Це відео не доступне.
Перепрошуємо.

A HOMOSSEXUALIDADE E O OLHAR DA PSICANÁLISE # 22

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 13 сер 2024
  • O que a Psicanálise tem a dizer acerca da homossexualidade? A partir desta indagação, o psicanalista Alexandre Simões expõe algumas perspectivas da Psicanálise acerca da sexualidade, em geral, e mais especificamente sobre a homossexualidade. Questiona a ideia simplificadora do sujeito homossexual, em prol de uma visão bem mais complexa e diversificada que vem a ser as ‘homossexualidades’, no plural. Por fim, examina uma preocupante expectativa que sempre retorna à cena social: a patologização da homossexualidade.

КОМЕНТАРІ • 977

  • @HelderOliveiraeLucineideSantos
    @HelderOliveiraeLucineideSantos 2 роки тому +20

    Hoje trago a você um testemunho forte, tanto no sentido do que o diabo pode fazer nas mãos de uma pessoa, quanto no poder que nosso Deus tem de restaurar o quadro de vida de um ser humano , Ele é incrível!!!! Particularmente, acho que um testemunho pode nos dar forças, incentivar a continuar e a acreditar mais em Deus.
    “ Paz queridos Tenho 28 anos, sou cristão e Ex-Travesti, Sou natural de Rondônia mas atualmente moro em Brasília Meu maior sonho e objetivo é de abençoar e alcançar o maior número de pessoas com o meu testemunho, então peço a Deus que Ele fale com você através deste texto hoje!!!
    Bom não sabia como começar, mas pedi a Deus que me desse uma direção e que Ele me desse graça para compartilhar o que Ele tem feito em minha vida, é maravilhoso!
    Perdi meu pai com 5 anos e passei a ser criado por meus irmãos paternos, minha mãe tias, tios e avó, na cidade que nasci, meu pai era pai de santo bastante atuante na umbanda quando morreu ofereceu todos seus oito filhos as entidades, minha mãe encontrou um outro homem muito violento casou com ele e tiveram dois filhos e sofremos muito na mão desse rapaz. Com toda essa situação passei a ser uma criança conturbada, introvertida, quieta e amarga, mas não era só isso… Após a morte do meu pai sofri abusos sexuais constantes apartir dos meus 10 anos de idade por parte de várias pessoas, essa foi mais uma situação que contribuiu para Satanás agir em minha vida.
    O tempo passou, pude suportar meu padrasto até meus 14 anos após isso fugi da casa da minha mãe e me tornei uma mulher trans um TRAVESTI e aquilo me doía muito pois passei a
    entender o que havia acontecido comigo! Me vi então como uma pessoa amarga, tinha medo das pessoas e medo de ser rejeitado pelas pessoas que se aproximavam de mim.Mas não aceitava ter passado por tudo aquilo, havia muita raiva dentro de mim… Foi quando, que com 15 anos de idade eu fui Lara Brasília e entre outros estados e cidades do Brasil atuar na prostituição e sempre frequentando a centros de umbanda, oferecendo servindo e sacrificando as entidades crendo que eles eram meus guias protetores.
    O tempo passou e um dia Deus me preparou uma situação para que eu viesse ter um encontro verdadeiro com o Senhor Deus, não aguentando mais aquela situação, tudo aquilo que estava dentro de mim, aquela angústia e tudo o mais quanto eu estava passando, Deus falou comigo "Eu não estou contente com as tuas atitudes" por três vezes eu ouvi essa voz as três da manhã e me assustei pois eu estava acordado
    E Deus, é claro, me respondeu assim o Senhor em sua palavra após uma confirmação que eu pedi em CORINTIOS: “No Meu tempo tudo será revelado”.
    Amados, não passou muito tempo e Deus trouxe tudo à tona através de alguns servos de Deus.
    Então Deus começou a trabalhar sobre Libertação e perdão em minha vida! Todo sentimento de rejeição, timidez, medo das pessoas, de me relacionar, tudo o que o diabo aproveitava da minha vida Deus foi me libertando, e até aqui me ajudou o Senhor. Graças a Deus tenho conseguido superar as coisas através de muita oração, Palavra e comunhão com a Deus.
    Hoje, graças a Deus, tenho uma esposa abençoada e uma filha que enche nosso lar de alegria, duas pessoas que estão ao meu lado sempre! Amo, mais amo mesmo estar com essas duas pessoas! Todo aquele complexo de me sentir inferior de que eu não posso, timidez, aquela pessoa introvertida, DEUS ME LIBERTOU E ME MOSTROU A MINHA VERDADEIRA IDENTIDADE E VOCAÇÃO!
    Hoje sou casado a seis anos e tenho um ministério abençoado de pregação me converti a Deus e pedi perdão por tudo o que havia feito. Aconteceu no ano de 2015 e Deus veio até mim e disse a mim que não estava contente com as minhas atitudes, olhei com toda sinceridade e respondi “sim eu quero aceitar esse Jesus !” Naquele momento eu vi mais uma vez o amor de DEUS na minha vida!
    Em resumo, hoje estou em paz com o meu passado, tenho uma nova vida graças a DEUS!
    Quero que saibam que Deus é poderoso para curar, restaurar, libertar e fazer tudo novo por nós pra que experimentemos e vivamos a boa perfeita e agradável vontade dEle para nós! Se você está passando por lutas, ou já teve mágoas em sua vida, Deus é poderoso e bom o suficiente para te refazer tudo!!!!
    “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
    Abraços e fiquem na Paz do nosso Deus!”
    Queridos,Não preciso dizer mais nada! Só saiba que DEUS realmente existe e ELE nos acompanha no vale da morte, mas também nos traz para o Reino da Sua maravilhosa luz!!!
    Fiquem em PAZ!
    Com amor, Ev Helder Oliveira
    A Graça de sofrer por Cristo! - Fp 1.29
    Somos chamados para testemunhar!
    Ex-gays tem de testemunhar libertação, em todo o planeta: “Jesus pode mudar qualquer um”
    Somos muitos ex-gays, cristãos libertos da vida homossexual pregando esperança e vida nova à comunidade LGBTQIA+.

    • @patyvieira33
      @patyvieira33 2 роки тому +14

      Que benção seu testemunho! Glória a Deus por sua libertação e pelo convencimento do Espírito Santo em sua vida!!
      Sou Psicóloga há 24 anos e reconheço o adoecimento psíquico e emocional na homossexualidade e que merece ser tratada. Mas também, como Cristã, reconheço o poder de Deus em nossas vidas e que Ele pode sim, libertar a todos nós das armadilhas do diabo.
      Fico feliz que vc está trabalhando no seu propósito e na obra de Deus.
      Que Jesus esteja sempre com vc e que Deus te abençoe e te proteja eternamente! Amém!🙏🏽🙌🏽

    • @diegotho01
      @diegotho01 Рік тому +4

      @@patyvieira33 tenho pena dos seus pacientes

    • @patyvieira33
      @patyvieira33 Рік тому +11

      @@diegotho01 Não se preocupe com eles Diego. Estão todos ótimos! Deus te abençoe 🙏🏽 Jesus Cristo te ama tb💖😘

    • @diegotho01
      @diegotho01 Рік тому +4

      @@patyvieira33 eu nunca me consultaria com um psicologo crente e bolsonarista . mt lavagem cerebral

    • @patyvieira33
      @patyvieira33 Рік тому +11

      @@diegotho01 Mesmo que vc quisesse eu não poderia te atender Diego. Minha agenda está cheia e tenho fila de espera. Fique na paz menino! Deus te abençoe 🙏🏽 Jesus Cristo te ama 💖.

  • @pmbittencourt7580
    @pmbittencourt7580 5 років тому +45

    Me formo em psicologia mês que vem. Meu TCC é sobre esse assunto, e de tudo que vi até agora, vc foi o melhor comentarista do assunto!

    •  5 років тому +6

      Caro Jederson, obrigado pelo seu retorno. Fico bem satisfeito, ao saber desta boa convergência entre o meu vídeo e este momento de sua formação. Sucesso em sua carreira! Abç.

  • @thelonesomebearsranch4680
    @thelonesomebearsranch4680 3 роки тому +27

    Fantástica palestra. Nasci em 1967 e cresci numa sociedade muito diferente da que temos hoje. Mas desde muito cedo prometi a mim mesmo que eu seria fiel às minhas inclinações homossexuais e assim foi, com discrição é sempre preservando minha intimidade fui administrando minha vida afetiva...

    • @podalirioklatt8390
      @podalirioklatt8390 7 місяців тому

      Isto não era reconhecido na década de 70, mas já existia, sem saberem o nome disto. Mas já existia na década de 70

  • @rafaelgomes9428
    @rafaelgomes9428 8 років тому +223

    Passei uma vida tentando dentro da religião deixar a homossexualidade, até minha família me aceitava mais do que eu mesmo, inclusive meu pai! Hoje resolvi ser eu mesmo e aos poucos tenho tentado esquecer o que o fundamentalismo cristão fez comigo!

    • @mileydebrito4438
      @mileydebrito4438 8 років тому +37

      Rafael Gomes, não tem como deixar de ser o que é ! As pessoas ao seu redor podem ter te ensinado que a Homossexualidade é uma doença, e a única cura seria a religião , bom alguns acreditam , outros como eu não, eu gosto de acreditar que uma pessoa não se torna gay , de uma hora pra outra . Ela apenas se descobre conforme a vida ! ENTÃO seja você, apesar da sua religião certamente não aceitar , você se sentindo bem é o que importa 🖒

    • @rafaelgomes9428
      @rafaelgomes9428 8 років тому +6

      +Mileyde Brito obrigado pelo carinho amiga Mileyde!

    • @rafaelgomes9428
      @rafaelgomes9428 7 років тому +8

      Myleide Brito mais uma vez obrigado pelas lindas palavras!

    • @Vinnyunderground
      @Vinnyunderground 6 років тому +16

      Não há escolha consciente em ser homossexual ou heterossexual, Joel. Patologias também não são escolhas, inclusive, repudia-las é desumano e vai na contra-mão da bonevolência. :)
      Todas as formas de exercer a sexualidade (incluindo, heterossexual), sem o intuito de procriar, são uma espécie de "depravação". rsrs
      Uma observação importante: Normalmente, pessoas homossexuais percebem a sua forma de desejo sexual e romântico lá na primeira infância, do mesmo modo que ocorre na heterossexualidade, portanto, seu discurso é incoerente. :)

    • @Samuel-dj6vy
      @Samuel-dj6vy 6 років тому +9

      "Joel José" E assim o conhecimento de deus vai criando alineados como você, pessoas patologicamente anormais que usam palavras incomuns para tornar o seu sarcasmo mais despojado e sombrio. Existem traços evidentes da homossexualidade no DNA, Felizmente lamento informar para você, mas Deus criou os Gays como são.

  • @DS-sx7if
    @DS-sx7if 2 роки тому +16

    isso a 7 anos atrás, e hoje temos mais estudos sobre a diversidade e complexidade da sexualidade. Gratidão professor, explicação magnifica.

  • @Leo174
    @Leo174 9 років тому +105

    Como eu queria ter um irmão homem, mesmo se ele não fosse gay igual a mim, mas faz falta apesar de amar minha irmã incondicionalmente!!! Tenho 34 anos e faço 35 agora dia 9 de Julho e sabe o que mais queria na minha vida, ser assumido, que minha familia e eu me asseitassem assim como sou e ter apoio e um namorado fixo. Sempre gostei de namorar, mas era e é escondido! Chorei ao ver este video, estou muito triste, meus pais são idosos e eu sofro de depressão por ter essa "coisa" agarrada dentro de mim que não consigo ser feliz! Estou preso em meu mundo! Se alguém poder me ajudar? Obrigado.

    • @caiooliveira4836
      @caiooliveira4836 7 років тому +46

      Leonel Luiz amigo não há nada de errado com você cara. Somos socializados desde a infância pra sermos heterossexuais pq isso é o que é dado como correto devido a reprodução Macho/Fêmea. Mas se tu não quer procriar com uma mulher tu não é obrigado . independente do que a sociedade diga,somente você é o dono da sua vida.Seja Feliz esqueça os outros. Aceite a sexualidade como algo natural pq é natural.Ate em animais existe pq não existiria entre nós humanos? Somos seres racionais mas temos sentimentos, se o teu afeto se dirige a homens,aceite isso e seja feliz.Somente você tem o poder de se aceitar e ser feliz.Grande abraço

    • @Leo174
      @Leo174 7 років тому +10

      Muito obrigado Caio!

    • @itali5517
      @itali5517 7 років тому +19

      Você poderia se beneficiar de passar por um processo psicanalítico. Sobretudo creio eu, como forma de pitaco, mas acredito que lhe faria bem aceitar que seus pais não gostam de sua sexualidade e você não pode fazer nada para mudar isso. Você quer ser o filho dos sonhos dos seus pais, mas não é. Mas não há problema nisso, desista de querer agradá-los e seja você mesmo. Isso não é fácil de fazer, do dia para a noite, faça tratamento.

    • @PetersonIsaac
      @PetersonIsaac 7 років тому +28

      Leonel Luiz Penso que a realização ou a felicidade em si é uma coisa muito maior do que a realização sexual, claro que gera desconforto, mas a sexualidade sozinha não define, ou não deveria, definir o indivíduo​ e nem a realização pessoal. A vida humana é constituída por diversas esferas e é praticamente impossível que tudo esteja bem em todas elas. Por exemplo, é possível ter uma vida profissional fracassada e ainda assim ser feliz, é possível também não ter dinheiro e estar feliz, ou até mesmo estar sem o que comer e estar feliz, é possível ter câncer ou qualquer outra doença e ser feliz. Tudo isso é considerado até louvável pela maior parte da sociedade. Porque então a esfera sexual deveria estar acima de todas as outras? Na nossa sociedade atual se enfatiza o sexual porque é o que vende, para as mulheres se vende o empoderamento a autonomia, e para o homem o poder de atração a força e o status de macho dominante, para os homossexuais a aceitação e por aí vai. E não se engane muitos vendem não só produtos ou serviços propriamente dito, mas vendem ideologias, sociais, políticas e filosóficas, e não fazem isso por ninguém e sim por causa própria, sem pensar minimamente nos indivíduos os quais usam como rebanho ou massa de manobra. Pra isso tentam nos convencer a qualquer custo que precisamos de algo que talvez não seja tão essencial assim, ou que se não tivermos algo iremos morrer. Não deixe de viver por causa de uma coisa só, a vida humana é muito mais que isso, bem mais. Os heterossexuais também estão sujeitos há essa pressão pela realização sexual, como se isso fosse a adorachia, claro que não na mesma intensidade, mas sofrem também. Veja como é visto alguém que tem mais de 18 anos e ainda é virgem, ou algum homem que diga que sexo "não é tão bom assim". Penso que se deve viver da melhor maneira que pudermos independente do que temos ou do que nós falta, a vida humana é extremamente curta, e o que há depois dela, quem dirá?

    • @afenasescriturasplease5077
      @afenasescriturasplease5077 5 років тому +5

      Minha singela opinião e que ninguém e obrigado a se aceitar a partir do momento que haja um sofrimento , inconformidade, mas a sociedade praticamente te obriga a te aceitar , mesmo em disconformidade com vc mesmo!

  • @Weslleyleal
    @Weslleyleal 9 років тому +131

    Acho que faltou considerar que o sujeito homossexual ego distônico provavelmente quer mudar sua condição sexual por conta de vivermos em um sociedade heteronormativa. Ninguém que ser excluído diariamente em diversos âmbitos e ter seus direitos cerceados, por isso a busca destes sujeitos por mudança e a existência do conflito com esta condição. Não há então um processo de cura, muito menos de mudança desta condição, mas sim aceitação e muita elaboração de luto. E outro aspectos a ser questionado é se existe realmente um heterossexual ego distônico, dado que estes sujeitos têm suas sexualidades consideradas normais, não sofrem preconceito, tem seus direitos garantidos etc. Acredito que colocar a estes dois modos de egodistonia como fatos de mesma proporção esconde os motivos pelos quais o homossexual sofre. Então, penso que falar acerca de um possível processo terapêutico para os dois casos é falar somente sobre o tratamento da egodistonia homossexual, porque um heterossexual não vai para a análise sofrendo com sua condição.

    • @fernandohotter9201
      @fernandohotter9201 9 років тому +2

      Eu era o que se dizia Gay.
      Des de crianca ate estudar a psico analise. Eu tinha um namorado e minha familia me aceitava. Foi tratar outras areas de minha vida.
      Hoje sou libre de conceitos masculinos e preconceitos gay.
      Sou feliz de verdade. Amo

    • @Weslleyleal
      @Weslleyleal 9 років тому +12

      Fernando Hotter Olá, Fernando. Não entendi o seu comentário. No que exatamente a teoria psicanalítica te ajudou?

    • @oraculoimperfeito9985
      @oraculoimperfeito9985 7 років тому +12

      pode sim existir um heterossexual egodistônico, é só você perceber, por exemplo, que existem homens com conflitos íntimos pessoais ( baseados no tamanho do pênis ou na auto visão crítica de sua masculinidade ) que podem desejar não necessariamente uma vontade de ser gay, mas uma vontade de fugir daquele padrão que ele se encontra! É uma fuga por motivos externos ou internos!

    • @itali5517
      @itali5517 7 років тому +2

      O heterossexual egodistônico pode sofrer com sua condição pois a situação social não é a única possível geradora de sofrimento.

    • @maycontienga
      @maycontienga 6 років тому

      BOM ELE FOI INCISIVO NA QUESTÃO DA HOMOSSEXUALIDADE COM UM TODO.

  • @lenirsouza1474
    @lenirsouza1474 7 років тому +11

    Ave, Alexandre! O cuidado na sua argumentação é admirável. Sempre. Conciso, didático, compreensível. Excelente contribuição para o debate psicanalítico e contextualização social. Parabéns!

  • @cesarpedrote
    @cesarpedrote 7 років тому +12

    Dr Alexandre, muito obrigado pela oportunidade que nos dá compartilhando profundos conhecimentos.
    Estou feliz em ter encontrado seu canal. Logo após ver todo o vídeo, curtir e seguir seu canal, eu imaginei a quantidade de comentários desrespeitosos que eu leria. Mas não. Me surpreendi!! Me parece que seus seguidores são ponderados e socializados ( raras exceções ). É claro que isso não depende de ti, mas de alguma forma, o jeito pelo o qual se posicionou em um tema tão delicado e importante, fomentou bons e reflexivos comentários. Bem, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado. Sei que esse vídeo é bem antigo mas nos alcança fortemente nos dias atuais.
    Abraços fraternos, felicidades !

  • @vagneresteves3165
    @vagneresteves3165 2 роки тому +15

    Na minha adolescência até aos 19anos eu namorava com mulheres e aos 19 anos fui pai,minha mãe não aceitou e todas as namoradas que eu levava la em casa minha mãe não trava mto bem não,ai conheci um rapaz e nos envolvemos ele tinha 20anos e eu 19anos,quando apresentei ele a minha mãe ela o tratou mto bem,logo depois nos deparamos e fui morar com outro minha mãe gostou mais desse ainda,a minha mãe no fundo ja sabia o filho que ela tinha posto no mundo,hoje ela partiu e sinto mta saudades da minha mãezinha 😞te amo mãe sdds...🥰

  • @josedealencar3885
    @josedealencar3885 5 років тому +4

    Levando em conta as abordagens sempre tão padronizadas e até de visão estreita sobre o tema, considero muito cabíveis todas as observações aqui feitas sobre o assunto. Um admirador contumaz da psicanálise que sou, já havendo submetido-me inclusive a processos psicanalíticos, a abordagem é esclarecedora em vários aspectos. Friso a ênfase dada ao fator de individuidade, exclusivismo de cada caso num processo psicanalítico, o que ficou para mim bem claro na colocação do Dr. Alexandre Simões.

  • @henriquevilches5376
    @henriquevilches5376 9 років тому +22

    Muito boa a argumentação. Contribui para manter amplo o espaço psicanalítico, além nos posicionar no debate social. Parabéns.

    •  9 років тому

      Henrique Vilches Caro Henrique, obrigado pelo seu retorno! Abç.

    • @lroza1
      @lroza1 7 років тому

      Alexandre Simões Psicanalista

  • @anateresinhadrumondm
    @anateresinhadrumondm 6 років тому +5

    Professor , sua argumentação clara e objetiva muito contribui aos iniciantes. Já assisti a todos os seus vídeos! Como são úteis e esclarecedores! Obrigada pela contribuição!

  • @marianebrosque9486
    @marianebrosque9486 4 роки тому +5

    Olá Alexandre! Sou estudante de psicanálise e tenho a intenção de, além de adquirir o autoconhecimento em que todo o estudo aprofundado nos proporciona, futuramente anseio muito poder atuar profissionalmente com a psicanálise clínica. Conheci o canal a pouco tempo, mas já me inscrevi para poder te acompanhar sempre. Gratidão por compartilhar todo o conteúdo deste seu trabalho enriquecedor e transformador!

  • @patyvieira33
    @patyvieira33 2 роки тому +13

    Com todo respeito, eu discordo. A escolha homossexual pode gerar sim um adoecimento e é passível de tratamento psicoterápico.
    Nunca vi um heterossexual ter problemas com a sua sexualidade no que se refere a sua escolha sexual de parceiro. Em contrapartida, o homossexual é o que mais traz queixas e conflitos com sua escolha sexual de parceiro. Sou Psicóloga há 24 anos, fiz Especialização em Psicanálise, e vou de encontro aos estudos que entendem que há um adoecimento psíquico, emocional e comportamental.

    • @edgardeandradexavier
      @edgardeandradexavier 4 місяці тому

      Paty, acho que pretendias dizer que vais AO ENCONTRO dos estudos... Ir DE ENCONTRO A e IR AO ENCONTRO DE têm sentidos opostos.
      É discutível que "o homossexual é o que mais traz queixas e conflitos com sua escolha sexual de parceiro". O problema talvez esteja fundamentalmente no fato de que os homoeróticos são discriminados e estigmatizados. Analogamente, ser negro não é algo patológico, que deva ser tratado. O problema consiste em acabar com o preconceito racial.

  • @dra.suzanerufino9999
    @dra.suzanerufino9999 9 років тому +39

    Gostaria que você fizesse um vídeo falando sobre a tendência Anti-social. Seus vídeos são muito bons! Parabéns!!

    •  9 років тому +5

      Olá, Suzane Rufino. Sua sugestão é muito boa! Vou considerá-la para os trabalhos futuros. Obrigado e um abraço!

  • @fransilva8957
    @fransilva8957 3 роки тому +5

    Simplesmente maravilhoso! Amo seus vídeos, são muito claros e didáticos! Obrigada por compartilhar seu conhecimento!

  • @yta23xp
    @yta23xp 3 роки тому +3

    Parabéns. Muito equilibrada a análise. Pontual, e deixando aberto para constante aprendizado/análise/debate esse rol de questões que se apresentam, sempre tão fluídas e complexas. Sem determinismos e "diagnósticos".

  • @rodrigobinod
    @rodrigobinod 3 роки тому +1

    QUE VIDEO EXCELENTE!
    O sr. é uma grande professor e psicanalista!!
    Tenho o desejo de me tornar um psicanalista e vendo-o explanar com a clareza e a desenvoltura de duas elaborações me fazem instigar ainda mais e avançar nesse desejo. Parabéns!

  • @JAgostinhopsi
    @JAgostinhopsi 8 років тому +2

    Eu sou psicólogo psicanalista. Gosto muito de vê seus vídeos, Alexandre. São esclarecedores. É bom está sempre conectado com pessoas que contribui em suas exposições em seus trabalhos. Um abraço. José Agostinho.

    •  8 років тому +1

      +José Agostinho De Souza Neto Caro José Agostinho, obrigado pelo seu retorno. Abç.!

    • @BlueSky-pn1ye
      @BlueSky-pn1ye 7 років тому

      José Agostinho De Souza Neto como conseguiu tornar-se psicanalista escrevendo dessa forma?

    • @verluznunes8820
      @verluznunes8820 5 місяців тому

      ​@@BlueSky-pn1yePerversidade no falar, destrói sentimentos!

  • @lliiiiisaraagfag
    @lliiiiisaraagfag 7 років тому +3

    Estou estudando sobre o assunto.
    Existe de fato uma ligação entre o abuso sexual e o homossexualismo?
    Um menino que foi abusado tem uma chance maior de virar gay?

    • @marcosv.2550
      @marcosv.2550 7 років тому +3

      Não. Não pira. Não se deve generalizar.

    • @thiagooliveira3727
      @thiagooliveira3727 5 років тому

      @@marcosv.2550 tem sim,abuso causa problemas sentimentos de rejeição inferioridade e aceitação própria,e etc...eu fui abusado,e não tive ajuda médica em vez disso fui tratado mal por um retardado médico,e no fim de tudo acabei aceitando a imagem de um homem como uma mulher,e sei lá,so sei que não me importo que seja um homem e saiu,sabendo que tenho complexos que não se resolvem com as coisas que ouso,alem de ter meditado em tudo,se torna chato porque já sei que os médicos foram,e oque pensam por praticar meditação e se por no lugar dos outros,esse tipo de linha de pensamentos eu até evito pra não entrar em depressão.

    • @thiagooliveira3727
      @thiagooliveira3727 5 років тому +1

      Não é totó mundo mas abuso transformar sim a mente de uma criança,e alguns que conheci dizem ter sofrido abuso e não gostar da sua sexualidade,por medo é trauma que passou

    • @testes7687
      @testes7687 4 роки тому

      Foi respondida essa pergunta quando ele disse que a sexualidade é um labirinto e não há um só motivo por qual o indivíduo "Se torna" homossexual ou um caso especifico que aconteça como um acidente que pudesse ser evitado.
      Não há nada específico, claro que uma coisa pode contribuir ou favorecer, mas nada é tão específico!

  • @ThiagoSantoTrd
    @ThiagoSantoTrd 3 роки тому +4

    Excelente explicação!
    Parabéns pelo nível de profissionalismo.

  • @MrMaatheusinho
    @MrMaatheusinho 8 років тому +9

    Muito bom!! Tenho estudado muito sobre tal assunto e consigo tirar inúmeras dúvidas aqui. Parabéns por todos os vídeos

    •  8 років тому +1

      +Matheus frança Caro Matheus, obrigado pelo seu gentil retorno. Vamos adiante. Abç.!

    • @tompereira3623
      @tompereira3623 7 років тому +2

      Alexandre Simões Psicanalista Você sabe que a área de humanas sempre foi falha em encontrar o fator ou fatores que determinam a sexualidade de um indivíduo, não existe até hoje quaisquer provas que construções sociais determinem a sexualidade de alguém, todas as evidências que existem são de caráter genético e não existem também consenso sobre tais teorias.
      Ou seja: Até hoje não se sabe a razão pela qual um indivíduo é Hétero ou Homossexual.

    • @tompereira3623
      @tompereira3623 7 років тому +1

      Alexandre Simões Psicanalista
      psicólogos do passado desenvolveram centenas de teses para explicar a Homossexualidade como abuso sexual, fatores sociais, educativos e outras aberrações sem qualquer consenso, a verdade é que humanas nunca encontrou nenhuma evidência sobre a origem da sexualidade como um todo.

    • @tompereira3623
      @tompereira3623 7 років тому +1

      Alexandre Simões Psicanalista Você não acha que existem fenômenos da natureza como a sexualidade que não cabe a humanas explicar sua origem? Se um assunto é de teor biológico não faz sentido que humanas venha arrumar argumentação para explicar a origem do fenômeno.

    • @marcioengenharia4654
      @marcioengenharia4654 3 роки тому

      josehp Nicolosi

  • @MatheusGaudard
    @MatheusGaudard 8 років тому +3

    Então o homossexual egodistônico seria um possível heterossexual egodistônico também, na visão psicanalista? E se assim for, eu posso estar falando de sexuação egodistônica, por exemplo?

  • @carloscorreia01
    @carloscorreia01 4 роки тому +5

    Vídeo MARAVILHOSO! Parabéns!

  • @pollyanamacedogama6268
    @pollyanamacedogama6268 8 років тому +4

    sou estudante de psicanálise. parabéns pelo trabalho.
    gostaria de uma aula focada para alunos , é possível ?

  • @erickgoncalves183
    @erickgoncalves183 7 років тому +5

    Fantástico ! Obrigado por esse vídeo!! Por um acaso, vc tem algum artigo que fala da homossexualidade na visão psicanalítica ?

  • @georjbr
    @georjbr 3 роки тому +2

    Sua abordagem foi linear, didática e assestou "pontos nodais". Um achego para o tema! Obrigado.

  • @mrci27
    @mrci27 9 років тому +5

    Parabéns pelo vídeo sou psicologa em formação, e tenho grande afinidade pela psicanalise, essa visão me esclareceu muito a respeito da homossexualidade.

    •  9 років тому +1

      ***** Olá, Cimara! Grato pelo seu retorno. Que bom que o vídeo conseguiu estabelecer uma interlocução com a sua formação. Abç.

    • @marcioengenharia4654
      @marcioengenharia4654 3 роки тому

      josehp Nicolosi

    • @marcioengenharia4654
      @marcioengenharia4654 3 роки тому

      ua-cam.com/video/lgYQwx2ruto/v-deo.html

  • @selminhacontraxeque7318
    @selminhacontraxeque7318 5 років тому +6

    É uma complicação dar conta disso tudo, na minha ótica,eu desde criança já tinha características femininas, tanto no comportamento, como nas expressões, vindo a pré adolescência, a carga hormonal ,minha voz nao mudou, minha sensibilidade ficou mais aflorada ,a voz mais aguda que a celeste do castelo ra-ti-bum,com o primeiro assédio, e o primeiro abuso ,não sei se isso foi uma descoberta ,ou se um rompimento ,e dai em diante não consegui me ver por outro olhos ,mesmo na infância sem saber oque significava " homosexualismo" só após o convívio no perímetro urbano que veio a descoberta e rompimento em relações homoafetiva,um turbilhão de emoções e nenhuma compreensão, apenas o dispersar com o seio familiar ,e hoje .sem saber em que direção seguir ,da religião ao suicídio todos nós passamos perto, eu me olho no espelho e não me enxergo ,não sou oque eu queria ser ,não fiz oque eu queria fazer, a tentantiva da interligação por base religiosa ,apenas atrai mais frustração e inquietudes, não compreendo ,minhas oscilações de humores ,e até ataques de furias mental ,não ataco ,mas a adrenalina que a imaginação do ataque proporciona é muito grande ,na corda bamba da frustração e incertezas, a abnegação, e os desejos São falsamente maquiados ,por crenças e doutrinas, onde o binarismo não se aceita,as práticas heteronormativas excludentes ,onde até o ser humano que não prática nenhuma nem outra ,paira na dúvida..

    • @Laracipriano1610
      @Laracipriano1610 4 роки тому

      Que texto lindo, viu...
      Me identifico com várias coisas, infelizmente

    • @ericvictorresende4075
      @ericvictorresende4075 3 роки тому

      Vivo um dilema parecido Leonardo

    • @Lilica8397
      @Lilica8397 3 роки тому

      Que texto👏👏👏

    • @m4yyt_
      @m4yyt_ 3 роки тому

      Estereótipos ultrapassados de feminilidade....

    • @kaioroberto4295
      @kaioroberto4295 3 роки тому

      Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

  •  9 років тому +2

    Doutor Alexandre, eu sou homossexual e pela minha experiência nesse tipo de desejo sexual eu noto que há muito da vontade, há muito de voluntarismo em eu me deleitar ou não nos prazeres gays. O desejo humanamente não poderia ser mudado, mas a prática e a palavra homossexualismo/homossexualidade é algo que parece muito ligado a uma prática, bem, tal prática pode ser evitada por motivos diversos que muitos homossexuais na História como Platão, Proust, Bruno Tolentino já elencaram.
    Falo em evitar a homossexualidade sobretudo porque eu sou católico e segundo a Bíblia o que leva à homossexualidade é o embotamento da consciência moral.

    • @ricardocorreia5536
      @ricardocorreia5536 9 років тому

      +João Emiliano Martins Neto Conciliar Sexualidade e Religião, seja qual, será quase impossível. kkk. As duas não casam, não percebe? A religião toma o seu corpo para devolvê-lo após a morte, num momentos sublimes de prazer e gênese. rsrs. O sexo vai dá esse prazer agora, se realizado com todo o envolvimento do seu ser. Basta olhar a história, veja o sexo na antiguidade.... Agora me diga se a religião poderia competir com tais crenças (sim eram religiões = crença, somente). E esses caras aí, especialmente Platão, foi um príncipe do Cristianismo, A IGREJA USOU PARTE DE SUAS IDEIAS, meu professor de psicologia geral adora ele, detalhe meu professor de forte formação religiosa!!!! Mas faça conforme seu julgamento. Seja leal à você, sempre.

    • @testes7687
      @testes7687 4 роки тому

      Parou de praticar?

  • @thaynaertal7586
    @thaynaertal7586 8 років тому +6

    Adorei o vídeo, Alexandre! Sou estudante de Psicologia, e preciso falar sobre contra transferência na homossexualidade. Estou perdida, se tiver algo para indicar, super agradeço!

  • @75Babinski
    @75Babinski 5 років тому +4

    Fantástica suas reflexões sobre homossexualidade que realmente é complexa e deveria transitar independente da orientação que foram impostas.

  • @MrLilianedasilva
    @MrLilianedasilva 7 років тому +3

    Creio que sabemos quase nada a respeito desse assunto. O ato homossexual pode ocorrer por vários caminhos. Além disso, parece existir uma diferença entre homossexualidade e homoafetividade, a pessoa pode ter o ato homossexual sem querer se envolver emocionalmente, tudo isso juntado a uma série de repressões sociais que se não existissem teriam formado uma sociedade bem diferente, veja o caso dos gregos espartanos. Enfim, assunto complexo demais.

  • @testes7687
    @testes7687 4 роки тому +2

    Esse vídeo simplesmente acalmou meu coração, porque a luta na minha mente pra entender o eu sinto. E a briga entre o que foi me ensinado desde criança na igreja e não consigo me aceitar, ou ao menos me entender, ou ter paciência comigo, e passo por conflitos muito grandes! Todos os dias. Quero me ver livre, e outra coisa pra completar, tbm sou formando em psicologia.

    •  4 роки тому

      Olá! Seja muito bem-vinda(o)! Fico bastante satisfeito, ao saber desta interlocução e em que ela repercute. Sigamos!!

    • @jui282
      @jui282 4 роки тому +1

      Força, amigo. Busque a verdade. Deus te ama.

  • @andersonmaddoxx7870
    @andersonmaddoxx7870 9 років тому +2

    O ser humano é complexo no seu todo.É muito bom contar com a psicanalise para encontrar a identificação do eu.Cada um é o que é, e como é.Compreender se e reconhecer se é fundamental para uma vida agradável,e algo empírico.

  • @hortenciapadua5196
    @hortenciapadua5196 9 років тому +2

    Muito didático. Parabéns!

  • @paulakarinedelima
    @paulakarinedelima 7 років тому +3

    Esse canal é ótimo, parabéns! ❤

  • @acupunturaraphaelaferraz
    @acupunturaraphaelaferraz 2 роки тому +2

    Quem quiser ajudar, aconselhamento estou a disposição. Deus nos ama como somos e ninguém foi feito para sofrer sendo o que é ❤️

  • @chaplinolouco
    @chaplinolouco 3 роки тому +1

    Então homossexualidade surge da forma perspectiva de vida de uma pessoa da forma que ela interage e se relaciona ao mundo e sua experiência mais que podem ser diversos fatores que podem levar uma pessoa a ter uma opção sexual ?. Por isso o fator de se tratar como homossexualidade por ser diversificado já que cada pessoa tem sua própria perspectiva ser pensar e agir e desejos distintos o que faz sair do pensar no homossexual como um padrão e entrar no fator homossexualidade na pluralidade sendo que nem todo homossexual segue um padrão de sexualidade ?.

  • @edgarcorreia6406
    @edgarcorreia6406 9 років тому +5


    Para além do conteúdo que me parece sensato, quero realçar o português que em todos os videos do autor é perfeito.
    Nunca vi um português com sotaque brasileiro tão bem falado e cuidado. Parabéns...

  • @ordemprogresso4647
    @ordemprogresso4647 8 років тому +7

    Estou em dúvida sobre o que original a homossexualidade.

    • @dezio419
      @dezio419 4 роки тому

      Sai do armário

    • @jui282
      @jui282 4 роки тому

      Pesquise

  • @IgorCruz-TJ
    @IgorCruz-TJ 5 років тому

    Professor, eu sou estudante de Psicanálise. Pelo o que entendi o senhor passou a ideia de que não existe "opção sexual". Mas veja, e se alguém desde cedo detectar desejos tais como diversos tipos de parafilias que não a homossexualidade e que claramente não é aceito nem mesmo entre os homossexuais? Deve ser tratado como natural e fruto da libido individual e pessoal de cada e deve ser aceito? Ou tratamos como algo que saiu dos trilhos?

  • @tgigli
    @tgigli Рік тому +1

    Seria muito interessante que houvesse um video extendendo o tema para as sexualidades além da dualidade homo/hetero. Há muitas outras sexualidades, além das questões de gênero que tornam tudo isso mais complexo e interessante.

  • @andreig.azevedo3163
    @andreig.azevedo3163 7 років тому +41

    Homossexualidade é a mesma coisa que heterossexualidade não tem escolha isso vem do ser e é natural! O problema não está na sexualidade e sim na cultura conforme vem seguindo!

    • @iron-apache7094
      @iron-apache7094 5 років тому +4

      Desculpa, mas você é psicóloga, já teve mais 10 pacientes homossexuais? Sabe o passado de cada paciente que teve ? Já fez hipnose em algum paciente homossexual ? Já ouviu os sonhos mais perturbadores de um paciente homossexual...?
      Se não, você é só mais uma boba tentado justificar o que quer pensar, ou melhor o que os outro querem que você pense. Obrigado, bom dia!

    • @iron-apache7094
      @iron-apache7094 5 років тому +1

      Mais uma coisa, você se contradiz no seu próprio comentário.

    • @Lila_262
      @Lila_262 5 років тому +4

      @@iron-apache7094 Quanta arrogância hein??parece que alguém aqui é doutorado em sexualidade humana

    • @andreoliveira2337
      @andreoliveira2337 5 років тому +5

      @@iron-apache7094 Não sei se a Andrei é, mas eu sou e tive muito mais de 10 pacientes homossexuais. Aliás como supervisor de estágio, além da minha clínica, já passaram por mim dezenas e dezenas de pacientes homossexuais. Os sonhos deles realmente são perturbadores pois muitas vezes traduzem o medo que sentem por viver numa sociedade que repudia, odeia e agride os seus afetos e forma de amar. Como tal sobrescrevo o que Andrei falou, a orientação sexualidade não é escolhida e o que causa sofrimento aos homossexuais não é a sua sexualidade, mas sim a violência e o preconceito de que são alvo diariamente. Como tal precisamos de trabalhar mais para acabar de uma vez por toda com esse preconceito e ignorância sobre a forma do outro amar para que assim as pessoas homossexuais tenham melhores experiências de convivência e a mesma facilidade de autoaceitação que os heterossexuais têm.
      Obrigado, bom dia.

    • @andreoliveira2337
      @andreoliveira2337 5 років тому +3

      @João Baptista Alves você dizer que era homossexual também não prova que realmente era. Eu posso dizer que eu era um astronauta e isso não faz com que seja verdade. Ademais você podia estar apenas confuso com a sua sexualidade e por isso que vivia numa situação de medo, dor, abandono e culpa. Por outro lado, se realmente você era homossexual, então está apenas reprimindo os seus sentimentos para se encaixar nesse padrão social que acredita que esperam de você. Não existe na literatura psicológica recente nenhum estudo que mostre ser possível alterar a orientação sexual da pessoa. Então lanço o desafio, coloque aqui um estudo publicado numa revista cientifica que mostre que isso é possível e comprove o seu ponto. :)

  • @openmind2806
    @openmind2806 8 років тому +8

    Valdir Ferreira Silva Junior, o sufixo "ismo" está relacionado à patologização. ;-) Esta definição, como o Alexandre falara, é por si só limitada. O que penso é que se o sujeito se encontra mais voltado ao auto-erotismo e procura por uma imagem de si próprio muito relacionada e fixada em fases arcaicas do narcisismo de fato, então, parece muito mais relacionado à uma condição perversa (pedofilia) do que às homosexualidades em si. O que você precisa compreender, assim como o autor do vídeo relatara, que a homossexualidade não tem uma condição única (levando á ideia de causa-efeito). Pode sim ter alguma perversão relacionada a algum caso específico, porém não se deve generalizar. ;-) Agora, se queres entrar na discussão, aconselho-te a ampliar teu limiar de conhecimentos. O que tu passas é mais uma necessidade de acusação e defesa de ponto de vista (arrogância) sem considerar e utilizar as funções superiores - pensamento, raciocínio etc. Isto é sine qua non. Abraço. Ótimo canal Alexandre Simões.

  • @maiarakelly2155
    @maiarakelly2155 9 років тому +2

    Gosto muito dos seus vídeos. Obrigada por compartilha-los! :))

  • @CassianoNunesshca
    @CassianoNunesshca 9 років тому +1

    Mas você não respondeu sobre o Homossexual egodistônico. Ele tem direito de tratamento? Ele deve ser respeitado a ser egodistônico? Ele terá que primeiro esperar um tratamento para o Heterossexual egodistônico? Realmente não entendi.

    • @CassianoNunesshca
      @CassianoNunesshca 9 років тому

      Obrigado.

    •  9 років тому +2

      Cassiano Nunes só um heterossexual louco seria egodistônico porque se o cara tem a afetividade em harmonia com o corpo, isto é, em paz com a estrutura anatomo-fisiológica e em harmonia com sua psicologia masculina, por que ele entraria em crise? O doutor Alexandre quer encontrar chifre em cabeça de cavalo para não tratar a egodistonia em seus pacientes.

    • @CassianoNunesshca
      @CassianoNunesshca 9 років тому

      É uma interessante e importante discussão para respostas superficiais e comerciais. Não vejo a patologização da homossexualidade predominar.

    •  9 років тому +1

      Cassiano Nunes, vamos falar o português claro, heterossexuais são os caras, estão em conformidade com a ordem natural, estão em harmonia com as coisas como elas de fato são, como o Criador as quis. Aliás, a maioria dos santos da Igreja Católica são heterossexuais. Querer que haja egodistonia em heterossexuais para poder tratar os muitos homossexuais problemáticos que há por aí e que, é bom lembrar, na maioria dos casos são eles que mais matam os seus companheiros gays é de uma inveja, mesquinharia e de uma baixeza como nunca se viu antes. Isso é como se quiséssemos que pessoas com a unha encravada no lugar de procurarem tratamento o mais rápido possível primeiro vão querer enxergar alguma doença ou incômodo em quem tem as unhas bem ajustadas aos dedos. Pura inveja, despeito, um dia vão querer cotas para gays nas universidades e no serviço público.

    • @CassianoNunesshca
      @CassianoNunesshca 9 років тому

      Amigo, mas a Igreja Católica tem uma orientação muito diferente desta sua, que compreendo. Mas no meio acadêmico - que deve a Igreja Católica sua existência - se tornaram tão hostis para com a Igreja, que falar de Igreja ofende.

  • @guerreirodas6flores441
    @guerreirodas6flores441 5 років тому +4

    Sou gay e sempre soube disso tudo aí.
    Estou esperando vcs descobrirem o resto, que eu já sabia desde criança. Consegui notar alguns errinhos tbm, mas como ninguém vai me ouvir pq sou graduado em exatas (e nao biológicas), então não vou dar minha opinião. Continuem pesquisando aí, vou esperar sentado.

  • @thiago9007
    @thiago9007 8 років тому +5

    não entendi nada

    • @valdecisantos2352
      @valdecisantos2352 6 років тому +1

      thiago9007 segundo freud. Homossexualidade. E como senti desejo pelo seu pai mãe. E algo inofensivo mas causa grande poblema social. Pensar em transar com sua mãe seu pai seu irmão te causa repugnância. Com o homossexual mesmo ele sendo inofensivo torna isso é algo normal. Senti desejo por pessoa do sexo oposto me parece bem doentiu. Qualquer dia transar com alguém da família será completamente normal. Homossexual deveria e deve se tratada como pedofilia e outros tipo de caracter doentiu e débil.
      O douto tentou explicar que a várias forma de isso acontecer ou na infância segundo pieget ou na forma adulta.

    • @robinsonvalerio3949
      @robinsonvalerio3949 6 років тому +5

      Valdeci Santos Quanta merda eu li, eu homossexual tenho desejos sexuais pela minha mãe e meu pai? Tu tem demência? Kkkk

    • @kempssidney851
      @kempssidney851 6 років тому

      Valdeci Santos verdade

    • @kempssidney851
      @kempssidney851 6 років тому

      Valdeci Santos aprende a interpretar texto primeiro

  • @psicoutp5230
    @psicoutp5230 9 років тому +1

    Obrigada por dividir seus conhecimentos! Gostei!!! Abço
    Eliane

    •  9 років тому

      Ok, obrigado pelo seu retorno. Abç.!

  • @azaelsantos1522
    @azaelsantos1522 Рік тому

    Amei a temática, pois me ajudou bastante

  • @sanderussena2874
    @sanderussena2874 7 років тому +3

    Percebe-se pelo seu tom de voz que vc está entrando em
    Um tema bem delicado. Realmente é bem complexo.

  • @Vampirws
    @Vampirws 9 років тому +7

    Este canal é simplesmente perfeito!

    •  9 років тому +2

      Olá, Marco Antonio. Obrigado pelo retorno. Abç.!

  • @elzacosta7157
    @elzacosta7157 5 років тому +2

    Perfeito a sua explanação!

  • @alexivanovitch3831
    @alexivanovitch3831 5 років тому +2

    um pensamento que tive:
    O ser humano não sente atração sexual por montanhas; O ser humano não sente atração sexual por bolachas de água e sal; O ser humano não sente atração sexual pelo oxigênio; O ser humano não sente atração sexual por esquinas; O ser humano não sente atração sexual por Jaguatiricas; O ser humano não sente atração sexual por tartarugas.
    Enfim, parece que há, sim, um regulador interno cognitivo que delimita nossas opções de desejos sexuais. Imagine se a nossa sexualidade fosse realmente livre? Seria contraproducente, até os poucos que sentem atração - coincidentemente - pelo sexo oposto da mesma espécie procriassem, já estaríamos instintos.
    Então, por que esse regulador sexual permitiria, pois - de maneira saudável - nunca o permitiu, a quebra da identificação do objeto de reprodução apontando a homossexualidade como caminho?
    O que explicaria a dissonância entre mente e corpo quando um gay fica excitado e seu pênis fica ereto e tem uma ejaculação? Se fosse natural, ou propriamente do corpo, por que ele lançou esperma como se reproduzir fosse? Ou por que uma lésbica ficaria lubrificada para a entrada de um pênis?
    Existem 8247294 transtornos e problemas mentais (até mesmo com disfunções sexuais) e nenhum deles está relacionado com atração sexual? Qual seria a chance?
    Por favor, expliquem-me com educação. Pode ser só ignorância minha, mas essas perguntas sempre me faziam ficar em dúvida sobre esse tema.

    • @pedrogabriel3945
      @pedrogabriel3945 5 років тому +2

      Não costumamos amar montanhas e jaguatiricas, pois o processo de formação e direcionamento das cargas pulsionais, na nossa espécie, se direciona primariamente para as figuras que participam das fazes mais tenras da nossa vida.
      Os teóricos da psicanalise escreveram intensamente sobre a identificação e como ela é a grande propulsora dessa energia libidinal que nos mantém coesos e nos relacionando, e depois, esta energia se converte na sexualidade do adulto, e em cada um conforme sua própria subjetividade.
      Você peca no teu raciocínio ao associar amor/afeto/libido a reprodução, como se esse fosse o princípio da psique, quando, na verdade, o princípio dessa é o prazer.

    • @jui282
      @jui282 4 роки тому

      Alex, seu raciocínio é perfeito. Nunca tinha pensado por esse prisma. Realmente, a própria biologia, matéria humana aponta para o relacionamento natural entre homem e mulher, um encaixe perfeito. Em minha opinião, a nossa biologia, o nosso corpo, sexo, contribui para a escolha de nossos parceiros de forma inata. Porém, isso não é imutável.Passamos por experiências, situações negativas na vida, sobretudo na infância, que nos fazem sair desse direcionamento heterossexual e tomar outros rumos.

    • @kaioroberto4295
      @kaioroberto4295 3 роки тому +1

      Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

    • @somewhereinbrazil
      @somewhereinbrazil Рік тому

      acho que a "falha" no seu raciocínio é pensar na sexualidade humana apenas, ou pelo menos como ponto focal, na reprodução que a natureza parece querer/precisar, quando na verdade a sexualidade, principalmente a humana, não serve UNICAMENTE para reprodução, se fosse assim tenho certeza que nem mesmo o ato da masturbação seria algo que teria sobrevivido durante a evolução, uma vez que é um desperdício de energia. Ainda, na própria natureza e em animais irracionais a homossexualidade está bastante presente, ou seja, se for um "erro", parece ser um erro bastante presente na natureza e ela parece não ligar muito pra isso. Sim, claro que alguém poderia alegar que a homossexualidade na natureza ocorre por motivos diversos como de um macho mostrar predominância sobre outro, pela falta de fêmeas ou simples bestialidade, mas acho que o ponto é justamente esse, nos animais irracionais há motivos para a homossexualidade ser expressada e tais motivos parecem, para nós, não válidos, mas na sociedade humana os motivos podem ser também esses, e se fossem, estaria tudo bem, uma vez que sexo é algo instintivo, ainda mais, na espécie humana o motivo poderia simplesmente ser porque as pessoas querem e isso por si só já seria um motivo válido uma vez que nós, diferente dos animais, temos pensamento crítico, razão e consciência!
      Em suma, acredito que teu raciocínio poderia explicar a homossexualidade como um "erro" ou "problema", caso a mesma existisse apenas na espécie humana e fosse notava em apenas algum grupo específico ou em pessoas submetidas a uma também específica forma de ser criada ou experiências/fatores iguais que pudéssemos facilmente apontar e sempre ver que o resultado seria um ser humano homossexual.

  • @jeffersonnettooficial
    @jeffersonnettooficial 7 років тому +34

    Sou seu admirador e inscrito no seu canal. Porém, ainda não vi um profissional da área da saúde mental que não ficasse em cima do muro no que tange a esse assunto, e você não foi diferente. Imagina dizer que para se tratar a queda de cabelo, também teríamos que providenciar um tratamento para aqueles que não caem o cabelo. O fato é que, na tentativa de evitar o confronto com os ativistas LGBT, todos são forçados a andarem nos trilhos do politicamente correto. Nas minhas clínicas tenho observado que, na maioria dos casos de homossexualidade , há uma clara disfunção no fechamento do Édipo ou algum tipo de agressão sexual sofrida na infância. Como não existe ordem cromossômica homossexual, a única origem possível para a homossexualidade só pode estar nos labirintos do psiquismo. O fato de admitirmos que pode haver uma disfunção que possivelmente tenha originado a homossexualidade, não nos coloca na condição de homofóbicos mas, sim, de profissionais responsáveis que não negam as evidências estampadas diante de seus olhos. Não acredito que o psicanalista tenha que iniciar uma vendetta contra a homossexualidade, como se estivessemos falando de uma patologia pura é simples. Mas, daí negar as evidências, já comprometeria nosso juramento de ajudar o paciente a sair de suas prisões psíquicas, das quais ele mesmo pode estar se queixando, sejam elas quais forem.
    REPITO: Sou seu admirador e inscrito no seu canal.

    • @kempssidney851
      @kempssidney851 6 років тому +6

      JEFFERSON NETTO O Brasil precisa de mais profissionais como o senhor

    • @danieladonascimento9065
      @danieladonascimento9065 6 років тому +2

      Exatamente!

    • @DIEGOERICKSSON
      @DIEGOERICKSSON 6 років тому +6

      Vou denunciar o seu comentário. Não há nenhuma diferença entre um ser homo ou hetero além da orientação sexual. Passar bem!

    • @kempssidney851
      @kempssidney851 6 років тому +7

      Linguo fica quieto burro

    • @DIEGOERICKSSON
      @DIEGOERICKSSON 6 років тому

      Burro és tu kemps Sidney.

  • @karenalves1156
    @karenalves1156 7 років тому +13

    Com certeza que é necessário desvincilhar a questão da suposta "ligação materna" como causador da homossexualidade, visto que tal ligação (quando houver) pode ser, na verdade, ocasionada pela homossexualidade.
    No mais, sexualidade não é preto no branco, há bissexuais, há transexuais, há assexuais...

    • @jui282
      @jui282 4 роки тому +1

      Pelo menos do ponto de vista científico, os médicos dizem exatamente o contrário, que não tem nada a ver. não existe gene gay, não se nasce gay. Logo, a sexualidade é construída. E se é construída, pode ser desconstruída.

    • @marcellomarte297
      @marcellomarte297 3 роки тому

      @@jui282 tbm não existe gene heterossexual. Tem que desconstruir nada não.

    • @marcellomarte297
      @marcellomarte297 3 роки тому

      transexualidade tem a ver com gênero e não orientação sexual.

    • @jui282
      @jui282 3 роки тому

      @@marcellomarte297 Sim, não existe gênero heterossexual. Porém a nossa própria natureza e anatomia fazem jus a heterossexualidade. Tudo que foge disso é anormal. Desconstrói quem quiser, meu amor.

    • @jui282
      @jui282 3 роки тому

      @@marcellomarte297 Transexualidade tem a ver com gênero? Qual o gênero transsexual? Pq eu só conheço dois órgãos sexuais, pênis e vagina, não sabia que existia um terceiro.

  • @pastorjorgesouza6604
    @pastorjorgesouza6604 2 роки тому

    Muito boa a palestra

  • @saulo5380
    @saulo5380 8 років тому +1

    Gostei da serenidade, preciso de ajuda. Gostaria de saber como me consultar.

    • @milenafellype
      @milenafellype 8 років тому +1

      Apenas procurar uma clinica confiável e marcar uma primeira sessão , melhor se for indicado por alguém.

    • @saulo5380
      @saulo5380 8 років тому

      O doutor do video nao tem clinica?

  • @mileydebrito4438
    @mileydebrito4438 8 років тому +22

    Eu gosto de pensar na Homossexualidade fora da Religião !

    • @craigaffer1
      @craigaffer1 5 років тому +14

      É preferível pensar em absolutamente tudo fora da esfera quimérica da religião: onde quer que esta se infiltre ela distorce os dados para que a conclusão oriunda das observações vá de encontro aos seus próprios interesses (para que suas fracas e leves mentiras não sejam esmagadas pela dura e perene realidade, em prol de conservar suas "ideias"), isto é, ela efetivamente vicia e envenena o empenho cognitivo. Como nossa própria política contemporânea demonstra, ela é nociva à empreitada humana em direção à verdade, ao conhecimento, bem como ao progresso da sociedade (quando esta se coloca como detentora das decisões que deveriam caber apenas à razão, através da política, ou cria contratempos aos estudos científicos).

  • @odenirvinhato
    @odenirvinhato 8 років тому +2

    O que você tem a dizer sobre alguns profissionais da área de psicologia que defendem a "cura Gay", geralmente orientados por sua tendência religiosa? Parabéns pelo video!

    • @ronaldojr2408
      @ronaldojr2408 4 роки тому +1

      Claro que tem cura, Jesus é a cura

    • @esterataides4737
      @esterataides4737 4 роки тому +1

      @@ronaldojr2408 uma pena q n tem como dar haha nesse comentário

    • @m4yyt_
      @m4yyt_ 3 роки тому +1

      @@ronaldojr2408 religião é uma doença

    • @biancalopes7628
      @biancalopes7628 Рік тому

      @@ronaldojr2408 deus não existe animal

  • @josedealencar3885
    @josedealencar3885 4 роки тому

    Um enfoque de real importância sobre a compreensão da sexualidade, num momento em que a questão se mostra em evidência de modo tão abrangente e diferenciado de interpretação. Acredito que a psicanálise tenha por missão elucidar mesmo esta conjuntura da sexualidade humana tão despida por vezes de um enfoque crítico de ordem deveras imparcial. A subjetividade de uma época entendo, tome forma a partir da subjetividade dos indivíduos. Sendo assim a análise de cada caso é a priori fator imperativo.

  • @justinogregorio8015
    @justinogregorio8015 9 місяців тому

    Muito bom esses comentário, muito bem esplicado

  • @PERRICO83
    @PERRICO83 8 років тому +4

    Marcos Feliciano precisa ouvir este vídeo, desprovido de preconceitos religiosos.

  • @joaosantiagosantiago7675
    @joaosantiagosantiago7675 5 років тому +6

    falou no politicamente correto...tenhamos mais amor à ciencia

    • @jui282
      @jui282 4 роки тому

      Né, cadê a base científica

  • @deborapaschini1589
    @deborapaschini1589 9 років тому +2

    Muito bom, ficou mas claro para mim.

  • @eliziercezar5392
    @eliziercezar5392 2 роки тому +1

    Lendo os comentários observo justificativas diferentes. Uma pergunta. Alguém já conheceu um homossexual feliz? A outra pergunta não é sobre religião. O que JESUS criador de todas as coisas pensa a respeito? Sejam educados..

    • @brunna06
      @brunna06 Рік тому +2

      primeira pergunta: sim.
      segunda pergunta: quem sabe.

  • @Issis2023
    @Issis2023 8 років тому +2

    Nos comentários e nem mesmo no vídeo não ouvi ninguém mencionar uma terapia regressiva,para entender a razão que alguém é homossexual.

    • @alvarocorreia6617
      @alvarocorreia6617 8 років тому +9

      O que ele diz é justamente que a psicanálise trás uma crítica nesses sentido, de que há necessariamente uma razão, um disparador, um fator determinante para que alguém seja Homo ou Hetero.

    • @Issis2023
      @Issis2023 8 років тому

      Perfeito.

  • @Lika1414
    @Lika1414 8 років тому +13

    Então trate os 2! Quer dizer então que uma pessoa não pode se tornar gay por traumas? Nem ter um caso de disforia de gênero por traumas?! Tais coisas são construções sociais, desejos são moldados... Somos livres pra ser e deixar de ser o que quisermos !

    • @agdanovaes537
      @agdanovaes537 8 років тому +4

      concordo contigo!

    • @tompereira3623
      @tompereira3623 7 років тому +15

      Lika1414 Na verdade a sexualidade em si não é determinada por construções sociais, logo sua argumentação não faz qualquer sentido.

    • @Lika1414
      @Lika1414 7 років тому +2

      Queria saber uma coisa: baseado em que você diz tais afirmações? Pode me mostrar suas fontes? Caso contrário nada foi refutado. O que eu disse está baseado em fatos reais... Logo seu comentário não faz nenhum sentido... Passar bem...

    • @tompereira3623
      @tompereira3623 7 років тому +14

      Lika1414 Meu caro, bom dia, sou psicólogo formado desde 2003.
      Fontes:
      Associação Americana de Psicologia
      Associação Americana de Psiquiatria
      OMS
      Associação Americana de Pediatria
      Conselho Federal de Psicologia
      E etc.

    • @WeslleyBatistta7
      @WeslleyBatistta7 7 років тому +9

      Lika1414 Então tente não ser mais héterossexual querida para ver se tu consegue e é tão simples assim.

  • @joaosantiagosantiago7675
    @joaosantiagosantiago7675 5 років тому +1

    faltou falar qual a fantasia reinante naquele(a) ancorado(a) na homossexualidade?

  • @angelicafagundes4739
    @angelicafagundes4739 Рік тому

    Conteúdo muito esclarecedor e necessário.

  • @andremacedo6375
    @andremacedo6375 5 років тому +12

    Falou, falou e não disse nada.

    • @juniorx32g
      @juniorx32g 3 роки тому

      Veio aqui buscando validação para o seu preconceito e não a encontrou. Tenta em outro canal não científico que você encontra.

    • @andremacedo6375
      @andremacedo6375 3 роки тому

      @@juniorx32g querido, eu sou gay.

    • @juniorx32g
      @juniorx32g 3 роки тому

      @@andremacedo6375 Ótimo. Fiquei curioso pra saber o que você esperava que ele falasse então.

    • @andremacedo6375
      @andremacedo6375 3 роки тому

      @@juniorx32g eu queria saber como a psicanálise explica a homossexualidade, a perspectiva de freud, e pq algumas pessoas sentem atração por pessoas do mesmo sexo e outras não

    • @juniorx32g
      @juniorx32g 3 роки тому

      @@andremacedo6375 Entendi. Nesse sentido, como é que a psicanalise explicaria a heterossexualidade? Por que algumas pessoas sentem atração por pessoas altas e outras por pessoas baixas? A explicação, que é breve, já que o vídeo é curto, está em 6:26. O mesmo que vale para os homossexuais, vale para os heterossexuais. "A sexualidade é um labirinto": 7:01. Talvez o que você esteja buscando é a explicação para a origem dos seus próprios desejos e fantasias. E sobre a perspectiva de Freud, lembre que ele estava sujeito subjetividade do tempo dele. Em 5:12 ele explica que a perspectiva baseada na interpretação de alguns textos dele é precária e não mais aceita hoje em dia.

  • @kidteolima
    @kidteolima 6 років тому +7

    heterossexual egodistônico que não está bem com ele próprio, não seria um gay que ainda não se assumiu gay?

  • @marcospaulooliveira1349
    @marcospaulooliveira1349 8 років тому

    não sou psicanalista porém gosto muito da profissão, e pesquiso sobre o assunto.Cheguei ao ponto de vista do senhor

  • @CassianoNunesshca
    @CassianoNunesshca 9 років тому

    Tenho escutado - despretensiosamente - dos Deputados e Pastores, que não há patologização, que medo é esse? Podem me mostrar, aonde isso predominou, ou se sustentou? Ou foi um possível discurso isolado?

  • @marcosdealmeida18
    @marcosdealmeida18 7 років тому +4

    Falou, falou, falou e não explicou nada...

    • @adaleobin
      @adaleobin 5 років тому +3

      Você quem não entendeu.

    • @jui282
      @jui282 4 роки тому

      Idem, não esclareceu

  • @playstationevidas2804
    @playstationevidas2804 4 роки тому +5

    É tudo uma questão mental, uma confusão mental, derivada de vários fatos e ocorrências na vida de um indivíduo

  • @venomsinbioti2795
    @venomsinbioti2795 3 роки тому +2

    Deus pode curar qualquer mazela que vc entende ser mazela. Ele te ama. Eu acho que desistir da fé é uma mazela Jesus me cura disso constantemente

  • @luizcosta4646
    @luizcosta4646 6 років тому +2

    Hetetosrcual ego distonico? Nunca vi. Não essa possibilidade. Mas sinceramente nunca nem ouvi falar.

    •  6 років тому +3

      Caro Luiz, trata-se apenas de uma forcagem conceitual para vermos quão estranho seria pensar no homossexual egodistonico.... se há por um lado, haveria de haver para ambos, não?!

  • @HVC4833
    @HVC4833 3 роки тому +3

    Jesus liberta e salva! Levíticos 18: 22-24; Levíticos 20:13; Gênesis 2:24; Gênesis 19: 5-7; Deuteronômio 23:18; Juízes 19: 22-23; 1 Reis 14: 24; Mateus 19: 4-5; Romanos 1: 26-32; 1 Coríntios 6: 9-11; 1Timóteo 1: 8-12... 🤗👍✌🌻

  • @caranh3484
    @caranh3484 3 роки тому +3

    Na verdade, não vejo o porquê de tal debate na Psicanálise, seria o mesmo que debater a heterossexualidade... sinceramente não vejo sentido... mas o vídeo é importante, pois explica o contexto histórico da homossexualidade na Psicanálise... mas hoje em dia como não é considerada como doença há anos pela OMS, qualquer discussão neste sentido, é perda de tempo... devemos seguir o quê preconiza a ONU, no que concerne ao respeito aos direitos humanos.

    • @uno-duo2025
      @uno-duo2025 3 роки тому +1

      Olá! A psicanálise trata muito das formas em que o sujeito está na linguagem, como ele se relaciona com ela, como ele se enxerga. O debate sobre a homossexualidade não é pra saber se é ou não uma doença, pois já sabemos que não. É algo que precisa ser debatido por conta das relações sociais, do sofrimento que um moralismo excessivo pode gerar. Uma pessoa homossexual pode ter grande sofrimento por ser assim.

    • @patyvieira33
      @patyvieira33 2 роки тому +1

      Sou Psicóloga há 22 anos e reconheço um adoecimento por conta da escolha homossexual e afins. Infelizmente a OMS virou política ideológica. Então não confio nela.

    • @evandrodias5470
      @evandrodias5470 2 роки тому

      @@uno-duo2025 Já começou errado teu comentário...a Psicanálise não se propõe a tratar ninguém... boa sorte.

    • @evandrodias5470
      @evandrodias5470 2 роки тому

      Não reconheço "psicólogos" contrários a OMS e a conselhos federais. Boa sorte.

    • @evandrodias5470
      @evandrodias5470 2 роки тому +1

      @@patyvieira33 Não reconheço "psicólogos" contrários a OMS e a conselhos federais. Boa sorte.

  • @fernandoneves4123
    @fernandoneves4123 9 років тому +2

    Muito bom . Ótimo !

  • @majose2564
    @majose2564 24 дні тому

    Acho q pode ser um.complexo de édipo mal resolvido. O q vc acha?

  • @joserubensrodrigues6018
    @joserubensrodrigues6018 6 років тому +3

    Falou falou complicou e não chegou a nenhuma conclusão,mas ele acabou afirmando que o elemento fantasia tem papel preponderante nessa situação,aí fica nítido que tudo é formado na mente o que torna essa prática uma patologia podendo ser chamada de homossexualismo.E como a mente também é espírito aí está a grande dificuldade de se lidar com tal situação.

  • @rodyromo6266
    @rodyromo6266 9 років тому +7

    Tenho sérios questionamentos em relação a este assunto. Levando-se o plano científico, não há nenhuma ordem, genética ou cromossômica, para se afirmar quem um sujeito venha ao mundo com uma crise em sua identidade sexual.
    Portanto se a ciência não reconhece um cromossomo homossexual, logo não existe o termo homossexualidade, mas sim homossexualismo - problema de ordem psicológica adquirida.

    • @Weslleyleal
      @Weslleyleal 9 років тому +13

      +Rody Romo O vídeo é sobre psicanálise, então não é sobre a ordem cromossômica pautada na biologia. Desejar vai muito além do nosso corpo biológico e é isso que no torna humanos. Um homem desejar outro homem e uma mulher desejar outra mulher não tem nada de problema de ordem psicológica. Freud já mostra que toda sexualidade carece de desenvolvimento, independente se é homo ou hetero. As duas detém a mesma qualidade de normalidade, a questão não está no sujeito homossexual, mas na sociedade, que baseada em princípios cristãos, normatiza uma orientação sexual e criminaliza a outra.

    • @rodyromo6266
      @rodyromo6266 9 років тому +2

      Papo furado cara. A identidade sexual é um atributo adquirido antes de nascermos. Qualquer tipo de atração sexual por qualquer coisa que não seja pelo sexo oposto é anormal. O meu ponto de vista é pautado em verdades espirituais que transcendem o tempo e a evolução. Já a sua é baseada nos fetiches e desejos sexuais desenfreados para satisfazer tais apetites e condutas, buscando justifica-las na "ciência evolutiva". Lembrando que muitas teorias de Freud foram já quebradas, provando que o pai da psicanálise não é infalível. Já as verdades espirituais são imutáveis, permanecendo como eram, são e como serão.

    • @Weslleyleal
      @Weslleyleal 9 років тому +15

      +Rody Romo Anormal é o seu ponto de vista preconceituoso e taxativo! Meu ponto de vista é baseado simplesmente no respeito com o outro que é diferente de mim e pelo respeito à diversidade. Desej sexuais desenfreado seria se um adulto fizesse sexo com alguém que não tem condições de consentir o ato - uma criança - ou um estupro, fora isso são somente pessoas homossexuais vivendo suas sexualidades de modo que não interfere na sua vida e buscando serem felizes como são.
      E de onde você tira o termo "verdades espirituais"? Só porque é o modo que vocês pensa acerca da SUA relação com a espiritualidade, não quer dizer que é verdade absoluta. O meu modo de pensar a espiritualidade é tão legítimo quanto ao seu.
      Sua fala toda é pautada por contradições e falta de posicionamento claro. A primeira postagem você se utiliza da biologia para patologizar a homossexualidade, agora diz que eu estou me pautando na ciência evolutiva enquanto você em "verdades espitiruais". Dedida seu lado! Parece-me que você está jogando qualquer argumento para justificar o seu querer, compulsório, de patologizar uma sexualidade tão normal quanto a sexualidade heterossexual.
      E Freud foi só mais um dos diversos autores dentro do campo da psicologia, assim como ele teve muitos acertos, teve muitos erros também, como toda ciência psicológica.
      Então reveja seus pontos de vista!!!

    • @rodyromo6266
      @rodyromo6266 9 років тому +4

      +Weslley Yago Leal
      Preconceituoso? Taxativo? Somente porque não apoio esta sua ideologia? Caro amigo, em meu circulo de amizades não tenho costume de excluir ninguém, muito menos homossexuais, no entanto, não os tenho como exemplos de conduta sexual. Assim como não aceito adultério e outras condutas cometidas por heterossexuais. Lhe dou também todo o direito de discordar de minha conduta cristã. Porem meu argumento é pautado no seguinte:
      Deus é o pai de todos os homens e todas as mulheres. São todos Seus filhos. Foi Ele quem ordenou o casamento como a união de um homem e uma mulher. O casamento não foi instituído por juízes ou legisladores humanos. Não foi criado por institutos de pesquisas, votações populares, blogueiros famosos ou especialistas. Não foi criado por lobistas. O casamento foi criado por Deus!
      As pressões sociais e políticas para mudar as leis sobre o casamento estão resultando em práticas contrárias à vontade de Deus em relação à natureza eterna e aos propósitos do matrimônio. O homem simplesmente não pode tornar moral o que Deus declarou ser imoral. O pecado, mesmo que legalizado pelo homem, continua sendo pecado aos olhos de Deus.
      Deus certamente ama todos os Seus filhos e espera que tratemos uns aos outros com compaixão e tolerância - seja qual for a conduta privada e quer a compreendamos ou não. Mas outra coisa muito diferente é endossar ou promover essa conduta alterando um conceito jurídico.
      “Ai dos que ao mal chamam bem e, ao bem, mal; que fazem da escuridão luz e, da luz, escuridão; e fazem do amargo doce e, do doce, amargo!”

    • @Weslleyleal
      @Weslleyleal 9 років тому +14

      Parei de ler quando vi que você justifica seus preconceitos com a bíblia. Melhor eu ter parado mesmo antes que você cite gênesis para crucificar a sexualidade que não lhe diz respeito algum!!! E outra, tem pessoas que não acreditam na sua bíblia e muito menos no seu deus, então não utilize sua bíblia para cagar regra na vida de todos!!! E já que o tema do vídeo é psicanálise, aproveite e procure um analista, talvez ele possa fazer um trabalho bem bacana nessa sua não aceitação do que é diferente de você e possa te ensinar a voltar a sua energia psíquica às questões que são próprias a sua vida.

  • @matheusschneider4175
    @matheusschneider4175 3 роки тому +1

    Muito bom!

  • @brunna06
    @brunna06 Рік тому

    ótima explicação

  • @Louraogeneralista
    @Louraogeneralista 6 років тому +8

    A impressão que eu tenho é que quando esses psicanalistas falam, tudo que eles estão fazendo é tentando nos enrolar

    • @joaobrunovictormartinsdias8275
      @joaobrunovictormartinsdias8275 5 років тому +2

      - Com todo meu respeito aos profissionais da aréa, mas também já tive esta impressão e claro não vou dizer que sejam todos.

    • @pedrogabriel3945
      @pedrogabriel3945 5 років тому +4

      Também tinha essa impressão até me tornar um.
      Penso que essa observação se deve a basicamente três fatores:
      1. O psicanalista costuma ler bastante, e por isso acaba adquirindo um repertório linguístico e oratório muito maior, tornando o discurso muito mais erudito e de difícil compreensão. O que é, infelizmente, um defeito, já que o povo como um todo não é ensinado a falar e compreender desta forma.
      2. Falar conceitos isolados, especialmente esses que possuem muitas controvérsias na Academia, como a homossexualidade, exige resumir demais e tentar transformar num discurso mais acessível muitos outros conceitos que estudamos.
      3. A psicanálise naturalmente tem linguajar e percepção um tanto escandalizadores. Fala-se, nos livros e aulas, sobre falo, sexualidade infantil, incesto, falo materno, psicose, narcisismo, perversão e outros termos que podem parecer absurdos para quem não está acostumado e/ou não entende que são, geralmente, metáforas ou coisas que residem em algures escondidíssimos da nossa mente.

    • @justgi2676
      @justgi2676 5 років тому +1

      Jamais! Estudamos muito! tudo que ele falou tem embasamento teórico. A psicanálise em si exige muito foco, disciplina e estudo contínuo, uma vez que cada ser é único e a época que se vive influência demais. Dez pacientes com a mesma queixa exigirão ótica diferenciada, não tem como generalizar e simplificar. Acredito que esse tipo de vídeo seja voltado principalmente aos estudantes e profissionais da área, por isso geram tal sensação.

    • @S8Moura
      @S8Moura 4 роки тому +3

      Quem dera se tudo tivesse uma explicação simples e direta. A psique humana e muito complexa. Devemos respeitar aqueles que estudam com tanta seriedade e ainda querem nos ensinar.

  • @jujugamer1548
    @jujugamer1548 4 роки тому +3

    Deve ser muito triste ter filho gay. Mãe sofre muito com tudo. Ver alguém falar seu filho arrebenta os corações das mães. Se eu fosse homossexual lutaria contra isso. Casaria e teria uma família. Gays sofre muito. Povo não entende.

    • @m4yyt_
      @m4yyt_ 3 роки тому +1

      Me poupe

    • @somewhereinbrazil
      @somewhereinbrazil Рік тому

      casar e ter filhos não resolveria o problema. Muito pelo contrário, tu viveria infeliz sexualmente e faria sua esposa viver de forma miserável também, impedindo ela de ter um homem que a desejasse sexualmente. Já conheci vários homens gays que casaram com mulheres e tiveram filhos (maioria mais velhos) e NENHUM deles acha que fez a coisa certa, muito pelo contrário, falam que se fosse hoje em dia se assumiriam socialmente e viveriam livres, mas que na época deles não era tão de boa como hoje.

  • @elaineassis232
    @elaineassis232 4 роки тому +1

    Adorei o vídeo.

  • @marioiclaus4998
    @marioiclaus4998 6 років тому +2

    Amigo, na minha profunda ignorância um hétero-egodistonico, não é homossexual????

    • @jui282
      @jui282 4 роки тому

      kkkkkk Isso que ele falou não existe

  • @apalexmariano6084
    @apalexmariano6084 9 років тому +8

    É por isso que a Psicanálise tem suas metamorfoses de pensamentos evolutivo. Respeito a Opinião do colega Alexander , mas discordo no quesito que a homossexual não se copia ou se opta , Para mim como outro ramo Psicanalítico creio que todo comportamento ( Conflito ) vai espelhar no exterior e se desencadear aquilo que se esta produzindo no Ego. Um forte abraço.

    • @robinsonvalerio3949
      @robinsonvalerio3949 6 років тому

      Alex Mariano Eu não optei a ser homossexual, eu sei que nasci.

    • @ocanaldonano8849
      @ocanaldonano8849 6 років тому +1

      Robinson V. Nasceu sim... Só se foi no seu cérebro. Ninguém nasce gay, isso é um fato, ninguém até hoje achou esse tal "gene gay" , abraços...

    • @robinsonvalerio3949
      @robinsonvalerio3949 6 років тому +2

      Que argumento com sindrome de papagaio recheado de falácias. Primeiramente, conhece magnus hirschfeld? Eu já sabia antes de provarem que nasce, não tem referência? Cala os dedos.

    • @ocanaldonano8849
      @ocanaldonano8849 6 років тому +1

      Robinson V. Quer referências? Então tome... Psicólogo clínico Norte Americano Joseph Nicolosi. Ph.D. pela California School of Professional “Psycology” (Escola da Califórnia de Psicologia Profissional), ele fez parte da NARTH (National Association for Research and Therapy of Homosexuality - Associação Nacional de Pesquisa e Terapia da Homossexualidade). A Terapia de Reorientação Sexual ou Terapia Reparativa, tem como objetivo buscar ajudar as pessoas a vencerem ou reduzirem seus sentimentos homossexuais indesejados. Na base do seu estudo e carreira profissional, Nicolosi propoe que a “homossexualidade”, é, em muito casos, o produto de uma condição que ele descreve como deficit de identidade sexual, causada por alienação ou rejeição vindas de indivíduos do mesmo sexo. Infelizmente no Brasil, leis arbitrarias e ideológicas criadas pelo CFP, tem proibido a pessoa de buscar ajuda Psicológica pra superar seus traumas e distúrbios ligados ao comportamento homoerótico. E sabia que a maioria dos pacientes dele conseguiram ser tratados? Muitos hoje em dia tem filhos e esposa, abraço...

    • @robinsonvalerio3949
      @robinsonvalerio3949 6 років тому +2

      Parei de ler "Reorientação sexual" kkkkkkkkkkkk Meu filho, Magnus Hirschfeld foi o Eisntein e estudioso da sexualidade e identidade de gênero humana, foi o criador do termo "transexualidade" e "racismo", antes do nazismo entrar no poder político, ele fundou um comitê científico humanitário (Wissenschaftlich-humanitäres Komitee), era crime ser homosexual antes da era nazista, ele fez uma petição (abaixo-assinado) de alguns politícos, escritores, intelectuais e cientistas (principalmente o Albert Eisntein). Não fica usando pseudo-"cientistas" para atacar sexualidade alheia, porque a ciência não está contra.

  • @victormatheus5445
    @victormatheus5445 4 роки тому +3

    Falou falou e não falou nada!

  • @fernandohotter9201
    @fernandohotter9201 9 років тому +1

    Sou life Caoch e ex gay o termo expressa erroneamente a verdade que eu fui fruto de Conceito masculino e pre conceito gay.
    Foi sem querer e com minha familia aceitando que estudando sobre a Psico Analise cheguei ao mesmo ponto que voce. Estou tao feliz e grato ver alguem como voce falar de um conhecimento no qual me tirou da zona de conforto me levando a o auto conhecimento.
    Obrigado

    • @carlitocarlito5648
      @carlitocarlito5648 9 років тому +3

      Que Tenho a dizer? Eu sou e não mi aceito luto dia apos dia sair do homossexualismo. E difícil eu sei muito bem q não nasci assim mas porem. Tenho vontade de ser normal não mi cinto normal. Ninguém sabe sobre mim na minha família q sou homossexual. Mas vou mi virando quanto posso. Frequento igreja evangélica pra ver eu mudo não mudo nada ainda sinto dejeJô? Po homem mas Tenho fé em senlhor jesus Cristo! Ele vai mi cura

    • @danielsacco5460
      @danielsacco5460 5 років тому

      @@lucasnick4196 cara isso que vc tá fazendo é muito errado. Espero que vc saiba disso.

  • @potatofrita6281
    @potatofrita6281 Рік тому +1

    O cara estuda a vida inteira pra dizer num vídeo que nossa vida não é feita de escolhas e que não temos o livre arbítrio 😒

    • @patyvieira33
      @patyvieira33 5 місяців тому

      Patético né!🤦🏽‍♀️ Mas tem gente que acredita nessa ladainha. 🤷🏽‍♀️

  • @henrylacerda5000
    @henrylacerda5000 7 років тому +4

    Eu como estudante da psicanálise, discordo totalmente da ideia de homossexualidade. Não chamo de cura, mas sim de reencontro do indivíduo com sua verdadeira pessoa. Pois sim, a homossexualidade não passa de emprego da sugestão. Sugestão cultural, familiar e social. É um fato que a homossexualidade é uma neurose. O indivíduo ao não mais suportar o emprego das sugestões. Que moldaram uma personalidade que o mesmo expõe por não conter-se .

    • @brunosteinkopf2405
      @brunosteinkopf2405 7 років тому +12

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk piada isso né? Da pra ver o "ótimo" profissional que você vai ser.

    • @thiagoluis8335
      @thiagoluis8335 7 років тому +1

      liga não , ele ta brincando kkk ,so pode.

    • @tompereira3623
      @tompereira3623 7 років тому +6

      Henry La'cerda Sou profissional da área da Psicologia já se fazem 13 anos, a Homossexualidade ou Heterossexualidade não são determinada por construções sociais, se dizes que sim, mande seu trabalho "perfeitamente" embasado e eu te garanto que posso me dar ao trabalho de o refutar. 😉

    • @tompereira3623
      @tompereira3623 7 років тому +2

      Henry La'cerda Engraçado você relacionar sugestionabilidade com sexualidade, espero que você estude muito viu?

    • @ReNata-sh1gb
      @ReNata-sh1gb 7 років тому +9

      Até me assustei! onde você fez psicologia foi liberado pelo MEC? kkkkk

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira 6 місяців тому +1

    O PT com o Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva (PT), fez esse processo, em 2009, a Ex Prefeita Marta Suplicy (PT), trouxe a "Parada Gay" influência pela Austrália 🇦🇺.

  • @franciscacarvalho5900
    @franciscacarvalho5900 5 років тому

    Excelente! Obrigada.

  • @jonaspontalti
    @jonaspontalti 8 років тому

    GOSTEI DO SEU CANAL,..EU ACOMPANHO OUTROS psicanalista COMO CAIO FABIO..QUE TBM GOSTEI MUITO....GOSTO DE APRENDER COMO SER UM HUMANO MELHOR.

    •  8 років тому

      +JONAS PONTALTI Caro Jonas, obrigado pelo seu retorno. vamos mantendo a interlocução. Abç.!