A esquerda está muito distante do povo, raramente fala de emprego, saúde ou educação, e quando fala não chega na população, o que realmente ganha destaque e que me impressiona são as pautas escolhidas por bilionários estrangeiros que ditam o que vai ser a nova discussão.
Sim, quem já pesquisou como determinadas ideias chegam até aqui acaba descobrindo que muitas delas vem através de projetos criados por bilionários, e os temas que realmente importam para os mais pobres nunca são discutidos.
Legal. Se luta por estabilidade e hoje a moda era o que chamávamos de "vagas arrombadas". Sabe o que mudou? Os liberais decidiriam apoiar por ideologia. Então que tenham vagas assim. Daqui uns dez anos se vê o resultado.
Muita gente não sabe mas existe uma vertente da esquerda q é CONTRA o identitarismo. Tem alguns canais como do Frederico Krepe q já fez vários vídeos falando sobre isso
Acho o contrário. O povo está afastado das ideias de esquerda. Quem é que se interessa por defesa de direitos de trabalhadores se não existe mais essa categoria? Não foi a esquerda que convenceu a população que é melhor ser PJ. Que terceirização é bom. Que imposto sindical é um absurdo. Que o Estado tem que ficar no canto dele, quietinho, só garantindo o direito de propriedade de quem tenha alguma coisa. De fato, a esquerda parece ter perdido a razão de existir. O destino parece que é ser uma espécie de lata de lixo dos liberais para o identitarismo que não seja conveniente. Se a pauta for valorização da mulher ou combate à violência contra gays, é liberalismo. Pedro Dória vai aparecer com uns 3 autores liberais (de verdade) pra explicar porque esse tipo de coisa é liberal, e não de esquerda (ou socialista?). Mas se a pauta for bate cu ou travesti marginal, aí o filho é da esquerda. Sem livro, nem nada.
Sou de esquerda filosoficamente falando, mas ultimamente tenho me visto cada vez mais um cara de centro, porque a galera desse meu campo tem pirado (e muito). Estão insuportáveis!
Também estou assim. Faz 2 anos me mudei para Macapá e comecei a conviver com insegurança pública. Parece que o número de assaltos, viciados, faccionados, etc, sem uma polícia forte, só vai aumentar. É um tópico onde a esquerda é muito fraca e tem muita importância no dia a dia, por exemplo.
Anos de luta - através de sofrimento e trabalho duríssimo - para mostrar que nós travestis podemos ser levadas a sério na academia e a Tertuliana me faz um negócio deste. Fiquei revoltada. Todo mundo que não queria me contratar no Brasil - apesar de anos de esforço e dedidação à Astrofísica - tem munição para dizer "ta vendo - por isto não contratamos a Vivian Miranda". Lamentável.
@@deniseldantas Exatamente isso. Com o propósito de apontar um "desafio da esquerda". Esse vídeo é um exemplo claro. Qual foi a pauta: travesti sem noção em universidade pública é um problema da "esquerda".
a@@deniseldantas sensacionalista, não. Imagina se um bozoloide fizesse um discurso religioso na banca de um mestrado. Seria igualmente inconveniente. O que essa pessoa fez merece todo o estardalhaço, sim.
Lamentável. Que todas as pessoas sejam reconhecidas pelo seu MÉRITO, e não por pertencer a essa ou àquela condição. Infelizmente, na esquerda, o mérito foi aniquilado, sobrando somente o engajamento no identitarismo.
Sempre vai ter gente usando causas honestas para se promover, chocar e ter ganhos pessoas. Bem diferente do M L King, que só queria igualdade, não igualdade. Por causa dessas pessoas, o mundo está virando uma disputa de identitarismo vs nacional cristianismo e ficando cada vez mais perigoso, igual a Europa na década de 30 do século passado.
Todo o mundo tá percebendo que esses acéfalos com ânsia de protagonismo a todo custo só geram ódio conta a comunidade. Todos ficam taxados de malucos e depravados. É de lascar.
Às vezes uma parcela (bem significativa) da esquerda dá a impressão de que corrobora com esse tipo de atitude. Inclusive na questão da hipersexualização, não só de pessoas trans, mas no geral. Uma das coisas que contribuiu pra que eu me afastasse de uns setores da esquerda foi justamente esse: tudo tem a ver com sexo, com "put4ria", e isso faz com que muita gente associe a esquerda com perversão sexual. A verdade é que essa moça não contribui em nada (inclusive em relação à tese dela), a impressão que me deu é que foi unicamente uma atitude de autopromoção.
O campo de gênero e sexualidade é basicamente putaria, principalmente se você levar em conta Foucault, Butler, Preciado e etc. Alias a performace da moça é nada mais do que uma copia do "manifesto Contrasexual" do Preciado.
Que esquerda "significativa" é esse que de fala bb? De nomes, grupos, organizações, escritos, manifestação, direrivas... Tá parecendo a globo pinçando um evento e generalizando tudo numa esquerda metafórica.
mas foi unicamente uma atitude de autopromoção. Ela até pode tentar se enganar querendo demonstrar alguma virtude, mas no fundo até ela mesma sabe que não contribuiu pra p0rra nenhuma. Só queria ficar popular. E eu soube que ela já vinha tentando há mto tempo. A boa e velha né: gente oportunista tem no espectro inteiro.
Tem uma observação do professor Alexandre Link, do canal Quadrinhos na Sarjeta, que ele levantou que foram: quem saiu ganhando com essa performance dela? Quem conseguiria fazer um corte desse video a Erika Hilton ou o Nicolas Ferreira? Pq a única pessoa que saiu ganhando com isso foi ela, pois houve um aumento na venda dos livros dela, mas a performance em si n acrescentou em nada nas pautas identitarias, pior, acabou servindo como um deserviço para as universidades, que já são atacadas.
Acredito que infelizmente quem sai perdendo são as crianças. Pois até onde entendi, ninguém tentou sinceramente entender como funciona a educação pelo c#.
Acho muito difícil, quase improvável, que alguém encare os identitários radicais que frequentam e bagunçam o PT. Eles sempre apelam para ofensas pessoais pesadas, como ''você é racista, é homofóbico, é machista, etc.''. Eu, novinho na década de 90, fui a uma festa do PT; festa grande. Lá estava tocando uma música horrorosa, de um grupo de pagode desafinadíssimo. Tirei a música e coloquei CDs do Martinho Da Vila e do Emílio Santiago. Logo vieram uns caras e me disseram - 'Você não suporta ouvir negros cantando, seu racista'. O clima pesou e muita gente veio pra confusão. Alguns disseram que eu havia colocado outro negro para tocar, mas de nada adiantou. Tenho mais um milhão de exemplos que vi, já naquela época.
... havia, também, uns grupos radicais LGBT - que pregavam ódio indistinto a homens. Elas eram chamadas/apelidadas de ''grelo duro'', já que eram super masculinizadas e eram meio violentas nos gestuais. Elas suprimiam as comissões de mulheres, que atuavam com lucidez/seriedade nos movimentos. Até o MNU (Movimento Negro Unificado) foi engolido pelos radicais/alucinados, que faziam oportunismo barato dentro do partido. Enfim, eles são difíceis de aturar, e combatê-los é dificílimo.
Esse é um problema sério do identitarismo. É o escudo para ser ruim (não é nem medíocre, é ruim mesmo). Eu não tenho direito de achar um artista negro, uma mulher, LGBT+ por serem ruins. Se eu não gostei, então é porque eu não suporto aquele grupo identitário. Então todo mundo pode fazer um monte de porcaria e todo mundo tem que achar bonito. Não se pode discordar de um argumento de um grupo identitário porque o argumento é fraco, se você discorda, está discordando da identidade da pessoa. E, quando envolve pautas identitárias, pior ainda, porque você não pode falar por não ter lugar de fala. Enquanto isso, o brasileiro médio tá dentro das igrejas evangélicas controladas por figurões da direita radical ouvindo que os monstros tão na esquerda. Daí, se o seu Zé, pobre, que acorda todo dia 5h da manhã, pega duas conduções pra chegar no trabalho e duas pra voltar pra ganhar um salário mínimo tem que escolher entre ser o privilegiado, est****r em potencial, etc ou acreditar que o problema tá na esquerda, só pensa em quem ele vai acreditar.
@@Durtpsico Havia movimentos identitários sérios dentro ou em torno do PT - O MNU (Movimento Negro Unificado), as comissões de mulheres, etc., mas todos foram engolidos/suprimidos pelos radicais, que não leem nada, não sabem nada e que não contribuem em nada. Boa parte da cúpula do PT vê neles imensa coleta de votos, por isso, também, eles têm esse trânsito livre e aprontam como podem.
“Eu me senti uma tia do Zap reaça!” 😆 compartilhei do mesmo sentimento! Melhor definição, impossível! Aliás, ando tendo esse sentimento com certa frequência e me pego perguntando “Será q sou eu!? Ou as coisas andam meio sem limites msm…!?”
Você está obviamente equivocada. Qualquer opinião sobre o trabalho da Tertuliana pode ser considerado homofobia. E o STF já bateu o martelo. Homofobia é tanto crime quanto o racismo. Você só expõe sua opinião livremente por ser de esquerda. Se fosse de direita, teria que pensar DUZENTAS VEZES antes.
@@blog8020 cara, sinceramente, não tenho nada contra a pessoa, nem contra o trabalho dela…! Só achei a “performance” absolutamente desnecessária e um tanto ofensiva - considerando o contexto…! Acredito q a palestrante em questão tenha total capacidade d apresentar seu ponto d vista/pauta/pequisa d maneira mais construtiva…!
Mais gente como a Marilise tem que ter o bom senso de por a boca no trombone e atacar estes psicopatas ou oportunistas que se misturam à esquerda para benefício próprio. Tem gente que tem como profissão ser negro, gay ou mulher e vive se aproveitando da audiência da esquerda para fazer todo tipo de coisa para aparecer e faturar com isto não se importando com as consequências políticas negativas que isto traga para os movimentos sociais legítimos.
as verdadeiras feministas se afirmam pelo exemplo, pela prática diária, sem o exibicionismo e sensacionalismo. O indivíduo ganha respeito e admiração no meio social pela sua postura, conduta ética e inteligência, seja homem, mulher, trans, o que for. Espelhem-se em Roberta Close, , Rogeria, Clodovil,
E os pobres e trabalhadores? Ah, é que eles servem para trabalhar e pagar imposto( também). Vamos lá levantar uma bandeira. Trabalhador pobre, pensar nele pra quê?
Seu Antônio, um trabalhador assalariado e pai de três filhos, levanta-se todos os dias às 5h da manhã para enfrentar mais uma jornada de trabalho. Apesar da rotina árdua, ele está profundamente encantado com Tertuliana, uma mestranda cuja tese promete transformar a realidade de sua vida de luta Para Seu Antônio, as ideias inovadoras de Tertuliana trazem uma nova esperança, renovando suas forças para enfrentar os desafios do dia.
Desculpe, mas que mundo vc vive? Seu Antônio, trabalhador que acorda as 5 da manhã é evangélico, ok? Quer ir pro céu depois de viver uma vida tão difícil e pra isso segue a palavra da Biblia. Quem está orgulhoso da professora é o "Henrique", jovem branco de classe média que estudou a vida toda em escola particular e agora estuda numa federal na área de humanas. Pare de romantizar a realidade.
Me distanciei demais dessa ideia torta que se desenvolveu sobre a esquerda, isso não me representa. Me encontro num limbo político absurdo, porque os ideais da direta aqui no Brasil também não me representam. Tempos difíceis.
Mas você pode defender ideias de esquerda e criticar com veemência aquilo que se intromete na esquerda sem servir para outra coisa que não seja criar estereótipos para a direita explorar como é o caso desta Tertuliana e da turminha da linguagem neutra.
O gente! Tá tenso. Porque ultimamente só vale o que a pauta identitária entende. A esquerda morreu quando deixou de falar para todos e passou a falar para todes.
Qual a razão do Meio falar tanto da esquerda? A conclusão que qualquer um chega lendo os jornais é que a "esquerda acabou". Se acabou por que falar dela? Vamos virar a página e falar do novo Brasil que vai surgir com a Direita. O Brasil-empreendedor. O Brasil-Conservador. O Brasil-Armado. Ficar falando de algo que tem uma data de validade tão curta não faz sentido. Precisamos responder coisas como: com esse empreendedorismo da direita seremos um país de primeiro mundo em quanto tempo? Com o avanço do protestantismo em quanto tempo iremos ser doutrinados com o esse identitarismo conservador? Com o aumento de armas quando teremos acabado com a violência urbana? O meio poderia se debruçar sobre essas questões.
Sua fala me representa , sou feminista! Minha mãe era ( nem sabia que era....). Mas não suporto radicalismos, nem de direita nem de esquerda! Mulheres precisam e devem continuar lutando pelos seus direitos, de forma coordenada sem radicalismos!
A Mariliz sempre traz as questões espinosas de que temos que falar. Muito obrigado pela discussão e por puxar a conversa. Faz bem pra cabeça da gente!!
Mira, na direita também, mas eles parecem ser mais capazes de deixar diferenças de lado e se unir em objetivos comuns. A esquerda parece que personaliza coisa, como se fosse algo pessoal, até moral:"Eu e fulano concordamos com X coisa, mas não vamos nos unir porque discordamos de Y coisa e isso seria uma afronta a minha ideologia/pensamento/verdade/o que eu acredito/blá-blá-blá whiscas sachê"
O identitarismo só divide às pessoas em grupos para que fiquem em bolhas fora da realidade e sejam mais fáceis de controlar, pois assim não exigem solução prá problemas reais. Enquanto se discute sobre linguagem neutra, a favela continua sendo frigorífico de carne humana para servir ao narcotráfico.
Não costumo a concordar muito com certos posicionamentos deste canal, mas assisto por ser um canal serio e de nivel. Particularmente neste video, é de uma clareza, objetividade e CORAGEM, admiraveis. Excelente exposição, muito bem sustentada e coerente.
É uma dificuldade falar EXTREMA ESQUERDA, mas qualquer coisa do lado direito é EXTREMA DIREITA. A janela de Overton explica essa dificuldade que os esquerdistas possuem em fazer autocrítica.
Faz um tempo que eu sigo uma regra pessoal: se a pessoa diz coisas como "lugar de fala", "estrutural", "potente", "gratidão", "todes"... então eu já sei que daquele mato não sai cachorro, não tem debate.
O problema é que em muitos casos, para não dizer NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS, o """debate""" JÁ COMEÇA COMPLETAMENTE ENVIESADO. Ou seja: "X NÃO PODE SEQUER SER QUESTIONADO". Parece familiar?
Em tempo: "Estrutural" é uma palavra - Que em geral não traz bons agouros sobre o perfil de quem usa, mesmo. Existem muitas e muitas. O que conta é o significado com que se está trabalhando. Eu te digo um que considero bom e sólido significado de "Estrutural", no contexto da discussão de direitos civis: "Institucionalizado". De acordo? ...Mas - Agora vem a ressalva, totalmente razoável, que esquerdistas DETESTAM - não é "Institucionalizado" segundo meu umbiguinho, e nem segundo o seu umbiguinho, não... É INSTITUCIONALIZADO DE VERDADE. (Aí a coisa já muda.) Se você me disser que há leis permitindo que pessoas pretas sejam escravizadas: Eu vou te dizer que há RACISMO ESTRUTURAL! Se você me disser que há leis impedindo mulheres de frequentar a Universidade: Eu vou lhe dizer que há MACHISMO ESTRUTURAL! ...Agora, se você me disser que partidos políticos não estão querendo escolher muitas mulheres entre suas candidaturas, e que deveriam ser obrigados a escolher mais... Aí eu vou te pedir para me desculpar...
Agradeça à Escola de Frankfurt, que expandiu o marxismo a vários outros âmbitos de vida humana com a possibilidade de criação de pautas ridículas e absurdas para que os problemas reais ficassem fora do radar da sociedade. O velho "divide e vencerás", "luta entre opressor e oprimido" e o maquiavelismo são as normas deles.
Eu, como Comunista, concordo - a Esquerda deveria estudar ECONOMIA e as ramificações danosas do Capitalismo na sociedade, ao invés de tentar "reformar" o Capitalismo por meio de "paliativos" que não quebram o "teto de vidro" do sistema. KARL MARX SEGUE SENDO INCOMÍVEL!
Mas Eu também me sinto assim, sou professor de Escola pública e de Esquerda. Ultimamente está muitooooo complicado às coisas. O "passa pano" da Esquerda tem me incomodando profundamente.
O identitarismo está presente nos dois espectros políticos. A diferença é o que o identitarismo da direita é o do senso comum, da maioria, do modelo de família patriarcal, do cristianismo, que bandido bom é bandido morto, que contrapõe ao identitarismo da esquerda, que muitas vezes tenta quebrar essa lógica.
Acho que o ponto é justamente esse. O que a maioria quer é o que a democracia quer, afinal a democracia é a vontade da maioria prevalecendo sobre a minoria. Acho que a esquerda tenta irracionalmente atender as minorias com ideias que acabaram por tentar destruir as bases da maioria. Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que isso não dá certo.
EXATAMENTE! o pessoal fala como se "identitarismo" de direita não existisse. Tava ouvindo o Calma Urgente com o Bruno Torturra e o Gregório Duvivier e eles comentaram que, na França, identitarismo é conhecido cono ser algo da direita de lá, acho que é o papo contra os imigrantes. o "fantasma do identitarismo" é o novo "fantasma do comunismo"
"Vaidade das vaidades, e tudo é vaidade", já dizia um sábio. "Nos deram espelhos, e vimos um mundo doente", disse o poeta Renato Manfredini, auto intitulado Renato Russo, há algumas décadas. As barreiras do identitarismo somos nós mesmos. Coletividade é abrir mão de nossas vaidades enquanto mártires.
Sendo alguém que se considera de esquerda, vi como nos últimos 25 a 30 anos nos desfizemos, e acabamos por nos prender dentro dessa prisão do identitarismo que, ao meu ver, é problemático porque não quer construir outra sociedade, mas sim ter alguma posição de destaque nessa catástrofe que vivemos, e se dá por satisfeito com isso.
Eu estava num trem lotado quando vi esse vídeo. O pensamento que me veio foi um que anda sendo recorrente: essas pessoas aqui estão se lixando pra esse papo de direita/esquerda. A questão é pensar cada tópico, e não os colocar nessas caixinhas simplistas.
Obrigada pela séria e criteriosa, e há muito já faço essa problematização sobre o que há de equivocado, demagógico ou oportunista em pautas que são pra lá de legítimas, sequestradas pelos movimentos sociais. Sou uma mulher parda pobre, professora, homossexual e qdo tento problematizar isso na esquerda sou chamada de "branca" e de "reaça".
BRASIL nem esquerda nem direita. Ideologias Tóxicas. Maléficas. Cruéis. CHINA. " não importa a cor do gato, importa que cace o rato". Nosso discurso político precisa ser. EDUCAÇÃO. SEGURANÇA, SAUDE E MORADIA.
Como impedir que uma criança que foi ensinada que pode ser o que quiser, se identifique como um gato ou qualquer outro animal? Sim há casos reais deste tipo, pasmem
Estava vendo os vídeos Wiker Leão e na época que estudei na Federal, todo o corpo teórico universitário no campo das humanidade é basicamente identitário. Todos os autores remetem a isso. Os alunos já saem formados com esse tipo de pensamento.
Fiz 2 faculdades públicas na área de humanas e não sou identitária, aliás, nem eu, nem um monte de gente. A Universidade é local de gente jovem e idealista e jovens idealistas costumam ser mais intransigentes nas suas falas e posturas, mas nao é culpa das ciências humanas..
Estudei na Federal e tinha professores de todos os espectros, inclusive nas humanas. E eu sou formada em Comunicação, fiz matérias como aluna especial na História, Geografia e Ciências Sociais.
Eu entendo que esses movimentos são de esquerda mas a esquerda não é desses movimentos, Isto é, os grupos identitários se identificam com a visão da esquerda do mundo porém a esquerda não se identifica com eles muitas vezes. Esses grupos identitários apenas ajudam a reforçar a extrema-direita
Agradeça à Escola de Frankfurt, que expandiu o marxismo a vários outros âmbitos de vida humana com a possibilidade de criação de pautas ridículas e absurdas para que os problemas reais ficassem fora do radar da sociedade. O velho "divide e vencerás", "luta entre opressor e oprimido" e o maquiavelismo são as normas deles.
Só eu notei os 'S's intrometidos no sotaque gaúcho da Mariliz? Achei engraçadinho. O sotaque dela virou uma mistura de gaúcho com carioca e português de Portugal a Língua é viva.
Acredito que tua reflexão foi serena e acertada. Não concordar com esse ato sensual só pode se vincular ao ego da autora. A esquerda, os progressistas perder a chance de ganhar terreno, ou não perdê-los, ao se omitirem e se desvincularem politicamente deste ato exibicionista.
Não sei, Mariliz. Eu sou o esquerdista dos meus grupos de WhatsApp, embora seja social-democrata. Absolutamente ninguém me cobrou nada sobre esse assunto. Mas, sim, não foi legal.
Excelente comentário, a esquerda tem que esclarecer o que defende, E realmente, parte da esquerda não quer discutir o assunto porque pretende impor argumentos
como se a direita tivesse esclarecido o que ela defende???? a direita com as pautas identitárias dela tipo conservadorismo, patriotismo, evangelismo. "Deus" "pátria" e "família" são identitarismos, ser anti LGBTQ tbm, a galera que é fã de arma tbm
Sou de esquerda, mas não sou progressista, e volta e meia sou linchado por causa disso. Enquanto o pessoal perde tempo com temas ridículos como linguagem neutra, o que é importante de verdade, que é a luta de classes, fica de lado. Quem ganha com isso é o capital.
Mas o progressismo NUNCA foi esquerda.😢 Progressismo é "centro-direita". Sempre foi. Lembro quando o tal movimento engatinhava no governo FHC-PSDB (centro-direita)
@@RicardoSantosGalilewa mídia brasileira que tenta pintar a esquerda iliberal brasileira como democrática, a chama de progressista. Se pra vc a esquerda não é progressista, vc assume que ela é um movimento antidemocrático? Pois pra mim, é bem claro que no mundo existe dois tipos de esquerda, a liberal democrática é a iliberal antidemocrática, que infelizmente é a maioria na América Latina, com o PT incluído e a mídia brasileira finge não ver.
Sou de esquerda raiz. Pra mim o identitarismo é uma cooptação neoliberal da ideologia progressista. A esquerda não é mais sobre união e luta de classes, mas de direito ao individualismo. A pauta de minorias é só um pano de fundo.
A Tertuliana conseguiu o que queria, graças a vocês, 'jornalistas'. Ganhou visibilidade. Bom pra ela. Parabéns. Mostra que ou não entendeu nada sobre a mída, ou entendeu e tá se fazendo de louca.
Muito boa análise! Tenho achado bastante saudável acompanhar o seu trabalho. Me identifico com uma orientação mais de direita do que a sua mas não estamos em espectros opostos. Consumo conteúdos de canais de esquerda e vejo que isso traz uma certa lucidez ao meu discernimento e o pensamento crítico. Se as pessoas conversassem um pouco mais com que está pelo menos um pouco a sua direita ou esquerda, a falácia do espantalho seria mais facilmente identificada e com poder reduzido de destruição.
É nesses momentos que encontramos a sociedade civil organizando uma reação aos sequestros de significados. Wilker Leão faz a mesma coisa, só que lááááá na direita. Fico feliz em ver essa reação não reacionária.
Meghan Markle não entrou sozinha na igreja. Quem a conduziu, a pedido dela própria, foi o príncipe Charles. Corre a boca pequena que ela morria de vergonha do pai, que era obeso. O pai dela sempre foi presente, ela morava com ele e não com a mãe. Ele pagou a faculdade dela e sempre arrumava trabalhos pra ela, já que era um diretor de iluminação de estúdios bastante premiado.
Sobre as perguntas repetidas de "porque a atitude representa a esquerda", vamos de um exemplo apenas: um tio maluco, professor universitário numa palestra dentro da universidade (no exercício de sua função púlica), resolve dizer que "bandido bom é bandido morto" (pra ficar num exemplo cliché), mas sabemos onde aquela atitude tem origem para ele se sentir confortável em dizer aquilo num ambiente público (permissão social do seu grupo). Com que espectro político vamos associar o cidadão? Pois bem... Neste exemplo, as pessoas/líderes de direita que não se manifestassem contra a atitude deveriam ser cobradas, sim. Assim como os progressistas estão sendo cobrados sobre o caso de Tertuliana. Pau que dá Chico tem que dar em Francisco. Não sendo assim, é só cinismo barato. E são quase todos cínicos dos dois lados, né?
A esquerda tem que pautar as questões de moradia, melhorar educação, saúde, o transporte pra os trabalhadores, dialogar com outros setores da sociedade . Lutar pelo aumento dá renda do povo.
Apropriação de bandeiras e padronização de discursos. Fica parecendo que a esquerda foi a responsável pelas bandeiras que ocorrem no mundo inteiro independente do projeto político.
Acho que a esquerda está no caminho certo. Dentre as boas ideias, vale destacar a intenção de fazer uma live do Boulos com o Marçal.... um golaço! Por essa sacada ele merecia ir direto pro Palácio dos Bandeirantes. Genial!
Considerando que quem virou no Marçal detesta o Nunes e ideia o Boulos, esse apoio é visto como traição. Quem votou no Marçal está bem zangado e, provavelmente, vai votar no Nunes. Bem feito.
O grande problema eh jogar todo um coletivo num ato individual. Por exemplo: Acha que a esquerda deveria deixar de defender pautas feministas por que algumas ultra feministas fazem coisas sem sentido?
Que vídeo interessante! Eu penso na questão da linguagem neutra, o quanto é excludente socialmente. Surgida dentro do meio acadêmico, em uma classe média alta intelectual que alguns momentos impõe sobre a classe mais baixa um modo de falar, sendo que a classe mais baixa tem preocupações sociais mais profundas, nisso, à direita reacionária chega com um discurso raivoso na classe mais baixa, que se identifica por causa indignação que tem com o estado, mesmo que seja um discurso apenas de lacração política da direita, sem evolução social, há uma identificação. Os identitaristas têm levado à esquerda a um debate muito restrito.
O problema desse tipo de abordagem é que traz aquele pressuposto ingênuo de que "a ideologia é boa, mas alguns indivíduos e grupos a corrompem". Não dá para abstrair, essas ideologias são essencialmente autoritárias e antiliberais.
Mariliz, o problema do termo "educação sexual" é o "sexual". Vi uma pessoa não sei onde dizendo que bastaria mudar o nome para "educação corporal" para que o rejeição fosse menor. Pois o que se está ensinando às crianças é a ter consciência dos limites de seus corpos em relação a terceiros que não podem ser ultrapassados.
Ontem eu vi um meme que falava: "Coisas para ser fazer em SP 01 - Ir embora." Se você comenta qualquer coisa defendendo a cidade ou falando mal do clima quente de outro lugar do nordeste, NOSSA, O MUNDO SE ACABA. Mas você vê que a galera A-DO-RA meter o pau em SP como se não houvessem coisas maravilhosas aqui. Agora me diz: pra que essa divisão tosca? Que mostra de virtude é essa que quando você critica São Paulo você se torna uma pessoa melhor? Sinceramente...
Por outro lado ele - E possivelmente até a Mariliz (Esta sim, liberal de alma, admita isso ou não) - quer distribuir o dinheiro dos outros tanto quanto qualquer petista. E abraça árvore, também. ...Então chamar de "neoliberal", que é na conotação que você quer, não é simples no caso do Pedro... Eu particularmente classifico o Pedro como "Left-Lib", sim. Mariliz não. Por mais que ela tente - Com sucesso - ser uma pessoa legal: A alma dela é """""""""só""""""""" Lib, mesmo. (O melhor espírito possível, na minha opinião suspeita.)
Concordo plenamente com vc, Mariliz. Já vi de tudo na vida, pensei que nada mais me chocaria nesse mundo, mas o vídeo da mestranda me incomodou. Foi pirulito pra extrema direita.
Acredito que “uma educação sexual adequada a sua idade” (da criança) é importantíssima. A questão é: qual o balizamento formal existente hoje daquilo que seja adequado para cada faixa etária? Qual o grau de liberdade do “professor” em adequar um balizamento porventura existente a suas crenças e etc?
Os tolos ou toles estão por toda parte, infelizmente. Esse extremismo, fanatismo e fascismo está levando o coletivo, ladeira abaixo, aos rebolões. Onde está tudo junto e misturado.
Pela primeira vez, tuas falas Mariliz estão funcionando como uma harmoniosa confluência de rios às falas do professor Paulo Ghiraldelli. Excelente! Eu acho também que muitas mulheres nesses tempos atuais não querem se assumir feministas, Mariliz, por causa do enorme oceano de ataques contínuos dos homens "Red Pill". Os masculinistas "Red Pill" estão o tempo todo atacando, criticando, as mulheres. Tenho pena de vocês, nesses tempos de hoje (se eu fosse mulher, eu estaria com medo). É evidente que aquela moça trans da universidade já fez aquilo com um propósito bem definido (com a explícita intenção mesmo) de chocar, agredir, provocar.
Na minha empresa as ações antirracistas se transformaram em segregação racial, e eu, canhoto raiz na luta operária, virei alvo desse movimento por ser branco e brigar contra a discriminação racial. Eu tenho formação e consciência social e vou continuar defendendo as pautas da esquerda, mas muitas pessoas do meu entorno já começaram a observar com bons olhos os discursos da direita. E é isso, o radicalismo identitário está jogando as pessoas para o outro lado.
A esquerda está muito distante do povo, raramente fala de emprego, saúde ou educação, e quando fala não chega na população, o que realmente ganha destaque e que me impressiona são as pautas escolhidas por bilionários estrangeiros que ditam o que vai ser a nova discussão.
Sim, quem já pesquisou como determinadas ideias chegam até aqui acaba descobrindo que muitas delas vem através de projetos criados por bilionários, e os temas que realmente importam para os mais pobres nunca são discutidos.
Legal. Se luta por estabilidade e hoje a moda era o que chamávamos de "vagas arrombadas". Sabe o que mudou? Os liberais decidiriam apoiar por ideologia. Então que tenham vagas assim. Daqui uns dez anos se vê o resultado.
E isso é feito de propósito 🤮
Muita gente não sabe mas existe uma vertente da esquerda q é CONTRA o identitarismo. Tem alguns canais como do Frederico Krepe q já fez vários vídeos falando sobre isso
Acho o contrário. O povo está afastado das ideias de esquerda. Quem é que se interessa por defesa de direitos de trabalhadores se não existe mais essa categoria?
Não foi a esquerda que convenceu a população que é melhor ser PJ. Que terceirização é bom. Que imposto sindical é um absurdo. Que o Estado tem que ficar no canto dele, quietinho, só garantindo o direito de propriedade de quem tenha alguma coisa.
De fato, a esquerda parece ter perdido a razão de existir. O destino parece que é ser uma espécie de lata de lixo dos liberais para o identitarismo que não seja conveniente.
Se a pauta for valorização da mulher ou combate à violência contra gays, é liberalismo. Pedro Dória vai aparecer com uns 3 autores liberais (de verdade) pra explicar porque esse tipo de coisa é liberal, e não de esquerda (ou socialista?).
Mas se a pauta for bate cu ou travesti marginal, aí o filho é da esquerda. Sem livro, nem nada.
Sou de esquerda filosoficamente falando, mas ultimamente tenho me visto cada vez mais um cara de centro, porque a galera desse meu campo tem pirado (e muito). Estão insuportáveis!
Também estou assim. Faz 2 anos me mudei para Macapá e comecei a conviver com insegurança pública. Parece que o número de assaltos, viciados, faccionados, etc, sem uma polícia forte, só vai aumentar. É um tópico onde a esquerda é muito fraca e tem muita importância no dia a dia, por exemplo.
Imagina eu que sou branco e hétero kkkkkk
Tem uma galera que te cancela pela aparência kkk
@@LeoneRothstein calado 😶, você é privilegiado. 🤣🤣🤣
A esquerda, no Brasil, me fez tornar-me eleitor de direita.
Anos de luta - através de sofrimento e trabalho duríssimo - para mostrar que nós travestis podemos ser levadas a sério na academia e a Tertuliana me faz um negócio deste. Fiquei revoltada. Todo mundo que não queria me contratar no Brasil - apesar de anos de esforço e dedidação à Astrofísica - tem munição para dizer "ta vendo - por isto não contratamos a Vivian Miranda". Lamentável.
A maioria de nós nem saberia se não saísse na imprensa oficial. Vira assunto e a mídia é sensacionalista.
@@deniseldantas Exatamente isso. Com o propósito de apontar um "desafio da esquerda". Esse vídeo é um exemplo claro. Qual foi a pauta: travesti sem noção em universidade pública é um problema da "esquerda".
a@@deniseldantas sensacionalista, não. Imagina se um bozoloide fizesse um discurso religioso na banca de um mestrado. Seria igualmente inconveniente. O que essa pessoa fez merece todo o estardalhaço, sim.
Lamentável. Que todas as pessoas sejam reconhecidas pelo seu MÉRITO, e não por pertencer a essa ou àquela condição. Infelizmente, na esquerda, o mérito foi aniquilado, sobrando somente o engajamento no identitarismo.
Sempre vai ter gente usando causas honestas para se promover, chocar e ter ganhos pessoas. Bem diferente do M L King, que só queria igualdade, não igualdade. Por causa dessas pessoas, o mundo está virando uma disputa de identitarismo vs nacional cristianismo e ficando cada vez mais perigoso, igual a Europa na década de 30 do século passado.
Eu sou uma mulher trans e o nojo que eu senti dessa Tertuliana é difícil de expressar, ela causou um dano horrendo pra comunidade, angustiante
Todo o mundo tá percebendo que esses acéfalos com ânsia de protagonismo a todo custo só geram ódio conta a comunidade. Todos ficam taxados de malucos e depravados. É de lascar.
Às vezes uma parcela (bem significativa) da esquerda dá a impressão de que corrobora com esse tipo de atitude. Inclusive na questão da hipersexualização, não só de pessoas trans, mas no geral. Uma das coisas que contribuiu pra que eu me afastasse de uns setores da esquerda foi justamente esse: tudo tem a ver com sexo, com "put4ria", e isso faz com que muita gente associe a esquerda com perversão sexual. A verdade é que essa moça não contribui em nada (inclusive em relação à tese dela), a impressão que me deu é que foi unicamente uma atitude de autopromoção.
O campo de gênero e sexualidade é basicamente putaria, principalmente se você levar em conta Foucault, Butler, Preciado e etc. Alias a performace da moça é nada mais do que uma copia do "manifesto Contrasexual" do Preciado.
Perfeita a colocação
Além de ser mais uma mancha na reputação da faculdade federal.
Que esquerda "significativa" é esse que de fala bb?
De nomes, grupos, organizações, escritos, manifestação, direrivas...
Tá parecendo a globo pinçando um evento e generalizando tudo numa esquerda metafórica.
mas foi unicamente uma atitude de autopromoção. Ela até pode tentar se enganar querendo demonstrar alguma virtude, mas no fundo até ela mesma sabe que não contribuiu pra p0rra nenhuma. Só queria ficar popular. E eu soube que ela já vinha tentando há mto tempo. A boa e velha né: gente oportunista tem no espectro inteiro.
Tem uma observação do professor Alexandre Link, do canal Quadrinhos na Sarjeta, que ele levantou que foram: quem saiu ganhando com essa performance dela? Quem conseguiria fazer um corte desse video a Erika Hilton ou o Nicolas Ferreira? Pq a única pessoa que saiu ganhando com isso foi ela, pois houve um aumento na venda dos livros dela, mas a performance em si n acrescentou em nada nas pautas identitarias, pior, acabou servindo como um deserviço para as universidades, que já são atacadas.
Vi esse vídeo do Link e foi o melhor sobre esse assunto.
Linck é muito sensato. Qns é muito bom 👏👏👏👏
Para Tertuliana foi bem lucrativo: vendendo mais livros, produzindo mais conteudo adulto no Privacy. E tenta infiltrar seu cu na educacao
Ah sim. Melhor não melindrar. Já ouvi isso.
Acredito que infelizmente quem sai perdendo são as crianças. Pois até onde entendi, ninguém tentou sinceramente entender como funciona a educação pelo c#.
Acho muito difícil, quase improvável, que alguém encare os identitários radicais que frequentam e bagunçam o PT.
Eles sempre apelam para ofensas pessoais pesadas, como ''você é racista, é homofóbico, é machista, etc.''.
Eu, novinho na década de 90, fui a uma festa do PT; festa grande. Lá estava tocando uma música horrorosa, de um grupo de pagode desafinadíssimo. Tirei a música e coloquei CDs do Martinho Da Vila e do Emílio Santiago.
Logo vieram uns caras e me disseram - 'Você não suporta ouvir negros cantando, seu racista'. O clima pesou e muita gente veio pra confusão. Alguns disseram que eu havia colocado outro negro para tocar, mas de nada adiantou.
Tenho mais um milhão de exemplos que vi, já naquela época.
... ataques a professores universitários apareceram agora, mas eles já acontecem há anos e anos.
... havia, também, uns grupos radicais LGBT - que pregavam ódio indistinto a homens. Elas eram chamadas/apelidadas de ''grelo duro'', já que eram super masculinizadas e eram meio violentas nos gestuais. Elas suprimiam as comissões de mulheres, que atuavam com lucidez/seriedade nos movimentos.
Até o MNU (Movimento Negro Unificado) foi engolido pelos radicais/alucinados, que faziam oportunismo barato dentro do partido.
Enfim, eles são difíceis de aturar, e combatê-los é dificílimo.
Esse é um problema sério do identitarismo. É o escudo para ser ruim (não é nem medíocre, é ruim mesmo). Eu não tenho direito de achar um artista negro, uma mulher, LGBT+ por serem ruins. Se eu não gostei, então é porque eu não suporto aquele grupo identitário. Então todo mundo pode fazer um monte de porcaria e todo mundo tem que achar bonito.
Não se pode discordar de um argumento de um grupo identitário porque o argumento é fraco, se você discorda, está discordando da identidade da pessoa. E, quando envolve pautas identitárias, pior ainda, porque você não pode falar por não ter lugar de fala.
Enquanto isso, o brasileiro médio tá dentro das igrejas evangélicas controladas por figurões da direita radical ouvindo que os monstros tão na esquerda. Daí, se o seu Zé, pobre, que acorda todo dia 5h da manhã, pega duas conduções pra chegar no trabalho e duas pra voltar pra ganhar um salário mínimo tem que escolher entre ser o privilegiado, est****r em potencial, etc ou acreditar que o problema tá na esquerda, só pensa em quem ele vai acreditar.
Eu era o CD.
@@Durtpsico Havia movimentos identitários sérios dentro ou em torno do PT - O MNU (Movimento Negro Unificado), as comissões de mulheres, etc., mas todos foram engolidos/suprimidos pelos radicais, que não leem nada, não sabem nada e que não contribuem em nada.
Boa parte da cúpula do PT vê neles imensa coleta de votos, por isso, também, eles têm esse trânsito livre e aprontam como podem.
“Eu me senti uma tia do Zap reaça!” 😆 compartilhei do mesmo sentimento! Melhor definição, impossível! Aliás, ando tendo esse sentimento com certa frequência e me pego perguntando “Será q sou eu!? Ou as coisas andam meio sem limites msm…!?”
Você está obviamente equivocada. Qualquer opinião sobre o trabalho da Tertuliana pode ser considerado homofobia. E o STF já bateu o martelo. Homofobia é tanto crime quanto o racismo. Você só expõe sua opinião livremente por ser de esquerda. Se fosse de direita, teria que pensar DUZENTAS VEZES antes.
@@blog8020 cara, sinceramente, não tenho nada contra a pessoa, nem contra o trabalho dela…! Só achei a “performance” absolutamente desnecessária e um tanto ofensiva - considerando o contexto…! Acredito q a palestrante em questão tenha total capacidade d apresentar seu ponto d vista/pauta/pequisa d maneira mais construtiva…!
Mais gente como a Marilise tem que ter o bom senso de por a boca no trombone e atacar estes psicopatas ou oportunistas que se misturam à esquerda para benefício próprio. Tem gente que tem como profissão ser negro, gay ou mulher e vive se aproveitando da audiência da esquerda para fazer todo tipo de coisa para aparecer e faturar com isto não se importando com as consequências políticas negativas que isto traga para os movimentos sociais legítimos.
Não está só. Também me sinto assim.
Sim, é responsabilidade da esquerda sim. Pois são movimentos bem detratores.
O identitarismo fragmenta e derrota a esquerda.
A esquerda parou de pensar na categoria de exploração
Criaram pobres de direita
as verdadeiras feministas se afirmam pelo exemplo, pela prática diária, sem o exibicionismo e sensacionalismo. O indivíduo ganha respeito e admiração no meio social pela sua postura, conduta ética e inteligência, seja homem, mulher, trans, o que for. Espelhem-se em Roberta Close, , Rogeria, Clodovil,
Caramba! Até eu me senti uma tiazona reacionária com esta Tertuliana. Concordo plenamente que esta postura só deprecia toda a luta das minorias.
E os pobres e trabalhadores? Ah, é que eles servem para trabalhar e pagar imposto( também). Vamos lá levantar uma bandeira. Trabalhador pobre, pensar nele pra quê?
Quando teve reforma trabalhista vc estava na rua tomando bala da pm?? O PT a esquerda estava
"A esquerda luta por direitos indivuais dentro de um aspecto coletivo" muito obrigado, inteligentissima!
Seu Antônio, um trabalhador assalariado e pai de três filhos, levanta-se todos os dias às 5h da manhã para enfrentar mais uma jornada de trabalho. Apesar da rotina árdua, ele está profundamente encantado com Tertuliana, uma mestranda cuja tese promete transformar a realidade de sua vida de luta Para Seu Antônio, as ideias inovadoras de Tertuliana trazem uma nova esperança, renovando suas forças para enfrentar os desafios do dia.
Que bom que o seu Antônio trabalha para pagar imposto da bolsa CAPES e o salário do orientador da Tertuliana
Desculpe, mas que mundo vc vive? Seu Antônio, trabalhador que acorda as 5 da manhã é evangélico, ok? Quer ir pro céu depois de viver uma vida tão difícil e pra isso segue a palavra da Biblia. Quem está orgulhoso da professora é o "Henrique", jovem branco de classe média que estudou a vida toda em escola particular e agora estuda numa federal na área de humanas. Pare de romantizar a realidade.
@@renatogomes2398 o texto é irônico...🙄
O pessoal tem uma certa dificuldade com a ironia
😄
Enquanto a esquerda critica o ketchup, a direita frita batata no McDonald's. KKKKKK
Booooua!
Me distanciei demais dessa ideia torta que se desenvolveu sobre a esquerda, isso não me representa. Me encontro num limbo político absurdo, porque os ideais da direta aqui no Brasil também não me representam. Tempos difíceis.
Vota no Tiririca
Pior do que tá não fica
Desculpa! Eu não acredito nisso de verdade. É só que a piada eu não podia perder. Por favor entenda...
Uai, vc pode ser de esquerda sem ser identitária.
Mas você pode defender ideias de esquerda e criticar com veemência aquilo que se intromete na esquerda sem servir para outra coisa que não seja criar estereótipos para a direita explorar como é o caso desta Tertuliana e da turminha da linguagem neutra.
@@programasepolitica exatamente.
"Me causa espécie" o professor orientador ter autorizado tal título para um trabalho. A própria UFBA deveria ter agido.
O gente! Tá tenso. Porque ultimamente só vale o que a pauta identitária entende. A esquerda morreu quando deixou de falar para todos e passou a falar para todes.
Pois é. Como vamos fazer eles escutarem o que a esquerda raíz (ainda quer)?
Qual a razão do Meio falar tanto da esquerda? A conclusão que qualquer um chega lendo os jornais é que a "esquerda acabou". Se acabou por que falar dela? Vamos virar a página e falar do novo Brasil que vai surgir com a Direita. O Brasil-empreendedor. O Brasil-Conservador. O Brasil-Armado. Ficar falando de algo que tem uma data de validade tão curta não faz sentido.
Precisamos responder coisas como: com esse empreendedorismo da direita seremos um país de primeiro mundo em quanto tempo? Com o avanço do protestantismo em quanto tempo iremos ser doutrinados com o esse identitarismo conservador? Com o aumento de armas quando teremos acabado com a violência urbana? O meio poderia se debruçar sobre essas questões.
@@lidil.8052 não há diálogo com extremistas.
CONCORDO DEMAIS!!!!
E o todos viraram pobres de direita
Sua fala me representa , sou feminista! Minha mãe era ( nem sabia que era....). Mas não suporto radicalismos, nem de direita nem de esquerda! Mulheres precisam e devem continuar lutando pelos seus direitos, de forma coordenada sem radicalismos!
O q seria mulheres lutando, mas sem radicalismo? Pra isso tem feminismo liberal e tá funcionando? Status quo intacto tá ok?
A Mariliz sempre traz as questões espinosas de que temos que falar. Muito obrigado pela discussão e por puxar a conversa. Faz bem pra cabeça da gente!!
Se tiverem quatro esquerdistas em uma mesa vc terá cinco opiniões diferentes
Mira, na direita também, mas eles parecem ser mais capazes de deixar diferenças de lado e se unir em objetivos comuns. A esquerda parece que personaliza coisa, como se fosse algo pessoal, até moral:"Eu e fulano concordamos com X coisa, mas não vamos nos unir porque discordamos de Y coisa e isso seria uma afronta a minha ideologia/pensamento/verdade/o que eu acredito/blá-blá-blá whiscas sachê"
Mas são mais unidos.@@CibelliFogliato
Pois é, tá difícil encontrarmos um ponto em comum.
Enquanto isso, o discurso de o.dio cresce e engaja. Contudo, seguimos!
O identitarismo só divide às pessoas em grupos para que fiquem em bolhas fora da realidade e sejam mais fáceis de controlar, pois assim não exigem solução prá problemas reais. Enquanto se discute sobre linguagem neutra, a favela continua sendo frigorífico de carne humana para servir ao narcotráfico.
@@lidil.8052o verdadeiro discurso de ódio está do lado vermelho 👍
Não costumo a concordar muito com certos posicionamentos deste canal, mas assisto por ser um canal serio e de nivel.
Particularmente neste video, é de uma clareza, objetividade e CORAGEM, admiraveis.
Excelente exposição, muito bem sustentada e coerente.
Esse canal e uma furada, sai dessa.
É uma dificuldade falar EXTREMA ESQUERDA, mas qualquer coisa do lado direito é EXTREMA DIREITA.
A janela de Overton explica essa dificuldade que os esquerdistas possuem em fazer autocrítica.
Não existe extrema esquerda
Faz um tempo que eu sigo uma regra pessoal: se a pessoa diz coisas como "lugar de fala", "estrutural", "potente", "gratidão", "todes"... então eu já sei que daquele mato não sai cachorro, não tem debate.
"Potente", é?!
Não conhecia essa. Mas eu também tenho critérios pra JÁ SABER SE É OTÁRIO(A).
Exatamente isso, essas coisas só faz com que a esquerda perca a cada dia mais adeptos, veja as eleições municipais.
Acho que há muito a criticar nessas pautas. Mas daí a não compreender que vários desses problemas são sim estruturais, vai uma boa distância
O problema é que em muitos casos, para não dizer NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS, o """debate""" JÁ COMEÇA COMPLETAMENTE ENVIESADO. Ou seja: "X NÃO PODE SEQUER SER QUESTIONADO".
Parece familiar?
Em tempo: "Estrutural" é uma palavra - Que em geral não traz bons agouros sobre o perfil de quem usa, mesmo. Existem muitas e muitas. O que conta é o significado com que se está trabalhando. Eu te digo um que considero bom e sólido significado de "Estrutural", no contexto da discussão de direitos civis: "Institucionalizado".
De acordo?
...Mas - Agora vem a ressalva, totalmente razoável, que esquerdistas DETESTAM - não é "Institucionalizado" segundo meu umbiguinho, e nem segundo o seu umbiguinho, não... É INSTITUCIONALIZADO DE VERDADE. (Aí a coisa já muda.)
Se você me disser que há leis permitindo que pessoas pretas sejam escravizadas: Eu vou te dizer que há RACISMO ESTRUTURAL!
Se você me disser que há leis impedindo mulheres de frequentar a Universidade: Eu vou lhe dizer que há MACHISMO ESTRUTURAL!
...Agora, se você me disser que partidos políticos não estão querendo escolher muitas mulheres entre suas candidaturas, e que deveriam ser obrigados a escolher mais... Aí eu vou te pedir para me desculpar...
Acho que o identitarismo radical atrapalha muito a esquerda e as discussões fundamentais
nossa, imagina o do mundo paralelo da extrema direita bolsonarista...cruzes
Agradeça à Escola de Frankfurt, que expandiu o marxismo a vários outros âmbitos de vida humana com a possibilidade de criação de pautas ridículas e absurdas para que os problemas reais ficassem fora do radar da sociedade. O velho "divide e vencerás", "luta entre opressor e oprimido" e o maquiavelismo são as normas deles.
Eu, como Comunista, concordo - a Esquerda deveria estudar ECONOMIA e as ramificações danosas do Capitalismo na sociedade, ao invés de tentar "reformar" o Capitalismo por meio de "paliativos" que não quebram o "teto de vidro" do sistema.
KARL MARX SEGUE SENDO INCOMÍVEL!
@@emreformulacaobolsonarismo é efeito histórico do identitarismo. Historiador por cota.
Mas Eu também me sinto assim, sou professor de Escola pública e de Esquerda. Ultimamente está muitooooo complicado às coisas. O "passa pano" da Esquerda tem me incomodando profundamente.
O identitarismo está presente nos dois espectros políticos. A diferença é o que o identitarismo da direita é o do senso comum, da maioria, do modelo de família patriarcal, do cristianismo, que bandido bom é bandido morto, que contrapõe ao identitarismo da esquerda, que muitas vezes tenta quebrar essa lógica.
Acho que o ponto é justamente esse. O que a maioria quer é o que a democracia quer, afinal a democracia é a vontade da maioria prevalecendo sobre a minoria.
Acho que a esquerda tenta irracionalmente atender as minorias com ideias que acabaram por tentar destruir as bases da maioria. Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que isso não dá certo.
EXATAMENTE! o pessoal fala como se "identitarismo" de direita não existisse. Tava ouvindo o Calma Urgente com o Bruno Torturra e o Gregório Duvivier e eles comentaram que, na França, identitarismo é conhecido cono ser algo da direita de lá, acho que é o papo contra os imigrantes. o "fantasma do identitarismo" é o novo "fantasma do comunismo"
PERFEITA!!! Não aguento mais isso, obrigada por falar isso! Meio sempre melhor informação e interpretações ❤
"Vaidade das vaidades, e tudo é vaidade", já dizia um sábio. "Nos deram espelhos, e vimos um mundo doente", disse o poeta Renato Manfredini, auto intitulado Renato Russo, há algumas décadas. As barreiras do identitarismo somos nós mesmos. Coletividade é abrir mão de nossas vaidades enquanto mártires.
Sendo alguém que se considera de esquerda, vi como nos últimos 25 a 30 anos nos desfizemos, e acabamos por nos prender dentro dessa prisão do identitarismo que, ao meu ver, é problemático porque não quer construir outra sociedade, mas sim ter alguma posição de destaque nessa catástrofe que vivemos, e se dá por satisfeito com isso.
Obrigada pelo vídeo. Nossa um alivio ouvir tudo que está falando.
"O identitarismo da esquerda é fascista." Marilis Pereira Jorge
Enquanto se tratar do racismo desta forma não iremos a lugar nenhum
Eu estava num trem lotado quando vi esse vídeo. O pensamento que me veio foi um que anda sendo recorrente: essas pessoas aqui estão se lixando pra esse papo de direita/esquerda. A questão é pensar cada tópico, e não os colocar nessas caixinhas simplistas.
O neoliberalismo venceu. A luta de classes acabou. E o empresariado venceu.
Obrigada pela séria e criteriosa, e há muito já faço essa problematização sobre o que há de equivocado, demagógico ou oportunista em pautas que são pra lá de legítimas, sequestradas pelos movimentos sociais. Sou uma mulher parda pobre, professora, homossexual e qdo tento problematizar isso na esquerda sou chamada de "branca" e de "reaça".
BRASIL nem esquerda nem direita. Ideologias
Tóxicas. Maléficas. Cruéis. CHINA. " não importa a cor do gato, importa que cace o rato". Nosso discurso político precisa ser.
EDUCAÇÃO. SEGURANÇA, SAUDE E MORADIA.
Olha o exemplo que tu da kkkkkkkkkkkkk
@@WillswordNa China nunca aconteceria uma situação como essa da Universidade do Maranhão.
Parabéns Mariliz, eu não conseguiria expor melhor o que sinto em relação a isso tão bem quanto você.
Concordo muito com vc. Adoro sua sensatez, aprecio muito suas falas.
Estou no Meio por vc, desculpa Pedro 😅
A verdade é que tem gente que não liga para as lutas sociais, só quer lacrar!!!
Parabéns!! Por isso assisto seus vídeos... por conta da sua lucidez e ética ❤
Como impedir que uma criança que foi ensinada que pode ser o que quiser, se identifique como um gato ou qualquer outro animal? Sim há casos reais deste tipo, pasmem
Estava vendo os vídeos Wiker Leão e na época que estudei na Federal, todo o corpo teórico universitário no campo das humanidade é basicamente identitário. Todos os autores remetem a isso. Os alunos já saem formados com esse tipo de pensamento.
Fiz 2 faculdades públicas na área de humanas e não sou identitária, aliás, nem eu, nem um monte de gente.
A Universidade é local de gente jovem e idealista e jovens idealistas costumam ser mais intransigentes nas suas falas e posturas, mas nao é culpa das ciências humanas..
Estudei na Federal e tinha professores de todos os espectros, inclusive nas humanas. E eu sou formada em Comunicação, fiz matérias como aluna especial na História, Geografia e Ciências Sociais.
Eu entendo que esses movimentos são de esquerda mas a esquerda não é desses movimentos, Isto é, os grupos identitários se identificam com a visão da esquerda do mundo porém a esquerda não se identifica com eles muitas vezes. Esses grupos identitários apenas ajudam a reforçar a extrema-direita
Agradeça à Escola de Frankfurt, que expandiu o marxismo a vários outros âmbitos de vida humana com a possibilidade de criação de pautas ridículas e absurdas para que os problemas reais ficassem fora do radar da sociedade. O velho "divide e vencerás", "luta entre opressor e oprimido" e o maquiavelismo são as normas deles.
Moça, não te conheço mas concordo com cada vírgula. O identitarismo só serve pra fortalecer a direita e não dialoga com o povão..triste 😢
Só eu notei os 'S's intrometidos no sotaque gaúcho da Mariliz? Achei engraçadinho. O sotaque dela virou uma mistura de gaúcho com carioca e português de Portugal a Língua é viva.
Em que ciclo da esquerda teve toda essa discussão sobre a campanha do catchup? Tava nem sabendo...😂
Quem precisa de Marçal se já temos a Tertuliana kkkk
O incrível é que esse vídeo dessa moça "representa" a esquerda, mas o que o Nicolas Ferreira fez com uma adolescente trans não choca.
Vamos dar LIKE gente!!!
As Big TECH estão cortando todos da lacrosfera. Viu que só trouxeram problemas.
Acredito que tua reflexão foi serena e acertada. Não concordar com esse ato sensual só pode se vincular ao ego da autora. A esquerda, os progressistas perder a chance de ganhar terreno, ou não perdê-los, ao se omitirem e se desvincularem politicamente deste ato exibicionista.
Não sei, Mariliz. Eu sou o esquerdista dos meus grupos de WhatsApp, embora seja social-democrata. Absolutamente ninguém me cobrou nada sobre esse assunto. Mas, sim, não foi legal.
Bravíssima! Disse tudo o que gostaria de dizer.
O ridículo da figura não ajuda ninguém. Nem às questões identitárias, nem à esquerda e nem à universidade.
Obrigado
Excelente comentário, a esquerda tem que esclarecer o que defende, E realmente, parte da esquerda não quer discutir o assunto porque pretende impor argumentos
como se a direita tivesse esclarecido o que ela defende???? a direita com as pautas identitárias dela tipo conservadorismo, patriotismo, evangelismo. "Deus" "pátria" e "família" são identitarismos, ser anti LGBTQ tbm, a galera que é fã de arma tbm
Parabéns pelo seu posicionamento 🙌.
Que problematização desnecessária. Mds. Ajudou muito o Mundo e o Brasil
Muito bom! Concordo inteiramente.
Perfeita a análise.
Sem parecer doida, será q seus vizinhos de cima não querem boicotar o seu trabalho com essa bateção?!🥸🥸🥸
Sou progressista, mas não sou de esquerda. O que já apanhei da galera de esquerda por isso... nem tento mais argumentar.
Sou de esquerda, mas não sou progressista, e volta e meia sou linchado por causa disso. Enquanto o pessoal perde tempo com temas ridículos como linguagem neutra, o que é importante de verdade, que é a luta de classes, fica de lado. Quem ganha com isso é o capital.
@@luizeduardoborges4547 É isso aí.
Mas o progressismo NUNCA foi esquerda.😢 Progressismo é "centro-direita". Sempre foi. Lembro quando o tal movimento engatinhava no governo FHC-PSDB (centro-direita)
@@RicardoSantosGalilewa mídia brasileira que tenta pintar a esquerda iliberal brasileira como democrática, a chama de progressista. Se pra vc a esquerda não é progressista, vc assume que ela é um movimento antidemocrático? Pois pra mim, é bem claro que no mundo existe dois tipos de esquerda, a liberal democrática é a iliberal antidemocrática, que infelizmente é a maioria na América Latina, com o PT incluído e a mídia brasileira finge não ver.
Sou de esquerda raiz. Pra mim o identitarismo é uma cooptação neoliberal da ideologia progressista. A esquerda não é mais sobre união e luta de classes, mas de direito ao individualismo. A pauta de minorias é só um pano de fundo.
O problema é ONDE ocorreu, no baile de funk tá valendo, mas numa palestra bancada com dinheiro público não parece favorecer o avanço da ciência
na vdd a maioria das palestras são os estudantes que pagam (geralmente pra poder ter certificado de horas)
"No baile funk tá valendo". Não. Isso daí só é apto para casa de show pornográfico.
@@getthekool1758foi o q ele disse
Ninguém aguenta mais tanta hipocrisia
A Tertuliana conseguiu o que queria, graças a vocês, 'jornalistas'. Ganhou visibilidade. Bom pra ela. Parabéns. Mostra que ou não entendeu nada sobre a mída, ou entendeu e tá se fazendo de louca.
Muito boa análise! Tenho achado bastante saudável acompanhar o seu trabalho. Me identifico com uma orientação mais de direita do que a sua mas não estamos em espectros opostos. Consumo conteúdos de canais de esquerda e vejo que isso traz uma certa lucidez ao meu discernimento e o pensamento crítico. Se as pessoas conversassem um pouco mais com que está pelo menos um pouco a sua direita ou esquerda, a falácia do espantalho seria mais facilmente identificada e com poder reduzido de destruição.
É nesses momentos que encontramos a sociedade civil organizando uma reação aos sequestros de significados. Wilker Leão faz a mesma coisa, só que lááááá na direita. Fico feliz em ver essa reação não reacionária.
Meghan Markle não entrou sozinha na igreja. Quem a conduziu, a pedido dela própria, foi o príncipe Charles. Corre a boca pequena que ela morria de vergonha do pai, que era obeso. O pai dela sempre foi presente, ela morava com ele e não com a mãe. Ele pagou a faculdade dela e sempre arrumava trabalhos pra ela, já que era um diretor de iluminação de estúdios bastante premiado.
Sobre as perguntas repetidas de "porque a atitude representa a esquerda", vamos de um exemplo apenas: um tio maluco, professor universitário numa palestra dentro da universidade (no exercício de sua função púlica), resolve dizer que "bandido bom é bandido morto" (pra ficar num exemplo cliché), mas sabemos onde aquela atitude tem origem para ele se sentir confortável em dizer aquilo num ambiente público (permissão social do seu grupo). Com que espectro político vamos associar o cidadão? Pois bem... Neste exemplo, as pessoas/líderes de direita que não se manifestassem contra a atitude deveriam ser cobradas, sim. Assim como os progressistas estão sendo cobrados sobre o caso de Tertuliana.
Pau que dá Chico tem que dar em Francisco. Não sendo assim, é só cinismo barato. E são quase todos cínicos dos dois lados, né?
O título do vídeo é um tanto curioso, já que a reação da esquerda foi majoritariamente negativa - e com razão.
A esquerda tem que pautar as questões de moradia, melhorar educação, saúde, o transporte pra os trabalhadores, dialogar com outros setores da sociedade . Lutar pelo aumento dá renda do povo.
É ISSO MESMO, OS DEMOCRATAS DIVIDIDOS ENQUANTO OS FASCISTAS UNIDINHOS!!!
Olha pra narrativa do cara. Tão descolada da realidade.
Onde tem fascista? seu tonto!
Foi o identitarismo que elegeu o Bolsonaro em 2018. Mas eles não aprendemos e insistem com isso
O povo odeia o identitarismo.
Apropriação de bandeiras e padronização de discursos.
Fica parecendo que a esquerda foi a responsável pelas bandeiras que ocorrem no mundo inteiro independente do projeto político.
Acho que a esquerda está no caminho certo. Dentre as boas ideias, vale destacar a intenção de fazer uma live do Boulos com o Marçal.... um golaço! Por essa sacada ele merecia ir direto pro Palácio dos Bandeirantes. Genial!
Mas em Manaus não está não. Domingo a prefeitura será disputada por dois candidatos de Direita... a Esquerda morreu.
Considerando que quem virou no Marçal detesta o Nunes e ideia o Boulos, esse apoio é visto como traição. Quem votou no Marçal está bem zangado e, provavelmente, vai votar no Nunes. Bem feito.
Acho que só eu que, felizmente, não vi essa cena. Mas o que ouvi sobre, foi suficiente.
Meus parabéns, explicou tudo.
Por isso a esquerda ta apanhando feio nas urnas kkkk
Uai, queriam que fingíssemos que não aconteceu?
O grande problema eh jogar todo um coletivo num ato individual. Por exemplo: Acha que a esquerda deveria deixar de defender pautas feministas por que algumas ultra feministas fazem coisas sem sentido?
Que vídeo interessante! Eu penso na questão da linguagem neutra, o quanto é excludente socialmente. Surgida dentro do meio acadêmico, em uma classe média alta intelectual que alguns momentos impõe sobre a classe mais baixa um modo de falar, sendo que a classe mais baixa tem preocupações sociais mais profundas, nisso, à direita reacionária chega com um discurso raivoso na classe mais baixa, que se identifica por causa indignação que tem com o estado, mesmo que seja um discurso apenas de lacração política da direita, sem evolução social, há uma identificação. Os identitaristas têm levado à esquerda a um debate muito restrito.
24:06 - excelente ponto, corretíssima.
O problema desse tipo de abordagem é que traz aquele pressuposto ingênuo de que "a ideologia é boa, mas alguns indivíduos e grupos a corrompem". Não dá para abstrair, essas ideologias são essencialmente autoritárias e antiliberais.
Mariliz, o problema do termo "educação sexual" é o "sexual". Vi uma pessoa não sei onde dizendo que bastaria mudar o nome para "educação corporal" para que o rejeição fosse menor. Pois o que se está ensinando às crianças é a ter consciência dos limites de seus corpos em relação a terceiros que não podem ser ultrapassados.
Excelente!
Engraçado, ela referiu o identitarismo, criticou mulheres trans e movimento negro, n criticou o identitarismo do femininos tóxico. Huum
Ontem eu vi um meme que falava: "Coisas para ser fazer em SP 01 - Ir embora."
Se você comenta qualquer coisa defendendo a cidade ou falando mal do clima quente de outro lugar do nordeste, NOSSA, O MUNDO SE ACABA. Mas você vê que a galera A-DO-RA meter o pau em SP como se não houvessem coisas maravilhosas aqui. Agora me diz: pra que essa divisão tosca? Que mostra de virtude é essa que quando você critica São Paulo você se torna uma pessoa melhor? Sinceramente...
Infelizmente a maioria da esquerda hj sim é a das pautas extremistas. Esquerda de centro como esse canal é raro
Este canal é declaradamente liberal, não é de esquerda. Pedro Dória acha a CLT uó.
Por outro lado ele - E possivelmente até a Mariliz (Esta sim, liberal de alma, admita isso ou não) - quer distribuir o dinheiro dos outros tanto quanto qualquer petista. E abraça árvore, também.
...Então chamar de "neoliberal", que é na conotação que você quer, não é simples no caso do Pedro...
Eu particularmente classifico o Pedro como "Left-Lib", sim. Mariliz não. Por mais que ela tente - Com sucesso - ser uma pessoa legal: A alma dela é """""""""só""""""""" Lib, mesmo. (O melhor espírito possível, na minha opinião suspeita.)
Votei por 32 anos no PT. Dificilmente voltarei a votar pq o partido se impregnou de identitários raivosos
Concordo plenamente com vc, Mariliz. Já vi de tudo na vida, pensei que nada mais me chocaria nesse mundo, mas o vídeo da mestranda me incomodou. Foi pirulito pra extrema direita.
Acredito que “uma educação sexual adequada a sua idade” (da criança) é importantíssima. A questão é: qual o balizamento formal existente hoje daquilo que seja adequado para cada faixa etária? Qual o grau de liberdade do “professor” em adequar um balizamento porventura existente a suas crenças e etc?
Pessoal atacando o bebê da cantora Iza por ser branco. Atacando o filho da Margot Robbie por ser homem.
Bizarro
Os tolos ou toles estão por toda parte, infelizmente.
Esse extremismo, fanatismo e fascismo está levando o coletivo, ladeira abaixo, aos rebolões. Onde está tudo junto e misturado.
Pela primeira vez, tuas falas Mariliz estão funcionando como uma harmoniosa confluência de rios às falas do professor Paulo Ghiraldelli. Excelente!
Eu acho também que muitas mulheres nesses tempos atuais não querem se assumir feministas, Mariliz, por causa do enorme oceano de ataques contínuos dos homens "Red Pill". Os masculinistas "Red Pill" estão o tempo todo atacando, criticando, as mulheres. Tenho pena de vocês, nesses tempos de hoje (se eu fosse mulher, eu estaria com medo).
É evidente que aquela moça trans da universidade já fez aquilo com um propósito bem definido (com a explícita intenção mesmo) de chocar, agredir, provocar.
Deixar a esquerda educar nossos filhos é como matricula-los numa escolinha cujos donos e educadores são os Nardoni.😂😂😂
Então você é de direita.
A esquerda não é a Tertuliana
Não para quem de fato entendeu a esquerda
Mas para a extrema direita isso é um 🍬 para ela seguir alienando
Não me senti reacionário. Senti indiferente.
Bem sensato. Parabéns.
Na minha empresa as ações antirracistas se transformaram em segregação racial, e eu, canhoto raiz na luta operária, virei alvo desse movimento por ser branco e brigar contra a discriminação racial.
Eu tenho formação e consciência social e vou continuar defendendo as pautas da esquerda, mas muitas pessoas do meu entorno já começaram a observar com bons olhos os discursos da direita.
E é isso, o radicalismo identitário está jogando as pessoas para o outro lado.