A aporofobia na sociedade brasileira
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- A aporofobia na sociedade brasileira.
Se cadastre para sempre ser avisado sobre novos conteúdos: chat.whatsapp....
Faça parte do meu canal do Telegram para não perder nenhuma aula: t.me/+ZtNhUQDJ...
Quer Tirar 900 ou Mais na Redação? Curso online de redação+temas+correção: aprendicomopapa...
Assista a nossa playlist de aulas completas sobre Você na Ciências Médicas: • Você na Ciências Médic...
Me siga também no Instagram: / aprendicomopapai (@aprendicompapai)
===== SOBRE O MARCELO PAPAI =====
Eu sou o Marcelo Batista, mais conhecido como Marcelo Papai. Por quê? Sou o Papai da Redação!!!
São mais de 10 anos ajudando alunos de todo o Brasil a alcançarem a melhor performance possível
no Enem e demais vestibulares. Aqui no meu canal você encontra muitas dicas de estudos, de redação, linguagens, atualidades, boas práticas, repertórios e muito mais! Fica a vontade para fazer o seu #PapaiFlix e arrasar na Redação.
exemplo de arquitetura hostil que eu ouvi da boca de um engenheiro: porque os shopping centers tem sempre os banheiros longe da entrada lá na casa do chapéu? é pra impedir que "gente não desejada" use os banheiros todo dia, se voce tiver que todo dia caminhar 20-30 minutos só pra ir ao banheiro,voce acaba desistindo daquele banheiro e indo cagar/mijar em outro lugar mais perto
A aporofobia é um conceito novo para um problema arcaico. Lembro que, quando criança, na escola, fui vítima de diversos tipos de agressões. Naquela época, não sabia o nome do fenômeno. Hoje, já sabemos que se tratava de bullying. Isso representa um avanço. Analogamente, nomear o preconceito com os pobres já é um avanço significativo. Agora, no entanto, está mais que necessário criminalizar isso. Muito obrigado, professor, por desenvolver esse tema!
Eu que agradeço pelo comentário! É a tentativa da língua de acompanhar os velhos problemas, né?
É relevante pontuar que o problema tem raizes históricos. Podemos citar a questão da higinização sanitária que ocorreu no RJ em meados de 1900- A EXPULSÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA das ruas para manter uma boa aparência da cidade, o que levou o surgimento de cortiços e favelas. Além disso, podemos falar sobre a falta de empatia na sociedade, a qual tenta levantar muros para esconder a situação de desigualdade social- muros esses que podem ser relacionados a metafora do Ensaio sobre a cegueira, de josé Saramago- o que faz separada as pessoas "pobres das ricas". Assim como feito no Hospital de Barbacena, o qual pessoas sãs era colocadas la por ser diferentes, hoje a gente vivência isso tirando as pessoas da nossa visão. Amei o conteúdo, professor!! Sucesso
brabo
Não esquecer também a grande reforma urbana de Pereira Passos em 1908 que queria "modernizar" a cidade do Rio de Janeiro de modo que se parecesse com a cidade de Paris, mas tinha o problema no caminho: os cortiços. E por fim quase todos os cortiços do centro do Rio foram demolidos e os moradores foram forçados a se mudarem para as favelas que nasciam, tal como o Morro da Providência, Morro da Cabeça de Porco e Morro da Mangueira.
Me ajudou muito!
Obrigada.
Professor, o senhor é maravilhoso em suas aulas. Muito obrigada.
Muito bom , O,brigada professor!❤
Tema mto bom!! Abriu minha cabeça p temas diferentes e tb muito importantes assim!! Mto obg!! Esperamos por mais temas inusitados q abordem a questão da desigualdade social
Que tema mais fora da caixa,sensacional esse debate! Super necessária essa discussão.
Obrigada professor, sempre surpreendendo.
Muito obrigado, viu? ❤️❤️❤️❤️
Tenho que fazer uma redação sobre esse tema, obrigado pelas informações. Depois eu venho aqui dizer como fui na redação.
Oi eu gostaria de ler sua redação.
Obrigado
Podemos ser uma pessoa melhor e tentar ser diferente
A gentrificação tb seria um ótimo argumento p falar da questão da marginalização daqueles q pertencem às classes mais baixas
Você é incrível irmão, obrigado pelo seu conhecimento!
Obg pelas informações 😊
Trabalho muito bom o seu, parabéns.
Obrigada!
Tinha que ser descutido a aporofobia tbm no seio familiar ,ate pq ,a situação de rua esta interligada com o abandono familiar e afetivo.Eu conheço pessoas que foram para as ruas pq parentes não deram recurso nem ajuda .Tenho uma amiga que trabalhava no banco do Brasil e ganhava bem,ela foi mandada embora ,perdeu sua renda ,e a partir daí começaram os comenrário hostil no meio de irmaos ,pai e mãe,por nao poder mais ajudar nas despesas.Ela ainda se encontra desempregada atualmente e só não está em extrema pobreza pq tem um casa pra morar em uma comunidade .A familia dela pratica a Parafobia pois evitam ela nas festas comemorativas da família ,e sentem vergonha e desprezo. por ela .Agora recentemente caiu em depressao e foi internada so nao cometeu suici@# ainda pela a misericordia de Deus!Teve um dia que ela me pediu sapatos e roupas e eu doei ,não tem um celular ,outro dia não tinha um pão para comer rm casa
Muito triste a situação em que sua amiga está passando. Não deixe de ajudá-la sempre que puder. Penso que você está sendo uma pessoa importante para ela nesse momento.
Parabéns pelo conteúdo escolhido 🥰
Excelente aula professor! Uma pergunta fora do conteúdo... onde o senhor comprou essa camisa? Adoro a banda e achei muito linda!
os seus vídeos são incríveis, me ajudam demais! muito obrigada!
Papai manja.
Vídeo muito bom
Sem defeitos!! Perfeito!
Vídeo muito bom e cheio de conteúdos! Amei e espero outros🫶🏻
Muito bom. Gostei!
Eu só vim conhecer esse tema, pelo padre Júlio Lancelotti
Se eu escrever/cita uma frase de um filme ou novela de um personagem, é classificado como citação ou repertório de filme?
Professor, pode me tirar duas dúvidas, por favor? Se eu utilizar o argumento da urbanização do Rio de Janeiro durante a Belle Époque como forma de afastar os pobres e depois usar a reportagem sobre os dois Matheus, ambos os argumentos entram como repertório histórico? Se sim, isso é um problema no Enem?
Eu adoro as duas ideias. São bons repertórios: um mais de atualidades e outro mais da história, no caso…
@@aprendicomopapai obrigada! 😁
Fala da Reforma Urbana de Pereira Passos em 1908?
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻☕
O assassinato de Genivaldo por oficiais da PRF é um exemplo de aporofobia!
Adorei o vídeo
Muito obrigado!
Não consigo botar no papel
A aporofobia é ruim 😢
Misericórdia
Existe muito pobre porque procriam demais
Vdd, a maioria são filhos da sua mãe inclusive 😎
Adsssssssssssss
A nossa classe média é aparofóbica.
O brasil não tem classe média.
As migalhas de classe média que existem são o funcionalismo público, meia duzia de advogados, e um que outro adulto solteiro e sem filhos acima dos 40.