Como a falta de pertencimento afeta os brasileiros descendentes de japoneses

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 жов 2024
  • Mais de um século após o desembarque dos primeiros japoneses no Brasil, muitos nipo-brasileiros dizem se sentir tratados como estrangeiros no país onde nasceram. Dois novos filmes nacionais - um deles concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes - apresentam um novo olhar sobre o fenômeno e mostram como a falta de pertencimento afeta as novas gerações.
    #historyandculture #imigraçãojaponesa #diáspora #cinema
    www.dw.com/brasil
    dw_brasil
    dw.brasil
    dw.brasil

КОМЕНТАРІ • 696

  •  2 місяці тому +181

    O principal problema do Brasil é a educação. Somos carentes de educação humanista. Nos falta sensibilidade, empatia, maturidade e discernimento.

    • @diegobandeira9110
      @diegobandeira9110 2 місяці тому

      Tecnicamente nós somos, mas venho pela religião católica, são coisas diferentes, mas o anti armamento e o aborto são mal vistos aqui porque a visão é que isso mata pessoas

    • @Ex_Spec
      @Ex_Spec 2 місяці тому +3

      O humanismo é uma falange do Antropoteísmo

    •  2 місяці тому +10

      @@Ex_Spec Em momento algum, mencionei religião ou qualquer tema que fuja à nossa realidade. O primeiro passo é acordar.

    • @Ex_Spec
      @Ex_Spec 2 місяці тому +1

      Não existe religião

    •  2 місяці тому

      @@Ex_Spec Religiões existem, são traços da produção cultural humana.

  • @thestone2009
    @thestone2009 2 місяці тому +8

    Negros e Japoneses sofriam racismo, só que agora o japonês é visto como exemplo, como sinal de inteligência e disciplina, enquanto o negro ainda sofre preconceito.

    • @mangiatoredipotato1049
      @mangiatoredipotato1049 2 місяці тому +1

      japoneses ainda sofrem preconceito e racismo, não diminuiu não, só sumiu a perseguição e etc que não quero mencionar, inteligência e disciplina é da cultura e não mudança de sociedade, sobre os negros, são os únicos ao lado dos índios que tem várias prioridades e vantagens em federais, sem mencionar cotas e outros benefícios, mas no Brasil e em qualquer outro país das Américas, sempre os brancos e seus descendentes que sempre vão estar no topo pela propaganda em massa que fizeram em séculos e continuam, famosa colonização europeia no mundo todo.

  • @marim2174
    @marim2174 Місяць тому +2

    Esse tipo de vídeo parte o coração. O Brasil deveria ser acolhedor para todos

  • @vainergutierrez827
    @vainergutierrez827 2 місяці тому +52

    O brasileiro realmente precisa ser estudado! Um país com tantas misturas alguém se achar de "raça pura" ! Inclusive raça só há uma a raça humana!

    • @luxaeterna3246
      @luxaeterna3246 2 місяці тому +2

      Espécie humana, tem raças SIM.

    • @fabioabyara4979
      @fabioabyara4979 2 місяці тому +3

      Se brasileiro fosse cachorro seríamos os Caramelos kkkkkkkk. Somos tudo misturado e somos melhores adaptados a qualquer ambiente .

    • @justiceiroesc9357
      @justiceiroesc9357 2 місяці тому

      Raças são definidas por etnias. Pois somos o único de Homo Sapiens, o último que competiu-vos foram os Neardentais (30 mil anos atrás).

    • @vainergutierrez827
      @vainergutierrez827 2 місяці тому

      @@luxaeterna3246 qualquer ser humano de qualquer etnia pode gerar um filho ao se unir a outro humano de outra etnia isso define o conceito de raça! Sim só existe uma raça humana!

    • @damonperes3067
      @damonperes3067 2 місяці тому +2

      Não só no Brasil, na Europa e Estados Unidos também tem uma penca de gente mestiça, mas como eles acham que são a última bolacha do pacote dizem que são sangue puro. Uma verdadeira piada 😂

  • @shodown2
    @shodown2 2 місяці тому +21

    Quando passei a me informar, fiquei chocado que o que sofri durante a infância e adolescência foi pouco perto do que meus avós passaram neste período. Que bom que atualmente existem filmes e documentários a respeito desta dificuldade em pertencer a um lugar. Comprei casa no Japão e ainda assim sofro preconceito. No Brasil. Sou chamado de japa e aqui sou chamado de brasileiro

    • @fabioabyara4979
      @fabioabyara4979 2 місяці тому +3

      Vc no Japão é cidadão de quinta categoria . Os japoneses da ilha não aceitam os fugitivos da Segunda Guerra Mundial. Impressionante conversei com japoneses na Austrália e eles disseram que preferiam eu brasileiro do que brasileiro japonês na ilha . Ele ficaram muito magoados pois depois em 50 anos fizeram do Japão uma potência econômica aí vários japoneses quiseram voltar . Sei lá disse que isso era coisa do passado e esses japoneses brasileiros ajudavam o Japão de alguma forma . Mas não aceitam !!! E no Brasil japonês é brasileiro mas tbm a cultura Nipo não aceita os rumos que o país e está tomando . A verdade é que o mundo não tem fronteiras e cada um deve ir e ficar onde se sente bem .

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 2 місяці тому +1

      "Japa" nem sempre é uma expressão pejorativa.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      @@fabioabyara4979 Os nipodescendentes brasileiros em sua maioria não são descendentes de fugitivos da segunda guerra mundial, nem sequer tem participação alguma na mesma, pois a maioria veio para o Brasil antes de 1910.

  • @paulomarques6375
    @paulomarques6375 2 місяці тому +19

    Sou brasileiro e amo o Japão, mesmo sem nunca ter ido lá. Torço para que cada vez mais possamos abraçar esse povo, e que eles também aprendam a abraçar seus descendentes.

  • @lifelearner10
    @lifelearner10 2 місяці тому +163

    Acho que essa é uma pauta importante porque os brasileiros(as) descendentes de japoneses sempre sofreram muita discriminação, e tanto no Brasil, quanto no Japão. As discriminações são distintas já que no Japão são se cunho intelectual (por os japoneses acreditarem que são superiores intelectualmente). Já no Brasil é uma discriminação física que abala muito mais os homens! Imagina um adolescente descendente de japoneses ouvindo até mesmo de meninas da mesma idade que seu “órgão genital é menor que a média”, e o tempo inteiro… Isso é um bullying social comparado aos mais terríveis existentes, mas a sociedade brasileira ignora por conta de que os nossos descendentes de japoneses, em geral, alcançam com muita luta e determinação boas posições na sociedade. Contudo, a maioria esmagadora dos meus amigos descendentes de japoneses que vivem no Japão a muito tempo, se sentem muito mais brasileiros e amam infinitamente mais o Brasil do que o Japão. Mas temos que parar apenas de achar que o racismo se dá apenas contra pessoas negras, porque muitas outras “minorias”, incluindo os nossos “japoneses”, sofrem terríveis situações de preconceito ainda hoje!

    • @akiraiwasaki6695
      @akiraiwasaki6695 2 місяці тому +18

      Sim, foram discriminados. Mas não pense que não fizeram o mesmo no Brasil. Eu, filho de japoneses, fui destratado por uma também descendente. Me chamou de "coreano" por não ser japonês o suficiente. Detalhe. aquui no Japão, somos tratados pejorativamente como qualquer asiático.

    • @ADJackD
      @ADJackD 2 місяці тому +1

      Os japoneses se acham superiors geneticamente também, se tu tem um pingo de sangue estrangeiro tu não é japonês e pronto pra eles.

    • @haguromo3024
      @haguromo3024 2 місяці тому

      @@akiraiwasaki6695 - poxa que horrível cara, te chamaram de COREANO???? Meu Deus, quê absurdo.
      Cara para de chorar, no Brasil as pessoas adoram japoneses, seu povo é inteligente e trabalhador, qualquer nação só tem a ganhar com seu povo, vcs não estão por aí nas ruas pedindo esmolas, roubando os outros, man vocês NÃO são vítimas de ng, não aceite isso, deixe isso para pessoas mediocres com QI 83.

    • @Jascintopinto-it7erja
      @Jascintopinto-it7erja 2 місяці тому +2

      "com muita luta e determinação alcançam as melhores condições econômicas" voce já está sendo racista e não sabe

    • @battousaimode8022
      @battousaimode8022 2 місяці тому +13

      @@Jascintopinto-it7erjavc não entendeu nada e quer desvirtuar o assunto. Importe-se com a mensagem que a pessoa quis falar que é mais honroso.

  • @jorgeshinya9165
    @jorgeshinya9165 2 місяці тому +68

    Só para deixar registrado aqui de que o filme "Gaijim Caminhos da Liberdade" foi dirigida por Tizuka Yamazaki, descendente de japoneses. A produção é de Carlos Alberto Diniz com um elenco primoroso.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому +5

      Essa produção não representa o que de fato aconteceu de forma realista, o ideal é assistir os documentários Perigo Amarelo do Dr David Leal e Iami no Ichinichi de Mário Jun Okuhara. A produção de Tizuçka Yamazaki não fala sobre os campos de concentração para japoneses na década de 40 e os linchamentos de japoneses no Brasil nos anos 40.

    • @harpiaamazon
      @harpiaamazon 2 місяці тому +2

      Filme feito no finalzinho da ditadura militar. Mostra só o lado bonito (ou menos feio) da história.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому +3

      @@harpiaamazon História romantizada, passa bem longe da história que nós descendentes de japoneses vivemos realmente, não mostra os linchamentos de japoneses que aconteceram Brasil afora, os campos de concentração para japoneses e descendentes, não mostra que em muitas cidades e locais restaurantes, mercados, barbearias, se recusavam a atender pessoas de origem oriental, meu avÇô tinha dwe ir comprar mantimentos em cidades vizinhas senão meu pai e tios passariam fome, e ia de bicicleta pedalando 30 km com uma caloi barraforte, e depois voltava mais 30 km, duas vezes por mes.

    • @Lcsmu
      @Lcsmu 2 місяці тому

      Tem o Gaijin 2 com um desenvolvimento histórico bem interessante

    • @harpiaamazon
      @harpiaamazon 2 місяці тому +1

      @@Lcsmu Não assisti porque me desinteressei ao saber que as atrizes principais eram a americana Tamlyn Tomita e canadense Nobu McCarthy. Com tantas atrizes ou candidatas à atrizes nipo-brasileiras, a Tizuka foi buscar nos USA e Canadá.

  • @energiadeumabarata9525
    @energiadeumabarata9525 2 місяці тому +319

    Único que pode falar que é puro brasileiro é o índio, o resto é o mundo no Brasil.

    • @alexandreguimaraes8366
      @alexandreguimaraes8366 2 місяці тому +38

      mas o Brasil nem existia quando só tinha índio aqui, e pelo que passaram nas mais dos nossos antepassados, não sei se no íntimo o nativo gostaria de ser um "brasileiro puro"

    • @eduardoezequiel8147
      @eduardoezequiel8147 2 місяці тому +60

      Nada disso, até porque brasileiro só veio surgir durante a colonização e não antes, antes eles eram várias tribos dividídas com vários nomes, idiomas e que guerreavam e se escravizavam entre si mesmos. Não tinha essa ideia de uma nação una ou um povo unificado por qualquer coisa em comum. Brasileiros somos nós mesmos, descendentes de europeus, africanos, asiáticos, orientais e também os pardos miscigenados que são a maioria da população.

    • @cartpixi9050
      @cartpixi9050 2 місяці тому +19

      Palavras importantes, mas índio é um dialeto dos colonizadores. O correto é chamar de povos indígenas. Índio era aquele povo que eles compravam especiarias (para nós são indianos).

    • @fabiolopes2010
      @fabiolopes2010 2 місяці тому +35

      O índio tmb veio da Ásia amigo. Brasileiro somos todos nós que nascemos em territorio brasileiro.

    • @RuanCerqueira-xx4iu
      @RuanCerqueira-xx4iu 2 місяці тому +10

      Mas o Brasil não existia na época do indígenas, havia apenas uma terra com várias tribos. Mas o o Estado nação Brasil só veio a existir após a mistura se vários povos, línguas e culturas

  • @midorylss
    @midorylss 2 місяці тому +19

    Aqui somos japas, e quando voltamos ao Japão, somo gaijin. Sem um lugar no mundo

    • @canalbr3661
      @canalbr3661 2 місяці тому +5

      Irmão , aqui vc é brasileiro de origem japonesa , assim como tem brasileiros de origem alemã , italiana, Negra , árabe e judeu Russa , polonesa entre outros .

    • @juracyinthesky6586
      @juracyinthesky6586 2 місяці тому +1

      Minha teoria é que esse é o motivo do Sul ter tanta gente separatista. Pois não são bem vindos nem na Europa nem aqui, quando preferem manter tradições europeias que vieram junto, mas ao mesmo tempo não tem todo esse aparato do "homem cordial " do Sérgio Buarque. É um segundo Brasil sim, mas quem segrega são os não-sulistas.

    • @edersimas
      @edersimas 2 місяці тому

      ​@@juracyinthesky6586kkkkkkkkkkkkkkk

    • @byshiroma
      @byshiroma 2 місяці тому

      Partilho da mesma situação. O pior é que minha fisionomia é de japonês mesmo, então varias vezes as pessoas pensam que sou japonês e quando vão falar comigo e vem que meu japonês não é de nativo, ficam até decepcionados vc vê a expressão deles mudar na hora, é horrível

    • @ireneyee3216
      @ireneyee3216 2 місяці тому +1

      Eu que sou coreanas também sou considerada japa aqui kkkk, mas na Coreia também sou considerada estrangeira complicado

  • @akiraiwasaki6695
    @akiraiwasaki6695 2 місяці тому +57

    Mantenho a cidadania japonesa por conveniência. Brasil é meu país e la esta o meu povo. Sai do pais, mas o Brasil não sai de mim. Sim, meu avo foi espancado e preso por ser ativista. Mas isso superei.

    • @portorafael45
      @portorafael45 2 місяці тому +1

      Vc é filho de japonês?

    • @akiraiwasaki6695
      @akiraiwasaki6695 2 місяці тому +13

      @@portorafael45 Sim. Nasci no Brasil e vim tentar a vida aqui.

    • @henriqueC6565
      @henriqueC6565 2 місяці тому +1

      mantem por conveniencia? kkkkkk 😂😂😂😂😂 voce nao quer é ter que correr o risco de voltar pra cá isso sim

    • @akiraiwasaki6695
      @akiraiwasaki6695 2 місяці тому +2

      @@henriqueC6565 Eita QI 82.5 . Isso não é conveniência? Vai estudar

  • @jorgeprates1606
    @jorgeprates1606 2 місяці тому +27

    Hoje no Brasil, o japonês ou descendentes no Brasil sofre de racismo reverso. Só por ter raízes nipônicas já é esperado que ele seja mais inteligente,.mais trabalhador, mais qualificado etc. Já chega com uma aura boa.

    • @fabioabyara4979
      @fabioabyara4979 2 місяці тому +3

      Japonês do Brasil ficou malandro . Usa desse estereótipo para passar impressão de honesto e da golpe kkkkkkkk.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      Não se trata de racismo reverso que nós orientais sofremos no Brasil e sim racismo escancarado e explícito mesmo, racismo reverso quem sofre são os brancos, estamos bem, mas bem longe de sermos tratados como brancos no Brasil.

    • @jorgeprates1606
      @jorgeprates1606 2 місяці тому

      @@lucianopinheirogoto758
      Não tenho raízes orientais, mas sempre tive muitos amigos e conhecidos japoneses(descendentes) e nunca me reclamaram. Trabalhei numa multinacionais e as vagas eram preferencialmente dadas aos nisseis. E não era uma multinacional japonesa era francesa.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      @@jorgeprates1606 Porque a maioria dos nipodescendentes brasileiros, coletivamente falando, no Brasil somos um povo pacato e submisso, ao contrário dos nipodescendentes norte americanos, que são um povo guerreiro e competitivo, por isso a maioria aceita e acata o racismo e até tem vergonha de aceitar a realidade social e fazer algo para combater mas aos poucos isso vem mudando, cada vez mais os orientais brasileiros mais novos estão despertando seu orgulho étnico ese aproximando de uma conduta ideal como o povo nipodescendente norte americano, que não acata, não aceita e não deixa barato ser tratado com racismo.

  • @BOLSONARONACADEIA
    @BOLSONARONACADEIA 2 місяці тому +67

    Vocês nipo-brasileiros tem toda razão.Porém mesmo passando por todo esse apagamento ainda sabem das origens diretas de seus ancestrais.Nós negros brasileiros nem a isso tivemos direito.Só sabemos que somos filhos da África e mais nada😐

    • @Kevin-ex9vr
      @Kevin-ex9vr 2 місяці тому +20

      isso é totalmente verdade, mas em relação a aceitação do que é ser brasileiro ou não, negros e descendentes são sim considerados, eqto o asiático é marginalizado.

    • @BOLSONARONACADEIA
      @BOLSONARONACADEIA 2 місяці тому +8

      @@Kevin-ex9vr Nesse ponto eu concordo.

    • @leandrobecker776
      @leandrobecker776 2 місяці тому +2

      Opa, consegue através de pequenas palavras terminações, detalhes de expressão e linguagem, consegue descobrir a região de onde vieram os seus ancestrais... Procura pelo escritor Maurício Waldmam, é uma pessoa que pode te direcionar.

    • @EidyEdwinArndt
      @EidyEdwinArndt 2 місяці тому +2

      Primeira coisa que fizeram foi um livro contando a historia dos migrantes (antes dos veios morrerem) isso por si só ja explica. "Pra quem nao sabe de onde veio, nao sabe pra onde vai" espero que galera tome conciencia disso, e conquiste a admiração de forma justa, sem que o Estado venha a interferir. Brasil é o estado mais burro do planeta, o unico que estratifica por camadas e nunca faz politica publica universalista. Vc vai na alemanha, todos tem a mesma educacao, tem o mesmo acesso. Japao mesma coisa, china mesma coisa, só no brasil que cria educacao pra branco, pra negro, pra amarelo, pra azul, pra verde pra gay, pra mae, pra poerpera. Vc tem tipos diferentes de tributacao, tem leis pra politico, pra estudante pra negro pra latino pra mulher pra homem pra quem nao se identifica nem como mulher e nem homem e agora quem nao se identifica nem com mulher, nem como homem e nem como quem nao se identifica como 3 via, é mole ou que mais estratificacao? tem tipos diferentes de tudo que é coisa.

    • @BOLSONARONACADEIA
      @BOLSONARONACADEIA 2 місяці тому +12

      @@leandrobecker776 Agradeço pela dica porém a grande questão é que não temos ponto de partida.Todos os negros sequestrados da África tiveram seus nomes e sobrenomes mudados pois eram considerados propriedades.É por isso que nós temos sobrenomes de famílias portuguesas: Lima...Silva....Guimarães,etc.Os italianos,alemães e japoneses tem acesso aos nomes de seus ancestrais seguindo as raízes da árvore geneológica e pesquisando em arquivos de museus de imigração espalhados pelo Brasil.No nosso caso não.Fizeram o crime perfeito,sem deixar vestígios😐

  • @brunoyama
    @brunoyama 2 місяці тому +42

    Essa babaquice de preconceito existe no mundo todo. Os japoneses mesmo fizeram coisas horrorosas com os coreanos e os chineses. Os que "acham" ter mais poder,fazem isso com quem tem menos recursos.

  • @Cosmopolitm
    @Cosmopolitm 2 місяці тому +20

    O pior é voltar para o Japão e ser cidadão de segunda lá

    • @fabioabyara4979
      @fabioabyara4979 2 місяці тому

      Japonês que volta pro Japão ele é cidadão de quinta categoria!!! Eles são considerados covardes pelos japoneses que ficaram e lutaram na Segunda Guerra Mundial e depois reconstruíram o Japão com potência até década de 1990 ou seja em 50 anos fizeram de uma ilha potência mundial então os japoneses da ilha não aceitam os fugitivos .

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      Assim nós descendentes de japoneses somos tratados dentro de nossa própria terra o Brasil por conta da cor da nossa pele. E no nosso caso não seria voltar para o Japão se formos para lá pois não nascemos lá, vc não volta para um lugar onde nunca viveu.

    • @Karina-pt6vw
      @Karina-pt6vw 2 місяці тому

      Kkkkk
      Coitado 😂 alguém avisa ele que brasileiro em si é tratado como " cidadão de segunda" em vários lugares do mundo.
      E até internamente no Brasil trata o próprio conterrâneo como "cidadão de segunda" quando as pessoas migram de um estado para o outro.

    • @Cosmopolitm
      @Cosmopolitm 2 місяці тому

      @@Karina-pt6vw quantos países você visitou?

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      @@Karina-pt6vw E alguma vez eu disse que não seja assim? Me referi a como nipodescendentes brasileiros são tratados no Brasil por conta da cor da pele, entendeu o aviso?

  • @antoniocravo7017
    @antoniocravo7017 2 місяці тому +14

    Tenho e sempre tive relações com pessoas que são descendentes de japoneses, tenho por esses o maior respeito e consideração.

  • @fabiotoledo4542
    @fabiotoledo4542 2 місяці тому +15

    O PIOR DEFEITO DO BRASILEIRO É QUERER "SER O QUE NÃO É ", E AINDA DISCRIMINA OS OUTROS.😮😮😮

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому +1

      Poderia explicar melhor, pois não entendi o que quis dizer?

    • @fabiotoledo4542
      @fabiotoledo4542 2 місяці тому +4

      @@lucianopinheirogoto758 O BRASILEIRO É EUROCENTRICO E PIAMENTE SE CREE MELHOR QUE OUTROS.

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 2 місяці тому

      ​@@fabiotoledo4542Eu acho é que ele se acha diferente, talvez pior, que os outros.

  • @lucianoprata86
    @lucianoprata86 2 місяці тому +2

    Video excelente, assim que terminar vou procurar o curta metragem.

  • @FABIOh1976
    @FABIOh1976 2 місяці тому +9

    O Museu da Imigração Japonesa, em São Paulo, no bairro da Liberdade, aborda muito isso.

  • @almag6723
    @almag6723 2 місяці тому +18

    Como residente estrangeiro posso dizer na minha experiencia que alguns brasileiros não aceitam os estrangeiros, mesmo da mesma raiz ibérica. È complicado demais pegar serviço como estrangeiro, mas também é certo que são só alguns. Geralmente descendentes de estrangeiros que vieram aqui há décadas. Ironia da vida, né....

    • @isoldatraducoes
      @isoldatraducoes 2 місяці тому +1

      É mito que somos um país de imigrantes e é irônico como somos ignorantes, preconceituosos, desconfiados até dos ibéricos do mesmo país de nossos antepassados. Brasileiro não lembra mais que é um tronco transatlântico de Portugal.
      Obs: se o BR quer odiar alguém que seja as elites de ambos nosso país e lá pois a elite BR é descendente dos imorais que enriqueceram ilicitamente e os espertos que foram entrando no jogo (enganaram e passaram a perna até nos administradores e rei lusos kkk ) pois aquu era a terra de "liberdade" / libertinagem (liberdade excessiva e desequilibrada) e falta de vigilância. A elite de Minas que roubou boa parte do ouro 😂. Os Portugueses comuns têm a mesma origem comum de nós Brasileiros: camponeses, sempre destratados e enganados na Idade Média e agora somos aqui nas Américas.

    • @Jm4hz
      @Jm4hz 2 місяці тому +6

      Questão de competitividade.
      Se entende que se eu nasci aqui eu mereço mais que você que não nasceu.
      É assim que nos tratam lá fora.

    • @fyokota
      @fyokota 2 місяці тому +3

      @@almag6723 Vivo na Alemanha. Pelo que observo imigrante nenhum é bem recebido pelo mundo. Acho o fim da picada essa reportagem da DW com mimimi pq os brasileiros (sim, brasileiros, mesmo que com descendência japonesa) não são bem tratados.

  • @daniellenishitani7980
    @daniellenishitani7980 2 місяці тому +76

    1000年経っても、私たちはずっと日本人です。A sociedade brasileira até hoje nos chama de japoneses..e os japoneses nos chamam de brasileiros.

    • @jorgeshinya9165
      @jorgeshinya9165 2 місяці тому +6

      Isto demonstra a gratidão pelo país que o acolheu, mas por outro lado nunca esqueceremos de nossa origem, sendo de primeira geração ou das seguintes, o que importam ao meu ver, foram os ensinamentos principalmente da honestidade, lealdade, sinceridade e sem isso você perde a essência de todo um ensinamento fundamental para se viver em um país sem ser considerado um estrangeiro, por mais que sua aparência física prove o contrário.

    • @kowalski296
      @kowalski296 2 місяці тому

      O Brasil está errado e certo está o Japão, se você não possue uma nacionalidade onde não existe registro como no Japão que você se acha ser japonês por ser um descendente, você está cometendo crime de falsidade ideológica. Os descendentes Brasileiros se acha isso porque o Japão no pòs Guerra se tornou uma potencia economica respeitada no mundo, mas houvesse acontecido o oposto, o Japão tivesse caido nas mãos da União Soviética no´pós guerra, garanto que esses descendentes falaria que era Brasileiros.

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 2 місяці тому +12

      @@daniellenishitani7980 você não é japonês, é brasileiro! Se for assim, os outros são europeus, africanos e Árabes!

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 2 місяці тому +5

      @@daniellenishitani7980 A "sociedade brasileira" já tem o costume, está na cultura de fazer "piadinhas", discriminação, xenofobia contra orientais e descendentes (que são brasileiros), sempre nos classificando de fora, porque não confrontando isto, devemos chamá-los de europeus, africanos Tb

    • @augustodeazambuja365
      @augustodeazambuja365 2 місяці тому +8

      ​@@Andrelast-cf9th SIM, funciona assim no mundo todo... Principalmente no Brasil, também tenho origem espanhola, italiana, portuguesa, etc., e no Brasil, embora eu e minha família tenhamos nos adaptado bem, hoje moramos na Itália e aqui , mesmo que tenhamos origem europeia direta ainda somos brasileiros, tive uma filha nascida recentemente aqui e todos a chamam de "brasileira", mesmo que ela tenha nascido na Itália de pessoas que compartilham diretamente o mesmo "pool" genético deles, mas ainda “diferentes”, para contextualizar, eles também têm dificuldade em nos reconhecer como italianos mesmo tendo cidadania e o engraçado é que se você domina a língua você é: marroquino, espanhol, albanês, polonês, ucraniano, romeno e mil outras nacionalidades que eles estão mais acostumadas a receber imigrantes, nunca te reconhecem como brasileiro, e, finalmente, no Brasil você é de origem europeia, na Europa você é brasileiro. E da onde somos?

  • @vandaarriscado6192
    @vandaarriscado6192 2 місяці тому +5

    DW Brasil que maravilhoso conteúdo. Eu não fazia ideia tbem da história dos nipobrasileiros até que li um livro impactante e a partir daí despertei para saber mais sobre a vinda dos japoneses o que sofreram tbem etc etc etc! Muito bommmmm obrigada😊

  • @epserps5055
    @epserps5055 2 місяці тому +7

    Que tal fazer pesquisa semelhante sobre brasileiros imigrantes no Japão e saber sobre como é sentimento de.pertencimento deles por lá. Inclusive os nascidos no Brasil.

  • @Mrf.7213
    @Mrf.7213 2 місяці тому +3

    Muitíssimo obrigado aos bravos e corajosos que vieram desbravar e contribuir para o país. ❤

  • @isaqueteixeiraobregon
    @isaqueteixeiraobregon 2 місяці тому +19

    Ué eu sempre achei os descendentes de japoneses bem mais "assimilados" que os muitos outros como arabes, coreanos, chineses, ucranianos... e até mais que os próprios indígenas. Inclusive, muitos descendentes de japoneses quando vão ao Japão sentem esse choque cultural como se percebessem que não são de lá, embora tenham raízes. Eu já conheci descendentes de japoneses que não sabiam nada de japonês nem nada sobre a cultura japonesa.

    • @joegreenleaf
      @joegreenleaf 2 місяці тому

      Os descendentes de africano não foram tão assimilados assim né. Porque o racismo contra negros ainda existe 😮😮

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому +3

      Mas isso é lógico, se nascemos no Brasil, vivemos a vida toda aqui não tem como aprender a falar japonês por telepatia, somos brasileiros como brasileiros de quaisquer outras etnias, não é porque nos negam nossa nacionalidade brasileira por uma questão de xenofobia e racismo que deixamos automaticamente de ser brasileiros.

    • @isaqueteixeiraobregon
      @isaqueteixeiraobregon 2 місяці тому +1

      @@lucianopinheirogoto758 caso vc não saiba muitos imigrantes quando vão morar em outro país são, a maioria das vezes, bilíngues e passam isso para seus descendentes. Oq quis dizer é que se a comunidade japonesa fosse tão hermética assim, não teriam tantos descendentes que não sabem o básico sobre o país dos antepassados, a própria Sabrina Sato não fala japonês, mas não é só ela claro, vários.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому +5

      @@isaqueteixeiraobregon Claro, com a repressão do governo Vargas e a proibição de se falar e escrever, e ensinar o idioma japonês ficou muito mais difícil preservar a cultura dos ancestrais japoneses. Bom que dia 25 agora graças aos esforços do doutor Mario Jun Okuhra que encabeçou o evento, e historiadores orientais brasileiros, o governo brasileiro pediu desculpas formalmente pelas atrocidades que foram cometidas a nossos ancestrais nas décadas de 30 e 50 no Brasil.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому +2

      @@isaqueteixeiraobregon E nossos ancestrais vieram pra cá antes de 1910, sabiam falar apenas o idioma japones, caso VC não saiba, naquela época já era difícil as pessoas sequer serem alfabetizadas, tanto no Brasil quanto no Japão, mal sabiam era falar direito e escrever a própria língua de origem. Como que se poderia cogitar que seriam bilíngues? Isso era apenas pessoas que trabalhavam em consulados, tradutores, embaixadores, pessoas comuns na época mal sabiam falar e escrever a própria língua. O que de mais avançado tecnologicamente havia na época era o rádio e olhe lá.

  • @JoaoRobertoMathiasBarbos-vh5wl
    @JoaoRobertoMathiasBarbos-vh5wl 2 місяці тому +2

    A moça disse que sabia do preconceito contra negro e índio mas se surpreendeu com o preconceito contra japoneses?

  • @vilelaantonio9204
    @vilelaantonio9204 2 місяці тому +16

    Tenho três sobrinhos e três sobrinhos-netos, todos nipo-brasileiros. Um dos sobrinhos-netos, inclusive, é nipo-germano-brasileiro. A mãe, minha sobrinha nipo-brasileira, foi casada com um alemão. Uma sobrinha-neta é nipo-italo-brasileira. O pai, meu sobrinho, foi casado com uma descendente de italianos. Nem preciso dizer que esse "brasileiro" já era resultado de uma mistura de espanhóis e indígenas . Quantos milhões de casos assim há no Brasil? Duvido muito que toda essa gente sinta-se tratada como estrangeira no pais em que nasceram.

    • @jorgeshinya9165
      @jorgeshinya9165 2 місяці тому +3

      A forma que qualquer país tratará um estrangeiro, dependerá de seu comportamento naquele país, é bem simples assim!! E, considero o perfeitamente compreensível.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому +3

      Depende do fenótipo, quem tem cara de japones puro no Brasil sofre segregação racial velada em diversos contextos e espaços, e tem constantemente sua nacionalidade brasileira questionada e negada por brasileiros de outras etnias. Acaba sendo tratado como estrangeiro em sua própria terra o Brasil.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому +1

      Então, nós descendentes de japoneses sofremos preconceito racial nesse sentido diariamente, em diversos espaços e contextos nos negam nossa nacionalidade brasileira por conta da cor da nossa pele. Nos tratam como pessoas estrangeiras vivendo no Brasil, e isso que pesquisas do Censo estão sub notificadas pois muitos ao serem questionados se declaram brancos com vergonha e ou medo de sofrer racismo. Somos hoje, contando com os indígenas brasileiros que são a mesma etnia que nós, cerca de 15 milhões acredito.

    • @lucasbeserra8398
      @lucasbeserra8398 2 місяці тому

      Indígenas tem sangue asiático.

    • @harpiaamazon
      @harpiaamazon 2 місяці тому

      @@lucianopinheirogoto758 Os povos précolombianos não são da mesma etnia que os asiáticos com traços mongóis. Podem ter tido uma mesma origem de alguma tribo que saiu da África (este sim, berço dos Homo-Sapiens). Alguns traços podem lembrar pois passaram pela Sibéria/Alaska mas a diferenciação étnica prosseguiu. E mesmo no continente americano é possível ver que a diferenciação continuou ao vermos as etnias Esquimó, Cherokee/Apache/Comanche, Maias, Incas, Tupi/Guarani, e muitos outros.

  • @IlcePessoa
    @IlcePessoa 2 місяці тому +20

    Somos sempre a metade...metade brasileiro e metade portugues , metade brasileiro e metade japonês, índio e europeus...assim é a população desse imenso Brasil

    • @stellav.m.
      @stellav.m. 2 місяці тому +1

      Português também é Europeu sem dizer que muitos portugueses que a portaram no Brasil já tinham sido imigrantes em Portugal.😊

    • @ilcedacosta9193
      @ilcedacosta9193 2 місяці тому +3

      @@stellav.m. sei que portugueses também são europeus, o que quis dizer que não só português mas como:franceses, italianos, etc.
      Entendeu??

    • @Saraharuno675
      @Saraharuno675 2 місяці тому

      ​@@sii8132 Vc é tudo de mistura né?

    • @julianof.c.1316
      @julianof.c.1316 2 місяці тому +4

      Somos todos misturados. Acho até estranho quando falam em brancos, em pretos, no Brasil, como se houvesse alguma pureza racial neste país de imigrantes.

  • @josi.ane3
    @josi.ane3 2 місяці тому +4

    É muito louco como não conhecemos a história do nosso país. Não tinha ideia da proporção da perseguição que japoneses e descendentes sofreram no Brasil. É uma vergonha peder tanto tempo estudando outros países e sabermos tão pouco de nós mesmos. Não acho que cair em uma competição de quem sofreu mais resolve alguma coisa (visto alguns comentários aqui)... Mas tbm só vejo retrocesso nas questões raciais no país. Ainda não aprendemos a olhar a nossa própria história, continuamos importando conceitos de outros países em vez de pensar por nós mesmos

  • @henriquerodrigues4643
    @henriquerodrigues4643 2 місяці тому +7

    Durante a segunda Guerra os descendentes de alemães também foram perseguidos. Eles não eram autorizados a se aproximar das praias, pois havia o receio de que fizessem sinal, em código Morse, com lanternas, para supostos submarinos alemães.

    • @lucasbeserra8398
      @lucasbeserra8398 2 місяці тому

      Outro ponto , não podia falar alemão com isso muitos descendentes nem sabe falar a língua original do seu povo (tanto para imigrantes italianos e demais povos )

  • @CarlosAmorimCarvalho
    @CarlosAmorimCarvalho 2 місяці тому +51

    Seria sonhar demais um futuro onde as escolas ensinassem sobre a importância da diversidade, formando adultos mais respeitosos e tolerantes?

    • @Balbacinogorno
      @Balbacinogorno 2 місяці тому

      E ensinam. O problema maior são os pais. "Num acredita na escola não, eles mentem, essa gente não presta". E assim os filhos aprendem o racismo e passam para os filhos deles.
      .
      Isso acontece com todos os não brancos, incluindo os índios que são naturais daqui. Já ouviu falar da expressão "índios de hillux"? Sempre subentendido que eles "roubbam de nós para ostentar luxo". Sendo que a maioria vive nas florestas.

    • @gmb84
      @gmb84 2 місяці тому +4

      @@CarlosAmorimCarvalho acho que as escolas só estão ensinando isso na verdade

    • @fyokota
      @fyokota 2 місяці тому +6

      @@CarlosAmorimCarvalho Educação se aprende em casa. Não devemos empurrar essa responsabilidade para a escola. O que a escola deveria fazer mas não faz direito é ensinar matemática, português, história, geografia, artes, esporte.

    • @ste_este
      @ste_este 2 місяці тому +1

      Vc conhece algum adolescente? Pode perguntar p ele. As escolas há muito tempo já deixaram de lado port e mat para ensinar a diversidade!

    • @fyokota
      @fyokota 2 місяці тому +2

      @@ste_este Concordo. Educação deveria se aprender em casa, mas as pessoas gostam de empurrar essa responsabilidade para as escolas (e consequentemente para os políticos). A escola deveria ensinar matemática, português, história, geografia, artes, esportes...

  • @estrelaucsal
    @estrelaucsal 2 місяці тому +9

    Ao menos o Brasil da nacionalidade pra quem nasce em nosso território, no Japão da apenas se um dos pais forem japonês!

    • @AndreLuis-Gato
      @AndreLuis-Gato 2 місяці тому +3

      Exato! e o pai ou mãe estrangeiro recebe apenas visto de permanencia,nunca a nacionalidade plena.

  • @anonymousg.5432
    @anonymousg.5432 2 місяці тому +50

    A grande midia faz QUESTÃO de estereotipar, segregar, ao invés de incluir: FATO!.

    • @thiagoferreiradeoliveira7893
      @thiagoferreiradeoliveira7893 2 місяці тому +7

      Pegam um contexto de 80 anos atrás, o Brasil tendo que defender o lado americano, e agora a DW fazendo um vídeo ridículo desse. Pede pros germanos da europa parar com essa patetice. Os brasileiros de origem japonesa são mais integrados do que imigrantes de origem portuguesa, por exemplo.

    • @felip3442
      @felip3442 2 місяці тому +1

      Chora mais

    • @anonymousg.5432
      @anonymousg.5432 2 місяці тому +1

      @@felip3442 Se está INCOMODADA, é porque doeu...kkkkk..
      brasileiros adoram viver de suas FANTASIAS para se AUTOENGANAR.....e ODEIAM TER QUE ENFRENTAR a REALIDADE....herança portuguesa....kkkkk

    • @anonymousg.5432
      @anonymousg.5432 2 місяці тому +7

      @@felip3442
      Se te incomodou é porque doeu..kkkkk
      brazucas se incomodam quando se "esfrega a realidade em suas caras".....
      Gostam ( necessitam ) viver se autoengando sobre a imagem de si próprio: herança portuguesa...kkkk.
      Depois, NÃO se ENTENDE o porquê este país só anda para trás......rsrsr.😘

    • @Jascintopinto-it7erja
      @Jascintopinto-it7erja 2 місяці тому +2

      ​@@anonymousg.5432ah você é português kkkkkkkk agora entendi, nem vou falar nada...

  • @antoniodelimasilva410
    @antoniodelimasilva410 2 місяці тому +7

    O preconceito é uma miséria humana! Porque nós gostamos tanto de fazer o nosso semelhante ou próximo sofrer 😢 ? Amai-vos uns aos outros como eu vos amei ! Jesus Cristo.

  • @ladywhitebrownie
    @ladywhitebrownie 2 місяці тому +28

    É curioso que um descendente de japonês, nascido no Brasil continua sendo chamado de “japa” e um caucasiano nascido no Japão (vide a Miss Japão 2024) não é totalmente visto como japonês.

    • @isoldatraducoes
      @isoldatraducoes 2 місяці тому +5

      O ser humano, como todo animal gregário, instintivamente "sabe" ou tenta filtrar seus semelhantes. todo elemento estranho é hostilizado. Felizmente temos o potencial da razão, aprendizado e transformação da mente para superar nossos instintos

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      Porque no Japão não há discriminação racial como no Brasil, lá existe a discriminação por ser estrangeiro,, então a pessoa pode ser um japones branco, um japones de raça negra pura, pois o termo japones designa nacionalidade e não raça.

    • @SvalblodChampion
      @SvalblodChampion 2 місяці тому +4

      Aí que vc se engana, pode procurar aí pra ver que muito japonês já desconsidera como japonês quem é filho de japonês com estrangeiro

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому +3

      @@SvalblodChampion Não existe mais japones no Brasil, existe brasileiro de raça amarela, brasileiro oriental, os japoneses a maioria já morreram, estão com mais de 100 anos os poucos vivos. Somos tão brasileiros quanto brasileiros de outras etnias.

    • @Gokugaroto
      @Gokugaroto 2 місяці тому

      Já trabalhei com descendentes de japonês 2 vezes é todos os 2 tinha esse apelido isso é ridículo no Brasil as pessoas ola para sua aparência e te coloca apelido se você e negro encharcado de negão se é branco é chamado de alemão ridículo

  • @enildamotta810
    @enildamotta810 2 місяці тому +11

    Eu sou mestiça, mãe descendente de japoneses e pai descendente de portugueses e sempre me senti um peixe fora d'agua nas duas famílias. Eu não me pareço uma japonesa, mas o meu comportamento é oriental, isto é, quieta, discreta, quase invisível 😢😢😢

    • @whatsocutee
      @whatsocutee 2 місяці тому +8

      Osh, ser anti social não quer dizer que é japonesa kkkkk

    • @mayumi_mmori
      @mayumi_mmori 2 місяці тому +1

      @@whatsocuteeela n disse que e antissocial

    • @whatsocutee
      @whatsocutee 2 місяці тому +2

      @@mayumi_mmori lhe falta ov... interpretação de contexto

    • @mayumi_mmori
      @mayumi_mmori 2 місяці тому +2

      @@whatsocutee ela disse que é uma pessoa quieta e discreta. onde isso é igual ser antissocial?

    • @whatsocutee
      @whatsocutee 2 місяці тому +1

      @@mayumi_mmori como você enxerga uma pessoa anti social?

  • @rozildoalvespinheiro8355
    @rozildoalvespinheiro8355 Місяць тому +1

    Infelizmente as ideias europeias de superioridade do Ocidente sobre outros povos ainda faz parte da cultura Brasileira algo que deveriamos reconhecer como um problema enraizado no nosso país

    • @rozildoalvespinheiro8355
      @rozildoalvespinheiro8355 Місяць тому

      O Brasil ainda se espelha no conhecimento e cultura da Europa como se esse continente fosse a base da civilização humana porém a outras culturas que deram uma enorme contribuição a sociedade brasileira mas foram negligenciadas ao segundo plano de culturas exóticas incluindo a japonesa. Isso mostra que os vestígios do colonialismo europeu se encontram muito presentes em nossa sociedade

  • @juliocesar-oe3pw
    @juliocesar-oe3pw 2 місяці тому +2

    Parte do povo brasileiro não costuma com quem tem um sotaque diferente. Eles se sentem incomodados.

    • @lucasbeserra8398
      @lucasbeserra8398 2 місяці тому

      Todo Brasileira tem sotaque cada cidade e regiões , não faz sentido seu cometário.

  • @mariadocarmoxavier1592
    @mariadocarmoxavier1592 2 місяці тому +5

    A Arte restaura o q a Vida quebra

  • @PedroHenrique-bd8mb
    @PedroHenrique-bd8mb 2 місяці тому +2

    Eu acho que essa falta de sentimento de pertencimento étnico é comum a todos no Brasil, por exemplo, eu sou descendente de africanos e de italianos e talvez outros grupos europeus (não tenho certeza), mas nunca senti que pertencia a Itália ou a qualquer outro lugar além do Brasil mesmo.

  • @Alexandrelpax
    @Alexandrelpax 2 місяці тому +54

    brasileiro sempre foi muito preconceituoso e racista. é fato

    • @guilhermearaujo3009
      @guilhermearaujo3009 2 місяці тому

      São os traços que a colonização pelos porcos de portugal deixou impregnada nesse país

    • @Andrelast-cf9th
      @Andrelast-cf9th 2 місяці тому +6

      Classifica quem pode ser brasileiro

    • @rafaeltn1147
      @rafaeltn1147 2 місяці тому

      O indio que deveria ser racista

    • @CosmopolitanDrunk
      @CosmopolitanDrunk 2 місяці тому

      Só perde pro Japão

    • @eduardoezequiel8147
      @eduardoezequiel8147 2 місяці тому

      Pois é, meu compatriota, mas os japoneses também não são nada diferentes, pelo contrário, são piores, muito piores. Vai tentar arrumar um emprego formal no Japão sendo qualquer outra coisa exceto japonês...

  • @juliocesar-oe3pw
    @juliocesar-oe3pw 2 місяці тому +5

    No Brasil existe preconceito e discriminação com os estrangeiros. O sotaque diferente incomoda. São sintomas de xenofobia.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      No nosso caso sofremos racismo e preconceito sem ser estrangeiros no Brasil , apenas por conta da cor da nossa pele, por sermos de etnia oriental.

  • @kauequinto2975
    @kauequinto2975 2 місяці тому +3

    Valorizem os Kaikans de bairro, estimulem o convívio social com os diferentes, se misturem. Levantem a cabeça e entendam que fazem parte do Brasil. Superação da ignorância, não vitimização.
    Viva a comunidade, de Mogi, Suzano, Itaquera, Cotia. Interior do estado, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará.
    Estamos inseridos, em todas classes sociais.

  • @hrbuzios
    @hrbuzios 2 місяці тому

    Boa reportagem ! Parabéns ! 👏👏👏

  • @blues336
    @blues336 2 місяці тому +5

    Brasil mostra tua cara !

    • @Gokugaroto
      @Gokugaroto 2 місяці тому

      Quero ver quem fala 🕺🕺

  • @igutitadashi
    @igutitadashi 2 місяці тому +1

    O bom de ser despatriado, é que não sinto nenhuma obrigação de servir nenhum dos países.

  • @diegopanzariello4433
    @diegopanzariello4433 2 місяці тому +37

    Triste o racismo estrutural contra asiaticos no país.

    • @Jascintopinto-it7erja
      @Jascintopinto-it7erja 2 місяці тому +15

      Aonde que asiáticos sofrem racismo estrutural?! Isso é um insulto contra quem realmente sofre isso

    • @isoldatraducoes
      @isoldatraducoes 2 місяці тому +2

      Racismo estrutural kkk

    • @isoldatraducoes
      @isoldatraducoes 2 місяці тому

      Racismo estrutural é contra pessoas de pele escura ( o que é burro, pois é bem mais complexo que isso, pessoas podem ter a mesma genética, mas quem nascer com pele mais escura tem mais azar.. além do histórico de casamentos) e os indígenas (Não, brasileiro não é indígena em sua maioria pois os trata como inferiores até os brasileiros do norte e nordeste os tratam assim ou têm pré-ideias erradas)

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 2 місяці тому

      Sim,indios e negros sofrem racismo estrutural nao neguei isso

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 2 місяці тому +1

      ​@@isoldatraducoesTiveram terras mas foram execrecados queriam europeus,isso ocorreu em outros países latinos.

  • @SOBERANO09
    @SOBERANO09 2 місяці тому +4

    Bem semelhante ao que muitos brasileiros ver o nordeste, assim como os japoneses daremos a volta por cima, os humilhados serão exaltados.

  • @elisangelamonteiro9260
    @elisangelamonteiro9260 2 місяці тому +9

    Achoos japonês tão disciplinado e inteligente .❤

    • @isoldatraducoes
      @isoldatraducoes 2 місяці тому

      Inteligente todo ser humano é, somos todos iguais, só que uns exercitam mais que outros

    • @elisangelamonteiro9260
      @elisangelamonteiro9260 2 місяці тому

      Sim, ainda assim é um povo diferenciado

  • @adrianaoliveiragomes9245
    @adrianaoliveiragomes9245 2 місяці тому +1

    A situação é pior no Japão, lá eles são estrangeiros.
    Tenho amigos que dizem isso, principalmente no trabalho , nos mercados.

  • @alexandreguimaraes8366
    @alexandreguimaraes8366 2 місяці тому +7

    foda é quando você não sabe como se definir, não sendo escuro o suficiente para ser negro ou não sendo branco o suficiente para ser branco, daí sim fica uma porra de um limbo

    • @gustavol2977
      @gustavol2977 2 місяці тому +9

      Se tem dúvida, é pardo, o maior "grupo étnico" do Brasil.

    • @HwoarangGamer
      @HwoarangGamer 2 місяці тому +7

      ​@@gustavol2977 Pardo é a coisa mais genérica que pode existir na questão de classificação racial. É como se fosse tudo e nada ao mesmo tempo. Em 2003, foi definido que todo pardo é negro quando, desde sempre, pardo englobava as misturas envolvendo brancos, negros e indígenas. Com essa decisão, descendentes indígenas passam a serem considerados negros. E, se não bastasse, no último Censo, os mestiços asiáticos eram recomendados a se identificarem como pardos por terem mais de 1 origem. Ou seja: essa classificação é uma confusão total e passa a perder valência e credibilidade.

    • @robsonag
      @robsonag 2 місяці тому +1

      O estereótipo é ligado ao fenótipo, onde a aparência conta mais que o DNA. Infelizmente, num país racista com claro crescimento do neo-fascismo, essa necessidade de classificar o outro ficará mais forte.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 2 місяці тому

      ​@@gustavol2977pardo não é grupo étnico, é uma classificação moderna com pouca base de conhecimento histórico e etnográfico. O Brasil em sua maioria têm os mesmos componentes, mas de formas diferentes. É um país de hierarquia social, mas essa não é tão rígida assim, pois a regra mais forte foi ser descendente da nobreza portuguesa, que formou a elite atual e desde sempre ( e alguns gaiatos que foram percebendo o jogo e adentrando a política pra formar os clãs oligarcas e casando com os nobres).
      A hierarquia também se baseia na ordem de primogenitura... os mais novos seriam mais pobres e iam constituir a classe média.
      A classe baixa seria os camponeses portugueses enganados e iludidos que iriam melhorar de vida. Alguns conseguiram mas a grande maioria, não. Isso valeu para os imigrantes europeus recentes não-lusos.
      Outros conseguiram ter muitas terras, enxotando os nativos, mas que valem nada, especialmente no Nordeste e Centro-Oeste. (mas pode ser regra em todo o interior nacional)
      A classe mais baixa é formada pelos nativos sul-americanos, escravos, de origem africana ocidental, central, da Guiné e da Senegâmbia, seja de origem isl4mica ou de religião tradicional. Os portugueses pobres que casaram com esses também fazem parte desta classe.
      Orgulho de ancestrais é opcional, aprendemos com os erros deles pra melhorar... mas devemos ser cientes de onde viemos e com quem compartilhamos cultura. Somos irmãos íbero-americanos, mas ao mesmo tempo temos nossas particularidades.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 2 місяці тому

      ​@@gustavol2977expliquei as camadas que mais têm origem na pirâmide europeu e econômica das Navegações Coloniais..
      É corrente que não importa se você tem mais sangue europeu , mas uma certa quantidade maior que a média te fazem enxergar como Mulato. Os traços africanos subsaarianos sempre ocuparam o fundo da pirâmide das preferências e da seleção sexual biológica nas Américas e também, em menor grau, nas capitais da Europa Ocidental e depois Central(engana-se que as capitais europeias eram nativas europeias 100% kkk)(recomendo o Nerdologia para ver esse resgate de muitos intelectuais de origem moura-árabe e africana nos grandes centros europeus.
      (Continua)

  • @Jerlaf
    @Jerlaf 2 місяці тому +3

    Tem um filme japonês chamado ファミリア (família) que tem um descendente brasileiro no Japão, é interessante ver o outro lado também

  • @pedrodourado4003
    @pedrodourado4003 2 місяці тому

    Acho que já faz um loongo tempo que o japonês não passa por isso. Foi algo oriundo da segunda guerra e fica bastante distante. Hoje em dia estão no topo da "cadeia alimentar". São brasileiros e tenho muito orgulho de ter essas raizes no nosso país! Vocês são brasileiros!!!

  • @Diario_Brasil
    @Diario_Brasil 2 місяці тому +1

    Como parte da comunidade nipo-brasileira, a proibição de falar a língua japonesa afetou muito a comunidade. Hoje em dia a maioria dos descendentes não falam japonês pq os pais ou os avós não ensinaram por medo de os filhos sofrerem preconceito. Mas mesmo assim os descendentes sempre se consideram brasileiros, ao contrário de alguns brancos que acham que são europeus e não brasileiros. Embora, brasileiro mesmo, original, deveriam ser os indígenas, nós brasileiros somos todos ocupantes de uma terra q ja pertencia a outros.

  • @leandrocarvalho-lz5iu
    @leandrocarvalho-lz5iu Місяць тому +1

    O ser humano é uma PRAGA!! Sempre perseguindo ....

  • @marianamaifujii4629
    @marianamaifujii4629 2 місяці тому

    Nós precisamos dos artistas para conhecer o sofrimento dos nossos antepassados e ser gratos pelo nosso presente. Meu avô dizia que éramos felizes, pois graças ao desenvolvimento do Japão na década de 70 as pessoas nos respeitavam. Aqui e ali passamos por algumas injustiças, trabalhar no Japão de dekassegui não é tarefa fácil, mas superável. Nossa jornada e nosso legado deveriam ser vistos como exemplo do que o espírito coletivo e o trabalho duro podem conquistar. A nossa comunidade avançou sem precisar se vitimizar, então essa dura verdade que vcs resolveram não abordar afasta tanto a reportagem como o trabalho dos cineastas da verdade, que é o que tanto desejamos ver na narrativa cinemátografica e jornalística. Fica um gostinho ruim, de oportunidade perdida.

  • @JoséHugo-b8z
    @JoséHugo-b8z 2 місяці тому +1

    Muita gente ainda confunde nacionalidade, etnia, cidadania, lugar de nascimento. Muitos países nem consideram os nascidos lá cidadãos mas sim os filhos dos cidadãos. O Japão é assim. Muitos no Brasil em regiões de interior com maioria de imigrantes colonos se sentem confusos sobre como se identificar, e não só os japoneses, ucranianos, alemães, italianos.

  • @salvemobrasil6985
    @salvemobrasil6985 2 місяці тому +1

    Absurdo!!!! O Brasil deve muito aos Japoneses e os seus descendentes !!!

  • @danielchristiansteinkellne6214
    @danielchristiansteinkellne6214 2 місяці тому +2

    Pois isso aconteceu com todos os estrangeiros muito triste sim e injusto pois foram trazidos para cá como colonos... porém alemães,italianos também foram proibidos de falarem seus idiomas...que tal agora cotas para estes descendentes ???? Também quero

  • @eldragofelix6545
    @eldragofelix6545 2 місяці тому +2

    hoje em dia, mulheres japonesas são consideradas lindas

  • @Keikolina
    @Keikolina 2 місяці тому +1

    Meu tio avô foi um dos que teve que sair de Santos corrido rumo ao interior. 😐

  • @pauloreis1
    @pauloreis1 2 місяці тому

    Queria muito ver esse curta metragem

  • @rogeriodosreis5691
    @rogeriodosreis5691 2 місяці тому +2

    Quando você tem origem multietnica você é por origem brasileiro(a).

  • @Allan_moura_Shinji4
    @Allan_moura_Shinji4 2 місяці тому

    Queria que o Brasil tivesse investido mais na imigração asiática
    Eles são muito inteligentes e educados

  • @BrasileirosemIzumo-nq4pg
    @BrasileirosemIzumo-nq4pg 2 місяці тому +1

    Em pleno 2016, a atriz Giovana Antonelli interpretando Alice Tanaka na novela Sol Nascente no horário nobre de uma TV de grande audiência. Pode? Foi Feito!

  • @ronnelima6889
    @ronnelima6889 2 місяці тому +2

    Muito interessante! Não conhecia essa realidade!

  • @junianocarlos248
    @junianocarlos248 2 місяці тому +17

    Eu não entendo. Japoneses costumam ser mais brancos que a média do que se é chamado branco em cada país, e são chamados de amarelos.

    • @cristianl.p.7795
      @cristianl.p.7795 2 місяці тому +2

      Deve ser por causa do Rio Amarelo

    • @gustavol2977
      @gustavol2977 2 місяці тому +19

      Na verdade a cor média deles é amarelada mesmo, porém ter a pele branca é um padrão de beleza almejado, logo as pessoas se cobrem de maquiagem ou usam cremes clareadores. Às vezes quando assisto algum conteúdo asiático consigo perceber a diferença de tonalidade entre o pescoço e o rosto (onde tem mais maquiagem).

    • @rafaeltn1147
      @rafaeltn1147 2 місяці тому +3

      Japa é tudo amarelo ow

    • @jorgeshinya9165
      @jorgeshinya9165 2 місяці тому +10

      @@rafaeltn1147 Lembre sempre de que Japa, é considerada por muitos descendentes japoneses como sendo uma forma pejorativa de denominação.

    • @jorgeshinya9165
      @jorgeshinya9165 2 місяці тому +8

      Talvez, a caracterização e a distinção de raça por cores, favoreçam ainda mais o grau de preconceito gerados inconscientemente por muitos e muitas vezes sem ao menos ter uma má intenção e isto acabam gerando o que chamamos de preconceito sem mesmo perceber.
      No último censo do IBGE, há uma pergunta sobre a cor da pele.
      Eu, pergunto qual será o tratamento e a diferenciação ao responder a esse questionamento? O que importa ao governo a cor do indivíduo se a constituição garante a todos, o mesmo tratamento dado independente da cor, religião ou origem?

  • @paoduro7819
    @paoduro7819 2 місяці тому

    não só por falta de conhecimento de História e Geografia,mas também por falta de ensino religioso

  • @tomranks
    @tomranks 2 місяці тому

    Eu acho que, pelo contato que tive com descendentes de japoneses, existe um choque entre a identidade brasileira deles com as tradições impostas pela família e essa necessidade de preservar as tradições em um lugar tão diferente acaba causando também esse estranhamento

  • @paulosojunior
    @paulosojunior Місяць тому

    É muito raro para o brasileiro médio, ver um asiático na terra dele. Só indo a lugares muito específicos. Os descendentes de japoneses não se enturmam em alguns casos, além de manterem um comportamento muito diferente do resto, também em alguns casos.
    Por isso, continuam a ser vistos como de outro povo, mas não é sempre e não é por todos.

  • @isaiasnascimento7026
    @isaiasnascimento7026 2 місяці тому +1

    Será por isso que muitos pais japoneses antigos não aceitam casamento dos seus filhos com brasileiros sem ascendência japonesa?

    • @luztoshiko
      @luztoshiko 2 місяці тому

      ANTIGAMENTE SIM.Hoje não mais...já estamos na quinta geração...

    • @harpiaamazon
      @harpiaamazon 2 місяці тому

      Isso já acabou há décadas, quando a maioria era ainda de primeira, segunda ou no máximo terceira geração. Hoje acontece com imigrações que ainda estão nestas primeiras e segundas. É só ver ao redor.

  • @canalbr3661
    @canalbr3661 2 місяці тому

    Quero aqui dá um pedido de desculpas para os nossos irmãos Japoneses por tudo o que passaram .

  • @ManusCamus
    @ManusCamus 2 місяці тому

    Eu fiquei surpreso como os Brasileiros consideram pessoas negras muito bem, mas não outras raças, parece uma falência educacional

  • @maisumsilva704
    @maisumsilva704 2 місяці тому

    Os brasileiros descendentes de japonês e asiáticos, tem que tomar seu pertencimento, pois como todos nós, brasileiros, os ascendentes vieram de fora.
    Até mesmo os primeiros colonizadores indígenas assim o fizeram...
    O nosso país é feito de culturas do mundo, basta de preconceito, de ódio, de estupidez...
    Meu nome é SILVA, mas tenho familiares Eugênio, Freire, Oliveira etc

  • @BFGerhardt
    @BFGerhardt 2 місяці тому

    Parabéns aos descendentes de japoneses por terem dado a volta por cima, a ponto de hoje as pessoas sequer fazerem ideia do que seus antepassados sofreram. E parabéns a quem fez a matéria, por abordar um tema tão ignorado pela maior parte da mídia.

    • @ml9375
      @ml9375 2 місяці тому

      Vdd eu perguntei a minha mãe q conheceu os avôs dela e ela contou porque os avós dela não gostavam de Brasileiros foi porque na época deles eles foram feitos de escravos pelos senhores de fazendas do Brasil e também foram roubados por brasileiros que eles consideram amigos por isso eles só queriam que nossa família se casasse com asiáticos e os pais da minha mãe também não tiveram uma vida boa no Brasil também foram roubados por brasileiros eles mandavam dinheiro td mês pra família que estava no Japão e por um “amigo” brasileiro e descobriram que esse amigo roubava o pouco dinheiro q eles mandavam

  • @vmorita
    @vmorita 2 місяці тому +8

    Eu como brasileiro descendente de japonês dou graças a Deus que consegui sair do Brasil. Brasil NUNCA mais volto nessa terra amaldiçoada.

    • @luanmoura6038
      @luanmoura6038 2 місяці тому +1

      Já foi tarde, Japinha. Não deveria nem ter chegado.

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      @@luanmoura6038 Foi desmascarado.

    • @wesleybezerra7975
      @wesleybezerra7975 2 місяці тому

      Kkkkkkk foi muita sinceridade kkkkkk

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      Sofreu muito racismo por ser amarelo certamente.

    • @fabioabyara4979
      @fabioabyara4979 2 місяці тому

      Até Coreia do Norte soltar umas bombas no Japão aí vc volta com o rabinho entre as pernas kkkkkkk

  • @kitsune1977
    @kitsune1977 2 місяці тому +7

    interessante q naquela época os brasileiros tratavam os japoneses assim e hj fica todo mundo chocado enquanto hj não só brasileiros mas qualquer pessoa é tratada dessa forma no japão e ninguém liga...por sinal tem uma ótima matéria da bbc sobre isso. um repórter estrangeiro casado com japonesa vivendo há anos no japão, fala japonês fluente, tem filhos japoneses mas nem ele e nem os filhos são considerados japoneses...são todos estrangeiros. pq estrangeiro pode passar a vida inteira lá, vivendo e falando como eles mas nunca vai ser considerado japonês. e isso pq ele é branco, imagine o q os negros não sofrem por lá...

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 2 місяці тому +3

      Sim,é nítido o preconceito racial estrutural nos paises asiaticos.

    • @battousaimode8022
      @battousaimode8022 2 місяці тому +1

      Saia da sua cidade e vá viajar ao invés de ficar falando besteira baseada em achismo e notícia fake de internet. Br é tratado como celebridade lá. E o povo japonês é extremamente educado e cordial. Ao contrário do br aí que quer ter o “direito” de ridicularizar, fazer bullying e ser r@c¥st@ com asiáticos.

    • @yuchangmu
      @yuchangmu 2 місяці тому

      faz sentido, pois a sociedade deles é homogênea e não diversificada como aqui no ocidente.

    • @minamiakira3933
      @minamiakira3933 2 місяці тому

      Aparentemente, não há muita diferença entre o racismo sofrido pelos brancos e pelos negros no Japão, são igualmente considerados estrangeiros, de acordo com o que eu pesquisei.

  • @mardoniopessoa4931
    @mardoniopessoa4931 2 місяці тому

    Como a falta de emprego afeta os brasileiros pobres

  • @rogerio6040
    @rogerio6040 Місяць тому

    O canal Normose tem um ou outro vídeo que discorre sobre esse tema. Até pelo fato, dele ser mestiço. Ele explora a história, para entender esse preconceito contra os asiáticos em geral. E como disseram antes, aqui somos japas, lá, somos gaijins… complicado!

  • @denisnishimura2009
    @denisnishimura2009 2 місяці тому +29

    Sou sansei moro no Japão!
    Simplesmente não entendo o “vitimismo”. Infelizmente houve sim esse tipo de violência contra os japoneses e outros povos. Mas carregar isso pro resto da vida não faz sentido.

    • @patriciapaula8038
      @patriciapaula8038 2 місяці тому +8

      sim. uma coisa é conhecer, reconhecer, acolher e transformar. A outra coisa é ficar nadando nessa dor...

    • @haguromo3024
      @haguromo3024 2 місяці тому +10

      @@denisnishimura2009 - sem contar que os japoneses são adorados ao menos em SP, espero que os japas não caiam nessa narrativa de gente com mentalidade fraca!

    • @macromedius1
      @macromedius1 2 місяці тому +3

      Conhecer e reconhecer os erros históricos não é vitimismo, não se pode esconder o passado com uma pá de cal ou embaixo do tapete. Uma violência não justifica outra. Japoneses foram perseguidos, inclusive por compatriotas da Shindo Rhimei.

    • @denisnishimura2009
      @denisnishimura2009 2 місяці тому +1

      @@macromedius1 e? Oq isso muda na sua vida?

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      Reconhecer o que aconteceu para evitar que jamais se repita, que as histórias de opressão e repressão sejam repassadas para gerações futuras, negar a realidade social não nos ajuda em nada.

  • @arcepreviw
    @arcepreviw 2 місяці тому +7

    Lá vem a turma criar discórdia onde não existe, ninguém aguenta mais esse idiotices.

  • @jaisoarstoy3873
    @jaisoarstoy3873 2 місяці тому +1

    Eu não ligo pra nada disso quando morei na europa e me vi frente a frente com uma mulher alemã beijando ela e ela me dizia que o seus homens preferidos eram japoneses ou descendentes deles ai eu vi que tem mal que vem pra bem as alemãs os homens de fora da alemanha são os japoneses é o que elas mas gostam

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      No Brasil impensável mulheres falarem abertamenente que preferem homens orientais, aqui houve contra nós uma devastação de nossa imagem por décadas a fio pela mídia televisiva o que causa rejeição étnica a nós homens orientais, salvo raras excessões.

  • @InvestindoDoJapao
    @InvestindoDoJapao 2 місяці тому

    O fato é que a comunidade nikkei nunca quis se misturar muito a outras raças no Brasil, claro que existem casos diferentes. Acho que essa separação feita por eles fez com que os seus genes nunca fossem realmente misturado ao restante dos Brasileiros e dessa forma nunca se tornaram Brasileiros. Embora eu seja casado com uma japonesa (do Japão, não Brasileira) e ter filho com ela muitos dos Nikkeis me tratam de forma diferente por não ter o mesmo sangue ou seja lá o porque. Acho que toda história tem dois lados.

  • @juliocesar-oe3pw
    @juliocesar-oe3pw 2 місяці тому

    Vivimos em um mundo globalizado e de diversidades. Portanto, temos que viver em harmonia.

  • @ramonxavierdutra6380
    @ramonxavierdutra6380 2 місяці тому

    Os Nipo brasileiros são motivo de orgulho para o país.

  • @PY7NQ
    @PY7NQ 2 місяці тому +28

    No Japão nem brasileiro filho de japoneses pai e mãe... Não tem são muito bem vistos... Imagine brasileiro puro no Japão?

    • @CosmopolitanDrunk
      @CosmopolitanDrunk 2 місяці тому +1

      Japão é um dos países mais racistas e xenofobicos do mundo.

    • @lillodavid1
      @lillodavid1 2 місяці тому +2

      Talvez seja até que melhor ...

    • @lucas-bt5ej
      @lucas-bt5ej 2 місяці тому +2

      Pobres dos brasileiros no Japão.

    • @diegopanzariello4433
      @diegopanzariello4433 2 місяці тому +1

      Sim,latinos e asiaticos diasporicos são desprezados no Japão.

    • @hnrqssz
      @hnrqssz 2 місяці тому +4

      o que seria um brasileiro “puro”? kkkkkkkkkk

  • @Der.Geschichtenerzahler
    @Der.Geschichtenerzahler 2 місяці тому

    Uma tendenciosidade do canal é omitir o fato de que o Japão via a China da mesma forma na época. Até em relatos de estupros um soldado japonês disse que depois do ato ele via a mulher chinesa como um animal, um subhumano. Infelizmente esse ódio e preconceito era onipresente. Mas um mal não justifica um outro.

  • @AfonsoFDV
    @AfonsoFDV 2 місяці тому +1

    "vc nunca foi tão chamado d brasileiro na vida" 😂 triste realidade

  • @EmanoelGCA
    @EmanoelGCA 2 місяці тому

    Dos descendentes de japoneses que eu conheço oq mais me chama a atenção é a forma como vivem separando as pessoas que são das que não são descendentes de japoneses. Eu não os acho 100% inseridos na cultura brasileira, apesar de serem brasileiros, mais por uma decisão pessoal consciente ou inconsciente, preferência ou pressão da bolha que vivem que por preconceito ou exclusão alheia. Eu conheço pessoas issei que os parentes só casam com outros descendentes japoneses, mesmo todos eles sendo brasileiros, pq se casar com um brasileiro não descendente de japonês não será visto com bons olhos pelos parentes. Há tbm quem tenha um ciclo de amizade mais íntimo sempre preenchido por outros descendentes de japonês, sendo as outras pessoas consideradas apenas colegas...eu fico com a impressão de que há um certo comportamento entre esses brasileiros descendentes, para além da proximidade cultural em comum, de acharem que as outras pessoas igualmente descendentes são melhores que as não descendentes, criando uma certa bolha entre eles. Não quero parecer preconceituoso de forma alguma, estou apenas partilhando uma impressão recorrente que tenho.

    • @harpiaamazon
      @harpiaamazon 2 місяці тому

      A similaridade da cultura familiar acaba levando a facilidade de interagir dentro de um mesmo grupo social. Mas olhando ao meu redor, os descendentes já estão chegando na quinta geração. E vendo os sobrenomes da terceira geração, pelo menos uns 50% já tem uma parte que não é de origem japonesa. E aí entra aquilo que tem nos comentários. Os descendentes são chamados de japoneses mesmo que já estejam misturados etnicamente (não gosto do termo mas muitos falam "mestiços"). Só fazendo referências a pessoas da TV -> As "mestiças" Fernanda Takai, Sabrina Sato, Daniele Suzuki, ... são exemplos destes casos.

  • @LeonardoPires-iu6gz
    @LeonardoPires-iu6gz 2 місяці тому +1

    Os descendentes asiático tem uma vantagem nos estereótipos no Brasil que é aquele que tem 💶

  • @thallesalves1792
    @thallesalves1792 2 місяці тому +2

    Onde assistir Onde as Ondas Quebram?

    • @DWBrasil
      @DWBrasil  2 місяці тому

      Caro leitor, o documentário está sendo exibido em território nacional. Você pode acompanhar as novidades de novas sessões no site www.ondeasondasquebram.com ou pelo Instagram @ondeasondasquebramfilme :-)

    • @Gokugaroto
      @Gokugaroto 2 місяці тому +1

      ​@@DWBrasilDw me de um autógrafo

    • @CovenantSummerAnt
      @CovenantSummerAnt 2 місяці тому

      @@Gokugaroto Goku me dê um autógrafo

    • @Gokugaroto
      @Gokugaroto 2 місяці тому

      @@CovenantSummerAnt 😂😂😂

  • @robinsoncrusoe6331
    @robinsoncrusoe6331 2 місяці тому

    Quando os atletas nikkeis de tênis de mesa vão competir no exterior, são tratados como mais uns asiáticos importados por dinheiro competindo com a camisa brasileira.

  • @saritasaito6127
    @saritasaito6127 2 місяці тому

    Agora está explicado o sentimento.

  • @gomes2151
    @gomes2151 2 місяці тому +6

    Sobre o ''proibir de falar a língua'' (na segunda Guerra) aí forçaram a amizade....a proibição era sobre reuniões, jornais, rádios (em S. Paulo a comunidade tinha uma emissora de rádio até os anos 1970), filmes, etc. Isso também aconteceu com alemães e italianos (por isso a mudança de _Palestra Itália_ pra *_Palmeiras_* ) , grande parte das restrições ocorreram por esses imigrantres terem vindo de países do Eixo.

  • @andersonfroessousa9073
    @andersonfroessousa9073 22 дні тому

    Nasceu no Brasil = brasileiro
    Logo vcs que acham que são índio do Japão , já são brasileiros a muito tempo ,

  • @hugotsu
    @hugotsu 2 місяці тому +9

    Ótimo vídeo e é excelente que as diversas contradições raciais no Brasil estejam sendo discutidas, é preciso enfrentar esse mito de Brasil como democracia racial. A necessidade desse vídeo se reflete nos comentários, é muita ignorância sobre a nossa própria história.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 2 місяці тому

      A começar desvendando que somos maioritariamente ibéricos seja de cultura seja de sangue em todas as regiões. Sim, Brasil nunca foi uma democracia e nenhuma país o é ou foi. O que pode haver é uma mútua tolerância e convivência pacífica.

  • @osmariobrito7776
    @osmariobrito7776 2 місяці тому

    Qualquer descendente é bem recebido no brasil, por culpa do jeito ser simpático de muitos brasileiros. Agora, os descendentes de país africano, asiático e latino é são suavemente segregados em bairros em países ricos.

  • @edu22923
    @edu22923 2 місяці тому +1

    Ah pronto, agora tem japas tb querendo lacrar! Sou descendente de japoneses e sim, me sinto brasileiro e pertencente ao Brasil, não me sinto menos pela cor da pele e olhos puxados.
    Acho que quem levanta essas militâncias tem problemas com a própria essência e querem botar na conta da descendência. Sim, sempre soube que não foi nada fácil para os meus avós quando chegaram no Brasil mas não foi fácil para outos povos tb! Já se passaram quase 120 anos desde a imigração e a sociedade japonesa em que vivo já superou o passado há muito tempo e faz disso somente história e ao invés de se vitimizarem transformam as lágrimas em suor! Me poupem!

    • @lucianopinheirogoto758
      @lucianopinheirogoto758 2 місяці тому

      Se vc for mesmo oriental brasileira, o problema é que vc, assim como eu, tem a nacionalidade brasilera negada por grande parte da população brasileira por conta da cor de nos pele, ainda que nós nos consideremos brasileiros, temos de seguir o exemplo do povo negro isso sim, que hoje é muito mais crítico, consciente e politizado que nós e por isso conquistou muito mais espaço e respeito que nós, merecidamente.

  • @conscientiamngo
    @conscientiamngo 2 місяці тому +1

    O Brasil terra de Caraíbas, era afeito a tais discriminações. Os alemães eram chamados de quinta coluna, italianos de carcamanos, etc...

  • @SKPY1719
    @SKPY1719 2 місяці тому

    Não há um pouco de exagero nessa matéria? Os japoneses já estão no Brasil há mais de 100 anos e estão totalmente integrados ao pais.