Olá, pessoal! Este vídeo faz parte da playlist "Leitura Literária da Bíblia"! Que tal começar do início? O primeiro vídeo da playlist é a apresentação do projeto: ua-cam.com/video/h9dpBKkHF5E/v-deo.html Um abraço a todos! :)
Um negócio curioso é q as duas interpretações majoritárias sobre (esse livro em relação do amor de Deus por Israel no caso judeu e o amor de Jesus pela igreja, no caso cristão) só mostra uma tentativa de contornar com teologia o desconforto causado pelo 3r0tismo pulsante do texto ao tornar sagrada a sua beleza e originalidade. No subtexto se vê q o texto derruba a teologia do Templo de Jerusalém pos-exilico do homem dominar a mulher (lembra de Adão e Eva?) já q essa última fisga o homem pelo desejo ( o próprio amado do texto fica de quatro quando a Amada dança para ele). Interessante, né?
Tatiana, tem um livro incrível de São Bernardo de Claraval chamado: "comentário sobre cantico dos cânticos de Salomão". Ele é incrível, recomendo. Ele aprofunda o texto e parece abordar todas as interpretações possíveis. São Bernardo de Claraval tem uma alma bem poética, elevada, analítica, filosófica, apaixonada e indescritível. Ele simplesmente me parece o santo certo para comentar os cântico, simplesmente ele comenta o cântico de uma forma especial e indescritívelmente magnífica.
Outro livro que também gosto bastante é "Subida do monte carmelo", onde são João da cruz cria um poema resumindo ainda mais esse livro e de forma indireta ele comenta todo esse livro. São João da cruz também é extremamente poético, apaixonado, filosófico e indescritível. Santa Teresa de Jesus (Ávila) também se inspira nesse livro, de alguma forma, para abordar a relação da alma com Deus, o amado/amigo que habita na sétima morada.
Esse livro é chamado o livro dos místicos. Em geral, a experiência dos Santos ao se relacionar com o Cristo (o amado), funciona mais ou menos assim. Inclusive, Tati, sua linguagem deixou ainda mais claro a comparação com o livro 'Castelo Interior/Moradas' de Santa Teresa de Ávila. Também, a noiva é comparada com a Igreja que "reinará nos jardins". Partindo da interpretação da Tradição Católica.
Olá Tati! Há uma nota de rodapé sobre o trecho da sulamita com o irmão na Bíblia da Mulher,que diz assim: "Na cultura do antigo Oriente Próximo todas as expressões públicas de amor eram proibidas,exceto entre membros da família.A sulamita desejava que o amado fosse como um irmão para que ela pudesse beijá-lo em público sem provocar desonra ou vergonha".
Olá, Tati. Por volta do minuto 12:30 você achou estranho os versos lidos. Possivelmente os versos lidos seriam uma espécie de flashback sim. Ah, quem dera você fosse meu irmão, amamentado nos seios de minha mãe! Então, se eu o encontrasse fora de casa, eu o beijaria, e ninguém me desprezaria. Eu o conduziria e o traria à casa de minha mãe, e você me ensinaria. - Cantares 8:1,2 Tentarei explicar sobre a cultura da época e sobre santidade a Deus para que possa enriquecer mais o trecho em questão. Bem, sabemos que o "namoro" é algo moderno - é uma tentativa de dar aos jovens de hoje as benesses de um casamento, mas sem a responsabilidade e compromisso que um casamento requer. Neste trecho percebe-se uma mulher muito jovem, apaixonada por um homem mais velho que ela (vv. 2). E, dado o contexto religioso de Jerusalém, ela sabia que beijar o seu amado - sem estar casada com ele - era uma ofensa à santidade de Deus, pois tal ato é destinado ao casamento; tal ato era considerado como prostituição (provavelmente) dada a santidade que Deus deseja (verá a história de José e Maria no Novo Testamento e lembrará disto no futuro). Alie a isto um possível costume antigo no oriente médio, onde oscular um irmão (parentes) - ainda que um selinho - não seria algo visto como prostituição ou pecado. O desejo que ela tinha por ele era tamanho que quase a fazia adoecer. Entretanto, sabendo disto é que ela pede a suas amigas: Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar: Não despertem o amor, até que ele esteja pronto. - Cantares 8:4. Sim, era um amor sexual que ela sentia. Ela tinha consciência [possivelmente] não apenas da lei (cf. vv.1), caso fosse pega, mas também uma consciência sobre a santidade das coisas de Deus, pois não ignorava seus desejos, entretanto sabia que tinha um momento certo para ele ser aplicado (cf. vv. 4); neste caso: dentro do casamento.
Essa questão da metáfora sobre Cristo e a igreja faz sentido por conta das várias Passagens no Novo Testamento que trata Cristo como o Noivo e a Igreja como a Noiva de Cristo.Inclusive ,acredito que demonstra a profundidade e o quão sagrado é o casamento nas escrituras.Mas,acredito que Cântico dos Cânticos, primariamente é um livro sobre o Amor Romantico entre o homem e a mulher, incluindo a sexualidade, que ao contrário do que muita gente acha é enaltecida e até incentivada nas escrituras(veja o Novo testamento).Como cristã, vejo a Bíblia tratando de todos os tipos de relacionamentos humanos, e acho isso maravilhoso. Obrigada, Tati por mais um ótimo video!❤
Oi, Tati! Eu nunca sei o que comentar 😅 Só queria dizer que já vi alguns vídeos dessa sua playlist mais de uma vez, principalmente na hora de lavar a louça. A história de Moisés (Êxodo) acho que já vi umas cinco vezes. Comprei a Bíblia do Peregrino e também o box O Livro da Vida. Só preciso tomar vergonha na cara e começar o projeto.
oi, Carol! eu também faço isso (coloco os vídeos dos canais de que eu gosto enquanto lavo a louça 😅) - Bóra começar a leitura, cê vai gostar da experiência :) 1 abç!
Irmãos=Mesma tribo Essa confusão ocorre também no novo testamento quando muitos afirma que Maria tem outros filhos. A bíblia fala irmãos sempre que se refere a parentes próximos e mesma tribo.
Cantares descreve o afeto e o sexo entre duas pessoas que se amam, e isso de uma forma muito bela, romântica e poética, é assim que eu vejo esse livro, concordo com a Tati o livro não tem nada de vulgar, muito pelo contrário, é de uma beleza poética única na Bíblia
Bom dia a todos, abençoada Páscoa!!!!! Na Bíblia de Jerusalém encontrei o seguinte comentário "O Amado é chamado "rei" e "Salomão", isto é, " o Pacífico"; a Amada é chamada. "a Sulamita, a Pacificada", aquela que encontrou a Paz". Sim Tati, Jesus Cristo é chamado de Noivo e a sua Igreja (todos os cristãos) é chamada de Noiva. A Noiva aguarda o retorno do Noivo para as bodas. E toda a dinâmica descrita no Cântico dos Cânticos, encontro, perda, procura, amor, união, comunhão, espera é a dinâmica do cristão diante do encontro com o Senhor Jesus Cristo. Há que se reparar que o Noivo dos Cânticos apresenta-se muito mais apaixonado e enamorado pela Noiva do que ela por Ele. E assim veremos mais adiante o quanto Deus nos amou e nos ama e a que ponto chegou esse amor.
O grande Rei Salomão, glorioso em sabedoria, forte em poder e deslumbrante no brilho da sua riqueza material, que suscitou até mesmo a admiração da rainha de Sabá, não conseguiu impressionar uma jovem simples do interior por quem se enamorou. Por causa da constância de seu amor por um jovem pastor, o rei não teve êxito
Eu amo o livro de Cânticos, e em concordância que exista tantas interpretações, lendo os evangelhos( novo testamento ) para mim foi impossível não fazer essa relação com Jesus sendo o noivo
Como sou romântica (e cristã) eu amo esse livro… no meu convite de casamento havia dois versículos: 11:23 "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu". e" Many waters cannot quench love, river cannot wash it away"... ❤ ai ai
Então Tati eu acho que você se esqueceu de detalhe importante, nesse livro não existe 2 personagens, mas na vdd 3! Esse livro conta a história de como o Rei Salomão se apaixonou por uma camponesa que já estava prometida por um pastor, ele tenta leva-la para o castelo pra que ela se encante pelo rei e pelo palácio, mas ela ama o pastor. E é por isso que ninguém sabia como que era o amor dela, pois ele não era o rei, mas sim um pastor comum. O rei Salomão na vdd mesmo rico e incrível, levou um fora de uma moça por causa do amor verdadeiro. Fora que ela mesma se dirige ao Rei como Rei mesmo e ao amor dela como Pastor.
Exato, o único que entendeu kkk! Se tirarmos a parte teológica que nos é ensinado e nos concentrarmos no que o texto diz veremos que o livro se trata de um drama/tragédia.
O que eu acho sempre chocante é como as pessoas se chocam com sexo sutil ou não (que visa a reprodução da nossa espécie), mas acha normal descrições gráficas e detalhadas de violência (o que visa a extinção dos seres humanos).
Sem dúvida, um dos livros mais belos da Bíblia. Uma das interpretações dele é o cântico da Noiva (igreja) para Cristo. Também uma declaração de amor do Noivo (Jesus) para a noiva. Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. ❤️
Essa interpretação é muito bizarra. É muito evidente o contato sexual dos dois no livro. E a igreja não tem isso com Cristo. Quando fala de Cristo noivo e igreja noiva é a bíblia tratando como uma analogia do relacionamento mais íntimo e importante que existe: o casamento. Por isso que o retrato de Cristo com a igreja é de noivado. Mas dentro de suas proporções. O livro é um poema mesmo tratando sobre algo magnífico que Deus nos deu: o prazer sexual no casamento. O que mostra que o sexo não é apenas com intuito de ter Filho. Não é meu livro preferido, mas ele tem uma importância ímpar.
@@luanasampaio92 Os sacrifícios de animais no Velho Testamento não eram uma sombra de algo futuro (último sacrifício de Cristo na cruz?) Também o amor em Cantares não fala somente do que é terreno, mas para quem está atento à profecia da volta de Cristo para o arrebatamento da Igreja, essa história é uma antecipação deste grande momento que em breve ocorrerá. Procure os vídeos da Escola Bíblica Dominical da Igreja Cristã Maranata e entenderá melhor 😊
Oi , então sobre o cântico dos cânticos para compreender os livros são: cânticos dos cânticos de são Bernardo de Claraval,origines( patrística) sobre o cântico dos cânticos e são João da cruz que aborda com excelência o cântico dos cânticos,no qual era o seu livro preferido.
A matéria do livro é apresentada na forma de uma série de conversas. Há constante mudança de personagens. As pessoas que desempenham o papel das partes faladas são Salomão, rei de Jerusalém, um pastor, sua amada sulamita, os irmãos dela, as damas da corte (“filhas de Jerusalém”) e as mulheres de Jerusalém (“filhas de Sião”). (Cân. 1:5-7; 3:5, 11) São identificadas por aquilo que elas próprias dizem ou pelas palavras dirigidas a elas.
Comentário atrasadinho aqui rs. O livro de cantares se refere ao amor entre Jesus Cristo e a sua Igreja (sua noiva). Nele, podemos ver a relação entre eles (usando o erotismo para tentar exemplificar como se fosse entre marido e esposa) e a volta de Jesus. Desde quando ela não consegue encontra-Lo, e por fim quando Ele retorna.
Com todo respeito, eu discordo: o livro de Cantares é uma narrativa sobre o amor romântico e sexual entre um homem e sua esposa dentro de um casamento que glorifica o nome de Deus. Não tem absolutamente nada a ver com Jesus e a Igreja; Jesus como noivo e a Igreja como esposa é uma metáfora do Novo Testamento num contexto diferente do de Cantares. Sendo assim, não podemos usar a relação de Cristo e a Igreja num texto do Antigo Testamento que tem como foco outro assunto que é o assunto da sexualidade e a santidade do matrimônio. Espero ter ajudado 😃
Bom dia, estou gostando de ler O Livro Das Mil E Uma Noites volume 1, tem algumas estórias que não curti. Agora o livro O Fim De Policarpo Quaresma, Lima Barreto. ❤ Boas leituras Tati e Tlt. 👏👏👏👏👏
Estou acompanhando a leitura. Fico sempre muito contente com a forma cuidadosa q a Tati trata esse projeto. Os outros também, claro. Baita profissional.
Profeticamente, é um livro sobre Jesus (Noivo) e a Igreja Fiel (Noiva) que será por Ele arrebatada do mundo. Ninguém sabe o dia nem a hora, mas será em breve. Ler também Mateus 24 e 25 , e Apocalipse 21 e 22.
Sempre li e ouvi que Cântico dos Cânticos fala sobre o amor (erótico, mesmo, proveniente de "Eros") de Cristo pela alma. Assim, todos nós podemos nos colocar na posição da esposa de Cântico dos Cânticos, enquanto o Amado é o Divino Esposo, o próprio Deus. O Antigo Testamento e o Novo, em algumas partes, dialogam entre si, como, por exemplo: Cristo é o novo Adão, Nossa Senhora é a Mulher - contra quem se oporá a antiga Serpente. Apocalipse também faz referência a Genesis. Outra coisa que eu achei interessante aí é que esse trecho que Tati leu: "quem é esta que avança como Aurora? Terrível como um exército em ordem de batalha" também é aludido à figura de Nossa Senhora, mãe de Jesus ❤ Só mais um comentário adicional: Cântico dos Cânticos é o texto base para a Teologia do Corpo, um dos principais trabalhos de São João Paulo II. Segundo essa teologia, nossos corpos (e o ato sexual) são reflexos do amor incondicional de Deus para com a humanidade - com que assume um vínculo amoroso verdadeiramente.
Sim, esse livro não deixa de ser sobre a vida no casamento e da importância do casal manter o romance e o desejo. Mas também, (não nas partes sensuais), é uma metáfora de Jesus como “O noivo” da Igreja, que é chamada de “Noiva” em outras partes da Bíblia. ❤
Na época a Páscoa, celebrava-se a fertilidade da terra. Era assim com os que cultuavam religiões tidas como "pagãs". O judaísmo e o cristianismo podem ter se apropriado das festividades já existentes. Na antiguidade, a Páscoa era a festa em que Deusa e o Deus estão férteis e ela engravida do Deus. Representando as polaridades femininas e masculinas existentes no mundo. A separação do casal que tem nos Cânticos pode ser interpretado como o inverno que antecedeu este período do ano. Ao reencontrarem-se, a terra florece! Os animais, as plantas, as águas, tudo na natureza, estão em seu esplendor máximo neste período e, no final do ano, ou seja, no inverno do hemisfério Norte, a Deusa dá a luz à Criança do Destino ( no caso para os cristãos, Jesus). Enfim.. um zilhão de interpretações.
Tati, lá vai um comentário pra lá de teológico, mas não resisti heheheeee É bem louco se a gente pensar que o primeiro homem e a primeira mulher eram irmãos e, enquanto não havia pecado, também não existia vergonha nem medo, é uma realidade que a gente não imagina (nem somos capazes de), mas o fato é que em Gênesis 1 e 2 o homem e a mulher eram completamente confiantes em sua nudez. Mas no nosso contexto pós queda sempre existe um temor de rejeição que não encontra solução (nem mesmo se fossem irmãos, nem se a cultura fosse de incesto), é como uma marca que causa vergonha acompanhada por um anseio de redenção. De certa forma eles são tão irmãos quanto se não fossem dois pecadores, porque têm a mesma ascendência, mas ela gostaria de estar plenamente confiante e livre, e não consegue; como uma saudade do que não se conhece, e de algo simplesmente impossível/inviável de experimentar neste viver. E, com isso, não tô dizendo que no porvir vai haver casamento, na verdade, mais na frente a gente vai ver que o casamento não é algo típico do chamado 'estado eterno', mas vai haver confiança sem medo, de amor não corrompido, totalmente alinhado com a perspectiva do Criador. Porém, mais na frente a gente também vai ver que, pelo Espírito Santo, Jesus vai chamar os que creram nele e que são casados a um relacionamento de cuidado, acolhimento, apreciação, gratidão (inclusive orientando o próprio contato íntimo, vivendo este como um presente de Deus deleitoso e, ao mesmo tempo, um ato de louvor e não um momento proibido e transgressor/fujão, o que, por sinal, pra alguns, é algo impensável e totalmente fora do radar), que ousa confiar, que se chega pra luz, não baseado no outro, mas em Deus, e pra amar o outro (o cônjuge), como uma figura de Cristo e a chamada 'noiva', e estarem confiantes e livres no Espírito, pra glória de Deus.
No livro existem 3 personagens e não 2. A mulher estava prometida em casamento e amava um pastor, Salomão se encanta com a mulher que muito provável era uma sulamita, Salomão recebe simplesmente um não. No livro está cheio de erotismo, Ex: no capítulo 7 verso 2, alguns acreditam que era o órgão sexual da mulher outros acreditam que era apenas de fato o umbigo, esse texto foi escrito no hebraico antigo, então sempre foi complicado traduzir esses livros.
Querida, já é consenso entre os teólogos mais sérios de essa metáfora não se encaixa nesse livro. O livro é simplesmente sobre o amor entre um homem e uma mulher. Isso não faz dele menos inspirado, fiquei em paz. Bjs.
Que linda iniciativa e referência universal brilhante Tatiana, hoje você nos apresenta a melhor leitura, porque o momento é propício para apreciarmos esta literatura diferenciada em que fala a narrativa e tradução desse poema vindo de um sábio Rei que foi Salomão. Grato pela linda leitura e explanação sobre. Feliz Páscoa para você Tatiana.💙🙏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
A noiva de Cristo (IGREJA=TODAS AS PESSOAS Q AMAM A DEUS E RECONHECEM JESUS COMO O MESSIAS FILHO DE DEUS), está ansiosa pela volta de seu amado Jesus, nas bodas do Cordeiro, e que irá ocupar seu lugar no trono das nações, assim restaurar e governar este mundo!!❤ Maranata!!
Tati, não sei se alguém já comentou sobre a tradução do Pe. Matos Soares (estou lendo a versão mais recente, da capa vermelha), mas no início do livro ele faz, não sei se tem na versão do peregrino, a seguinte observação: "Os hebreus chamaram a este livro Cântico dos Cânticos para manifestar a sua excelência. O seu autor seria Salomão de acordo com o título e uma longa tradição judaica e cristã. Modernamente, entre os críticos, há uma forte corrente de opinião contrária, que situa o Cântico dos Cânticos em tempos possivelmente posteriores ao exílio. É uma verdadeira maravilha literária e religiosa, um dos mais sublimes produtos da arte poética. Todavia, sobretudo para nós, ocidentais modernos, as suas imagens são algumas vezes tão fortes, e as cores tão vivas, que um leitor pouco experiente em coisas orientais e bíblicas poderia julgar, à primeira vista, que há neste livro a narração duma paixão terrena. É por isso que, entre os judeus, havia uma lei que proibia a sua leitura a todas as pessoas que não tivessem completado trinta anos de idade. O Cântico dos Cânticos, que não foi escrito para almas sensuais, respira uma pureza imaculada, uma santa gravidade. As mais castas e mais santas almas utilizaram-no, em todos os tempos, a fim de aumentarem o seu amor para com Deus. Tomando por base das suas descrições as ternuras de dois esposos, o poeta sagrado canta o casamento místico de Jesus Cristo com a sua Igreja." Espero ter contribuído para a melhor compreensão deste livro. Tenha um bom dia.
Como falei em outro vídeo, pra nós Jesus está da primeira letra do Gênesis até o ponto final do Apocalipse. Nesse livro Jesus é o esposo e a Igreja a esposa, já que nosso propósito é que ao final desta vida nos unamos eternamente com nosso Esposo que é Ele. Na Igreja Católica, Nossa Senhora é a alegoria da Esposa, já que o Espírito Santo, que é Deus, se uniu a ela para conceber Jesus e ela foi preservada para esta missão, sendo ela o Jardim fechado.
tem uma música da Fraternidade O Caminho inspirada no versículo do "teu amor é forte, forte como a morte", o nome dela é Forte como a Morte. é muito bonita!
26:50 Sim, uns dos títulos de Jesus é noivo. Tem uma interpretação de Jesus como sendo esse noivo feita de uma das histórias de Cantares: ua-cam.com/video/i19waRZzvk8/v-deo.html É uma interpretação bem de fé, mas achei interessante.
É um texto de infinitas camadas. Gosto de passear entre os enigmas do livro cujo o significado direto permanecem enigmas como no trecho: " Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas." Sobem do lavadouro= Brancos, Gêmeos= Não lhe falta nenhum dos dentes. É impossível não perceber como este texto batiza a intimidade com um trato sagrado. É o absoluto oposto do desleixo com o outro. Outro ponto que acho muito interessante é a a figura da pomba, que é perseguida entre as pedras onde ela se oculta e o desejo de quem a procura é ver sua face, ouvir sua voz, mas ela é um ser que tem dificuldades em se entregar por completo ainda que deseje. Sendo Cristo o noivo eu me identifico, na minha dificuldade em ser plenamente conquistado por Deus, ainda que o deseje ardentemente.
Comecei a ler, esse projeto estava um ano a minha frente. Sempre que terminava um livro, corria para ver seu vídeo. Agora estou em sabedorias, passei kkkke sinto muito falta dos seus vídeos aos final kkkkkkkk... Aff !!! Amo seus comentários!!
Tati, na verdade existem 3 personagens no Cântico: a sulamita, o pastor e Salomão. As expressões de amor no Cântico são feitas da sulamita para o pastor e vice-versa. Salomão tenta conquistar a salomita, mas em vão.
Tatiana, eu sei que você tem uma agenda cheia, mas um livro por mês é MUITO POUCO. Por mim toda semana tinha esse quadro kkkk Mas, pelo menos quando chegar nos livros menores considere fazer 3 de uma vez. Seja boazinha conosco hehehe
Tati, por incrível que pareça meu marido (que é budista), adorou o seu projeto e está lendo a Bíblia, acredita?😅 E o "personagem" preferido dele tbm é Moisés. Hoje rimos muito, com todo o respeito, imaginando Moisés tentando se fazer entender para o povo quando nervoso, haja vista os boatos dele ser gago. Bjs minha querida.❤
Salomão entra em cena. Não está disposto a deixá-la partir. Ele exalta a beleza dela e promete adorná-la com “argolinhas de ouro” e “botõezinhos de prata”. Mas a sulamita resiste aos avanços dele e deixa-lhe saber que o único amor que ela sente é pelo seu amado. - 1:11.
Oi Tati Amo acompanhar essa sua jornada no projeto de Leitura Literária da Bíblia. Uma curiosidade sobre o livro de Cantares é que muitos teólogos comparam essa história de amor entre o noivo e sua amada com a história de Jesus e a Igreja. Principalmente na espera da amada pelo noivo e no retorno do noivo para encontrar a sua amada, em que ela estará adornada e a espera do noivo.
Os livros da Bíblia são proféticos, tudo aponta para a volta de Jesus. O noivo é Jesus e a noiva é a igreja. A igreja se prepara para as Bodas do cordeiro.
É uma simbologia de Cristo e a Igreja (seus seguidores que praticam seus ensinamentos). Mais adiante, no Novo Testamento, a Igreja é chamada de Noiva de Cristo. No Livro do Apocalipse descreve-se as bodas.Que é, finalmente, a união de Cristo e seus povo. Do Pastor e suas ovelhas. Pode-se parecer esse amor 'conjugal' também na parábola das 10 virgens, contada pelo próprio Cristo. Tem muito mais simbologia para ser discutida. Não cabe agora pra não ficar confuso. Mas quando a leitura chegar ao Novo Testamento as peças vão se encaixando. O importante é: O amado/irmão é Cristo. A amada/irmã é o grupo de pessoas que acredita em suas promessas e vivem por esse amor na esperança de que Ele venha buscá-los pra viverem eternamente juntos....'felizes para sempre'.
Há exegetas que acreditam ser de autoria de uma mulher. E dizer que é "de Salomão" seria só uma forma de validar o texto e dar a ele mais importância (seria como eu escrever um poema e dizer que é de Carlos Drummond de Andrade para valorizá-lo mais).
Esse é um livro que celebra o sexo como algo bom, Saudavel e dado por Deus. Salomão viveu isso! Mas sabemos que em algum momento se perdeu diante de tanto poder, riqueza e amantes.
A jovem aparece nas tendas reais, onde o rei a introduziu, mas ela só anseia ver seu amado pastor. Com saudades do seu amado, ela fala como se ele estivesse presente. As damas da corte (“filhas de Jerusalém”) que assistem o rei olham curiosamente para a sulamita por causa da sua tez morena. Ela explica que está queimada do sol por cuidar dos vinhedos de seus irmãos. Daí, fala ao seu amado como se ela estivesse livre, e pergunta onde o pode encontrar. As damas da corte mandam-na ir pastorear o seu rebanho perto das tendas dos pastores
Muita gente nos comentários menciona que o livro estaria a falar do "casamento " entre Jesus e a Igreja, porém se não estou enganada é um livro de um tempo muito anterior ao nascimento de Jesus, não?
O antigo testando é uma preparação para Cristo. A igreja Católica nos manda ler e interpretar o antigo testamento como uma espécie de busca por Jesus que aparece entre linhas no texto/história. Para fazermos comparações e olhar tudo isso como a vinda d'Ele. Lembra no livro de Geneis em que Abraão leva Izaque para ser sacrificado? Pois pronto, outro exemplo. Aqui temos Izaque, que simboliza Jesus subindo ao calvário.
Toda a Bíblia tem o sentido profético, além do histórico. Por isso, ela fala de coisas que ainda vão acontecer muito depois do tempo que o texto foi escrito. Só pela revelação do Espírito Santo é que podemos alcançar tais mistérios. Recomendo seguir o canal da Igreja Cristã Maranata no UA-cam para entender mais. Este casamento entre Jesus e a Igreja é uma simbologia para o arrebatamento, que brevemente acontecerá. Ninguém sabe o dia, nem a hora, porém cada dia vemos mais os sinais se cumprindo de que Jesus virá buscar os seus servos e o mundo entrará na grande tribulação, os que não forem arrebatados não terão mais outra chance de se salvar.
Olá, pessoal!
Este vídeo faz parte da playlist "Leitura Literária da Bíblia"!
Que tal começar do início? O primeiro vídeo da playlist é a apresentação do projeto: ua-cam.com/video/h9dpBKkHF5E/v-deo.html
Um abraço a todos! :)
Um negócio curioso é q as duas interpretações majoritárias sobre (esse livro em relação do amor de Deus por Israel no caso judeu e o amor de Jesus pela igreja, no caso cristão) só mostra uma tentativa de contornar com teologia o desconforto causado pelo 3r0tismo pulsante do texto ao tornar sagrada a sua beleza e originalidade.
No subtexto se vê q o texto derruba a teologia do Templo de Jerusalém pos-exilico do homem dominar a mulher (lembra de Adão e Eva?) já q essa última fisga o homem pelo desejo ( o próprio amado do texto fica de quatro quando a Amada dança para ele). Interessante, né?
Tatiana, tem um livro incrível de São Bernardo de Claraval chamado: "comentário sobre cantico dos cânticos de Salomão". Ele é incrível, recomendo. Ele aprofunda o texto e parece abordar todas as interpretações possíveis. São Bernardo de Claraval tem uma alma bem poética, elevada, analítica, filosófica, apaixonada e indescritível. Ele simplesmente me parece o santo certo para comentar os cântico, simplesmente ele comenta o cântico de uma forma especial e indescritívelmente magnífica.
Outro livro que também gosto bastante é "Subida do monte carmelo", onde são João da cruz cria um poema resumindo ainda mais esse livro e de forma indireta ele comenta todo esse livro. São João da cruz também é extremamente poético, apaixonado, filosófico e indescritível. Santa Teresa de Jesus (Ávila) também se inspira nesse livro, de alguma forma, para abordar a relação da alma com Deus, o amado/amigo que habita na sétima morada.
A bíblia da Tati está com tantas marcações, algo digno de um teólogo. E penso que o processo de leitura deve ser esse mesmo, parabéns pelo trabalho.
Verdade!!!
A minha é toda riscada tb. Queria comprar muito outra bíblia de estudo que tô de olho. Mas penso nas minhas anotações 😢😢
Esse livro é chamado o livro dos místicos. Em geral, a experiência dos Santos ao se relacionar com o Cristo (o amado), funciona mais ou menos assim. Inclusive, Tati, sua linguagem deixou ainda mais claro a comparação com o livro 'Castelo Interior/Moradas' de Santa Teresa de Ávila. Também, a noiva é comparada com a Igreja que "reinará nos jardins". Partindo da interpretação da Tradição Católica.
Olá Tati! Há uma nota de rodapé sobre o trecho da sulamita com o irmão na Bíblia da Mulher,que diz assim: "Na cultura do antigo Oriente Próximo todas as expressões públicas de amor eram proibidas,exceto entre membros da família.A sulamita desejava que o amado fosse como um irmão para que ela pudesse beijá-lo em público sem provocar desonra ou vergonha".
Lindo. ❤
Olá, Tati.
Por volta do minuto 12:30 você achou estranho os versos lidos. Possivelmente os versos lidos seriam uma espécie de flashback sim.
Ah, quem dera você fosse meu irmão, amamentado nos seios de minha mãe!
Então, se eu o encontrasse fora de casa, eu o beijaria, e ninguém me desprezaria.
Eu o conduziria e o traria à casa de minha mãe, e você me ensinaria.
- Cantares 8:1,2
Tentarei explicar sobre a cultura da época e sobre santidade a Deus para que possa enriquecer mais o trecho em questão. Bem, sabemos que o "namoro" é algo moderno - é uma tentativa de dar aos jovens de hoje as benesses de um casamento, mas sem a responsabilidade e compromisso que um casamento requer.
Neste trecho percebe-se uma mulher muito jovem, apaixonada por um homem mais velho que ela (vv. 2). E, dado o contexto religioso de Jerusalém, ela sabia que beijar o seu amado - sem estar casada com ele - era uma ofensa à santidade de Deus, pois tal ato é destinado ao casamento; tal ato era considerado como prostituição (provavelmente) dada a santidade que Deus deseja (verá a história de José e Maria no Novo Testamento e lembrará disto no futuro).
Alie a isto um possível costume antigo no oriente médio, onde oscular um irmão (parentes) - ainda que um selinho - não seria algo visto como prostituição ou pecado. O desejo que ela tinha por ele era tamanho que quase a fazia adoecer. Entretanto, sabendo disto é que ela pede a suas amigas:
Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar: Não despertem o amor, até que ele esteja pronto.
- Cantares 8:4.
Sim, era um amor sexual que ela sentia. Ela tinha consciência [possivelmente] não apenas da lei (cf. vv.1), caso fosse pega, mas também uma consciência sobre a santidade das coisas de Deus, pois não ignorava seus desejos, entretanto sabia que tinha um momento certo para ele ser aplicado (cf. vv. 4); neste caso: dentro do casamento.
Essa questão da metáfora sobre Cristo e a igreja faz sentido por conta das várias Passagens no Novo Testamento que trata Cristo como o Noivo e a Igreja como a Noiva de Cristo.Inclusive ,acredito que demonstra a profundidade e o quão sagrado é o casamento nas escrituras.Mas,acredito que Cântico dos Cânticos, primariamente é um livro sobre o Amor Romantico entre o homem e a mulher, incluindo a sexualidade, que ao contrário do que muita gente acha é enaltecida e até incentivada nas escrituras(veja o Novo testamento).Como cristã, vejo a Bíblia tratando de todos os tipos de relacionamentos humanos, e acho isso maravilhoso.
Obrigada, Tati por mais um ótimo video!❤
Oi, Tati! Eu nunca sei o que comentar 😅 Só queria dizer que já vi alguns vídeos dessa sua playlist mais de uma vez, principalmente na hora de lavar a louça. A história de Moisés (Êxodo) acho que já vi umas cinco vezes. Comprei a Bíblia do Peregrino e também o box O Livro da Vida. Só preciso tomar vergonha na cara e começar o projeto.
oi, Carol! eu também faço isso (coloco os vídeos dos canais de que eu gosto enquanto lavo a louça 😅) - Bóra começar a leitura, cê vai gostar da experiência :) 1 abç!
Irmãos=Mesma tribo
Essa confusão ocorre também no novo testamento quando muitos afirma que Maria tem outros filhos. A bíblia fala irmãos sempre que se refere a parentes próximos e mesma tribo.
"Poema dos Poemas", um dos primeiros livros de Cecília Meireles, é inspirado no Cântico dos Cânticos.
Cantares descreve o afeto e o sexo entre duas pessoas que se amam, e isso de uma forma muito bela, romântica e poética, é assim que eu vejo esse livro, concordo com a Tati o livro não tem nada de vulgar, muito pelo contrário, é de uma beleza poética única na Bíblia
Bom dia a todos, abençoada Páscoa!!!!!
Na Bíblia de Jerusalém encontrei o seguinte comentário "O Amado é chamado "rei" e "Salomão", isto é, " o Pacífico"; a Amada é chamada. "a Sulamita, a Pacificada", aquela que encontrou a Paz".
Sim Tati, Jesus Cristo é chamado de Noivo e a sua Igreja (todos os cristãos) é chamada de Noiva. A Noiva aguarda o retorno do Noivo para as bodas.
E toda a dinâmica descrita no Cântico dos Cânticos, encontro, perda, procura, amor, união, comunhão, espera é a dinâmica do cristão diante do encontro com o Senhor Jesus Cristo. Há que se reparar que o Noivo dos Cânticos apresenta-se muito mais apaixonado e enamorado pela Noiva do que ela por Ele. E assim veremos mais adiante o quanto Deus nos amou e nos ama e a que ponto chegou esse amor.
Perfeito. É isso mesmo, nós somos a Igreja que é a noiva de Cristo.
O grande Rei Salomão, glorioso em sabedoria, forte em poder e deslumbrante no brilho da sua riqueza material, que suscitou até mesmo a admiração da rainha de Sabá, não conseguiu impressionar uma jovem simples do interior por quem se enamorou. Por causa da constância de seu amor por um jovem pastor, o rei não teve êxito
O Cântico dos Cânticos é, para mim, um dos maiores poemas de amor de todos os tempos. Parabéns, Tatiana, por trazer este Poema para nossa apreciação.
Eu amo o livro de Cânticos, e em concordância que exista tantas interpretações, lendo os evangelhos( novo testamento ) para mim foi impossível não fazer essa relação com Jesus sendo o noivo
Como sou romântica (e cristã) eu amo esse livro… no meu convite de casamento havia dois versículos: 11:23 "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu". e" Many waters cannot quench love, river cannot wash it away"... ❤ ai ai
Então Tati eu acho que você se esqueceu de detalhe importante, nesse livro não existe 2 personagens, mas na vdd 3!
Esse livro conta a história de como o Rei Salomão se apaixonou por uma camponesa que já estava prometida por um pastor, ele tenta leva-la para o castelo pra que ela se encante pelo rei e pelo palácio, mas ela ama o pastor. E é por isso que ninguém sabia como que era o amor dela, pois ele não era o rei, mas sim um pastor comum.
O rei Salomão na vdd mesmo rico e incrível, levou um fora de uma moça por causa do amor verdadeiro.
Fora que ela mesma se dirige ao Rei como Rei mesmo e ao amor dela como Pastor.
Interessante .
agora fiquei confusa, ela casou com quem?
Não li nada disso nesse livro. Por favor, poderia indicar passagens, capítulo e versículo, que corroborem essa interpretação sua?
Nada a ver, eles até se casam no livro 😅
Exato, o único que entendeu kkk! Se tirarmos a parte teológica que nos é ensinado e nos concentrarmos no que o texto diz veremos que o livro se trata de um drama/tragédia.
O que eu acho sempre chocante é como as pessoas se chocam com sexo sutil ou não (que visa a reprodução da nossa espécie), mas acha normal descrições gráficas e detalhadas de violência (o que visa a extinção dos seres humanos).
Sem dúvida, um dos livros mais belos da Bíblia. Uma das interpretações dele é o cântico da Noiva (igreja) para Cristo. Também uma declaração de amor do Noivo (Jesus) para a noiva. Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. ❤️
Vdd
Essa interpretação é muito bizarra. É muito evidente o contato sexual dos dois no livro. E a igreja não tem isso com Cristo. Quando fala de Cristo noivo e igreja noiva é a bíblia tratando como uma analogia do relacionamento mais íntimo e importante que existe: o casamento. Por isso que o retrato de Cristo com a igreja é de noivado. Mas dentro de suas proporções. O livro é um poema mesmo tratando sobre algo magnífico que Deus nos deu: o prazer sexual no casamento. O que mostra que o sexo não é apenas com intuito de ter Filho. Não é meu livro preferido, mas ele tem uma importância ímpar.
Vdd
@@luanasampaio92 Os sacrifícios de animais no Velho Testamento não eram uma sombra de algo futuro (último sacrifício de Cristo na cruz?) Também o amor em Cantares não fala somente do que é terreno, mas para quem está atento à profecia da volta de Cristo para o arrebatamento da Igreja, essa história é uma antecipação deste grande momento que em breve ocorrerá. Procure os vídeos da Escola Bíblica Dominical da Igreja Cristã Maranata e entenderá melhor 😊
@@luanasampaio92 Como a Tati falou, essa é a SUA interpretação, mas não dá pra afirmar com certeza qual a intenção do autor.
5:19 Confirmado, Salomão era baiano!
S. Bernardo Claraval e Orígenes escreveram comentários sobre os Cantares. Há traduções em português. Talvez te interesse.
Oi , então sobre o cântico dos cânticos para compreender os livros são: cânticos dos cânticos de são Bernardo de Claraval,origines( patrística) sobre o cântico dos cânticos e são João da cruz que aborda com excelência o cântico dos cânticos,no qual era o seu livro preferido.
Análise sensatíssima do livro! Uma das mais interessantes da playlist.
A Providência Divina sempre agindo em nossas vidas. Tati você é maravilhosa! Feliz Páscoa ❤
E não agiu no assassinato de quatro crianças por qual motivo exatamente?
🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤫
Acreditem se quiser, mas O Cântico dos Cânticos é o encaixe profético perfeito de outro livro da Bíblia: o Apocalipse.
espiritualmente sabemos que é o amor de Cristo pela igreja
E vice-versa!
A matéria do livro é apresentada na forma de uma série de conversas. Há constante mudança de personagens. As pessoas que desempenham o papel das partes faladas são Salomão, rei de Jerusalém, um pastor, sua amada sulamita, os irmãos dela, as damas da corte (“filhas de Jerusalém”) e as mulheres de Jerusalém (“filhas de Sião”). (Cân. 1:5-7; 3:5, 11) São identificadas por aquilo que elas próprias dizem ou pelas palavras dirigidas a elas.
Eu gosto mto da interpretação de que é um poema romântico e tbm de que é uma alegoria do amor de Jesus (o noivo) pela igreja (a noiva).
Comentário atrasadinho aqui rs.
O livro de cantares se refere ao amor entre Jesus Cristo e a sua Igreja (sua noiva). Nele, podemos ver a relação entre eles (usando o erotismo para tentar exemplificar como se fosse entre marido e esposa) e a volta de Jesus. Desde quando ela não consegue encontra-Lo, e por fim quando Ele retorna.
Com todo respeito, eu discordo: o livro de Cantares é uma narrativa sobre o amor romântico e sexual entre um homem e sua esposa dentro de um casamento que glorifica o nome de Deus. Não tem absolutamente nada a ver com Jesus e a Igreja; Jesus como noivo e a Igreja como esposa é uma metáfora do Novo Testamento num contexto diferente do de Cantares. Sendo assim, não podemos usar a relação de Cristo e a Igreja num texto do Antigo Testamento que tem como foco outro assunto que é o assunto da sexualidade e a santidade do matrimônio. Espero ter ajudado 😃
Não é coincidência, é a Mão de Deus. Que bom!
Nisso ele coloca a mão, mas num atentado contra crianças não?
Bom dia!!! Que Maravilha falar desses textos!
❤ Feliz Páscoa Pessoal!
Bom dia, estou gostando de ler O Livro Das Mil E Uma Noites volume 1, tem algumas estórias que não curti.
Agora o livro O Fim De Policarpo Quaresma, Lima Barreto. ❤
Boas leituras Tati e Tlt. 👏👏👏👏👏
"Triste fim de Policarpo Quaresma" Excelente!👏👏👏
Tô lendo "O triste fim..." também
Estou acompanhando a leitura. Fico sempre muito contente com a forma cuidadosa q a Tati trata esse projeto. Os outros também, claro. Baita profissional.
Profeticamente, é um livro sobre Jesus (Noivo) e a Igreja Fiel (Noiva) que será por Ele arrebatada do mundo. Ninguém sabe o dia nem a hora, mas será em breve. Ler também Mateus 24 e 25 , e Apocalipse 21 e 22.
Sempre li e ouvi que Cântico dos Cânticos fala sobre o amor (erótico, mesmo, proveniente de "Eros") de Cristo pela alma. Assim, todos nós podemos nos colocar na posição da esposa de Cântico dos Cânticos, enquanto o Amado é o Divino Esposo, o próprio Deus.
O Antigo Testamento e o Novo, em algumas partes, dialogam entre si, como, por exemplo: Cristo é o novo Adão, Nossa Senhora é a Mulher - contra quem se oporá a antiga Serpente. Apocalipse também faz referência a Genesis.
Outra coisa que eu achei interessante aí é que esse trecho que Tati leu: "quem é esta que avança como Aurora? Terrível como um exército em ordem de batalha" também é aludido à figura de Nossa Senhora, mãe de Jesus ❤
Só mais um comentário adicional: Cântico dos Cânticos é o texto base para a Teologia do Corpo, um dos principais trabalhos de São João Paulo II. Segundo essa teologia, nossos corpos (e o ato sexual) são reflexos do amor incondicional de Deus para com a humanidade - com que assume um vínculo amoroso verdadeiramente.
Sim, esse livro não deixa de ser sobre a vida no casamento e da importância do casal manter o romance e o desejo. Mas também, (não nas partes sensuais), é uma metáfora de Jesus como “O noivo” da Igreja, que é chamada de “Noiva” em outras partes da Bíblia. ❤
Adoro acompanhar as leituras da Bíblia. Feliz Páscoa , Tati. Jesus abençoe a todos, nesses tempos complicados.
Na época a Páscoa, celebrava-se a fertilidade da terra. Era assim com os que cultuavam religiões tidas como "pagãs". O judaísmo e o cristianismo podem ter se apropriado das festividades já existentes. Na antiguidade, a Páscoa era a festa em que Deusa e o Deus estão férteis e ela engravida do Deus. Representando as polaridades femininas e masculinas existentes no mundo. A separação do casal que tem nos Cânticos pode ser interpretado como o inverno que antecedeu este período do ano. Ao reencontrarem-se, a terra florece! Os animais, as plantas, as águas, tudo na natureza, estão em seu esplendor máximo neste período e, no final do ano, ou seja, no inverno do hemisfério Norte, a Deusa dá a luz à Criança do Destino ( no caso para os cristãos, Jesus). Enfim.. um zilhão de interpretações.
Tati, lá vai um comentário pra lá de teológico, mas não resisti heheheeee
É bem louco se a gente pensar que o primeiro homem e a primeira mulher eram irmãos e, enquanto não havia pecado, também não existia vergonha nem medo, é uma realidade que a gente não imagina (nem somos capazes de), mas o fato é que em Gênesis 1 e 2 o homem e a mulher eram completamente confiantes em sua nudez. Mas no nosso contexto pós queda sempre existe um temor de rejeição que não encontra solução (nem mesmo se fossem irmãos, nem se a cultura fosse de incesto), é como uma marca que causa vergonha acompanhada por um anseio de redenção. De certa forma eles são tão irmãos quanto se não fossem dois pecadores, porque têm a mesma ascendência, mas ela gostaria de estar plenamente confiante e livre, e não consegue; como uma saudade do que não se conhece, e de algo simplesmente impossível/inviável de experimentar neste viver. E, com isso, não tô dizendo que no porvir vai haver casamento, na verdade, mais na frente a gente vai ver que o casamento não é algo típico do chamado 'estado eterno', mas vai haver confiança sem medo, de amor não corrompido, totalmente alinhado com a perspectiva do Criador. Porém, mais na frente a gente também vai ver que, pelo Espírito Santo, Jesus vai chamar os que creram nele e que são casados a um relacionamento de cuidado, acolhimento, apreciação, gratidão (inclusive orientando o próprio contato íntimo, vivendo este como um presente de Deus deleitoso e, ao mesmo tempo, um ato de louvor e não um momento proibido e transgressor/fujão, o que, por sinal, pra alguns, é algo impensável e totalmente fora do radar), que ousa confiar, que se chega pra luz, não baseado no outro, mas em Deus, e pra amar o outro (o cônjuge), como uma figura de Cristo e a chamada 'noiva', e estarem confiantes e livres no Espírito, pra glória de Deus.
No livro existem 3 personagens e não 2. A mulher estava prometida em casamento e amava um pastor, Salomão se encanta com a mulher que muito provável era uma sulamita, Salomão recebe simplesmente um não. No livro está cheio de erotismo, Ex: no capítulo 7 verso 2, alguns acreditam que era o órgão sexual da mulher outros acreditam que era apenas de fato o umbigo, esse texto foi escrito no hebraico antigo, então sempre foi complicado traduzir esses livros.
Este livro é sobre o amor 💘 entre Cristo e sua Igreja que somos todos nós.
Querida, já é consenso entre os teólogos mais sérios de essa metáfora não se encaixa nesse livro. O livro é simplesmente sobre o amor entre um homem e uma mulher. Isso não faz dele menos inspirado, fiquei em paz. Bjs.
Que linda iniciativa e referência universal brilhante Tatiana, hoje você nos apresenta a melhor leitura, porque o momento é propício para apreciarmos esta literatura diferenciada em que fala a narrativa e tradução desse poema vindo de um sábio Rei que foi Salomão. Grato pela linda leitura e explanação sobre. Feliz Páscoa para você Tatiana.💙🙏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Cântico dos cânticos, é hora de falar de amor !! ❤, um abraço Tatiana, boa sexta-feira santa para você e uma feliz páscoa!!
Feliz páscoa, Tatiana! ❤
Bom dia Tati. Adoro esse projeto,.
A noiva de Cristo (IGREJA=TODAS AS PESSOAS Q AMAM A DEUS E RECONHECEM JESUS COMO O MESSIAS FILHO DE DEUS), está ansiosa pela volta de seu amado Jesus, nas bodas do Cordeiro, e que irá ocupar seu lugar no trono das nações, assim restaurar e governar este mundo!!❤ Maranata!!
Tati cada vez melhor. Impressionante. Craque mesmo.
Tati, não sei se alguém já comentou sobre a tradução do Pe. Matos Soares (estou lendo a versão mais recente, da capa vermelha), mas no início do livro ele faz, não sei se tem na versão do peregrino, a seguinte observação: "Os hebreus chamaram a este livro Cântico dos Cânticos para manifestar a sua excelência. O seu autor seria Salomão de acordo com o título e uma longa tradição judaica e cristã. Modernamente, entre os críticos, há uma forte corrente de opinião contrária, que situa o Cântico dos Cânticos em tempos possivelmente posteriores ao exílio. É uma verdadeira maravilha literária e religiosa, um dos mais sublimes produtos da arte poética.
Todavia, sobretudo para nós, ocidentais modernos, as suas imagens são algumas vezes tão fortes, e as cores tão vivas, que um leitor pouco experiente em coisas orientais e bíblicas poderia julgar, à primeira vista, que há neste livro a narração duma paixão terrena. É por isso que, entre os judeus, havia uma lei que proibia a sua leitura a todas as pessoas que não tivessem completado trinta anos de idade.
O Cântico dos Cânticos, que não foi escrito para almas sensuais, respira uma pureza imaculada, uma santa gravidade. As mais castas e mais santas almas utilizaram-no, em todos os tempos, a fim de aumentarem o seu amor para com Deus.
Tomando por base das suas descrições as ternuras de dois esposos, o poeta sagrado canta o casamento místico de Jesus Cristo com a sua Igreja."
Espero ter contribuído para a melhor compreensão deste livro. Tenha um bom dia.
Bom dia.
Este texto é uma poesia hebraica linda.
Você arrasa na leitura 📚 ❤
Como falei em outro vídeo, pra nós Jesus está da primeira letra do Gênesis até o ponto final do Apocalipse. Nesse livro Jesus é o esposo e a Igreja a esposa, já que nosso propósito é que ao final desta vida nos unamos eternamente com nosso Esposo que é Ele. Na Igreja Católica, Nossa Senhora é a alegoria da Esposa, já que o Espírito Santo, que é Deus, se uniu a ela para conceber Jesus e ela foi preservada para esta missão, sendo ela o Jardim fechado.
Tatiana sua linda, parabéns pelo projeto. Bjs no coração ❤️
tem uma música da Fraternidade O Caminho inspirada no versículo do "teu amor é forte, forte como a morte", o nome dela é Forte como a Morte. é muito bonita!
26:50 Sim, uns dos títulos de Jesus é noivo. Tem uma interpretação de Jesus como sendo esse noivo feita de uma das histórias de Cantares: ua-cam.com/video/i19waRZzvk8/v-deo.html É uma interpretação bem de fé, mas achei interessante.
É um texto de infinitas camadas. Gosto de passear entre os enigmas do livro cujo o significado direto permanecem enigmas como no trecho: " Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas." Sobem do lavadouro= Brancos, Gêmeos= Não lhe falta nenhum dos dentes. É impossível não perceber como este texto batiza a intimidade com um trato sagrado. É o absoluto oposto do desleixo com o outro. Outro ponto que acho muito interessante é a a figura da pomba, que é perseguida entre as pedras onde ela se oculta e o desejo de quem a procura é ver sua face, ouvir sua voz, mas ela é um ser que tem dificuldades em se entregar por completo ainda que deseje. Sendo Cristo o noivo eu me identifico, na minha dificuldade em ser plenamente conquistado por Deus, ainda que o deseje ardentemente.
Tati sua análise em cada livro é EXCEPCIONAL!! Parabéns!
Sim Tati. Cristo é o noivo e a igreja é a noiva de Cristo.
Sim, Tati, Jesus é chamado de noivo na Bíblia algumas vezes, a igreja é a noiva. Mas acho que só no novo testamento.
Santo Afonso em seu livro As glórias de Maria, diz que Cantares fala do amor de Deus por Nossa Senhora.
OI Tati! Muitas frases desse livro também foram associadas à Nossa Senhora 😘
Amando esse projeto!!!
Estava bem ansioso pra ver a Tati falar desse livro em especifico kkk
Incrivel como sempre
Eu estou muito ansioso para que chegue logo o momento do Novo Testamento!
Comecei a ler, esse projeto estava um ano a minha frente. Sempre que terminava um livro, corria para ver seu vídeo. Agora estou em sabedorias, passei kkkke sinto muito falta dos seus vídeos aos final kkkkkkkk... Aff !!! Amo seus comentários!!
Tati, você já assistiu a animação O Príncipe do Egito? É sobre seu personagem preferido, Moisés. Muito bom!
Esse projeto de leitura é sensacional❤
Bíblia do Peregrino é realmente uma ótima Bíblia com ótimos comentários. Uma das poucas que faz uso da própria Bíblia para explicar os textos.
Os comentários dela realmente são bons, mas em Cânticos acho que ficou devendo.
Tati, na verdade existem 3 personagens no Cântico: a sulamita, o pastor e Salomão. As expressões de amor no Cântico são feitas da sulamita para o pastor e vice-versa. Salomão tenta conquistar a salomita, mas em vão.
Bom dia Tattinha!!! Boa sexta-feira santa! bjinhos
Cantares, pra mim, é a história de amor do Noivo, Jesus, e a igreja, nós. Eu leio assim...❣️
Feliz Páscoa para vc, Tatiana e a todos .
Tatiana, eu sei que você tem uma agenda cheia, mas um livro por mês é MUITO POUCO. Por mim toda semana tinha esse quadro kkkk Mas, pelo menos quando chegar nos livros menores considere fazer 3 de uma vez. Seja boazinha conosco hehehe
Tati, por incrível que pareça meu marido (que é budista), adorou o seu projeto e está lendo a Bíblia, acredita?😅
E o "personagem" preferido dele tbm é Moisés. Hoje rimos muito, com todo o respeito, imaginando Moisés tentando se fazer entender para o povo quando nervoso, haja vista os boatos dele ser gago.
Bjs minha querida.❤
PS.:
Deus resgatou Moisés e o pôs ao teu lado como um amigo.
Comentário Histórico-Cultural >>>>>>>
Interpretação e busca pela intenção do autor se faz com estudo crítico e comparação literária.
Achei lindo! Se nao houvesse beleza e poesia no sexo e no amor, ninguém se envolveria com ninguém.
Deus é sabio.
3:50 o livro de Rute é mais curto.
Tati, leia a versão NVT ou a NVI!!!
P/ mim o é livro mais importante da Bíblia, o sexo tem que ser celebrado, para não ser depravado ou imaginado, que é um tipo de negação.
Maravilhosa!!
Salomão entra em cena. Não está disposto a deixá-la partir. Ele exalta a beleza dela e promete adorná-la com “argolinhas de ouro” e “botõezinhos de prata”. Mas a sulamita resiste aos avanços dele e deixa-lhe saber que o único amor que ela sente é pelo seu amado. - 1:11.
Excelente leitura de Cantares, parabéns!
Esse livros é a história de Jesus (noivo) e a moça (noiva) séria a igreja 💒 .
Gostei demais das suas análises e observações ❤
Ótima proposta
Na minha bíblia esse texto está apresentado como "Cantares de Salomão".
Oi Tati
Amo acompanhar essa sua jornada no projeto de Leitura Literária da Bíblia. Uma curiosidade sobre o livro de Cantares é que muitos teólogos comparam essa história de amor entre o noivo e sua amada com a história de Jesus e a Igreja. Principalmente na espera da amada pelo noivo e no retorno do noivo para encontrar a sua amada, em que ela estará adornada e a espera do noivo.
Estou lendo contos do Horacio Quiroga, fiquei feliz por já ter resenha.
Os livros da Bíblia são proféticos, tudo aponta para a volta de Jesus. O noivo é Jesus e a noiva é a igreja. A igreja se prepara para as Bodas do cordeiro.
É uma simbologia de Cristo e a Igreja (seus seguidores que praticam seus ensinamentos).
Mais adiante, no Novo Testamento, a Igreja é chamada de Noiva de Cristo. No Livro do Apocalipse descreve-se as bodas.Que é, finalmente, a união de Cristo e seus povo. Do Pastor e suas ovelhas.
Pode-se parecer esse amor 'conjugal' também na parábola das 10 virgens, contada pelo próprio Cristo.
Tem muito mais simbologia para ser discutida. Não cabe agora pra não ficar confuso. Mas quando a leitura chegar ao Novo Testamento as peças vão se encaixando.
O importante é: O amado/irmão é Cristo. A amada/irmã é o grupo de pessoas que acredita em suas promessas e vivem por esse amor na esperança de que Ele venha buscá-los pra viverem eternamente juntos....'felizes para sempre'.
Feliz Páscoa🐰
Que vídeo top!
Parabéns pela sua análise.
Ganhou mais uma inscrita no canal
Há exegetas que acreditam ser de autoria de uma mulher. E dizer que é "de Salomão" seria só uma forma de validar o texto e dar a ele mais importância (seria como eu escrever um poema e dizer que é de Carlos Drummond de Andrade para valorizá-lo mais).
Vídeo muito bom!
Esse é um livro que celebra o sexo como algo bom, Saudavel e dado por Deus. Salomão viveu isso! Mas sabemos que em algum momento se perdeu diante de tanto poder, riqueza e amantes.
A jovem aparece nas tendas reais, onde o rei a introduziu, mas ela só anseia ver seu amado pastor. Com saudades do seu amado, ela fala como se ele estivesse presente. As damas da corte (“filhas de Jerusalém”) que assistem o rei olham curiosamente para a sulamita por causa da sua tez morena. Ela explica que está queimada do sol por cuidar dos vinhedos de seus irmãos. Daí, fala ao seu amado como se ela estivesse livre, e pergunta onde o pode encontrar. As damas da corte mandam-na ir pastorear o seu rebanho perto das tendas dos pastores
A que mais gosto é a tradução NVI.
Pausa nas casquinhas de ovos de páscoa pra teu video
25:24 Como assim adulteraram a bíblia?! Quem faria uma coisa dessas???
Esse é lindo.
Muita gente nos comentários menciona que o livro estaria a falar do "casamento " entre Jesus e a Igreja, porém se não estou enganada é um livro de um tempo muito anterior ao nascimento de Jesus, não?
O antigo testando é uma preparação para Cristo. A igreja Católica nos manda ler e interpretar o antigo testamento como uma espécie de busca por Jesus que aparece entre linhas no texto/história. Para fazermos comparações e olhar tudo isso como a vinda d'Ele. Lembra no livro de Geneis em que Abraão leva Izaque para ser sacrificado? Pois pronto, outro exemplo. Aqui temos Izaque, que simboliza Jesus subindo ao calvário.
Toda a Bíblia tem o sentido profético, além do histórico. Por isso, ela fala de coisas que ainda vão acontecer muito depois do tempo que o texto foi escrito. Só pela revelação do Espírito Santo é que podemos alcançar tais mistérios. Recomendo seguir o canal da Igreja Cristã Maranata no UA-cam para entender mais. Este casamento entre Jesus e a Igreja é uma simbologia para o arrebatamento, que brevemente acontecerá. Ninguém sabe o dia, nem a hora, porém cada dia vemos mais os sinais se cumprindo de que Jesus virá buscar os seus servos e o mundo entrará na grande tribulação, os que não forem arrebatados não terão mais outra chance de se salvar.
A Bíblia tem uma riqueza literária impressionante, e ainda existem alguns pseudo intelectuais por aí que a desprezam se achando os inteligentoes.