Quais são as plantas daninhas mais comuns?
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- As plantas daninhas são grandes inimigas da lavoura. Além de serem intrusas, são grandes motivos para perda de produção. Essas plantas, quando se tornam infestações, podem acabar usando todos nutrientes do solo e o danificando.
O manejo delas é um grande problema. Pois além de serem indesejadas, são difíceis de exterminar. Elas são muito fortes e resistentes, visto que toda vez que o solo muda sua condição, são as primeiras a germinarem. Algumas, independente do clima, solo e condições, ainda conseguem se reproduzir, o que gera frustração ao produtor rural. Além disso, estas plantas são hospedeiras de pragas, doenças e nematoides, o que aumenta o custo na produção.
O vídeo de hoje vai apresentar as plantas daninhas mais comuns que temos no Brasil e as principais culturas atacadas por elas.
Plantas daninhas mais comuns
Existe um total de 200 espécies diferentes de plantas daninhas no mundo, umas mais agressivas, outras não.
Veja a seguir as plantas que mais atingem as lavouras no Brasil.
Capim-amargoso
É uma planta perene com capacidade de reprodução praticamente o ano inteiro e em todas as regiões do Brasil. Tem grande facilidade de rebrotamento quando cortada, queimada ou após o controle químico. A boa notícia é que ela não costuma germinar em solos bastante movimentados e cultivados.
Principais culturas afetadas: pastagens, algodão, alho, cana de açúcar, cacau, milho e soja.
Capim-pé-de-galinha
Planta capaz de se desenvolver em qualquer tipo de solo, sobretudo em locais com temperaturas e umidade elevadas. O capim-pé-de-galinha é distribuído em todo o território, sendo comum no sul, sudeste, centro-oeste e terras firmes da região Amazônica.
Caruru
Daninha de rápido crescimento e muito competitiva. Cada planta pode produzir 500 mil sementes. É ocasionalmente consumida na forma de saladas e refogados. Pode ser encontrada também em terrenos baldios e lavouras anuais, geralmente em solos de boa fertilidade e em condições de sombreamento.
Tiririca
Propaga-se por sementes, rizomas, bulbos e, principalmente, por tubérculos. São plantas daninhas de difícil controle. Uma característica marcante dessa espécie é sua inflorescência avermelhada ou vermelho-acastanhada.
No Brasil, é encontrada em quase todos os tipos de solos, climas e culturas.
No país as plantas daninhas são muito comuns e difíceis de lidar. As mais comuns são as citadas acima.
Muitas vezes para controlar é necessário utilizar produtos químicos, e se a situação já estiver mais complicada, o resultado pode ser de baixa produtividade e danos ao solo. Por isso, recomenda-se sempre estar conferindo a lavoura, verificar se essas plantas estão nascendo, e tentar fazer o controle o mais rápido possível!
Formas de controlar
Existem algumas medidas que são indicadas para resolver esse problema. Se for bem no começo, o controle mecânico é indicado. Ele visa fazer esse controle com o arranquio das plantas com enxada ou máquina.
Já quando se torna algo mais grave, o mais indicado é iniciar com uma ação de químicos, com herbicidas eficazes para o tipo da planta daninha. Mesmo que tenha um resultado na maioria dos casos bom, o investimento para isso pode ser alto, e dependendo do grau do ataque das daninhas, já não compensa. E é relevante entender o tipo de herbicida que será utilizado, evitando que seu uso também prejudique sua cultura.
Outras formas de acabar com isso são escolhendo sementes boas capazes de sobreviver a ataques, fazer uma adubação correta, e tomar cuidado com os equipamentos que serão utilizados na hora do plantio.
Além disso, existem alguns manejos eficientes para a prevenção de plantas daninhas resistentes como: rotação de cultura; manejo, rotação de herbicidas; utilização de cultivares competitivas; pouco espaçamento; uso de cobertura mortal e controle biológico.
ACESSE AGORA O GUIA PRÁTICO - 4 SOLUÇÕES QUE A IRRIGAÇÃO TRAZ PARA VOCÊ⤵
materiais.irri...
Quer ler mais sobre irrigação: ⤵
www.irrigat.co...
Conheça o nosso site:⤵
www.irrigat.co...
Faça parte do nosso grupo exclusivo no Telegram e receba vídeos sobre irrigação em primeira mão. 🐄🍀💧 Se você não sabe o que é Telegram: ele é um aplicativo parecido com WhatsApp, mas com muito mais funcionalidades. Experimente clicando no link: t.me/carreteis...
Bom vídeo, bem pensado, pesquisado e apresentado
Espero ter ajudado
Obrigado pela dica vc e mestre nota 10
Valeu obrigado
Muitooooo Grato, Gostei da aula!❤️🥂 Deus abençoe
Obrigada!
Sensacional
Bom dia amigo! Tudo bem? Ficamos felizes por você participar do nosso canal! Caso queira fazer chover com um sistema de irrigação que é sucesso garantido, acesse esse link lp.irrigat.com.br/youtube/ ou entra em contato com a gente pelo (51)98188-6902! Abração amigo!😁🙏
Uma alternativa para produzir em solos com ervas daninhas é tendo gado com sangue curraleiro pé duro, pois gado com sangue curraleiro pé duro engorda mesmo comendo pasto a base de envas daninhas, pois ele evoluiu durante mais de 400 anos comendo o pasto nativo do Nordeste e do centro-oeste.
Bom dia! Que bacana sua explicação! Obrigada por nos acompanhar?
Bom dia , gostaria de saber o nome de uma erva daninha capin da folha fina parecido com a grama esmeralda que a semente vem em cima do pendão em forma de helice
Helice de 3 abas
Bom dia! Tudo bem com você? maissoja.com.br/classificacao-botanica-das-plantas-daninhas-familia-poaceae/ Nesse site talvez você possa identificá-la!
A solução é agrofloresta!