Eu tenho uma frase que eu amo. Não sei onde ouvi, mas aqui vai. "Qual é seu medo com a ideia de liberdade? É ter resposabilidade pelas suas ações, ou é não poder mandar na minha vida?"
eu digo q é duas coisas principalmente a segund. EX: se Brasil realmente se torna país livre as militancias da esquerda e direita vão perde muito de seu poder de manda na vida das pessoas e tb vão ter q responder por seus atos criminosos ja q não poderão mais correr pra debaixo da saia do estado
É tanto assim sim, o Brasil é o paradoxo onde se odeia políticos, porém amam o estado, é como o caso hipotético de uma pessoa que odeia o abusador mas ama ser abusado.
É tipo, o político não presta, mas vamos votar nele mesmo já que nenhum presta. Os políticos, no geral, não prestam, mas não vamos acabar com os cargos políticos não por que a sociedade não se sustenta sem eles. É cada coisa.
O fato do Raphael ter que falar que os avós passaram fome, que a família era ferrada e tudo mais é uma outra sequela da cultura brasileira: se você não parece "humilde", automaticamente você não merece admiração, pois você não se fodeu (supostamente)
O que se vê muito é alguns ricos que se dizem ''progressistas'' parecerem os miseráveis mesmo levando uma vida luxuosa e ao mesmo tempo atacarem pessoas de classe social mais baixa quando querem gastar com algum lazer de mais qualidade que, de acordo com esses ricos, é coisa de ''burguês zelitista e pobre de direita''. Pois de acordo com esses ricos, as pessoas de classe social mais baixa só podem ter um entretenimento destrutivo e grotesco, no nível do núcleo pobre das novelas da globo.
Acho que pode ser visto de outra forma. É uma maneira de mostrar que riqueza e prosperidade pode ser gerada começando do zero. Não precisa de herança, não precisa de ter a sorte de ter nascido numa família rica para você prosperar.
Deveria ser ensinado menos fofura nas profissões e mais realidade resumindo kkk todo mundo quer impor a visão de mundo dela e o bom do individualismo e q cada um tem uma personalidade e vai minando a agenda de massas
@@tiiago5898 Claro, sou o deus desse mundo, sabia não? Tudo que disse é que tá tudo bem questionar essas classes, elas lutam por interesse próprio ainda que custe nossa liberdade, bem estar, etc. E é interessante que todos saibam disso.
Verdade o Getúlio foi responsável pela podridão de políticos de viés estadista que só atrasaram o Brasil Grande Exemplos: Jânio Quadros, João Goularte, (os militares foram equilibrados em estadismo) José Sarney e Fernando Collor e todo petista que está por vir
O pior é que a Argentina já foi país mais rico do mundo, chegando a ter um PIB acima dos Estados Unidos e Bélgica. Entre o fim do século 19 e começo do século 20, a expressão “tão rico quanto um argentino” era frequentemente utilizada por aristocratas britânicos que tentavam casar suas filhas com argentinos rico. Um argentino era, em média, 29% mais rico que um francês, 14% mais rico que um alemão, três vezes mais rico que um japonês e cinco vezes mais rico que um brasileiro. Pra se ter uma ideia do tamanho da riqueza, a Argentina foi o primeiro país na América Latina a inaugurar o metrô em 1913, apenas 55 anos antes que o de São Paulo. Mas tudo isso mudou depois que a Argentina passou a ter governos populistas ( famoso Peronismo), o que levou a nada menos do que 50% da sua população para a pobreza. Triste realidade....
Sim. A revolução francesa foi uma traição ao Iluminismo. Um terror coletivista. Leia Christopher Dawson, Talmon, Crane Brinton, Irving Babbitt, Jean de Lolme, etc.
O pós modernismo relativista é horrível. Típico lixo New Left, francês e alemão. Depois contaminou a cultura inglesa ( Raymond Williams) e americana ( Rorty, Barth).
A vontade geral de Rousseau é outro erro tacanho. Chagnon refutou isso nos anos 1960. Leia o livro War before Civilization, de 1996. De Lolme, Talmon e Irving Babitt são boas leituras. Apenas Starobinski ficou iludido.
Acho q isso tbm tem muito a ver com a colonização latina do Brasil, a gente vê q os países de colonização germânica tendem a ter tendências bem mais liberais e.g EUA, Canadá, Austrália etc
@@danielimmortuos666 Isso não faz sentido Austrália saiu de exilados e criminosos com um bando de tribais aborígenas e agora tava prendendo gente em quarentena, Canadá saiu em parte da Inglaterra um bando de descendentes da época vitoriana onde o Estado era máximo, quem salvou mesmo por um momento foi os Estados Unidos e mesmo agora são espionados até pela CIA, EUA só não virou ditadura até agora por causa do poder individual dos estados.
Eu sou graduado em RH. Não consegui nem um estágio tentando desde o 1° semestre até 2 anos depois da graduação. Também fiz vários cursos profissionalizantes de Administração e nunca consegui sequer uma vaga pra auxiliar adm. O dinheiro gasto com cursos e promessas poderia ter comprado uma casa pra minha família, ou uma formação sólida em quase qualquer profissão. Hoje eu tô estudando pra um concurso público que não exige nada além de ensino médio mas paga o mesmo que um gerente de médio porte, simplesmente porque embora eu aceitasse o salário 3 a 5 vezes menor desde o início da carreira, nunca tive oportunidade porque pra conseguir o primeiro emprego em uma área no setor privado, você precisa de experiência prévia ou alguém pra te puxar, e não conheço ninguém. Experiência prévia... pra conseguir o primeiro emprego. Eu faria de tudo pra não trabalhar pro Estado se eu tivesse outra opção honesta e viável, mas não tenho. Pra minha família ter um descanso merecido, eu tenho que ser hipócrita e trabalhar pra uma máfia. Belo Brasil.
Poxa, que triste cara. Dizem por aqui que RH é emprego pra agraciar vista de gerente ou do dono da empresa. É o tipo de pessoa que todo mundo odeia, principalmente pelos profissionais da empresa em si. Considerando que empresa brasileira é complicada, já que muitas contratações são feitas na base do interesse e da proximidade dos fundadores, acho que você tem uma boa chance de ganhar um bom dinheiro prestando serviços a parte, como forma de consultoria, para empresas de pequeno-médio porte que realmente querem alguma coisa útil do mercado. Investe nessa ideia aí, tenho certeza que tu não vai jogar essa graduação no lixo.
Um dia assisti um vídeo de um jovem que estudou e não conseguia emprego em lugar nenhum, pois pediam experiência. O que ele fez? Decidiu trabalhar de graça para aprender e ganhar experiência. Depois de 6 meses já havia conseguido um emprego remunerado. Fica a dica.
A Sociedade Brasileira não tem Educação Financeira, nem Politica! Os Politicos os acostumaram no assistencialismo, então se a própria pessoa não tiver iniciativa fica na eterna dependência.
mas a cultura brasileira é totalmente estadista. mano o sonho de consumo de todo mano de 40 anos pra cima é ''faz concurso publico, estado te sustenta''
@@estadomaximo4345 kkkkkk Eu tenho uma que se aposentou com salário INTEGRAL como Diretora de Escola Pública! Nota: Ela "pegou" essa promoção uns poucos anos antes de ser aposentada.
Exatamente, sonha com trabalhar pouco, ganhar bem e ter estabilidade (leia-se fazer o que quer e não ser demitido). O brasileiro fala mal pra caramba da político, mas o sonho da maioria da população é ganhar 30 conto por mês sem fazer bosta nenhuma.
@@science212 há problema sim, um funça é um parasita do povo, ele se mantem parasitando através da ferramenta "Estado", são ineficientes e não tem obrigação alguma em melhorar ou mostrar o seu mérito para permanecer na ativa.
22:00 o pior é que Argentina já foi um país muito rico, pbi per capita dos maiores do mundo. Seguindo ideais liberais. Em 1910 já estavam fazendo o metrô. Brasil só teve metrô 60 anos depois. É triste mesmo.
Em relação a trabalhar para o estado, funcionário público, "está acabando", não sei se isso é vdd não. Olha o mercado de preparatórios para concursos públicos só aumenta, e a concorrência por vagas então? Acho que ainda tem muito trabalho para as próximas décadas
Cara eu vejo muitos engenheiros estudando pra concursos policiais pq não conseguem arrumar emprego nas suas áreas e não querem fazer Uber. (não os julgo diante da nossa Economia tão ferrada).
Sobre o fator emprego, isso é muito real. Moro em SC, onde estava em pleno emprego em 2022. Eu trabalho em um setor competitivo e meu cunhado tem uma loja. Na minha empresa, tivemos que aumentar as comissões, pois nossos melhores vendedores estavam recebendo propostas de concorrentes. As comissões subiram de 8% para 11% e ainda assim, perdemos um vendedor (equipe de 7 pessoas) para a concorrência. Na loja do meu cunhado, que é um simples comércio no centro da cidade, passaram 11 pessoas diferentes em 2022. Lembro que 2 fecharam acordo de trabalho e simplesmente nem apareceram na segunda-feira, pois tinham propostas melhores. Outros ficaram algumas semanas ou poucos meses e migraram. O que meu cunhado teve que fazer? Aumentar salário para manter os funcionários. Detalhe é que ele tem 6 funcionários e no decorrer do ano, 11 passaram pela loja dele.
Sou do interior de SP, região próximo de Marília-SP e Londrina-PR. Aqui, do que vejo, a maioria das pessoas são conservadoras com tendências libertárias. Muito disso vem duma cultura de se virar quando o governo dava nada (ditadura) e por cultura cristã e caipira.
@@nomadexperiente2455 Getúlio Vargas era apenas um ditador fascista simpatizante do nazismo. Tomou o poder de assalto por meio de um golpe de Estado. E você é apenas um néscio.
@@nomadexperiente2455 Getúlio acabou com o Federalismo Brasileiro. Antes de Getúlio cada estado tinha real autonomia e auto-gerencia, havia descentralização, isso tanto no Império quanto na Republica Velha.
@@nomadexperiente2455 Café com Leite é lenda negra. A Republica Velha era regida por Colégio Eleitoral como os Estados Unidos, era uma Oligarguia e não repúblicas os Estados, mas eles eram independentes, fora uma Oligarguia Rural continuou governando o Brasil até os militares e no Nordeste até hoje e pelo menos os Oligarcas não eram Burocratas, foi Getúlio que começou a Aristocracia Burocrática que governa o Brasil hoje.
Infelizmente isso é histórico. Não temos uma cultura de priorizar a liberdade individual ou a propriedade-privada (como há em lugares nos EUA ou na Suíça), e sim o getulismo e o lulismo com seus pré-fundadores e derivados
Herança da colonização portuguesa também, cultura do paternalismo (tudo depender de uma autorização do Estado para funcionar, iniciativa privada cerceada), da inveja (pessoa rico = pessoa mal), e coisas do tipo, toda a história do Brasil é marca por isso.
No curso de direito desde o início a gente aprende a admirar o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado. Que o interesse coletivo deve prevalecer, que a Constituição Federal é linda pq garante um grande rol de direitos. 99,99% dos juristas são estatistas.
@@wolfgangmozart888 brother, só de não ter um estado gigantesco no meio do caminho, qualquer um com meio neurônio funcionando se vira pra ganhar dinheiro aqui
Eu sempre tive esse pensamento e sempre compartilhei ele... consegui abrir a mente de muitas pessoas que o problema está no sistema que beneficia o "mau". E atualmente vejo justamente isso, hoje, mesmo no Brasil, a mão de obra qualificada em TI está em um ambiente profissional que há mais vagas que mão de obra, então as empresas disputam pelos profissionais. Infelizmente vivo numa bolha e tenho total consciencia disso
@@d.c.campos4998 verdade a Argentina está indo pra isso é Venezuela virou um super estadão q nem liberade de TD tem mais!!!! Triste esse região latam 😭💔!!!!
Raphael, não tem como vc abrir um segundo canal, só que pra vc treinar didática, tipo, vídeos mais objetivos e curtos. Para a gente poder compartilhar com pessoas pouco interessadas em economia. Seu raciocínio é excelente, suas sacadas dão boom na mente de quem nunca teve contato com o assunto, só falta divagar menos, ter uma linha narrativa mais enxuta. Sei que é pedir demais, talvez vc seja o cara mais relevante na divulgação do ancapismo mas sei lá, acho que seria bom pra todo mundo.
É interessante seu exercício de revisar vídeo e temas passados porque: 1 é uma ótima oportunidade de revisar oque foi dito ,reafirmar oque foi dito e assim poder analisar se as análises foram acertivas ou n.
Por baixa qualidade de vida, não algo inerente. Singapura mesmo, antigamente tinha o mesmo QI que a Botswana e hoje em dia é a maior do mundo (mais até do que os país ao redor do sudeste asiático)
Faculdades brasileiras sempre foram dominadas por professores anti capitalistas. A cultura norte americana é a melhor do mundo. É baseada na razão, individualismo, secularismo, educação, ciência, materialismo, tecnologia, liberdade, ética, consumo, capitalismo e indústria.
@@nomadexperiente2455 Então valorar culturas funcionais na atualidade é muito difícil. Mas certamente uma cultura que prosperou e melhorou a qualidade de vida de seus membros é sim superior a uma cultura que nunca saiu uma tribo isolada.
@@nomadexperiente2455 Mas é claro que são. Culturas tem três objetivos. Se expandir, durar e aumentar a qualidade de vida de seus membros. Ignorar isso é irracionalismo relativista. Relativismo e Determinismo Absolutistas são as únicas posições. No mais essa é a posição da antropologia atual.
Rafael, eu sigo Axel Kaiser (chileno, certamente vc conhece). Numa palestra ele falou que Hayek teve uma conversa com um empresário que queria entrar na política. Hayek recomendou não entrar na política e investir na batalha das idéias. Se conseguir "popularizar"as idéias liberais/, libertárias , os políticos liberais vão aparecer sozinhos. O político segue o que é popular. Devemos fazer o liberalismo popular. É de baixo pra cima. Nenhuma mudança acontecerá de cima pra baixo. Olha o caso Milei na Argentina, a pesar dele investir muito na própria imagem pessoal, está conseguindo popularizar as ideias libertárias. Outros políticos já estão acomodando suas falas para correr atrás do público do Milei. Ou será, há um mercado de idéias. Nosso papel é que surja demanda de idéias liberais/libertárias. Os políticos vão aparecer naturalmente.
Acho que temos uma cultura de colônia. Cada dia que passo mais confirmo essa mentalidade pq tem coisas que simplesmente não fazem sentido fora de um sistema colonial kkkkkk
Para uma reação sensata contra o ecologismo, leiam: Julian Simon, Brian Clegg, Ronald Bailey, Richard Lindzen, Patrick Moore, Fred Singer, John Krebs, Nigel Lawson, Vaclav Klauss, Patrick Michaels, John Ridpath, Alex Epstein, etc.
Você poderia falar sobre o desenvolvimento dos tigres asiáticos? O caso é usado como um exemplo em favor do intervencionismo. Gostaria de ver uma análise libertária do caso
@@jose_stalin_memes22 Sim. Não pesquisei de forma aprofundada, mas encontrei matérias afirmando que Coréia do Sul e Singapura eram protecionistas e etc, o Estado investia em peso nas indústrias
@@marcosraposo868 Singapura era protecionista dá onde? Singapura largou o protecionismo e o intervencionismo econômico e se desenvolveu com Liberalismo Econômico: atraindo empresas estrangeiras; reduzindo impostos; reduzindo e flexibilizando regulações; minimizando a burocracia; mantendo os gastos públicos baixos e controlados; mantendo a moeda forte e estável; mantendo forte segurança jurídica; privatizando estatais ineficientes e que dão prejuízo; mantendo estabilidade política; respeitando e garantindo a propriedade-privada; facilitando a contratação de empregados; flexibilizando e aumentando a competitividade no Mercado de trabalho; respeitando as instituições; mantendo a inflação insignificantemente baixa; tirando a influência política da economia; acabando com a corrupção; investindo em educação; respeitando os princípios de livre comércio e *LIMITANDO* o setor estatal na economia. E a Coreia do Sul começou a ser um país desenvolvido após a extensa liberalização econômica iniciada no ano de 1980. Antes disso, era mais pobre e tinha uma produtividade menor que a do Brasil, além de estar em crise econômica. E ela investiu sim nas indústrias antes disso tudo, que levou a economia sul-coreana ficar monopolizada num conglomerado empresarial corrupto.
@@marcosraposo868 A Coreia teve o Escândalo das Chaebols, isso é relevante, o Desenvolvimentismo Coreano foi um fracasso não um sucesso como é vendido visto que o atual governo faz tudo para destruir o sistema de Chaebols. Os Tigres se desenvolveram num sistema de livre mercado (naturalmente sem se envolverem com a China por razões politicas) e alguns tomaram medidas protecionistas e desenvolvimentistas nos anos 2000 e depois voltaram atrás.
@@marcosraposo868 Geralmente no primeiro momento do desenvolvimento de um país é necessário a intervenção do Estado na economia. Eles chamam de Dirigismo Estatal. Mas depois de um certo momento com o setor privado mais desenvolvido vai se fazendo os ajustes na atuação do Estado.
В Бразилії відсутня конкуренція.Держава штучно це створює.Особливо це видно по компаніям з іноземними інвестиціями(штучно створюються різні перепони зі сторони корупціонної лержавної і неповороткою машини).Бо такі компанії ставлять вищу планку всьго:сервісу,зарплат,можливостей росту по кар'єрній сходинці для працівників....абсолютно всьго.Державний сектор,,як неповороткий і корупціонний бразильський монстр боїться конкуренції,тому оберігає себе від цього.Це смерть для них. Те,чого можна добитися ,працюючи чесно в демократичній країні,в Бразилії можна потратити все диття і нічого не досягнути.Це катастрофа. Це те,що я побачила в Бразиліі,прожив пів року.Я виїхав.Не хочу тратити своє життя на це. Хай щастить вам-бразильці. Змінюйте вашу країну,вона того варта
Eu sei que adianta nada eu comentar aqui, mas: O Zema deveria focar na eleição das prefeituras. Colocar vereadores e prefeitos em MG. Depois, criar um candidato a governador do NOVO para 2026 e o próprio Zema se candidatar para Senador.
O Getúlio fez sim programas estadistas bizarros, inclusive a CLT, responsável pelo desemprego em massa. Mas o estadismo como mentalidade vem de muito antes. Recomendo o livro "Pare de Acreditar no Governo" do Bruno Garschagen. Vc vê que isso já é cultural desde a época da colonização.
Sempre falo da frase do Tio Ben, do Homem Aranha: "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades". Isso já resume por si só a cultura do Brasil: não desejam grandes liberdades, pois não querem grandes responsabilidades pelos seus atos. Ainda vivemos na definição distorcida que liberdade é fazer o que quiser, quando a liberdade, de fato, é fazer o que é certo visando um bem. Então só a 2 caminhos: se submeter a imposição, ou passar a responsabilidade para os outros, e o segundo é o que mais vejo no povo, principalmente os de mentalidade progressista, como os movimentos sociais. Responsabilidade e arcar com as consequências nunca foi o forte do brasileiro.
Também podia adicionar que na própria criação da sociedade o Estado que basicamente se originou primeiro, depois a sociedade, em outros lugares a sociedade civil surge primeiro depois o Estado.
Multiculturalismo, pluralismo, diversidade, hermenêutica, kantismo, filosofia da linguagem, economia mista, redistribuição, sindicatos, estruturalismo, holismo, progressismo, economia behaviorista, ludismo, ecologismo, etc. Livrem-se de tudo isso.
É meio cultural sim. O Estado cria várias amarras que impedem ou dificultam o indivíduo de tentar ser próspero, e normalmente o único alívio oferecido vem na forma de alguma benesse fornecida pelo próprio Estado. Então as pessoas criam uma visão que o veículo que efetivamente torna as pessoas prósperas é o Estado, que SÓ o Estado tem como garantir a dignidade e o sucesso do indivíduo, e é exatamente o contrário. É por isso que esquerdista acha que em um país pobre como o Brasil vc TEM de ser de esquerda, pq eles efetivamente foram condicionados a acreditar que só o Estado pode salvar estas pessoas. Fala com qualquer pessoa por aí, elas vão achar que o trabalhador brasileiro não tem direitos o suficiente. E eu já tentei explicar para colegas que a competição é o mecanismo que empodera o empregado, e pra isso vc não pode engessar o empreendedorismo por via da CLT... Mas não entendem. A verdade é que se essas pessoas pudessem, o trabalhador teria outros três mil direitos, e um salário mínimo de R$ 5.000,00. É um absurdo, mas é um absurdo fácil de vender por parte de político de esquerda que quer só voto de gente retardada, pq soa como um futuro lindo. A realidade de medidas desse tipo? Desemprego em massa e inflação estourando, mas a pessoa que vota NÃO SABE pq, não sabe nada além de que "Político X prometeu mais dinheiro, e que esse dinheiro ia vir das pessoas ricas! Então eu não vou ter de pagar nada, e todo mundo vai comer picanha todo dia" Essa é a cultura do Brasil. É uma cultura imediatista, que vive procurando soluções fáceis, que não tem apreço, e que tenta levar vantagem onde não é merecido. E é por isso que a história de sucesso na política é o "político do mais". "Mais dinheiro", "mais escolas", "mais hospitais", "mais ruas", "mais direitos", "mais ministérios"... Não é coincidência que político adora gastar, é assim que eles constroem portfólio, enquanto isso, o político responsável, e o político do "como", caem na impopularidade
Gurizada..... Nosso país sempre teve restrições contra o livre mercado e a liberdade individual, pois a própria República, que foi proclamada mas não foi fundada, dando brecha pro corporativismo e centralização de poderes sem terem independência entre si , depois veio o estado novo do Getúlio vargas baseado no estado "Deus", depois tivemos o regime militar que tinha tbm um estado centralizado, positivista, e interventor, depois tivermos a constituição de 88 com a "República social democrata", sendo assim segue o círculo vicioso de estado inchado, corporativismo público privado, regalias estatais, esmolas estatais ao povo através de altos impostos recolhidos e mau distribuídos, e na parte moral temos a cultura da falta de responsabilidade, delegando aos outros (principalmente ao estado) a responsabilidade de "fazer algo", e tbm a cultura da inveja na qual colocamos o mérito do próximo lá embaixo desmerecendo as pessoas que estão bem financeiramente e ainda por cima querendo delegar ao estado interferência financeira taxando "os ricos" por pura inveja, no socialismo progressista de 94 pra cá, acabamos criminalizando a riqueza e produção pra passar a mão na cabeça dos preguiçosos e supostos oprimidos! Em fim temos o corporativismo moral, na qual vagas de emprego em empresas privadas são preenchidas por "amigos dos donos, sindicatos e políticos", vai ser difícil mudar essa Cultura a não ser entrando em pontos chaves da sociedade como os socialistas fizeram! Tmj gurizada
Brasileiro ganha pouco também, aqui 1 dia de trabalho na hora extra não paga nem um lanche , você trabalha para ganhar pouco, você sente que está desperdiçando seu tempo limitado na Terra por 35 reais o dia , é um desperdício de existência os empregos no estilo que são do Brasil , fora todo o imposto que é pago por aqui
9:06 Cara, assistindo esse vídeo me lembra de uma situação que eu sempre fico puto quando lembro: trabalhava numa empresa enorme, fábrica de tintas em pó, certo dia o "encarregado" me pediu pra fazer >hora extra< e eu comentei que não podia pois tinha compromisso, e o FDP simplesmente vira e fala: "fica esperto, se vc não quer tem 200 lá na porta pra por no seu lugar", achei ridículo essa atitude dele pois eu já tinha anos de empresa e sempre cumpri meu trabalho certinho... Não demorou muito tempo sai daquele lugar pois não estava conseguindo oportunidade em outra área, mesmo estudando para poder conseguir uma oportunidade.
Todo mundo aqui nos comentários enumerou diferentes motivos, dentre QI até influência de uma escola filosófica no nosso passado. O Rapha apontou corretamente os motivos. E realmente cabe a nós mudar essa realidade por meio do diálogo, da produção intelectual e da persistência
В Бразилії відсутня конкуренція.Держава штучно це створює.Особливо це видно по компаніям з іноземними інвестиціями(штучно створюються різні перепони зі сторони корупціонної державної і неповороткої машини).Бо такі компанії ставлять вищу планку всьго:сервісу,зарплат,можливостей росту по кар'єрній сходинці для працівників....абсолютно всьго.Державний сектор,,як неповороткий і корупціонний бразильський монстр боїться конкуренції,тому оберігає себе від цього.Це смерть для них. Те,чого можна добитися ,працюючи чесно в демократичній країні,в Бразилії можна потратити все життя і нічого не досягнути.Це катастрофа. Це те,що я побачила в Бразиліі,прожив пів року.Я виїхав.Не хочу тратити своє життя на це. Змінюйте вашу країну,вона того варта. Крім вас цього ніхто не зробить. Інакше країна залишиться на узбіччі економічного розвитку,що вже відбувається з населенням країни. Хай Бразилія входить в десятку перших економік світу,але від того ,кращє її населенню не стає. Дуже шкода. Хай щастить вам-бразильці!
Tua visão confere Rafael, no interior a galera tem mais a tendência de ser mais pró liberdade, mesmo que inconscientemente, mas acho que no mundo todo é assim, vê os Estados Unidos, os republicanos vencem no interior, enquanto os Democratas vencem nas cidades mais populosas.
Até em sub-divisões (estados, províncias, etc), essa barreira pode ser observada. Um exemplo é diferença entre Grande São Paulo (rica capital) + Registro (região mais pobre) pendendo mais para estado enquanto a maioria do interior pende mais para liberdade. Em um âmbito nacional acredito que o interior de culturas sulistas e caipiras-sitiantes sejam mais propensos para liberdade, as cidades se corrompem. As excessões nos interiores são locais mais pobres e sofrendo, em diferentes intensidades, um "Efeito Sertão".
@@pretendtheresaname9213 Exatamente meu amigue, você está certissíme. Povo do interior sabia o que precisava ser feito para trepar, comer e dormir. Se Getúlio fosse bom, não tinha virado paçoca.
Uma coisa que ninguém cita: Maio de 1968 foi um desastre: Ninguém pediu 20 anos de regime militar. E depois da redemocratização, fortaleceu a esquerda até demais, gerando desequilíbro representativo que só estorou em 2016-18.
Então nossa direita também é Coletivista/Estatista por causa da mentalidade Francesa (Positivista) assim como nossa esquerda se baseia na new left francesa e aprendemos na escola as bobagens da sociologia francesa do século XX (estruturalismo, descontrutivismo, Foucault, etc).
PORQUE BRASILEIRO GOSTA DAS COISAS FÁCEIS. BRASILEIRO QUER PROUNI, BOLSA FAMÍLIA, LOAS. BRASILEIRO NÃO QUER SE MATAR DE ESTUDAR PARA ENTRAR EM UMA FACULDADE, OU SE MATAR PARA PAGAR A FACULDADE. BRASILEIRO VÊ O ESTADO COMO SEU PAI.
O brasileiro que tudo não mão e de graça. O tal do jeitinho brasileiro é exemplo disso. Só esquecem que no final todo mundo perde e todos ficam cada vez mais miseráveis.
Muitas pessoas votam no lula porque eles viram esta diferença de crescimento econômico e pensa que foi o governo que fez isso... triste 😢 mas bem pensado
A parada pra espalhar o libertárianismo é espalhar a idéia, não tô falando de militar igual a esquerda, mas toda vez que alguém se interessar é explicar como é, cada vez mais adeptos mais facilita.
@@viniciusbilukrochacampos1636 Exatamente. É não subestimar as pessoas, mas sim empoderar elas com conhecimento. Isso é o que faz qualquer ideia ir para frente.
O ultimo ponto do vídeo, sobre a vizualização de outras realidades fez minha cabeça explodir! 👏🏼👏🏼 E também mostra o quanto a gente devia lutar por mais independência dos estados da federação. Tipo, São Paulo elegeu um governador pika, mas o Brasil escolheu uma bosta de presidente. Os esforços do governador vão ser minados pelas ações presidenciais, sendo que o presidente eleito não recebeu maioria dos votos lá 🤷♂️
Não sei se é só impressão ou de fato cultural, mas percebe-se pela maioria que deseja passar em concurso público para se encostar no Estado recebendo altos salários injustificáveis.
@@18Akyra quando alguem pergunta isso, pode ter o intuito de questionar que o seu proprio circulo nao significa a realidade (já que ninguem esta em todos o lugares e nem sabe como é a vida de todos), entao nessa questão pode sim existir diferença entre realidades, a realidade de quem mora em alphaville nao é a mesma de quem mora no complexo do jacaré e nem quem mora na beira do rio no Amazonas. por isso falei pra provar
Rafael, ainda não vi o vídeo mas faz um vídeo sobre a quebra do Sigilo Bancário que agora o Lula resolveu meter e como isso pode afetar quem usa p2p pra Bitcoin na Bisq.
O bom mesmo é ter emprego público com o $ mensal garantido e puzentaduria idem. Um bico extra sem medo de punição. Casa financiada pelo governo, por 30 anos. E o pai Estado que arranque o couro do povo, prá nos sustentar. ...
8:40 Pura verdade. Em 2020 ainda eu tinha essa mentalidade torta de que trabalhar significa sustentar o capitalismo malvadão e contribuir para alimentar esse sistema e bla bla bla.
concordo cara a razão principal que eu não acredito em fr4ud3 na urn4 é justamente porque moro no Nordeste desde que me entendo por gente e eu VEJO como é a realidade aqui, o povo é idiota msm.
@@vicstoron antes do segundo turno, fui no barbeiro, esse barbeiro sabia td do Lula pois é colega meu de pelada, informei toda a safadeza msm assim votou no Lula pq o pessoal das antigas informou a ele q o tempo de Lula era bom, um cliente dele disse q iria votar nele para voltar comer "picanha".
@@vicstoron Penso exatamente igual. Moro em Salvador e aqui no meu bairro de cada dez habitantes sete são petistas e os outros três não são mais voltam no pt assim msm hahaha dono de mercadinho, salão de beleza, barbeiro bar, etc.. quando a eleição acabou parecia final de copa do mundo, fogos de ensurdecer, maior alegria e algazarra nas ruas.
Mais a cultura do funcionalismo público só está em queda por conta dos concursos públicos limitados, porque eu tenho 3 tios aposentados federais e 1 estadual geração baby boomer ao meu vê não teriam competência pra está nessa posição de ganhar acima da maioria dos brasileiros, na época entraram pela janela e até hoje mais os filho a deles não tiveram mesma sorte pq como eu disse além da população ter dobrado as provinhas ficaram difíceis e limitadas mais o estado mesmo assim não perdeu seu poder pelo contrário só tá aumentado a pandemia provou isso
Não acho que esteja em queda, a verdade é que estava tendo pouco concurso a nível federal que é o nível que paga bem mais que a iniciativa privada, começou a voltar em 2022 e eu creio que agora aumente.
Meus pais são servidores publico, sou chamado por parte da minha mãe como o primo rico kkk . Larguei um concurso para as forças armadas e abri uma empresa, eu me fodo 10 a 12 horas dia e hoje eu ouço vai ser pobre igual seu tipo que vive tentando um negocio , mas nunca prospera. Infelizmente temos que mudar a mentalidade do povo para irmos para frente.
É esse tipo de vídeo e abordagem que me faz querer ter vontade de estudar cada vez mais sobre liberdade e porque esse trágico comportamento do bostileiro ocorre
O brasileiro é contra liberdade pq é contra responsabilidade. Boa noite.
está certo
Menos quando a responsabilidade é pros outros
Resumo cirúrgico.
TRÁGICO. Mas é a realidade.
Fato. O brasileiro só quer os direitos e esquece dos deveres.
Eu tenho uma frase que eu amo. Não sei onde ouvi, mas aqui vai.
"Qual é seu medo com a ideia de liberdade? É ter resposabilidade pelas suas ações, ou é não poder mandar na minha vida?"
Aposto na 2° opção, infelizmente
e
Ouvi o próprio Rafaël dizer essa frase em outro vídeo, mas não sei se foi ele mesmo que cunhou.
Era "qual parte da liberdade você não gosta?" ou algo assim.
eu digo q é duas coisas principalmente a segund.
EX: se Brasil realmente se torna país livre as militancias da esquerda e direita vão perde muito de seu poder de manda na vida das pessoas e tb vão ter q responder por seus atos criminosos ja q não poderão mais correr pra debaixo da saia do estado
É tanto assim sim, o Brasil é o paradoxo onde se odeia políticos, porém amam o estado, é como o caso hipotético de uma pessoa que odeia o abusador mas ama ser abusado.
É tipo, o político não presta, mas vamos votar nele mesmo já que nenhum presta. Os políticos, no geral, não prestam, mas não vamos acabar com os cargos políticos não por que a sociedade não se sustenta sem eles. É cada coisa.
É o que eu percebo no socialismo também, o “estado capitalista” é o problema mas o “estado socialista” é a solução
O ápice é quando o cara literalmente chama o bostileiro de masoquista de forma teórica e lógica e não como uma piada, e pior faz sentido
@@RyanSantosBR como assim
O fato do Raphael ter que falar que os avós passaram fome, que a família era ferrada e tudo mais é uma outra sequela da cultura brasileira: se você não parece "humilde", automaticamente você não merece admiração, pois você não se fodeu (supostamente)
O que se vê muito é alguns ricos que se dizem ''progressistas'' parecerem os miseráveis mesmo levando uma vida luxuosa e ao mesmo tempo atacarem pessoas de classe social mais baixa quando querem gastar com algum lazer de mais qualidade que, de acordo com esses ricos, é coisa de ''burguês zelitista e pobre de direita''. Pois de acordo com esses ricos, as pessoas de classe social mais baixa só podem ter um entretenimento destrutivo e grotesco, no nível do núcleo pobre das novelas da globo.
também pensei nisso
Acho que pode ser visto de outra forma. É uma maneira de mostrar que riqueza e prosperidade pode ser gerada começando do zero. Não precisa de herança, não precisa de ter a sorte de ter nascido numa família rica para você prosperar.
Ficamos tão acostumados com a imagem do humildão que sempre que alguém é de fato humilde a gnt já vê dessa outra forma
Porque o cristianismo vê virtude nessas qualidades. Somos ferrados pq somos cristãos
Resumindo o Brasil é como uma grande Estatal quem faz o correto é punido é quem faz o errado é premiado
É SIM, CONFIA
Prove.
Vocês já trabalharam em estatal? Eu já e é a mesma coisa que acontece no país numa escala menor
Seria bom ensinar as pessoas que instituições mentem, jornais mentem, professores mentem, depois disso é que dá pra conversar
Deveria ser ensinado menos fofura nas profissões e mais realidade resumindo kkk todo mundo quer impor a visão de mundo dela e o bom do individualismo e q cada um tem uma personalidade e vai minando a agenda de massas
Quem fala a verdade é você: Aury Guimarães
@@tiiago5898 Claro, sou o deus desse mundo, sabia não? Tudo que disse é que tá tudo bem questionar essas classes, elas lutam por interesse próprio ainda que custe nossa liberdade, bem estar, etc. E é interessante que todos saibam disso.
@@auryguimaraes comcordo
Li o título e pensei imediatamente no Getúlio Vargas, ô desgraça de ser humano.
Verdade o Getúlio foi responsável pela podridão de políticos de viés estadista que só atrasaram o Brasil Grande Exemplos: Jânio Quadros, João Goularte, (os militares foram equilibrados em estadismo)
José Sarney e Fernando Collor e todo petista que está por vir
Que inclusive foi o único ditador até hoje a voltar ao poder via eleições depois de ter sido derrubado.
Ele era simpatizante do Reich.
@@Anti-comuna manipulando a opinião popular em uma época em que toda a informação que as pessoas tinham vinha da mídia tradicional, aí é facil.
@@Anti-comuna manipulando a opinião popular em uma época em que toda a informação que as pessoas tinham vinha da mídia tradicional, aí é facil.
12:40 Nossa, Raphael, é exatamente isso que eu ouço do meu pai! "O bom de ser concursado é que é garantido"
Tenso...
O pior é que a Argentina já foi país mais rico do mundo, chegando a ter um PIB acima dos Estados Unidos e Bélgica. Entre o fim do século 19 e começo do século 20, a expressão “tão rico quanto um argentino” era frequentemente utilizada por aristocratas britânicos que tentavam casar suas filhas com argentinos rico. Um argentino era, em média, 29% mais rico que um francês, 14% mais rico que um alemão, três vezes mais rico que um japonês e cinco vezes mais rico que um brasileiro. Pra se ter uma ideia do tamanho da riqueza, a Argentina foi o primeiro país na América Latina a inaugurar o metrô em 1913, apenas 55 anos antes que o de São Paulo. Mas tudo isso mudou depois que a Argentina passou a ter governos populistas ( famoso Peronismo), o que levou a nada menos do que 50% da sua população para a pobreza. Triste realidade....
Influência intelectual francesa na maior parte da nossa história....essa é a nossa desgraça
Sim. A revolução francesa foi uma traição ao Iluminismo. Um terror coletivista. Leia Christopher Dawson, Talmon, Crane Brinton, Irving Babbitt, Jean de Lolme, etc.
O pós modernismo relativista é horrível. Típico lixo New Left, francês e alemão. Depois contaminou a cultura inglesa ( Raymond Williams) e americana ( Rorty, Barth).
Sartre foi um defensor do maoísmo. O maio de 68 foi um horror. Raymond Aron foi um dos poucos a denunciarem isso.
Guy Sorman e Bernard Levy são antídotos contra o esquerdismo na França atual.
A vontade geral de Rousseau é outro erro tacanho. Chagnon refutou isso nos anos 1960.
Leia o livro War before Civilization, de 1996.
De Lolme, Talmon e Irving Babitt são boas leituras.
Apenas Starobinski ficou iludido.
O Brasil costumava ser bem mais estatista só que ultimamente tem crescido um movimento liberal, o q é melhor q nada
Acho q isso tbm tem muito a ver com a colonização latina do Brasil, a gente vê q os países de colonização germânica tendem a ter tendências bem mais liberais e.g EUA, Canadá, Austrália etc
Sim.
Há o Mises, o Visão Libertária, o ANCAPSU e o Objetivismo.
@@science212e o nosso herói nacional Daniel Fraga
@@danielimmortuos666 Isso não faz sentido Austrália saiu de exilados e criminosos com um bando de tribais aborígenas e agora tava prendendo gente em quarentena, Canadá saiu em parte da Inglaterra um bando de descendentes da época vitoriana onde o Estado era máximo, quem salvou mesmo por um momento foi os Estados Unidos e mesmo agora são espionados até pela CIA, EUA só não virou ditadura até agora por causa do poder individual dos estados.
@@danielimmortuos666 credo
Eu sou graduado em RH. Não consegui nem um estágio tentando desde o 1° semestre até 2 anos depois da graduação. Também fiz vários cursos profissionalizantes de Administração e nunca consegui sequer uma vaga pra auxiliar adm. O dinheiro gasto com cursos e promessas poderia ter comprado uma casa pra minha família, ou uma formação sólida em quase qualquer profissão. Hoje eu tô estudando pra um concurso público que não exige nada além de ensino médio mas paga o mesmo que um gerente de médio porte, simplesmente porque embora eu aceitasse o salário 3 a 5 vezes menor desde o início da carreira, nunca tive oportunidade porque pra conseguir o primeiro emprego em uma área no setor privado, você precisa de experiência prévia ou alguém pra te puxar, e não conheço ninguém. Experiência prévia... pra conseguir o primeiro emprego. Eu faria de tudo pra não trabalhar pro Estado se eu tivesse outra opção honesta e viável, mas não tenho. Pra minha família ter um descanso merecido, eu tenho que ser hipócrita e trabalhar pra uma máfia. Belo Brasil.
Poxa, que triste cara. Dizem por aqui que RH é emprego pra agraciar vista de gerente ou do dono da empresa. É o tipo de pessoa que todo mundo odeia, principalmente pelos profissionais da empresa em si.
Considerando que empresa brasileira é complicada, já que muitas contratações são feitas na base do interesse e da proximidade dos fundadores, acho que você tem uma boa chance de ganhar um bom dinheiro prestando serviços a parte, como forma de consultoria, para empresas de pequeno-médio porte que realmente querem alguma coisa útil do mercado. Investe nessa ideia aí, tenho certeza que tu não vai jogar essa graduação no lixo.
Um dia assisti um vídeo de um jovem que estudou e não conseguia emprego em lugar nenhum, pois pediam experiência. O que ele fez? Decidiu trabalhar de graça para aprender e ganhar experiência. Depois de 6 meses já havia conseguido um emprego remunerado. Fica a dica.
Já pensou em tentar a vida em outro país que você ter mais possibilidades? Talvez até seja melhor nessa situação.
A Sociedade Brasileira não tem Educação Financeira, nem Politica! Os Politicos os acostumaram no assistencialismo, então se a própria pessoa não tiver iniciativa fica na eterna dependência.
Ou seja, a população brasileira foi acostumada a mamar nas tetas do Estado.
Concordo com você.
mas a cultura brasileira é totalmente estadista. mano o sonho de consumo de todo mano de 40 anos pra cima é ''faz concurso publico, estado te sustenta''
Não há problema em concursos.
Mas a iniciativa privada é importante.
Todos tem uma tia do concurso público na família.
@@estadomaximo4345 kkkkkk Eu tenho uma que se aposentou com salário INTEGRAL como Diretora de Escola Pública! Nota: Ela "pegou" essa promoção uns poucos anos antes de ser aposentada.
Exatamente, sonha com trabalhar pouco, ganhar bem e ter estabilidade (leia-se fazer o que quer e não ser demitido). O brasileiro fala mal pra caramba da político, mas o sonho da maioria da população é ganhar 30 conto por mês sem fazer bosta nenhuma.
@@science212 há problema sim, um funça é um parasita do povo, ele se mantem parasitando através da ferramenta "Estado", são ineficientes e não tem obrigação alguma em melhorar ou mostrar o seu mérito para permanecer na ativa.
22:00 o pior é que Argentina já foi um país muito rico, pbi per capita dos maiores do mundo. Seguindo ideais liberais. Em 1910 já estavam fazendo o metrô. Brasil só teve metrô 60 anos depois. É triste mesmo.
Argentina foi destruída pela família dos Perons e agora dos Kichners.
Em relação a trabalhar para o estado, funcionário público, "está acabando", não sei se isso é vdd não. Olha o mercado de preparatórios para concursos públicos só aumenta, e a concorrência por vagas então? Acho que ainda tem muito trabalho para as próximas décadas
Cara eu vejo muitos engenheiros estudando pra concursos policiais pq não conseguem arrumar emprego nas suas áreas e não querem fazer Uber. (não os julgo diante da nossa Economia tão ferrada).
Sobre o fator emprego, isso é muito real. Moro em SC, onde estava em pleno emprego em 2022. Eu trabalho em um setor competitivo e meu cunhado tem uma loja. Na minha empresa, tivemos que aumentar as comissões, pois nossos melhores vendedores estavam recebendo propostas de concorrentes. As comissões subiram de 8% para 11% e ainda assim, perdemos um vendedor (equipe de 7 pessoas) para a concorrência.
Na loja do meu cunhado, que é um simples comércio no centro da cidade, passaram 11 pessoas diferentes em 2022. Lembro que 2 fecharam acordo de trabalho e simplesmente nem apareceram na segunda-feira, pois tinham propostas melhores. Outros ficaram algumas semanas ou poucos meses e migraram. O que meu cunhado teve que fazer? Aumentar salário para manter os funcionários.
Detalhe é que ele tem 6 funcionários e no decorrer do ano, 11 passaram pela loja dele.
Sou do interior de SP, região próximo de Marília-SP e Londrina-PR. Aqui, do que vejo, a maioria das pessoas são conservadoras com tendências libertárias. Muito disso vem duma cultura de se virar quando o governo dava nada (ditadura) e por cultura cristã e caipira.
Uma dica: tudo começou com um nome que se iniciava com Getúlio e terminava com Vargas.
Psee kkk se fosse mais endoçado q ele era um ditador canalha e etc podia quebrar as perna das politica lulista dele q deixou de herança
@@nomadexperiente2455 Getúlio Vargas era apenas um ditador fascista simpatizante do nazismo. Tomou o poder de assalto por meio de um golpe de Estado. E você é apenas um néscio.
@@nomadexperiente2455 Getúlio acabou com o Federalismo Brasileiro. Antes de Getúlio cada estado tinha real autonomia e auto-gerencia, havia descentralização, isso tanto no Império quanto na Republica Velha.
@@wellingtonsh1 não sabia disso
@@nomadexperiente2455 Café com Leite é lenda negra. A Republica Velha era regida por Colégio Eleitoral como os Estados Unidos, era uma Oligarguia e não repúblicas os Estados, mas eles eram independentes, fora uma Oligarguia Rural continuou governando o Brasil até os militares e no Nordeste até hoje e pelo menos os Oligarcas não eram Burocratas, foi Getúlio que começou a Aristocracia Burocrática que governa o Brasil hoje.
Infelizmente isso é histórico. Não temos uma cultura de priorizar a liberdade individual ou a propriedade-privada (como há em lugares nos EUA ou na Suíça), e sim o getulismo e o lulismo com seus pré-fundadores e derivados
Leia Carl Snyder.
@@science212 pq?
@@rafaelsoares5350 Ele foi um grande defensor do capitalismo.
É que por isso que esse lixo não tem salvação. Se você tem condições de sair dessa vala chamada varsil, não pense duas vezes.
Herança da colonização portuguesa também, cultura do paternalismo (tudo depender de uma autorização do Estado para funcionar, iniciativa privada cerceada), da inveja (pessoa rico = pessoa mal), e coisas do tipo, toda a história do Brasil é marca por isso.
Antes de o Chile piorar, eu vivenciei uma realidade de quase 1º mundo lá.
Os chinelos tem consciência de que eles estavam indo muito bem e que deu ruim ?
@@hiagolace KKKKKKKKKKKKKKKKK CONFIA
só dar uma ideia aqui: talvez valha a pena vc fazer um video de países que são fáceis de imigrar e fáceis de arranjar empregos.
Легко,ніде не буває!
Треба завжди багато працювати, і над собою в тому числі.
No curso de direito desde o início a gente aprende a admirar o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado. Que o interesse coletivo deve prevalecer, que a Constituição Federal é linda pq garante um grande rol de direitos. 99,99% dos juristas são estatistas.
Moro na Estônia há 10 anos e afirmo: o que o Rafael disse é 100% verdade. TODO ANO minha vida melhora aqui.
@@wolfgangmozart888 brother, só de não ter um estado gigantesco no meio do caminho, qualquer um com meio neurônio funcionando se vira pra ganhar dinheiro aqui
Eu sempre tive esse pensamento e sempre compartilhei ele... consegui abrir a mente de muitas pessoas que o problema está no sistema que beneficia o "mau". E atualmente vejo justamente isso, hoje, mesmo no Brasil, a mão de obra qualificada em TI está em um ambiente profissional que há mais vagas que mão de obra, então as empresas disputam pelos profissionais. Infelizmente vivo numa bolha e tenho total consciencia disso
Toda a América Latina clama por mais estado.
Pois esse é o erro.
Até o momento que essa bomba estoure.
E isso é o caos...
@@d.c.campos4998 verdade a Argentina está indo pra isso é Venezuela virou um super estadão q nem liberade de TD tem mais!!!! Triste esse região latam 😭💔!!!!
Muito bom. Parabéns pelo conteúdo, Rafael.
Fomos educados assim. Se não desde a infância, pela mídia, pelo meio onde vive. Falta de busca de conhecimento, história etc
Raphael, não tem como vc abrir um segundo canal, só que pra vc treinar didática, tipo, vídeos mais objetivos e curtos. Para a gente poder compartilhar com pessoas pouco interessadas em economia. Seu raciocínio é excelente, suas sacadas dão boom na mente de quem nunca teve contato com o assunto, só falta divagar menos, ter uma linha narrativa mais enxuta.
Sei que é pedir demais, talvez vc seja o cara mais relevante na divulgação do ancapismo mas sei lá, acho que seria bom pra todo mundo.
É interessante seu exercício de revisar vídeo e temas passados porque: 1 é uma ótima oportunidade de revisar oque foi dito ,reafirmar oque foi dito e assim poder analisar se as análises foram acertivas ou n.
Esse tipo de conteúdo seria interessante estar no Spotify. Uso mais o Spotify durante a academia e seria legal você colocar lá também. Abraço
Só li o titulo e respondo : pq a média de Q.I do pais é em torno de 85 , espero ter ajudado
Na cara nao, pra nao estragar o velorio
Isso é mais um sintoma que a causa da doença
Por baixa qualidade de vida, não algo inerente. Singapura mesmo, antigamente tinha o mesmo QI que a Botswana e hoje em dia é a maior do mundo (mais até do que os país ao redor do sudeste asiático)
@@UA-camanon-rr4fz nahhh não é não, educação nao muda Q.I não
@@jaodasilva7993 na verdade muda sim. QI tem um fator genético que define o mais baixo que você pode ir e o mais alto mas é alterável
Faculdades brasileiras sempre foram dominadas por professores anti capitalistas.
A cultura norte americana é a melhor do mundo. É baseada na razão, individualismo, secularismo, educação, ciência, materialismo, tecnologia, liberdade, ética, consumo, capitalismo e indústria.
@@nomadexperiente2455 Então valorar culturas funcionais na atualidade é muito difícil.
Mas certamente uma cultura que prosperou e melhorou a qualidade de vida de seus membros é sim superior a uma cultura que nunca saiu uma tribo isolada.
@@nomadexperiente2455 Mas é claro que são. Culturas tem três objetivos. Se expandir, durar e aumentar a qualidade de vida de seus membros. Ignorar isso é irracionalismo relativista.
Relativismo e Determinismo Absolutistas são as únicas posições. No mais essa é a posição da antropologia atual.
Rafael, eu sigo Axel Kaiser (chileno, certamente vc conhece). Numa palestra ele falou que Hayek teve uma conversa com um empresário que queria entrar na política. Hayek recomendou não entrar na política e investir na batalha das idéias. Se conseguir "popularizar"as idéias liberais/, libertárias , os políticos liberais vão aparecer sozinhos. O político segue o que é popular. Devemos fazer o liberalismo popular. É de baixo pra cima. Nenhuma mudança acontecerá de cima pra baixo. Olha o caso Milei na Argentina, a pesar dele investir muito na própria imagem pessoal, está conseguindo popularizar as ideias libertárias. Outros políticos já estão acomodando suas falas para correr atrás do público do Milei. Ou será, há um mercado de idéias. Nosso papel é que surja demanda de idéias liberais/libertárias. Os políticos vão aparecer naturalmente.
Acho que temos uma cultura de colônia. Cada dia que passo mais confirmo essa mentalidade pq tem coisas que simplesmente não fazem sentido fora de um sistema colonial kkkkkk
Poww Brasil ainda tem mtoo q amadurecer kkk seriedade na política e na economia deve levar uns 100 anos pra mostrar resultado
💯%
Para uma reação sensata contra o ecologismo, leiam: Julian Simon, Brian Clegg, Ronald Bailey, Richard Lindzen, Patrick Moore, Fred Singer, John Krebs, Nigel Lawson, Vaclav Klauss, Patrick Michaels, John Ridpath, Alex Epstein, etc.
Você poderia falar sobre o desenvolvimento dos tigres asiáticos? O caso é usado como um exemplo em favor do intervencionismo. Gostaria de ver uma análise libertária do caso
Diga-me por favor, o que você ouve falar sobre eles? Que se desenvolveram graças a intervencionismo econômico?
@@jose_stalin_memes22 Sim. Não pesquisei de forma aprofundada, mas encontrei matérias afirmando que Coréia do Sul e Singapura eram protecionistas e etc, o Estado investia em peso nas indústrias
@@marcosraposo868 Singapura era protecionista dá onde? Singapura largou o protecionismo e o intervencionismo econômico e se desenvolveu com Liberalismo Econômico: atraindo empresas estrangeiras; reduzindo impostos; reduzindo e flexibilizando regulações; minimizando a burocracia; mantendo os gastos públicos baixos e controlados; mantendo a moeda forte e estável; mantendo forte segurança jurídica; privatizando estatais ineficientes e que dão prejuízo; mantendo estabilidade política; respeitando e garantindo a propriedade-privada; facilitando a contratação de empregados; flexibilizando e aumentando a competitividade no Mercado de trabalho; respeitando as instituições; mantendo a inflação insignificantemente baixa; tirando a influência política da economia; acabando com a corrupção; investindo em educação; respeitando os princípios de livre comércio e *LIMITANDO* o setor estatal na economia. E a Coreia do Sul começou a ser um país desenvolvido após a extensa liberalização econômica iniciada no ano de 1980. Antes disso, era mais pobre e tinha uma produtividade menor que a do Brasil, além de estar em crise econômica. E ela investiu sim nas indústrias antes disso tudo, que levou a economia sul-coreana ficar monopolizada num conglomerado empresarial corrupto.
@@marcosraposo868 A Coreia teve o Escândalo das Chaebols, isso é relevante, o Desenvolvimentismo Coreano foi um fracasso não um sucesso como é vendido visto que o atual governo faz tudo para destruir o sistema de Chaebols. Os Tigres se desenvolveram num sistema de livre mercado (naturalmente sem se envolverem com a China por razões politicas) e alguns tomaram medidas protecionistas e desenvolvimentistas nos anos 2000 e depois voltaram atrás.
@@marcosraposo868 Geralmente no primeiro momento do desenvolvimento de um país é necessário a intervenção do Estado na economia. Eles chamam de Dirigismo Estatal. Mas depois de um certo momento com o setor privado mais desenvolvido vai se fazendo os ajustes na atuação do Estado.
O problema do Bostil é o bostilheiro
Eu mesmo já desisti. Só quero sair daqui e ir para um país que pelo menos o pessoal é mais pró-liberdade.
В Бразилії відсутня конкуренція.Держава штучно це створює.Особливо це видно по компаніям з іноземними інвестиціями(штучно створюються різні перепони зі сторони корупціонної лержавної і неповороткою машини).Бо такі компанії ставлять вищу планку всьго:сервісу,зарплат,можливостей росту по кар'єрній сходинці для працівників....абсолютно всьго.Державний сектор,,як неповороткий і корупціонний бразильський монстр боїться конкуренції,тому оберігає себе від цього.Це смерть для них.
Те,чого можна добитися ,працюючи чесно в демократичній країні,в Бразилії можна потратити все диття і нічого не досягнути.Це катастрофа.
Це те,що я побачила в Бразиліі,прожив пів року.Я виїхав.Не хочу тратити своє життя на це.
Хай щастить вам-бразильці.
Змінюйте вашу країну,вона того варта
Faz o certo. Aproveita que ainda é novo.
Eu sei que adianta nada eu comentar aqui, mas:
O Zema deveria focar na eleição das prefeituras. Colocar vereadores e prefeitos em MG. Depois, criar um candidato a governador do NOVO para 2026 e o próprio Zema se candidatar para Senador.
eu culpa o Getúlio e seus programas de nacionalismo desenfreado por essa cultura estadista.
O Getúlio fez sim programas estadistas bizarros, inclusive a CLT, responsável pelo desemprego em massa. Mas o estadismo como mentalidade vem de muito antes. Recomendo o livro "Pare de Acreditar no Governo" do Bruno Garschagen. Vc vê que isso já é cultural desde a época da colonização.
@@oliverkolossoski1434 mas antes eram relacionados aos governos locais, não ao imperador ou ao Colégio Eleitoral.
Sempre falo da frase do Tio Ben, do Homem Aranha: "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades".
Isso já resume por si só a cultura do Brasil: não desejam grandes liberdades, pois não querem grandes responsabilidades pelos seus atos. Ainda vivemos na definição distorcida que liberdade é fazer o que quiser, quando a liberdade, de fato, é fazer o que é certo visando um bem.
Então só a 2 caminhos: se submeter a imposição, ou passar a responsabilidade para os outros, e o segundo é o que mais vejo no povo, principalmente os de mentalidade progressista, como os movimentos sociais.
Responsabilidade e arcar com as consequências nunca foi o forte do brasileiro.
Também podia adicionar que na própria criação da sociedade o Estado que basicamente se originou primeiro, depois a sociedade, em outros lugares a sociedade civil surge primeiro depois o Estado.
Excelente analise
O noticiário Wall Street Week ocasionalmente flerta com a esquerda. É memorável sua entrevista com Kenneth Galbraith.
O Chile a poucos anos atrás seria esse país rico. Mas mesmo p/ lá era meio $$$ p/ viajar.
O Chile ainda é um exemplo na educação com 90% estudando em Vourchers. Se não me engano não conseguiram derrubar a previdência privada.
Multiculturalismo, pluralismo, diversidade, hermenêutica, kantismo, filosofia da linguagem, economia mista, redistribuição, sindicatos, estruturalismo, holismo, progressismo, economia behaviorista, ludismo, ecologismo, etc.
Livrem-se de tudo isso.
É meio cultural sim. O Estado cria várias amarras que impedem ou dificultam o indivíduo de tentar ser próspero, e normalmente o único alívio oferecido vem na forma de alguma benesse fornecida pelo próprio Estado. Então as pessoas criam uma visão que o veículo que efetivamente torna as pessoas prósperas é o Estado, que SÓ o Estado tem como garantir a dignidade e o sucesso do indivíduo, e é exatamente o contrário. É por isso que esquerdista acha que em um país pobre como o Brasil vc TEM de ser de esquerda, pq eles efetivamente foram condicionados a acreditar que só o Estado pode salvar estas pessoas.
Fala com qualquer pessoa por aí, elas vão achar que o trabalhador brasileiro não tem direitos o suficiente. E eu já tentei explicar para colegas que a competição é o mecanismo que empodera o empregado, e pra isso vc não pode engessar o empreendedorismo por via da CLT... Mas não entendem. A verdade é que se essas pessoas pudessem, o trabalhador teria outros três mil direitos, e um salário mínimo de R$ 5.000,00. É um absurdo, mas é um absurdo fácil de vender por parte de político de esquerda que quer só voto de gente retardada, pq soa como um futuro lindo. A realidade de medidas desse tipo? Desemprego em massa e inflação estourando, mas a pessoa que vota NÃO SABE pq, não sabe nada além de que "Político X prometeu mais dinheiro, e que esse dinheiro ia vir das pessoas ricas! Então eu não vou ter de pagar nada, e todo mundo vai comer picanha todo dia"
Essa é a cultura do Brasil. É uma cultura imediatista, que vive procurando soluções fáceis, que não tem apreço, e que tenta levar vantagem onde não é merecido. E é por isso que a história de sucesso na política é o "político do mais". "Mais dinheiro", "mais escolas", "mais hospitais", "mais ruas", "mais direitos", "mais ministérios"... Não é coincidência que político adora gastar, é assim que eles constroem portfólio, enquanto isso, o político responsável, e o político do "como", caem na impopularidade
Falou TD!!!!
Acertou em cheio. É uma cultura no país.
Excelente Vídeo!
Não somos como o empirismo diz. Temos razão cognitiva inata. Por isso não somos iguais. Somos máquinas conscientes, capazes de escolher valores.
prefiro ir embora e garantir que minhas futuras gerações sejam europeus felizes.
é o mais inteligente a se fazer
Ainda não vi o vídeo, mas a resposta é sim.
Pra caralho.
Muito, demais.
Excelente vídeo!! Parabéns
Gurizada..... Nosso país sempre teve restrições contra o livre mercado e a liberdade individual, pois a própria República, que foi proclamada mas não foi fundada, dando brecha pro corporativismo e centralização de poderes sem terem independência entre si , depois veio o estado novo do Getúlio vargas baseado no estado "Deus", depois tivemos o regime militar que tinha tbm um estado centralizado, positivista, e interventor, depois tivermos a constituição de 88 com a "República social democrata", sendo assim segue o círculo vicioso de estado inchado, corporativismo público privado, regalias estatais, esmolas estatais ao povo através de altos impostos recolhidos e mau distribuídos, e na parte moral temos a cultura da falta de responsabilidade, delegando aos outros (principalmente ao estado) a responsabilidade de "fazer algo", e tbm a cultura da inveja na qual colocamos o mérito do próximo lá embaixo desmerecendo as pessoas que estão bem financeiramente e ainda por cima querendo delegar ao estado interferência financeira taxando "os ricos" por pura inveja, no socialismo progressista de 94 pra cá, acabamos criminalizando a riqueza e produção pra passar a mão na cabeça dos preguiçosos e supostos oprimidos! Em fim temos o corporativismo moral, na qual vagas de emprego em empresas privadas são preenchidas por "amigos dos donos, sindicatos e políticos", vai ser difícil mudar essa Cultura a não ser entrando em pontos chaves da sociedade como os socialistas fizeram! Tmj gurizada
Falou tudo. Eu sinceramente não vejo dias melhores para o Brasil não. Está enraizado na cultura do povo.
Chile é um exemplo de país que deu certo na América do Sul. Não voltei para lá depois Boric assumiu... A situação é bem diferente daqui...
Chile só deu "certo" porque o livre comercio foi colocado na marra pelo pinochet e mesmo assim está voltando a ser um país "médio" da américa latrina
@@danielsantos2812 perfeitamente. Estou dizendo que funciona e sem dúvida as pessoas vivem melhor sendo menos parasitada pelo Estado.
Es uma pessoa muito inteligente e um Bom Anarquista Bem Haja desde Portugal
Bom vídeo, fez várias análises de fundamento sobre realidade e liberdade
Brasileiro ganha pouco também, aqui 1 dia de trabalho na hora extra não paga nem um lanche , você trabalha para ganhar pouco, você sente que está desperdiçando seu tempo limitado na Terra por 35 reais o dia , é um desperdício de existência os empregos no estilo que são do Brasil , fora todo o imposto que é pago por aqui
9:06
Cara, assistindo esse vídeo me lembra de uma situação que eu sempre fico puto quando lembro: trabalhava numa empresa enorme, fábrica de tintas em pó, certo dia o "encarregado" me pediu pra fazer >hora extra< e eu comentei que não podia pois tinha compromisso, e o FDP simplesmente vira e fala: "fica esperto, se vc não quer tem 200 lá na porta pra por no seu lugar", achei ridículo essa atitude dele pois eu já tinha anos de empresa e sempre cumpri meu trabalho certinho... Não demorou muito tempo sai daquele lugar pois não estava conseguindo oportunidade em outra área, mesmo estudando para poder conseguir uma oportunidade.
Obrigado Sr. Pelo vídeo...
Ótimo vídeo, obrigado Rafael
Passei minha vida toda ouvindo a frase: Estude pra passar em concurso!!!
oque tu falou de fato é o nosso país
Todo mundo aqui nos comentários enumerou diferentes motivos, dentre QI até influência de uma escola filosófica no nosso passado. O Rapha apontou corretamente os motivos. E realmente cabe a nós mudar essa realidade por meio do diálogo, da produção intelectual e da persistência
Esses um daqueles videos do Rafael que devia ser obrigatorio para todo estudante brasileiro
В Бразилії відсутня конкуренція.Держава штучно це створює.Особливо це видно по компаніям з іноземними інвестиціями(штучно створюються різні перепони зі сторони корупціонної державної і неповороткої машини).Бо такі компанії ставлять вищу планку всьго:сервісу,зарплат,можливостей росту по кар'єрній сходинці для працівників....абсолютно всьго.Державний сектор,,як неповороткий і корупціонний бразильський монстр боїться конкуренції,тому оберігає себе від цього.Це смерть для них.
Те,чого можна добитися ,працюючи чесно в демократичній країні,в Бразилії можна потратити все життя і нічого не досягнути.Це катастрофа.
Це те,що я побачила в Бразиліі,прожив пів року.Я виїхав.Не хочу тратити своє життя на це.
Змінюйте вашу країну,вона того варта.
Крім вас цього ніхто не зробить.
Інакше країна залишиться на узбіччі економічного розвитку,що вже відбувається з населенням країни.
Хай Бразилія входить в десятку перших економік світу,але від того ,кращє її населенню не стає.
Дуже шкода.
Хай щастить вам-бразильці!
Obrigado pelos seus vídeos
Sensacional…sensacional… obrigado! ❤
Os produtos são os mesmos não há diversidade nem disputa comercial, em todo e qualquer supermercado onde você vá, sim isso é Brasil 🤡🥲💔
Tua visão confere Rafael, no interior a galera tem mais a tendência de ser mais pró liberdade, mesmo que inconscientemente, mas acho que no mundo todo é assim, vê os Estados Unidos, os republicanos vencem no interior, enquanto os Democratas vencem nas cidades mais populosas.
Até em sub-divisões (estados, províncias, etc), essa barreira pode ser observada. Um exemplo é diferença entre Grande São Paulo (rica capital) + Registro (região mais pobre) pendendo mais para estado enquanto a maioria do interior pende mais para liberdade.
Em um âmbito nacional acredito que o interior de culturas sulistas e caipiras-sitiantes sejam mais propensos para liberdade, as cidades se corrompem. As excessões nos interiores são locais mais pobres e sofrendo, em diferentes intensidades, um "Efeito Sertão".
@@pretendtheresaname9213 Exatamente meu amigue, você está certissíme.
Povo do interior sabia o que precisava ser feito para trepar, comer e dormir. Se Getúlio fosse bom, não tinha virado paçoca.
Uma coisa que ninguém cita: Maio de 1968 foi um desastre: Ninguém pediu 20 anos de regime militar. E depois da redemocratização, fortaleceu a esquerda até demais, gerando desequilíbro representativo que só estorou em 2016-18.
Então nossa direita também é Coletivista/Estatista por causa da mentalidade Francesa (Positivista) assim como nossa esquerda se baseia na new left francesa e aprendemos na escola as bobagens da sociologia francesa do século XX (estruturalismo, descontrutivismo, Foucault, etc).
PORQUE BRASILEIRO GOSTA DAS COISAS FÁCEIS. BRASILEIRO QUER PROUNI, BOLSA FAMÍLIA, LOAS. BRASILEIRO NÃO QUER SE MATAR DE ESTUDAR PARA ENTRAR EM UMA FACULDADE, OU SE MATAR PARA PAGAR A FACULDADE. BRASILEIRO VÊ O ESTADO COMO SEU PAI.
O brasileiro que tudo não mão e de graça. O tal do jeitinho brasileiro é exemplo disso. Só esquecem que no final todo mundo perde e todos ficam cada vez mais miseráveis.
É porque antes só um lado falava, agora com as informações descentralizadas e distribuídas (como diria o Petter) isso tende a diminuir.
Muitas pessoas votam no lula porque eles viram esta diferença de crescimento econômico e pensa que foi o governo que fez isso... triste 😢 mas bem pensado
Conteúdo incrível, é de trabalho de formiguinha, no pacinho da capoeira, uma hora vai 🙏
A parada pra espalhar o libertárianismo é espalhar a idéia, não tô falando de militar igual a esquerda, mas toda vez que alguém se interessar é explicar como é, cada vez mais adeptos mais facilita.
@@viniciusbilukrochacampos1636 Exatamente. É não subestimar as pessoas, mas sim empoderar elas com conhecimento.
Isso é o que faz qualquer ideia ir para frente.
Apesar de todo mal do estado e dos estatistas, a galera está mudando o pensamento, o que antigamente não existe.
O ultimo ponto do vídeo, sobre a vizualização de outras realidades fez minha cabeça explodir! 👏🏼👏🏼
E também mostra o quanto a gente devia lutar por mais independência dos estados da federação. Tipo, São Paulo elegeu um governador pika, mas o Brasil escolheu uma bosta de presidente. Os esforços do governador vão ser minados pelas ações presidenciais, sendo que o presidente eleito não recebeu maioria dos votos lá 🤷♂️
Retirei o "legal" só para ter o prazer de dar legal novamente.
Não sei se é só impressão ou de fato cultural, mas percebe-se pela maioria que deseja passar em concurso público para se encostar no Estado recebendo altos salários injustificáveis.
PODE SER FATO, É SÓ FALAR DE ONDE TIROU ESSE FATO!
@@igorpinto5677 da realidade. Mas não sei se vc sabe o significado de "ou"?
@@18Akyra sei o significado por isso deixei o comentario q eu comentei. de que realidade?
@@igorpinto5677 se vc soubesse não teria perguntado e realidade só existe uma. Vc conhece mais alguma?
@@18Akyra quando alguem pergunta isso, pode ter o intuito de questionar que o seu proprio circulo nao significa a realidade (já que ninguem esta em todos o lugares e nem sabe como é a vida de todos), entao nessa questão pode sim existir diferença entre realidades, a realidade de quem mora em alphaville nao é a mesma de quem mora no complexo do jacaré e nem quem mora na beira do rio no Amazonas. por isso falei pra provar
Rafael, ainda não vi o vídeo mas faz um vídeo sobre a quebra do Sigilo Bancário que agora o Lula resolveu meter e como isso pode afetar quem usa p2p pra Bitcoin na Bisq.
O bom mesmo é ter emprego público com o $ mensal garantido e puzentaduria idem.
Um bico extra sem medo de punição.
Casa financiada pelo governo, por 30 anos.
E o pai Estado que arranque o couro do povo, prá nos sustentar. ...
Up pra ajudar
O brasileiro tem a cultura de querer ganhar muito produzindo praticamente nada.Esse é um dos motivos de ele querer concurso público.
Top 5 melhores vídeos do canal.
A BBC britânica mima os ecologistas. Vemos o mesmo equívoco em Bloomberg, DW, CNN, NBC, etc.
The War on the West e The March of Unreason são dois ótimos livros contra o resto de obscurantismo que assola nossos tempos.
Ele fez aquele vídeo de Perguntas e Respostas?
Não se vê crescimento econômico pois pra que se esforçar se quem se esforça só é punido?
Só tenho 13 anos e vejo essa mais pura merda, quando eu ficar mais velho, vou me virar para morar em um país melhor
Aprenda ingles o quanto antes
Aprenda Inglês + Outros idiomas se possível e já vá buscando formas de dar o fora daqui.
8:40 Pura verdade. Em 2020 ainda eu tinha essa mentalidade torta de que trabalhar significa sustentar o capitalismo malvadão e contribuir para alimentar esse sistema e bla bla bla.
Um país livre está destinado a ser um país rico.
Vem aqui pro nordeste pra ver se é impressão kkkk
😂😂😂😂😂😂😂
concordo
cara a razão principal que eu não acredito em fr4ud3 na urn4 é justamente porque moro no Nordeste desde que me entendo por gente e eu VEJO como é a realidade aqui, o povo é idiota msm.
@@vicstoron antes do segundo turno, fui no barbeiro, esse barbeiro sabia td do Lula pois é colega meu de pelada, informei toda a safadeza msm assim votou no Lula pq o pessoal das antigas informou a ele q o tempo de Lula era bom, um cliente dele disse q iria votar nele para voltar comer "picanha".
@@vicstoron Penso exatamente igual. Moro em Salvador e aqui no meu bairro de cada dez habitantes sete são petistas e os outros três não são mais voltam no pt assim msm hahaha dono de mercadinho, salão de beleza, barbeiro bar, etc.. quando a eleição acabou parecia final de copa do mundo, fogos de ensurdecer, maior alegria e algazarra nas ruas.
@@printfrobert6385 Eles ainda tão comemorando ou já caiu a ficha?
O Brasil é um balde caranguejos.
Muito bom
Mais a cultura do funcionalismo público só está em queda por conta dos concursos públicos limitados, porque eu tenho 3 tios aposentados federais e 1 estadual geração baby boomer ao meu vê não teriam competência pra está nessa posição de ganhar acima da maioria dos brasileiros, na época entraram pela janela e até hoje mais os filho a deles não tiveram mesma sorte pq como eu disse além da população ter dobrado as provinhas ficaram difíceis e limitadas mais o estado mesmo assim não perdeu seu poder pelo contrário só tá aumentado a pandemia provou isso
Não acho que esteja em queda, a verdade é que estava tendo pouco concurso a nível federal que é o nível que paga bem mais que a iniciativa privada, começou a voltar em 2022 e eu creio que agora aumente.
infelizmente isso não é so no Brasil isso afeta toda América Latina, Chile era unico q estava no caminho certo e ate ele caiu nas garras do socialismo
Meus pais são servidores publico, sou chamado por parte da minha mãe como o primo rico kkk . Larguei um concurso para as forças armadas e abri uma empresa, eu me fodo 10 a 12 horas dia e hoje eu ouço vai ser pobre igual seu tipo que vive tentando um negocio , mas nunca prospera. Infelizmente temos que mudar a mentalidade do povo para irmos para frente.
David Korten se destacou defendendo erros como o anti capitalismo e o ecologismo.
É esse tipo de vídeo e abordagem que me faz querer ter vontade de estudar cada vez mais sobre liberdade e porque esse trágico comportamento do bostileiro ocorre