Link do episódio completo - ua-cam.com/video/16VOMxV79x4/v-deo.html Link do último resenha completo!! - ua-cam.com/users/liveJWiVDBgCrKw Já se INSCREVE no canal e deixa o LIKE PESSOAL!! INSTAGRAM - @canaldonegao @vgkayque
Entendo, acho que o estado simplificou, mas tem um motivo histórico pq a 100 anos atrás o preto no Brasil não tinha o direito de ir pra escola ( + ou - 3 gerações) e então automaticamente se o pai não teve acesso a educação ele não tinha como passar isso para o filho e que muitas vezes tinha que trabalhar cedo o dia inteiro acho que para corrigir esse erro histórico vai demorar algumas gerações ainda. Eu estudei em escolas públicas e particulares e nas particulares era na maioria das vezes o único preto da sala ou do ano inteiro em quanto na pública era ao contrário, por isso acho que é uma forma de simplificar o problema ou seja criam cotas para negros pq a grande maioria estão nas escolas públicas e uma forma de pagar uma dívida histórica. Mais ou menos isso. é não sei se sou totalmente a favor mas entendo os motivos!
Cara discordo completamente sou negro, e as cotas sociais e de negros são as mesmas é só lê os editais, se vc é negro mais estudou em escola particular mesmo que com bolsa ,vc não entra, .as cotas são pra reparar erros históricos
Sou branco e da periferia de Carapicuiba e tudo que o Negão falou eu vivi: enquadro na porta da escola, playboy me perguntando onde era a biqueira e amigos sendo mortos antes dos 20 por escolhas erradas. E quando tentei passar em medicina na faculdade pública, mesmo com cota de escola pública, nao consegui. A única resistência à realidade que me rodeava era continuar tentando. Juntei uma grana para as vacas magras e larguei meu emprego de logística. Continuei nao conseguindo passar na pública em medicina, mas passei em enfermagem e fui primeiro lugar em economia na USP, porém queria medicina e persisti. Hoje estou no quinto ano do curso de medicina em uma faculdade privada de SP, com bolsa de 100%. Nao tive condições de passar na pública para medicina, pois a competição nesse aquário é entre tubarões. Acabei aproveitando outra oportunidade com um gosto agridoce na boca de nunca ter conseguido, no entanto estou muito satisfeito de nao ter ficado mais 1 ano tentando passar. Perdi o complexo de viralata de quem faz faculdade privada e percebi que os professores sao infinitamente mais didáticos que os professores da faculdade pública, que na maioria são principalmente pesquisadores e não educadores. E que as pessoas que tem grana, que conseguem pagar um curso de medicina porque também nao passaram na pública, sao na esmagadora maioria pessoas boas e gentis. Sou grato por ter tido essa chance de mudar um conjunto de percepções e preconceitos que tinha ❤
Peguei cota pra eng mec, e tenho que dizer que o problema não é entrar e sim concluir. A base é fraca pra montar uma boa casa. Tive muito problema no aprendizado e isso pq eu era um dos melhores no ensino médio. Nao sei ao certo oq comentar sobre cota, de fato dá uma chance para pessoas em condiçoes mais difíceis, porém só entrar não basta. Então eu me pergunto, cota realmente ajuda? Ajuda a entrar, mas como fica pra concluir? A base do ensino médio em escolas públicas é fraca. E outra, vou comentar algo q meu prof disse:"vcs já devem ter ouvido falar de mim, devem ter ouvido q eu sou ruim, todo mundo me evita, mas eu q nao sou doido de deixar vcs passarem por essa cadeira fácil pq se eu nao preparar bem vcs, eu serei o culpado por qualquer acidente que vcs cometam na profissao de vcs(em relacao a area de graduacao). Se vcs fossem médicos hj, vcs teriam coragem de operar a mãe de vcs? Vcs aceitariam um médico meia boca pra cuidar da mãe de vcs? Vcs teriam coragem de passar por uma ponte sabendo que o engenheiro daquela ponte reprovou muitas vezes a disciplina de pontes e por misericordia do professor ele conseguiu passar?". As profissoes que necessitam graduação envolvem riscos e muitas vezes a vida. Sinceramente, há uma tendencia de só querer se formar e isso é errado. Vc tem q se capacitar, se tornar um excelente profissional pq vidas podem estar em suas mãos.
💪💪💪 É preciso acreditar muito em si mesmo, nas desistir!! Parabéns a todos que possuem uma história assim. E é bem isso, passar numa federal hoje, é bem mais complicado..
Chorão , nada a ver ser parado pela polícia Branco tb é qnd faz merda no shopping, pare de mimimi , brancos são parados em blitzs tb ... Vitimismo do caralho , coisa de mocinha chorona.
Sou Branco e meu irmão é negro, estudamos na mesma escola, tivemos a mesma criação. Moravamos na maior favela de São Paulo, Heliópolis. Por que ele teria privilégio em faculdades sobre mim, apenas pela cor? Agora concordo em cotas sociais, isso sim é o mais justo
Sou branco, morei ali perto do Heliópolis, jogava futebol por ali, maioria dos meus amigos tbem eram negros e pobres cono eu,fui pro senai a noite aprender tornearia junto com meus amigos, abri minha empresa nos anos 90 junto com meus amigos negros, hoje ainda twngo contato com eles e os visito na empresa deles, ou seja, a minha geração ,X , venceu na vida sem cotas, o que acontece hoje e que existe sim uma elite branca, essa elite e toda de esquerda, minha família tem bastante , a cota defendida por eles e meramente migalhas caidas da mesa pq as melhores vagas no mercado ainda sao dominadas por eles, e pior ,eles destruíram a indústria nacional impedindo as classes mais baixas,maioria negros de vencerem profissionalmente,agora so restou serviço público e virou uma guerra ideologica
Meu caso é esse, sou branca de olhos claros, minha irmã e parda, (mesma mãe e pai tá!!) Passamos bastante dificuldade na infância, comecei a trabalhar aos 15anos e pra fazer faculdade tive que pagar, ela conseguiu a facul com cota 100% se formou e nunca trabalhou na área em qual se formou. Nada justo!!! A cota devia ser Social.
negão tem o mesmo pensamento que eu, SEMPRE FALEI ISSO. Fui criado como ele. Mãe negra e Pai(filho de português). SOMENTE O FATO DE TER PAI E MÃE EM CASA JÁ MUDA TUDO!
pode cre mano, a criação é totalmente diferente e ajuda muito, eu sou muito privilegiado de ter pai e mãe em casa, os dois pé no chão e me ajudam e aconselham no que faço
Virando carreteiro pra conseguir ir para o Canadá com sistema de imigração para profissões, sou bilíngue, única saída do Brasil é o aeroporto infelizmente.
Esse é o objetivo da esquerda. Aliás, o que se diz " pai dos pobres" é milionário e não trabalho quase nada na vida toda e enriqueceu a família toda de analfabetos como ele. Só formados em corrupção.
@@raulandrade5561 O estado só cresce e nada melhora... (sim, concordo com políticas públicas, mas a maioria acha que isso se resume a ter políticos decidindo tudo)
Sou negra. Estudei em escola pública, prestei concursos públicos, passei, fui nomeada sem que me valesse de cotas. Entendo que meu intelecto é quem me define no momento em que presto uma prova,, não a cor da minha pele. Sou contra cotas!
O sistema de cotas representa uma injustiça acadêmica, para beneficiar um cotista uma outra pessoa com uma nota melhor no ENEM é prejudicada e isso levanta a dúvida se o cotista está preparado para fazer o curso.
@@deividlino para entrar e finalizar precisa do intelecto, agora, se você usar a cota, o seu intelecto fica em segundo plano. Há planos na UFRJ de diminuir as aulas de cáculos nos cursos de exata para facilitar os...cotistas! Tem que acabar com isso.
“O tempo é caro!” Melhor frase do vídeo. Imagina vc estudar e conseguir pontuação para fazer medicina mas tua família não tem dinheiro para te sustentar ao longo do curso. E pior ainda, muitas vezes vc já é um chefe de família.
Quem quer, de verdade, dá um jeito. Se mata de trabalhar, vira noite, dorme menos horas. Eu mesmo fiz isso. E se eu consegui, os outros também conseguem.
Rapaz, eu morei com meus avós em Alagoas, lugar fdp. Saí de lá e vim morar com minha irmã mais velha, ela é chata pra caramba e mesmo assim aguentei pra terminar meus estudos. Arrumei um emprego, aproveitei a onda e entrei na faculdade após terminar o terceiro, e agora estou morando sozinho. Tive ajuda, mas nunca fui rico ou bem de vida, já passei fome e ainda acontece às vezes pq moro só e gasto e alto querendo ou não em SP
Pais presentes e trabalhadores só ai vc ja tava na vantagem Negão. Olha hoje sua familia, é um reflexo do exemplo que vc teve. Não é nenhum demérito ter pais que te proporcionam uma qualidade de vida melhor. Vc é o que vc é hoje pelos exemplos que vc teve e seguiu.
eu fui fazer faculdade com 30 anos, só depois que consegui me estruturar... não deu pra fazer faculdade com 18 anos... eu sou branco.... gosto muito do teu conteúdo Alessandro
Po cara pesquisa antes de dar opinião, negros foram escravizados e após o fim da escravidão nunca receberam indenização, não receberam terras e nem nada do tipo, o mínimo a se fazer é da cotas
o cara nem do gueto é playboyzão desde criança ou tu vai me dizer q quem é do gueto de verdade na infancia tinha video game em casa? ou que os pais podiam pagar o taxi todo dia pra ir pra escola. Ta procurando o espelho errado.
@@jcesar77t66 tá bom vcs cresceram juntos então vc sabe da vivência do cara. O fato de ter um vídeo game não diz que ele não é periférico. Ou vc acha que os filhos dos racionais nunca tiveram vídeo game? Amadurece Kuzao
@@maskpereira7988 Primeiro respeite quem lhe respeitou. Segundo que o cara ali fala que não morou nem em periferia, ele não é gueto e talvez tu seja mas ta sendo iludido pelo careca de oculos. A mascara daquele cara é branca, ele mesmo já se declarou elitista inumeras vezes. Ele ta lá na boa e tu ai no dia dia, na realidade sofrendo enquanto ele ta com a bunda fofa no apartamento dele.
Sou japonês, e posso dizer que não sou rico nem nunca fui, porém a criação dos asiáticos envolve a honra, e pedir as coisas sem merecer é uma desonra, talvez por isso vc nunca viu japonês pobre, japonês que não estuda, ou japonês que aceita ficar pedindo ou ganhando de graça. Cuidado com a rotulação 😅. Mas estamos de boa com essa imagem, e até entendemos que isso é uma valorização do nosso empenho.
Japonês é um povo muito disciplinado culturalmente, assim como os judeus, não é atoa que são financeiramente mais bem sucedidos, isso é um mérito, pois a história são de povos que sofreu muito, mas são resilientes.
Falou muito bem Japa. A honra foi abandonada no Ocidente. Deixamos de ter uma sociedade baseada na Honra (masculina) para te ruma sociedade baseada na Dignidade (feminina) Wellfare state só se fará crescer até que o estado colapse, como aconteceu em Roma
@Coach_japa É estúpido comparar os Japoneses, q vieram com apoio do Império, comparar com os negros, q vieram escravizados, sofrem um Racismo estúpido, fácil falar de ética e de cultura...
Oque ele falou sobre o soldador é uma verdade, pois eu sou caldeireiro uma espécie de mecânico industrial. Pois bem trabalho em uma empresa terceirizada da Petrobrás e nosso salário é de 5.800 +30% de periculosidade, podendo chegar até 10 mil com algumas horas extras. Detalhe pra ser soldador ou caldeireiro no máximo se exige um curso técnico. Ou seja tem profissão e profissionais que ganham bem melhor que neguinho que tem faculdade.
A única cota legítima é a de baixa renda, para descomplicar mais, o melhor seria acabar com todas as faculdades e escolas públicas e passar a entregar voucher e bolsas para a particular, esquece estado, só tem ladrão.
@@igortemistoclesmagalhaesne5465 fdc, se a "pesquisa" for importante, vai ter patrocínio, se for inútil, não vai ter, assim não gasta o nosso dinheiro roubado com lixo.
@igortemistoclesmagalhaesne5465 Totalmente equivocado. Mais de 90% dos avanços da ciencia é realizado por instituições privadas. Esquece USP e Unicamp. Quem move o mundo é MIT, Caltech, Stanford, Yale e tantas outras. Todas privadas. Vai ver a faculdade dos ganhadores do Nobel dos últimos 100 anos. Grande parte é de faculdade privada e boa parte delas saiu de laboratórios dentro da faculdade. O MIT tem um acelerador de partículas próprio. Faculdade 100% privada. Você consegue entender a complexidade em se construir algo assim? Se for pegar os 100 anos de ciencia da USP nao dá 1 ano do que o MIT faz. Por isso eles tem 100 ganhadores do premio nobel e a USP tem 0. Agora se tu ta usando o Brasil como exemplo. Aqui é exemplo do que não se fazer. Vai ficar dando dinheiro pra faculdade pública gerida pelo estado porque o estado cria leis que impedem a iniciativa privada de investir na ciência? Vai solucionar muita coisa.
Considerando que 75% dos pobres são negros as cotas raciais SÃO TAMBÉM COTAS SOCIAIS. Errado é entregar a educação 100% na mão da iniciativa privada que olha a educação apenas como business e lucro. As universidades privadas NÃO PRODUZEM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO, quem de fato financia pesquisa são as universidades públicas
Cara muito sábio,gosto muito dos negros q não se vitimizam.Somos em maioria brasileiros pobres,acho q pobres deveriam ter direitos iguais independente da cor
O phoda é que tenho duas sobrinhas , filhas da mesma mãe e do mesmo pai "meu irmão".. a mãe e branca e o pai e preto.... uma é branca e a outra é preta, moram na mesma casa, vivem as mesmas dificuldades, comem do mesmo arroz com ovo. Mas só uma tem direito a cota.
As duas têm direito a cotas, as cotas não são exclusivas para pessoas pretas. E sendo ela filha de pai preto também tem direito a cota racial. É assustador a desinformação sobre como funcionam as cotas
As duas têm direito a cota racial. Mas se a "branca" é branca mesmo, ela tem uma vantagem em relação à irmã negra nessa sociedade racista. Isso no Brasil. Nos EUA ela seria negra, como a irmã.
@@eriok5809 nao. A divisão das cotas é 50% para estudantes que são de escola pública e que possuem renda baixa, e os outros 50% é dividido para negros, indígenas, portadores de deficiência e pardos, sendo a proporção de acordo com a parcela de cada uma dessas populações em cada estado.
Cara, é muito complicado. Sou de faculdade publica no Rio de Janeiro. Você contava nos dedos os PARDOS da sala. Tive um unico professor negro durante todo o curso. É gritante a diferença racial nas universidades.
@@potenciajovem branco pobre não é seguido em lojas quando entra dando a entender que irá roubar, branco pobre se for correr na rua não precisa sequer pensar se está parecendo suspeito, branco pobre estatisticamente ainda tem acesso aos melhores cargos e promoções só quem é negro sabe o que nós passamos
@@potenciajovem cara, dentro de uma mesma turma de anos iniciais do ensino fundamental há diferença na alfabetização entre crianças negras e brancas de uma "mesma" classe social. Sou professor e vejo isso na pratica. Muitos alunos de 8 anos faltando a aula para ajudar a mãe na feira. "Ah, mas branco tbm sofre isso". Sim, mas o mais "normal" é ver negros nessa condição. Não há diferença cognitiva, mas há uma diferença social gritante até no mesmo meio. Qualquer dado separando negros ou brancos indica diferenças, como no analfabetismo, que aparece com uma diferença de 20 pontos percentuais entre negros e brancos. Varrer a questão racial para baixo do tapete falando que é "mimimi" é coisa de ignorante ou de quem se beneficia com isso. Democracia racial não existe, qualquer comunidade pobre aqui do Rio de Janeiro é majoritariamente negra e isso foi uma construção do governo republicano.
@@roookero já existe cota social, na minha faculdade e na UERJ empregam por renda. Contudo, acho importante a cota racial por uma questão histórica. Não por uma "dívida" pela escravidão, mas pela construção do governo republicano que impediu explicitamente negros de terem acesso a terras e a educação enquanto dava subsídios a imigrantes brancos construirem sua vida no Brasil. Você não acha bizarro um estado com a maioria negra não ter nem metade de negros nas universidades públicas? O buraco é muito mais embaixo do que uma simples questão de "somos todos iguais". Dentro de uma "mesma" classe social há diferenças. Em uma mesma turma de um colégio municipal há diferença na alfabetização. A questão social e racial andam de mãos dadas nesse país por uma construção política.
Uma vez,eu fiz uma apresentação na Consciência Negra e quando falei que era negro a professora parou a apresentação e disse que eu tava fazendo apropriação cultural porquê na verdade eu sou pardo,desde então eu não me considero negro, prefiro não me rotular depois disse que aconteceu. Obs:a professora era BRANCA.
Olhe para um africano, o cara é preto feito um pneu. Depois olhe para esses negros brasileiros e você vai ver que é tudo mestiço, 2% deve ser negro mesmo.
@@kevena1566 na época eu tentei mas a maioria estava com ela,por vê isso eu não apresentei mais nada aquele ano, não tinha mais nada que eu fizesse naquele lugar,fui muito perseguido também pela minha opinião política na época e por isso concluí o ensino médio pelo Encceja.
@@ERIC.ALMEIDA2000a incoerência foi dela mano, não sua. Vc estava apresentando um trabalho que foi pedido, não que vc escolheu. O que vc podia fazer? Trocar ou mudar de cor pra poder ter falado sobre a consciência negra
@@ERIC.ALMEIDA2000é por isso que eu estudo pra ter poder em um país e em um estado. Pra que ninguém venha falar merda pra mim e ficar por isso mesmo. Falou merda, vai sofrer as consequências
Passei o vestibular na federal pela ampla concorrência. No ato da inscrição simplesmente informei que estudei sempre em escola pública. Onde eu estudo tem pelo menos 12 tipos de cotas, eu sou a favor da cota como oportunidade e não como acomodação. Obs: fiz um curso em uma particular e depois de muitos anos entrei em uma federal, o que o Alessandro falou é fato e se aplica comigo. Entrei na federal depois dos 40 anos.
Concordo com tudo que foi falado nasci na zona norte de sp divisa com guarulhos invasão sem saneamento sem asfalto sem nenhuma condição sem pai sai de casa aos 13 anos e tive tive que morar sozinho em um barraco pq via e sofria agressões dentro de casa então realmente não é uma questão de cor de pele é sobre a vivência e dificuldades das periferias
Meu ensino fundamental e médio foram em escolas públicas, q infelizmente oferecerem péssimo ensino. Professores sempre faltam, greve todo ano. E tive que começar trabalhar cedo para ajudar em casa. Fiz o Enem e advinha? Não passei, não desanimei e consegui um emprego pesado, mas melhor financeiramente para pagar faculdade particular. Me recordo de ir workshop nas universidades públicas e ficar espantado que a maioria dos alunos na universidade pública moravam em aéreas nobres da cidade e com ótimos carros. Como colocar alunos de escolas públicas para disputar uma vaga na universidade com alunos de escolas particulares? O cara negro de vida financeira boa vai tomar vaga do cara negro pobre, que justiça vemos nisso? Cota social nunca irá entrar no lugar da cota racial, pelo simples fato q não irá beneficiar o rico
tive uma aluna do Rio, moradora de Acari, negra, que se recusou a usar cotas para a UFRJ, quando ainda não se tinha o Enem, só cotas. Ela entrou, hoje é psicóloga formada. Ela não aceitava cotas. E outra coisa: se escola particular fosse assim tão boa, os cursinhos não estariam cheios - são os alunos das particulares q estão lá
Cara, sinceramente, não querendo te contriar, mas complementar, escola particular é muito melhor que pública pelo menos, eu vi essa diferença quando fui fazer jovem aprendiz no SENAI, tinha umas pessoas que faziam tbm, que cursaram ensino médio lá, elas não eram mais inteligentes, porém, o que ensinaram pra elas ja mostrava uma diferença, pessoas que sabiam apresentar trabalhos, mais articuladas que as demais
Passar em vestibular é fácil. Sou negro e também passei sem cotas, nem existia na época na verdade. Já concurso é outra história, você concorre até com cara do ITA, fillhinhos de papai...RH de empresa também são excludentes.
Em síntese, cota deveria ser só social. Eu tb tive uma infância e juventude parecida com a do Negão e não acho justo só por eu ser preto ter algum benefício. Minha opinião.
Nem isso. Oferece um cursinho gratuito para o aluno recuperar o tempo perdido. Eu mesma sempre estudei em escola pública, fiz 1 ano de cursinho e quando entrei na USP, por mais elitista que ela fosse, me senti merecedora de estar lá.
Sou negro e me identifico com o negão, também sou contra cotas nas universidades mas em contrapartida defendo um financiamento para o ensino básico reforçado pra gente e para todos os pobres
Aonde ele disse que era contra cotas? Assista novamente, e outra , existem sim, programas de incentivo para pessoas de baixa renda independente da cor.
Concordo contigo, além disso sou a favor de ter bolsa para aluno de baixa renda em escola de excelencia, dar chance para alunos de baixa renda competirem, pois alunos de baixa renda não competem, eles só estão lá.
fui um branco pobre hoje sou muito bem sucedido. cota social é uma obrigacao.nunca prestei atencao na cor das pessoas. com o advento de tais cotas nao sociais, sinto q o objetivo de dividir as pessoas estao sendo alcancados infelizmente. parabens aos 2 palestrantes. um dos videos mais lucidos q assisti recentemente.
Eu entendo esse sentimento de ofensa pessoal mas, acredito que ofende mais ainda se o cara passa por cota e não estuda. Isso daí é um tapa na cara até para topos os negros que queriam uma oportunidade! Eu vejo infelizmente acontecer direto, e a culpa nunca é deles, é sempre do sistema.
"Então precisa de uma paleta de cores." Aí eu lembro daquele meme orignado em Family Guy, onde o policial compara a pele de Peter com uma paleta de cores de OK/NOT OK.
Tem muito tecnico do SENAI tirando 30K no mês e engenheiro da USP desempregado ou tirando só metade! Quanto a cota sou a favor dela ser pelo quanto ganha, pois na favela também tem gente pobre branca.
Acabei de prestar vestibular de cotas indígena, MEDICINA duas vagas com concorrência de 2.700 pessoas (INDÍGENA) isso significa Equidade. Significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.
@@EulaCachuamigo o erro sabe onde está ? Primeiro em como vc é enganado sem saber. Por exemplo, no Brasil negro é a minoria da minoria, branco também são a minoria com a mesma quantidade quase de negro. A maioria , o resto são pardos. PARDOS. Quando o governo quer te enganar ele joga o grupo de pardos pros negros. E qd é conveniente também joga os pardos pro grupo de brancos. Brancos são minorias na universidades. Negros são minorias nas cadeias. E etc. Começa aí, alienando pessoas como vc , que são analfabetos funcionais. Me diz qual foi a última vez que vc entrou no IBGE e comparou os dados ? Ninguém nem lê nada nesse país. Pq estamos na merda. O conteúdo que deveria saber aos 12 anos, vc não sabe aos 20. Vê pelo seu comentário merda por exemplo. Burros igual a você deveriam ser ridicularizados pra aprender a ler o básico. Idiota funcional voce.
Fantástico a visão que é dada e compartilho com todo mundo e com meus filhos... A maior discriminação que temos hoje é a socio-financeira ! Parabéns pelo conteúdo ! 👏👏👏👏👏👏
O sistema de cotas que ele propõe seria menos contraditório se fosse na saúde (SUS por exemplo), na cultura (Acesso a arte, cinema, teatros)... na educação existe um fator primordial que se esquecem ao defender qualquer sistema de cotas, seja ele qual for... Educação, desde a base até o ensino superior e pós graduação, tem por objetivo principal FORMAR cidadãos e profissionais. E isso nos leva a entender que na educação degraus devem ser vencidos por MÉRITO de conhecimento. Ou seja as cotas na educação sempre existiram.. Cota pra quem comprova estar APTO a subir o próximo nível. Com isso, as desigualdades sociais na educação só serão resolvidas qdo desde a base escolar, o menos favorecido tenha a mesma qualidade de ensino, a criança a mesma oportunidade de viver em um lar de vida digna. Se não for assim, apenas seguiremos empurrando o problema (aptidão por mérito) para o próximo degrau. Forte abraço a todos! Deus os abençoe. Nosso Brasil ainda vai dar certo!
Eu acho que as cotas não funcionam, o que iria funcionar era tirar um pouco do investimento dessas faculdades federais, que gastam muito mais do que precisam, e investir uma boa grana na educação básica , aí sim vc ia ver pobre, sendo negro ou de qualquer cor, entrando nas federais ,e se formando nos melhores cursos. Obs:Sou Negro
Seu comentário é alinhado com a opinião do ex-presidente e d certa forma concordo com ambos, estou na minha segunda graduação em faculdades públicas, testemunho bons e maus exemplos d como gerir os recursos. Acredito q se melhorassem a gestão tanto na educação básica qto na superior os repasses seriam o suficiente, porém esses desperdícios não se limitam a educação, a segurança, saúde, políticas sociais, cultura, infraestrutura urbana e rural... Admito ser privilegiado por ser bem acolhido na família, na igreja e nas escolas onde estudei, nunca ter passado necessidade ou ser discriminado, mas isso tdo ainda ñ foi suficiente para eu conquistar um emprego fixo ou ser convocado nos concursos q consegui uma boa classificação, então as oportunidades variam mto com as circunstâncias, com ou sem cota a faculdade hj ñ é mais uma garantia d um bom emprego como era na geração dos pais do Alessandro.
@@gabrieldefreitascoelhocarr9556 concordo com oq vc disse. Minha experiência em faculdade pública é a seguinte: muita gente faz vestibular pra um curso qualquer sabendo que nao vai se graduar. Entram num curso fácil só por pressão de pai ou mãe, ou pra receber pensão do pai ate os 24.anos... ou são de família rica do interior e passa numa USP ou UFSC, pra sair da casa dos pais, curtir festas e viver a vida acadêmica como forma de lazer. No fim dos cursos metade ja saiu, quem se forma geralmente nao trabaha na área. Enfim. Quem mais se empenha é o pobre, seja ele cotista ou nao, pois veem isso como uma das poucas opções, então vão até o fim. Cursei geografia ate quase o final. Passei.concurso nivel médio e me acomodei. Meus amigos formados em geral trabalham com programação, ou dão aula de geografia e alguns tão seguindo vida acadêmica com mestrado, doutorado... mas estes são de família rica, até hoje 10 anos depois não trabalham... pra mim faculdade é algo supervalorizado e que traz pouco retorno comparado com a quantidade de investimento Obs: esqueci de mencionar os que organizavam tanta festa que hoje trabalham com eventos e festas... é curioso como as vezes até o desvio de finalidade, festas ao invés do estudo, acaba dando mais frutos
Concordo 100% a cota que acho é essa questão, as escolas estão precárias, estudei em uma escola pública que só tive física e química no último ano, enquanto, existem pessoas completamente avançados, que estudaram em escolas particulares que até espanhol tinha.
@@RG_lp mas pode por raça, por quê? Para mim, entra quem tem condições de conhecimentos e não raça ou condições financeiras, porém, já que querem fazer cotas, que seja a financeira, já que tem muito "branco" pobre e está excluído aí tb...concorrem com que estudou a vida toda no particular (não sabem o que é a falta de professores essenciais, como Matemática) e negros ou pardos, que como neguinho da beija flor disse na camiseta dele:"deu sorte"
@@MarcelaSilva-nq1sx Nem por raça. A ideia das cotas era para ser temporária para uma reparação histórica. Eu discordo desse método, mas foi o que virou lei, infelizmente virou essa bagunça e parece que não vai ter fim. Olha que essa política, se virar vitalícia viola o artigo 5° da constituição
Negão morava na parte "rica" da Vila Ema, entre aspas, pq pela sua idade a Vila Prudente não era também o suprasssumo, era um bairro de classe média operaria bem estagnado. Na parte "pobre" da vila ema era roubo de celular na avenida o tempo todo e roubo de carro e nos anos 90/2000 da Vila Ema pra ETE Rocha Mendes era 1 hora pegando o PQ Bancario. Eu que sou branco ( embora pardo nos documentos ), ja levei enquadro com ferro apontado na cara quase em frente de casa, as escolas da região tudo tinha biqueira proxima, isso pq a vila ema era considerada na periferia como bairro "rico", mas ainda era "da ponte pra cá", então tinha má fama na Vila Prudente. . Meu primeiro enquadro foi com 10 anos, junto com amigo, a gente tava pulando muro da escola em frente de casa, onde a gente jogava bola. A cota no fim serve pra maquiar o mal gerenciamento do ensino básico e técnico. Eu moro em Santana de Parnaiba e aqui a cidade tem feito um gerenciamento muito bom, todos os bairros de periferia tem centros esportivos de primeiro mundo, o ensino relativamente bom com escola com boa estrutura e existe um programa de insentivo a inserção na faculdade pra quem tem interesse no ensino publico. Negão tá certo sobre facul, tanto que a geração que nasceu entre 80 e 90 só entrou na faculdade depois dos 20 anos. Eu mesmo consegui entrar em publica com 23 anos, eu era praticamente o mais velho da minha sala, o resto da galera tudo tinha 17 anos. E nos EUA, já tá tendo essa crise que você falou, falta de profissional técnico e saturação de profissional de ensino superior.
Negão o mundo não é justo ou é justo? a realidade é que o mundo já não é fácil e muitas pessoas tem intencionalmente contribuído para piorar as coisas, o foco deveria ser brigar por condições melhores para todos na base mas estranhamente ninguém briga por isso, esse negócio de cota não resolve, aliás piora, é só ver o resultado atual, estamos nivelando por baixo por conta dessa questão de cotas, é só conversar com empresas que necessitam de pessoas qualificadas e verá a dificuldade que todo mundo está enfrentando, e isso é resultado de se nivelar por baixo com quotas o cara chega na faculdade vindo de uma escola pública horrível e não tem o mínimo de condição de acompanhar o resto da classe , para piorar de forma inexplicável os "professores" preferem atrasar todo o resto da classe em detrimento desses alunos que vieram pela cota ao invés de fazer um trabalho específico com eles, como disse é só avaliar a queda no nível dos formandos dos últimos anos, é claro que não são todos mas é inegável que essa questão de quota tem sido mais prejudicial do que favorável, como disse e volto a falar tem que brigar pela melhora na formação de base é a única coisa que vai proporcionar uma oportunidade real de igualdade no futuro, o resto é só conversa ideológica.
Eu sou contra segregação, eu entendo que no Brasil precisa da cota pra negros quando a gente sabe que tem muitos negros em situação de pobreza e de miséria (sei que tem outras etnias nessa situaçaão, mas precisa começar em algo)... só que seria melhor já fazerem um metodo pra cota de 'qualquer um que precise'. Porque a segregação no Brasil é 'Eu sou preto', aí é uma pessoa com outra etnia e só tá usando isso de oportunismo.
Aidéia é tratar a dívida histórica. Se seus pais que tiveram um histórico de familia branda e a propria familia deu fim nas riquezas nao é culpa da sociedade. Ja os negros nao tem familia com anos e anos com melhor educação e acumulo de bens. Pode existir auxilio pra quem é qualquer etnia, mas eu entendo a importância da cota para negros. Eu sou pardo
O canal era passar na USP, comprovada carência, receber uma bolsa somente pra se dedicar aos estudos. Assim ele vai se concentrar sente nisso. . Faz um outa diferença pro estudo ter essa tranquilidade financeira
Ao meu ver as cotas deveriam ser para todos aqueles que vivem com uma baixa renda, seja branco ou negro. Nas favelas todo mundo é pobre e o foco deveria ser esse, todo mundo sabe que as chances são desiguais mas não unicamente com os negros, todo pobre sofre.
Realmente isso é uma verdade, a não ser que tu seja o chefe do morro e tenha tido muita sorte, e sabido investir. E aí qual o privilégio em ser branco e viver morrendo de fome? Na hora de falar a maioria da população é negra, até o branco que se ver como pardo serve pra fazer número, mas se um branco filho de mãe negra tentar a cota racial é acusado de golpista. É justo um casal homem branco mulher negra que tem dois filhos, um pele clara outro pele escura, um tem direito a cota e o outro não? O estado deve fazer uma reparação com os descendentes de escravos que ainda estão na miséria, mas não pode pra isso ferrar mais ainda quem já tá na miséria só por ser branco. Nem todo branco se benefíciou com a escravidão
0:38 Você não é negro, não sentiu na pele... Não sentiu o que na pele, a escravidão? Então me apresenta alguém que sentiu a escravidão na pele e por isso merece cotas. Porque eu adoraria conversar com alguém com mais de 200 anos de idade...
Cala boca irmão, eu que não sou negro já vi seguranca seguindo menino negro no shopping pensando que ele ia roubar. Sai da internet e vai viver a vida seu gadinho.
Meus tios não pegaram escravidão tradicional , mas eles não recebiam salário não . Vc podia pegar em alimentos da própria fazenda . Eram uma espécie de vales. Tbm não tinha tronco não. Trabalhava lá quem queria . Tipo, todo mundo hahaha
@@1est1se pegar as estatísticas, a maioria dos presidiários são negros e pardos, então é normal os seguranças desconfiar desses grupos... Não significa que é racismo estrutural e blá-blá-blá. Isso é só uma narrativa vitimista que serve ao esquerdismo. Essa é a realidade nua e crua. Não adianta chorar, gado é vc.
As universidades do estado, são competitivas captando os melhores para as vagas oferecidas . Agora o que é mais interessante é que depois de gastar com a formação básica eles vão disputar vagas nas melhores universidades "Públicas", porque o custo do curso superior é muito maior, logo o estado banca a formação. O Pobre se quiser se formar vai entrar em um financiamento de uma universidade particular. O pobre paga e o rico só estuda.
Era boy sim, tinha todos brinquedos e ia pra escola de táxi, nunca passou perrengue na vida, morei na vila prudente tbm, passei perrengue e não sou preto! Teve tudo do bom e do melhor e deveria ter mas consciência social! Queria ver ele debater sobre isso com o Pedro Cardoso!
Universidade Publica tem que acabar.. O investimento na educação tem que ir pra escola pública de base e a universidade com financiamento ou público pra os comprovadamente pobres...
Toda razão do mundo Não por comprovante de pobre,e sim por capacidades de estudos,aprovou não paga Para isso o Brasil,não teria que ter essa ideología de 💩,para doutrinar os universitarios.
Eu discordo do Negão nesse ponto, o problema não é não ter pobre na faculdade é o pobre não ter conhecimento suficiente pra entrar pq veio de escola pública, o cara que entra na faculdade sem um conhecimento básico e vai desistir pq não consegue acompanhar os demais, esse é o maior problema. Colocar cota só vai fazer com que mais pessoas que não tem um conhecimento básico entre na faculdade, desista no meio do caminho e jogue o nosso dinheiro no lixo, pq pra bancar uma vaga na faculdade todo mundo tem que pagar imposto. Seria muito melhor tirar totalmente as cotas, começar a cobrar mensalidade de quem pode pagar, reduzir a quantidade de escola pública e com esse dinheiro economizado/arrecadado, pagar mensalidade pra galera pobre estudar em escola particular.
@@ramirolorat86, conhecimento é algo obtido ao longo do tempo. Esse nivelamento que vc propõe quando é aplicado na prática faz as pessoas decorarem, num curto espaço de tempo, coisas que elas deveriam ter absorvido, lentamente.
Irmão, as cotas não é terra sem lei não. Não é só pegar qlq negro e colocar lá. Embora haja um número X reservado (cotas), existe uma concorrência entre as pessoas que irão concorrer a tal vaga. Ou seja, entrará os mais capacitados.
no caso faria sentido ser de graça do jeito que é se os estudantes fossem vistos como bolsistas e eles tivessem que fazer algum tipo de trabalho, ai faria sentido voce querer o melhor estudante na sua universidade
Sou branco e e vivi o exposto. Eu sempre acreditei que o maior preconceito é na condição social não dr cor .tinha amigos negros mais que tinha base familiar e todos fizeram suas faculdades enquanto e e minhas irmãs não conseguimos pois tivemos que trabalhar bem cedo .já vir negros denunciando preconceito por ser mal atendido em um estabelecimento. Cara passei por isso várias vezes ,quando tem cara de pobre isso vira rotina .
mano, esse é um insight que eu tive, mesmo com a imagem de "ensino público", a realidade é que independente de cota social por exemplo, pra entrar, o sistema é moldado para ser excludente. Eu quis inicialmente cursar ciencia da computaçao(que é integral) em uma uni. da região, mas como ficar 5 anos sem trabalho morando em outra cidade? Além de vários outros cursos de carreiras bem remuneradas(medicina, engenharia mecânica). Eu fiz outro curso numa pública, que pelo menos dava pra trabalhar e estudar a noite, mas isso vai minando, quem mora longe, quem tem que trabalhar, etc.
Vcs tem que entrar em uma escola de classe media e alta e cotar quantos alunos negros tem. Olhar quantos neros concluintes em universidade públicas e particulares. E depois olhar quantos tem em prisões e profissões insalubres que pagam pouco. Quando fizerem isso vão entender o motivo das cotas. A falta de oportunidade e preconceito é histórico, infelizmente algo tem que ser feito para mudar essa realidade.
Eu vejo o negão, e me identifico com a realidade que vivi. Sou filho de um negão quase que "retinto" mas sai "cru" do forno kkkk Meu pai veio pra SP, ganhou a vida trabalhando com Calhas (peão) hoje ele mora em apartamento se mais de milha, hoje pode pagar escola particular para meus irmãos, e eu vejo toda essa realidade, nasci, cresci e fui criado na quebrada, estudei a vida toda em publica, e hoje eu comparo meus irmãos na particular, e é bizarra a diferença de ensino. Meu pai mesmo acha uma palhaçada cotas para negros, ele diz que negro tbm sabe estudar, que isso desqualifica o potencial de um negro. E hoje em dia, mesmo morando na quebrada, sendo de família negra, em qualquer conversa que vc vai ter, os sem cérebros só dizem "mas vc é branco, não conta"... Larguei a faculdade pra trabalhar com meu pai de peão, e hoje ganho melhor que quase todos meus amigos que se formaram engenheiros kkk Graças a Deus eu fui de quebrada, não tenho preguiça e pude ver a realidade de vários mundos diferentes.
Camarada seu relato é muito interessante, eu curso Engenharia Elétrica atualmente e gosto d colocar a mão na massa (ñ necessariamente massa d cimento - me refiro fazer o serviço d eletricista e ajudar os demais profissionais durante as obras). As vezes serve até d terapia qdo estou pilhado com as tarefas da faculdade ou com os compromissos por exemplo aulas particulares (concluí licenciatura em física antes d começar engenharia). A minha dificuldade d fazer como vc e seu pai é conciliar tds as minhas responsabilidades e ter clientes o suficiente para me sustentar, a medida q resolvendo estas questões os recursos serão abundantes... Ah em casa eu só chamo pedreiro qdo envolve acabamento pq resolvo os problemas hidráulicos, elétricos, telefone, internet e a última q precisei me virar é trocar vidro d vasculhante com estrutura d alumínio.
O mais interessante é que a galera, visivelmente, não entende como funciona o sistema de cotas (pelo menos o do enem/sisu) e saem lançando achismos como se fossem verdades universais ou como obviedades quem mais ninguém, além do dono da narrativa, consegue enxergar.
Se vc concordar 100 por cento com a cota para negros , a pessoa deveria pensar 🤔 também que deveria ter a cota já no começo do 📚 para as crianças negras do 1º ano até o último antes de chegar na faculdade independente da forma de aprovação do ensino , o aluno negro deveria passar de ano direto enquanto as crianças brancas, amarelas , verdes rsrs azuis etc deveriam ter a nota 🗒️ certa a média estipulada para passar caso nao 😥 nao consegui se estas crianças seriam reprovadas sem dó porque estas crianças brancas , amarelas , verdes segundo o pensamento de muitos são as grandes, causadoras de todos os problemas do Brasil 🇧🇷 😂e lógico deveria ter cotas pra tudo mesmo , entrevista de emprego se e negro , já emprega e pronto agora se for branco meus pêsames tem q passar pela entrevista ver as qualificações etc etc e talvez será empregado
isso que essa mano falou e sensacional 👏🏾👏🏾👏🏾... Cota para ricos incluiria os brancos pobres que por mais que não tenham a questão da cor como algo que pesa contra socialmente, também sofre nessa corrida pelo acesso às universidades públicas
mas as contas não são propriamente ligadas apenas a "cor"... é um agregado que tu precisa está em um grupo que cursou escola pública e possui uma renda per capita menor que 1,5 de salário... não é igual generalizaram no vídeo. Precisa se informar um pouco mais pra falar negão!!! Tamo junto, gosto muito do seu canal.
Que legal Negão. Eu não tive nenhum destes brinquedos, meus pais não podiam comprar e eu não tinha coragem de pedir. Mas minha infância foi muito boa, nada a reclamar, muitos amigos , brincadeiras na rua e poucos brinquedos...
Graças a Deus o curso superior no geral ta ficando com menos importancia pra grande parte das carreiras. Melhor coisa que o pobre que não tem amigos em empresas nem nada do tipo pra indicar pode fazer são 2 coisas: Faz um curso tecnico e entra no mercado de trabalho cedo e/ou faz concurso publico pra nivel medio desde os 18 anos. A coisa mais dificil que tem é se inserir no mercado pela primeira vez, e se voce muleque de 19~20 já trabalha mas mora com os pais, tu ajuda em casa mas pode investir uma porcentagem alta do quanto tu ganha, tipo 50%. Quanto tu tiver 25, tu ja vai ter uma bela grana e daí pra frente é só bola de neve. Depois de inserido no mercado, já com um pouco de experiencia la com uns 20~21 anos, tu vai até decidir melhor se tu quer fazer uma faculdade mesmo e qual curso tu quer fazer.
Vamos lá, no meu primeiro periodo na faculdade, na disciplina de leitura e produção de textos acadêmicos. Em uma atividade dessa materia, havia uma dissertação sobre o movimento e a criação de cotas. Hoje falam muito que cotas são "desiguais" mas não tem ideia que as pessoas de etnia pretos, pardos, indigenas e etc... só foi realmente ter acesso a faculdade a ensino de nivel superior de 2012 pra cá e ainda com muito preconceito e racismo, mas não é por causa da cota em sí, porque a cota vem para IGUALAR a quantidade de alunos de diferentes classes sociais em uma mesma faculdade. O cara ai começou a falar uma coisa e terminou falando NADA. Ele não enxerga a realidade de fato, porque antes não tinha pessoas pobres, pretas, pardas, indigenas e com deficiencia fisica em uma FACULDADE ou UNIVERSIDADE. Hoje essas pessoas ocupam espaço nessas instituições muito por causa da Lei de cotas.
A iniciativa de abordar o assunto é muito show. O Primo pobre precisa entender melhor a função das cotas. O rapaz do sofá tem uma mentalidade mais coerente, mas ficou nítido que ambos não sabem como funciona a política de cotas no Brasil. Quando ele cita que um filho é preto e outro é pardo, ele está ignorando que a cota é PPI (pretos, pardos e indígenas). Ignoram também que um preto com mais de um salário mínimo e meio de renda percapita não disputa vaga na modalidade baixa renda onde está a pessoa preta com até um salário mínimo e meio de renda percapita. Tem muitas outras coisas na política de cotas que é desconhecido por ambos. Mas, como eu disse no início, a iniciativa é válida e necessária. Podiam um dia desses chamar uma pessoa que entende sobre a política de cotas para levar esclarecimento para a população. Ao meu ver, as cotas vem transformando a realidade de muitas pessoas e diminuindo estigmas e a desigualdade social. Parabéns pela iniciativa!
A questão não é social, é racial. Discutiram renda durante todo o corte, mas não entraram na questão do porquê praticamente não existem negros nos cargos que ganham mais e a maioria dos que ganham menos de um salário mínimo são negros.
O problema de toda essa discussão é que quando você entra em faculdade federal não tem negro e os que tem é por cota e como mulher negra achava que isso era balela que não existe mais é real isso falando de curso que o valor da remuneração de formação são inferiores mais quando se fala de medicina não se ver nenhum negro até porque é difícil se sustentar
A cor não define ninguém pela sua capacidade ou habilidade de exercer qualquer cargo ou função em uma empresa. O que vai diferenciar você do outro é a informação e o conhecimento!
Link do episódio completo - ua-cam.com/video/16VOMxV79x4/v-deo.html
Link do último resenha completo!! - ua-cam.com/users/liveJWiVDBgCrKw
Já se INSCREVE no canal e deixa o LIKE PESSOAL!!
INSTAGRAM - @canaldonegao @vgkayque
Concordo com vc Negao
Entendo, acho que o estado simplificou, mas tem um motivo histórico pq a 100 anos atrás o preto no Brasil não tinha o direito de ir pra escola ( + ou - 3 gerações) e então automaticamente se o pai não teve acesso a educação ele não tinha como passar isso para o filho e que muitas vezes tinha que trabalhar cedo o dia inteiro acho que para corrigir esse erro histórico vai demorar algumas gerações ainda.
Eu estudei em escolas públicas e particulares e nas particulares era na maioria das vezes o único preto da sala ou do ano inteiro em quanto na pública era ao contrário, por isso acho que é uma forma de simplificar o problema ou seja criam cotas para negros pq a grande maioria estão nas escolas públicas e uma forma de pagar uma dívida histórica.
Mais ou menos isso. é não sei se sou totalmente a favor mas entendo os motivos!
Cara discordo completamente sou negro, e as cotas sociais e de negros são as mesmas é só lê os editais, se vc é negro mais estudou em escola particular mesmo que com bolsa ,vc não entra, .as cotas são pra reparar erros históricos
Sou branco e da periferia de Carapicuiba e tudo que o Negão falou eu vivi: enquadro na porta da escola, playboy me perguntando onde era a biqueira e amigos sendo mortos antes dos 20 por escolhas erradas. E quando tentei passar em medicina na faculdade pública, mesmo com cota de escola pública, nao consegui. A única resistência à realidade que me rodeava era continuar tentando. Juntei uma grana para as vacas magras e larguei meu emprego de logística. Continuei nao conseguindo passar na pública em medicina, mas passei em enfermagem e fui primeiro lugar em economia na USP, porém queria medicina e persisti. Hoje estou no quinto ano do curso de medicina em uma faculdade privada de SP, com bolsa de 100%. Nao tive condições de passar na pública para medicina, pois a competição nesse aquário é entre tubarões. Acabei aproveitando outra oportunidade com um gosto agridoce na boca de nunca ter conseguido, no entanto estou muito satisfeito de nao ter ficado mais 1 ano tentando passar. Perdi o complexo de viralata de quem faz faculdade privada e percebi que os professores sao infinitamente mais didáticos que os professores da faculdade pública, que na maioria são principalmente pesquisadores e não educadores. E que as pessoas que tem grana, que conseguem pagar um curso de medicina porque também nao passaram na pública, sao na esmagadora maioria pessoas boas e gentis. Sou grato por ter tido essa chance de mudar um conjunto de percepções e preconceitos que tinha ❤
Peguei cota pra eng mec, e tenho que dizer que o problema não é entrar e sim concluir. A base é fraca pra montar uma boa casa. Tive muito problema no aprendizado e isso pq eu era um dos melhores no ensino médio. Nao sei ao certo oq comentar sobre cota, de fato dá uma chance para pessoas em condiçoes mais difíceis, porém só entrar não basta. Então eu me pergunto, cota realmente ajuda? Ajuda a entrar, mas como fica pra concluir? A base do ensino médio em escolas públicas é fraca. E outra, vou comentar algo q meu prof disse:"vcs já devem ter ouvido falar de mim, devem ter ouvido q eu sou ruim, todo mundo me evita, mas eu q nao sou doido de deixar vcs passarem por essa cadeira fácil pq se eu nao preparar bem vcs, eu serei o culpado por qualquer acidente que vcs cometam na profissao de vcs(em relacao a area de graduacao). Se vcs fossem médicos hj, vcs teriam coragem de operar a mãe de vcs? Vcs aceitariam um médico meia boca pra cuidar da mãe de vcs? Vcs teriam coragem de passar por uma ponte sabendo que o engenheiro daquela ponte reprovou muitas vezes a disciplina de pontes e por misericordia do professor ele conseguiu passar?". As profissoes que necessitam graduação envolvem riscos e muitas vezes a vida. Sinceramente, há uma tendencia de só querer se formar e isso é errado. Vc tem q se capacitar, se tornar um excelente profissional pq vidas podem estar em suas mãos.
pra cima irmao...
que bom irmão, sucesso!
💪💪💪 É preciso acreditar muito em si mesmo, nas desistir!! Parabéns a todos que possuem uma história assim. E é bem isso, passar numa federal hoje, é bem mais complicado..
Chorão , nada a ver ser parado pela polícia Branco tb é qnd faz merda no shopping, pare de mimimi , brancos são parados em blitzs tb ... Vitimismo do caralho , coisa de mocinha chorona.
Sou Branco e meu irmão é negro, estudamos na mesma escola, tivemos a mesma criação. Moravamos na maior favela de São Paulo, Heliópolis. Por que ele teria privilégio em faculdades sobre mim, apenas pela cor? Agora concordo em cotas sociais, isso sim é o mais justo
Exatamente assim que penso. Sou branco e sempre fui muito pobre, não tive privilégio nenhum.
Sou branco, morei ali perto do Heliópolis, jogava futebol por ali, maioria dos meus amigos tbem eram negros e pobres cono eu,fui pro senai a noite aprender tornearia junto com meus amigos, abri minha empresa nos anos 90 junto com meus amigos negros, hoje ainda twngo contato com eles e os visito na empresa deles, ou seja, a minha geração ,X , venceu na vida sem cotas, o que acontece hoje e que existe sim uma elite branca, essa elite e toda de esquerda, minha família tem bastante , a cota defendida por eles e meramente migalhas caidas da mesa pq as melhores vagas no mercado ainda sao dominadas por eles, e pior ,eles destruíram a indústria nacional impedindo as classes mais baixas,maioria negros de vencerem profissionalmente,agora so restou serviço público e virou uma guerra ideologica
@@qapsuporte também fiz tornearia pelo SENAI
Se teu irmão é negro, então você não é branco. Provavelmente es pardo claro.
Meu caso é esse, sou branca de olhos claros, minha irmã e parda, (mesma mãe e pai tá!!) Passamos bastante dificuldade na infância, comecei a trabalhar aos 15anos e pra fazer faculdade tive que pagar, ela conseguiu a facul com cota 100% se formou e nunca trabalhou na área em qual se formou. Nada justo!!!
A cota devia ser Social.
negão tem o mesmo pensamento que eu, SEMPRE FALEI ISSO.
Fui criado como ele. Mãe negra e Pai(filho de português).
SOMENTE O FATO DE TER PAI E MÃE EM CASA JÁ MUDA TUDO!
pode cre mano, a criação é totalmente diferente e ajuda muito, eu sou muito privilegiado de ter pai e mãe em casa, os dois pé no chão e me ajudam e aconselham no que faço
Negao sou soldador e hoje moro na Europa com a minha família a 5 anos, você meteu o dedo na ferida, tmj.
Virando carreteiro pra conseguir ir para o Canadá com sistema de imigração para profissões, sou bilíngue, única saída do Brasil é o aeroporto infelizmente.
@@pagan2367 amigo, a unica saida que VOCÊ encontrou foi essa, isso signfica que a sua saida não é a mesma da dos outros.
Showw parabéns amigão
Chará
Um povo quanto mais dividido, mais fácil de controlar! Isso é o mundo hoje em dia...
Esse é o objetivo da esquerda. Aliás, o que se diz " pai dos pobres" é milionário e não trabalho quase nada na vida toda e enriqueceu a família toda de analfabetos como ele. Só formados em corrupção.
Esquerda e direita, Lula e Bolsonaro. Essa é a forma da elite controlar as massas.
Solução para todos problemas sociais chama-se Família estruturada.......
Falou tudo
Mas para estruturar as famílias é necessário políticas públicas, relacionadas a trabalho, educação, saúde e por aí vai
Pai covarde e mãe puta, a fonte de todos os problemas...desestrutura a família e cria vítimas para o estado predador.
@@raulandrade5561 O estado só cresce e nada melhora... (sim, concordo com políticas públicas, mas a maioria acha que isso se resume a ter políticos decidindo tudo)
@@raulandrade5561Já perdeu a batalha, quando você ortoga a estruturação familiar, ao estado.
Sou negra. Estudei em escola pública, prestei concursos públicos, passei, fui nomeada sem que me valesse de cotas. Entendo que meu intelecto é quem me define no momento em que presto uma prova,, não a cor da minha pele. Sou contra cotas!
O sistema de cotas representa uma injustiça acadêmica, para beneficiar um cotista uma outra pessoa com uma nota melhor no ENEM é prejudicada e isso levanta a dúvida se o cotista está preparado para fazer o curso.
Parabéns!
@@augustozefiro3176 quase 100% dos cotistas na minha faculdade droparam e os que nao droparam entrariam com ou sem cota.
Mas cota não tem nada a ver com intelecto, até porque entrar na faculdade é uma coisa, se formar e outra coisa.
@@deividlino para entrar e finalizar precisa do intelecto, agora, se você usar a cota, o seu intelecto fica em segundo plano. Há planos na UFRJ de diminuir as aulas de cáculos nos cursos de exata para facilitar os...cotistas! Tem que acabar com isso.
“O tempo é caro!” Melhor frase do vídeo. Imagina vc estudar e conseguir pontuação para fazer medicina mas tua família não tem dinheiro para te sustentar ao longo do curso. E pior ainda, muitas vezes vc já é um chefe de família.
Quem quer, de verdade, dá um jeito. Se mata de trabalhar, vira noite, dorme menos horas. Eu mesmo fiz isso. E se eu consegui, os outros também conseguem.
Rapaz, eu morei com meus avós em Alagoas, lugar fdp. Saí de lá e vim morar com minha irmã mais velha, ela é chata pra caramba e mesmo assim aguentei pra terminar meus estudos. Arrumei um emprego, aproveitei a onda e entrei na faculdade após terminar o terceiro, e agora estou morando sozinho. Tive ajuda, mas nunca fui rico ou bem de vida, já passei fome e ainda acontece às vezes pq moro só e gasto e alto querendo ou não em SP
@@MikeRoss19923 Como é que você vai fazer um curso de medicina tendo que trabalhar? Me explica essa aí.
@@giovanniferreira8787 Po, nao dá nao? Entao nao faz, e seja assalariado.
Se tu precisa trabalhar, entao faz administraçao, desgraçado
Pais presentes e trabalhadores só ai vc ja tava na vantagem Negão. Olha hoje sua familia, é um reflexo do exemplo que vc teve. Não é nenhum demérito ter pais que te proporcionam uma qualidade de vida melhor. Vc é o que vc é hoje pelos exemplos que vc teve e seguiu.
eu fui fazer faculdade com 30 anos, só depois que consegui me estruturar... não deu pra fazer faculdade com 18 anos...
eu sou branco....
gosto muito do teu conteúdo Alessandro
Uma aula de vida. Parabéns brother, falou a real sem vitimismo da canhota atual.
Negão é brabo, curto muito a linha de raciocínio dele.
enquanto dividir as pessoas pela cor, nunca acabaremos com o racismo
🙄
@@doralicepereira7962 A verdade dói né? Só lhe resta fazer cara feia mesmo kkk
Po cara pesquisa antes de dar opinião, negros foram escravizados e após o fim da escravidão nunca receberam indenização, não receberam terras e nem nada do tipo, o mínimo a se fazer é da cotas
Olha o morro e vai ver a cor da maioria.
@@jlima5560 eu vejo todos os dias. Moro no meio da favela. E aqui ninguém liga pra isso. Agt só quer sobreviver.
O pior racista é aquele que quer ser tratado diferente dos outros ou se vitimizar seja ele gay, hetero, negro, branco, pobre ou rico.
Isso é xenofobia não racismo
@@rafaellanobre9726 é um merda de qualquer forma.
Negao representa o pai de família do gueto. Máximo respeito
Repara na resposta dele... Ele é preto, MAS NUNCA foi do gueto...
Gueto o cacete, o Negão é classe média alta....
o cara nem do gueto é playboyzão desde criança ou tu vai me dizer q quem é do gueto de verdade na infancia tinha video game em casa? ou que os pais podiam pagar o taxi todo dia pra ir pra escola. Ta procurando o espelho errado.
@@jcesar77t66 tá bom vcs cresceram juntos então vc sabe da vivência do cara. O fato de ter um vídeo game não diz que ele não é periférico. Ou vc acha que os filhos dos racionais nunca tiveram vídeo game? Amadurece Kuzao
@@maskpereira7988 Primeiro respeite quem lhe respeitou. Segundo que o cara ali fala que não morou nem em periferia, ele não é gueto e talvez tu seja mas ta sendo iludido pelo careca de oculos. A mascara daquele cara é branca, ele mesmo já se declarou elitista inumeras vezes. Ele ta lá na boa e tu ai no dia dia, na realidade sofrendo enquanto ele ta com a bunda fofa no apartamento dele.
Sou japonês, e posso dizer que não sou rico nem nunca fui, porém a criação dos asiáticos envolve a honra, e pedir as coisas sem merecer é uma desonra, talvez por isso vc nunca viu japonês pobre, japonês que não estuda, ou japonês que aceita ficar pedindo ou ganhando de graça. Cuidado com a rotulação 😅. Mas estamos de boa com essa imagem, e até entendemos que isso é uma valorização do nosso empenho.
Japonês é um povo muito disciplinado culturalmente, assim como os judeus, não é atoa que são financeiramente mais bem sucedidos, isso é um mérito, pois a história são de povos que sofreu muito, mas são resilientes.
Pais ocupado!
e os japoneses sofreram bastante quando chegaram como imigrantes...
Falou muito bem Japa. A honra foi abandonada no Ocidente. Deixamos de ter uma sociedade baseada na Honra (masculina) para te ruma sociedade baseada na Dignidade (feminina)
Wellfare state só se fará crescer até que o estado colapse, como aconteceu em Roma
@Coach_japa É estúpido comparar os Japoneses, q vieram com apoio do Império, comparar com os negros, q vieram escravizados, sofrem um Racismo estúpido, fácil falar de ética e de cultura...
Oque ele falou sobre o soldador é uma verdade, pois eu sou caldeireiro uma espécie de mecânico industrial.
Pois bem trabalho em uma empresa terceirizada da Petrobrás e nosso salário é de 5.800 +30% de periculosidade, podendo chegar até 10 mil com algumas horas extras.
Detalhe pra ser soldador ou caldeireiro no máximo se exige um curso técnico.
Ou seja tem profissão e profissionais que ganham bem melhor que neguinho que tem faculdade.
A única cota legítima é a de baixa renda, para descomplicar mais, o melhor seria acabar com todas as faculdades e escolas públicas e passar a entregar voucher e bolsas para a particular, esquece estado, só tem ladrão.
O problema é que as particulares não entregam pesquisas iguais as universidades públicas. Precisa de incentivo nessa parte.
@@igortemistoclesmagalhaesne5465 fdc, se a "pesquisa" for importante, vai ter patrocínio, se for inútil, não vai ter, assim não gasta o nosso dinheiro roubado com lixo.
Quando envolve dinheiro público as privadas também roubam
@igortemistoclesmagalhaesne5465 Totalmente equivocado.
Mais de 90% dos avanços da ciencia é realizado por instituições privadas. Esquece USP e Unicamp. Quem move o mundo é MIT, Caltech, Stanford, Yale e tantas outras. Todas privadas. Vai ver a faculdade dos ganhadores do Nobel dos últimos 100 anos. Grande parte é de faculdade privada e boa parte delas saiu de laboratórios dentro da faculdade.
O MIT tem um acelerador de partículas próprio. Faculdade 100% privada. Você consegue entender a complexidade em se construir algo assim? Se for pegar os 100 anos de ciencia da USP nao dá 1 ano do que o MIT faz. Por isso eles tem 100 ganhadores do premio nobel e a USP tem 0.
Agora se tu ta usando o Brasil como exemplo. Aqui é exemplo do que não se fazer. Vai ficar dando dinheiro pra faculdade pública gerida pelo estado porque o estado cria leis que impedem a iniciativa privada de investir na ciência? Vai solucionar muita coisa.
Considerando que 75% dos pobres são negros as cotas raciais SÃO TAMBÉM COTAS SOCIAIS.
Errado é entregar a educação 100% na mão da iniciativa privada que olha a educação apenas como business e lucro.
As universidades privadas NÃO PRODUZEM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO, quem de fato financia pesquisa são as universidades públicas
Cara muito sábio,gosto muito dos negros q não se vitimizam.Somos em maioria brasileiros pobres,acho q pobres deveriam ter direitos iguais independente da cor
O phoda é que tenho duas sobrinhas , filhas da mesma mãe e do mesmo pai "meu irmão".. a mãe e branca e o pai e preto.... uma é branca e a outra é preta, moram na mesma casa, vivem as mesmas dificuldades, comem do mesmo arroz com ovo. Mas só uma tem direito a cota.
As duas tem direito a cota. A lei institui cota para pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e oriundos de famílias com baixa.
As duas têm direito a cotas, as cotas não são exclusivas para pessoas pretas.
E sendo ela filha de pai preto também tem direito a cota racial.
É assustador a desinformação sobre como funcionam as cotas
@@itamaralves2436uma tem cota social racial, a outra só tem cota social. A diferença é de uns 30 pontos no Enem. Qm ta desinformando é tu
As duas têm direito a cota racial.
Mas se a "branca" é branca mesmo, ela tem uma vantagem em relação à irmã negra nessa sociedade racista. Isso no Brasil. Nos EUA ela seria negra, como a irmã.
@@eriok5809 nao. A divisão das cotas é 50% para estudantes que são de escola pública e que possuem renda baixa, e os outros 50% é dividido para negros, indígenas, portadores de deficiência e pardos, sendo a proporção de acordo com a parcela de cada uma dessas populações em cada estado.
Cara, é muito complicado. Sou de faculdade publica no Rio de Janeiro. Você contava nos dedos os PARDOS da sala. Tive um unico professor negro durante todo o curso. É gritante a diferença racial nas universidades.
Pensa assim, sem 80% dos pobres forem negros então uma simples cota pra pobre já atinge o público alvo e sem falar de cor
Para de ser maluco. Qual a diferença de preto pobre e branco pobre?
@@potenciajovem branco pobre não é seguido em lojas quando entra dando a entender que irá roubar, branco pobre se for correr na rua não precisa sequer pensar se está parecendo suspeito, branco pobre estatisticamente ainda tem acesso aos melhores cargos e promoções só quem é negro sabe o que nós passamos
@@potenciajovem cara, dentro de uma mesma turma de anos iniciais do ensino fundamental há diferença na alfabetização entre crianças negras e brancas de uma "mesma" classe social. Sou professor e vejo isso na pratica. Muitos alunos de 8 anos faltando a aula para ajudar a mãe na feira. "Ah, mas branco tbm sofre isso". Sim, mas o mais "normal" é ver negros nessa condição. Não há diferença cognitiva, mas há uma diferença social gritante até no mesmo meio. Qualquer dado separando negros ou brancos indica diferenças, como no analfabetismo, que aparece com uma diferença de 20 pontos percentuais entre negros e brancos. Varrer a questão racial para baixo do tapete falando que é "mimimi" é coisa de ignorante ou de quem se beneficia com isso. Democracia racial não existe, qualquer comunidade pobre aqui do Rio de Janeiro é majoritariamente negra e isso foi uma construção do governo republicano.
@@roookero já existe cota social, na minha faculdade e na UERJ empregam por renda. Contudo, acho importante a cota racial por uma questão histórica. Não por uma "dívida" pela escravidão, mas pela construção do governo republicano que impediu explicitamente negros de terem acesso a terras e a educação enquanto dava subsídios a imigrantes brancos construirem sua vida no Brasil. Você não acha bizarro um estado com a maioria negra não ter nem metade de negros nas universidades públicas? O buraco é muito mais embaixo do que uma simples questão de "somos todos iguais". Dentro de uma "mesma" classe social há diferenças. Em uma mesma turma de um colégio municipal há diferença na alfabetização. A questão social e racial andam de mãos dadas nesse país por uma construção política.
Essa explicação do negão foi muito boa , é isso mesmo ele coloca irmão contra irmão pra brigarem !
Exato! E também acho que cota em universidade pública teria que ser pra quem tem grana... Mas o objetivo é esse, desunir cada vez mais
Qdo o aluno quer é se interessa, corre atrás e conquista oque quiser, chama-se vontade, esquece preconceito disso ou aquilo , tudo ilusão
Uma vez,eu fiz uma apresentação na Consciência Negra e quando falei que era negro a professora parou a apresentação e disse que eu tava fazendo apropriação cultural porquê na verdade eu sou pardo,desde então eu não me considero negro, prefiro não me rotular depois disse que aconteceu.
Obs:a professora era BRANCA.
Olhe para um africano, o cara é preto feito um pneu. Depois olhe para esses negros brasileiros e você vai ver que é tudo mestiço, 2% deve ser negro mesmo.
E você mandou ela calar pelo menos né?
@@kevena1566 na época eu tentei mas a maioria estava com ela,por vê isso eu não apresentei mais nada aquele ano, não tinha mais nada que eu fizesse naquele lugar,fui muito perseguido também pela minha opinião política na época e por isso concluí o ensino médio pelo Encceja.
@@ERIC.ALMEIDA2000a incoerência foi dela mano, não sua. Vc estava apresentando um trabalho que foi pedido, não que vc escolheu. O que vc podia fazer? Trocar ou mudar de cor pra poder ter falado sobre a consciência negra
@@ERIC.ALMEIDA2000é por isso que eu estudo pra ter poder em um país e em um estado. Pra que ninguém venha falar merda pra mim e ficar por isso mesmo. Falou merda, vai sofrer as consequências
O melhor papo que ja ouvi sobre cotas, real e verdadeiro, adorei a conversa dos primos
Passei o vestibular na federal pela ampla concorrência. No ato da inscrição simplesmente informei que estudei sempre em escola pública. Onde eu estudo tem pelo menos 12 tipos de cotas, eu sou a favor da cota como oportunidade e não como acomodação. Obs: fiz um curso em uma particular e depois de muitos anos entrei em uma federal, o que o Alessandro falou é fato e se aplica comigo. Entrei na federal depois dos 40 anos.
Quanto tudo é prioridade, logo ninguém mais tem prioridade, já banalizaram cotas.
Concordo com tudo que foi falado nasci na zona norte de sp divisa com guarulhos invasão sem saneamento sem asfalto sem nenhuma condição sem pai sai de casa aos 13 anos e tive tive que morar sozinho em um barraco pq via e sofria agressões dentro de casa então realmente não é uma questão de cor de pele é sobre a vivência e dificuldades das periferias
Meu ensino fundamental e médio foram em escolas públicas, q infelizmente oferecerem péssimo ensino. Professores sempre faltam, greve todo ano. E tive que começar trabalhar cedo para ajudar em casa. Fiz o Enem e advinha? Não passei, não desanimei e consegui um emprego pesado, mas melhor financeiramente para pagar faculdade particular. Me recordo de ir workshop nas universidades públicas e ficar espantado que a maioria dos alunos na universidade pública moravam em aéreas nobres da cidade e com ótimos carros. Como colocar alunos de escolas públicas para disputar uma vaga na universidade com alunos de escolas particulares? O cara negro de vida financeira boa vai tomar vaga do cara negro pobre, que justiça vemos nisso? Cota social nunca irá entrar no lugar da cota racial, pelo simples fato q não irá beneficiar o rico
senta aqui, vamos tomar um chá de realidade😇 que entrevista massa👏👏👏👏👏👏👏👏
Estou me inscrevendo hoje, pela primeira vez vi um conteúdo altamente relevante e com um ponto de vista sobre o assunto que me representa Sensacional.
tive uma aluna do Rio, moradora de Acari, negra, que se recusou a usar cotas para a UFRJ, quando ainda não se tinha o Enem, só cotas. Ela entrou, hoje é psicóloga formada. Ela não aceitava cotas.
E outra coisa: se escola particular fosse assim tão boa, os cursinhos não estariam cheios - são os alunos das particulares q estão lá
Estão lá pq não querem pagar 3 conto de faculdade, não necessariamente por causa da qualidade.
Eles fazem cursinho pq no ultimo dia o professor entrega o gabarito do vestibular😂😂😂😂
Ai o cara só tem que mandar bem na redação!😊
Cara, sinceramente, não querendo te contriar, mas complementar, escola particular é muito melhor que pública pelo menos, eu vi essa diferença quando fui fazer jovem aprendiz no SENAI, tinha umas pessoas que faziam tbm, que cursaram ensino médio lá, elas não eram mais inteligentes, porém, o que ensinaram pra elas ja mostrava uma diferença, pessoas que sabiam apresentar trabalhos, mais articuladas que as demais
Passar em vestibular é fácil. Sou negro e também passei sem cotas, nem existia na época na verdade. Já concurso é outra história, você concorre até com cara do ITA, fillhinhos de papai...RH de empresa também são excludentes.
Assim lá em Acari 🎶
Em síntese, cota deveria ser só social. Eu tb tive uma infância e juventude parecida com a do Negão e não acho justo só por eu ser preto ter algum benefício. Minha opinião.
Nem isso. Oferece um cursinho gratuito para o aluno recuperar o tempo perdido. Eu mesma sempre estudei em escola pública, fiz 1 ano de cursinho e quando entrei na USP, por mais elitista que ela fosse, me senti merecedora de estar lá.
CONCORDO.👍🏾
Sou negro e me identifico com o negão, também sou contra cotas nas universidades mas em contrapartida defendo um financiamento para o ensino básico reforçado pra gente e para todos os pobres
Aonde ele disse que era contra cotas? Assista novamente, e outra , existem sim, programas de incentivo para pessoas de baixa renda independente da cor.
Concordo contigo, além disso sou a favor de ter bolsa para aluno de baixa renda em escola de excelencia, dar chance para alunos de baixa renda competirem, pois alunos de baixa renda não competem, eles só estão lá.
fui um branco pobre hoje sou muito bem sucedido. cota social é uma obrigacao.nunca prestei atencao na cor das pessoas. com o advento de tais cotas nao sociais, sinto q o objetivo de dividir as pessoas estao sendo alcancados infelizmente. parabens aos 2 palestrantes. um dos videos mais lucidos q assisti recentemente.
Realmente, eu imagino quantas vezes a polícia te parou. 😂😂😂😂😂
Eu entendo esse sentimento de ofensa pessoal mas, acredito que ofende mais ainda se o cara passa por cota e não estuda. Isso daí é um tapa na cara até para topos os negros que queriam uma oportunidade! Eu vejo infelizmente acontecer direto, e a culpa nunca é deles, é sempre do sistema.
Esse é o tipo de cidadão consciente que os tais militantes hipócritas e manipuladores dos movimentos negro odeiam.
"Então precisa de uma paleta de cores."
Aí eu lembro daquele meme orignado em Family Guy, onde o policial compara a pele de Peter com uma paleta de cores de OK/NOT OK.
Tem muito tecnico do SENAI tirando 30K no mês e engenheiro da USP desempregado ou tirando só metade!
Quanto a cota sou a favor dela ser pelo quanto ganha, pois na favela também tem gente pobre branca.
Acabei de prestar vestibular de cotas indígena, MEDICINA duas vagas com concorrência de 2.700 pessoas (INDÍGENA) isso significa Equidade. Significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.
Exatamente isso. É sobre o coletivo e não sobre um indivíduo que "venceu", é sobre TODOS terem o direito a esse mesmo acesso.
Disse tudo.
@@EulaCachuamigo o erro sabe onde está ?
Primeiro em como vc é enganado sem saber.
Por exemplo, no Brasil negro é a minoria da minoria, branco também são a minoria com a mesma quantidade quase de negro.
A maioria , o resto são pardos. PARDOS.
Quando o governo quer te enganar ele joga o grupo de pardos pros negros. E qd é conveniente também joga os pardos pro grupo de brancos.
Brancos são minorias na universidades. Negros são minorias nas cadeias. E etc.
Começa aí, alienando pessoas como vc , que são analfabetos funcionais. Me diz qual foi a última vez que vc entrou no IBGE e comparou os dados ?
Ninguém nem lê nada nesse país. Pq estamos na merda. O conteúdo que deveria saber aos 12 anos, vc não sabe aos 20. Vê pelo seu comentário merda por exemplo. Burros igual a você deveriam ser ridicularizados pra aprender a ler o básico. Idiota funcional voce.
@@EulaCachu o menor minoria é o indivíduo
Fantástico a visão que é dada e compartilho com todo mundo e com meus filhos... A maior discriminação que temos hoje é a socio-financeira ! Parabéns pelo conteúdo ! 👏👏👏👏👏👏
O país carece de mais pessoas esclarecidas assim
Concordo plenamente com Alessandro. Só assim para os pobres cursarem cursos que só os ricos cursam. Super a favor de cota para os ricos.
O foda é que isso não vai acontecer, porque quem controla isso é os ricos.
Negão é um cara de Visão, fico horas ouvindo ❤
O sistema de cotas que ele propõe seria menos contraditório se fosse na saúde (SUS por exemplo), na cultura (Acesso a arte, cinema, teatros)... na educação existe um fator primordial que se esquecem ao defender qualquer sistema de cotas, seja ele qual for... Educação, desde a base até o ensino superior e pós graduação, tem por objetivo principal FORMAR cidadãos e profissionais.
E isso nos leva a entender que na educação degraus devem ser vencidos por MÉRITO de conhecimento. Ou seja as cotas na educação sempre existiram.. Cota pra quem comprova estar APTO a subir o próximo nível.
Com isso, as desigualdades sociais na educação só serão resolvidas qdo desde a base escolar, o menos favorecido tenha a mesma qualidade de ensino, a criança a mesma oportunidade de viver em um lar de vida digna.
Se não for assim, apenas seguiremos empurrando o problema (aptidão por mérito) para o próximo degrau.
Forte abraço a todos! Deus os abençoe. Nosso Brasil ainda vai dar certo!
Eu acho que as cotas não funcionam, o que iria funcionar era tirar um pouco do investimento dessas faculdades federais, que gastam muito mais do que precisam, e investir uma boa grana na educação básica , aí sim vc ia ver pobre, sendo negro ou de qualquer cor, entrando nas federais ,e se formando nos melhores cursos.
Obs:Sou Negro
Faz sentido
Seu comentário é alinhado com a opinião do ex-presidente e d certa forma concordo com ambos, estou na minha segunda graduação em faculdades públicas, testemunho bons e maus exemplos d como gerir os recursos. Acredito q se melhorassem a gestão tanto na educação básica qto na superior os repasses seriam o suficiente, porém esses desperdícios não se limitam a educação, a segurança, saúde, políticas sociais, cultura, infraestrutura urbana e rural... Admito ser privilegiado por ser bem acolhido na família, na igreja e nas escolas onde estudei, nunca ter passado necessidade ou ser discriminado, mas isso tdo ainda ñ foi suficiente para eu conquistar um emprego fixo ou ser convocado nos concursos q consegui uma boa classificação, então as oportunidades variam mto com as circunstâncias, com ou sem cota a faculdade hj ñ é mais uma garantia d um bom emprego como era na geração dos pais do Alessandro.
Falou tudo
@@gabrieldefreitascoelhocarr9556 concordo com oq vc disse. Minha experiência em faculdade pública é a seguinte: muita gente faz vestibular pra um curso qualquer sabendo que nao vai se graduar. Entram num curso fácil só por pressão de pai ou mãe, ou pra receber pensão do pai ate os 24.anos... ou são de família rica do interior e passa numa USP ou UFSC, pra sair da casa dos pais, curtir festas e viver a vida acadêmica como forma de lazer. No fim dos cursos metade ja saiu, quem se forma geralmente nao trabaha na área. Enfim. Quem mais se empenha é o pobre, seja ele cotista ou nao, pois veem isso como uma das poucas opções, então vão até o fim.
Cursei geografia ate quase o final. Passei.concurso nivel médio e me acomodei. Meus amigos formados em geral trabalham com programação, ou dão aula de geografia e alguns tão seguindo vida acadêmica com mestrado, doutorado... mas estes são de família rica, até hoje 10 anos depois não trabalham... pra mim faculdade é algo supervalorizado e que traz pouco retorno comparado com a quantidade de investimento
Obs: esqueci de mencionar os que organizavam tanta festa que hoje trabalham com eventos e festas... é curioso como as vezes até o desvio de finalidade, festas ao invés do estudo, acaba dando mais frutos
nao precisa tirar o dinheiro das publicas no geral, somente dos cursos inuteis que nao agregam em nada(humanas).
Concordo 100% a cota que acho é essa questão, as escolas estão precárias, estudei em uma escola pública que só tive física e química no último ano, enquanto, existem pessoas completamente avançados, que estudaram em escolas particulares que até espanhol tinha.
Sempre falei sobre esta cota...humilhante! Quem estudou em colégio público, deveria ir direto para faculdade pública. Cota para os "ricos" .
Perfeito! Mas o obvio é tão dificil de entender que mesmo desenhando os caras não entedem.
Justo. Se 90% dos inscritos em determinado vestibular vem de escola, então 90 % das vagas tem q ser pra escola pública
Não, moça. A faculdade é para todos, tem o vestibular, e não pode selecionar a pessoa por classe social
@@RG_lp mas pode por raça, por quê? Para mim, entra quem tem condições de conhecimentos e não raça ou condições financeiras, porém, já que querem fazer cotas, que seja a financeira, já que tem muito "branco" pobre e está excluído aí tb...concorrem com que estudou a vida toda no particular (não sabem o que é a falta de professores essenciais, como Matemática) e negros ou pardos, que como neguinho da beija flor disse na camiseta dele:"deu sorte"
@@MarcelaSilva-nq1sx Nem por raça. A ideia das cotas era para ser temporária para uma reparação histórica. Eu discordo desse método, mas foi o que virou lei, infelizmente virou essa bagunça e parece que não vai ter fim. Olha que essa política, se virar vitalícia viola o artigo 5° da constituição
Negão morava na parte "rica" da Vila Ema, entre aspas, pq pela sua idade a Vila Prudente não era também o suprasssumo, era um bairro de classe média operaria bem estagnado. Na parte "pobre" da vila ema era roubo de celular na avenida o tempo todo e roubo de carro e nos anos 90/2000 da Vila Ema pra ETE Rocha Mendes era 1 hora pegando o PQ Bancario. Eu que sou branco ( embora pardo nos documentos ), ja levei enquadro com ferro apontado na cara quase em frente de casa, as escolas da região tudo tinha biqueira proxima, isso pq a vila ema era considerada na periferia como bairro "rico", mas ainda era "da ponte pra cá", então tinha má fama na Vila Prudente. . Meu primeiro enquadro foi com 10 anos, junto com amigo, a gente tava pulando muro da escola em frente de casa, onde a gente jogava bola. A cota no fim serve pra maquiar o mal gerenciamento do ensino básico e técnico. Eu moro em Santana de Parnaiba e aqui a cidade tem feito um gerenciamento muito bom, todos os bairros de periferia tem centros esportivos de primeiro mundo, o ensino relativamente bom com escola com boa estrutura e existe um programa de insentivo a inserção na faculdade pra quem tem interesse no ensino publico.
Negão tá certo sobre facul, tanto que a geração que nasceu entre 80 e 90 só entrou na faculdade depois dos 20 anos. Eu mesmo consegui entrar em publica com 23 anos, eu era praticamente o mais velho da minha sala, o resto da galera tudo tinha 17 anos. E nos EUA, já tá tendo essa crise que você falou, falta de profissional técnico e saturação de profissional de ensino superior.
Véi está aí um cara que passei a admirar! Esse negão é foda!
Show!!
O Negão é um cara muito sábio.
Duda, parabéns por convidar pessoas assim par seu programa.
Negão o mundo não é justo ou é justo? a realidade é que o mundo já não é fácil e muitas pessoas tem intencionalmente contribuído para piorar as coisas, o foco deveria ser brigar por condições melhores para todos na base mas estranhamente ninguém briga por isso, esse negócio de cota não resolve, aliás piora, é só ver o resultado atual, estamos nivelando por baixo por conta dessa questão de cotas, é só conversar com empresas que necessitam de pessoas qualificadas e verá a dificuldade que todo mundo está enfrentando, e isso é resultado de se nivelar por baixo com quotas o cara chega na faculdade vindo de uma escola pública horrível e não tem o mínimo de condição de acompanhar o resto da classe , para piorar de forma inexplicável os "professores" preferem atrasar todo o resto da classe em detrimento desses alunos que vieram pela cota ao invés de fazer um trabalho específico com eles, como disse é só avaliar a queda no nível dos formandos dos últimos anos, é claro que não são todos mas é inegável que essa questão de quota tem sido mais prejudicial do que favorável, como disse e volto a falar tem que brigar pela melhora na formação de base é a única coisa que vai proporcionar uma oportunidade real de igualdade no futuro, o resto é só conversa ideológica.
Concordo com vocês, a cota deveria ser única e exclusivamente para o viés financeiro, mas o objetivo dessa turma é sempre segregar pra enfraquecer...
Eu sou contra segregação, eu entendo que no Brasil precisa da cota pra negros quando a gente sabe que tem muitos negros em situação de pobreza e de miséria (sei que tem outras etnias nessa situaçaão, mas precisa começar em algo)... só que seria melhor já fazerem um metodo pra cota de 'qualquer um que precise'. Porque a segregação no Brasil é 'Eu sou preto', aí é uma pessoa com outra etnia e só tá usando isso de oportunismo.
Aidéia é tratar a dívida histórica. Se seus pais que tiveram um histórico de familia branda e a propria familia deu fim nas riquezas nao é culpa da sociedade. Ja os negros nao tem familia com anos e anos com melhor educação e acumulo de bens. Pode existir auxilio pra quem é qualquer etnia, mas eu entendo a importância da cota para negros. Eu sou pardo
Preto
acertou em ceio Negão, a maior parte da evasão é por motivos financeiro, exatamente isso que vi quando entrei na universidade.
Gostei de vc falar que teve uma infância legal , e melhor ainda ver seu posicionamento , pessoa integra .
O canal era passar na USP, comprovada carência, receber uma bolsa somente pra se dedicar aos estudos. Assim ele vai se concentrar sente nisso. . Faz um outa diferença pro estudo ter essa tranquilidade financeira
Ao meu ver as cotas deveriam ser para todos aqueles que vivem com uma baixa renda, seja branco ou negro. Nas favelas todo mundo é pobre e o foco deveria ser esse, todo mundo sabe que as chances são desiguais mas não unicamente com os negros, todo pobre sofre.
Realmente isso é uma verdade, a não ser que tu seja o chefe do morro e tenha tido muita sorte, e sabido investir.
E aí qual o privilégio em ser branco e viver morrendo de fome?
Na hora de falar a maioria da população é negra, até o branco que se ver como pardo serve pra fazer número, mas se um branco filho de mãe negra tentar a cota racial é acusado de golpista.
É justo um casal homem branco mulher negra que tem dois filhos, um pele clara outro pele escura, um tem direito a cota e o outro não?
O estado deve fazer uma reparação com os descendentes de escravos que ainda estão na miséria, mas não pode pra isso ferrar mais ainda quem já tá na miséria só por ser branco. Nem todo branco se benefíciou com a escravidão
0:38 Você não é negro, não sentiu na pele... Não sentiu o que na pele, a escravidão? Então me apresenta alguém que sentiu a escravidão na pele e por isso merece cotas. Porque eu adoraria conversar com alguém com mais de 200 anos de idade...
Cala boca irmão, eu que não sou negro já vi seguranca seguindo menino negro no shopping pensando que ele ia roubar. Sai da internet e vai viver a vida seu gadinho.
@@1est1 E eu já vi a mesma coisa com branco. Sai do mundo da fantasia.
Meus tios não pegaram escravidão tradicional , mas eles não recebiam salário não . Vc podia pegar em alimentos da própria fazenda . Eram uma espécie de vales. Tbm não tinha tronco não. Trabalhava lá quem queria . Tipo, todo mundo hahaha
@@feliciabr2883 Conheci um monte de gente que trabalhava assim no corte de cana.
@@1est1se pegar as estatísticas, a maioria dos presidiários são negros e pardos, então é normal os seguranças desconfiar desses grupos... Não significa que é racismo estrutural e blá-blá-blá. Isso é só uma narrativa vitimista que serve ao esquerdismo. Essa é a realidade nua e crua. Não adianta chorar, gado é vc.
As universidades do estado, são competitivas captando os melhores para as vagas oferecidas . Agora o que é mais interessante é que depois de gastar com a formação básica eles vão disputar vagas nas melhores universidades "Públicas", porque o custo do curso superior é muito maior, logo o estado banca a formação. O Pobre se quiser se formar vai entrar em um financiamento de uma universidade particular. O pobre paga e o rico só estuda.
Boa Negão sigo esse mesmo caminho com meus filhos e falo isso pra eles que estão a frente de mo galera independente de cor ou isso ou aquilo
Ótima dupla, por mais conversas como essas, caras tops!
Negão é brabo demais.
É muito legal ouvir ele falar.
Negão, bota o link pro podcast do corte na descrição, facilita muito pra quem quer ver o resto do programa!
Era boy sim, tinha todos brinquedos e ia pra escola de táxi, nunca passou perrengue na vida, morei na vila prudente tbm, passei perrengue e não sou preto! Teve tudo do bom e do melhor e deveria ter mas consciência social! Queria ver ele debater sobre isso com o Pedro Cardoso!
Universidade Publica tem que acabar.. O investimento na educação tem que ir pra escola pública de base e a universidade com financiamento ou público pra os comprovadamente pobres...
Toda razão do mundo
Não por comprovante de pobre,e sim por capacidades de estudos,aprovou não paga
Para isso o Brasil,não teria que ter essa ideología de 💩,para doutrinar os universitarios.
Falou pouco, mas falou bosta. Tipico pensamento de quem nunca pisou numa Faculdade Pública. Vá estudar meu amigo.
falou o cara que n passou num curso concorrido de uma publica...
Excelente colocação sobre o tema!
Tenho a mesma convicção sobre o sistema de cotas.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu discordo do Negão nesse ponto, o problema não é não ter pobre na faculdade é o pobre não ter conhecimento suficiente pra entrar pq veio de escola pública, o cara que entra na faculdade sem um conhecimento básico e vai desistir pq não consegue acompanhar os demais, esse é o maior problema. Colocar cota só vai fazer com que mais pessoas que não tem um conhecimento básico entre na faculdade, desista no meio do caminho e jogue o nosso dinheiro no lixo, pq pra bancar uma vaga na faculdade todo mundo tem que pagar imposto. Seria muito melhor tirar totalmente as cotas, começar a cobrar mensalidade de quem pode pagar, reduzir a quantidade de escola pública e com esse dinheiro economizado/arrecadado, pagar mensalidade pra galera pobre estudar em escola particular.
Então! As faculdades possuem uma matéria de nivelamento para isso: deixar alunos debilitados em um nível adequado para se formar.
Então! As faculdades possuem uma matéria de nivelamento para isso: deixar alunos debilitados em um nível adequado para se formar.
@@ramirolorat86 que faculdade é essa? Pq a que eu fiz não teve isso não
@@ramirolorat86, conhecimento é algo obtido ao longo do tempo. Esse nivelamento que vc propõe quando é aplicado na prática faz as pessoas decorarem, num curto espaço de tempo, coisas que elas deveriam ter absorvido, lentamente.
Irmão, as cotas não é terra sem lei não. Não é só pegar qlq negro e colocar lá. Embora haja um número X reservado (cotas), existe uma concorrência entre as pessoas que irão concorrer a tal vaga. Ou seja, entrará os mais capacitados.
Muita gente melhorou de vida e teve oportunidades que só as cotas proporcionaram. Claro que quem nao é contempado fica com inveja.
no caso faria sentido ser de graça do jeito que é se os estudantes fossem vistos como bolsistas e eles tivessem que fazer algum tipo de trabalho, ai faria sentido voce querer o melhor estudante na sua universidade
Cara que show, explicou com maestria.
soldador de petrolifera ganha uns 20k no minimo , o trabalho dos caras é perigoso demais.
Sou branco e e vivi o exposto. Eu sempre acreditei que o maior preconceito é na condição social não dr cor .tinha amigos negros mais que tinha base familiar e todos fizeram suas faculdades enquanto e e minhas irmãs não conseguimos pois tivemos que trabalhar bem cedo .já vir negros denunciando preconceito por ser mal atendido em um estabelecimento. Cara passei por isso várias vezes ,quando tem cara de pobre isso vira rotina .
Passei em uma federal, mas não tinha condições de me sustentar, pagar aluguel, condução e sustentar minha família. Essa é a realidade
mano, esse é um insight que eu tive, mesmo com a imagem de "ensino público", a realidade é que independente de cota social por exemplo, pra entrar, o sistema é moldado para ser excludente. Eu quis inicialmente cursar ciencia da computaçao(que é integral) em uma uni. da região, mas como ficar 5 anos sem trabalho morando em outra cidade? Além de vários outros cursos de carreiras bem remuneradas(medicina, engenharia mecânica). Eu fiz outro curso numa pública, que pelo menos dava pra trabalhar e estudar a noite, mas isso vai minando, quem mora longe, quem tem que trabalhar, etc.
@@alanbruno5449 é a realidade, quando você e pobre, você faz o que dá não o que gosta. Isso pode gerar uma carreira toda problemática
Vcs tem que entrar em uma escola de classe media e alta e cotar quantos alunos negros tem. Olhar quantos neros concluintes em universidade públicas e particulares. E depois olhar quantos tem em prisões e profissões insalubres que pagam pouco. Quando fizerem isso vão entender o motivo das cotas. A falta de oportunidade e preconceito é histórico, infelizmente algo tem que ser feito para mudar essa realidade.
Carai, Negão teve tudo que eu sonhei em ter qdo era criança.
Um puta playboy.
"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."
BOB MARLEY
Eu vejo o negão, e me identifico com a realidade que vivi. Sou filho de um negão quase que "retinto" mas sai "cru" do forno kkkk
Meu pai veio pra SP, ganhou a vida trabalhando com Calhas (peão) hoje ele mora em apartamento se mais de milha, hoje pode pagar escola particular para meus irmãos, e eu vejo toda essa realidade, nasci, cresci e fui criado na quebrada, estudei a vida toda em publica, e hoje eu comparo meus irmãos na particular, e é bizarra a diferença de ensino. Meu pai mesmo acha uma palhaçada cotas para negros, ele diz que negro tbm sabe estudar, que isso desqualifica o potencial de um negro.
E hoje em dia, mesmo morando na quebrada, sendo de família negra, em qualquer conversa que vc vai ter, os sem cérebros só dizem "mas vc é branco, não conta"... Larguei a faculdade pra trabalhar com meu pai de peão, e hoje ganho melhor que quase todos meus amigos que se formaram engenheiros kkk Graças a Deus eu fui de quebrada, não tenho preguiça e pude ver a realidade de vários mundos diferentes.
Camarada seu relato é muito interessante, eu curso Engenharia Elétrica atualmente e gosto d colocar a mão na massa (ñ necessariamente massa d cimento - me refiro fazer o serviço d eletricista e ajudar os demais profissionais durante as obras). As vezes serve até d terapia qdo estou pilhado com as tarefas da faculdade ou com os compromissos por exemplo aulas particulares (concluí licenciatura em física antes d começar engenharia). A minha dificuldade d fazer como vc e seu pai é conciliar tds as minhas responsabilidades e ter clientes o suficiente para me sustentar, a medida q resolvendo estas questões os recursos serão abundantes... Ah em casa eu só chamo pedreiro qdo envolve acabamento pq resolvo os problemas hidráulicos, elétricos, telefone, internet e a última q precisei me virar é trocar vidro d vasculhante com estrutura d alumínio.
Negão é foda demais. É daquelas pessoas que eu passaria horas só escutando ele falar.
O mais interessante é que a galera, visivelmente, não entende como funciona o sistema de cotas (pelo menos o do enem/sisu) e saem lançando achismos como se fossem verdades universais ou como obviedades quem mais ninguém, além do dono da narrativa, consegue enxergar.
Se vc concordar 100 por cento com a cota para negros , a pessoa deveria pensar 🤔 também que deveria ter a cota já no começo do 📚 para as crianças negras do 1º ano até o último antes de chegar na faculdade independente da forma de aprovação do ensino , o aluno negro deveria passar de ano direto enquanto as crianças brancas, amarelas , verdes rsrs azuis etc deveriam ter a nota 🗒️ certa a média estipulada para passar caso nao 😥 nao consegui se estas crianças seriam reprovadas sem dó porque estas crianças brancas , amarelas , verdes segundo o pensamento de muitos são as grandes, causadoras de todos os problemas do Brasil 🇧🇷 😂e lógico deveria ter cotas pra tudo mesmo , entrevista de emprego se e negro , já emprega e pronto agora se for branco meus pêsames tem q passar pela entrevista ver as qualificações etc etc e talvez será empregado
isso que essa mano falou e sensacional 👏🏾👏🏾👏🏾... Cota para ricos incluiria os brancos pobres que por mais que não tenham a questão da cor como algo que pesa contra socialmente, também sofre nessa corrida pelo acesso às universidades públicas
mas as contas não são propriamente ligadas apenas a "cor"... é um agregado que tu precisa está em um grupo que cursou escola pública e possui uma renda per capita menor que 1,5 de salário... não é igual generalizaram no vídeo. Precisa se informar um pouco mais pra falar negão!!! Tamo junto, gosto muito do seu canal.
Sim. Em certos temas a direita tenta lacrar e se compara a esquerda. Ex: lei rouanet, cotas raciais, o papinho de meritocracia.. e outros.
Que legal Negão. Eu não tive nenhum destes brinquedos, meus pais não podiam comprar e eu não tinha coragem de pedir. Mas minha infância foi muito boa, nada a reclamar, muitos amigos , brincadeiras na rua e poucos brinquedos...
Graças a Deus o curso superior no geral ta ficando com menos importancia pra grande parte das carreiras.
Melhor coisa que o pobre que não tem amigos em empresas nem nada do tipo pra indicar pode fazer são 2 coisas: Faz um curso tecnico e entra no mercado de trabalho cedo e/ou faz concurso publico pra nivel medio desde os 18 anos. A coisa mais dificil que tem é se inserir no mercado pela primeira vez, e se voce muleque de 19~20 já trabalha mas mora com os pais, tu ajuda em casa mas pode investir uma porcentagem alta do quanto tu ganha, tipo 50%. Quanto tu tiver 25, tu ja vai ter uma bela grana e daí pra frente é só bola de neve.
Depois de inserido no mercado, já com um pouco de experiencia la com uns 20~21 anos, tu vai até decidir melhor se tu quer fazer uma faculdade mesmo e qual curso tu quer fazer.
Vamos lá, no meu primeiro periodo na faculdade, na disciplina de leitura e produção de textos acadêmicos. Em uma atividade dessa materia, havia uma dissertação sobre o movimento e a criação de cotas. Hoje falam muito que cotas são "desiguais" mas não tem ideia que as pessoas de etnia pretos, pardos, indigenas e etc... só foi realmente ter acesso a faculdade a ensino de nivel superior de 2012 pra cá e ainda com muito preconceito e racismo, mas não é por causa da cota em sí, porque a cota vem para IGUALAR a quantidade de alunos de diferentes classes sociais em uma mesma faculdade. O cara ai começou a falar uma coisa e terminou falando NADA. Ele não enxerga a realidade de fato, porque antes não tinha pessoas pobres, pretas, pardas, indigenas e com deficiencia fisica em uma FACULDADE ou UNIVERSIDADE. Hoje essas pessoas ocupam espaço nessas instituições muito por causa da Lei de cotas.
Pobreza não tem cor
@@David_llV mas uma etnia é assolada por pobreza.
Que visão show, vcs são a vóz do povo de bem desta amada nação patriota.🇧🇷💚💛💚🇧🇷
Respeito para caraleo esse cara, falou só verdades!!!!
Ser pobre já dói, ser negro é pobre deve ser punk! Conversando com uns colegas me sinto mau mesmo tendo minha posição (uso a carta pobre 😂).
para equalizar as oportunidades, tem de desenvolver programa com base na renda, nao pela cor da pele... senao a coisa fica totalmente subjetiva...
Eu gosto do Negão porque ele vomita a realidade da qual militante dos dois lados ( esquerda e direita )
ficam incomodados
A iniciativa de abordar o assunto é muito show. O Primo pobre precisa entender melhor a função das cotas. O rapaz do sofá tem uma mentalidade mais coerente, mas ficou nítido que ambos não sabem como funciona a política de cotas no Brasil. Quando ele cita que um filho é preto e outro é pardo, ele está ignorando que a cota é PPI (pretos, pardos e indígenas). Ignoram também que um preto com mais de um salário mínimo e meio de renda percapita não disputa vaga na modalidade baixa renda onde está a pessoa preta com até um salário mínimo e meio de renda percapita. Tem muitas outras coisas na política de cotas que é desconhecido por ambos. Mas, como eu disse no início, a iniciativa é válida e necessária. Podiam um dia desses chamar uma pessoa que entende sobre a política de cotas para levar esclarecimento para a população. Ao meu ver, as cotas vem transformando a realidade de muitas pessoas e diminuindo estigmas e a desigualdade social. Parabéns pela iniciativa!
A questão não é social, é racial. Discutiram renda durante todo o corte, mas não entraram na questão do porquê praticamente não existem negros nos cargos que ganham mais e a maioria dos que ganham menos de um salário mínimo são negros.
É isso cara.. o cara tá certissimo.. as cotas deveriam ser por renda, por questao social.
Eu tenho uma família totalmente desestruturada e desequilibrada, brigas todos os dias e estou caminho dos estudos... não cai em desequilíbrio
Concordo muito. Crlh, nunca tinha visto alguém com o mesmo pensamento.
O problema de toda essa discussão é que quando você entra em faculdade federal não tem negro e os que tem é por cota e como mulher negra achava que isso era balela que não existe mais é real isso falando de curso que o valor da remuneração de formação são inferiores mais quando se fala de medicina não se ver nenhum negro até porque é difícil se sustentar
A cor não define ninguém pela sua capacidade ou habilidade de exercer qualquer cargo ou função em uma empresa.
O que vai diferenciar você do outro é a informação e o conhecimento!