Nova Stella - Presença dos Cristãos Novos na formação da Cultura no Brasil - 8ª Temporada - PGM 04

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 33

  • @sarviafurtado1742
    @sarviafurtado1742 3 роки тому +1

    Que aula , melhor Que contação de História Verídica 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 . Anita Novinsk #Gratidão , que Deus a tenha em um lindo lugar 💐🛐🌿💙🌿

  • @silvioterra5983
    @silvioterra5983 5 місяців тому

    👏👏👏

  • @RebecaLadinaDjudeuEspanyol
    @RebecaLadinaDjudeuEspanyol 5 років тому +7

    Shabat shalom! Parabéns pelo Doutorado ! Quiseram que nos esquecesse. Tenho 62 anos! Gratidão sempre aos meus antepassados judeus ; os silenciosos muito silenciosos criptas judeus brasileiros que nunca se mesclarão, somos da região de Campinas São Paulo. Somos judeus e continuamos silenciosos em 2019 . Os padres jesuítas foram cruéis e vigiavam e enviavam para serem queimados vivos nas fogueiras de Portugal e os bens confiscado. Torá , Torá e Torá .Torah oral conservamos desde Brasil colônia anos atrás em EMGOGA até hoje temos CASAS DE REZAS JUDAICAS.. Campinas tem Sinagoga Ortodoxa dos BNEI ANUSSIM, retornamos ao judaísmo publicamente. Os mais velhos por aqui com mais de 80 anos todos meninos foram circuncisados aos 8 dias de vida com a reza ao Eterno são judeus e nos por termos sítios a Torah sempre foi cumprida à risca sem passar mão na cabeça . Nos mesmo matamos os animais , fazemos o pão santo de roupa branca cantando com o forno virado para o nascer do sol Israel e o Sábado Santo Shabat inicia ao por do sol de sexta feira e banhos no Rio e minas não pensam em mudar nada , assim basta , somos judeus . Desconfio da universidade católica que escondem nossa estória e os padres forçou meu povo a construir igrejinhas na frente da estrada nos sítios fizemos para disfarçar, a igreja católica é idolatra , cruel e hipocrita. Rabinos não pensarão em construir Sinagogas para nos os criptas judeus brasileiros. Somos judeus e ponto nossa vida é dedicada à Torah que está na nossa frente . Vamos reescrever a estória do Brasil judeu .?? Escuta Israel . O Eterno é nosso D’ US . D’US É UM!!

  • @andreiamalta2493
    @andreiamalta2493 3 роки тому

    Da próxima vez, prof. Mauro cite os povos originários do Brasil, os chamados indígenas, como contribuição a formação cultural do nosso povo. Sou de Maceió, da terra dos Caetés, com ascendência materna fulni-ô e bisavós judeus portugueses, e paterna de judeus espanhóis e portugueses com africanos.

  • @TheUmamais
    @TheUmamais 4 роки тому +1

    Excelente como todos os programas!!

    • @aaronaugust7904
      @aaronaugust7904 3 роки тому

      You all probably dont care but does someone know a way to log back into an instagram account?
      I was stupid lost the password. I love any help you can offer me.

    • @lawsonbrysen6889
      @lawsonbrysen6889 3 роки тому

      @Aaron August Instablaster ;)

  • @juliabraga2204
    @juliabraga2204 4 роки тому +1

    Maravilhoso!,

  • @juliabraga2204
    @juliabraga2204 4 роки тому +1

    Que professor incrível

  • @sarviafurtado1742
    @sarviafurtado1742 3 роки тому

    Professora Querida, Anita Novinsk #inmemorian mainha do judeu Nordestino 🙏💐🕊️

  • @joaopaulocordeiro9257
    @joaopaulocordeiro9257 7 років тому +2

    Parabéns pelo programa, informações valiosíssimas.

  • @ivanilde5682
    @ivanilde5682 3 роки тому +3

    Professor Mauro, eu sei que já se foram 7 anos desta laive, mais gostaria muito que o meu querido mestre olhasse para os negros que vieram como escravos para às Américas e soubesse que eles são hebreus Israelitas. Tribos Israelitas que vieram como escravos para todos os continentes.Por favor, fale sobre isto,e sobre a grande miscigenação que houve neste continente.

    • @Vera.Andreozzi
      @Vera.Andreozzi 3 роки тому

      Iva Nilde, onde conseguir material sobre isto? Fiquei interessada. Obrigada.

    • @ivanilde5682
      @ivanilde5682 3 роки тому +1

      @@Vera.Andreozzi Na Internet, Os Igbos, lembas,judeus etíopes e bantos.

    • @Vera.Andreozzi
      @Vera.Andreozzi 3 роки тому

      @@ivanilde5682 , obrigada.

  • @sync3680
    @sync3680 4 роки тому +1

    Muito bom senso do convidade.

  • @adrianodias3031
    @adrianodias3031 3 роки тому +1

    Que saco essas interrupções e críticas escondidas por traz de ter razão.

  • @josuesylva1904
    @josuesylva1904 6 років тому +3

    As historiografia sobre os "cristãos novos" foi inaugurado pela pesquisadora Anita Waingort Novinsky, mas ainda precisa de uma lata necessidade de ampliar os horizontes de pesquisa.

    • @Ronald_Marcal
      @Ronald_Marcal 4 роки тому

      O maior problema que nós encontramos para ampliar esses horizontes é que após o período de 1750 à 1777, o período pombalino, as fontes são "silenciadas".
      O Marquês de Pombal, influenciado pelo racionalismo e o absolutismo, e o crescimento econômico da Inglaterra, estabeleceu uma série de reformas que mudaram as estruturas da sociedade portuguesa e das colônias.
      Ele foi o responsável, por exemplo, de limitar a atuação da Inquisição, expulsou os jesuítas das colônias, e adotou medidas visando uma uniformidade da ampla população, uma das medidas nesse sentido foi, por exemplo, proibir a distinção pública entre cristãos-novos e cristãos-velhos, e obrigar a fala portuguesa por todo o império.
      No Brasil, anteriormente, a lingua normalmente falada era o tupi-guarani, porém, a partir de então passa a ser o português. Isso minou todas as identidades diversas que haviam no Brasil, por exemplo, não só em relação aos descendentes de judeus, mas também aos indígenas.
      Existem muitos povoados, que deram origem à cidades, por todo o Brasil que foram fundados por cristãos-novos, cristãos-velhos ou indígenas (pelo aldeamento jesuíta), mas após as reformas pombalinas, tudo foi uniformizado, e com essa uniformização, os indícios documentais desaparecem e entramos em uma osbcuridade difícil de ser resolvido.

  • @beneditopimentel1821
    @beneditopimentel1821 7 років тому +5

    Excelente aula com uma história rica, jamais narrada por algum historiador, acredito ser um tabu, pelo fato que naquela época, a igreja dominadora e inquisidora, cristãos novos jamais se expunham a sua real identidade.

  • @ezetanz
    @ezetanz 4 роки тому +5

    Os judeus não chegaram na península ibérica com os mouros. Há evidência de presença judaica desde os primeiros séculos da nossa era.

  • @andreiamalta2493
    @andreiamalta2493 3 роки тому

    Desculpe pela petulância, não historiadora, mas estudo minhas origens há um tempo.

  • @everllinybarros-compras4107
    @everllinybarros-compras4107 7 років тому +3

    Parabéns por este programa, expor a história dos cristãos novos (Judeus), o filme citado pelo o apresentador é Estrela Oculta do Nordeste. Segue link: ua-cam.com/video/gM53ECPiMkg/v-deo.html

  • @amaral883
    @amaral883 3 роки тому

    11:53 Pereira e Silva.

    • @amaral883
      @amaral883 3 роки тому

      @Ahmed Alward לא הבנתי כלום ממה שכתבת

    • @amaral883
      @amaral883 3 роки тому

      @Hassan Derrick לאף אחד לא אכפת. יפריע לך במקום טיפשי אחר.

  • @ronaldovieiradossantos9611
    @ronaldovieiradossantos9611 2 роки тому

    OS CRISTAOS NOVOS TARDIOS JA VINHERAM LITERALMENTE CATOLICIOS E ATE AJUDARAM EM CONTRUÇÕES DE IGREJAS....

  • @dreznik
    @dreznik 8 років тому +3

    os muçulmanos na peninsula iberica eram MOUROS ou bérberes (e não árabes)

    • @Ronald_Marcal
      @Ronald_Marcal 4 роки тому

      Embora nós identifiquemos os grupos humanos chamados de mouros com os habitantes do norte da África, isso não significa que o significado dado na Idade Média é o mesmo que temos hoje.
      "Mouro" originalmente era o termo que os romanos usavam para designar as populações bérberes, porém a palavra aparece nas fontes íbericas se referindo à todo e qualquer muçulmano que habitava a região. Assim, o termo, nesse contexto, é sinônimo de "muçulmano", e não de "bérbere".
      Outro termo usado para se referir à essa população era "sarraceno", que é o termo usado pelos gregos para se referir ao conjunto de "orientais", mais especificamente aos médio-orientais. E este termo designava todos os grupos humanos que se originaram naquela região, inclusive judeus.
      As vezes até "mouro" serve para designar, na Europa, judeus e cristãos orientais. Muito embora hoje os judeus sefaraditas e mizrahitas compatilhem de uma cultura mais ou menos semelhante no que diz respeito à trajes, costumes, entonação, etc, na Idade Média (e até o século XIX) ambos eram extremamente distintos, a ponto de não ser facilmente distinguível de um "árabe" (muçulmano ou cristão), quando não estavam manifestando sua religiosidade.

  • @d.antoniopaulo3908
    @d.antoniopaulo3908 4 роки тому +2

    Existe registros de judeus já no império visigodo na península ibérica!