Troca de compressor (gás R134a) por compressor (gás R600a)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 8

  • @antoniobragancamartins3165
    @antoniobragancamartins3165 2 роки тому +4

    R600a é de longe o melhor gás refrigerante para uso doméstico, por isso o mais usado na Europa e Ásia!
    Nos Estados Unidos, técnicos estão fazendo exatamente o contrário do brasileiro: colocando gás r600a diretamente em geladeiras de r134a, por causa da melhor eficiência e maior facilidade de liquefação, exigindo muito menos do compressor e aumentando a eficiência do conjunto (mas o contrário não pode ser feito: uma geladeira com r134a não pode ter o gás substituído por r600a sem trocar o compressor e o capilar!
    O gás refrigerante r600a tem sido alvo de polêmica no Brasil por conta da ignorância da maioria dos técnicos refrigeristas, e por conta de uma falha ou conspiração de um conhecido fabricante de compressores junto aos fabricantes de gases mais caros e patenteados, pois, como o r600a é um hidrocarboneto, é um gás refrigerante muito barato: no Brasil, e somente no Brasil, o gás r600a tem sido rejeitado pelos técnicos refrigeristas por conta de uma grande incidência de problemas que têm ocorrido quando usado com o único modelo de compressor de um conhecido fabricante brasileiro para esse tipo de gás. Na Europa e na Ásia, por motivos ecológicos, o gás r600a, que é um hidrocarboneto, portanto, não ataca a camada de ozônio, já equipa a maioria dos refrigeradores disponíveis nas lojas, e, em uma profunda busca pelo UA-cam, verifica-se que lá não existe essa reclamação dos técnicos em relação ao gás! No Brasil existem muitos modelos de marcas brasileiras, porém fabricados na China, com compressores chineses, e que não apresentam problema algum com o r600a! Descobriu-se, então (um UA-camr que foi tirados do ar), que o único modelo de compressor desse fabricante brasileiro para esse tipo de gás apresenta um defeito de projeto, e o fabricante não tem um segundo modelo de compressor para esse uso! Esse gás traz uma enorme vantagem no rendimento, na economia de energia e na durabilidade do compressor (menos o brasileiro), porque ele tem uma temperatura de ebulição relativamente alta, de -11.75ºC na pressão atmosférica, e isso permite que ele seja comprimido e liquefeito com pouco esforço do compressor (isso é muito importante). Mas também permite que ele seja utilizado em freezers de até -30ºC com um delta de 6 (aconselhável até -20ºC), quando utilizado com pressão negativa de -7 PSI a -10 PSI na linha de sucção. O que também significa dizer que ele precisa de pouquíssimo gás no circuito para trabalhar, praticamente o gás na mangueira de carga (típico 40g), e, ao contrário do que temem os ignorantes em relação ao fogo, por ser o mesmo inflamável, o limite de inflamabilidade dele é de 43 g por metro cúbico, e abaixo disso ele simplesmente não queima! Em outras palavras, se todo gás de uma geladeira grande, side by side, em torno de 80 g, vazar em um ambiente muito, mas muito pequeno, como no interior de uma van, ele simplesmente fica abaixo do limite de inflamabilidade e não pega fogo! Para quem entende, todas essas características colocam o gás numa situação em que ele proporciona grande economia de energia em minúsculos compressores inverteres que, se usados com o óleo compatível, terá uma durabilidade muito maior do que em outros compressores (menos o brasileiro), por conta do baixo esforço mecânico que ele terá para liquefazer o gás!
    OBSERVAÇÕES QUANTO AO r600a:
    1-Se o sistema vazar, como a linha de baixa trabalha com pressão negativa, haverá a contaminação do sistema e terá que ser feito o vácuo e a substituição de todo o gás (não existe "carga de gás em r600a", nem é aconselhável deixar válvula schrader, pelo fato de trabalhar em vácuo).
    2-como a linha de baixa trabalha com pressão negativa a válvula de serviço deve ser especial ou retirada e lacrado com alicate lacrador e solda (para fazer a solda será necessário que o compressor esteja desligado, caso não possua o alicate lacrador, para que a pressão fique equalizada positivamente. Não haverá perigo de explosão pois o gás interno ao tubo não contém oxigênio).
    3-O único cuidado com o r600a é que, se houver chama junto ao corte do tubo para liberação do gás, que pode ser liberado na atmosfera, vai formar uma língua de fogo que poderá que ocasionar queimaduras graves, por conta do efeito maçarico temporário (mesmo essa língua de fogo tem uma duração de poucos segundos pela quantidade do gás ser muito pequena!).
    4-O condenado procedimento de filtro secador com rabicho é especialmente contra indicado com r600a, e é obrigatório que o técnico utilize em bomba de vácuo (só por isso, muitos técnicos despreparados não gostam de trabalhar com esse gás!).
    5-não cometa a estupidez de trocar o gás da sua geladeira r600a por um outro. Troque, sim, o compressor por uma outra marca, que não essa problemática!
    6-uma geladeira que contenha gás r134a pode ter o gás substituído diretamente, sem trocar o óleo, por gás r600a, e terá muito mais eficiência!

    • @leonardocosta1612
      @leonardocosta1612 2 роки тому

      Li todo o tópico,,posso utilizar a mesma tubulação do capilar 4134 no 600?

  • @aranda730
    @aranda730 Рік тому

    Olá por favor. Qual a temperatura máxima no início do compressor, até começar ciclar?

  • @leonardocosta1612
    @leonardocosta1612 2 роки тому

    Pensei que seria um passo a passo

  • @mauricioalves283
    @mauricioalves283 3 роки тому +1

    Acho que da certo mais nao compensa esses compressores sao orivel da muito defeito melho combina com o cliente no compressor original134a

  • @joelsonferreira1096
    @joelsonferreira1096 4 роки тому

    Fala parceiro.