Boa tarde professor! Excelente explicação, como sempre, acompanho todos seus vídeos, contudo, quando foi debitado o CMV, não tinha que ter creditado a conta Estoque tb? Grato pela explicação
Olá, Xenogue. Grato pela visita. Ops!! Realmente você está certo. O crédito no estoque deveria ter sido considerado no lançamento do CMV. Foi um vacilo na produção deste vídeo. Fico feliz de você ter percebido.
Bom dia Professor, e quando temos uma compra de estoque, já paga e depois de alguns meses entramos em contato com o fornecedor e informamos que temos itens com problema, mas não há devolução dos itens para o fornecer, o mesmo reconhece o problema e decide nos reembolsar o valor do bem, como contabilizamos o valor que iremos receber? Como outras receitas? iá que não houve a devolução dos itens?
Oi, Claudia! Grato pela visita! Boa pergunta! São dois aspectos a considerar: 1) ''esquentar" a entrada de dinheiro e, 2) acertar como fica o estoque, já que os ítens estão com problema. No caso do dinheiro, realmente, a empresa registra em outras receitas operacionais e coloca o dinheiro no caixa. No caso do estoque; a) se der para consertar, conserta os itens, debita o conserto em outras despesas operacionais (conserto de bens) ou em despesas administrativas (manutenção) e credita o valor no caixa. Estoque consertado e a vida segue. b) se não der para consertar, a empresa dá baixa destas mercadorias, anotando como outras despesas operacionais (perdas) e creditando o valor do estoque. Resuminho esta alternativa: o valor pago pelo estoque voltou e o estoque danificado saiu. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!!
Oi, Carlos. O cliente quis devolver estes oito produtos. O cliente comprou vinte, mas depois veio querer devolver oito que não estavam de acordo. A empresa deu um abatimento sobre estes oito produtos para evitar a devolução. Bons estudos!!
Olá, Pedro. Grato pela visita. A contabilização do cliente ficaria assim: ele deixaria de ficar devendo ao fornecedor e, em contrapartida, anotaria uma receita financeira. Exemplo: C: Fornecedor .... 2.000 D: Receita financeira ... 2.000. No estoque não ia mexer. Bons estudos!!!
professor, como fica a situação se houver encargos (na compra a prazo) e juros a apropriar (na venda a prazo)? fornecedores e encargos, clientes e juros a apropriar, como contabilizo o abatimento nestes casos?
Olá, Wolfgang! Grato pela visita! Exemplo: O cliente comprou um bem por 1000, mas teve um abatimento de 50. Ficou 950. Só que como vai pagar a prazo, irá pagar além destes 950, mais 20 de juros Contabilização: 1) Registro da venda com abatimento D: Cleintes a pagar = 950 (AC) C: Receita bruta de venda = 1.000 (DRE) C: Abatimento = 50 (DRE) 2) Anotação dos juros pelo crédito a prazo D: Clientes a pagar (juros) = 20 (AC) C: Receita financeira a apropriar = 20 (AC) Como que ficou no final Lado direito do razonete Receita bruta de venda = 1000 Receita financeira a apropriar = 20 Soma = 1020 Lado esquerdo do razonete Cleinte a pagar = 950 Cleinte a pagar (juros) = 20 Abatimento = 50 Soma - 1020
@@ProfessorQuintino oii professor, fico muito animado que o senhor respondeu meu comentário! Aaahh, então quer dizer que não mexe no valor dos juros, mas só no valor da dívida do cliente? Na contabilização, no primeiro momento que registra a venda, a soma dos créditos não precisaria ser igual a soma dos débitos? Os créditos somam 1050 e fica um valor acima dos 950 em débito com a conta "clientes a pagar"...
@@wolfgang3781 O valor dos juros soma ao cliente. O cliente está devendo 970. Comprou 1000, teve um abatimento de 50, mas tinha 20 de juros a maís. Veja este link: ua-cam.com/video/zg1W9HID5o8/v-deo.htmlsi=Pp9jrXnOlomnfGfY sobre contas redutoras.
Professor o abatimento que recebi do fornecedor contabilizo com debito em conta caixa/fornecedor e credito em receitas financeiras/abatimentos obtidos, ok. Mas e na minha ficha de controle de estoque se eu uso mpm? Nao afeta em nd meu custo unitario? Porque querendo ou nao diminui o meu preço de venda, entendo que nao mexeu em nada na quantidade de estoque mas se diminui o preço da compra afetaria ou nao o custo unitario na minha ficha de estoque?
Olá, Yeny! Grtao pela visita! Vc está correta! Ao receber um abatimento, vc contabiliza no caixa ou fornecedores, com a contrapartida de um crédito nas receita financeiras. No estoque não acontce nada; fica o valor que já está. Na realidade, vc recebeu o abatimento justamenbte pata ficar com a mercaadoria dojeito que está, isto é, as suas fichas de controle não se alteram. Falando em razonetes, observe que já teve o lançamento do abatimento no caixa. Não tem outra operação para fazer a contrapartida no estoque. Portanto,o estoque permanece com o valor que já estava logo após a sua compra. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
@@ProfessorQuintinoobg professor por me responder, mas agora estou na duvida, meu professor diz que o abatimento de uma compra faz parte do custo, entao oq ele disse é um erro ou tem diferentes formas de contabilizar o abatimento sobre uma compra?
@@yenydayana7079 Grato pelo retorno! Dois conceitos parecidos, que tem o mesmo efeito de o comprador pagar menos. Só que não. O primeiro deles é o Desconto Comercial ou, simplesmente, Desconto; e o outro é o do Abatimento. O desconto acontece antes da emissão da nota fiscal, durante a negociação. A loja lhe dá um desconto por questão de fidelidade, de comprar muitos produtos (Tipo leve 3 e pague 2) ou pela simpatia. Neste caso, o valor que vc vai registrar no estoque é o valor da nota fiscal, quer dizer o valor descontado. Com a entrada de novos itens no estoque, o custo de cada produto irá variar, pricipalmente se vc utiliza a média ponderada. Isto irá impactar o seu custo da mercadoria vendida na hora de reveder seu estoque. Observe que vc tem o valor escrito na nota fiscal para comprovar o seu registro no estoque. Outro conceito é o do abatimento. Vc fez a compra e tem a nota fiscal para registrar seus itens no estoque. Mas na hora de colocar o produto na prateleira, você observa que cinco itens, por exemplo, estavam com um pequeno defeito. Vc retorna para a loja vendedora, dizendo que quer devolver aqueles cinco produtos que estão com defeito. Naquela conversa de vai e vem, a loja diz que se vc ficar com os cinco produtos, ela lhe concede um abatimeno de 20% sobre o preço daqueles cinco produtos. Vc aceita. Então, a loja irá abater parte de sua dívida com o fornecedor ou lhe devolver a quantia em dinheiro. Você vai registrar este abatimento com um débito nos fornecedores ou no caixa, com a contrapartida em receitas financeiras. O valor do seu estoque não se alterou, pois a nota fiscal que ampara o valor inicial da compra não se alterou também. Assim o CMV permanecerá aquele inicial, tudo como novo. Desconto ou abatimento? Depende do momento do evento em relação à emissão da nota fiscal. Se foi antes, então é desconto e o valor do estoque é registrado, segundo a nota fiscal. Se foi depois, então é abatimento;e o valor do estoque fica aquele mesmo do início. E por que a loja lhe deu o abatimento? Supostamente para vc consertar a avaria e deixar o seu estoque como devia estar. E, com isto, o CMV de seu produto deverá ser aquele inicial antes do abatimento, pois, como imaginado, estará como novo. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Bons estudos e sucesso!
Oi, Thales! Grato pela visita! Quando a emoresa comprou as mercadorias para revenda, o fornecedor incluiu no preço o ICMS. A empresa pagou a mercadoria, só que na hora de por no estoque, ela retira o ICMS do valor pago e põe no estoque o valor da mercadoria sem o ICMS. O ICMS não é estocado, digamos assin. Então foram estocados, 30 produtos a um valor de 5100. (`Preço pago menos o percentual do ICMS) Quer dizer que o preço unitário de cada mercadoria estocada é 5100/30 = 170; Na hora da venda, o cliente quis levar apenas20. A empresa vende e o custo das mercadorias vendidas fica sendo 20 x 170 (valor da mercadoria estocada) , que totaliza os 3.400. Quer dizer, o custo das mercadorias estocadas que foram vendidas. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
Oi, Maria Lourrany! Grato pela visita! Esta conta inicial foi na formação da empresa para inicio das vendas. No caso hipotético, a empresa, logo no início, comprou de seu fornecedor 30 produtos de 200 reais cada. Foi um número aleatório para prosseguir na história. Depois dê um retorno sobre seu entendimento. Sucesso!!
Olá, Flávio! Grato pela visita! A ideia do abatimento é convencer o cliente a ficar com algum produto com defeito. Na verdade, a ideia do abatimento é utilizar o dinheiro para consertar o produto recebido com defeito para deixar em condições de ser vendido. O valor do abatimento não vai compensar no estoque, será uma receita financeira a ser utilizada, supostamente para consertar o estoque. A empresa não iria vender um produto já previamente com defeito. É um pouco diferente do desconto comercial onde o valor descontado é do valor realmente pago. Imagine uma loja de varejo que recebeu uma geladeira com o motor estragado. Ela reclama, tem um abatimento de seu fornecedor, conserta o defeito e deixa o estoque como está. A loja de varejo não ia reduzir o preço daquela geladeira no estoque e manter o motor estragado. Esta é a ideia e a diferença entre desconto e abatimento. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!!
@@ProfessorQuintino entendi, professor, vc disse tudo, na vdd eu interpretei o abatimento como desconto, mas já que estamos falando sobre esse assunto, qual seria o reflexo de um desconto condicional na conta estoque e no cmv ?? muuito obrigado pelo seu tempo, o senhor um professor maravilhoso, amo sua voz calma e suas explicações
@@flaviogama2179 Oi, Flávio. O desconto é diferente. O preço de venda de um produto é 100. Mas como vc é um cliente premium, a empresa resolve lhe dar um desconto de 20%. Vc pagará 80 e lançará no estoque 80. Estamos desconsiderando os impostos. Quer dizer, sai do caixa 80 e entra no estoque 80 e pronto. Este é o desconto comercial ou incondicional, isto é, o fornecedor concede o desconto porque quer, sem qualquer condição. Existe também o desconto condicional ou financeiro, quer dizer tem uma condição, normalmente "se" pagar antes dou um desconto de 20%. Este desconto condicional não altere o estoque. A contrapartida ė receita financeira.
Muito bom o vídeo, bem explicativo. Mas eu queria saber se no caso da devolução, de por exemplo 20% da mercadoria, o ICMS seria apenas 20% do valor também ou o valor do ICMS seria integral para voltar ao estoque. Agradeço desde já!
Grato pelo comentário. No caso de devolução de mercadoria, o ICMS que "vai voltar" será proporcional à mercadoria devolvida. É como se a venda daquele tanto devolvido não tivesse existido. Volta tudo como era (proporcional,´claro).
No caso do abatimento, não altera nada com relação ao ICMS, estoque e CMV. A empresa dá o abatimento apenas em cima do preço e nenhuma mercadoria volta . É como se o governo falasse: "Quer dar o abatimento, é por tua conta. Não mexa no meu imposto",
Professor, tenho uma situação NF recebida veio com valor maior que o recebido de fato. Foi negociado com fornecedor concessão de crédito para ser usado em compras futuras, como devo contabilizar entrada da nota pelo recebido de fato? Como dar entrada concessão desse crédito? Como contabilizar a baixa desse crédito quando ele for utilizado? Desde já gradeço quem possa me ajudar.
Olá, Natalia. Grato por sua visita. Na realidade o que aconteceu foi uma despesa antecipada que você realizou. Isto é, saiu dinheiro do caixa e você ainda não recebeu a mercadoria. Como sugestão, você pode registrar da seguinte maneira (os valores são aleatórios, apenas para criar um contexto) a) Aquisição de mercadorias referente à NF nº 543, do dia xx/xx/xxxx, no valor de R$ 6.000, sendo que valor, R$ 2.000 será entregue posteriormente. D: Estoque = R$ 4.000 D: Despesas antecipadas = R 2.000 C: Caixa: R$ 6.000 Depois, na entrega de uma parte da mercadoria. b) Entrega de parte da mercadoria, adquirida com a NF nº 543, de xx/xx/xxx. Valor entregue igual a R$ 1.200. D: Estoque = R$ 1.200 C: Despesas antecipadas = R$ 1.200 Resumindo, a parte não entregue, você considera que foi uma despesa antecipada e, depois, na medida em que o material for entregue, você diminui a despesa antecipada e aumenta o estoque com a mercadoria recebida. O importante é que no registro inicial da aquisição, você faça menção que parte da mercadoria não foi entregue e o valor a mais foi considerado uma despesa antecipada.
Olá, Valandro. Grato pela visita. Quando compramos a mercadoria, descontamos o ICMS pago e retiramos do preço da mercadoria. O ICMS não é contabilizado no estoque. Observe que no estoque estão 30 produtos com um custo total de $ 5.100, que representa um custo unitário de $ 170. (O tributo não é estocado). Na venda, retiramos 20 produtos e calculamos o custo das mercadorias que sairam do estoque (20 x 170 = 3.400). O ICMS da venda realizada será calculado em função do preço de venda. Finalizando, o ICMS não entra no estoque e o valor da mercadoria é o valor pago menos o ICMS. Bons estudos!!!
É raro um professor assim,atencioso!
Valeu, Shaulin!! Grato pela visita!
Muito obrigado professor, o senhor não sabe o quanto foi útil
Oi, Adriel!
Grato pela visita!
Sucesso!!
Boa tarde professor! Excelente explicação, como sempre, acompanho todos seus vídeos, contudo, quando foi debitado o CMV, não tinha que ter creditado a conta Estoque tb? Grato pela explicação
Olá, Xenogue. Grato pela visita. Ops!! Realmente você está certo. O crédito no estoque deveria ter sido considerado no lançamento do CMV. Foi um vacilo na produção deste vídeo. Fico feliz de você ter percebido.
@@ProfessorQuintino Opa vlw, é que to aprendendo então queria saber se tava certo, obrigado pela resposta!
Bom dia Professor, e quando temos uma compra de estoque, já paga e depois de alguns meses entramos em contato com o fornecedor e informamos que temos itens com problema, mas não há devolução dos itens para o fornecer, o mesmo reconhece o problema e decide nos reembolsar o valor do bem, como contabilizamos o valor que iremos receber? Como outras receitas? iá que não houve a devolução dos itens?
Oi, Claudia!
Grato pela visita!
Boa pergunta!
São dois aspectos a considerar:
1) ''esquentar" a entrada de dinheiro e,
2) acertar como fica o estoque, já que os ítens estão com problema.
No caso do dinheiro, realmente, a empresa registra em outras receitas operacionais e coloca o dinheiro no caixa.
No caso do estoque;
a) se der para consertar, conserta os itens, debita o conserto em outras despesas operacionais (conserto de bens) ou em despesas administrativas (manutenção) e credita o valor no caixa.
Estoque consertado e a vida segue.
b) se não der para consertar, a empresa dá baixa destas mercadorias, anotando como outras despesas operacionais (perdas) e creditando o valor do estoque.
Resuminho esta alternativa: o valor pago pelo estoque voltou e o estoque danificado saiu.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino Perfeito, muito obrigada pelo seu retorno.
gostaria que explicasse de onde foi tirado 8 produros quando se fez o abatimento.
Oi, Carlos. O cliente quis devolver estes oito produtos. O cliente comprou vinte, mas depois veio querer devolver oito que não estavam de acordo.
A empresa deu um abatimento sobre estes oito produtos para evitar a devolução.
Bons estudos!!
Ótimo vídeo professor, mas como ficaria a contabilização por parte do cliente que recebe o abatimento?
Olá, Pedro. Grato pela visita. A contabilização do cliente ficaria assim: ele deixaria de ficar devendo ao fornecedor e, em contrapartida, anotaria uma receita financeira.
Exemplo:
C: Fornecedor .... 2.000
D: Receita financeira ... 2.000.
No estoque não ia mexer.
Bons estudos!!!
professor, como fica a situação se houver encargos (na compra a prazo) e juros a apropriar (na venda a prazo)? fornecedores e encargos, clientes e juros a apropriar, como contabilizo o abatimento nestes casos?
Olá, Wolfgang!
Grato pela visita!
Exemplo: O cliente comprou um bem por 1000, mas teve um abatimento de 50. Ficou 950. Só que como vai pagar a prazo, irá pagar além destes 950, mais 20 de juros
Contabilização:
1) Registro da venda com abatimento
D: Cleintes a pagar = 950 (AC)
C: Receita bruta de venda = 1.000 (DRE)
C: Abatimento = 50 (DRE)
2) Anotação dos juros pelo crédito a prazo
D: Clientes a pagar (juros) = 20 (AC)
C: Receita financeira a apropriar = 20 (AC)
Como que ficou no final
Lado direito do razonete
Receita bruta de venda = 1000
Receita financeira a apropriar = 20
Soma = 1020
Lado esquerdo do razonete
Cleinte a pagar = 950
Cleinte a pagar (juros) = 20
Abatimento = 50
Soma - 1020
@@ProfessorQuintino oii professor, fico muito animado que o senhor respondeu meu comentário!
Aaahh, então quer dizer que não mexe no valor dos juros, mas só no valor da dívida do cliente?
Na contabilização, no primeiro momento que registra a venda, a soma dos créditos não precisaria ser igual a soma dos débitos? Os créditos somam 1050 e fica um valor acima dos 950 em débito com a conta "clientes a pagar"...
@@wolfgang3781 O valor dos juros soma ao cliente. O cliente está devendo 970. Comprou 1000, teve um abatimento de 50, mas tinha 20 de juros a maís.
Veja este link: ua-cam.com/video/zg1W9HID5o8/v-deo.htmlsi=Pp9jrXnOlomnfGfY
sobre contas redutoras.
Professor o abatimento que recebi do fornecedor contabilizo com debito em conta caixa/fornecedor e credito em receitas financeiras/abatimentos obtidos, ok. Mas e na minha ficha de controle de estoque se eu uso mpm? Nao afeta em nd meu custo unitario? Porque querendo ou nao diminui o meu preço de venda, entendo que nao mexeu em nada na quantidade de estoque mas se diminui o preço da compra afetaria ou nao o custo unitario na minha ficha de estoque?
Olá, Yeny!
Grtao pela visita!
Vc está correta! Ao receber um abatimento, vc contabiliza no caixa ou fornecedores, com a contrapartida de um crédito nas receita financeiras.
No estoque não acontce nada; fica o valor que já está. Na realidade, vc recebeu o abatimento justamenbte pata ficar com a mercaadoria dojeito que está, isto é, as suas fichas de controle não se alteram.
Falando em razonetes, observe que já teve o lançamento do abatimento no caixa. Não tem outra operação para fazer a contrapartida no estoque. Portanto,o estoque permanece com o valor que já estava logo após a sua compra.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
@@ProfessorQuintinoobg professor por me responder, mas agora estou na duvida, meu professor diz que o abatimento de uma compra faz parte do custo, entao oq ele disse é um erro ou tem diferentes formas de contabilizar o abatimento sobre uma compra?
@@yenydayana7079 Grato pelo retorno!
Dois conceitos parecidos, que tem o mesmo efeito de o comprador pagar menos. Só que não.
O primeiro deles é o Desconto Comercial ou, simplesmente, Desconto; e o outro é o do Abatimento.
O desconto acontece antes da emissão da nota fiscal, durante a negociação. A loja lhe dá um desconto por questão de fidelidade, de comprar muitos produtos (Tipo leve 3 e pague 2) ou pela simpatia. Neste caso, o valor que vc vai registrar no estoque é o valor da nota fiscal, quer dizer o valor descontado.
Com a entrada de novos itens no estoque, o custo de cada produto irá variar, pricipalmente se vc utiliza a média ponderada. Isto irá impactar o seu custo da mercadoria vendida na hora de reveder seu estoque.
Observe que vc tem o valor escrito na nota fiscal para comprovar o seu registro no estoque.
Outro conceito é o do abatimento.
Vc fez a compra e tem a nota fiscal para registrar seus itens no estoque. Mas na hora de colocar o produto na prateleira, você observa que cinco itens, por exemplo, estavam com um pequeno defeito.
Vc retorna para a loja vendedora, dizendo que quer devolver aqueles cinco produtos que estão com defeito. Naquela conversa de vai e vem, a loja diz que se vc ficar com os cinco produtos, ela lhe concede um abatimeno de 20% sobre o preço daqueles cinco produtos.
Vc aceita.
Então, a loja irá abater parte de sua dívida com o fornecedor ou lhe devolver a quantia em dinheiro.
Você vai registrar este abatimento com um débito nos fornecedores ou no caixa, com a contrapartida em receitas financeiras.
O valor do seu estoque não se alterou, pois a nota fiscal que ampara o valor inicial da compra não se alterou também.
Assim o CMV permanecerá aquele inicial, tudo como novo.
Desconto ou abatimento?
Depende do momento do evento em relação à emissão da nota fiscal.
Se foi antes, então é desconto e o valor do estoque é registrado, segundo a nota fiscal.
Se foi depois, então é abatimento;e o valor do estoque fica aquele mesmo do início.
E por que a loja lhe deu o abatimento?
Supostamente para vc consertar a avaria e deixar o seu estoque como devia estar. E, com isto, o CMV de seu produto deverá ser aquele inicial antes do abatimento, pois, como imaginado, estará como novo.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Bons estudos e sucesso!
Queria entender da onde saiu o valor de R$ 3.400 do CMV
Oi, Thales!
Grato pela visita!
Quando a emoresa comprou as mercadorias para revenda, o fornecedor incluiu no preço o ICMS.
A empresa pagou a mercadoria, só que na hora de por no estoque, ela retira o ICMS do valor pago e põe no estoque o valor da mercadoria sem o ICMS. O ICMS não é estocado, digamos assin.
Então foram estocados, 30 produtos a um valor de 5100. (`Preço pago menos o percentual do ICMS) Quer dizer que o preço unitário de cada mercadoria estocada é 5100/30 = 170;
Na hora da venda, o cliente quis levar apenas20.
A empresa vende e o custo das mercadorias vendidas fica sendo 20 x 170 (valor da mercadoria estocada) , que totaliza os 3.400.
Quer dizer, o custo das mercadorias estocadas que foram vendidas.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino Ah ta certo!!! Agora abriu a mente! Muito obrigado!
Muito obrigado professor
Valeu, Adriel!
Grato pela visita!
Sucesso!!
da onde saiu esses 30vezes 200
Oi, Maria Lourrany!
Grato pela visita!
Esta conta inicial foi na formação da empresa para inicio das vendas. No caso hipotético, a empresa, logo no início, comprou de seu fornecedor 30 produtos de 200 reais cada.
Foi um número aleatório para prosseguir na história.
Depois dê um retorno sobre seu entendimento.
Sucesso!!
Grande Mestre!
Professor, o abatimento que o fornecedor deu tb n deve refletir na conta estoque ?
Olá, Flávio!
Grato pela visita!
A ideia do abatimento é convencer o cliente a ficar com algum produto com defeito. Na verdade, a ideia do abatimento é utilizar o dinheiro para consertar o produto recebido com defeito para deixar em condições de ser vendido.
O valor do abatimento não vai compensar no estoque, será uma receita financeira a ser utilizada, supostamente para consertar o estoque. A empresa não iria vender um produto já previamente com defeito.
É um pouco diferente do desconto comercial onde o valor descontado é do valor realmente pago.
Imagine uma loja de varejo que recebeu uma geladeira com o motor estragado. Ela reclama, tem um abatimento de seu fornecedor, conserta o defeito e deixa o estoque como está. A loja de varejo não ia reduzir o preço daquela geladeira no estoque e manter o motor estragado.
Esta é a ideia e a diferença entre desconto e abatimento.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino entendi, professor, vc disse tudo, na vdd eu interpretei o abatimento como desconto, mas já que estamos falando sobre esse assunto, qual seria o reflexo de um desconto condicional na conta estoque e no cmv ?? muuito obrigado pelo seu tempo, o senhor um professor maravilhoso, amo sua voz calma e suas explicações
@@flaviogama2179
Oi, Flávio.
O desconto é diferente.
O preço de venda de um produto é 100. Mas como vc é um cliente premium, a empresa resolve lhe dar um desconto de 20%. Vc pagará 80 e lançará no estoque 80.
Estamos desconsiderando os impostos.
Quer dizer, sai do caixa 80 e entra no estoque 80 e pronto.
Este é o desconto comercial ou incondicional, isto é, o fornecedor concede o desconto porque quer, sem qualquer condição.
Existe também o desconto condicional ou financeiro, quer dizer tem uma condição, normalmente "se" pagar antes dou um desconto de 20%. Este desconto condicional não altere o estoque. A contrapartida ė receita financeira.
@@ProfessorQuintino obg, professor
Muito bom o vídeo, bem explicativo. Mas eu queria saber se no caso da devolução, de por exemplo 20% da mercadoria, o ICMS seria apenas 20% do valor também ou o valor do ICMS seria integral para voltar ao estoque. Agradeço desde já!
Grato pelo comentário. No caso de devolução de mercadoria, o ICMS que "vai voltar" será proporcional à mercadoria devolvida. É como se a venda daquele tanto devolvido não tivesse existido. Volta tudo como era (proporcional,´claro).
No caso do abatimento, não altera nada com relação ao ICMS, estoque e CMV. A empresa dá o abatimento apenas em cima do preço e nenhuma mercadoria volta . É como se o governo falasse: "Quer dar o abatimento, é por tua conta. Não mexa no meu imposto",
Obrigado, professor
Professor, tenho uma situação NF recebida veio com valor maior que o recebido de fato. Foi negociado com fornecedor concessão de crédito para ser usado em compras futuras, como devo contabilizar entrada da nota pelo recebido de fato? Como dar entrada concessão desse crédito? Como contabilizar a baixa desse crédito quando ele for utilizado?
Desde já gradeço quem possa me ajudar.
Olá, Natalia.
Grato por sua visita.
Na realidade o que aconteceu foi uma despesa antecipada que você realizou. Isto é, saiu dinheiro do caixa e você ainda não recebeu a mercadoria.
Como sugestão, você pode registrar da seguinte maneira (os valores são aleatórios, apenas para criar um contexto)
a) Aquisição de mercadorias referente à NF nº 543, do dia xx/xx/xxxx, no valor de R$ 6.000, sendo que valor, R$ 2.000 será entregue posteriormente.
D: Estoque = R$ 4.000
D: Despesas antecipadas = R 2.000
C: Caixa: R$ 6.000
Depois, na entrega de uma parte da mercadoria.
b) Entrega de parte da mercadoria, adquirida com a NF nº 543, de xx/xx/xxx. Valor entregue igual a R$ 1.200.
D: Estoque = R$ 1.200
C: Despesas antecipadas = R$ 1.200
Resumindo, a parte não entregue, você considera que foi uma despesa antecipada e, depois, na medida em que o material for entregue, você diminui a despesa antecipada e aumenta o estoque com a mercadoria recebida.
O importante é que no registro inicial da aquisição, você faça menção que parte da mercadoria não foi entregue e o valor a mais foi considerado uma despesa antecipada.
@@ProfessorQuintino professor obrigada por sanar minha dúvida. Parabéns pelo trabalho feito aqui no UA-cam.
Video muito bem explicado. Só queria entender como que o cmv deu valor de 3.400?
Olá, Valandro. Grato pela visita.
Quando compramos a mercadoria, descontamos o ICMS pago e retiramos do preço da mercadoria. O ICMS não é contabilizado no estoque. Observe que no estoque estão 30 produtos com um custo total de $ 5.100, que representa um custo unitário de $ 170. (O tributo não é estocado).
Na venda, retiramos 20 produtos e calculamos o custo das mercadorias que sairam do estoque (20 x 170 = 3.400).
O ICMS da venda realizada será calculado em função do preço de venda.
Finalizando, o ICMS não entra no estoque e o valor da mercadoria é o valor pago menos o ICMS.
Bons estudos!!!
muito bom