Olá Prof. Bairros! Obrigado por tratar este tipo de amplificador de maneira tão simplificada e direta. Recomendo sempre que possível seus vídeos aos meus alunos do curso técnico em eletrônica da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato - CIMOL , de Taquara-RS. Grato.
Professor Bairros, eu também sou professor de Eletrônica e utilizo os seus métodos em minhas aulas (referencio o senhor sempre) e indico os seus vídeos para os meus alunos, muito obrigado. O seu trabalho ajuda a simplificar a abordagem teórica que encontramos na bibliografia de Eletrônica e o do Raffael ajuda a simplificar a teoria do xadrez. "Que família talentosa!"
Muito bom... no meu canal, postei um circuito 50volts de 200w , porém sem valores de componentes, pois a outra página se perdeu. Agora é tentar fazer os cálculos, para montar o circuito...
Olá. Muitíssimo obrigado pela aula, extremamente útil. Estava justamente tentando montar um amplificador aqui em casa com um pré-amplificador de classe A, com configuração emissor comum, e a parte de potência com um classe AB, mas estava querendo aumentar um pouco mais o ganho sem ter problemas com distorções. Agora, com esse vídeo, sei o como dimensioná-lo corretamente. Muito obrigado, novamente. Agora é pegar a protoboard e começar a remontar o circuitinho.
Olá Hugo, se quiseres que eu te ajude acompanhando a montagem e os testes é só enviar um email para roberto.bairros@gmail.com que eu te mostro como fazer!
Grande professor Bairros, muito show essas formas de se utilizar as formas simplificadas para os projetos, se usarmos todas as equações necessárias, na maioria das vezes temos que alterar muito o circuito para atender nossas expectativas… Curto muito a forma simplificada, vc conhece alguma forma simplificada para cálculo de amplificador com fonte simétrica, par diferencial, amplificador de tensão e tudo mais? Tentei baixar o pdf que informou em outro comentário e não consegui… Obrigado. Continue nessa, aprendemos muito contigo… Abraços
Em um cálculo mais técnico, toda vez que se chuta os dez por cento, é o momento em que se elege os pontos de trabalho dos transistores, consultando as famílias de curvas, fornecidas pelos fabricantes, nos "data sheet"...
Muito legal essa vídeo aula Professor Bairros. Era essas informações que tenho muitas dúvidas, os cálculos para projetar os componentes. Essa regra dos 10%, sempre será vaálida? Em caso de um amplificador com potencias maiores, podemos utilizar essas regras? Veremos amplificador com par diferencial, espelho de correntes também ou para esses casos só com treinamento?
A regra sempre será válida, mas para amplificadores maiores as perdas serão grandes, então será melhor mudar para um amplificador com transistores Darlington, vou mostrar em breve como fazer isso!
Olá professor Roberto bairros ; o papo é eletrônica : Amplificadores explicação nota 10 Faço uma pergunta ao prof . EU tenho um diagrama de um amplificador de 5w , a Vg = 10mVPP ; a alimentação é de 12V , O Fte = 8 Ohms, os capacitores e resistências todos já tem valores; OS 04 transistores dois (2) são pnp e dois (2) npn , SÓ k eu não sei o nome deles por EX : Bc548 se é BD139 tem como a gente descobrir o nome e a corrente deles através desses valores de parâmetros já dados aí no diagrama AH sim tem um Díodo k não tem. VALOR também eu acho k deve ser um Díodo zener porque tem duas (2) bolinhas uma (1) do lado do anodo e uma (1) do lado do catodo ,tem algumas equações de RENDIMENTO já prontas ; tem jeito p/ salvar esse amplificador professor ?
OLÁ PROf Roberto Bairros ; felicidades pelo bom trabalho á ti à equipe e aquele pessoal de casa k te dá ESTE GRANDE entusiasmo de estar levando este Rico trabalho aos k não sabem muito de eletronica o projeto ja esta terminado posso usar a tensão da bateria do celular ?
Você pode usar qualquer tensão, mas talvez tenha que alterar o divisor de tensão do primeiro transistor, vou fazer um vídeo em breve falando sobre isso!
Ótimo vídeo!! Me fez entender aquele transistor na polarização, que todo video coloca mas ninguém explicava. Muito Obrigado. Mas só uma dúvida: pelo que entendi a corrente Icc seria um valor base, eu não entendi muito bem esse valor. Uma vez que, em alguma hora essa corrente vai ter que assumir o valor de Vpp. Dai pra frente, o senhor fala para usar um transistor de alto ganho pelo menos 100 para garantir que a corrente no ramo de polarização do diodo seja no mínimo 10 vezes a corrente na base (para usar aquela aproximação do boylestad). Dessa forma a corrente na base seria 100 vezes menor que a de coletor e como o cálculo dos 10% divide por 10, resulta em uma corrente 10 vezes maior que na base(100/10=10), é isso mesmo?
sim, a corrente inicial deve ser a mais baixa possível, o ideal seria não ter corrente, mas ai tem o crossover, assim o transistor deve ser levemente polarizado, quando chegar o sinal então a corrente vai aumentar na porporção do sinal e pode chegar a vários ampéres, ela vai se sobrepor a essa corrente inicial.
Olá Professor. Obrigado pelas aulas. O Senhor poderia indicar um livro ou material para estudar todos os tipos de amplificadores (ou quase)?. Obrigado.
Na verdade este é um grande problema no Brasil, o que tem de bom está em inglês aqui tem muita coisa www.pdfdrive.com/audio-power-amplifier-design-e167210849.html
Na fongte simétrica o terra da fonte seria ligado no terra desse circuito mas o terra do transistor PNP seria ligado no negativo da fonte, a fonte simétrica ia aumentar a muito a qualidade e apotênica desse circuito, mas a proposta aqui é um cirucot mais siples...
2:10 Vi que existem alto-falantes de até 32 ohms, e quanto maior a impedância, maior a Vpp e menor a IL. Há um limite para Vpp, como ser menor que Vcc, por exemplo?
Ola rtsanch quanto maior a tensão maior a potência, e note que a potência é tensõa ao quadrado sobre a resistência do alto-falante, se você dobrar a tensão a potênic quadriplica, nos alto-falantes comerciais são usadas fontes simétricas da ordem de 30V, então a tensão PP é da ordem de 60V. O limite da tensão e da corrente é o limite de potência dos transistores, do seu alto-falante....
O problema do "método dos 10%" é que todos só ensina assim e não ensina como fazer o projeto sem atalhos puramente em análise e cálculos. Se alguém achar algum vídeo assim por favor me indique. Eu cansei de procurar.
Professor o resistor de emissor no amplificador de tenção serve apenas para mantar a instabilidade do transistor e ele não aquecer de mais né,? Eu observei que alguns amplificadores classe AB não tem esse resistor de emissor no amplificador de tenção,porque?
Isso mesmo, como você pode ver no circuito ele serve para equalizar a tensão de 1,4 V gerada pelos diodos, isso faz controlar a corrente dos transistores e um valor mais seguro e os transistores vão esquentar menos.
Olá. Também pode ser o caso de esses resistores terem um valor tão baixo que os próprios terminais e trilhas servirem como resistores de baixíssimo valor.
Nossa! completamente diferente do que eu aprendi! Custei pra aprender a calcular mais ou menos porque não acha isso em lugar nenhum (tem que ficar decifrando livro ingles com contas pra tudo quanto é lado), será que eu aprendi tudo errado! Onde o beta e a tensão de saturação dos transistores entram no cálculo? Simplesmente desconsidera num amplificador simples? (e isso sem a tal de transcondutância e a resistência "re" dinâmica de emissor). Isso é um bicho de 7 cabeças professor, é uma confusão disgraçada, não tem como ser facil assim não.
Tava com saudade dos comentários, pois sempre tem uma forma de simplificar, tudo isso está considerado nesses cálculos, mas com essas dicas fica bem mais fácil, o amplificador do video foi feito assim, mas claro que dá para aperfeiçoar chegar no máximo rendimento, mas prá esse tipo de amplificador não precisa tanto não é mesmo?
@@professorbairros Realmente não precisa tanto, mas acho que deve ter-se o cuidado de não usar essa regra dos 10% pau pra toda a obra que pode não dar certo. Calcular o ganho para determinar o máximo "vipp" pra ter 0,5W na saida é onde a coisa complica (eu não sei, KKKK). Vou te enviar um email com uma sugestão.
simm Daniel concordo, mas para calcular os compoentens a gente usa o pico que vai levar a máxima corrente no circuito e fica fácil de medir com o osciloscópio, mas eu abordo em outro vídeo todas as equações e como elas se realacionam favor dar uma olhadinha ua-cam.com/video/T4ESshxTS7E/v-deo.html, grato pelo comentário..
@@professorbairros não entendi o "mas", pmpo não é pico, pmpo não é absolutamente nada, não existe nenhuma fórmula de verdade pra transformar Wrms em pmpo, oq se utiliza é tensão de pico, e fazer as fórmulas usando tensão de pico não tem relação alguma com as várias "fórmulas" de pmpo,
Olá Prof. Bairros! Obrigado por tratar este tipo de amplificador de maneira tão simplificada e direta. Recomendo sempre que possível seus vídeos aos meus alunos do curso técnico em eletrônica da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato - CIMOL , de Taquara-RS. Grato.
Sim
Agradeço de coração pelo conteúdo !!!! Desde os 12 anos na eletrônica, hoje con 45 que fui compreender essa parada..... fantástico
Professor Bairros, eu também sou professor de Eletrônica e utilizo os seus métodos em minhas aulas (referencio o senhor sempre) e indico os seus vídeos para os meus alunos, muito obrigado. O seu trabalho ajuda a simplificar a abordagem teórica que encontramos na bibliografia de Eletrônica e o do Raffael ajuda a simplificar a teoria do xadrez. "Que família talentosa!"
Parabéns!
Obrigado
MUITO Obrigado !!! Professor por compartilhar o seu conhecimento, valeu mesmo!!!
Disponha!
Muito bom 👏👏👏
Muito bom... no meu canal, postei um circuito 50volts de 200w , porém sem valores de componentes, pois a outra página se perdeu. Agora é tentar fazer os cálculos, para montar o circuito...
Olá TECNunes gostei do teu cana, agora tens mais um inscrito, parabéns!
@@professorbairros kkk, minhas portas estão abertas, quando quises passear no RJ.
Como sempre o professor bairros fazendo um excelente vídeo, com uma ótima explicação ❤
Olá. Muitíssimo obrigado pela aula, extremamente útil. Estava justamente tentando montar um amplificador aqui em casa com um pré-amplificador de classe A, com configuração emissor comum, e a parte de potência com um classe AB, mas estava querendo aumentar um pouco mais o ganho sem ter problemas com distorções. Agora, com esse vídeo, sei o como dimensioná-lo corretamente.
Muito obrigado, novamente. Agora é pegar a protoboard e começar a remontar o circuitinho.
Olá Hugo, se quiseres que eu te ajude acompanhando a montagem e os testes é só enviar um email para roberto.bairros@gmail.com que eu te mostro como fazer!
Obrigado por mais esse conhecimento professor, que Deus continue te abençoando e a sua família.
Eu que agradeço
Grande professor Bairros, muito show essas formas de se utilizar as formas simplificadas para os projetos, se usarmos todas as equações necessárias, na maioria das vezes temos que alterar muito o circuito para atender nossas expectativas…
Curto muito a forma simplificada, vc conhece alguma forma simplificada para cálculo de amplificador com fonte simétrica, par diferencial, amplificador de tensão e tudo mais?
Tentei baixar o pdf que informou em outro comentário e não consegui…
Obrigado.
Continue nessa, aprendemos muito contigo…
Abraços
Tudo que eu procurava! Muito bom!
é simples projetar não é mesmo?
Parabéns mais uma vez, professor! Projeto muito didático.
e o melhor é que o projeto funcionou mesmo.
Parabéns pelo tutorial.
Boa professor.
Olá grande professor! Poderia falar algo à respeito dos filtros bouchetot e Zobel nos amplificadores AB !!!!!!
Muito obrigado pelo conteúdo. Muito esclarecedor
simm Luiz, agora bora fazer amplificadores.
Muito bacana.
Otima aula mestre. Sugestao de tutorial comparar: saida complementar vs quasi complementar
Olá Eloi, ótima sugestão, vou preparar....
Show muito bom...Parabéns...
Muito obrigado 😊
🤔 Essas aulas do professor Bairros, são shows de bolas 🥎⚾🏀😀
Obrigado, espero ter ajudado!
Muito bom
Obrigado Nilton e bons estudos
Professor, excelente aula.
Olá Paulo dia 26 eu vou fazer uma live com o Burgos gostaria te ver por lá...
@@professorbairros OK, estarei com certeza.
Olá Prof. boa aula
Obrigado 😃
Em um cálculo mais técnico, toda vez que se chuta os dez por cento, é o momento em que se elege os pontos de trabalho dos transistores, consultando as famílias de curvas, fornecidas pelos fabricantes, nos "data sheet"...
Muito legal essa vídeo aula Professor Bairros. Era essas informações que tenho muitas dúvidas, os cálculos para projetar os componentes. Essa regra dos 10%, sempre será vaálida? Em caso de um amplificador com potencias maiores, podemos utilizar essas regras? Veremos amplificador com par diferencial, espelho de correntes também ou para esses casos só com treinamento?
A regra sempre será válida, mas para amplificadores maiores as perdas serão grandes, então será melhor mudar para um amplificador com transistores Darlington, vou mostrar em breve como fazer isso!
Olá professor Roberto bairros ; o papo é eletrônica : Amplificadores explicação nota 10 Faço uma pergunta ao prof . EU tenho um diagrama de um amplificador de 5w , a Vg = 10mVPP ; a alimentação é de 12V , O Fte = 8 Ohms, os capacitores e resistências todos já tem valores; OS 04 transistores dois (2) são pnp e dois (2) npn , SÓ k eu não sei o nome deles por EX : Bc548 se é BD139 tem como a gente descobrir o nome e a corrente deles através desses valores de parâmetros já dados aí no diagrama AH sim tem um Díodo k não tem. VALOR também eu acho k deve ser um Díodo zener porque tem duas (2) bolinhas uma (1) do lado do anodo e uma (1) do lado do catodo ,tem algumas equações de RENDIMENTO já prontas ; tem jeito p/ salvar esse amplificador professor ?
Olá Raimundo, manda o diagrama prá mim, no roberto.bairros@gmail.com
OLÁ PROf Roberto Bairros ; felicidades pelo bom trabalho á ti à equipe e aquele pessoal de casa k te dá ESTE GRANDE entusiasmo de estar levando este Rico trabalho aos k não sabem muito de eletronica o projeto ja esta terminado posso usar a tensão da bateria do celular ?
Você pode usar qualquer tensão, mas talvez tenha que alterar o divisor de tensão do primeiro transistor, vou fazer um vídeo em breve falando sobre isso!
Muito bom professor
Poderia fazer para 12v obrigado
Sim, vou fazer, mas na teoria não muda muito, mas a potência aumenta muito, se você ligar esse circuito em 12V o resultado vai ser maior potência!
@@professorbairros obrigado fico muito grato que Deus te abençoe muito
Ótimo vídeo!! Me fez entender aquele transistor na polarização, que todo video coloca mas ninguém explicava. Muito Obrigado.
Mas só uma dúvida: pelo que entendi a corrente Icc seria um valor base, eu não entendi muito bem esse valor. Uma vez que, em alguma hora essa corrente vai ter que assumir o valor de Vpp.
Dai pra frente, o senhor fala para usar um transistor de alto ganho pelo menos 100 para garantir que a corrente no ramo de polarização do diodo seja no mínimo 10 vezes a corrente na base (para usar aquela aproximação do boylestad). Dessa forma a corrente na base seria 100 vezes menor que a de coletor e como o cálculo dos 10% divide por 10, resulta em uma corrente 10 vezes maior que na base(100/10=10), é isso mesmo?
sim, a corrente inicial deve ser a mais baixa possível, o ideal seria não ter corrente, mas ai tem o crossover, assim o transistor deve ser levemente polarizado, quando chegar o sinal então a corrente vai aumentar na porporção do sinal e pode chegar a vários ampéres, ela vai se sobrepor a essa corrente inicial.
@@professorbairros Muito Esclarecedor. Obrigado.
Olá Professor. Obrigado pelas aulas. O Senhor poderia indicar um livro ou material para estudar todos os tipos de amplificadores (ou quase)?. Obrigado.
Na verdade este é um grande problema no Brasil, o que tem de bom está em inglês aqui tem muita coisa www.pdfdrive.com/audio-power-amplifier-design-e167210849.html
Professor Bairros,
Quando me formar quero ter ao menos 20% da sua didática!
Uma dúvida, em caso de fonte simétrica como a gente faria?
Na fongte simétrica o terra da fonte seria ligado no terra desse circuito mas o terra do transistor PNP seria ligado no negativo da fonte, a fonte simétrica ia aumentar a muito a qualidade e apotênica desse circuito, mas a proposta aqui é um cirucot mais siples...
Professor poderia me responder?
Qual a função do resistor RC?
Como é o nome desse resistor RC?
2:10 Vi que existem alto-falantes de até 32 ohms, e quanto maior a impedância, maior a Vpp e menor a IL. Há um limite para Vpp, como ser menor que Vcc, por exemplo?
Ola rtsanch quanto maior a tensão maior a potência, e note que a potência é tensõa ao quadrado sobre a resistência do alto-falante, se você dobrar a tensão a potênic quadriplica, nos alto-falantes comerciais são usadas fontes simétricas da ordem de 30V, então a tensão PP é da ordem de 60V. O limite da tensão e da corrente é o limite de potência dos transistores, do seu alto-falante....
olá professor sou seu aluno. Gostaria de assistir um artigo sobre amplificador classe D obrigado.
Farei em breve
O problema do "método dos 10%" é que todos só ensina assim e não ensina como fazer o projeto sem atalhos puramente em análise e cálculos. Se alguém achar algum vídeo assim por favor me indique. Eu cansei de procurar.
Professor o resistor de emissor no amplificador de tenção serve apenas para mantar a instabilidade do transistor e ele não aquecer de mais né,? Eu observei que alguns amplificadores classe AB não tem esse resistor de emissor no amplificador de tenção,porque?
Isso mesmo, como você pode ver no circuito ele serve para equalizar a tensão de 1,4 V gerada pelos diodos, isso faz controlar a corrente dos transistores e um valor mais seguro e os transistores vão esquentar menos.
Olá. Também pode ser o caso de esses resistores terem um valor tão baixo que os próprios terminais e trilhas servirem como resistores de baixíssimo valor.
É o máximo como gastar energia .
bons estudos
Nossa! completamente diferente do que eu aprendi! Custei pra aprender a calcular mais ou menos porque não acha isso em lugar nenhum (tem que ficar decifrando livro ingles com contas pra tudo quanto é lado), será que eu aprendi tudo errado! Onde o beta e a tensão de saturação dos transistores entram no cálculo? Simplesmente desconsidera num amplificador simples? (e isso sem a tal de transcondutância e a resistência "re" dinâmica de emissor). Isso é um bicho de 7 cabeças professor, é uma confusão disgraçada, não tem como ser facil assim não.
Tava com saudade dos comentários, pois sempre tem uma forma de simplificar, tudo isso está considerado nesses cálculos, mas com essas dicas fica bem mais fácil, o amplificador do video foi feito assim, mas claro que dá para aperfeiçoar chegar no máximo rendimento, mas prá esse tipo de amplificador não precisa tanto não é mesmo?
@@professorbairros Realmente não precisa tanto, mas acho que deve ter-se o cuidado de não usar essa regra dos 10% pau pra toda a obra que pode não dar certo. Calcular o ganho para determinar o máximo "vipp" pra ter 0,5W na saida é onde a coisa complica (eu não sei, KKKK). Vou te enviar um email com uma sugestão.
PMPO=Potência Máxima Para Otários
Potência RMS é o que vale. Essa é minha única crítica ao video
simm Daniel concordo, mas para calcular os compoentens a gente usa o pico que vai levar a máxima corrente no circuito e fica fácil de medir com o osciloscópio, mas eu abordo em outro vídeo todas as equações e como elas se realacionam favor dar uma olhadinha ua-cam.com/video/T4ESshxTS7E/v-deo.html, grato pelo comentário..
@@professorbairros não entendi o "mas", pmpo não é pico, pmpo não é absolutamente nada, não existe nenhuma fórmula de verdade pra transformar Wrms em pmpo, oq se utiliza é tensão de pico, e fazer as fórmulas usando tensão de pico não tem relação alguma com as várias "fórmulas" de pmpo,