Gaiman fez isso por pirraça, se fosse uma personagem solta sem estar atrelada a nada, só ela por ela mesmo, Todd nem falaria nada. Só que a Angela estava totalmente presa a narrativa da história do Spawn. Mesmo assim não foi impedido, se fez uma última história com ela em contratato para enerrar a passagem dela na editora, foi vendida para a Marvel para ela não ser nem mais utilizada por lá
@@Nilson4033 acho que tá um pouco por fora. Não foi pirraça. Foi pq o Todd parou de pagar os dividendos e ai ele teve que cobrar na justiça e desta, escalou para a retomada total da personagem. Acordado não sai caro, simples.
Perfeito exemplo. E acho que entra um pouco na mesma questão do personagem do vídeo. Não acho que tenha muita gente lendo Chainsaw Man pela crítica ao trabalho e a reflexão do rato do campo/da cidade e sim pelo visual massavéio até o osso, pelas lutas, pelo ecchi. Tal qual o próprio Mcfarlane nas entrevistas não parece muito interessado sobre nada disso quando perguntam pra ele sobre o novo filme do Spawn e sim que "contanto que esteja visualmente legal" ele não se importa com a qualidade do filme
@@deoutrora8992 sim, mas é engraçado que no caso de CSM tem umas coisas que sao explicitas tanto na narrativa quanto no desenho sobre essas questoes. Infelizmente algumas pessoas acabam nao tendo a interpretaçao mesmo assim mas nem as culpo tambem, tem muita gente que é nova lendo e as vezes n tem nem base teorica pra sacar algumas coisas, ate pq tem bastante sobre o contexto da realidade do japao tambem, mas é isso ne
@@heitorsantoslima9289 sim mas interpretaçao sem base/conhecimento é muito mais complicado ne? Acho que por mais que pra gente que consegue perceber essas coisas sejam obvias, tem muita gente que nao tem a mesma percepçao justamente por nao ter um certo conhecimento, entao vai ser mais dificil conseguir assimilar determinadas coisas. Mas é isso ne, a gente incentiva da forma que pode e faz o que é possivel
4:50 Alan Moore : Devolva as artes do Kirby, seus canalhas! Jack Kirby : Caramba, o cara é brabo. 7:42 Spawn : O proletário no Inferno. 11:10 Nossa, o Alan Moore deve ter pensado "Esse cara mandou bem". 13:45 Aaaaaaaa, caramba. Isso é bem ácido e incrível. Jamais tinha percebido isso, sensacional essa crítica.
Massa, suas análises sempre põe a obra em outro patamar.....nunca fui um grande fã de spawn (li pouca coisa), mas muito maneiro pensar por esse ponto....podia até falar da treta do tood com o Neil Gaiman pelos direitos da Ângela...... "Ou vc morre herói ou vive o suficiente pra virar um vilão"
Meu personagem favorito e o único quadrinho que realmente tive interesse e oportunidade de ler na infância e adolescência, a arte é fantástica e a história ótimas, amo a atmosfera e universo deste quadrinho.
A apresentação cronológica foi massa. É interessante que o trabalhador, cada vez mais e nos países "em desenvolvimento", entende como um favor do contratante tê-lo contratado. O Operário Spawn não vê mais a relação trabalho-capital como uma troca (uma uma "luta") e sim como um favor limitado.
Eu ainda tenho guardado a coleção de VHS que foi lançada por aqui em bancas de jornal. Essa série é sensacional, produção HBO, uma pena que o filme não seguiu a mesma linha!
Que crítica foda!! Nunca enxerguei spawn por essa perspectiva. Só reforçou a minha paixão pelo meu quadrinho predileto. Puta q pariu... Reforço mais uma vez: Que perspectiva foda
A pior parte é que você conseguiu acabar com meus sonhos, esperanças e positividade em relação a vida e ao trabalho, e ainda assim me sinto grato pelo vídeo. Vai entender né!?
O mais engraçado é que a palavra trabalho, cuja origem vem do grego antigo literalmente significa tortura kkkkkkk. Pois provém de um instrumento que era usado para torturar escravos e prisioneiros de guerra.
Nos anos 90, eu era adolescente e não gostava da Image (não sabia de como ela surgiu), especialmente na figura do Spawn. Achava que os quadrinhos apelavam demais para uma estética ultra-exagerada com páginas duplas com os "músculos impossíveis" do Mcfarlane, mas sem conteúdo. Peguei pra ler uma ou outra HQ do Spawn, pra nunca mais. Eu era um moleque mesmo, em todos os sentidos, criei um preconceito com o personagem... E que deleite é ver essa análise quase 30 anos depois. Fiquei curiosíssimo pra ler as primeiras HQs dele. Trampo sensacional o do canal. Espero que dure muito ainda! o/
Olá! Como sempre um excelente video! Se ele fosse publicado próximo ao dia do trabalho então, seria perfeito! Mas sei que deves ter um mais impactante para este período ( conto com isso!🤗) Outra coisa: assisti uma palestra do Joe Bennet em 1995, onde ele afirmava que um dos motivos da escolha do nome desse personagem não foi à toa: lá nos EUA as HQs são organizadas em ordem alfabética, e o título que mais vendia era SPIder man... como ele trocara de editora e estava na "crista da onda" ele entitulou SPAwn, para ficar logo antes, como estratégia de marketing. Abraços!
Super resenha, professor Alexandre: a melhor que ouvi sobre Spawn do Mc Farlane, com a contextualização histórica do surgimento da Image e as relações entre Grandes Editoras e artistas e suas obras. Parabéns! Obrigado. Abraço 👍🏻
Conheci esse canal a duas semanas, e tudo que tenho feito é maratona. Sem contar o aumento na lista de desejos da Amazon kkkk Ótimo trabalho! Você bem que podia trazer essas suas análises para o cinema, principalmente com sua visão acadêmica, em um canal paralelo talvez, só seria incrível! Abraços.
Concordo! A verdade é que quando Spawn perdeu o "contador" de seu "mojo" (energia infernal), isso o tornou "mais um super-heroi" com poderes quase infinitos de origem infernal. Daí, aos poucos, deixei de comprar essa HQ, eu e todo mundo no Brasil, pelo visto, rs.
“Mano do céu” vc acabou com minha adolescência, mas salvou o homem que me tornei. Estranho a gente ver os quadrinhos pela sua ótica, mas vc conseguiu traduzir um sentimento. Parabéns pelo canal é assim que o “demônio” permitir vou me tornar membro. Pena que só descobri seu canal agora.
Essa é uma temática que está chegando nos shounens japoneses, muito reflexo dessa visão do salaryman e trabalho pelo conjunto, como já citado Chainsawman aborda isso de uma forma que um personagem simplesmente não quer trabalhar e prefere a morte de fato do que tal, e também é algo que pode ser visto em Jujutsu Kaisen. Provavelmente mais obras continuaram e estão falando sobre.
Grande vídeo! Ponto de vista excelente, esse estofo dá outro acabamento (bem mais valoroso) pra obra, não tinha me dado conta de muitas das coisas que tu citou. Muito obrigado pelo seu baita trabalho, Alexandre. Camarada Spawn ⚒
E o pessoal no grupo do Comix Zone descendo a lenha no Spawn...e olha que eu amo o canal e gostava do grupo kkkkkk O lance é que a galera fixa tanto no preconceito sobre os anos 90 que n se atentam a coisas importantes que a hq explora.
Caraca ... Eu li esses quadrinhos quando foram lançados no Brasil... Era criança/pré adolescente e lembro de olhar "escritores consagrados das hqs escrevendo primeiras aventuras... Neil Gaiman, Alan Moore ... Ok não sei quem são mas parecem ser bons". Nossa Spawn tem (ou pelo menos tinha) bem mais coisas a dizer do que a minha lembrança vaga me dizia. Acho que vou procurar dar um olho na serie de animação da HBO lançada na época - que tinha uma pegada mais adulta que quase tudo relacionado a super herois e animação na época. E no final das contas, além da situação dos funcionários dos negócios derivados do Spawn e Image comics, vale refletir que dentro da própria editora as coisas não ficaram muito diferentes das grandonas - a certa altura os autores originais largaram e outras pessoas passarma a escrever e desenhar sem ter direito as criações naquele processo. O conceito Image Comics é muito interessante. O resultado nem sempre. Mas os trabalhos do Dave Simm e Erik Larssen valem a revisitada sempre.
Com o final do video me lembrei do que diria o Snake Plissken em Fuga De Los Angeles "Quanto mais as coisas mudam, mais ficam iguais". Adorei o conteúdo, mais um inscrito
Caramba! Li anos de Spawn e não me liguei que ele sempre voltava como branco, pensei que fosse só sacanagem do capeta pra não ser a cara original, racismo e etc passaram totalmente despercebidos por mim na época...
Muito interessante, eu tenho muita gratidão pela Image por tudo que ela representa. Os caras devem ter muito orgulho do que fizeram, lutaram contra um modelo ultrapassado e ainda tiveram sucesso. Dá até pra perdoar as histórias que começam e sei lá por que param de repente. O Robert Kirkman deu uma entrevista muito reveladora ao Comic Tropes, e pelo que ele conta a coisa toda na Marvel parecia mais uma repartição pública do que uma empresa, mas a gente consegue ver semelhanças no modelo de negócio.
Curtia bastante o Spawn nos anos 90, mas não tinha noção sobre essa treta toda e a metáfora envolvida. Sabia que a Image foi fundada por um pessoal da Marvel e da DC, mas nos anos 90 os detalhes não vinham redondinhos pra nós, muito boa essa analise. Acho que a Image Comics tem uma gama enorme de temas a serem trabalhados, seria ótimo ter outras HQs e temáticas envolvendo a editora aqui no canal.
Video sensacional. Acho legal, que você falasse tbm da hístoria de Spawn 10. Pq por muito tempo foi "irrepublicável". De repente, agora, um vídeo sobre Cerebus e Dave Sim cairia bem.
O mais legal...foi o mestre Todd McFarlane sacanear as pessoas que criticavam ele como roteirista...e teve uma idéia de gênio...o "Will Carlton" que escreveu algumas histórias do Spawn e que TODO mundo adorouuuu...era na verdade um pseudônimo do próprio Todd McFarlane kkkkkkkk Todd calou a boca dos chamados "críticos" e "leitores SEM personalidade". Resumindo: Algumas pessoas criticavam as histórias, apenas porque tinha o nome do Todd como escritor...puro preconceito, pois achavam que ele só "podia" ser desenhista...e ele PROVOU que estavam errados...e ainda sacaneou kkkkkkk. Spawn é MUITOOOO bom. Até concordo que muitas coisas dos anos 90 foram ruins...mas Spawn era top. Arte do Todd McFarlane arrebenta...desenha demais. O legal é ver algumas (poucas) pessoas criticando...mas a maioria dessas pessoas que criticam NUNCA leram Spawn na vida...só segue a "maré de crítica", replicando por replicar. "Pochete", "bigode em jovens", "chinelo tipo Rider"...a maioria odiava...virou "modinha" agora todo mundo usa. O cara odeia escutar "forró", "zouk"...mas se virar moda ele passa a frequentar e dançar esses ritmos. Falta opinião própria e personalidade para algumas pessoas. A edição de número 5 (escrita pelo Todd McFarlane) que aparece o personagem "BILLY KINCAID" e as crianças, também é muito boa e pesada (foi proibida em alguns países na época). Spawn é bom SIM, leiam desde o número 1...recomendo...irão gostar.
Cara, falando em texto para o blog, tem planos para colocar os textos de novo online em algum lugar? Estava "maratonando" os textos do blog quando ele saiu do ar, infelizmente. No mais, grande reflexão como sempre.
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
McFarlane: Direitos pro criador!
Gaiman: Posso ter a Angela de volta?
McFarlane: Não.
Depois de botar empresários e investores no negócio. Vc não toma uma decisão dessas só.
A Image era "quadrinho de autor" para seus fundadores. Para terceiros, funcionava igual à Marvel e à DC, exceto nos casos em que "alugava" o selo.
Gaiman fez isso por pirraça, se fosse uma personagem solta sem estar atrelada a nada, só ela por ela mesmo, Todd nem falaria nada. Só que a Angela estava totalmente presa a narrativa da história do Spawn. Mesmo assim não foi impedido, se fez uma última história com ela em contratato para enerrar a passagem dela na editora, foi vendida para a Marvel para ela não ser nem mais utilizada por lá
Lacração com spawn?? Aki não Caraí!!
@@Nilson4033 acho que tá um pouco por fora. Não foi pirraça. Foi pq o Todd parou de pagar os dividendos e ai ele teve que cobrar na justiça e desta, escalou para a retomada total da personagem. Acordado não sai caro, simples.
o manga chainsaw man tambem tem uma critica sobre o trabalho com um vies parecido. Vale a pena dar uma conferida
Perfeito exemplo. E acho que entra um pouco na mesma questão do personagem do vídeo. Não acho que tenha muita gente lendo Chainsaw Man pela crítica ao trabalho e a reflexão do rato do campo/da cidade e sim pelo visual massavéio até o osso, pelas lutas, pelo ecchi. Tal qual o próprio Mcfarlane nas entrevistas não parece muito interessado sobre nada disso quando perguntam pra ele sobre o novo filme do Spawn e sim que "contanto que esteja visualmente legal" ele não se importa com a qualidade do filme
@@deoutrora8992 sim, mas é engraçado que no caso de CSM tem umas coisas que sao explicitas tanto na narrativa quanto no desenho sobre essas questoes. Infelizmente algumas pessoas acabam nao tendo a interpretaçao mesmo assim mas nem as culpo tambem, tem muita gente que é nova lendo e as vezes n tem nem base teorica pra sacar algumas coisas, ate pq tem bastante sobre o contexto da realidade do japao tambem, mas é isso ne
@@fernandofernandes7420 Mas a gente tem que incentivar a interpretação!
@@heitorsantoslima9289 sim mas interpretaçao sem base/conhecimento é muito mais complicado ne? Acho que por mais que pra gente que consegue perceber essas coisas sejam obvias, tem muita gente que nao tem a mesma percepçao justamente por nao ter um certo conhecimento, entao vai ser mais dificil conseguir assimilar determinadas coisas. Mas é isso ne, a gente incentiva da forma que pode e faz o que é possivel
Bem pontuado
4:50 Alan Moore : Devolva as artes do Kirby, seus canalhas!
Jack Kirby : Caramba, o cara é brabo.
7:42 Spawn : O proletário no Inferno.
11:10 Nossa, o Alan Moore deve ter pensado "Esse cara mandou bem".
13:45 Aaaaaaaa, caramba. Isso é bem ácido e incrível. Jamais tinha percebido isso, sensacional essa crítica.
Massa, suas análises sempre põe a obra em outro patamar.....nunca fui um grande fã de spawn (li pouca coisa), mas muito maneiro pensar por esse ponto....podia até falar da treta do tood com o Neil Gaiman pelos direitos da Ângela...... "Ou vc morre herói ou vive o suficiente pra virar um vilão"
Um dos personagens que mais me levava trocados quando eu justamente trabalhava num inferno tipo esse aí no fundo... toma joinha já na miniatura ^^
PUTA CRÍTICA SOCIAL FODA!
Sério cara, esse foi um dos seus melhores vídeos.
OLHA O EMOCIONADO AÍ...KKKKKKK
Meu personagem favorito e o único quadrinho que realmente tive interesse e oportunidade de ler na infância e adolescência, a arte é fantástica e a história ótimas, amo a atmosfera e universo deste quadrinho.
A apresentação cronológica foi massa. É interessante que o trabalhador, cada vez mais e nos países "em desenvolvimento", entende como um favor do contratante tê-lo contratado. O Operário Spawn não vê mais a relação trabalho-capital como uma troca (uma uma "luta") e sim como um favor limitado.
Adoro Spawn! A série animada da HBO e ótima e trabalha bem o psicólogico do personagem. Spawn Rules!
Dica anotada.
Eu ainda tenho guardado a coleção de VHS que foi lançada por aqui em bancas de jornal. Essa série é sensacional, produção HBO, uma pena que o filme não seguiu a mesma linha!
@@ViniciusRocha23 Que legal man! Mas a versão que você tem e dublada ou legendada? Ouvi dizer que a dublada e censurada.
@@viniciusc.5480 boa pergunta,rs não lembro mesmo.rs. Está na casa dos meus pais, nem tenho mais aparelho pra ver.rs
Meu sonho é uma nova série animada nos moldes do invencível, poderia até rolar um crossover.
Que crítica foda!! Nunca enxerguei spawn por essa perspectiva. Só reforçou a minha paixão pelo meu quadrinho predileto. Puta q pariu... Reforço mais uma vez: Que perspectiva foda
sim caro amigo, sim
A pior parte é que você conseguiu acabar com meus sonhos, esperanças e positividade em relação a vida e ao trabalho, e ainda assim me sinto grato pelo vídeo. Vai entender né!?
Seria interessante uma parte II desse vídeo destacando a briga do McFarlane vs Gaiman, até pela bela ironia de tudo.
Que ótimo canaaaaal, acabei de descobrir já tô maratonando
O mais engraçado é que a palavra trabalho, cuja origem vem do grego antigo literalmente significa tortura kkkkkkk. Pois provém de um instrumento que era usado para torturar escravos e prisioneiros de guerra.
Tripalium vem do latim, não?
Meu professor de sociologia falou isso para nós tbm kskskd
O ser humano é bom em nomear e apilidar
@@stefanyalveslaurindo894o meu tbm 😮
@@stefanyalveslaurindo894 tinha que vir de um professor de sociologia kkkkjkk
Esse video foi altamente inspirado. Parabéns!
Nos anos 90, eu era adolescente e não gostava da Image (não sabia de como ela surgiu), especialmente na figura do Spawn. Achava que os quadrinhos apelavam demais para uma estética ultra-exagerada com páginas duplas com os "músculos impossíveis" do Mcfarlane, mas sem conteúdo. Peguei pra ler uma ou outra HQ do Spawn, pra nunca mais.
Eu era um moleque mesmo, em todos os sentidos, criei um preconceito com o personagem...
E que deleite é ver essa análise quase 30 anos depois.
Fiquei curiosíssimo pra ler as primeiras HQs dele.
Trampo sensacional o do canal. Espero que dure muito ainda! o/
Olá!
Como sempre um excelente video!
Se ele fosse publicado próximo ao dia do trabalho então, seria perfeito! Mas sei que deves ter um mais impactante para este período ( conto com isso!🤗)
Outra coisa: assisti uma palestra do Joe Bennet em 1995, onde ele afirmava que um dos motivos da escolha do nome desse personagem não foi à toa: lá nos EUA as HQs são organizadas em ordem alfabética, e o título que mais vendia era SPIder man... como ele trocara de editora e estava na "crista da onda" ele entitulou SPAwn, para ficar logo antes, como estratégia de marketing. Abraços!
Alexandre que aula 👏👏👏👏👏, muito top não sabia nem fazia idéia deste paralelo nas histórias do Spawn. Grande abraço!
Minha HQ preferida, sempre pensei nisso.
Muito obrigado pelo vídeo!!!
Hoje no Ancapistão a nerdaiada fica escandalizada quando vê autores reivindicando direitos.
@@ericcartman8921 Só negativo.
Achei por acidente esse canal e já to maratonando. Parabéns.
Muito bom essa leitura do Spawn, vou até retornar a re-leitura das HQs dele qualquer dia desses.
15:00 Por em quanto. A liberdade um dia ainda virá. Cabe a nós decidir o quando.
Entendi. Artistas vão pro/estão no inferno.
Show. Agora me sinto muito melhor. kkkkkkkkkkkkkkkk
dessa galera anti-sistema só sobrou o Alan moore😂
Acontece
Ele é grotesco kk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Muito.
é o mago, não tem jeito🔥
Super resenha, professor Alexandre: a melhor que ouvi sobre Spawn do Mc Farlane, com a contextualização histórica do surgimento da Image e as relações entre Grandes Editoras e artistas e suas obras. Parabéns! Obrigado. Abraço 👍🏻
Cara, eu tenho maratonado seu conteúdo e esse vídeo aqui é excelente, irretocável! Parabéns e continue o belo trabalho!
Melhor análise! Não apenas do enredo mas do cenário completo!
Conheci esse canal a duas semanas, e tudo que tenho feito é maratona. Sem contar o aumento na lista de desejos da Amazon kkkk Ótimo trabalho! Você bem que podia trazer essas suas análises para o cinema, principalmente com sua visão acadêmica, em um canal paralelo talvez, só seria incrível! Abraços.
Parabéns!!!
Excelente o vídeo, acabei de conhecer o canal e achei incrível.
Belo vídeo, eu pasava longe desse ponto de vista!
Valeu demais!
Cara que bela análise, parabéns
A primeira fase do Spawn é ultra excelente.
Concordo! A verdade é que quando Spawn perdeu o "contador" de seu "mojo" (energia infernal), isso o tornou "mais um super-heroi" com poderes quase infinitos de origem infernal. Daí, aos poucos, deixei de comprar essa HQ, eu e todo mundo no Brasil, pelo visto, rs.
Que roteiro belíssimo. Parabéns
Fazia anos que eu não me inscrevia num canal com apenas um vídeo assistido. Parabéns pelo conteúdo.
Gostei desse canal. Vou assinar. Quero ouvir mais sobre essas reflexões artísticas em cima de quadrinhos.
Que análise foda!
Já estou esperando o vídeo sobre image Studio 👏🏾👏🏾👏🏾
“Mano do céu” vc acabou com minha adolescência, mas salvou o homem que me tornei. Estranho a gente ver os quadrinhos pela sua ótica, mas vc conseguiu traduzir um sentimento. Parabéns pelo canal é assim que o “demônio” permitir vou me tornar membro. Pena que só descobri seu canal agora.
Primeiro vídeo que vi do canal e fiquei perplexo com essa interpretação. Obrigado por enriquecer a visão sobre!
Bom até agora o melhor canal sobre personagens de HQ que já vi. Parabéns!
7:25 Seja oque for pra falar, super apóio um vídeo sobre essa fase do aranha.
E gerou Mcfarlane negando o acordo dele e do Gaiman. Miracleman manda abraços
essa parte do sétimo inferno foi uma ótima sacada, que vídeo foda man.
Essa é uma temática que está chegando nos shounens japoneses, muito reflexo dessa visão do salaryman e trabalho pelo conjunto, como já citado Chainsawman aborda isso de uma forma que um personagem simplesmente não quer trabalhar e prefere a morte de fato do que tal, e também é algo que pode ser visto em Jujutsu Kaisen. Provavelmente mais obras continuaram e estão falando sobre.
Grande vídeo! Ponto de vista excelente, esse estofo dá outro acabamento (bem mais valoroso) pra obra, não tinha me dado conta de muitas das coisas que tu citou. Muito obrigado pelo seu baita trabalho, Alexandre.
Camarada Spawn ⚒
Otimo video!!
Acabei de descobrir seu canal. Estou adorando. As análises são ótimas
Que aula! Muito obrigado!
CARA eu não tenho palavras pra descrever o quanto eu gostei desse video!
E o pessoal no grupo do Comix Zone descendo a lenha no Spawn...e olha que eu amo o canal e gostava do grupo kkkkkk
O lance é que a galera fixa tanto no preconceito sobre os anos 90 que n se atentam a coisas importantes que a hq explora.
o spawn foi o ultimo grande herói original criado. qe povo chato
Sim!!!!
Caraca ... Eu li esses quadrinhos quando foram lançados no Brasil... Era criança/pré adolescente e lembro de olhar "escritores consagrados das hqs escrevendo primeiras aventuras... Neil Gaiman, Alan Moore ... Ok não sei quem são mas parecem ser bons".
Nossa Spawn tem (ou pelo menos tinha) bem mais coisas a dizer do que a minha lembrança vaga me dizia. Acho que vou procurar dar um olho na serie de animação da HBO lançada na época - que tinha uma pegada mais adulta que quase tudo relacionado a super herois e animação na época.
E no final das contas, além da situação dos funcionários dos negócios derivados do Spawn e Image comics, vale refletir que dentro da própria editora as coisas não ficaram muito diferentes das grandonas - a certa altura os autores originais largaram e outras pessoas passarma a escrever e desenhar sem ter direito as criações naquele processo.
O conceito Image Comics é muito interessante. O resultado nem sempre. Mas os trabalhos do Dave Simm e Erik Larssen valem a revisitada sempre.
Algo que o autor convenientemente esqueceu de citar no vídeo.
Porran, análise massa heim? Obrigado ,não sabia q spawn tinha todo esse conceito. Muito fod@
Muito bom, não fazia ideia desse personagem, incrível!
Cara, que vídeo excelente!
Com o final do video me lembrei do que diria o Snake Plissken em Fuga De Los Angeles "Quanto mais as coisas mudam, mais ficam iguais". Adorei o conteúdo, mais um inscrito
0:44 SIM VEI
Eu queria que tivesse mais material sobre esse personagem
Não conhecia o canal
Que video incrível, parabéns pelo conteúdo!!
Já me inscrevi
EXCELENTE ANÁLISE! muito foda mesmo! ganhou mais um inscrito!
to ferrado, vou ter que bingear o canal. kkkkk
Texto impecável. Parabéns pelo trabalho.
Adoro esses vídeos com contexto histórico, puta vídeo gostoso de se ver
Quando o quadrinho saiu aqui o preço era absurdo. Aliás, comprar quadrinhos novos em meados dos anos 90 tinha um custo bem alto.
Ótimo vídeo! Nunca percebi dessa forma...
Que análise!!! Showww !!!
Os autores merecem o reconhecimento e os royalties devidos, é inacreditável que isso seja ou fosse passível de debate.
Caramba! Li anos de Spawn e não me liguei que ele sempre voltava como branco, pensei que fosse só sacanagem do capeta pra não ser a cara original, racismo e etc passaram totalmente despercebidos por mim na época...
Mesmo suspeito por amar Spawn e odiar a mecânica do trabalho, pra mim essa foi uma das melhores análises do UA-cam.
Muito interessante, eu tenho muita gratidão pela Image por tudo que ela representa. Os caras devem ter muito orgulho do que fizeram, lutaram contra um modelo ultrapassado e ainda tiveram sucesso. Dá até pra perdoar as histórias que começam e sei lá por que param de repente. O Robert Kirkman deu uma entrevista muito reveladora ao Comic Tropes, e pelo que ele conta a coisa toda na Marvel parecia mais uma repartição pública do que uma empresa, mas a gente consegue ver semelhanças no modelo de negócio.
Gosto muito de suas analises e criticas de quadrinhos.
Espero que um dia possa fazer o mesmo com a obra que estou desenvolvendo.
Um grande abraço.
Curtia bastante o Spawn nos anos 90, mas não tinha noção sobre essa treta toda e a metáfora envolvida. Sabia que a Image foi fundada por um pessoal da Marvel e da DC, mas nos anos 90 os detalhes não vinham redondinhos pra nós, muito boa essa analise. Acho que a Image Comics tem uma gama enorme de temas a serem trabalhados, seria ótimo ter outras HQs e temáticas envolvendo a editora aqui no canal.
O diabo até atingiu o McFarlane no caso com Gaiman sobre, olha só, direito de propriedade sobre criação e personagem.
Ótima análise!
Grato pelo trabalho infernal Mestre
Não conhecia muito sobre o personagem, mas fiquei bastante interessado depois de saber do que se trata. Vou procurar ler os quadrinhos.
Adoro seus vídeos 🥳
Video sensacional. Acho legal, que você falasse tbm da hístoria de Spawn 10. Pq por muito tempo foi "irrepublicável". De repente, agora, um vídeo sobre Cerebus e Dave Sim cairia bem.
Ótimo vídeo!
Cara, fantástico o vídeo! demais demais mesmo! posso fazer um pedido? Já que estamos falando de Spawn, que tal falar sobre Angela?
Caraca, professor, você manda bem demais!
Spawn é um personagem muito bom com uma evolução fantástica em suas histórias.
Quando não se há nada a acrescentar, o aplauso traduz a administração por uma resenha perfeita!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que Vídeo Genial!!
Que conteúdo fooodaaaa!!!!!!!!!
estou gostando desse canal.
Ele me passa uma vibe muito semelhante ao canal video quest quando eu assistia eles a muito tempo atrás
Excelente vídeo,obrigado.
Seu canal é muito bom
GENIAL. 👏👏👏👏👏
Como estragar o domingo de alguém com a segunda feira batendo na porta
"no final o demônio sempre vence"
Excelente abordagem!
Grande análise
Vídeo bem interessante, parabéns pelo trabalho
"e nesse inferno que nós estamos só nos resta trabalhar"
O mais legal...foi o mestre Todd McFarlane sacanear as pessoas que criticavam ele como roteirista...e teve uma idéia de gênio...o "Will Carlton" que escreveu algumas histórias do Spawn e que TODO mundo adorouuuu...era na verdade um pseudônimo do próprio Todd McFarlane kkkkkkkk Todd calou a boca dos chamados "críticos" e "leitores SEM personalidade".
Resumindo: Algumas pessoas criticavam as histórias, apenas porque tinha o nome do Todd como escritor...puro preconceito, pois achavam que ele só "podia" ser desenhista...e ele PROVOU que estavam errados...e ainda sacaneou kkkkkkk.
Spawn é MUITOOOO bom.
Até concordo que muitas coisas dos anos 90 foram ruins...mas Spawn era top.
Arte do Todd McFarlane arrebenta...desenha demais.
O legal é ver algumas (poucas) pessoas criticando...mas a maioria dessas pessoas que criticam NUNCA leram Spawn na vida...só segue a "maré de crítica", replicando por replicar.
"Pochete", "bigode em jovens", "chinelo tipo Rider"...a maioria odiava...virou "modinha" agora todo mundo usa.
O cara odeia escutar "forró", "zouk"...mas se virar moda ele passa a frequentar e dançar esses ritmos.
Falta opinião própria e personalidade para algumas pessoas.
A edição de número 5 (escrita pelo Todd McFarlane) que aparece o personagem "BILLY KINCAID" e as crianças, também é muito boa e pesada (foi proibida em alguns países na época).
Spawn é bom SIM, leiam desde o número 1...recomendo...irão gostar.
Então Todd é sim um ótimo escritor, mas prefere focar em coisas fodas?
Esse canal é muito foda
Caralho, que vídeo absurdamente foda
que vídeo excelente 👏👏👏👏👏
Cara, falando em texto para o blog, tem planos para colocar os textos de novo online em algum lugar?
Estava "maratonando" os textos do blog quando ele saiu do ar, infelizmente.
No mais, grande reflexão como sempre.
Poderia fazer continuidade das histórias de quadrinhos