Cresce casos de conjuntivite - mulheres tem mais terçol
Вставка
- Опубліковано 13 січ 2025
- Crescem casos de conjuntivite no ano
Estado de São Paulo registra aumento de 29% e Campinas de 31%. Entenda porque as mulheres têm mais terçol.
Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que que no primeiro semestre do ano as queimadas cobriram 60% do território nacional, atingindo inclusive as regiões sul e sudeste que nunca estiveram cobertas por fogo nem nos períodos de seca. Do ponto de vista da saúde os olhos, pele, sistema respiratório, circulatório e cardíaco são os mais afetados pelo aumento da poluição.
De acordo com o oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier, o ar densamente poluído tem efeito em cadeia nos olhos. A doença mais frequente é a conjuntivite, inflamação da conjuntiva. Para se ter ideia, dados do Departamento Regional de Saúde mostram que no primeiro semestre do ano a conjuntivite aumentou 31% em relação ao mesmo período de 2023 em Campinas. Este índice está 3 pontos acima dos 29% relatado no estado de São Paulo pela Secretaria de Saúde no mesmo período.
O oftalmologista explica que a conjuntiva é uma membrana transparente que recobre e tem a função de proteger a esclera, parte branca do olho, e a parte interna das pálpebras. Por isso, quando nosso olho é afetado pela conjuntivite desenvolve simultaneamente a blefarite, inflamação das pálpebras que ficam inchadas. “A sensação de areia nos olhos e a fotofobia geralmente estão associadas à maior evaporação da lágrima. Neste mês a umidade relativa do ar chegou a 5% em muitas partes do Brasil, incluindo Campinas