Salve Maria. Tenho alguns comentários a respeito do exposto no vídeo e gostaria de entender o posicionamento correto na visão de vocês, dividirei meu comentário em três partes: Foi citado que há pessoas que passaram pela Renovação Carismática e, futuramente, tornaram-se protestantes. Em um dos programas da Canção Nova acontece um podcast/entrevista com o testemunho de pessoas e enxergo justamente o contrário, tem muita gente que se converteu e começou a frequentar os sacramentos após participar da atuação de missionários da Comunidade em questão. Além disso cabe ressaltar que anualmente ocorre o evento PHN, reunindo milhares de jovens ao longo dos dias, além de encontros para casais entre outras atividades, sempre contando com diversas pregações e momentos de oração ao longo do dia.
Entendo a importância das críticas feitas ao movimento e reconheço que por vezes os seus encontros apelam fortemente ao sentimentalismo, sendo assim tenho algumas perguntas: 1) No início da pregação dos Apóstolos aos pagãos, o anúncio da Fé era centralizado em anunciar a vida, os ensinamentos e o poder de Cristo, e ao meu ver houve um grande progresso das conversões justamente pelo fato da realização de prodígios/milagres pelas mãos dos Apóstolos. Milagres não tem explicação lógica, e alguns dos gregos, como narra I Coríntios capítulo 1, achavam loucura a pregação dos Apóstolos e os judeus pediam milagres. Realizar milagres para comprovar a Fé de alguma forma não seria apelar ao sentimentos? Vocês disseram que a Fé deve ser confirmada e ensinada com argumentos
2) Desde o Concílio Vaticano II, de forma especial, para cá os católicos do Brasil têm deixado de "serem praticantes" e com a chegada da Canção Nova vejo que algumas das pessoas mais engajadas no Santuário que tem aqui perto de casa são do movimento da RCC, sem contar que como disse em minha introdução, os eventos/acampamentos promovidos pela Comunidade historicamente têm sido muito efetivos no reavivamento da Fé entre adultos e jovens. Sei que não devemos julgar o sucesso espiritual pelo número de pessoas mas sim pela profundidade da vivência espiritual, no entanto acho muito descabido dizer que a RCC/Canção Nova (Canção Nova é o maior expoente da RCC no Brasil) é uma árvore má e gera apenas maus frutos. Então me ajude a entender porque deveria considerar que o Movimento é uma árvore Má, e se a árvore é Má, porque os frutos aparentam não o ser? Detalhe: a Canção Nova é um movimento que já a algum tempo tem sido efetivo na evangelização das massas da população, e Nosso Senhor pregava para os simples/povão, assim me parece plausível que para restaurar a Fé das pessoas deve-se utilizar elementos Lógicos mas também emotivos de forma a tornar a Fé mais fácil/prazerosa de ser praticada. Às vezes o grande erro da RCC pode ser o apelo muito grande apenas ao emocional
@@miguelvictor4700O senhor não enxerga os problemas porque faz parte desse movimento. E a RCC teve origem no protestantismo, só por isso não tem como oferecer nada de bom a Igreja.
@@miguelvictor4700 tudo bem? O grande problema do pentecostalismo praticado principalmente pela RCC está na desvirtuação do conceito de fé e na adesão ao modernismo que foi condenado pelo Papa São Pio X. Como você mencionou, há pessoas que vieram do pentecostalismo protestante para a Igreja católica, mas certamente eles mantém os mesmos erros que criam quando eram protestantes, porque a RCC, como mostra o livro comentado pelo professor Eduardo, nega alguns dos dogmas da Igreja Católica. Por exemplo: A RCC não acredita que a fé seja uma virtude sobrenatural, dada por Deus a nós, como sempre ensinou a Igreja. Ela crê que a fé é um sentimento que surge de dentro da nossa alma e que se manifesta quando se tem uma experiência com Deus. E isso é exatamente protestantismo e modernismo.
Sobre a questão dos milagres: Nosso Senhor não fez milagres para os fariseus porque eles conheciam todas as profecias de cor e mesmo assim não acreditaram que estava diante de Deus feito homem, nascido da Virgem, como profetizou Isaías. Fazer milagres para eles não adiantaria e só aumentaria a culpa deles no seu julgamento diante de Deus! Deus permitiu que houvesse muitos milagres quando os apóstolos começaram a espalhar a boa nova do Evangelho para confirmar as verdades que eles ensinavam! Veja que São Pedro curava os doentes até com a própria sombra, coisa que não acontecia com os demais apóstolos, para que ficasse mais confirmado ainda que ele era o chefe dos apóstolos e Papa. Milagres são para convencer a nossa inteligência de que aquilo que é ensinado é digno de crédito absoluto porque é revelado por Deus, e não para mexer com os nossos sentimentos.
Mais uma ótima aula do Prof. Eduardo
Otimo video, precisamos cada vez msis de formação para combater esta seita.
Salve Maria Purissima, sem pecado concebida
Excelente palestra.
Muito esclarecedor!
Sugestão de leitura sobre o tema, livro:
A Renovação Carismática é Católica? (Orlando Fedeli)
www.floscarmeliedicoes.com.br/rcc
Onde ocorrem essas aulas presenciais?
Onde sao estas aulas e como podemos participar ??
Colégio São Mauro, em SP.
Falem da teologia da libertação tbm que é outra vertente dentro da igreja, curioso que um combate um outro Rcc e TL.
Sim, falamos. Veja aqui:
ua-cam.com/video/5bE2EL0ESrg/v-deo.html
Essa aula é única, ou vai ter continuação?
SM! É parte única.
Valeu pela informação
Como assim assim autoridades permitiram essas heresias? Se ha autoridade não há erro.
Quando era protestante eu tinha raiva dos carismáticos nos imitando ahuaahauahah
3:11 parece elfico ou a língua negra de mordor kkkk
Que absurdo ofender Tolkien assim. Kkk
Essa aula é repetida?
Salve Maria. Tenho alguns comentários a respeito do exposto no vídeo e gostaria de entender o posicionamento correto na visão de vocês, dividirei meu comentário em três partes:
Foi citado que há pessoas que passaram pela Renovação Carismática e, futuramente, tornaram-se protestantes. Em um dos programas da Canção Nova acontece um podcast/entrevista com o testemunho de pessoas e enxergo justamente o contrário, tem muita gente que se converteu e começou a frequentar os sacramentos após participar da atuação de missionários da Comunidade em questão. Além disso cabe ressaltar que anualmente ocorre o evento PHN, reunindo milhares de jovens ao longo dos dias, além de encontros para casais entre outras atividades, sempre contando com diversas pregações e momentos de oração ao longo do dia.
Entendo a importância das críticas feitas ao movimento e reconheço que por vezes os seus encontros apelam fortemente ao sentimentalismo, sendo assim tenho algumas perguntas:
1) No início da pregação dos Apóstolos aos pagãos, o anúncio da Fé era centralizado em anunciar a vida, os ensinamentos e o poder de Cristo, e ao meu ver houve um grande progresso das conversões justamente pelo fato da realização de prodígios/milagres pelas mãos dos Apóstolos. Milagres não tem explicação lógica, e alguns dos gregos, como narra I Coríntios capítulo 1, achavam loucura a pregação dos Apóstolos e os judeus pediam milagres. Realizar milagres para comprovar a Fé de alguma forma não seria apelar ao sentimentos? Vocês disseram que a Fé deve ser confirmada e ensinada com argumentos
2) Desde o Concílio Vaticano II, de forma especial, para cá os católicos do Brasil têm deixado de "serem praticantes" e com a chegada da Canção Nova vejo que algumas das pessoas mais engajadas no Santuário que tem aqui perto de casa são do movimento da RCC, sem contar que como disse em minha introdução, os eventos/acampamentos promovidos pela Comunidade historicamente têm sido muito efetivos no reavivamento da Fé entre adultos e jovens. Sei que não devemos julgar o sucesso espiritual pelo número de pessoas mas sim pela profundidade da vivência espiritual, no entanto acho muito descabido dizer que a RCC/Canção Nova (Canção Nova é o maior expoente da RCC no Brasil) é uma árvore má e gera apenas maus frutos. Então me ajude a entender porque deveria considerar que o Movimento é uma árvore Má, e se a árvore é Má, porque os frutos aparentam não o ser?
Detalhe: a Canção Nova é um movimento que já a algum tempo tem sido efetivo na evangelização das massas da população, e Nosso Senhor pregava para os simples/povão, assim me parece plausível que para restaurar a Fé das pessoas deve-se utilizar elementos Lógicos mas também emotivos de forma a tornar a Fé mais fácil/prazerosa de ser praticada. Às vezes o grande erro da RCC pode ser o apelo muito grande apenas ao emocional
@@miguelvictor4700O senhor não enxerga os problemas porque faz parte desse movimento. E a RCC teve origem no protestantismo, só por isso não tem como oferecer nada de bom a Igreja.
@@miguelvictor4700 tudo bem? O grande problema do pentecostalismo praticado principalmente pela RCC está na desvirtuação do conceito de fé e na adesão ao modernismo que foi condenado pelo Papa São Pio X. Como você mencionou, há pessoas que vieram do pentecostalismo protestante para a Igreja católica, mas certamente eles mantém os mesmos erros que criam quando eram protestantes, porque a RCC, como mostra o livro comentado pelo professor Eduardo, nega alguns dos dogmas da Igreja Católica. Por exemplo: A RCC não acredita que a fé seja uma virtude sobrenatural, dada por Deus a nós, como sempre ensinou a Igreja. Ela crê que a fé é um sentimento que surge de dentro da nossa alma e que se manifesta quando se tem uma experiência com Deus. E isso é exatamente protestantismo e modernismo.
Sobre a questão dos milagres: Nosso Senhor não fez milagres para os fariseus porque eles conheciam todas as profecias de cor e mesmo assim não acreditaram que estava diante de Deus feito homem, nascido da Virgem, como profetizou Isaías. Fazer milagres para eles não adiantaria e só aumentaria a culpa deles no seu julgamento diante de Deus! Deus permitiu que houvesse muitos milagres quando os apóstolos começaram a espalhar a boa nova do Evangelho para confirmar as verdades que eles ensinavam! Veja que São Pedro curava os doentes até com a própria sombra, coisa que não acontecia com os demais apóstolos, para que ficasse mais confirmado ainda que ele era o chefe dos apóstolos e Papa. Milagres são para convencer a nossa inteligência de que aquilo que é ensinado é digno de crédito absoluto porque é revelado por Deus, e não para mexer com os nossos sentimentos.
*O cara critica a renovação carismática e reza a AVE MARIA , como um foguete. Tire o cisco de teu olho professÒ, TÁ COM PRESSA EM CRITICAR???r*