O COLAPSO das UNIVERSIDADES federais brasileiras
Вставка
- Опубліковано 1 гру 2024
- Artigo: visaolibertari...
O Professor LIBERTÁRIO
• O professor libertário
O Estudante LIBERTÁRIO
• O Estudante LIBERTÁRIO
Plataforma Universidade 360
www.gov.br/mec...
Veja nosso site: visaolibertaria...
Camisas e merchandising: pimentanocafe.c...
#Universidades #Públicas #Colapso
Ajude o canal:
picpay.me/ancapsu
padrim.com.br/...
16vmNcrA4Mvf7CaRLirAmpnjz1ZH3bWNkQ (Bitcoin)
LSCnrubCVcpuLrGTTLMqpwRTXvYz7vMbbA (Litecoin)
0x28aec946919c70e5e25d7c6785ede7622278b463 (Ethereum)
nano_1s6i6xwujzqnmie8nc3x8rfumdnebpsd6h4cp9wgkcpk4eb1xn5u7n48ok5b (Nano)
0x1302536c28695e47aaedd020aaf39f500cf6c22f (BNB)
Segundo a Plataforma Universidade 360, que disponibiliza dados sobre as universidades federais brasileiras, a maioria dos matriculados é de mulheres entre 20 e 24 anos provenientes de escolas públicas. Há também equilíbrio entre negros, pardos e brancos - lembrando que a cor da pele é informada pelo candidato no momento da inscrição, mas que pode ser alvo de uma comissão avaliadora, algo como os tribunais raciais da África do Sul no período do Apartheid. Ainda, segundo a plataforma, os gastos com as universidades federais pularam de R$20 bilhões em 2013 para R$30 bilhões em 2021, um aumento de 50% em 9 anos, muito semelhante à inflação de preços medida pelo IPCA que foi de 53,2% no mesmo período. Mas e a choradeira promovida todo fim de ano pelo pessoal do sindicato? Ah é porque eles afirmam que o Governo Federal contingencia verbas: “como assim não vamos poder gastar tudo o que nos prometeram”? Dizem entre si. “É a precarização da educação” e ainda “estão inviabilizando a educação pública, gratuita e de qualidade”, vociferam.
Quando eu era jovem, passei em um concurso e fiquei dois anos trabalhando em um laboratório de uma federal. Um professor me pedia às vezes para projetar os slides para ele no anfiteatro. Era de Microbiologia e eu tinha que prestar atenção aos tópicos e não perder o timing. Acho que aprendi mais que os alunos de Medicina, o maior interesse deles era guerra de bolinha de papel. O professor parou uma das aulas e falou para que cada um olhasse o colega ao lado, e aí ele perguntou se eles, quando tivessem suas mães em camas no hospital, se o colega ao lado seria o médico ideal para as mães deles. Professor Dr. Claude, UniRio, HUGG, década de 90
Na década de 2020, é capaz do professor jogar as bolinhas de volta.
Pois foi isso que aprendeu em 90.
@@marcelinoandrade6786 tristeza, não é meu amigo ?
@Rosangela santana da silva viu, a amiga testemunhou de dentro do turbilhão. Meus parabéns. Hoje em dia, ou de alguns anos pra cá, há alunos que batem nos professores. Se fosse na minha época, quem iria apanhar dos demais alunos seria aquele que se atreveu a bater no professor.
Posso falar de onde eu estudo (federal). Simplismente não há alunos que provoquem qualquer tipo de desordem ou que não sejam estudiosos. O máximo que pode acontecer é o aluno se distrair por cansaço, isso foi o máximo que vi em todos os tipos de cursos.
Não tem nada mais caro que algo oferecido de graça..
Sua casa minha dívida
A coisa grátis mais cara do mundo 😂😂👏👏
Acabaria esse mimimi se as universidades cobrassem mensalidade dos seus alunos que podem pagar, que é a grande maioria. Nem precisaria de grana do governo para seus custos com mensalidades.
É a triste realidade......
Eu sou um rinoçoronte
Concordo q as Universidades Públicas estão desatualizadas, mas não dá para falar bem das particulares pq o ensino é horrível. Acredito q os cursos técnicos são mais úteis atualmente e dps de ter experiência no mercado a universidade fica interessante para alavancar.
Cursei Engenharia Mecânica. Tenho vários colegas que se formaram no mesmo curso em Universidades Federais e hoje trabalham para a Receita, Polícia Federal, etc. Ou seja, o estado gastou dinheiro para formar engenheiros mecânicos que nunca atuaram na área. Serviu pra nada.
Tentava petrobras
Também sou formado em Engenharia Mecânica. Meu sonho era ser engenheiro projetista engenharia para desenvolvimento de novas tecnologias e tal's. No entanto não temos oportunidades nenhuma em qualquer área de atuação da engenharia. Hoje sou programador!
Virei engenheiro de software nos fim das contas. Sem curso algum. He, he, he...
@@RamomCartillo As vezes eu penso em virar programador, mano. O mercado é bom? Qual seria o passo a passo para entrar nesse mundo?
Isso acontece porque o Brasil tem um capitalismo mal implementado. É muito difícil empreender aqui, burocracia, impostos que não incidem sobre o lucro, crédito caro. Esse último não sei se podemos atribuir somente ao governo, afinal três bancos dominam o mercado financeiro brasileiro.
@Comentarista Sonho de "libertário": ter inteligência pra passar em federal e em concurso público.
Sou totalmente contra esses conselhos de classe que sugam a mensalidade do profissional e não oferecem nada.
Esses conselhos existem unicamente pra parasitar a população, assim como os sindicatos. Essa é a única razão de ser dessas entidades.
MARAVILHA HÁ 50 ANOS OBSERVEI ISTO MEU DIPLOMA E O ENSINO NA FACULDADE FORAM PURA PERDA DE TEMPO. VRRDADEIRO ATRASO DE VIDA.
Por isso vc sempre precisou saber mais, pois nunca aprendeu hahahahahahaha
Eu estudei numa Universidade Federal, as universidades ensinavam de verdade, mas agora ela se desvirtuaram, como tudo no Brasil. Esses professores Brasileiros precisam entender que a missão deles é ensinar o povo, não ficar criando caso pra tudo o que é merda
Eu também fiz federal física, mas atualmente são estrangeiros a maioria onde estudei. Chineses, Russos, Europeus e Indianos. No IME-USP todo o grupo de álgebra ali são russos os matemáticos, não tenho nada contra os caras são foda mesmo e é difícil competir, eles até tem famílias de topologos, algebristas ... falo isso, pois já fui em evento internacional que o pai era topologo, o filho tbm, dai tinha o tio e falando com o cara já vinha dos avós estarem na matemática, dai fica complicado não temos esse tipo de tradição.
Peguei um taxi caindo aos pedaços na terra do Che...o motorista, cara muito falante e inteligente, era veterinário
Esse canal tá mudando minha vida. Muito bom.
Quando eu estava na universidade federal na época que a Dilma Rousseff era presidente do Brasil chegou faltar papel higiênico no laboratório de pesquisa onde eu trabalhava. Fico imaginando como devem estar as coisas hoje.
N mudou nada. Ainda falta papel kkkkkk agora falta sabão tmb
Em qual vc estuda
Aqui na UFRGS compramos pipetas na Shoppe esse ano, faltou no laboratório onde eu trabalho. Triste esse desmonte da educação
Vão limpar com a própria cueca kkkkkkkkk
Trabalho em universidade. Ano passado abrimos 300 vagas e preenchemos 32. Praticamente 10%.
Oi a universidade se atualiza ou fica ultrapassada sem possibilidade de recuperação.
Lembrei dos meus professores T40 ( contratados e remunerados por 40h semanais) mas que só apareciam na faculdade dois dias na semana. Davam aula e iam embora. Trabalhavam 6h e recebiam 40h. Numa escola particular ou num curso sob demanda, isso jamais aconteceria.
Carga horaria de professor de federal é em torno de 12 horas. Tem gente que ganha 15k por mês. Calcula aí o preço hora aula. Lembrando que dessas 12 ele conta piadinha e historias do doutorado na europa por 5h, ideologias dele, vai mais umas 5 e 2 horas ele passa um trabalhinho pra apresentar.
Eram pessoas afrente do tempo delas. Já usavam o teletrabalho.
Nos IFs tem mínimo de 14h semanais, fora pesquisa e extensão.
@@alexborjhes4375 Meu primo ensina no IF e tem mestrado as atividades dele se não me engano são 20 h de aula porque eo restante é dividida entre atividades de extensão e pesquisa científica.
@@alexborjhes4375 Muitas vezes quem ganha muito é pq tem doutorado e já tem muito tempo de sala de aula.
E olha, acho difícil o prof usar o tempo de aula pra não dar aula... aq os profs só falam de matéria mesmo, no máximo fazem uma ou outra piada pra descontrair, mas é sempre só conteúdo, e quando falam de uma experiência pessoal, é sempre pra agregar
Talvez em outros cursos tenha toda essa distração da aula e falta de compromisso, mas nunca fiquei sabendo não, e conheço várias pessoas de outros cursos. Mas no ensino médio acontecia muito isso q vc disse!!
que video perfeito, quem estuda em universidade pública sabe bem
Sou desenhista, nunca fiz faculdade e ganho mais que maior parte dos formados no Brasil.
O brasileiro de sucesso hoje é o sujeito que se formou em uma universidade pública e passou em um concurso público. Infelizmente é assim que a sociedade brasileira vê as coisas.
E passou num concurso público pra viver às custas dos impostos pagos pelos outros. Quando passa pelo período probatório de três anos, a primeira coisa que faz é enfiar um atestado médico.
Eu nunca vi isso como sinal de sucesso na vida, isso seria se nivelar por baixo demais...
e vc se pergunta porque a imensa maioria deles, sangue sugas do dinheiro do TRABALHADOR pagador de impostos sao PETISTAS??
Se vc fala para um funcionário público que o servico público no Brasil nao presta, todos eles ficam ofendidos. Daí, vc pergunta quais servicos públicos eles fazem uso com frequencia? A resposta vc ja deve saber qual é
@@Rafael-ww1kf eu tbm não consigo ver, mas todos à minha volta dizem que é. Minha professora quase surtou para cima de mim pq eu falei que nãp queria fazer enem e nem ser funcionária pública.
Diploma não muda vida de ninguém, mas eu prefiro me consultar com médico formado e especializado. Também prefiro entrar em um prédio feito por um engenheiro de verdade do que alguém comprou um curso online de "engenheiro em 3 meses"
Acabei d fazer o meu registro no Crea e já estou arrependido... tem amigo meu ganhando + no Uber/iFood do q eu como engenheiro... sem falar q as universidades federais pararam nos anos 70, o conteúdo ministrado nas salas não é o mesmo exigido pelas empresas.
Vc e seu amigo Uber estão ganhando pouco, essa é a realidade. Vá embora do Brasil, vc ganha mais lá fora.
@@felipe2240 minha irmã fez isso a 10 anos atrás qnd estava + fácil imigrar p/ os EUA, hj o melhor destino talvez seja a Europa... no início pensei no Canadá mas o processo pra reconhecer o seu diploma é burocrático, sempre exigem q faça um mestrado, daí lá se vão 200mil.
Tem Universidade Privada que não é tão assim, mas depende se o cara vai pra estudar mesmo ou só para pegar o diploma.
Já nas públicas, só tem nome mesmo, porque o que segura o "alto nível" é porque os melhores alunos tendem a passar nessas. Ou seja, não é a universidade em si mas os alunos que são de alto nível.
Ví situações deploráveis em algumas das "melhores" universidades públicas do país, inclusive nas escolas de engenharia.
CREA É "CRÉU-CRÉU" NO TEU RABO! KKK... Caia fora, amigo. Vá empreender e ser feliz como comerciante.
@@fabiogarcia1431 Trabalhe feito louco, nunca tenha férias para garantir uma merrequinha por mês KKKKKKK
Público, gratuito e de qualidade = 3 palavras que não combinam entre si.
Público e gratuito - SUS
Gratuito e de qualidade - Starlink quando doado
Público e de qualidade - esquemas
Como diz o pica pau, " - fui tapeado". Contexto antes de eu comceçar a fazer uma faculdade, eu tinha uma pequena marcenaria, fechei para poder cursar enfermagem, no final sem marcenaria com diploma e sem emprego.
dps que se formou tu ta quanto tempo sem emprego?
Conhecimento é um meio, uma ferramenta, não um fim. Você pode ter uma turma de alunos formada no mesmo padrão, o sucesso ou insucesso profissional de cada ex aluno dependerá de muito mais coisas que ali aprenderam. Aliás, dependerá primeiramente de cada um...
A maioria dos estudantes das universidades públicas são ricos.
A maioria dos estudantes de universidades públicas são ricos, cara estudei em escola particular por um tempo e tinha alunos que fizeram do maternal ao terceiro ano e mais anos de cursinho de vestibular só pelo capricho de passar numa federal, pq essas pessoas não vão logo numa particular, eles estão tirando o lugar de pessoas mais humildes que não tem escolha, fora os riquinhos que tinham esqueminha para ter bolsa na escola particular
Depende do lugar. Em muitos lugares a pública é a unica opção para pessoas pobres. O Brasil é grande e as realidades microrregionais são diferentes. Lembrando que a Universidade Pública se baseia no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão com foco em servir a toda sociedade.
@@bassbabacaxi8899 Infelizmente, é verdade!
Falta de uma política, justa, correta. Aqueles que tem condições de fazer um pré-universitário, uma base boa entraram com maior facilidade que os outros. Por outro lado, o pobre tem que ir trabalhar e não tem tempo para seguir os horários das federais.
@@tonysantos6345 que peninha, estou emocionado, acho que escorreu uma lágrima de emoção aqui 😢
@@rcs7254 concordo com você em quase tudo, só na parte que "aqueles que tem condições de fazer um pré universitário " porque essa condição teria que ser muito bem avaliada, porque as vzs o pai Ou a mãe do indivíduo mesmo sendo pobre se espreme para pagar um cursinho, deixa de ter as coisas para investir na educação e etc.
Ainda tem os que ganham bolsas de estudos nos cursos, enfim só queria passar essa lógica msm...
Sou técnico em eletrônica e tenho orgulho de ter aprendido tudo por conta própria.
Como vc conseguiu isso? Pode me dar dicas?
@@matheusimt ele acabou de falar. Aprendeu sozinho
A academia criou um mundo paralelo que só existe nas referências bibliográficas que ela mesmo escreve.
Simm, moço eu não sabia explicar esse delírio, mas é exatamente isso!
Bonitinho falando assim, mas, na prática, o mano da USP sempre vai ficar com a vaga.
Por enquanto sim, mas até quando?
@@wesleycarneiro3637 desculpe, mas se o mano da Estácio tiver mais experiência, ele fica com a vaga. A não ser se o mano da uff for filho do dono 😂😂😂
Isso funciona até que alguém vá reformar seu prédio, não colocam os suportes de escoramento adequados e o prédio cai com tudo. Sou engenheiro e não trabalho mais no ramo, a universidade é importante tem conhecimentos que não aprende só no youtube e não esqueça FACULDADE É VOCÊ QUEM FAZ.
Fato, também sou engenheiro de uma federal da vida (UFPE) kkkkkk tudo o que é falado no vídeo é verdade passei por isso 5 anos, também é verdade que a galera quer tira conclusões precipitadas:"faculdade é besteira ou desnecessário hoje, blá-blá-blá" mas a real é que quando as pessoas ficam doentes elas querem um médico de verdade, duvido que elas querem um cara que fez um curso online numa empresa de ensino mequetrefe kkkkk outra coisa é o discurso do dono da tesla, duvido ele contratar um engenheiro aeroespacial que não seja do MIT ou que trabalhava para NASA pra fazer os foguetes dele.
@@thomasalves5177 ate agr, n vi outro jeito de provar os conhecimentos que tem.
Se a pessoa for inteligente , dedicada , atenta , esforçada , empreendedora e organizada ela consegue enriquecer em 5 anos por iniciativa e projetos próprios . Para esse tipo de pessoa passar 5 anos ouvindo conversa fiada de professores que não tem nem o dom nem a vontade de ensinar é pura perda de tempo ... Se a pessoa não tiver nenhuma das características citadas a universidade não poderá fazer nada por ela e também é perda de tempo ... Se não for para fazer Medicina ou correlatos , boas áreas de Engenharia e Tecnologia o resto pode esquecer .... 90 % dos cursos ofertados em universidades não levarão o aluno a lugar nenhum ( se for um aluno totalmente inútil e bizarro terá chance no Psol mas é só isso também ) . Dois anos atrás uma amiga de trabalho me convidou para um almoço na casa da tia dela ... Peguei ela e o esposo de carro e pegamos estrada ... Chegamos em estradas de terra e ela foi me indicando o caminho até que chegamos em um lugar com bandeiras do MST nas cercas ... Olhei para ela surpreso e ela me disse para não preocupar que a tia dela era do MST e era muito respeitada ... Atravessamos o assentamento de casas simples e , para minha surpresa , chegamos a uma casa de primeira quase nas margens do rio São Francisco ... Casa de mais de 300 metros de área construída , piscina , churrasqueira ... Não entendi nada até conversar com a "líder do MST ' que nas horas vagas era professora de universidade federal com salários de mais 26 mil reais . Era naquele lugar que ela se reunia com outros líderes para programar invasões de terras e outros tipos de pressão sobre políticos e autoridades ... Ela também era a responsável por determinar quem seria beneficiado com o FIES pois tinha um esquema de controle sobre todo o processo no estado ...Uma verdadeira aberração ...
Que loucura. Brasil está perdido mesmo.
faculdade é uma onda, faço engenharia curso extremamente difícil e altamente sem visão de futuro, vai brasilllll
Faça um curso no exterior ou mude de ramo. Simples assim.
Não adiantar encharcar o mercado com novos profissionais se não há mercado crescente pra captar toda essa mão de obra.
@Reverso Zenkorjik até na gringa e isso. Área de produtos e serviços sempre vai ter mais demanda do que engenheiro eletricista.
@Reverso Zenkorjik forme-se em Medicina, sempre há vagas e paga-se bem
Sou médico e residente; eu te digo que até a área da medicina está com seus dias contados...
O que corrobora o vídeo é a faculdade que concluí em 2019 (FIAP).
Ela é 100% voltada para as tendências do mercado e para a tecnologia.
O sistema de TCC é substituído por um chamado Startup One. O Startup One é uma parceria que a faculdade tem com grandes empresas (microsoft, oracle, t-system, sírio-libanês e afins) que as mesmas apresentam problemas que cada grupo deve se virar em como resolver usando o que foi aprendido em sala (programação front/bacl-end, mobile, banco de dados e etc).
Por ser uma faculdade privada, a inovação melhora a cada vez mais. Hoje, a faculdade é referência no que tange a tecnologia, sendo considerada por muitos, inclusive por mim, a melhor faculdade de TI do Brasil.
A maioria de alunos de filosofia da federal falam inglês e escrevem muito bem, a maioria deles passam em qualquer concurso na maior facilidade se quiserem
E filosofia é só 4 anos, depois disso nada impede de fazer pós de fazer um curso técnico etc... Cada um tem a sua vida.
A primeira vez que eu tive contato com essa ideia de que não é preciso fazer faculdade pra ter uma vida bem sucedida foi numa conversa com uma intercambista alemã aqui, eu perguntei qual curso ela estava pensando em fazer, e ela disse que não estava pensando em faculdade, queria fazer um curso técnico na área de fotografia e trabalhar com isso. Eu não entendi na época, mas hoje faz muito mais sentido. Os europeus têm mais essa mente aberta né.
Geralmente os europeus e os americanos entendem que é preciso aprender a FAZER DINHEIRO e ter diploma não é garantia de que você vai aprender isso.
Mas sem as federais quem vai treinar os militantes?
Nós vamos te deixar com a pulguinha atrás da orelha!
O Bolsonaro, que criou uma geração de militantes que zurram MITO MITO MITO hahahahahaahahahahahahahahahahaha
Concordo plenamente, essas federais são formadoras de militantes desde sempre.
Essa é a pergunta de um milhão agora? Kkk
Mas militantes até nas privadas tem também.
Estou focando muito em ensinar pra minha filha de 7 aninhos que não éxiste nada de graça.
Quando ela tiver 15 vai tá lá namorando o barbudinho comunista maconheiro da escola hahahahahahahahahaha
Instituto Borborema fala sobre educação clássica... trivium e quadrivium as 7 artes liberais. Vale a pena conhecer! Nem tenho filhos ainda e já estou preocupada com isso.
@@nubiamachado7066 Só tem que ter cuidado pra os jovens não aprenderem a fumar. kkkkkkk
Fiquei orgulhoso que o Peter aceitou a reconhecer que o Roberto Campos e o Paulo Pacheco Guedes reduziram os juros e desvalorizaram o cambio artificialmente quebrando o país.
Tenho um conhecido que trabalha na UNB na manutenção predial, quando conversamos verificamos como se desperdiça dinheiro, sem nenhum cuidado com nada.
Essa realidade de cada vez menos homens jovens no ensino superior público é muito interessante. No inicio do meu curso de engenharia, vi muitos trancando/saindo da universidade para seguirem outros caminhos (muitos abriram lojas, empreendimentos online, passaram em concurso). Agora mais pro final do curso a porcentagem de mulheres é bem maior que a de homens (60% ou mais) e a maioria visa o magistério: cumprir os requisitos burocráticos, passar no concurso e virar outro professor federal com a vida tranquila.
É a máquina se retroalimentando ..
Tipo pirâmide
Isso tá acontecendo na maioria dos cursos, e não é visando só magistério.
Eu faço medicina e agora estamos tendo muito mais estudantes mulheres, e a esmagadora maioria de quem faz med tá visando a prática profissional. E até meus professores (e professoras, claro) são atuantes no mercado, um ou outro que só dá aula. A real é q o salário deles dando aula é inferior ao que recebem nas consultas e cirurgias (e é universidade pública sim).
@@euly3916 mano, já li comentário teu falando que faz medicina umas 10x aqui kkkkkkkkk
Nada contra, só é engraçado msm kkkkkk
@@Rafael-ww1kf oxi, eu fiz 2 comentários aq, moço kkkkk achei q tava no tema
olha q eu quase nunca conto pra ngm meu curso hein kkkkkkkk morro de vergonha, favor relevar
Infelizmente as universidades públicas são feitas para estudantes de escolas particulares, já que pagam pelo melhor ensino a vida toda, e vão para universidade pública para estudar de graça.
Um troféu, porque venceram de outros alunos com ensino de qualidade
"O leviatã tem fome!"... kkkkkk muito bom, parabéns pelo vídeo, vocês são os melhores.
Público, gratuito e de qualidade. Confia kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Imposto e' roubo.
Principalmente no Brasil.
Na lista das melhores universidades do Brasil a maioria é pública. Das que são privadas só aparecem as PUCs (comunistas) e algumas do sul, como UCS e UNISINOS. As Anhangueras e Estácios da vida nem no top 100000 estão hahahahahahaahahahahaha
Três maiores mentiras já contadas. Kkk
@@felipe2240 se botar de ponta cabeça estarão em primeiro 😂
@@fininhojoao Se comparadas a outras universidades do mundo estão longe mesmo. A USP, a melhor colocada do Brasil, tá no top 500 do mundo.
Na escola oferecem uma merenda miseravel, na maioria das vzs biscoito e bolacha e um suquinho, ora cadê o dinheiro da merenda? Sim, receberam, sim repassaram por um tempo o cardipio mas logo ele sumiu e isso não é nenhuma novidade, minha avó dizia que quando fez amizade com uma merendeira ela revelou que ela pegava parte dos recursos da cantina pra si e distribuia para os professores, não é estranho pensar que isso se repita ainda hoje... E ainda dão cartões pra proibir os alunos de repetir, isso é o cumulo do absurdo e da ineficiência, afinal o dinheiro da merenda já é desviado por palarmentares e ainda quando chega em migalhas as pessoas da escola acabam de devorar e ainda se pagam de bons dizendo que tiraram do próprio bolso pra dar pros alunos, me poupe. Aposto que esses parasitas se sentem culpados por nos roubar e restituem um pouquinho pra aliviar a consciência.
Pior que esse tipo de alimento só te deixa mais burro 😑😑😑
Professor Universitário ganha entre 15 a 18 mil por mês, para uma CH de ATE 6h/aulas por semana. Sobram umas 20h para pesquisa. Mas olhem as produções científicas nos últimos 15 anos. Olhem a quantidade de patentes produzidas.
Eu cursei física bacharelado dentro da UFMS, esses dias entrei no curso de Ciências de Dados na mesma universidade por ser EaD. Abriram 400 vagas pro Brasil inteiro, sabe quantas abstenções? Quase zero! A secretária acadêmica queria fazer uns encontros presenciais aí reclamamos por tinha alunos dos 27 estados, perguntamos como um aluno do Maranhão ou Roraima iria vir pro Mato Grosso do Sul fazer prova. No final cederam e colocaram só um encontro on line. Fico feliz porque isso, apesar de pouco, é mais democrático do que uma aula presencial. Se tu for fazer EaD da UNIVESP por exemplo tem morar em uma cidades pólo ou na cidade de SP. Aqui na UFMS já estão vendo que o futuro está no EaD com coisas muito mais focados ao mercado de trabalho e que necessitam. Abriram, além da ciência de dados , tecnologia da informação e tecnologias gerenciais.
Não que eu ache diploma hoje em dia super valioso, até pq eu tbm sou formado em engenharia mecatrônica e esse diploma não uso pra nada. Hoje trabalho na área de T.I
Algumas instituições ou setores dentro das instituições que são menos esquerdistas já acordaram para isso e para interações com o setor privado. De exemplo tem a UFV, em sua parte de ciências agrárias, em especial na área de solos. Muitas parcerias com empresas no setor florestal, mineração e fertilizantes, que permitiu avanços importantes neste mercado e recursos para o financiamento de pesquisas e estrutura de laboratórios. No entanto e infelizmente, muitos outros departamentos e setores estão longes disso. Muito colocam a frente dos interesse o vontade de militância de esquerda e o mimimi, com isso se espalhando ao ponto da relação público-privada que deram sucesso acabarem sendo diluídas em meio as abominações da militância esquerda e seus projetos de tsunamies de dinheiro estatal.
"democrático"
Se você usa vocabulário esquerdista, já perdeu
Só não esquecer que é FEDERAL, portanto bancada por todos brasileiros, enquanto a outra...
Só não esquecer que é FEDERAL, portanto bancada por todos brasileiros, enquanto a outra...
Tá vendo gastou a verba do curso bosta de física atoa.
Conheço gente que trancou curso de engenharia em universidade pública pra se formar em particular, para fugir de greve e de professor que não quer dar aula.
Trocou pra particular porque não se garantiu na pública. Engenharia em uma federal é nível hard.
@@brunodanilo3159 engenharia pelo menos e exatas então não tem lacrador
Só consegui assistir até 3:00, daí em diante ,fiquei enojado.
Na conversa entre Camille Paglia e Jordan Peterson, a Paglia fala como as universidades americanas foram tomadas por carreiristas, que sabiam que suas pesquisas de gênero, estudos sociais, etc, eram inúteis, e, que não ganhariam nada no mercado de trabalho, e por isso transformaram as universidades em uma forma de se garantirem financeiramente.
Resumiu mt bem a situação.
Lembrei dos vídeos do Olavo de Carvalho falando sobre Gramsci
Caralho, matou a pau! Sou formado na UFG e é exatamente isso aí. Já tive o desprazer de trabalhar com antigos professores meus, com eles prestando serviços a empresa que eu representava e sinceramente, foi decepcionante. Pra que serve todo os estudos se eles não sabem trabalhar? A academia deveria ter um foco mais objetivo do que pura ciência. Isso e claro para áreas de aplicação, claro!
Quem sabe faz. Quem não sabe, dá aula.
Sou formado pela USP. Esse debate de se a universidade deve ter cunho prático ou filosófico é antigo. Na minha opinião, depende do curso. As universidades públicas são muito pautadas em filosofia, ciência teórica, etc. pq elas estão garantidas economicamente. Não precisam medir sua geração de riqueza, logo, ficam acomodadas. Paradas no tempo muitas vezes. O problema é que os jovens pobres ou medianos que conseguem entrar na universidade pública entram sem experiência e sem saber disso. Acham que o diploma vai resolver a vida deles. Dependendo do curso, isso é verdade, mas a maioria já sai perdendo ai. Tirando que eles se perdem na vida social e hormonal que existe lá dentro e muitos ficam vários anos além do que deveriam. Quando a festa acaba, a ressaca chega. Já estão velhos para o mercado, sem experiência e sem rumo. Como disse, é um debate antigo e longo. Na boa, quem é jovem e não está com a vida ganha, melhor coisa é curso técnico profissionalizante, na minha opinião.
Deve ter ambas as coisas, deve ter ciencia mas deve ter nocao da realidade tbm. Oproblema é que ali ta cheio de cara que se acha autos teórico, mas nào cosnegue provar matematicamente nem o troco do almoço.
A maioria dos professores não tem noção de lead time. Eu trabalhei em varias indústrias farmaceuticas e cada projeto meu dava um mestrado. Eu tinha que fazer em 1-2 meses no máximo, os caras tem 2 anos e fazem um projeto onde não são obrigados a apresentarem nem os dados brutos, não tem rastreabilidade. Enquanto tudo o que eu fazia tinha. Ele ganha um título e se acha superior, eu um salário. É complicado. Sobre o tipo de pesquisa, eu coloquei como ciência aplicada. Pq de fato ciências pura é pura, não tem o que fazer, mas a aplicação tem que teg início, meio e fim. Se no meio descobriu outra aplicação, se abre um novo projeto para investigar. Mas hj não é assim. Inicia, muda o projeto, muda o foco e passa dois anos e vc não tem nem o início e nem o que mudou e nessa foram-se muito dinheiro. Outra coisa é o pezinho na realidade. Um professor do IQ da UEG investigou a produção de biodiesel com óleo de pequi. ?????!!!!! Mas pq diabos alguém vai fazer isso? Além disso, se há ácido graxo tem como produzir biodiesel, acabou, não tem o que investigar, fora a inviavilidade da aplicação. Mais uma vez grana jogada no lixo.
@@mariohenriquetomassi8272 Falou tudo. Comentário excelente.
Se eu não estudasse nas horas em que não tinha cliente na padaria onde eu trabalhava, nunca teria passado em dois dos três vestibulares das maiores universidades públicas do país e não teria me graduado pq meus pais não tinham como pagar uma universidade particular e muito menos eu. Vi muitos dos meus colegas e primos (não ricos), trabalhando em multinacionais, inclusive eu. Comprei meu apartamento e o quitei com o meu salário. Basta estudar, a oportunidade está aí pra todos. Esses que são a favor das universidades privadas, só visam aos grandes empresários que querem tornar a educação um produto para quem pode pagar. E o filho do pobre que continue de empregado dos ricos pq o seu salário é menor que o valor da mensalidade.
Falou tudo amigo, infelizmente o povo não entende.
Exato!!! Os políticos liberais recentes tem cultivado nas mentes das pessoas q tudo q é público é ruim mais não é bem por aí. As universidade públicas são as melhores do país e dão acesso a todos que querem melhorar de vida cursar um ensino superior de qualidade e gratuito. Empresário não é bonzinho como eles tem feito parecer, eles pensam em lucro e é assim mesmo!! Eles querem transformar a educação em um produto.
Verdade. Eu só tenho dinheiro para comer, não tenho dinheiro nem para me sustentar direito imagina pagar uma universidade boa privada tipo a PUC, FGV, etc... quem é rico tem esse discurso mas quem é pobre e quer estudar que se ferra.
Quando estudava na federal, era visivel o egocentrismo e soberba dos professores, motivo pelo qual cancelei o curso antes de começar o TCC. O TCC é o melhor momento dos professores, é o momento em que o estudante tenq lamber os pés deles para conseguir um orientador
Jesus Cristo não é um homem como qualquer outro, é o fillho de Deus.
o melhor comentário de todos
Esse vídeo tem uma visão tão simplória, que eu fico estupefato como as pessoas deixam se ludibriar por essas narrativas.
As Universidades públicas brasileiras ainda são as mais bem qualificadas no Brasil em relação as demais. Existe um abismo entre produção científica pública e privada no Brasil. Os rankings internacionais (para afastar a acusação de uma possível teoria da conspiração) provam isso.
A maior parte dos profissionais de altíssima qualidade de nosso país - médicos, advogados, engenheiros - são formados pelas universidades públicas.
O que qualifica a universidade pública é o seu alunado, que passa por processos de seleção mais rígidos que os da privada, que basicamente vende diplomas, exceto para cursos mais específicos, como medicina - onde existe um controle de escoamento de profissionais para o mercado. Pensem na qualidade de médicos e dos advogados sem os conselhos? Simplesmente para testar as afirmações do vídeo, basta se perguntar: quais país rico ou com IDH elevado não investe alto em educação e nas universidades? Nenhum. As universidades públicas sempre são um setor de alto investimento em qualquer país que deseje crescimento (Japão, Portugal, Alemanha, Coreia do Sul etc)
E o ponto mais lógico: a universidade em si não foi criada apenas para criar profissionais para o mercado. Ela tem o princípio de criar cientistas. Querendo ou não, o mercado investe pouco em cientistas. Ele investe em produtos, mercadorias e serviços. O mercado não está preocupado com o biomédico, mas sim com o produto que o biomédico vai criar (medicamento). Esse papel de investimento de qualificação científica - em todo o globo - é quase exclusivamente realiza pelas universidades públicas.
Mesmo em locais com centralidade nas universidades privadas, como EUA e oeste europeu, parte dos investimentos são estatais, o resto é coberto por pagamento ou doações de pessoas ricas (aliás, egressos universitários que injetam dinheiro nas universidades em troca de benefícios fiscais ou mesmo por sentimento de pertencimento acadêmico).
Passemos as críticas cabíveis:
1. as universidades brasileiras precisam ter mecanismos mais rígidos de avaliação de produção do docente, investindo mais em projetos científicos do que em aulas. O Brasil ainda tem um mecanismos voltado para aulas e não projetos e impactos.
2. As universidades também podem criar um sistema de co-financiamento, com na Europa, onde alunos ricos sejam cobrados com mensalidades equilibradas. A maior parte do alunado das universidades públicas são abastados financeiramente.
3. Uma separação de atribuição entre cursos técnicos/profissionais e científicos mais clara. É preciso ter ideia que de a Universidade não é máquina de mão de obra, mas de evolução para ciência. Existem áreas do saber que são um fim em si mesmas, isto é, não geram lucros imediatos ou nunca gerarão lucros: geologia e as descobertas de quantificação terrestre; física e as teorias de explicação universal ou ainda a citada filosofia.
Profissional Brasileiro e uma bosta kkkk eu nao vou em uma federal nem que me pague
Dizer que a universidade, hoje, é algo sem sentido é a coisa mais sem sentindo que eu ouvi hoje.
Faltou falar da grade de horários, que na minha opinião é a mais importante
Em uma vc perde mais tempo, na outra perde menos tempo kkkkkk
@@Rafael-ww1kf kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Resumindo: paraquem quer fazer não tem meio termo.
Fora os assaltos que são as inscrições para vestibular, UFPR roubando 195 reais por uma inscrição.
Quando você visita a UFMG é como se estivesse em um mundo utópico, porém bem pior que Blade Runner ou Black Mirror.
Pq?
Estudei lá por 8 anos (3 pós-graduações na faculdade de veterinária) e ela é excelente. Nem vem!
@@LILIANJORDAO Eu também me graduei lá, morro de vergonha.
O que vcs não entendem é que quem passa em uma federal onde a nota de corte é alta passa na maioria dos concursos, desenvolve empresas mais lucrativas e aprendem uma língua estrangeira muito mais rápido... É o que eu vejo na prática trabalhando em uma Federal.
Eu concordo, em parte, com este vídeo. Mas, acho que há um certo exagero na propaganda "anti-universidade". Eu acredito que boas universidades fazem sim toda a diferença. Os EUA não são uma superpotência tecnológica e cientifica por um acaso. O problema do Brasil, realmente, são as universidades públicas e o FIES. Elas distorcem muito o mercado. Elas tem os melhores cursos, mas ao mesmo tempo, tem os cursos mais engessados do mercado. É aquilo, como uma universidade particular vai concorrer com uma universidade pública que é bancada pelo estado? O livre mercado já iria melhorar e muito os cursos universitários do Brasil, iria diminuir e muito os cursos com baixa procura pelo mercado de trabalho e iria estimular a evolução dos cursos para que se adaptem as necessidades que são procuradas pelas empresas. Além disto, o excesso de dinheiro do FIES faz com que muitas pessoas se endividem a toa para fazer um curso superior de baixa qualidade. Em um livre-mercado, os bancos ficariam receosos em dar empréstimos para uma pessoa que esteja querendo fazer um curso de baixa qualidade. Pois, não haveria garantia de que o banco vá obter o retorno disto.
Mas, uma coisa eu concordo, é um tremendo exagero querer que 100% da população tenha um curso superior. Infelizmente, uma universidade tem que ser para poucos mesmo. Mas, quem deve dosar a quantidade de universidades necessárias é o mercado e não o Governo. E, neste ponto eu concordo com o Paulo Guedes e com o Bolsonaro. A imprensa ficou doida quando o Paulo Guedes disse que "Fies levou até para filho de porteiro para universidade". Claro, aqui tem o velho problema da língua grande do Bolsonaro com o Paulo Guedes. Eles tem que saber dizer melhor as coisas, para não provocar este tipo de reação na imprensa esquerdista. Mas, ele está certo. Você tira zero no vestibular e passa? Como assim? Este super-estímulo que o Governo está dando para que as pessoas façam um curso superior é um exagero. Faz com que muita gente faça um curso superior sem a menor necessidade. Curso superior TEM que ser para poucos mesmo e isto está tudo bem. E, no último debate, quando o Lula perguntou para o Bolsonaro "quantas universidades que ele construiu", o Bolsonaro deveria ter dito com orgulho que não construiu nenhuma e que deveria ter privatizado as que já foram construídas. Mas, claro, como explicar isto de forma clara para que a população entenda. Infelizmente, toda a população foi bombardeada que ter um curso universitário é o suprassumo do crescimento pessoal. E, hoje, até uma vaga de secretária de uma oficina mecânica está exigindo curso superior.
Resumindo: O ensino superior é importante. Mas, o ensino superior em excesso é ruim. Tem que ter a quantidade certa que é requisitada pelo mercado.
Comentário excelente.
WTF barba branca não morreu e passou todo esse tempo se politizando
@@satireAO psé Thales, da boca do Paulo Guedes e Bolsonaro não sai nada além de bosta
@@satireAO Não estou falando em "nivelar por baixo". As universidades públicas distorcem o mercado, pois não precisam prestar um bom serviço para continuar de pé. Elas podem ficar no prejuízo que o estado banca os custos. Isto deixa quase impossível que uma universidade particular concorra em pé de igualdade, pois os melhores alunos acabam preferindo as universidades públicas por serem "gratuitas". Ou seja, é o governo que está "nivelando por baixo", deixando de pé as piores universidades. Já que você é contra a privatização, que tal fazermos o seguinte. Vamos cortar 100% das verbas das universidades públicas. Elas passariam a ter que cobrar mensalidade para ficar de pé. Todo este dinheiro que foi cortado das universidades públicas devem ser transferidos para um programa de bolsas de estudos estatal, mas onde o aluno escolhe qualquer universidade para estudar, podendo ser uma pública ou uma privada. Com o tempo, quem você acha que iria continuar na frente dos rankings? As universidade públicas, com a sua administração engessada, administradas por amigo dos políticos, ou as universidades privadas?
Sobre a fala do Paulo Guedes, eu deixei bem claro que foi um comentário infeliz por parte dele. Mas, o que importa no que ele disse é que o Brasil está tendo uma onda de cursos universitários de baixíssima qualidade, onde até mesmo uma pessoa que não tem a mínima condição para estudar, consegue ter um diploma universitário. Tem até uma piada que diz que "meu carro quebrou na frente da UNIP e fui matriculado". Por que isto está acontecendo? Porque o FIES está bancando estes cursos. O jovem acaba achando que e obrigado a fazer um curso superior e se endivida a toa, pois é fácil conseguir um empréstimo do Governo para isto. Uma universidade é um investimento alto e de longo prazo. Deveria ser algo que exija uma reflexão maior antes de sair pegando empréstimo.
Sobre os EUA, nem tudo que os países de primeiro mundo faz é necessariamente bom. Sim, os EUA injetam dinheiro nas universidades, mas é algo totalmente desnecessário. E, mesmo assim, o principal recurso das universidades dos EUA não vem do Governo, mas sim das mensalidades e doações privadas.
Por fim, quem aqui está sofrendo com sua 'ideologia"? Já se olhou no espelho? Aposto que está com uma camiseta "Lula Livre", ou ainda "VIva o SUS", que outra anomalia do Brasil promovida pelo governo..
Concordo. O povo não entende que empurrar tanta gente pra ter um diploma sendo que o país não absorve quase ninguém é inútil. O país não precisa de tantos bacharéis, e pior ainda frustrados e estagnados! Quando falei isso de forma tranquila e educada num grupo do Facebook só faltaram me matar kkkkkkk. Eu faço licenciatura numa federal e sei que pelo menos tem demanda pro meu curso, mas penso que deveria ter um equilíbrio em relação à entrada no ensino superior sim. O povo não quer enxergar o que é óbvio.
Meu irmão é engenheiro civil mas nunca atuou na área. Vendo como as coisas estavam e sabendo que não conseguiria exercer a função, mergulhou no marketing digital e hoje vive muito bem. Eu tô indo pelo mesmo caminho ou penso em trabalhar com doces para encomenda e dizer adeus pra essa concorrência por diploma e principalmente pro CLT. Não digo que universidade é inútil, mas superlotar as instituições pra depois ficar a mercê do desemprego é foda! Aqui na minha cidade tem vagas exigindo ensino superior pra recepcionista e atendente, e isso é fruto dessa nova era. Só não vê quem não quer. Desculpa o texto kkkkkk.
Passei em uma segunda fase para o mestrado de física, se eu passar vou fazer pq gosto. Mas se eu pudesse fazer o mestrado em Física, em uma instituição privada era melhor, por canta de tanta militância que agora chegou até nos curso de exatas.
Física em universidade privada? Conta outra
Se vc fosse bom estava no MIT ou em um phd em Havard.. duas privadas
Sou especialista em ver vídeos do Visão libertária.
Hospital para nascer de graça, creche de graça, escola de graça, faculdade de graça, não estuda, fuma maconha, só fica no celular e depois quer emprego obrigatório e salário alto.
Sou de federal e trabalho como pesquisador na área de física teórica, é triste ver os recursos sendo gastos com coisas fúteis como esses maconheiros que não fazem nada
Poderia fazer um vídeo sobre mercado de trabalho, áreas demandadas !
Eu me revoltava no meu curso venso professores q ganhavam mais de 10k lenso slide, literalmente lenso, a graca da aula era ver se eu conseguia terminar de ler a pag do slide primeiro.
Houve uma vez q a prof terminiu a aula (faltava uns 30 ainda) pq o slide acabou "aimm gnt so fiz ate aqui, vou liberar vcs"...
Era ridículo, fixo estressado so de lembrar
Um dia com 10 anos de idade la na quarta série do primario no final dos anos 80 eu ja previa esse caos kkkkkk .olhei pro lado um dia e vi que todo mundo estavava fazendo a mesma coisa (estudando como loukos para consseguir um emprego no futuro ) ninguem ouvia o professor falar " estudem para ficarem ricos" esta ai o futuro 90% dos que se mataram de estudar estão trabalhando em um emprego reclamando todo dia do salario .
Ou estudar feito louco para passar em um concurso público
Estudar feito louco = 4 hrs por dia🤣🤣
@@caionathan7677 😂😂😂
Luz em forma de vídeo!!! 💡
O Governo administra mal por um motivo
O salario tá garantido nos proximos 4 anos . É impossível uma pessoa dar o melhor tendo um salário de um Governante e sabendo que só daqui a 4 anos será despedido .
O governantes não ligam pra salario, somente aqueles vereador tipo o joão da feira, neguinho do pastel esses sim querem se eleger pelo salario, ja os politicos de grande escalão ja são ricos , eles usam o cargo pra beneficio nos seus própios négocios!
@@Tataunanainai Sim entendo , mas Salário eu englobo tudo . Pois sei bem que quem governa o País são as Elites Econômicas . Assim como em todo Mundo . E sempre foi Assim desde a antiguidade .
Universidade é para produzir conhecimentos, no mais existem cursos profissionalizantes. Aprimorei os meus no que eu conseguiria fazer bem e produzir satisfatoriamente.
Então pode fechar quase todas.
Até as pesquisas no Brasil são na sua maior parte mal feitas, quando não inúteis.
@@satireAO Se o Kaos Warrior falou, tá falado, kkkk
@@GabrielPl4ys Eu pelo menos cursei universidades públicas que eram das que mais tinham pesquisa, produziam artigos, trabalhos, etc. e posso afirmar que o que mais tinha eram coisas inúteis, especialmente fora das áreas de biomédicas e exatas, mas nestas eu vi ainda artigos questionáveis, com conclusões sem embasamento no desenvolvimento da pesquisa, basicamente virando um motivo de chacota que alguns de nós do corpo docente e discente fazíamos, lendo os absurdos!
Muito dinheiro e tempo jogados fora, só pra ter no currículo que escreveu n artigos, fez parte de n pesquisas, tudo quantitativo e nada qualitativo!
Eu sou funcionario publico em uma universidade. Um amigo que trabalhava comigo, ja falecido, me dizia sempre uma frase que nunca vou esquecer " as faculdades publicas foram feitas pra não funcionar." E é verdade, raramente lá dentro os professores se conversam, pensam apenas nos próprios intersses.
Graças a Deus eu pago pela minha educação... Faço faculdade de agronomia e ainda no sistema EAD o de eu tenho a mesma grade curricular sem encheção de linguiç@ e foco realmente onde quero me aprimorar. Essa turma não entendeu ainda o tir@ no pé que deram ao implantar esse discurso. As pessoas querem estudar de fato o curso não ficar ouvindo discursinnnnnn furado e bla bla bla sem nexo.
To ficando chateado com esse canal, toda hora vcs me lembram que fiz 5 anos de engenharia mecânica pra dirigir ubi. Kkk
Trabalho em universidade federal a 12 anos, existem vários 'golpes' no sentido apolítico da palavra que fazem este quadro ficar extremo, são eles:
Governo do PT: Na época dos governos petistas houve bastante prosperidade nas universidades, mas não uma coisa sustentável ou planejada, serviu mais como um depósito de dinheiro. Explico: O governo enviou muitos recursos, mas não havia o mínimo planejamento para empregar esses recursos, então era comum vir o recurso e catar qualquer coisa para gastá-lo. E era obrigatório gastá-lo, ou no ano seguinte viriam menos recursos;
Contexto socioeconômico: O caso dos uber cientistas, a academia formou mão de obra para o mercado cada vez mais incipiente e em regiões onde o curso não tinha a menor relevância;
O professor rei: Durante anos a academia serviu aos professores, tendo em vista o seu bem-estar, seu desenvolvimento profissional, seus projetos de ensino, pesquisa e extensão. NUNCA HOUVE FOCO NO ALUNO. O aluno que cursa Ciência da Computação, por exemplo, fica o dia todo na universidade, ainda que seu curso seja vespertino, pois os cursos não são modulares, variam de acordo com a disponibilidade do professor;
Universidades particulares: Aqui vc tbm vê a mão, ainda que indireta do governo do PT, via prouni e SISU, pois todo esse recurso possibilitou uma gestão com mais oxigênio e flexibilidade. Aqui o foco é a disponibilidade do aluno, é ele quem diz quando e como fará o seu curso, as mensalidades podem ser pagas de forma flexível também, mantendo o ganha/ganha entre discente e faculdade;
Cursos com ementa do século XIX: Eu mesmo tentei cursar economia e não consegui, o conteúdo é completamente descolado com a realidade, sem falar da falta de compromisso dos professores que praticamente delegam suas funções a monitores, adjuntos e auxiliares;
E, por fim, a pandemia: A pandemia arregaçou a qualidade do ensino médio, muitos alunos sofreram em casa e procuraram emprego pra complementar renda e nesse ciclo vicioso, outros largaram a universidade pelo mesmo motivo e somado aos pontos anteriores, a universidade se tornou completamente desinteressante.
Comentário excelente.
Mestrado e doutorados em instituição pública. Estranhamente, só vejo autoridades: procuradores, juízes, desembargadores, ministros... cursando na Europa, Uruguai, Chile e Argentina. Porquê será?
lembrando Museu nacional RJ administrado pela UERJ = PSOL que administra a mesma universidade
Conhecimento está descentralizado graças a internet. Hoje temos o dinheiro da internet, empresa da internet, etc. Vemos mudanças comportamentais na demanda e oferta de bens e serviços; porém - ainda temos a estrutura de ensino soviético. Bitcoin derrubará a narrativa coletivista também das universidades. A empresa irá dar treinamento para os profissionais que tem o perfil para a função. Isso será inevitável nas próximas décadas.
*_o hospital universitário da UFRJ é o maior da América Latina, um colosso. Antigamente só um terço dele funcionava, hoje não sei quanto funciona, e o prédio está condenado, há uma rachadura enorme no prédio._*
*_Primeiro a localização, simplesmente péssima._*
*_Uma montanha de dinheiro jogada fora por não sei quantas década._*
Eu fiz a Unesp aqui em São Paulo e foram os piores 6 anos da minha vida (O curso de ciências da computação é de 5 anos, mas o povo de humanas atrapalhava nosso estudo em prol do bem maior e faziam greves intermináveis que não davam em nada). Tive professores muito bons, mas a maioria foi exatamente igual o falado no vídeo. Conclusão, sempre falei pros meus primos mais novos a minha experiência e que profissão dos sonhos é aquela que te dá a oportunidade de conquistar seus objetivos na vida e, no fim, todos vieram pra área de T.I como eu, e estão fazendo cursos úteis para as empresas que trabalham, longe do horror que é a universidade pública e do monte de baboseira inútil e antiga dos ensinamentos deles
Os cursos "inúteis" são aqueles que descobrem porque profissionais de TI podem acabar demorando muito tempo pra terem o retorno do investido no curso caso tenham tido que cursar particular.
não é que a faculdade é ruim, é que seu curso pode ser melhor aproveitado numa particular, TI tem grade atrasada em qualquer ensino superior, meu primo progamador faz 10k por mes com 19 anos e diz que a faculdade dele só atrapalha ele de fazer milhões, ja que ele trabalha por fora e aprendeu tudo por fora, em cursos e video-aula no youtube, é foda. Mas as faculdades públicas no geral são ótimas sim, as únicas que geram conhecimento de fato em diversas áreas, direito, história, geografia etc... VIVA A USP
faculdades de humanas não servem para nada, só para sugar o dinheiro de iludidos que acham que vão ser alguma coisa com um "diproma"....
@@eduardosouza1246 pelo nivel da maioria de "profissionais" de historia, letras, geografia, direito, a gente percebe o ralo que são essas "universidades" e o tipo de "pensadores" que produzem.
@@tiburciusvanderleeuwen6697 será que um doutorado em história e geografia é realmente tão equivocado e ralé ? Ou o verdadeiro ralo é o sujeito que comenta no UA-cam acerca de quem realmente estuda
Em qualquer sistema de produção intensivo em mão de obra, a maior parte da grana será pra pagar salário. Na iniciativa privada a proporção é semelhante neste caso.
Exatamente!
Esse canal é incrível !
Parabéns pelo vídeo !!!!!
Vivar a educação da iniciativa privada , livre mercado e o ensino particular , pois , nada que é publico presta .
Professor de escola pública NÃO DAR AULAS E SIM ENGANAR .
O Ensino Público Universitário destaca-se por sua qualidade e competitividade com universidades particulares em qualquer lugar do mundo. Até parece que por ser privado é melhor que público ( sim, tem excelentes universidades privadas, mas para cada uma boa existem tantas outras ruins). Para quem não sabe, existe um tripé básico: Ensino, pesquisa e extensão. E as universidades públicas brasileiras são referência em diversos programas.
As maiores universidades do mundo são privadas, e o que se gasta em educação pública aqui no Brasil é umas das maiores do mundo, e se entrega muito pouco, até países sem desenvolvimento com pouco dinheiro dá mais resultado, e não tem como comparar algo público com algo privado, pois o estado imprimi dinheiro que poder, pega os impostos que quiserem, taxam e burocrátisão as escolas privadas e não permite uma moeda privada pra competir causando um monopólio monetário obrigatório. Não sou libertário LONGE disso mas não tem como comparar algo público com privado realmente! É desvantagem né pô?! COLEI PQ NÃO QUERIA ESCREVER DE NOVO.😅
Universidades são estruturas ultrapassadas. Udemy e semelhantes são muito mais relevantes pro nosso futuro.
Imagina se tivéssemos 30bi pra investir em cursos de verdade?
Só curso lixo...
Será que o problema é a apenas no investimento feito ou na logística? Vale lembrar que investimos mais na faculdade do que no ensino básico
@@cresdom86 o problema é o incentivo da educação formal... o cliente não é o aluno fundamental não é o universitário..., Utilitarimente seria mais efetivo entregar esse dinheiro na mão das pessoas
Com a finalização de um curso da Udemy vc é contratado??? KKKKKKKKK
@@felipe2240 com 40 pessoas formada em ADM numa universidade pública eles saem mais ou menos preparados que o cara do Udemy ?
Faz um video sobre as inúmeras leis da educação que não são cumpridas :
LEI 11.769/2008
LEI 10.639/2003
LEI 11.645/2008
Confesso meu desconhecimento a respeito destas "preciosidades" e ao mesmo tempo percebo uma das origens da atual colocação da educação brasileira no ranking internacional. A respeito da fome do Leviatã, só tomaria a liberdade de acrescentar que ela é atávica. 🤡
Os brasileiros não entendem que não deveríamos discutir nda além de exigir um bom estudo. Lula, bolsonaro, esquerda, direita não vão levar a nada.
Coisa pública realmente fantástica e que seu funcionamento desperta a inveja de governantes pelo mundo afora, É O SISTEMA DO IMPOSTO DE RENDA !!! O Governo brasileiro tornou-se um expert em cobrar impostos. Deveria estar no Guinness Book !!
Tem um amigo que pedala junto com meu irmão, ele fez curso de técnico em elétrica, no Senai, não está vencendo de serviço, trabalha por conta, está suave na nave. O problema da faculdade em muitos casos, é status. E o PT, em seus anos de governo, reforçou isso. O filho da empregada...a filha do porteiro... lembra!
A frase clichê do "filho da empregada virou médico" chega a dar vergonha alheia kkkkkk
Com certeza porteiro e empregada ganha mais do que um médico né?KKKKK, "status".
@@brenoaraujo4082 Sim ganha, mas não se faz faculdade só pra medicina, aliás é uma minoria que tem acesso. Em grande parte é por status sim, mesmo que não arrume emprego depois.
@@vanessamendes9669 Enfermeiro, farmaceutico,programador, advogado formado na USP NUNCA vai ganhar menos do que um atendente de shopping ou prestador de serviço de nível técnico.Pare de mentir.
@@vanessamendes9669 A minoria tem acesso pq vcs brigam mais para fechar as universidades do que para que as pessoas possam ir a elas.Vcs impedem o progresso do Brasil para defender que o povo seja atendente de Mc donalds.
Cara, eu já acho absurdo a LRF limitar a 50% da RCL (Receita Corrente Líquida) a despesa de pessoal (deveria ser menos), 80% das verba SÓ COM SALÁRIOS? Vcs estão considerando ainda as manobras contábeis de considerar as terceirizações como fora dessa conta (sim, salário de faxineiras, segurança, etc, não contam)?
Enquanto isso "falta" verbas para infraestrutura.
O certo seria após o ensino médio você ser encaminhado para o ensino superior, masss você sai do ensino médio e existe a lacuna do famoso vestibular, não que seja difícil os vestibulares para Universidade, mas esse processo de seleção deveria ocorrer nos 3 anos do ensino médio. Rapaziada, sinceramente se é pra fazer vestibular faz pra carreiras militares, mesmo que você não goste, um SGT do EB, por exemplo, ganha quase 5 mil reais e diploma de ensino superior, que abrirá outros horizontes.
O melhor dia da minha vida vai ser quando eu deixar esse mundo maldito
Fui para universidade me sentindo um pequeno Einstein. Cheguei lá e perguntei. O que é? Por que é? Como é? O que obtive? 😡😤🤬
Concordo com os argumentos do video.
Mas uma coisa deve ser observada, os filhos de quem sempre estudou em escolas particulares, quando chega o momento de ingressar no ensino superior, não querem pagar suas faculdades. Fazem questão de rasparem suas lindas cabecinhas e enchem a boca para dizer que passou numa FEDERAL (com todo sucateamento existente) ainda são as melhores.
Sei que não existe almoço grátis. O contribuinte sempre é quem paga...
Mas, vale lembrar que há uma hipocrisia interna na sociedade, desde o primórdios. Só os "ricos" deveriam ter acesso ao conhecimento...
Ainda bem que a Internet veio para ajudar a atenuar a desigualdade, qualquer pessoa pode ganhar seu dinheiro, mesmo sem ter acesso a "muito estudo/diploma".
Esse "dinheiro fácil " causa desconforto nos Inteligentes (ricos) e parasitas que não agem em busca da própria melhora financeira.
Parabéns a todas instituições públicas dos estados unidos que através de impostos de seus contribuintes criaram a internet para hoje estarmos "bostejando" e desfalecendo textos sem sentidos contra as estatais, cuspindo no prato que comemos diariamente, a internet.
Além do mais, pós-2021 elas pegaram a mania de expulsar expulsar alunos não picadinhos. Conseguiram tornar a bolha ainda mais hermética.
@@satireAO o básico da ciência é o debate. Até onde eu saiba.
@@satireAO sem lacração, amigão esquerdista. Existe uma série de evidências em contrário a essa vacininha mequetrefe.
Eu amo o mimimi desse pessoal. Cara, se faculdade pública é tão ruim assim porque os filhinhos de papai se pegam no pau no vestibular para estudar em uma ? Eu estudo na UFRGS, federal do meu estado, e a maioria das pessoas aqui, salvo quem entrou por cotas raciais ou sociais ( Entrei por escola pública) tem dinheiro para pagar uma faculdade privada, curso, o que eles quiserem. A pergunta que não quer calar, se não vale a pena porque eles fazem quanta questão ?
Por isso que estou fazendo curso técnico em mecatrônica
Não entendi o "lamentável apelo arquitetônico"?
Como profissional na área da engenharia, sei da muitíssima importância da boa arquitetura no meio social, e para além da ergonomia (que muitos não sabem que isso faz parte) a própria saúde e bem Star da pessoas.
Mal sabem que, apenas o formato e os equipamentos arquitetônicos de um ambiente podem beneficiar a cura de doenças,por exemplo.
Quanto eu cursei engenharia na federal do Paraná UFPR eu comecei aprendendo fazer levantamento topográfico com trena. Isso seria o mesmo hoje de aprender máquina de escrever antes de computador.
Bobagem de quem não estudou minimamente o tema…..
A terra virou um Hospício...
Os conselhos de classe é o supra sumo do parasitismo.
O problema deste canal é que lhe falta cultura científica. A ciência básica é o fundamento da economia contemporânea e, para a sua produção, a universidade é essencial, especialmente a universidade pública, no caso do Brasil. Quanto à questão da formação profissional, eu concordo com o que foi dito.
Eu nunca quis... Mas todo mundo à minha volta fala que é a melhor opção, que faculdade particular e ead, que era o que eu queria, não presta, que eu só vou conseguir algo se for para federal... Complicado...
Demitir reitor, diretor e coordenador. Interditar o prédio, após visita técnica, para reformas de toda espécie - principalmente a moral. Ao reabrir a universidade, fazer exame anti-doping periódico para os estudantes. Porque que é viciado em drogas não tem condição psicológica ou até psiquiátrica para estudar e muito menos trabalhar, pois somente deseja satisfazer o vício, o tempo inteiro. Dinheiro público tem que financiar educação, e não o caos.
Apesar do vídeo generalizar demais é fato que o Brasil não acompanha a avanço educacional, tanto que só os melhores se formam com destaque, grande maioria pega o diploma e não faz ideia do que fazer
Excelente vídeo. Já salvei
Acabaria esse mimimi se as universidades cobrassem mensalidade dos seus alunos que podem pagar, que é a grande maioria. Nem precisaria de grana do governo para seus custos com mensalidades.