Poxa peninha, sei que o canal é cheio de "generalizações e simplificações" mas poderia ter falado que ela é natural de Capivari, nós da cidade temos muito orgulho da nossa conterrânea muito embora diferente dela a cidade é extremamente conservadora e nem um pouco antropofágica. Ainda hoje é possível visitar a fazenda onde ela viveu na infância e também ah um busto que ela fez em homenagem ao poeta Rodrigues de Abreu na praça central da cidade, talvez a única obra dela ao ar livre!
@@jakangela Moro em Capivari há 15 anos, não fazia ideia que Barack Obama nasceu aqui. Ás vezes nós não percebemos o quanto nosso Brasil é grande e cheio de cultura.
Bueno, fale mais da Tarsila! Fui na exposição do MASP e em um certo momento percebo uma fase dela muito triste, quando ela retrata mais sobre a pobreza na época do “Operários” e outras obras pouco conhecidas. Excelente vídeo, deixei meu like.
Fabio Bucciarelli Sim! Existe uma fase um pouco mais sombria de Tarsila, principalmente nesta fase que tu citou. Tarsila tem suas próprias características de pintura: Cores vibrantes, formas geométricas. São muitas referências de um tempo que ela passou fora do Brasil, e voltou com grandes novidades. E durante o processo de criação de operários, as cores se tornaram menos vibrantes e o protesto, revolta, indignação se fez morada. As obras dela são muito semelhantes a de Anita Malfatti, inclusive duramente criticada por Monteiro Lobato na semana 22 dá uma pesquisada na coluna que ele escreveu sobre Malfatti. Vale a pena! Enfim.
Carnaval em Madureira,quadro memorável de 1924 de Tarsila de Amaral. Quando Tarsila veio conhecer o carnaval Carioca,e se encantou. Fez os quadros Carnaval em Madureira e morro da Favela. 2 obras memoráveis.
Só umas questões de data: Abaporu é de 1928, assim como o Manifesto Antropófago do Oswald, do mesmo ano. Eles se casam em 1926 e se separam em 1929, ano em que a Tarsila também perde tudo com a Quebra da Bolsa de NY e entra numa bad monstruosa. Parabéns pelas abordagens nos vídeos, genial!
Sou escritor de ficção iniciante e estou criando um movimento para escritores escreverem sobre o interior do Brasil. Iria chamar esse manifesto de Interiorpunk, mas vejo que será Caipirapunk. E graças a esse canal já sei o que estudar para mais referências
@@jrcoronel1991 E talvez seja! Se vocês fossem membros paaaaagaaante$ do canal, saberiam a verdade verdadeira por trás do cenário do "Não Vai Cair no Enem"! O Eduardo gravou um vídeo exclusivo mostrando e contando a história de tudo! Atenciosa e ambiciosamente, equipe Buenas Ideias.
AMEI o episódio, PENINHA!!! Tudo fica mais bonito qdo envolve SENTIMENTOS amorosos de um jeito ou de outro. Amor entre pessoas, pelo PAÍS, pela nossa culinária. Conheci ALGUÉM muito conhecido que achava o 'abaporu' uma obra não tão boa. Ele zoava. Eu, como não sou artista
Tu é um cara sensacional!!! Os conteúdos que teu canal tem, são poucos que tem, tua oratória e bom humor diminuem a nossa ignorancia e analfabetismo histórico, parabéns pelo trabalho
Bibliografia deste programa: Tarsila: Sua obra e seu tempo - Aracy A. Amaral amzn.to/31mLpDD Oswald de Andrade - Biografia - Maria Augusta Fonseca amzn.to/31pOx1O O Salão e a selva - uma biografia ilustrada de Oswald de Andrade - Maria Eugenia Boaventura amzn.to/2X25Arf Pagu vida-obra - Augusto dos Campos amzn.to/2X2fM2P Brasil, Uma história - Eduardo Bueno amzn.to/2XDGNGX
O modernismo também é Brasil, também é sobre valorização da cultura vernacular, só ver a quantidade de gravações etnográficas que Mário de Andrade fez pelo Brasil: "No início de 1938, Mario de Andrade, secretário municipal de cultura de São Paulo na época, enviou para o nordeste brasileiro quatro membros da Missão de Pesquisa Folclórica numa expedição semelhante. Seu intuito era gravar o mais rápido possível a maior quantidade de música que conseguisse antes que as influências prejudiciais do rádio e do cinema começassem a transformar a cultura da região."
"Urgentemente É urgente o amor É urgente um barco no mar É urgente destruir certas palavras, ódio, solidão e crueldade, alguns lamentos, muitas espadas. É urgente inventar alegria, multiplicar os beijos, as searas, é urgente descobrir rosas e rios e manhãs claras. Cai o silêncio nos ombros e a luz impura, até doer. É urgente o amor, é urgente permanecer. Eugénio de Andrade, in "Até Amanhã" "Ai, o amô, ai, ai Amô bobagem que a gente Não explica, ai, ai Prova um bocadinho, oi Fica envenenado, oi E pro resto da vida É um tal de sofrê O-la-rá, o-le-rê " Ary Barroso
Cada historia fabulosa ! Voce nunca pensou em transformar algumas destas historias e resumi-las num livro infantil? O que acham ?!? Muito melhor que Disney !!
Desconhecia esses meandros da vida de Tarsila do Amaral. Achei muito interessante, ela foi uma mulher realmente fantástica e muito a frente do seu tempo. Vejo muitas meninas ligadas de alguma forma ao movimento feminista que usam como "símbolo" de seu posicionamento a artista mexicana Frida Kahlo (que foi de fato uma mulher foda) mas conhecendo um pouco mais sobre a Tarsila acredito que ela poderia ser alçada a esse posto de "musa" da causa feminina no Brasil.
Cara, moro aqui em Maricá (RJ) e não sabia mesmo que Washington Luis era daqui. Se vc for fazer um vídeo sobre o ex-presidente, que tal dar um pulo aqui na nossa belíssima cidade e gravar aqui? Aliás, o que não falta por aqui é história: teve andanças do padre Anchieta, de Charles Darwin, Getúlio Vargas, dos imperadores...tem uma instalação aqui com estátuas de João Saldanha, Antônio Callado, Maysa e Darcy Ribeiro, todos ex-moradores. Este último, por sinal, morou numa casa projetada por ninguém menos que Oscar Niemeyer, que também passou parte da infância aqui. Diria que Maricá merece até um episódio do "Não Vai Cair no Enem". Vem aqui nos visitar pra tu ver. Falo através da Prefeitura mas meu nome é Sérgio Renato, jornalista também, seu espectador assíduo. Parabéns e forte abraço!
Olá, Prefeitura de Maricá! Pois é. O nosso amigo cometeu um equívoco. O ex- presidente não nasceu em Maricá e sim em Macaé. Não sou macaense, mas vivo aqui há 20 anos e tem uma praça em homenagem a ele, segundo o site da prefeitura de Macaé. Dá uma conferida no link: www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/prefeitura-entrega-a-populacao-praca-washington-luiz-totalmente-reformada
Esses videos são muito bons, Eduardo. E o incentivo à leitura em cada um deles é algo bastante especial. Adoro a linguagem que você usa. Parabéns! Aproveito pra indicar aos assinantes aqui do canal também o livro "Paixão Pagu", uma carta escrita pelo própria Patrícia Galvão com muitas intimidades e uma amostra de como não era fácil ser "ela" quando ela foi. Um abraço.
Qué placer ver tus videos ! Una pena que este tema no lo pusiste el año pasado, así me resolvías el trabajo de profesorado , jajaj-. Menos mal que existe otro gaúcho, L. A , Fischer, que me solucionó el problema con sus excelentes críticas a la Semana de Arte Moderno y sus representantes. Bueno, ahora en serio, aquí desde Uruguay nos deleitamos y aprendemos contigo. Abrazos estimado !
Ahh que amor a Tarcila! 💕 E estou no aguardo do episódio sobre Washington Luís, que inclusive, tem a Avenida do Aeroporto de Congonhas batizada com o seu nome ^^
Tarsila nasceu aqui, na cidade de Capivari-Sp, hoje o sítio onde nasceu e morou pertence à área rural do município de Rafard, Fundado a pouco menos de 70 anos. "Arredores de Americana" ficou longe hein... Kkkk
Caraio velho ... Tu me abre o episódio com wander wildner... Eu tenho uma camiseta escrita eu te amo ❤... Primeira música que cantei pra minha esposa kkkk Cara tu é mestre velho.👏👏👏👏
Eduardo e seu fetiche por pinto e pau...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...no episódio sobre o pau Brasil ele chega a salivar de tanto entusiasmo, mas é claro que é por causa do brilhantismo e entusiasmo que ele tem em ensinar. Obrigado pelo conhecimento passado. Você é ótimo. Continue nós presenteando com grandes histórias sobre o Brasil! Brilhante! Abraços.
E eu fico pensando no que os professores militantes de história nos dias atuais estão ensinando aos manipuláveis das faculdades e escolas. Ainda bem que minhas filhas assistem este canal. Cultura é tudo! História é tudo! Abraços!
"E era um artista
E era um iconoclasta
E era um doidão..."
Melhor definição sobre Osváldi de Andrade.
Hahahahahahahahahahahahaha
Carol Archaeo poemas pílulas! Hauhaua! Boa!!
Poxa peninha, sei que o canal é cheio de "generalizações e simplificações" mas poderia ter falado que ela é natural de Capivari, nós da cidade temos muito orgulho da nossa conterrânea muito embora diferente dela a cidade é extremamente conservadora e nem um pouco antropofágica. Ainda hoje é possível visitar a fazenda onde ela viveu na infância e também ah um busto que ela fez em homenagem ao poeta Rodrigues de Abreu na praça central da cidade, talvez a única obra dela ao ar livre!
como irritar um capivariano: é só dizer que Tarsila na verdade é Rafardense. rs
@@jakangela Moro em Capivari há 15 anos, não fazia ideia que Barack Obama nasceu aqui. Ás vezes nós não percebemos o quanto nosso Brasil é grande e cheio de cultura.
@@arielrakim9616 Eita, não entedi
@@arielrakim9616 ?,?????
@@arielrakim9616 de onde vc tirou isso ??? Me explica
Eduardo, logo mais é aniversário do Santos Dumont.
Acho que é justo ele ganhar um episódio só dele hehe.
abraços.
Canal de maior relevância do Brasil, se não é, devia ser! Tira muita onda no vocabulário!
Bueno, fale mais da Tarsila! Fui na exposição do MASP e em um certo momento percebo uma fase dela muito triste, quando ela retrata mais sobre a pobreza na época do “Operários” e outras obras pouco conhecidas.
Excelente vídeo, deixei meu like.
Fabio Bucciarelli
Sim! Existe uma fase um pouco mais sombria de Tarsila, principalmente nesta fase que tu citou. Tarsila tem suas próprias características de pintura: Cores vibrantes, formas geométricas. São muitas referências de um tempo que ela passou fora do Brasil, e voltou com grandes novidades. E durante o processo de criação de operários, as cores se tornaram menos vibrantes e o protesto, revolta, indignação se fez morada. As obras dela são muito semelhantes a de Anita Malfatti, inclusive duramente criticada por Monteiro Lobato na semana 22 dá uma pesquisada na coluna que ele escreveu sobre Malfatti. Vale a pena! Enfim.
Retratou sobretudo em "Operários",o início da industrialização do País.
Carnaval em Madureira,quadro memorável de 1924 de Tarsila de Amaral.
Quando Tarsila veio conhecer o carnaval Carioca,e se encantou.
Fez os quadros Carnaval em Madureira e morro da Favela.
2 obras memoráveis.
Só umas questões de data:
Abaporu é de 1928, assim como o Manifesto Antropófago do Oswald, do mesmo ano.
Eles se casam em 1926 e se separam em 1929, ano em que a Tarsila também perde tudo com a Quebra da Bolsa de NY e entra numa bad monstruosa.
Parabéns pelas abordagens nos vídeos, genial!
Sou escritor de ficção iniciante e estou criando um movimento para escritores escreverem sobre o interior do Brasil. Iria chamar esse manifesto de Interiorpunk, mas vejo que será Caipirapunk. E graças a esse canal já sei o que estudar para mais referências
Ahhh eu sabia que esse fundo era Chroma!! heuehuehue
Muito obrigado por nos prestigiar com ótimo conteúdo e senso de humor!
Eu achava que era papel de parede. Hahahahahahaha!
@@jrcoronel1991 E talvez seja! Se vocês fossem membros paaaaagaaante$ do canal, saberiam a verdade verdadeira por trás do cenário do "Não Vai Cair no Enem"! O Eduardo gravou um vídeo exclusivo mostrando e contando a história de tudo!
Atenciosa e ambiciosamente, equipe Buenas Ideias.
@@BuenasIdeias , li ouvindo a sua voz! Hehehehe! Vou rever minhas finanças. ❤
Querido Eduardo Bueno te Amo❤ Episodio Abaporu 😊
"Viveram felizes para sempre até 1926! Pra que mais que 3 anos!" Adoro!
AMEI o episódio, PENINHA!!!
Tudo fica mais bonito qdo envolve SENTIMENTOS amorosos de um jeito ou de outro. Amor entre pessoas, pelo PAÍS, pela nossa culinária.
Conheci ALGUÉM muito conhecido que achava o 'abaporu' uma obra não tão boa. Ele zoava. Eu, como não sou artista
(continuação)... ARTISTA, não ACHO nada.
Tu é um cara sensacional!!! Os conteúdos que teu canal tem, são poucos que tem, tua oratória e bom humor diminuem a nossa ignorancia e analfabetismo histórico, parabéns pelo trabalho
Se até eu que só conheci Pagu por foto sou apaixonado,imagina o Oswald? kkkk
O fundo com a musica do Wander Wildner ficou especial.
Bibliografia deste programa:
Tarsila: Sua obra e seu tempo - Aracy A. Amaral amzn.to/31mLpDD
Oswald de Andrade - Biografia - Maria Augusta Fonseca amzn.to/31pOx1O
O Salão e a selva - uma biografia ilustrada de Oswald de Andrade - Maria Eugenia Boaventura amzn.to/2X25Arf
Pagu vida-obra - Augusto dos Campos amzn.to/2X2fM2P
Brasil, Uma história - Eduardo Bueno amzn.to/2XDGNGX
Love's in the air!!!! Ótimo, como sempre. Parabéns conterrâneo.
Cara, falando de modernistas e Europa... Faz um episódio sobre o Suassuna!!!!
O modernismo também é Brasil, também é sobre valorização da cultura vernacular, só ver a quantidade de gravações etnográficas que Mário de Andrade fez pelo Brasil: "No início de 1938, Mario de Andrade, secretário municipal de cultura de São Paulo na época, enviou para o nordeste brasileiro quatro membros da Missão de Pesquisa Folclórica numa expedição semelhante. Seu intuito era gravar o mais rápido possível a maior quantidade de música que conseguisse antes que as influências prejudiciais do rádio e do cinema começassem a transformar a cultura da região."
@@vcaccuri se eu entendi sua resposta, você precisaria ver a visão do Suassuna sobre o modernismo do sudeste... Se é que ele se considerava moderno!
"Urgentemente
É urgente o amor
É urgente um barco no mar
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.
Eugénio de Andrade, in "Até Amanhã"
"Ai, o amô, ai, ai
Amô bobagem que a gente
Não explica, ai, ai
Prova um bocadinho, oi
Fica envenenado, oi
E pro resto da vida
É um tal de sofrê
O-la-rá, o-le-rê " Ary Barroso
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
CANAL MARAVILHOOOOOSO 💗💗
Ai que legal! Esse amor daria um filmaço!
Oia lá! Sabia que não era de verdade! Tantos livros enfileirados e bonitos que é impossível ser de verdade!
Cada historia fabulosa ! Voce nunca pensou em transformar algumas destas historias e resumi-las num livro infantil? O que acham ?!? Muito melhor que Disney !!
Desconhecia esses meandros da vida de Tarsila do Amaral. Achei muito interessante, ela foi uma mulher realmente fantástica e muito a frente do seu tempo. Vejo muitas meninas ligadas de alguma forma ao movimento feminista que usam como "símbolo" de seu posicionamento a artista mexicana Frida Kahlo (que foi de fato uma mulher foda) mas conhecendo um pouco mais sobre a Tarsila acredito que ela poderia ser alçada a esse posto de "musa" da causa feminina no Brasil.
Estou vendo no dia dos namorados 2019 e solteiro ainda😢😢😢😃😃😃 (pelo menos estou melhor que muitos casados)
Arthur Davi Vasconcelos antes só que mal acompanhado.
A gente só descobre o que é a felicidade depois que casa. Mas aí é tarde demais
São Paulo terra de pessoas valorozas
A começar pelos bandeirantes
Eduardo Bueníssimo, figura genial! Mais um belíssimo episódio. :)
confesso q sempre pulo a rimazinha genuinamente miseravel q vcs fazem em todo episodio
Muito amor pela Tarsila!
Que episódio romântico, fessor! Amei!!! 👋👋👋Também não vejo a hora de ver o episódio dos Modernistas.
O vídeo novo não tem como comentar, mas muito legal saber que tens uma gravura do Ramon Rodrigues. O cara é fera!
Show de bola a trilha sonora do Wander Wildner Peninha!!!
Maravilhoso e romantico episódio , cada dia me apaixono por esse canal
Estive no Masp para ver a exposição Tarsila Popular no dia 28! Ver as obras pessoalmente não tem explicação hahaha o vídeo chegou no momento certo
Mais uma aula de história com uma linguagem que te faz ter interesse no assunto, parabéns.
Como sempre, maravilhoso!!! Muito obrigado, Eduardo!!! Aproveitando o movimento Modernista, que tal Monteiro Lobato?
Nostalgia Wander Wildner, obrigado por existir Eduardo Bueno ❤️
E uma música do Wander Wildner de trilha sonora! Sensacional!
“Amor dor
Dor amor”
Me inspirando em Oswaldo!
Jonas Pajeh
13 06 2019
Ótima aula para os professores de literatura.
Fantástico episódio, perfeito para o dia de hoje!!! Obrigado
Estou apaixonada por vc, pena pq um gremista nunca daria certo com uma colorada. Mas meu amor so aumenta a cada buenas ideias.
Só dei o like porque o Bueno falou o nome do Oswald do jeito certo.
Cada vídeo melhor que o outro.
se for durar pouco o amor, que seja com capinha, é claro!
Muito bom.
Faça um episódio sobre o Matias Aires, um dia.
Wander Wildner na trilha sonora!!! Ficou muito bom!!!
4:52 é muito Realista essa Biblioteca!
Eduardo Bueno, você poderia indicar um livro sobre a história de Pedro Segundo? Se possível conter as histórias das viagens dele tb
Vai pra Netflix velhooo ♡♡♡♡♡♡
Cara, moro aqui em Maricá (RJ) e não sabia mesmo que Washington Luis era daqui. Se vc for fazer um vídeo sobre o ex-presidente, que tal dar um pulo aqui na nossa belíssima cidade e gravar aqui? Aliás, o que não falta por aqui é história: teve andanças do padre Anchieta, de Charles Darwin, Getúlio Vargas, dos imperadores...tem uma instalação aqui com estátuas de João Saldanha, Antônio Callado, Maysa e Darcy Ribeiro, todos ex-moradores. Este último, por sinal, morou numa casa projetada por ninguém menos que Oscar Niemeyer, que também passou parte da infância aqui. Diria que Maricá merece até um episódio do "Não Vai Cair no Enem". Vem aqui nos visitar pra tu ver. Falo através da Prefeitura mas meu nome é Sérgio Renato, jornalista também, seu espectador assíduo. Parabéns e forte abraço!
Olá, Prefeitura de Maricá! Pois é. O nosso amigo cometeu um equívoco. O ex- presidente não nasceu em Maricá e sim em Macaé. Não sou macaense, mas vivo aqui há 20 anos e tem uma praça em homenagem a ele, segundo o site da prefeitura de Macaé. Dá uma conferida no link: www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/prefeitura-entrega-a-populacao-praca-washington-luiz-totalmente-reformada
Excelente video , grandes artistas brasileiros ,forte abraço.
Como não se apaixonar em Minas, por Minas, uai!!!! 🌻🌻
Você é o máximo,
O melhor do Peninha é que ele se diverte demais né
Amei o tema "Amor Canibal" , Oswaldí doidão , demais! Um abraço aqui dos EUA.
Sou sua FÃ número UM!
Como não descobri esse canal antes, estou viciada 😍
Esses videos são muito bons, Eduardo. E o incentivo à leitura em cada um deles é algo bastante especial. Adoro a linguagem que você usa. Parabéns! Aproveito pra indicar aos assinantes aqui do canal também o livro "Paixão Pagu", uma carta escrita pelo própria Patrícia Galvão com muitas intimidades e uma amostra de como não era fácil ser "ela" quando ela foi. Um abraço.
Feliz dia dos solteiros!!! É noix
É sempre bom assisti o buenas idéias. Amo♥
Maravilhoso... Não o Peninha e sim o vídeo!
Qué placer ver tus videos !
Una pena que este tema no lo pusiste el año pasado, así me resolvías el trabajo de profesorado , jajaj-. Menos mal que existe otro gaúcho, L. A , Fischer, que me solucionó el problema con sus excelentes críticas a la Semana de Arte Moderno y sus representantes.
Bueno, ahora en serio, aquí desde Uruguay nos deleitamos y aprendemos contigo. Abrazos estimado !
Ahh que amor a Tarcila! 💕 E estou no aguardo do episódio sobre Washington Luís, que inclusive, tem a Avenida do Aeroporto de Congonhas batizada com o seu nome ^^
Sou fã do trabalho da grande Tarsila
Cada dia mais apaixonada pelo canal e pelo maluco.
prof, você poderia fazer uma playlist só com a história do brasil pra gente maratonar!!! amo seus vídeos!
Foi um amor de trisal, Oswald, Tarsila e Pagu!
só de ter wander wildner já merece um milhão de likes
Tarsila nasceu aqui, na cidade de Capivari-Sp, hoje o sítio onde nasceu e morou pertence à área rural do município de Rafard, Fundado a pouco menos de 70 anos. "Arredores de Americana" ficou longe hein... Kkkk
Gol do Inter!!! "Que não seja eterno, posto que é chama/mas que seja infinito enquanto dure."
Estou vendo perto do dia dos namorados em 2021. Afinal estamos próximos do centenário da semana de 22 ;)
Já tivemos muitas mulheres importantes para o Brasil!!
Conta a história da "ensacadora de vento" se vc é isento como "tenta " enganar!
Só um adendo: Washington Luis Nascimento: 26 de outubro de 1869, Macaé, Rio de Janeiro.abraço
Gênio Eduardo te amamosssssss
ahhh o amor❤apaixonada pelo Buenas Ideias
Amei esse episódio!
Ameiiii
Boas sugestões são: Santos dumont, Zuzu Ângel, Leila Diniz .. adoro esse canal !!
A Fazenda Santo Antônio fica na cidade de Araras-SP, a fazenda é preservada e tornou-se um hotel.
Obrigado por compartilhar um pouco do seu vasto conhecimento, obrigado mesmo.
Tarcila grande mulher ♥️
Q U E E P I S Ó D I O babando
Caraio velho ...
Tu me abre o episódio com wander wildner...
Eu tenho uma camiseta escrita eu te amo ❤...
Primeira música que cantei pra minha esposa kkkk
Cara tu é mestre velho.👏👏👏👏
Parabéns!
Esse chroma key é bom, só reparei que é hoje que o Peninha falou, parabéns aos editores, hahahaha
Muito bom. Bom dmais.
Buenas ideias poderia ser um programa de TV...
Estou vendo no dia, professor!
Acho que você devia fazer um quadro sobre atualidades e paralelos históricos.
E parabéns pelo vídeo, belíssimo!
Sensacional Tarsila é foda🤘🏼🌹❤
Professor, aguardo com ansiedade o vídeo sobre a feirense Maria Quitéria de Jesus Medeiros.
Assistam o anúncio para ajudar aêê rapeize
Melhor canal que existe
Seu canal é Bueno mesmo....top demais
Sobre o amor / dia dos Namorados poderia ter falado também de Olga e Luiz Carlos Prestes.
Mais um vídeo, demais!!!!!
Eduardo e seu fetiche por pinto e pau...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...no episódio sobre o pau Brasil ele chega a salivar de tanto entusiasmo, mas é claro que é por causa do brilhantismo e entusiasmo que ele tem em ensinar. Obrigado pelo conhecimento passado. Você é ótimo. Continue nós presenteando com grandes histórias sobre o Brasil! Brilhante! Abraços.
E eu fico pensando no que os professores militantes de história nos dias atuais estão ensinando aos manipuláveis das faculdades e escolas.
Ainda bem que minhas filhas assistem este canal.
Cultura é tudo!
História é tudo!
Abraços!
Oswald era filho único. Essa história de Mariana, Madalena e Beatriz serem irmãs é lenda
"mas cara! tu precisa ser feliz mais que 3 anos?" ahahahhaha Chorei de rir nesse episódio. parabéns
As terras da família do Oswald de Andrade ficavam no atual bairro de CERQUEIRA CÉSAR, localizado numa área contígua à Avenida Paulista.