Festa de São Pedro 2024
Вставка
- Опубліковано 3 січ 2025
- A Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, sediada na Basílica de São Pedro (largo do Toural, Guimarães), promove, de 27 a 30 de junho, a Festa de São Pedro com um programa que inclui uma conferência, um concerto de música sacra, a visita aos espaços da Basílica, a atuação do grupo "Jograis do Paço", um workshop e celebrações litúrgicas.
“Procuramos assinalar o São Pedro com um programa de atividades diversificado e aberto a toda a comunidade, num espírito de Igreja e basílica aberta, acolhedora e inclusiva, sinodal e samaritana,”, explica o Padre José́ Silvino, Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro.
As atividades iniciam-se no dia 27 de junho, quinta-feira (21h00), na Sociedade Martins Sarmento, com uma conferência subordinada ao tema "Arte da Superação: - Eu sou aquele que sou!" em que os participantes serão convidados a analisar a relevância do fator espiritual e familiar no contexto da superação individual e inspiração criativa na arte e no desporto.
A conferência contará com a participação de Henrique Sereno (ex-futebolista profissional e dirigente desportivo), Steven Vitória (futebolista profissional) e Maria João Soares (The Voice Portugal), sendo moderada por Tiago Oliveira (Casa do Pessoal da ULS Alto Ave). A iniciativa contará com animação musical de dois músicos ucranianos Oleksandra Stepanska e Andriy Stepanskyy (piano e violino) e de Maria João Soares.
No dia seguinte, 28 de junho (sexta-feira), entre as 9 e as 10h00, haverá um momento de adoração e reconciliação, seguindo-se a celebração da eucaristia e um “workshop” subordinado ao tema "A beleza com fé" (com a participação de Isabel Caneja Amorim). Pelas 21h30, na Basílica de São Pedro, realiza-se o concerto de música sacra "Tu és Pedro" com a participação do grupo Ensemble Cant'Arte.
Para o dia de São Pedro, 29 de junho (sábado), às 10h00, está agendada uma eucaristia solene presidida pelo Cónego José Paulo Abreu, Deão da Sé Primacial, com a participação do Orfeão de Guimarães. Da parte da tarte, a partir das 15 horas, será apresentado o projeto "Hereditas", permanecendo a Basília de São Pedro aberta para visitas e para a atuação do grupo "Jograis do Paço".
As festividades encerram no dia 30 de junho (domingo), pelas 11h00, com o cortejo litúrgico "Faz-te ao Largo" seguido de Eucaristia Votiva do Padroeiro.
Os órgãos sociais da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro têm em curso diversos projetos, apontando como prioridade a reabilitação da torre e a iluminação exterior da Basílica de São Pedro, a substituição do sistema elétrico, a melhoraria do sistema sonoro, a preservação de madeiras, a resolução de problemas de humidade e o restauro dos altares, entre outros.
“A intervenção principal está dependente da remoção da máquina antiga do relógio da torre que é propriedade da Câmara Municipal de Guimarães. Após sucessivas promessas, a autarquia comprometeu-se, no dia 29 de junho de 2023, solucionar o assunto até ao final de dezembro de 2023. Como tal não aconteceu, vamos estudar alternativas, pois não podemos estar eternamente à espera nem hipotecar todos os projetos por causa de uma promessa não cumprida”, afirma o Padre José́ Silvino, Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro, salientando que “a Igreja edifício e a Igreja povo fazem parte da cultura da Cidade. Guimarães precisa da Basílica de São Pedro e a Basílica precisa de Guimarães, não podendo viver de costas voltadas”,
O Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro recorda que são também necessárias “uma intervenção nos telhados, sobretudo da nave central, e a iluminação exterior da Basílica de São Pedro que, como se sabe, está integrada numa das principais praças de Guimarães mas não tem uma iluminação compatível com a importância da Basílica e do espaço envolvente, classificado como Património Mundial pela Unesco”.
Fundada em 1616, a Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro tem sede na Basílica de São Pedro, largo do Toural, Guimaraes, a primeira Igreja da Arquidiocese de Braga a receber a distinção de Basílica, um estatuto conferido por Bento XIV em 1751.