E você, por que tem vontade de zerar jogos? E o que te faz não finalizar? E nesse vídeo aqui, eu conto como fiz minha planilha de jogos zerados! ua-cam.com/video/uGLnQw6umhI/v-deo.html E nesse, como encaixar videogame numa vida corrida? ua-cam.com/video/yT_REn2oUPQ/v-deo.html
@@Cogumelando Zero jogos pela história, diversão e mecânica do jogo, tipo ,não é qualquer jogo que vai pegar meu precioso tempo tem que ser bom, , más para zerar o jogo, tem que ser bom e mim desafiar e ter muita diversão e uma história muito imersiva, joguei FINAL FANTASY 3, por acaso, tava com tempo livre na época, então decidir jogar, quando fui ver tava virando noites e madrugadas jogando o jogo pela sua história tão imersiva, sempre queria saber qual seria o próximo desfecho na história, isso sim me faz zerar um jogo, O que me faz não finalizar um jogo , é quando eu começo um jogo e vejo que é só enrolação, não tem história, mecânica ruim, Sou das antigas, então jogo tem que ser bom , para mim conquistar.
[Cleber] Aqui eu comecei a anotar os meus jogos terminados em um antigo caderno no final de 1989, o caderno eu tenho até os dias de hoje, mas a lista, lá pela metade dos anos 90, eu mudei pra um caderninho de anotações só pra isso. Fiz a mesma coisa pra registrar a coleção de gibis e revistas, eu anotava os números que já tinha (ps.: esse caderninho eu tb tenho até hoje). Ótimo vídoe, Cogu.
Teus vídeos muitas vezes são reflexões sobre temas profundos e complexos tendo jogos eletrônicos como pano de fundo. Isso de uma forma orgânica, muito espontânea. Acho o máximo!
Cogu, não sou da época desses consoles mas sou de interior, e quem é de interior sabe que há uns anos as coisas demoravam mais pra chegar por lá, então acabei conhecendo alguns desses jogos, e mais pra frente, quando meu pai me deu meu primeiro videogame (um PS2) que ele comprou de um cara aleatório, veio junto um cd com uns 5 mil jogos, lá eu jogava aladdin de snes, super mario world, donkey kong country, magical quest (com o pato donald), entre outros jogos das antigas. Eu parei de jogar por um tempo e voltei na pandemia a jogar principalmente os indies (que sigo firme jogando e conhecendo), mas foi com seu canal que eu voltei a jogar os antigos também e inclusive a lembrar os nomes de alguns deles que estavam só na memória, e devo agradecer pois jogos sempre fizeram parte de mim. Enfim, eu não comento muito em vídeo meio que por vergonha mesmo, mas eu nunca acompanhei um criador de conteúdo como tenho te acompanhado. Valeu pelos vídeos que você faz com tanto carinho!
Cogu, assistir seu canal me fez mudar minha relação com os jogos. A máxima de que "todo jogo que eu não joguei é um jogo novo" me fez experimentar jogos que passaram a fazer parte do rol dos meus preferidos da vida. Chrono Trigger e, especialmente, Final Fantasy IX, por exemplo, explodiram a minha cabeça de tão bons que são e, não fosse seu canal, eu não teria jogado nenhum dos dois. Além disso, fiz minha própria planilha pra organizar os jogos que planejo jogar/estou jogando/zerei e o processo de decidir o que vou jogar em seguida ficou muito mais fácil, me poupando muito mais tempo. Por isso tudo, agradeço demais!
Não vejo a hora deCogu lançar seus livros: "A Vida e suas Sbárdias"; e "O Amor e Outras Lancherroses". Com Cogu com a POSE DO KAISER na capa. Uma azulada, a outra vermelha. À lá pokémon.
Fala Cogu! Hj tenho meus 30 anos, sou Médico, casado e esperando uma filha e obviamente não possuo o tempo livre que tinha quando criança, mas até hj AMO jogar e acompanhar as novidades relacionadas a jogos. Me identifico com sua filosofia, vc deve ser um cara muito bacana de conversar em um churrasco hehe. Abraço de um inscrito!
Cogu é uma dose de sobriedade, nessa internet que ta nos afogando com tantas bolhas. Cogu, seu conteúdo tem camadas de profundidade, e cada vez mais sinto que os games estao só na superfície. 👏🏻👏🏻
Agora, deixa eu te dizer! Assisto praticamente todos os vídeos do seu canal e isso é porque você é um querido! Muito carinhoso e gente boa! Não tô nem aí pra quantos jogos você zerou e eu nunca assisti uma live sua 😅 (por conta da minha rotina, perco muita coisa ao vivo também em outros segmentos). É como dizem por aí: O Pedro do cogumelando é o tipo de pessoa que todo mundo gostaria de ter como amigo. Torcemos pelo seu sucesso. Conseguir ser alguém tão doce em um mundo complicado como o que estamos vivendo neste momento é algo muito especial.
Eu me inspirei na sua planilha no ano passado quando vi o video sobre ela. e fiz uma pra mim de uma forma mais simples, e cara, isso deu muito certo to conhecendo muitos jogos retrô que eu sempre vi falar mas nunca tinha jogado de fato. TIpo, uma franquia maravilhosa que é o Megaman classico, peguei desde o 1º do nes e ja zerei até o 11, nao acredito como perdi algo tão bom ao longo dos anos. E a planilha é bom que mantém algumas memorias mais facilmente, pq to fazendo mini reviews na planilha
Cara o teu canal foi com certeza a melhor coisa q eu descobri aqui no YT em 2022, de lá pra cá sigo todos os videos e sempre me acrescenta algo positivo como jogador.... Muito obrigado Cogu!
Estou montando um PC e vou terminar nesses dias, um PC até decente, todos pensam que vou jogar jogos atuais, mas não não, vai rodar SNES, MEGA DRIVE , MASTER SYSTEM, PS1, PS2 Era de Ouro dos games, jogo apenas jogos que gosto ou seja RPG na veia, jogo plataforma e outros estilos apenas para descansar e depois volto para os RPGS da vida, resumido jogue jogos que causa aquele frio na barriga por ver um jogo lindo, a diversão será garantida.
A Emulação ajudou a eu continuar meu amor por Videogame, mesmo hoje em dia tendo um Switch e um PC razoável, ainda consumo maior parte dos jogos por Emulação.
Não consigo jogar tanto quanto gostaria, mas tenho os que joguei na infância e os que ouvia dos amigos e lia na revista. Tudo emulado. Comprei no formato que sonhava quando adolescente "Quando crescer terei um fliperama em casa". Hoje tenho e jogo quando posso e até costumo conhecer jogos que nunca tinha visto, nem joguei. Tive Atari, Master, Mega e o Xbox 360. O Master foi aquele que mais joguei e mais quis querer ter. Terminei muito jogos naquela época. Até final em Pinball descobri que existe, jogando Jonny Mnemonic. Hoje terminar é coisa bem rara, mas fico jogando e conhecendo, realmente pra esquecer um pouco da correria do dia a dia.
Cogu me inspirou a fazer uma lista de jogos zerados durante o ano, e no minuto 7:18 ele descreve o q me motiva a continuar fazendo isso. Rever minha lista me faz lembrar as experiéncias q eu tive com os jogos. É bem satisfatório. ❤
Esses vídeos de bate papo do cogu me remetem muito quando me reuno com amigos meus pra falar de jogos, aquele bate papo gostoso de bar que dura horas e horas, concordo muito CTG, seguir opiniões pré prontas da internet só nos afastam de nossos gostos pessoais e nos impede de experimentar coisas novas, antes da internet fazer sucesso sempre gostei de jogar jogos hateados como Megaman X7 e Devil may Cry 2, só que aí depois que se popularizou que eram jogos ruins geral nem se propõe a se dispor a dizer que são jogos divertidos pra eles com medo de uma galera geral desaprovar sua opinião, e isso é muito triste, se privar de gostar das coisas pq os outros dizem q é ruim é no mínimo se privar de si mesmo. É bom ter pessoas na internet pra quebrar esses paradigmas E finalizar deixo aqui minha recomendação de RPG que sempre trago por aqui: Metal Max baita jogo Forte abraço cogu
Cogu, obrigado pelo vídeo! Estava em vários dilemas aqui sobre como continuar com os conteúdos que faço e esse seu papo de seguir o que você deseja sem se importar com amarras me abriu mais a mente pra experimentar coisas novas e arriscar com formatos e ideias novas sem depender de algo criado por mim só pra tentar gerar algum tipo engajamento. Continue fazendo esses tipos de vídeo quando der vontade, realmente ajuda a gente aqui do outro lado da tela! Grande abraço e sucesso!
Essa parte de desistir de um jogo é mto real, esse ano eu comprei a DLC do Elden Ring e cheguei ali no chefe final Radahn e fiquei horas tentando matar ele até que chegou ao ponto de quando eu ia jogar o jogo, me sentia frustrado antes mesmo de começar, não tava mais sendo divertido. Aí vem na cabeça, "poxa paguei caro, não vou zerar?". E o pior, eu já tinha zerado varios outros soulslike antes dele, alguns considerados até mais dificeis como o Sekiro. Só que eu parei pra pensar, eu joguei mais de 40h essa DLC, fiz tudo oq eu podia, matei os outros chefes, explorei o mapa todo, me diverti pra caramba, pra quê vou matar essa lembrança por causa de um chefe final? então simplesmente desisti. Talvez algum dia reinstale e tente de novo, ou então sei lá baixe algum mod que deixe ele mais fácil só pra ver o final mas o fato é que pra mim a DLC do Elden Ring eu achei incrível e não é um chefe final que vai me fazer pensar diferente.
Simplesmente o MELHOR vídeo por você! A REAL jogada na LATA na cara da galera! Vamos jogar, porque a vida está passando e daqui uns anos não teremos mais tempo para NADA!!!!!
Admiro muito seu conteúdo pq justamente vc consegue fugir totalmente dessa imersão e necessidade de jogar algo para estar imerso em um grupo social ou validação por conta de rankeamento. Me trás um conforto absurdo olhar para ideia de justamente aproveitar o momento muito mais para uma satisfação pessoal, seus vídeos conseguem trazer reflexões que dão muito vezes vontade de jogar algo novo sem a necessidade do jogo ser bem avaliado ou popular no momento. Parabéns pelo conteúdo, muito sucesso para vc !!!
Eu admiro muito pessoas como o Cogu que conseguem zerar vários jogos diferentes. Eu já tentei vários jogos, mas sempre acabo zerando algum Pokémon pela centésima vez. É o único jogo que consigo levar do começo ao fim 🫤 Não consigo explicar, mas simplesmente não tenho volição pra jogar outras coisas
Eu, que sou gravador de gameplays e apoiador, digo que esse foi o melhor vídeo que já vi aqui no canal. Como muitos aí falaram nos comentários, o Cogu é um verdadeiro pensador dos videogames. Que vídeo sensacional!
Me identifico muito com vc! Apesar q gosto muito do BlackThorne e vc não gosta! Más a certeza q tenho q vc jogou e zerou ! Valeu amigo seu conteúdo é muito raiz! Muito bom
Top! Vídeo inspirador… eu tenho muitos consoles e montei uns game room pra compartilhar nostalgia com os amigos! Mas como a vida anda corrida e ser adulto tem muitos compromissos, tive que montar um esquema de live pra poder compartilhar e conversar com os amigos de forma on-line… e estamos aí! A qualidade do canal não é muito boa… eu jogando é pessimo… kkkk. Mas me divirto e meu objetivo é lembrar, sentir e viver a nostalgia com amigos… presencial ou on-line. ❤
Eu particularmente tinha zerado pouquíssimos jogos quando eu era criança/adolescente. Gostava de colecionar jogos, mas não conseguia ir até o fim deles. Desistia rápido. Depois que comecei a assistir o seu canal, e a usar um aplicativo que cataloga os jogos, me senti mais motivado a zerar os jogos, a insistir nos desafios, a me dar por vencido hoje mas voltar amanhã e vencer. Eu estou revisitando vários jogos da minha infância e adolescência, revivendo esses momentos e dando um encerramento digno a eles hahah Ótimo vídeo e belas reflexões!
Que baita reflexão brother. Tem me ajudado na minha cosmovisão sobre videogame. Sempre foi meu hoby principal, porem, com o passar do tempo algumas coisas tem mudado . Teu canal me ajudou a continuar manter o meu "eu" gamer. Kkkk Eu não crio minha lista. Porque ultimamente fico mais na vontade de jogar ( tempo 😅). Rsrsrsrs
É sempre muito bom te escutar. Eu volta a essencia de quando eu jogava quando criança e me motiva a jogar o que gosto nos dias de hoje. Penso muito como você. O que vale é a diversão e o coração quentinho kkk quando acabamos de jogar, seja porque o jogo venceu naquele dia ou porque conseguimos zerá-lo. Fortr abraço.
Cogu me inspirei em você em começar minha própria lista de games zerados e concordo com 100% com o que você disse da motivação de ter criado. Pra mim é simplesmente uma forma de registrar aqueles jogos que estou jogando e zerando. Comecei a incluir screen shots e às vezes notas sobre como foi a experiência tbm! Valeu e abraço!
As melhores reflexões a gente encontra aqui. Tem hora que a gente começa a refletir sobre a vida, sobre quem somos e sobre o que estamos fazendo nesse mundo, tudo em um conteúdo sobre "jogo velho". Você é o melhor, Cogu!
Caraca, Cogu, apareceu um card de vídeo, qdo cliquei era um vídeo de 1 ano atrás, mano tu emagreceu muito mesmo!! Kkkkk Parabéns! Cara, valeu mesmo pelo “bate-papo”, é muito bacana isso, faça mais! ❤
Eu fico sem palavras para descrever os vídeos do Cogu. É um roteiro extremamente sóbrio, somado a uma eloquência fenomenal. E o carisma, o que falar? Atualmente o canal que mais acompanho!
Parabéns, Cogu! 👏👏👏 Ao fazer um vídeo com todos estes conselhos, vc acabou tocando em alguns pontos sensíveis no comportamento atual da "comunidade" gamer. Pontos q geram fenômenos como a "Síndrome do PC Gamer", assunto q vc já falou em outro momento. Continue com seu trabalho, íncrivel!
Esse ponto da criação de conteúdo incentivar consumir mais do conteúdo é muito verdade! apesar do meu foco ser mais simples, essa troca de informações com o pessoal que assiste já me fizeram conhecer uma dúzia de games que estavam completamente fora do radar.
Comecei a fazer lista de jogoz zerados em 2020. Foi a melhor coisa q fiz na minha vida gamer. E como você fala no vídeo. Não é pra ninguém. Foi apenas para mim. Ver a lista crescer é lindo.
É legal fazer listas mesmo, é uma degustação de memórias. Dá pra classificar, dar notas, colocar comentários. É bom de reler elas. Lista de filmes vistos, livros lidos, viagens feitas, jogos zerados (e outras que prefiro não comentar, hehehe). Eu tenho lista até de aves fotografadas (141 espécies). De jogos fiz apenas do NES, zerei uns 50 e poucos (parecida com aquela lista incomentável, huahaha)
Esse vídeo é muito bom! Estou com um projeto de ler 100 livros e pretendo criar conteúdo sobre isso mesmo não sabendo se o público vai curtir, mas esse vídeo está me fazendo refletir sobre isso e outras coisas relacionados a criação de conteúdo
Gostei do vídeo recentemente fiz uns testes, jogar todos os gêneros disponíveis no mercado e ver qual eu gosto mais, nessas aventuras de cara já vi que tem coisas que não eram para mim, foi uma experiência legal, e hoje o que funciona para mim e jogo com foco em diversão e ser curto pois não tenho mais muito tempo, outra coisa que mudei no meu mindset e, evitar ao máximo ficar rejogando jogos, pois se ficar nessa e muito fácil você acabar ficando do preso na nostalgia, então para mim eu pulei fora desse barco, tmj e bora achar o que realmente te diverte na vida!
Nosso Sociologo Gamer sempre muito lúcido kkkk, Cogu joga Captain Claw, jogo de plataforma muito bonito, muito carismatico, bem feito... Jogo da minha infancia que existe uma comunidade ate que ativa até hj, depois se quiser da uma olhada Captain Claw.
Fala, Cogu!! Eu hj em dia só jogo o q eu quero, jogo games atuais e antigos e sendo sincero eu atualmente gosto mais dos indies em pixel art que os jogos com orçamentos milionários. Já tive uma fase q tudo q eu jogava eu tinha q platinar, isso deixava jogar uma obrigação e se tornou muito chato! Ótimo vídeo!
Sobre zerar jogos, eu sinto que perdi isso em algum momento da vida, eu costumava zerar os mesmos jogos com frequencia tipo gta san andreas, fable the lost chapters, wolf3d e em algum momento eu perdi isso, recentemente eu ganhei um ps4 de um amigo com horizon zero dawn e eu comecei a jogar o game e explorei tudo o que tinha para explorar e acabei por platinar o game, minha primeira e provavelmente unica platina mas senti que recuperei algo fazendo isso, foi uma jornada muito agradável e divertida, daí tenho jogado outros games visando zerar mas com enfase em me divertir.
Excelente video como sempre, Cogu! E ótimas reflexões. Obrigado por nos ajudar a absorver um pouco mais de tudo isso. Um jogo que você certamente gostaria é Chained Echoes. Eu fico muito triste em saber que ele é meio que "esquecido", mesmo sendo um jogo tão recente. Se ainda não jogou (não achei nada no seu canal sobre), dê uma conferida. Vai amar COM CERTEZA.
Esse negócio de lista com os jogos zerados é interessante pois consigo relembrar os jogos que eu já zerei, sempre gostei de fazer listas, e foi nessa ideia de fazer uma lista com todos os jogos que eu zerei, que encontrei o Cogumelando, e hoje sou fã assíduo! kkkkkkkkk
Cogu! você é fera de mais.... Adora seus comentários sobre anos 90 e as locadores. Mesmo sendo da periferia de Guarulhos/SP, muito do que você fala sobre locadora eu também passei por isso. No passado, era dificil ter videogames, normalmente quando ganhavam um videogame mais atual eu dava o mais antigo para algum primo e tbm ganhava de outros primo. Acho que isso era comum na epoca, pois muitas pessaos que conheço desfrutaram desse revesamento de videogames... Hoje com o avanço da tecnologia e acessibilidade é possível experimentar um pouco de tudo. Você me inspirou a voltar a jogar jogos que um dia fizeram parte do meu passado. 2 Exemplos foi jogar com meu irmão Crises Beat, pois foi o primeiro jogo que finalizamos de PS1 em meados de 98 ou 99 em uma daquelas casas de jogos ondem você pagava um determinado valor e jogava durante algumas horas e esse foi o nosso primero contato com o PS1. E esses dias um sobrinho que tem mais de 20 anos de diferença estava observando eu jogar Alone in the dark no PS1 e em uma determinada parte do jogo ele levou um susto e eu me recordei de um momento que estava jogando esse mesmo jogo com amigos em casa e todos levaram um susto nessa parte e foi uma lembrança muito agradável da epoca que era comum se reunir com algos para jogar videogame. Eu não coleciono videogames, mas tenho talguns, somente os atuais eu tenho jogos originais os demais eu baixo e gravo as midias que eu realemnte quero rejogar ou jogar jogos que por algum motivo eu nao joguei na epoca mas queria jogar. Outros games da para acessar os jogos de maneira digital sem custo e é assim que hoje eu consigo jogar e me divertir quando eu tenho tempo para jogar, apenas por diversão. =)
Boa tarde, acompanho vc a um tempo sempre achei que te conhecia de algum lugar , descubrir quando vc mencionou a Locadodar curto circuito la em Icarai, fez parte da minha infancia e provalvelmente já nos esbarramos por lá. Parabéns pela canal, pura nostagia !!
A primeira vez que eu vi o seu blog foi um recomendação do agregador Colméia em 2011, junto do blog do Amer e do Kibe louco (atual Porta dos fundos), Admiro muito o seu trabalho e fico feliz pelo justo reconhecimento que você tem atualmente. Espero um dia poder fazer justiça aos jogos F1 Circus e F1: Beyond to limits , este último tendo desenvolvedores que pertencem ao Gran Turismo original.
esse video foi completamente incrivel eu amo os jogos e ver alguem que tambem ama os jogos e as experiencias que eles trazem nesse nivel é simplesmente ESTILOSO PRA CARAMBAAAAAAAAA (referencia a Devil May Cry) (e sim eu escrevo de forma estranha)
Tenho um ps5, um xbox Series, um switch, mas de longe o que mais me impressiona é o Retroid Pocket 3+. Ate hoje fico boquiaberto sabendo que um aparelho que cabe na minha mão me permite ter acesso e milhoes de jogos, ate a geração do ps2. É mindblowing
obrigada por tudo cogu, seus vídeos são uma inspiração pra mim, que tenhj esse tato da humildade dentro do mundo gamer, você é pé no chão demais! por favor continue (e fale mais sobre as duas melhores franquias -pmim-: bomberman e kirby 😍
Ótimo vídeo! Eu tava quase caindo nessa cilada que vc disse no começo do vídeo... comecei a ver um youtuber que tá fazendo a living dex dos pokémon e eu fiquei com vontade de fazer igual (não tinha joggo nem console nenhum, mas na adolescência eu tive gameboy, GBA, mas vendi faz anos hahahha). Comprei um DS por 200 reais e comecei a ir atrás dos jogos... deu um desânimo foda os preços... mas concluindo, desbloqueei o Ds e baixei todos os jogos do pokémon nele, estou me divertindo igual! Não dá pra pagar mil reais num cartucho não, tá doido
Rapaz parabéns pela serenidade em suas reflexões, seu canal é certamente o melhor canal que eu tenho o prazer de seguir já que estamos falando de experiências próprias, abraço
27 днів тому
Boa Cogu! To jogando Shiren 5 e não consigo parar. Tenho certeza que você vai amar, caso ainda não conheça.
Uma coisa que me ajudou bastante a me reconectar com os jogos retro foi o RetroAchievements. Passei a jogar e rejogar muitos jogos que eu sentia falta pra tentar pegar conquistas. Não sou fanatico das conquistas, tanto que só completei Yoshi's Island até hoje, mas pra mim é legal ver aquelas conquistas que vc joga, rejoga e joga de novo até conseguir.
Q*bert, Boshy, como tempo voa e que privilégio foi estar presente na sua evolução Cogu! Sigo aqui também zerando tudo dos portáteis! E como você disse, não é sobre números, tentar zerar tudo de um console é como Dragon Quest, o mais importante é a jornada!
Comecei a seguir seu canal pq comprei um console portátil trimui smart pro e comprei mais pra jogar god of war q é um jogo que eu gosto muito porém quero aproveita e tanta entra no mundo dos jogos retrô sendo sincero ainda sou familiarizado com os gráficos mais bunitinho mais to disposto a experimentar os retrô
Mais um video absolute cinema do cogumelando! Se o roteiro dos seus videos for de sua autoria, realmente acho que dava pra lançar um livro, você fala muito bem coisas muito interessantes.
Eu jogo jogos como eu faço tudo na vida envolvendo entretenimento, eu jogo quando dá vontade e não me importo em manter uma sequência. Tem jogo que eu to "zerando" há mais de ano, as vezes preciso até recomeçar porque passou tanto tempo que eu não lembro nada. Inclusive Cogu eu criei uma lista inspirada na sua porque eu adorei a ideia e gosto de estatística, eu gosto de ver os numerozinhos subindo (e quando jogo tem uma aba só pra estatísticas ele automaticamente ganha uns pontinhos comigo)
É por causa do Cogu que eu revivi uma vontade antiga de colecionar algumas coisas (play 1, Nintendo 64, alguns jogos específicos em mídia física etc). E é também por causa dele que eu tenho feito isso de maneira bem tranquila, sem querer comprar tudo, só o que realmente faz sentido pra mim e que tem um valor pessoal, digamos assim. O Cogu é uma baita referência, para o universo dos vídeo games e pra vida tbm.
Cogu, um bom tema para se refletir seria o que os jogos estão influenciando na personalidade dos jovens e adultos da atual geração. Acho um bom tema para refletir. Abraços!
O cogu é um cara que dá vontade de chama pra toma um cafezinho final da tarde, comendo um biscoito de natal. E conversar sobre games e sobre a vida até altas horas da noite.
Inspirado em você, estou com minha planilha com jogos zerados, o foco é jogos 8 e 16 bits junto com jogos indie, gostei da ideia e graças a ela estou achando jogos(escondidos por ai) incríveis. Quem sabe um dia eu faça conteúdo no UA-cam inspirado no seu trabalho. Abração cogu.
15:00 Videogame era algo singular que vc tinha gostos próprios e sua descoberta pessoal. Hj em dia com o advento da internet a descoberta ficou pra trás e o efeito manada ganhou destaque. Isso n só em jogos, em mts outras coisas tb
sabe mano eu me via em um conflito sobre o que fazer pois fui criado com video game e tal e andava desanimado etc e lembro de um video teu onde voce falou ''TEM QUE SER DIVERTIDO'' e isso me libertou do dilema ;D Hoje jogo meus clássicos me divirto crio boas memorias experimento coisas novas nos games sem olhar grafico e tal e serio mudo minha maneira de jogar
E você, por que tem vontade de zerar jogos? E o que te faz não finalizar?
E nesse vídeo aqui, eu conto como fiz minha planilha de jogos zerados! ua-cam.com/video/uGLnQw6umhI/v-deo.html
E nesse, como encaixar videogame numa vida corrida? ua-cam.com/video/yT_REn2oUPQ/v-deo.html
@@Cogumelando Zero jogos pela história, diversão e mecânica do jogo, tipo ,não é qualquer jogo que vai pegar meu precioso tempo tem que ser bom, , más para zerar o jogo, tem que ser bom e mim desafiar e ter muita diversão e uma história muito imersiva, joguei FINAL FANTASY 3, por acaso, tava com tempo livre na época, então decidir jogar, quando fui ver tava virando noites e madrugadas jogando o jogo pela sua história tão imersiva, sempre queria saber qual seria o próximo desfecho na história, isso sim me faz zerar um jogo, O que me faz não finalizar um jogo , é quando eu começo um jogo e vejo que é só enrolação, não tem história, mecânica ruim, Sou das antigas, então jogo tem que ser bom , para mim conquistar.
Cogu , seu canal traz PAZ. Obrigado por existir. As melhores vibrações para você.
@cogumelando depois de zerar mega drive e snes, coloca a meta de testar por 1 hora todos os jogos da geração 64bits, para os jogos duvidosos
Eu tenho um canal mais eu jogo pra guardar meus gameplays está sendo difícil atualmente porque tenho uma filha de 2 anos então eu atraso meus jogos
todos Dragon Quest e Tomb Raider que jogo eu gosto. É como livro se autor preferido, quero ler tudo.
O cara simplesmente se tornou um pensador gamer, genial
good
Imagina um dia poder citar ele em Redação? 😂
Seria o Cortella cogu, cogu carnal,
TRANCENDEU
Pode ser que no futuro as pessoas estudem oque falamos ou fazemos hoje, o cogu pode ser um filósofo gamer equivalente ao Platão ou Sócrates.
Isso ai! Vamo zerar todos os Mahjongs! Hahahaha 😅
Ótima série por sinal 😅
Nossa senhora! Já que tem Mahjong, então vamo botar junto os pachinko e as corridas de cavalo também!! hahahah
Pra zerar pachinco é largar o jogo aberto por duas semanas?
Será isso um spoiler de uma colab? Assim espero.
wilson traz o ffg do filme do resident evil 4. eu e minha esposa amamos ver. morro de rir.
[Cleber] Aqui eu comecei a anotar os meus jogos terminados em um antigo caderno no final de 1989, o caderno eu tenho até os dias de hoje, mas a lista, lá pela metade dos anos 90, eu mudei pra um caderninho de anotações só pra isso. Fiz a mesma coisa pra registrar a coleção de gibis e revistas, eu anotava os números que já tinha (ps.: esse caderninho eu tb tenho até hoje). Ótimo vídoe, Cogu.
Simplesmente sensacional, relíquia! É bom demais fazer isso, mais pessoas deveriam fazer!! Abraço e bom demais tê-lo aqui!
Teus vídeos muitas vezes são reflexões sobre temas profundos e complexos tendo jogos eletrônicos como pano de fundo. Isso de uma forma orgânica, muito espontânea. Acho o máximo!
Sim! Ele expressa muito bem questões muito valiosas de forma que case com o conteúdo dele e isso é lindo de se ver. Ótima criação de conteúdo
É memo é?
@@hguihgui6288 É.
Cogu, não sou da época desses consoles mas sou de interior, e quem é de interior sabe que há uns anos as coisas demoravam mais pra chegar por lá, então acabei conhecendo alguns desses jogos, e mais pra frente, quando meu pai me deu meu primeiro videogame (um PS2) que ele comprou de um cara aleatório, veio junto um cd com uns 5 mil jogos, lá eu jogava aladdin de snes, super mario world, donkey kong country, magical quest (com o pato donald), entre outros jogos das antigas. Eu parei de jogar por um tempo e voltei na pandemia a jogar principalmente os indies (que sigo firme jogando e conhecendo), mas foi com seu canal que eu voltei a jogar os antigos também e inclusive a lembrar os nomes de alguns deles que estavam só na memória, e devo agradecer pois jogos sempre fizeram parte de mim. Enfim, eu não comento muito em vídeo meio que por vergonha mesmo, mas eu nunca acompanhei um criador de conteúdo como tenho te acompanhado. Valeu pelos vídeos que você faz com tanto carinho!
Cogu é lenda
Hahahahha me lembrou o cartucho “6-pack” que veio com meu Mega Drive na época! Viva Sonic barrigudinho 🤣
Cogu, assistir seu canal me fez mudar minha relação com os jogos. A máxima de que "todo jogo que eu não joguei é um jogo novo" me fez experimentar jogos que passaram a fazer parte do rol dos meus preferidos da vida. Chrono Trigger e, especialmente, Final Fantasy IX, por exemplo, explodiram a minha cabeça de tão bons que são e, não fosse seu canal, eu não teria jogado nenhum dos dois. Além disso, fiz minha própria planilha pra organizar os jogos que planejo jogar/estou jogando/zerei e o processo de decidir o que vou jogar em seguida ficou muito mais fácil, me poupando muito mais tempo. Por isso tudo, agradeço demais!
Fico feliz de ter feito parte disso!! Obrigado por dividir isso comigo!! tmj
Não vejo a hora deCogu lançar seus livros: "A Vida e suas Sbárdias"; e "O Amor e Outras Lancherroses".
Com Cogu com a POSE DO KAISER na capa.
Uma azulada, a outra vermelha.
À lá pokémon.
HUAHUAHUA
😂😂
" O somelier de churume"
@@Cogumelandoeu leria.
Kkkkkkk eu compraria esse livro! 😂
Fala Cogu! Hj tenho meus 30 anos, sou Médico, casado e esperando uma filha e obviamente não possuo o tempo livre que tinha quando criança, mas até hj AMO jogar e acompanhar as novidades relacionadas a jogos. Me identifico com sua filosofia, vc deve ser um cara muito bacana de conversar em um churrasco hehe. Abraço de um inscrito!
Cogu se inspirou no mago Davy Jones, que zerou TODOS OS JOGOS da franquia jogos.
O Mago Jones é tão f*oda que zerou até GTA 6
Cogu é uma dose de sobriedade, nessa internet que ta nos afogando com tantas bolhas. Cogu, seu conteúdo tem camadas de profundidade, e cada vez mais sinto que os games estao só na superfície. 👏🏻👏🏻
Agora, deixa eu te dizer!
Assisto praticamente todos os vídeos do seu canal e isso é porque você é um querido! Muito carinhoso e gente boa!
Não tô nem aí pra quantos jogos você zerou e eu nunca assisti uma live sua 😅 (por conta da minha rotina, perco muita coisa ao vivo também em outros segmentos).
É como dizem por aí: O Pedro do cogumelando é o tipo de pessoa que todo mundo gostaria de ter como amigo. Torcemos pelo seu sucesso. Conseguir ser alguém tão doce em um mundo complicado como o que estamos vivendo neste momento é algo muito especial.
Sempre que coloco objetivos, sinto que tenho mais empenho em atingir essas metas e ver o Cogu a mais de 10 anos nessa jornada é inspirador!
Eu me inspirei na sua planilha no ano passado quando vi o video sobre ela. e fiz uma pra mim de uma forma mais simples, e cara, isso deu muito certo to conhecendo muitos jogos retrô que eu sempre vi falar mas nunca tinha jogado de fato. TIpo, uma franquia maravilhosa que é o Megaman classico, peguei desde o 1º do nes e ja zerei até o 11, nao acredito como perdi algo tão bom ao longo dos anos. E a planilha é bom que mantém algumas memorias mais facilmente, pq to fazendo mini reviews na planilha
Reflexões muito boas. Ótimo vídeo! Incentivo pra eu zerar meus jogos, mesmo com pouco tempo disponível.
Cara o teu canal foi com certeza a melhor coisa q eu descobri aqui no YT em 2022, de lá pra cá sigo todos os videos e sempre me acrescenta algo positivo como jogador.... Muito obrigado Cogu!
Estou montando um PC e vou terminar nesses dias, um PC até decente, todos pensam que vou jogar jogos atuais, mas não não, vai rodar SNES, MEGA DRIVE , MASTER SYSTEM, PS1, PS2 Era de Ouro dos games, jogo apenas jogos que gosto ou seja RPG na veia, jogo plataforma e outros estilos apenas para descansar e depois volto para os RPGS da vida, resumido jogue jogos que causa aquele frio na barriga por ver um jogo lindo, a diversão será garantida.
Eu me interesso por jogos Indies e retrôs desde sempre basicamente (Indie desde o Xbox 360)
Eu pensava que só eu era assim, muito legal isso.
Compra um portátil da anbernic com saída HDMI e seja feliz gastando pouco
A Emulação ajudou a eu continuar meu amor por Videogame, mesmo hoje em dia tendo um Switch e um PC razoável, ainda consumo maior parte dos jogos por Emulação.
Não consigo jogar tanto quanto gostaria, mas tenho os que joguei na infância e os que ouvia dos amigos e lia na revista. Tudo emulado. Comprei no formato que sonhava quando adolescente "Quando crescer terei um fliperama em casa". Hoje tenho e jogo quando posso e até costumo conhecer jogos que nunca tinha visto, nem joguei. Tive Atari, Master, Mega e o Xbox 360. O Master foi aquele que mais joguei e mais quis querer ter. Terminei muito jogos naquela época. Até final em Pinball descobri que existe, jogando Jonny Mnemonic. Hoje terminar é coisa bem rara, mas fico jogando e conhecendo, realmente pra esquecer um pouco da correria do dia a dia.
As vezes acho que o cogu é um filósofo dos games, o cara manda cada frase de efeito que te faz pensar pro reeesto da vida. Isso é espetacular!
O único cara da internet que não passa frio, pq tá sempre coberto de razão!
cogu, parabéns, tu deve ser um dos caras mais lúcidos que produzem conteúdo na internet, admiro bastante tua forma de pensamento e comunicação
Cogu me inspirou a fazer uma lista de jogos zerados durante o ano, e no minuto 7:18 ele descreve o q me motiva a continuar fazendo isso. Rever minha lista me faz lembrar as experiéncias q eu tive com os jogos. É bem satisfatório. ❤
Excelente vídeo Cogumelo 🍄. Excelente análise! Pretendo zerar todos os jogos da franquia que eu gosto.
Esses vídeos de bate papo do cogu me remetem muito quando me reuno com amigos meus pra falar de jogos, aquele bate papo gostoso de bar que dura horas e horas, concordo muito CTG, seguir opiniões pré prontas da internet só nos afastam de nossos gostos pessoais e nos impede de experimentar coisas novas, antes da internet fazer sucesso sempre gostei de jogar jogos hateados como Megaman X7 e Devil may Cry 2, só que aí depois que se popularizou que eram jogos ruins geral nem se propõe a se dispor a dizer que são jogos divertidos pra eles com medo de uma galera geral desaprovar sua opinião, e isso é muito triste, se privar de gostar das coisas pq os outros dizem q é ruim é no mínimo se privar de si mesmo. É bom ter pessoas na internet pra quebrar esses paradigmas
E finalizar deixo aqui minha recomendação de RPG que sempre trago por aqui: Metal Max baita jogo
Forte abraço cogu
Me inscrevi há pouco tempo e estou curtindo o conteúdo!Boa sorte no projeto!
Estava quase parando de gravar gameplay, Cogu sempre dando aquela força e motivando para não desistir do que gosta de fazer.
Obrigado Cogu!!
Cogu, obrigado pelo vídeo! Estava em vários dilemas aqui sobre como continuar com os conteúdos que faço e esse seu papo de seguir o que você deseja sem se importar com amarras me abriu mais a mente pra experimentar coisas novas e arriscar com formatos e ideias novas sem depender de algo criado por mim só pra tentar gerar algum tipo engajamento.
Continue fazendo esses tipos de vídeo quando der vontade, realmente ajuda a gente aqui do outro lado da tela!
Grande abraço e sucesso!
Um vídeo falando de vídeo game e filosofia. Mano, vc é um cara bacana. Diz as coisas com leveza e descontração. Parabéns pelo conteúdo!
Eu AAAAMO como o cogu simplesmente usa os games como plataforma pra elucubrar sobre a vida. É tão bom, e tao orgânico.
Essa parte de desistir de um jogo é mto real, esse ano eu comprei a DLC do Elden Ring e cheguei ali no chefe final Radahn e fiquei horas tentando matar ele até que chegou ao ponto de quando eu ia jogar o jogo, me sentia frustrado antes mesmo de começar, não tava mais sendo divertido. Aí vem na cabeça, "poxa paguei caro, não vou zerar?". E o pior, eu já tinha zerado varios outros soulslike antes dele, alguns considerados até mais dificeis como o Sekiro. Só que eu parei pra pensar, eu joguei mais de 40h essa DLC, fiz tudo oq eu podia, matei os outros chefes, explorei o mapa todo, me diverti pra caramba, pra quê vou matar essa lembrança por causa de um chefe final? então simplesmente desisti. Talvez algum dia reinstale e tente de novo, ou então sei lá baixe algum mod que deixe ele mais fácil só pra ver o final mas o fato é que pra mim a DLC do Elden Ring eu achei incrível e não é um chefe final que vai me fazer pensar diferente.
Vê o final no UA-cam kkkkk e depois tu volta e desce o cacete no cabra
Simplesmente o MELHOR vídeo por você! A REAL jogada na LATA na cara da galera! Vamos jogar, porque a vida está passando e daqui uns anos não teremos mais tempo para NADA!!!!!
Admiro muito seu conteúdo pq justamente vc consegue fugir totalmente dessa imersão e necessidade de jogar algo para estar imerso em um grupo social ou validação por conta de rankeamento. Me trás um conforto absurdo olhar para ideia de justamente aproveitar o momento muito mais para uma satisfação pessoal, seus vídeos conseguem trazer reflexões que dão muito vezes vontade de jogar algo novo sem a necessidade do jogo ser bem avaliado ou popular no momento. Parabéns pelo conteúdo, muito sucesso para vc !!!
Eu admiro muito pessoas como o Cogu que conseguem zerar vários jogos diferentes.
Eu já tentei vários jogos, mas sempre acabo zerando algum Pokémon pela centésima vez. É o único jogo que consigo levar do começo ao fim 🫤
Não consigo explicar, mas simplesmente não tenho volição pra jogar outras coisas
Eu, que sou gravador de gameplays e apoiador, digo que esse foi o melhor vídeo que já vi aqui no canal. Como muitos aí falaram nos comentários, o Cogu é um verdadeiro pensador dos videogames. Que vídeo sensacional!
Me identifico muito com vc! Apesar q gosto muito do BlackThorne e vc não gosta! Más a certeza q tenho q vc jogou e zerou ! Valeu amigo seu conteúdo é muito raiz! Muito bom
Top! Vídeo inspirador… eu tenho muitos consoles e montei uns game room pra compartilhar nostalgia com os amigos! Mas como a vida anda corrida e ser adulto tem muitos compromissos, tive que montar um esquema de live pra poder compartilhar e conversar com os amigos de forma on-line… e estamos aí!
A qualidade do canal não é muito boa… eu jogando é pessimo… kkkk. Mas me divirto e meu objetivo é lembrar, sentir e viver a nostalgia com amigos… presencial ou on-line. ❤
Eu particularmente tinha zerado pouquíssimos jogos quando eu era criança/adolescente. Gostava de colecionar jogos, mas não conseguia ir até o fim deles. Desistia rápido.
Depois que comecei a assistir o seu canal, e a usar um aplicativo que cataloga os jogos, me senti mais motivado a zerar os jogos, a insistir nos desafios, a me dar por vencido hoje mas voltar amanhã e vencer.
Eu estou revisitando vários jogos da minha infância e adolescência, revivendo esses momentos e dando um encerramento digno a eles hahah
Ótimo vídeo e belas reflexões!
Que baita reflexão brother. Tem me ajudado na minha cosmovisão sobre videogame. Sempre foi meu hoby principal, porem, com o passar do tempo algumas coisas tem mudado . Teu canal me ajudou a continuar manter o meu "eu" gamer. Kkkk
Eu não crio minha lista. Porque ultimamente fico mais na vontade de jogar ( tempo 😅). Rsrsrsrs
É sempre muito bom te escutar. Eu volta a essencia de quando eu jogava quando criança e me motiva a jogar o que gosto nos dias de hoje. Penso muito como você. O que vale é a diversão e o coração quentinho kkk quando acabamos de jogar, seja porque o jogo venceu naquele dia ou porque conseguimos zerá-lo. Fortr abraço.
Cogu me inspirei em você em começar minha própria lista de games zerados e concordo com 100% com o que você disse da motivação de ter criado. Pra mim é simplesmente uma forma de registrar aqueles jogos que estou jogando e zerando. Comecei a incluir screen shots e às vezes notas sobre como foi a experiência tbm! Valeu e abraço!
As melhores reflexões a gente encontra aqui. Tem hora que a gente começa a refletir sobre a vida, sobre quem somos e sobre o que estamos fazendo nesse mundo, tudo em um conteúdo sobre "jogo velho". Você é o melhor, Cogu!
21:33 Nossa referência a Chaves de cada dia...
Também peguei 😁
Caraca, Cogu, apareceu um card de vídeo, qdo cliquei era um vídeo de 1 ano atrás, mano tu emagreceu muito mesmo!! Kkkkk Parabéns! Cara, valeu mesmo pelo “bate-papo”, é muito bacana isso, faça mais! ❤
Caramba Cogu que conversa maravilhosa pra quem curti essa arte e conselhos pra vida tb, vc brilha nessas reflexões !!!!
Você é um cara abençoado por Deus, continue com essa simplicidade, seu canal é maravilhoso!!!
Eu fico sem palavras para descrever os vídeos do Cogu. É um roteiro extremamente sóbrio, somado a uma eloquência fenomenal. E o carisma, o que falar?
Atualmente o canal que mais acompanho!
Parabéns, Cogu! 👏👏👏
Ao fazer um vídeo com todos estes conselhos, vc acabou tocando em alguns pontos sensíveis no comportamento atual da "comunidade" gamer. Pontos q geram fenômenos como a "Síndrome do PC Gamer", assunto q vc já falou em outro momento.
Continue com seu trabalho, íncrivel!
Baita vídeo. Estão vivendo pros outros. Cogu tu é ótimo. Exemplo pras crianças. Abraço
Esse ponto da criação de conteúdo incentivar consumir mais do conteúdo é muito verdade!
apesar do meu foco ser mais simples, essa troca de informações com o pessoal que assiste já me fizeram conhecer uma dúzia de games que estavam completamente fora do radar.
Comecei a fazer lista de jogoz zerados em 2020. Foi a melhor coisa q fiz na minha vida gamer. E como você fala no vídeo. Não é pra ninguém. Foi apenas para mim. Ver a lista crescer é lindo.
É legal fazer listas mesmo, é uma degustação de memórias. Dá pra classificar, dar notas, colocar comentários. É bom de reler elas. Lista de filmes vistos, livros lidos, viagens feitas, jogos zerados (e outras que prefiro não comentar, hehehe). Eu tenho lista até de aves fotografadas (141 espécies). De jogos fiz apenas do NES, zerei uns 50 e poucos (parecida com aquela lista incomentável, huahaha)
Esse vídeo é muito bom! Estou com um projeto de ler 100 livros e pretendo criar conteúdo sobre isso mesmo não sabendo se o público vai curtir, mas esse vídeo está me fazendo refletir sobre isso e outras coisas relacionados a criação de conteúdo
Boa sorte com esse projeto mano 👍
Gostei do vídeo recentemente fiz uns testes, jogar todos os gêneros disponíveis no mercado e ver qual eu gosto mais, nessas aventuras de cara já vi que tem coisas que não eram para mim, foi uma experiência legal, e hoje o que funciona para mim e jogo com foco em diversão e ser curto pois não tenho mais muito tempo, outra coisa que mudei no meu mindset e, evitar ao máximo ficar rejogando jogos, pois se ficar nessa e muito fácil você acabar ficando do preso na nostalgia, então para mim eu pulei fora desse barco, tmj e bora achar o que realmente te diverte na vida!
19:00 - poucas vezes tive o prazer de ouvir um testemunho tão genuíno de sabedoria e humildade! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Nosso Sociologo Gamer sempre muito lúcido kkkk, Cogu joga Captain Claw, jogo de plataforma muito bonito, muito carismatico, bem feito... Jogo da minha infancia que existe uma comunidade ate que ativa até hj, depois se quiser da uma olhada Captain Claw.
Fala, Cogu!!
Eu hj em dia só jogo o q eu quero, jogo games atuais e antigos e sendo sincero eu atualmente gosto mais dos indies em pixel art que os jogos com orçamentos milionários. Já tive uma fase q tudo q eu jogava eu tinha q platinar, isso deixava jogar uma obrigação e se tornou muito chato!
Ótimo vídeo!
Sobre zerar jogos, eu sinto que perdi isso em algum momento da vida, eu costumava zerar os mesmos jogos com frequencia tipo gta san andreas, fable the lost chapters, wolf3d e em algum momento eu perdi isso, recentemente eu ganhei um ps4 de um amigo com horizon zero dawn e eu comecei a jogar o game e explorei tudo o que tinha para explorar e acabei por platinar o game, minha primeira e provavelmente unica platina mas senti que recuperei algo fazendo isso, foi uma jornada muito agradável e divertida, daí tenho jogado outros games visando zerar mas com enfase em me divertir.
Excelente video como sempre, Cogu! E ótimas reflexões. Obrigado por nos ajudar a absorver um pouco mais de tudo isso. Um jogo que você certamente gostaria é Chained Echoes. Eu fico muito triste em saber que ele é meio que "esquecido", mesmo sendo um jogo tão recente. Se ainda não jogou (não achei nada no seu canal sobre), dê uma conferida. Vai amar COM CERTEZA.
Esse negócio de lista com os jogos zerados é interessante pois consigo relembrar os jogos que eu já zerei, sempre gostei de fazer listas, e foi nessa ideia de fazer uma lista com todos os jogos que eu zerei, que encontrei o Cogumelando, e hoje sou fã assíduo! kkkkkkkkk
Cogu, você me fez querer zerar esses jogos antigos, de uma época em que eu nem tinha nascido.
Cogu! você é fera de mais....
Adora seus comentários sobre anos 90 e as locadores. Mesmo sendo da periferia de Guarulhos/SP, muito do que você fala sobre locadora eu também passei por isso. No passado, era dificil ter videogames, normalmente quando ganhavam um videogame mais atual eu dava o mais antigo para algum primo e tbm ganhava de outros primo. Acho que isso era comum na epoca, pois muitas pessaos que conheço desfrutaram desse revesamento de videogames...
Hoje com o avanço da tecnologia e acessibilidade é possível experimentar um pouco de tudo. Você me inspirou a voltar a jogar jogos que um dia fizeram parte do meu passado. 2 Exemplos foi jogar com meu irmão Crises Beat, pois foi o primeiro jogo que finalizamos de PS1 em meados de 98 ou 99 em uma daquelas casas de jogos ondem você pagava um determinado valor e jogava durante algumas horas e esse foi o nosso primero contato com o PS1. E esses dias um sobrinho que tem mais de 20 anos de diferença estava observando eu jogar Alone in the dark no PS1 e em uma determinada parte do jogo ele levou um susto e eu me recordei de um momento que estava jogando esse mesmo jogo com amigos em casa e todos levaram um susto nessa parte e foi uma lembrança muito agradável da epoca que era comum se reunir com algos para jogar videogame.
Eu não coleciono videogames, mas tenho talguns, somente os atuais eu tenho jogos originais os demais eu baixo e gravo as midias que eu realemnte quero rejogar ou jogar jogos que por algum motivo eu nao joguei na epoca mas queria jogar. Outros games da para acessar os jogos de maneira digital sem custo e é assim que hoje eu consigo jogar e me divertir quando eu tenho tempo para jogar, apenas por diversão. =)
Boa tarde, acompanho vc a um tempo sempre achei que te conhecia de algum lugar , descubrir quando vc mencionou a Locadodar curto circuito la em Icarai, fez parte da minha infancia e provalvelmente já nos esbarramos por lá. Parabéns pela canal, pura nostagia !!
isso aí vei, galera da internet é complicada meu irmão, joga o que faz sentido pra tu, pra teu bolso, pra teu tempo! o resto é bestera
A primeira vez que eu vi o seu blog foi um recomendação do agregador Colméia em 2011, junto do blog do Amer e do Kibe louco (atual Porta dos fundos),
Admiro muito o seu trabalho e fico feliz pelo justo reconhecimento que você tem atualmente.
Espero um dia poder fazer justiça aos jogos F1 Circus e F1: Beyond to limits , este último tendo desenvolvedores que pertencem ao Gran Turismo original.
esse video foi completamente incrivel
eu amo os jogos
e ver alguem que tambem ama os jogos
e as experiencias que eles trazem
nesse nivel
é simplesmente
ESTILOSO PRA CARAMBAAAAAAAAA (referencia a Devil May Cry)
(e sim eu escrevo de forma estranha)
Tenho um ps5, um xbox Series, um switch, mas de longe o que mais me impressiona é o Retroid Pocket 3+. Ate hoje fico boquiaberto sabendo que um aparelho que cabe na minha mão me permite ter acesso e milhoes de jogos, ate a geração do ps2. É mindblowing
obrigada por tudo cogu, seus vídeos são uma inspiração pra mim, que tenhj esse tato da humildade dentro do mundo gamer, você é pé no chão demais! por favor continue (e fale mais sobre as duas melhores franquias -pmim-: bomberman e kirby 😍
Primeira live que eu vi sua foi o a de megaman 3 de nes e desde lá tento fazer o meu próprio desafio do fim do mundo. Parabéns.
Ótimo vídeo! Eu tava quase caindo nessa cilada que vc disse no começo do vídeo... comecei a ver um youtuber que tá fazendo a living dex dos pokémon e eu fiquei com vontade de fazer igual (não tinha joggo nem console nenhum, mas na adolescência eu tive gameboy, GBA, mas vendi faz anos hahahha).
Comprei um DS por 200 reais e comecei a ir atrás dos jogos... deu um desânimo foda os preços... mas concluindo, desbloqueei o Ds e baixei todos os jogos do pokémon nele, estou me divertindo igual! Não dá pra pagar mil reais num cartucho não, tá doido
Vc e fera demais Cogu, sábias palavras!
Rapaz parabéns pela serenidade em suas reflexões, seu canal é certamente o melhor canal que eu tenho o prazer de seguir já que estamos falando de experiências próprias, abraço
Boa Cogu! To jogando Shiren 5 e não consigo parar. Tenho certeza que você vai amar, caso ainda não conheça.
Cara você está jogando do jeito certo. Esta jogando por prazer e não por obrigação. E jogando o que gosta.
Uma coisa que me ajudou bastante a me reconectar com os jogos retro foi o RetroAchievements. Passei a jogar e rejogar muitos jogos que eu sentia falta pra tentar pegar conquistas. Não sou fanatico das conquistas, tanto que só completei Yoshi's Island até hoje, mas pra mim é legal ver aquelas conquistas que vc joga, rejoga e joga de novo até conseguir.
O frame de vc zerando Qbert a montagem da capa do game me lembrou muito as montagens que o Rektu usa nas lives dele haha
Tive que favoritar esse vídeo... Não é só sobre jogos, são reflexões valiosas.
Um dos melhores videos que eu ja vi sobre videogame, pensamento incrível de ouvir
Falou tudo, Cogu
Negócio é jogar videogame, videogame é diversão, a gente precisa se pautar mais nisso, se divertir com o jogo e nao tornar um fardo
Q*bert, Boshy, como tempo voa e que privilégio foi estar presente na sua evolução Cogu! Sigo aqui também zerando tudo dos portáteis! E como você disse, não é sobre números, tentar zerar tudo de um console é como Dragon Quest, o mais importante é a jornada!
Privilégio é tê-lo junto! Obrigado por tudo!!
A simplicidade é seu diferencial meu amigo 👊🏻
Comecei a seguir seu canal pq comprei um console portátil trimui smart pro e comprei mais pra jogar god of war q é um jogo que eu gosto muito porém quero aproveita e tanta entra no mundo dos jogos retrô sendo sincero ainda sou familiarizado com os gráficos mais bunitinho mais to disposto a experimentar os retrô
Este video abriu meus olhos, vou aplicar nos meus proximos videos. "Sempre a coisa para descobrir" Valeu COGU!
Que reflexão bacana! Fico feliz em ter-me inscrito neste canal.
Mais um video absolute cinema do cogumelando!
Se o roteiro dos seus videos for de sua autoria, realmente acho que dava pra lançar um livro, você fala muito bem coisas muito interessantes.
Eu jogo jogos como eu faço tudo na vida envolvendo entretenimento, eu jogo quando dá vontade e não me importo em manter uma sequência. Tem jogo que eu to "zerando" há mais de ano, as vezes preciso até recomeçar porque passou tanto tempo que eu não lembro nada.
Inclusive Cogu eu criei uma lista inspirada na sua porque eu adorei a ideia e gosto de estatística, eu gosto de ver os numerozinhos subindo (e quando jogo tem uma aba só pra estatísticas ele automaticamente ganha uns pontinhos comigo)
essa parte de "hidden gems" é real, por isso eu gosto do canal do Dedé, ele pega esses jogos obscuros e zera e dar a opinião sincera.
ótimo vídeo Cogu, como sempre, o segredo é se divertir com vídeo games, e só. :D
muito bom mano! Concordo contigo... importante é jogar e ser feliz... Indicação: Joga PITMAN de Game Boy... bom demais
É por causa do Cogu que eu revivi uma vontade antiga de colecionar algumas coisas (play 1, Nintendo 64, alguns jogos específicos em mídia física etc). E é também por causa dele que eu tenho feito isso de maneira bem tranquila, sem querer comprar tudo, só o que realmente faz sentido pra mim e que tem um valor pessoal, digamos assim. O Cogu é uma baita referência, para o universo dos vídeo games e pra vida tbm.
Cogu, um bom tema para se refletir seria o que os jogos estão influenciando na personalidade dos jovens e adultos da atual geração. Acho um bom tema para refletir. Abraços!
eu só zero os jogos que eu considero bom e estou perto dos mil, parabéns pela marca, seus vídeos são muito legais.
O cogu é um cara que dá vontade de chama pra toma um cafezinho final da tarde, comendo um biscoito de natal. E conversar sobre games e sobre a vida até altas horas da noite.
Inspirado em você, estou com minha planilha com jogos zerados, o foco é jogos 8 e 16 bits junto com jogos indie, gostei da ideia e graças a ela estou achando jogos(escondidos por ai) incríveis.
Quem sabe um dia eu faça conteúdo no UA-cam inspirado no seu trabalho.
Abração cogu.
Nosso camarada Cogu é um pensador popular.
Brabo!
doido mano, loucuras ao extremo, o homem virou uma enciclopédia humana
a loucura nos trouxe um dos canais de games da nostalgia referência no Brasil
Filosofando Videogame, já pode mudar o nome! Muito bom!
Recomendação: Enviromental Station Alpha(PC)
15:00 Videogame era algo singular que vc tinha gostos próprios e sua descoberta pessoal. Hj em dia com o advento da internet a descoberta ficou pra trás e o efeito manada ganhou destaque. Isso n só em jogos, em mts outras coisas tb
É incrível como teu vídeo me prende Cogu, eu tenho TDAH (tomo remédio e tudo mais), mas os teus vídeos atacam meu hiperfoco kkkkkkk parabéns
sabe mano eu me via em um conflito sobre o que fazer pois fui criado com video game e tal e andava desanimado etc e lembro de um video teu onde voce falou ''TEM QUE SER DIVERTIDO'' e isso me libertou do dilema ;D Hoje jogo meus clássicos me divirto crio boas memorias experimento coisas novas nos games sem olhar grafico e tal e serio mudo minha maneira de jogar