Fábrica São José - Filme Completo de 1928 - Colorizado

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 168

  • @eduardodequeiroz8964
    @eduardodequeiroz8964 Рік тому +20

    A minha vó tinha 4 anos de idade em 1928 e sempre nos contou que era uma das crianças que mais carregava sacas de algodão nas costas, deixava todos impressionados com tamanha força. Morreu agora em 2022 com 95 anos faltando alguns dias para completar mais um ano de vida. Sofreu de problemas relacionados ao trabalho escravo o qual era submetida na colheita, teve burcite em um dos ombros, desvio de quadril e problemas nos joelhos. Era uma mulher preta, assim como todos de sua família. Muito determinada quando chegou na capital de Fortaleza, fez a diferença tanto patrimonial, como no seio familiar e por onde passou deixou sua marca de prosperidade.

  • @lucasmelo9109
    @lucasmelo9109 2 роки тому +7

    Excelente iniciativa. Fortaleza não tem memória alguma. A casa do historiador Capistrano de Abreu foi demolida e seus arquivos foram desfruidos. O castelo da AV. Santos Dumond onde hj é a praça Luiza Távora, foi destruído e nada restou do velho castelo. A antiga PRE9,primeira transmissora de rádio do Ceará foi destruída e não há nenhum registro da velha emissora. Parabéns pela iniciativa. Adorei.

    • @franciscomarconde5124
      @franciscomarconde5124 3 місяці тому

      Perdemos o Cine Diogo e outros mais, agora demoliram o Edifício São Pedro e ameaçaram à sede do Nautico

  • @ludemoura85
    @ludemoura85 3 роки тому +19

    Que viagem no tempo. Quantos detalhes vistos no vídeo para comentar. A presença de crianças na fábrica, o trabalho de 6 às 18h...
    E pensar que todo esse maquinário era revolucionário e ainda demandava muito serviço manual. A tecnologia avançou muito. A colorização do vídeo nos permitiu ver com mais clareza os detalhes.
    Impossível também não lembrar da semelhança com o filme do Chaplin. Rs
    Obrigada querido!
    :)

  • @luaguiar8037
    @luaguiar8037 3 роки тому +24

    Nasci e morei na Vila São José até os meus 16 anos. Meu pai trabalhou nessa fábrica. Aos domingos nossa família assistia à missa na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Na época havia feira livre aos sábados ao lado da igreja. Saudades!!!

  • @patborges
    @patborges 3 роки тому +5

    Estas imagens são um patrimônio nacional. Há 96 anos!! Que maravilha!! É interessante o número de mulheres que esta fábrica empregava e também o número de adolescentes que, com certeza, não frequentavam a escola, pois tinha que trabalhar 12 horas por dia. Deviam ser todos analfabetos, mas era o costume, né? Outra observação era a ausência de uniformes e EPI's. Nem luvas utilizavam. As mãos desses trabalhadores deviam ser bastante calejadas. Trabalho duro e repetitivo. Como era difícil a vida de nossos avós!

  • @Parracha22
    @Parracha22 3 роки тому +7

    Eu estudei na escola Marcílio Dias da nossa Marinha Brasileira. O Cemitério São João Batista era quase minha casa. Quando ia pra escola eu ía por dentro do Cemitério. No final eu saia na Av.Philomenos Gomes hoje em homenagem e cansei de ver aquela fábrica de vento em poupa.
    Era lindo ver aquelas pessoas umas entrando e outras saindo!
    Isso foi mais menos em 1969 até mais o menos 1973 quando sai do centro e vim pro Zé Walter. Com muito orgulho estou aqui a 48 anos.
    Boa noite e bom dia!

  • @neidefernandes1158
    @neidefernandes1158 3 роки тому +11

    Parabéns DR. João, refleti muito vendo este filme e o que me chamou a atenção foi: a brutal jornada de trabalho de 12 horas, o grandioso salão de produção intenso, e quantos operários foram mutilados ou mortos por grandiosas máquinas! Em 1938 no filme TEMPOS MODERNOS ,Chaplin mandou está forte crítica satírica para a elite industrial dos EUA e do mundo em defesa dos operários vítimas de exploração.

    •  3 роки тому +7

      Exato. Por isso é sempre importante o conhecimento da nossa história, sem revisionismos e revanchismos para que possamos aprender com os erros do passado e não repeti-los no presente e futuro.

  • @alexnmendes
    @alexnmendes 11 місяців тому +5

    2023 - Na verdade a vila operária *vila São José" ainda existe e muitas casas ainda guardam detalhes arquitetônicos originais como portas, janelas e adornos decorativos. Como sei disso? Moro em uma delas. Ainda temos interruptores e bocais de lâmpadas originais.

  • @ayrtonsoaresalf
    @ayrtonsoaresalf 3 роки тому +17

    Que previlegio vc está nos dando túnel do tempo.

  • @samuel.7213
    @samuel.7213 3 роки тому +8

    INTERESSANTE VER CRIANÇAS E ADOLESCENTES ENTRE OS FUNCIONÁRIOS, SERÁ QUE TAMBÉM TRABALHAVAM NA FÁBRICA ? PARABÉNS PELO SEU TRABALHO AMIGO, PENA QUE NA PARTE EXTERNA DA FÁBRICA QUEM GRAVOU O FILME Ñ MOSTROU O MURO DO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA QUE A FÁBRICA ERA EM FRENTE. ABRAÇOS.

  • @sergiomartinstamer9006
    @sergiomartinstamer9006 3 роки тому +13

    Destarte, Pedro Filomeno faleceu em 1983 vivendo até os 95 anos! UAU! Fui pesquisar e descobri que a história de vida dele se confunde com a história da industrialização do Ceará

  • @MrZoranildo
    @MrZoranildo 3 роки тому +13

    Que trabalho sensacional! Esse resgate histórico do nosso estado é fundamental para a educação. O ser humano é um ser histórico.

  • @eudevandaleite3499
    @eudevandaleite3499 3 роки тому +12

    PARABÉNS POR NOS PRESENTEAR COM TAO GRANDE ACERVO. ISSO É LINDO. DE GRANDE IMPORTANCIA. ISSO É QUE DEVE SER DIVULGADO. FICO FELIZ DE PODER VER COMO ERA O INICIO DO QUE É HOJE NOSSA FORTALEZA. POXA FALTAM PALAVRAS PARA DESCREVER A EMOÇÃO DE PODER VER COMO ERA QUE FUNCIONAVA A INDUSTRIA AQUASE UM SECULO ATRÁS.
    QUE RELIQUIA MARAVILHOSA.

  • @fhfaheitor
    @fhfaheitor 3 роки тому +4

    Este filme ora colorizado é o resultado da junção de 5 (cinco) bobinas de filmes feitos em 35mm e digitalizados, em 2015 por mim e o Sr. Vava (proprietário do cine NAZARÉ) - Parque Araxá) que forneceu o equipamento - Projetor de 35mm do século 19 - adaptado e alterado para proporcionar a realização dos trabalhos. Demorou mais de 1 mês - Algumas imagens tiveram que ser fotografas quadro por quadro.

    • @quefrenlemos8565
      @quefrenlemos8565 3 роки тому +2

      Eu tinha a absoluta certeza que este trabalho de digitalização deste material só poderia ter sido feita pelo Heitor, pioneiro aqui e lá fora neste método de digitalização.

    • @michelealencar3566
      @michelealencar3566 3 роки тому

      Excelente trabalho, Sr. Heitor! Acredito que seria válido e pertinente elucidar seu nome na reconstituiçao dessa obra. Qual o seu contato?

    • @fhfaheitor
      @fhfaheitor 3 роки тому

      Zap (85)99656.3614

  • @possidoniopossidonio6525
    @possidoniopossidonio6525 3 роки тому +8

    Muito bom conhecer a história de Fortaleza. Parabéns por revelar essa relíquia.

  • @buttim1
    @buttim1 3 роки тому +9

    E imaginar que todos deste vídeo já foram embora. Que belo trabalho. Parabéns! Like!

  • @CarlosJose-uq8rw
    @CarlosJose-uq8rw 3 роки тому +6

    Certas imagens podem ser consideradas documentos históricos, documentos visuais, e este é o caso. Carga horária de 12 hs de trabalho, o uso da mão de obra infantil, o q que compreensível, já q o filme é de antes da criação da CLT, enfim, obrigado pela oportunidade desse conhecimento sobre nossa cidade...

  • @elberalbuquerque
    @elberalbuquerque 3 роки тому +6

    8:21 Antes da construção do centro fashion, ainda havia ruínas desta fachada, coisa de uns 7 anos atrás

  • @gardeniacavalcante7965
    @gardeniacavalcante7965 3 роки тому +7

    Olá boa tarde! Quanta satisfação puder ver tamanho riqueza da nossa história... Fico olhando as pessoas daquele tempo como eram .... O que importava era o compromisso pelo trabalho. Sem uniformes sem tecnologias que temos hj e sem esquecer de dizer que havia até crianças alí. Amoooo história ,. Para puder compreender quem foram e como tudo foi evoluindo até aqui. Parabéns continui nós fazendo compreender a nossa história passada👏👏👏👏👏🤗🤗🤗🤗🤗

  • @arimateaasdwa9166
    @arimateaasdwa9166 4 місяці тому +3

    Eu imagino pessoas que assistiram esse vídeo, e reconheceram parentes e amigos e talvez não tenham fotos ou vídeos deles . A emoção deve ter sido muito grande, parabéns pelo trabalho.

  • @luizamoura417
    @luizamoura417 Рік тому +3

    Esse setor era tecelagem nao faltava emprego. Subindo próximo os bombeiro tinha outra industria gasparian. Era um bom tempo nos namoravamos casava. Com o mesmo namorado eu estudei no patrionato sao jose colegio de freiras praxio grupo escolar sales campo. Eita Deus quanta saudade. Hoje tenho 75 anos. Bjos 🙏🙏🙏

  • @angelamariabritooficial269
    @angelamariabritooficial269 3 роки тому +8

    🌞🏡🏝🍪🧀🍠☕OLÁ, BOM DIA!
    🤗🤗🤗🤗🤗🤗🏅🏆PARABÉNS, POR NOS TRAZER ESSA PARTE TÃO INSPIRADORA DA HISTÓRIA DE FORTALEZA, CAPITAL DO CEARÁ!!!
    🖥 📚 # CONHECIMENTO É VIDA!!!
    🌺🍀❤⭐GRATIDÃO!!!

  • @franciscomarconde5124
    @franciscomarconde5124 3 місяці тому +2

    PARBÉNS com todas as letras maiúsculas. Você realizou um documentário exemplar. Precisamos resgatar a memória de nossa Fortaleza. Nasci no Jacarecanga, hoje moro em Curitiba. Foi com grande emoção que recebi este documento histórico. Faço-lhe uma sugestão: produza um documentário sobre OSCAR PEDREIRA e a empresa de ônibus do Jacarecanga, a linha nº 1. Tenho certeza que emocionará tanto quanto este.

  • @renato5930
    @renato5930 3 роки тому +7

    No final o legal foi o menino que vai e volta umas 10x só pra parecer várias vezes na filmagem da saída dos trabalhadores. Kkkk

  • @CaxiasFeiradoGado
    @CaxiasFeiradoGado 4 місяці тому +3

    Trabalho incrível...no final da década de 20 ..like

  • @JoseCarlos-ik5qb
    @JoseCarlos-ik5qb 3 роки тому +5

    lembro-me do tempo de criança quando todos os diad minha mãe saia para trabalhar na fabrica de redes Filomeno gomes , bela lembrança.

  • @joilsonoliveira5840
    @joilsonoliveira5840 3 роки тому +7

    Rapaz o porteiro da fábrica é a cara do babau do pandeiro 9:42. Kkkll

  • @papaneto
    @papaneto 3 роки тому +3

    9:36 Este senhor, com 70 anos em 1928, nasceu em 1858!

  • @olhodehorus5911
    @olhodehorus5911 3 роки тому +5

    O que eu achei interessante é a ortografia das legendas, mais semelhante à utilizada atualmente. Se vocês lerem algum jornal da época, vão notar que a ortografia era bem diferente dessas legendas. Aparentemente estão usando a reforma ortográfica de 1911 que não pegou aqui no Brasil, e só passou a ser utilizada em 1943, mas já era utilizada em Portugal.

  • @joacidessousa105
    @joacidessousa105 Рік тому +2

    Se olharem no Google Earth, antes tem as ruínas da fábrica, muito interessante olhar vendo esse vídeo 📹 lindo.

  • @rosaliasoaresdasilva1362
    @rosaliasoaresdasilva1362 2 роки тому +3

    Saudades trabalhei na fábrica 🏭 eu tinha 14 anos até 17 anos depois fui trabalhar em outra
    Firma na bezerra de Menezes na inca perto da faculdade de agronomia 👍🏼
    Até 22 anos 👍🏼em 1970 vim para São Paulo
    Nunca mais voltei
    Hoje to com 74
    Anos sou feliz 😁
    Tenho meu marido e 2 filhos 1neto com 20 anos e uma neta 5 anos
    😀a eu morava na vila atrás da fábrica 🏭
    Eu só quero saber si a vila ainda existe 👍🏼😉

  • @lourivalbonifacio6841
    @lourivalbonifacio6841 3 роки тому +6

    Infelizmente os políticos canibais acabaram com nossa industria.

    • @nilsonoliveira3674
      @nilsonoliveira3674 3 роки тому

      como se deu o fim dessa fábrica?

    • @erivaldalima3823
      @erivaldalima3823 3 роки тому

      @@nilsonoliveira3674 demoliram pra construir o centro fashion de fortaleza.☺️

  • @joeniascavalcante1822
    @joeniascavalcante1822 Рік тому +2

    Show guê vídeo maravilhoso de se ver lindas imagens antigas parabéns gosto de ver essas imagens antigas valeu

  • @eudevandaleite3499
    @eudevandaleite3499 3 роки тому +7

    PARABÉNS POR NOS PRESENTEAR COM TAO GRANDE ACERVO. ISSO É LINDO. DE GRANDE IMPORTANCIA. ISSO É QUE DEVE SER DIVULGADO. FICO FELIZ DE PODER VER COMO ERA O INICIO DO QUE É HOJE NOSSA FORTALEZA. POXA FALTAM PALAVRAS PARA DESCREVER A EMOÇÃO DE PODER VER COMO ERA QUE FUNCIONAVA A INDUSTRIA AQUASE UM SECULO ATRÁS.
    QUE RELIQUIA MARAVILHOSA.

  • @adrianamaria5281
    @adrianamaria5281 8 місяців тому +2

    um visinho dos meus pais traballou muito anos nesta mas foi no de 1960. hoje ele não trabalha mais ficou doente por conta da idade ele tem 85 anos

  • @erineidebarroso1062
    @erineidebarroso1062 3 роки тому +3

    Faço parte dessa história, eu e toda minha família, entrei para trabalhar na fábrica, com apenas 14 anos, meu pai António Militao Barroso, foi um dos fundadores, muito amado e querido pelos donos. Gratidão a família Filomeno Gomes!

  • @mshholanda473
    @mshholanda473 8 місяців тому +3

    Mestre , sensacional 👏👏👏 parabéns

  • @urubatandurval5245
    @urubatandurval5245 8 днів тому +1

    Fabrica de Redes Filomeno. Rede de qualidade Amigos meu aí trabalhou nos anos 70. Aos fundos parssava Riacho Jacarecanga.

  • @narceliolima4761
    @narceliolima4761 3 роки тому +6

    Bom dia a todos do canal....... Show de bola

  • @urubatandurval5245
    @urubatandurval5245 8 днів тому +1

    Morro do Ouro foi rampa de lixo. Onde hoje passa rua Epifânio Leite. Muita gente achava ouro que por algum motivo seguia com o lixo. Hoje Bairro Morro do Ouro. Amiga Elvira Jornalista fez reportagem sobre isto. Obrigado.

  • @urubatandurval5245
    @urubatandurval5245 8 днів тому +1

    Em visita por ocasião de Trabalho do Município, a Fabrica desativada. Visita acompanhando Leito do Riacho. Tinha um poço com diâmetro fora do comum parecia tanque.

  • @leandroreses1955
    @leandroreses1955 3 роки тому +3

    Vc sabe onde fica ou ficava a casa de onde o sócio proprietário vai de carro para fábrica?

    • @T0313-r9k
      @T0313-r9k 3 роки тому +1

      Tbem queria saber...fiquei curiosa

  • @ednardobaiano3
    @ednardobaiano3 3 роки тому +1

    Parabéns pelo conteúdo irmão. Excelente!
    Sou fã do seu canal...

  • @jfrotalima1
    @jfrotalima1 3 роки тому +2

    Avós e bisavós de muita gente da Jacarecanga nesse filme.

  • @manuelcastromusicaaovivocr9422
    @manuelcastromusicaaovivocr9422 3 роки тому +4

    Dono da janday tbm .. minha vó trabalhou na janday.. e os meu tios trabalharam no filomeno Gomes

  • @sergiomartinstamer9006
    @sergiomartinstamer9006 3 роки тому +4

    Mais um vídeo espetacular. Vc se superando sempre para deleite dos amantes da História!
    Posso arriscar que esses fardos de algodão são aqueles do vídeo do porto também de 1928

  • @flavioishida9232
    @flavioishida9232 3 роки тому +4

    Maravilha de filme Dr. João Flávio, acompanhar todas as etapas de manufatura do algodão até o produto final, empregando tanta gente. Dá uma saudade desse tempo. Muito obrigado por sua dedicação em propagar cultura, a história dessa linda cidade. Sem mais palavras, show!

  • @luizamoura417
    @luizamoura417 Рік тому +1

    Minha irma trabalhou na fabrica do filomeno gomes 1970 nós morávamos na. Braga torres do lado da igreja sao francisco dessendo um pouco tinha aprai. Hoje e av leste oste nostempo 68 fucionava o curral era uma cidade so de prostituta ate na ofaniga. Ate beira mar praia de iracema antes de subir tina mercado proximo cartel do exército. Ara cheio de bar dai era conhecido como curral eita na quele tempo criança jovem era proibido passar por la

  • @marconelima2275
    @marconelima2275 3 роки тому +2

    Dr que maravilha! Obrigado por resgatar a história de nossos antepassados.vendo todo esse povo trabalhando.ficamos a pensar: Será que no meio dessa gente,teria algum familiar nosso?

  • @JorgeOgum7
    @JorgeOgum7 3 роки тому +4

    Incrível os constrastes históricos dessa produção com os dias de hoje. Época da Primeira República e ainda não existia direitos trabalhistas é interessante observar as cotidiano de trabalho e as práticas que se seguiam... Cursei o ensino médio no Liceu do Ceará. Andei muito pelo Jacarecanga e era muito curioso pela história do bairro, por causa dos casarões, do rio.

    • @JorgeOgum7
      @JorgeOgum7 3 роки тому

      Na avenida Francisco Sá, antiga Estrada dos Urubus, ainda tem muitas industrias algumas abandonadas outras funcionando, mas com outras funções e acredito não com a capacidade total. Inclusive hoje passando lá observei que umas dessas foi totalmente demolida, em um terreno enorme próximo ao cruzamento do trilho...

    • @antoniojosepereirapereira2967
      @antoniojosepereirapereira2967 3 роки тому +1

      @@JorgeOgum7 É o caso da Brasil Oiticica!!

  • @dionizioabreu933
    @dionizioabreu933 3 роки тому +2

    Meu amigo quero te dar meus parabéns por esta linda ação e nota dez por sua paciência de ir atrás destas relíquias do estado do Ceará principalmente destes grandes empresários que la naquela gerava muitos empregos diretos e indiretos até mesmos para as dolecestes de menor de idade como era bom mora naque tempo , faz uma reportagem sobre a fabrica café Guimarães Dionizio de Fortaleza estado do Ceará 19 de abril de 3021

  • @romuloleitao5910
    @romuloleitao5910 3 роки тому +4

    Minha Fortaleza querida. Trabalho sensacional amigo.

  • @edycarlosmodesto1297
    @edycarlosmodesto1297 3 роки тому +2

    Aquele vídeo postado aqui há uns dias sobre o porto de FORTALEZA ( ponte metálica ) fazem parte desse msm acervo desse vídeo? E foram gravados os dois na msm época?

  • @joseeveraldoeveraldo2242
    @joseeveraldoeveraldo2242 3 роки тому +1

    tao achando que o menino do video ta vivo......ele teria hj muito mas de 100 anos......kkkkkk

  • @nilsonoliveira3674
    @nilsonoliveira3674 3 роки тому +1

    como e por que a fábrica fechou? por que o algodão não é mais rentável para o Nordeste?

  • @RobertoSilva-bo6kz
    @RobertoSilva-bo6kz 3 роки тому +2

    Uma característica física muito marcante das pessoas nessa época era que poucas, ou quase nenhuma, era obesa ou ao menos acima do peso, sempre com o biótipo magro. Devido sem dúvida, a alimento mais natural, sem produtos industrializados nessa época.

  • @manuelcastromusicaaovivocr9422
    @manuelcastromusicaaovivocr9422 3 роки тому +3

    Nasce nesse lugar.. o riacho passa por baixo da aprendizes marinho.. e sai no mar na praia da leste oeste

  • @joserogerioalvesfernandes1744
    @joserogerioalvesfernandes1744 3 роки тому +2

    Oi boa noite, vi todo, Parabéns pelo o excelente trabalho, gostaria de saber em que ano essa fábrica fechou, quando garoto no final da decada de 70 sempre que minha mãe deixava eu a praia da Leste passava ai em frente mas não lembro se nessa época ainda estava funcionando, essas imagens faz lembrar meu tempo de criança, morei próximo a uma fábrica dessas, abraços

  • @alexsandroarlen8161
    @alexsandroarlen8161 Рік тому +1

    Vc tem vídeos do trabalho polícialde décadas antigas?

  • @edycarlosmodesto1297
    @edycarlosmodesto1297 Рік тому +1

    Professor vc consegue identificar qual o modelo desse carro do Pedro filomeno quando ele sai da sua residência pro trabalho?

  • @Z20Videos20nacsmmonv
    @Z20Videos20nacsmmonv 3 роки тому +3

    Gostei deveras! Viva a história de Fortaleza. 👀😎🏡⚠👋👍

  • @liliancass3489
    @liliancass3489 3 роки тому +1

    Amei descobrir seu canal. Muito obrigada por seus vídeos!

  • @josivandantas6441
    @josivandantas6441 3 роки тому +2

    50:28 uma mulher com máscara

  • @T0313-r9k
    @T0313-r9k 3 роки тому +2

    Oi..estou assistindo novamente..sera que vc pode responder minha curiosidade? No filme mostra a casa do sr Pedro na jacarecanga...onde ficava a casa dele hj em dia...vc sabe dizer exatamente?? A casa ja foi demolida? Saberia me responder...Obrigada

    •  3 роки тому

      Não existe mais. A casa do Sr. Pedro ficava bem na esquina da hoje Avenida Francisco Sá (antiga Estrada do Urubu) e da hoje Avenida Philomeno Gomes.

    • @raimundooliveira8126
      @raimundooliveira8126 3 роки тому

      Eu acho q e onde hj fica o edifício. Filomeno comes. Esquina Francisco Sá com Filomeno comes.

  • @glaydsongomes922
    @glaydsongomes922 8 місяців тому +1

    Lampião deve ter comprado suas mesclas da fábrica são José

  • @carlosrobertonascimentosil9033
    @carlosrobertonascimentosil9033 3 роки тому +2

    Ei Doutor, esses papéis na fatura entrada servia pra mesmo, isso seria um controle de presença de funcionários?

  • @erikximenes1
    @erikximenes1 3 роки тому +4

    Acho muito interessante esse retorno ao passado. Me pergunto como ainda não surgiu um empresário da contrução civil interessado em construir casas, em condomínio fechado mesmo, com o estilo de casas antigas, mas com todas as tecnologias modernas. Isso ficaria muito show em bairros com características históricas, como o Centro, por exemplo.

    • @elberalbuquerque
      @elberalbuquerque 3 роки тому +1

      Aqui em fortaleza nunca vi, mas em Guaramiranga construíram 2 prédios com a fachada aparentando ser de tempos antigos (quem não conhece e vê jura que é um prédio antigo, mas na verdade é recente)

    • @erikximenes1
      @erikximenes1 3 роки тому

      @@elberalbuquerque Quem dera isto ocorresse em Fortaleza, também. Não faltam temas para criar condomínios bonitos e culturais...

    • @leologan8546
      @leologan8546 Рік тому

      Acredito que até a arquitetura do jacarecanga vai mudar com o passar dos anos.

  • @lucasmelo9109
    @lucasmelo9109 2 роки тому +1

    Essa família Philomenk Gomes não existe mais, nem herdeiros? O velho casarão q a eles.pertenceu, não existe mais?

    •  2 роки тому

      A família ainda existe. O casarão não mais.

  • @donatodonadon1816
    @donatodonadon1816 3 роки тому +2

    fico imaginando que todo esse povo que aparece nessas filmagens , talvez umas duas , ou ninguém estejam ainda vivas , principalmente o cachorrinho que aparece deitado em frente a fábrica esse até os ossos virou poeira .

  • @pedrowegmann88
    @pedrowegmann88 3 роки тому +1

    seria bom q mostrasse um filme de como era a siqueira gurgel no seculo passado, ver como foi o inicio de tudo tmb

  • @josivandantas6441
    @josivandantas6441 3 роки тому +1

    C tem noção de quantos funcionários?

  • @claudiabuhamra4904
    @claudiabuhamra4904 2 роки тому +1

    Obra-prima!!! Obrigada por compartilhar❤️

  • @glaydsongomes922
    @glaydsongomes922 8 місяців тому +1

    Conheci vários desta família

  • @socorrolucia973
    @socorrolucia973 7 місяців тому +1

    Um pecado destruir uma fábrica dessa

  • @iwangondim
    @iwangondim 3 роки тому +1

    Excelente vídeo de 1928 da fábrica São José. Impressionante o contingente de operários, admirável maquinário da época. Suas cenas de trabalho e feitio originados do algodão são incríveis. Fábrica São José, fazendo história na industrialização do Ceará. Valeu João Flávio, belo trabalho. Parabéns.

  • @josevaldirdossantos1
    @josevaldirdossantos1 3 роки тому +1

    Brilhante trabalho, parabéns!

  • @robertodemoraes3251
    @robertodemoraes3251 3 роки тому +2

    A vila São José permanece a mesma. Tem um barzinho na pracinha do chafariz.

  • @gilvanlins5489
    @gilvanlins5489 3 роки тому +1

    Legal, legal mesmo, parabéns, ,,

  • @raimundooliveira8126
    @raimundooliveira8126 3 роки тому +2

    Parabéns meu irmão. Adorei . Sei dá grade importância que a família Filomeno comes teve para o desenvolvimento do nisso Ceará. Show

  • @raiholanda
    @raiholanda 3 роки тому +3

    Parabéns pelo trabalho!

  • @Ellanore____
    @Ellanore____ 3 роки тому +3

    Moro na Vila São José, em uma das casas construídas para os operários, todo mundo que vem aqui se encanta com a arquitetura da casa, assim como eu me encantei... muito bom saber a historia que envolve a vila! Parabéns! Faz um vídeo contando a historia dos 10 casarões mais antigas de Fortaleza, seria incrível! Vlw!

    • @anaviana3380
      @anaviana3380 2 роки тому

      Em que endereço fica essa vila? Gostaria muito de passar em frente para ver as casas💝 pois infelizmente nossa cidade não valoriza a história e a arquitetura antiga

    • @leologan8546
      @leologan8546 Рік тому

      ​​@@anaviana3380rua dona bela,Maria Isabel e messias filomeno.são lindas morei nas três hoje moro no centro

  • @francimarvieira7606
    @francimarvieira7606 3 роки тому +2

    Você é incrível todos nós da nossa cidade e do nosso interior deveríamos lhe acompanhar isso que você faz e incrível só assim conheço realmente a história da cidade onde vivo

  • @fabiogurgell4811
    @fabiogurgell4811 3 роки тому +1

    A fachada de toda a fábrica era pra ter sido conservada.

  • @danielfelipe4277
    @danielfelipe4277 3 роки тому

    PARABÉNS
    HEITOR-HF DIGITAL 🏅
    E
    VAVÁ-CINE NAZARÉ 🏅
    PELO EXCELENTE TRABALHO
    SÓ VCS MESMO CONSEGUIRIAM UMA REMASTERIZAÇÃO DESSAS 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @RafaelSousa-nz1ln
    @RafaelSousa-nz1ln 3 роки тому +4

    Vc poderia incluir dentro dos vídeos, imagens tiradas do local tbm do Google Street View, pra ficar mais rico ainda o acervo de imagens, pra quem tem curiosidade de ver o local
    - Essa fábrica tem fotografada dentro do Street View antes dela ser demolida, pra quem tem curiosidade de ver como era a fábrica por fora... Só colocar a data mais antiga registrada no Maps, acho q é em 2011

    • @fatimatavares150
      @fatimatavares150 3 роки тому

      Bom dia more em frente à fábrica até 1964 sempre adorei este bairro tanto q ainda hj moro aqui. Me emocionei em ver que participei tbm dessa história. Obrigada.Parabéns!

    • @iwangondim
      @iwangondim 3 роки тому +2

      Rafael, prefiro o Street View usar o que nos mostra recentemente, pois quando vc "baixa" se ver bem as paredes laterais, como se ver também a garagem dos ônibus vizinhos. Bom seria se na época já existisse os mochileiros do Street. Bem, eu não consegui, talvez você tem outra forma.

    • @iwangondim
      @iwangondim 3 роки тому +1

      @UCnMxqNHcAnDluIfoRw8PVmw isso Rafael, estou CPU no zapweb. Quando vc avista pela fotografia vertical do satélite, vc ver o vazio e tão somente as paredes laterais. Usando o "boneco" do Street vc aciona neste vazio e vê-se as paredes como se fosse desenhos gráficos, o que não se ver em março/11. Deu para entender. Desculpe.

    • @iwangondim
      @iwangondim 3 роки тому +1

      A versão do meu Google Earth é a: 7.3.3.7786 (64-bit). Talvez a sua versão seja possível.

    • @iwangondim
      @iwangondim 3 роки тому +1

      Gostei do Google Maps mostrando as paredes por fora em dez/2011, confesso que não conhecia. Valeu meu jovem.

  • @brasildireitodireito3240
    @brasildireitodireito3240 Рік тому +1

    Ninguem ai está vivo Hoje.

  • @francisconeto3859
    @francisconeto3859 3 роки тому +1

    Que trabalho sensacional

  • @assisnascimento4009
    @assisnascimento4009 3 роки тому +1

    Excelente! Parabéns!

  • @manuelcastromusicaaovivocr9422
    @manuelcastromusicaaovivocr9422 3 роки тому +2

    Se precisar de mais informações estarei por aqui .. meu amigo pra fortalecer seu canal que por sinal é bacana

    •  3 роки тому

      Show! Muito obrigado!!!

  • @tvstudiosem
    @tvstudiosem 3 роки тому +5

    Esse garoto q fica entrando e saindo pra aparecer na filmagem, no final do vídeo ainda deve ser vivo. Vamos encontrá-lo

  • @pauloantoniomoreirarocha9740
    @pauloantoniomoreirarocha9740 3 роки тому +2

    Uma alegria a cada video. Obrigado pelo seu empenho.

  • @edsonmoreira1372
    @edsonmoreira1372 3 роки тому +1

    So faltou as imagens kkkkkk

  • @breno9973
    @breno9973 2 роки тому +1

    Excelente trabalho

  • @jaksonkla
    @jaksonkla 3 роки тому +2

    Obrigado por tamanho privilégio.

  • @carlosrobertonascimentosil9033
    @carlosrobertonascimentosil9033 3 роки тому +2

    Será que tem algum desses trabalhadores que estejavvivo pra contar com mais detalhes esses dias de luta nessa fábrica?

  • @michelealencar3566
    @michelealencar3566 3 роки тому

    Excelente trabalho, Sr. Heitor!!!! Acredito que não deveria deixar de elucidar seu nome na reconstituição desse material. As pessoas deveriam conhecer melhor o seu trabalho. Poderia fornecer seu contato?

  • @renatamello1123
    @renatamello1123 Місяць тому +1

    5:51 onde era
    Casa?

  • @jornalistatarcio
    @jornalistatarcio 2 роки тому

    Todo esse maquinário para época, já era uma tecnologia muito grande. Certamente a família é riquíssima

  • @marcelopessoapequeno6726
    @marcelopessoapequeno6726 3 роки тому +2

    Que riqueza , que volta ao passado da nossa Fortaleza, maravilha seu trabalho nesse canal. Obrigado por nos presentear com esse vídeo marcante.

  • @joseeveraldoeveraldo2242
    @joseeveraldoeveraldo2242 3 роки тому +1

    a casa dos filomenos era muito bonita hj infelizmente ta abandonada cheio de mato

    • @T0313-r9k
      @T0313-r9k 3 роки тому

      Ela ainda existe??