubesse o quanto me ajudou!!!
te amoooo
Ola Danielle deu para ver que voce entende do assunto bom tambem...No que eu puder colaborar "Tamo junto" valeuuu .tens a minha insc.meu joinha ,abrç.
Show. ..
Joinha 👍👍👍
So tem um problema, a primeira derivada não se tornou um curva Gaussiana perfeita, logo será necessario fazer a Segunda derivada pra encontrar o ponto final precisamente.
A diferenca entre a primeira e segunda derivada, resulta em valores próximos, com o diferencial de ser mais preciso e exato na ultima.
Olá Aloisio!
Toda técnica tem uma margem de erro, e o resultado encontrado está dentro da faixa aceitável. Os dados foram coletados manualmente, e na faixa de viragem houveram pequenos desvios por problemas instrumentais que interferiram no formato perfeito da curva.
Isso por que a viragem é muito rápida, e o aparelho demorava a estabilizar o resultado nessa faixa.
Inclusive, no vídeo eu comento que foi necessário excluir um dado.
Como me referi anteriormente, faz parte da margem de erro do método usado.
Para esses dados, o resultado obtido pela derivada segunda também está dentro da margem de erro, todavia o desvio do valor real foi maior. Foi exatamente a assimetria da curva que atrapalhou a interpretação do ponto de viragem pela derivada segunda.
Se quiser fazer um teste, os dados coletados estão nos comentários. Seria um prazer discutirmos a respeito. Lá eu também apresento uma correção do vídeo.
Essa vídeo-aula simplificada foi feita na época para orientar meus alunos de curso técnico, que não estudaram derivada e integral, a trabalharem os dados obtidos na prática em suas casas
O resultado encontrado foi mais preciso e mais exato do que utizando a titulação com fenolftaleína, por exemplo. Isso por que a viragem desse indicador é em pH 8 e 10. Pela derivada primeira, é possível observar que a viragem é próxima de pH 7
Danielle Alkmim agradeco pelo video, sua aula foi muito explicativa com o uso do Excel, desculpe-me por chegar apontando defeito, nao era minha intencao. Estou fazendo um trabalho da faculdade na qual o professor pediu para que eu fizesse o tratamento dos dados no Excel e depois no Origin, apos isso faria uma comparacão entre os dois programas.
Eu nao estava sabendo acerca do Excel, pois ele nao possui a funcão matemática para derivar.
Por isso seu vídeo é ótimo, pois dá a luz aos estudantes de química!!!
showww