eu acredito q ñ faz diferença, pq td o corpo debaixo d'agua tenha o empuxo, tbm acredito que mesmo o bloco tendo densidade maior q a agua ele ira afundar mesmo tendo a força empuxo para cima porem o bloco tbm tem a força tensão para cima que somado com o empuxo, faz ser maior que a força peso dele. isso faz com que o leve para cima
mano exatamente! kk mas ele nem chegou a ler, também não entendi sendo q isso faria total diferença na resolução! por exemplo o ar possui um densidade menor que a do bloco então colocar esse bloco a no recipiente não faria diferença nenhuma uma vez que o bloco naturalmente ja estar imerso num fluido menos denso que ele que é o ar e nada acontece!
Eu pensei assim nessa questao: a forca peso dentro do liquido vai ser menor, visto q P=M.A, e a aceleração ( gravidade) dentro da água e menor q a do ar ( eu imaginei q numa piscina eu demoro mais a afundar, atingir o fundo, do q no ar livre, provavelmente pela própria resistência da água ser maior q a do ar) logo o corpo fora da água vai acelerar para baixo assim retirando o outro corpo do liquido, e vai continuar acelerado p baixo msm o oitro corpo ja estando fora da agua......... nessa parte eu me lembrei d uma questao q o boaro resolveu sobre polias e roldanas, q a forca necessária p manter um peso de 60 newtons em equilíbrio é igual a 60 N tbm, e para puxar(acelerar) um peso de 60 newtons p cima tbm e preciso de iguais 60 N... tipo eu acho q no começo do movimento p tira o corpor da inércia e preciso mais de 60 n, mas depois p manter aceleração sera necessário soment os 60n
Professor, a densidade do liquido é menor que a do bloco, mesmo assim a resposta está correta, mas a resolução é outra. Como A tem mesma massa e, consequentemente mesmo peso que B, eles estão em equilíbrio. Entretanto, ao ser inserido no liquido, A passa sofrer a força empuxo (sim, mesmo o liquido tendo densidade menor que o bloco, A recebe a força empuxo). Se A estivesse sozinho, a tendência seria afundar, mesmo com a força empuxo, pois a densidade é menor que a do bloco. Porém, tem outras forças atuando sobre A: a força peso (que é igual a de B) e a força de tração do fio. Só que como A está sofrendo a força empuxo, a força peso será menor, pois, novamente falando, A está sofrendo a força empuxo, logo, o peso de A dentro do fluido vai ser o peso de A que é igual ao peso de B menos a força empuxo. Isso resultará na força de A sendo menor que a de B, mesmo ambos tendo a mesma massa. Como estamos num sistema de máquinas de Atwood e o peso de A é menor que o peso de B, a tendência será B descer e A subir, ambos com a mesma aceleração, pois A agora está sofrendo a força de tração. No sistema fora do liquido, as forças resultantes são nulas, pois como dito no enunciado, os corpos estão em equilíbrio estático. A partir disso, a primeira lei de newton - principio da inécia - é aplicada: "se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme". Ou seja, quando A sair do líquido, o corpo B tenderá a descer em movimento retilíneo uniforme.
Professor, mas a questão fala que o liquido do recipiente possui uma densidade menor que a do bloco e isso faria total diferença na resolução! Por exemplo, o ar possui um densidade menor que a do bloco então colocar esse bloco A no recipiente não faria diferença nenhuma uma vez que o bloco naturalmente ja estar imerso num fluido menos denso que ele que é o ar e nada acontece!
professor na segunda questão, em qual situação o bloco afundaria e ficaria no fundo? Porque nem sempre esse empuxo vence o peso né, já que tem corpos que nunca voltam pra superfície (vide Titanic).
Eu não sei se faz sentido, mas a relação dos pesos AB pra C é meio(4 /2) . Sendo o C o "contra peso" por ser menor, equilibrando. Quando o corpo B é desprendido, a relação ainda será mesma sendo que agora o peso A fazendo o "contra peso" sendo C = 2 e A = 1 (2/1) , se relação é a mesma(só inverteu o lado de contra peso), e está buscando quando tempo levaria pra entrar em equilíbrio, o tempo não seria o mesmo ? Ou estou enganado.
Oi professor Boaro! Houve um pequeno lapso referente a densidade do líquido. Na questão dizia menor e o senhor considerou como sendo maior. Haveria de fato alguma diferença resolvendo com o líquido menos ou mais denso, ou a questão da densidade é irrelevante para a resolução? Muito obrigado!
eu acho q ele falou densidade maior, pensando em menor, porque a densidade deve interferir na resposta final, senão o exercício não teria falado q a densidade do líquido é menor do q a do bloco A. Eu ainda não estudei hidrostática, então não sei direito sobre empuxo, a não ser o q ele falou no vídeo. Porque pelo q eu entendi, como a densidade do bloco é maior q a do líquido, então o bloco vai afundar, ai uma força chamada de empuxo vai fazer com q o bloco, no fundo do líquido, ganhe velocidade, por isso q o bloco A vai subir... então a densidade do líquido deve ser importante para a resolução do exercício. Ele deve ter errado mesmo ao falar.
Isabella Cervelieri Oi Isabella. Pelo que entendi o bloco só sobe se a densidade dele for menor que o líquido. Se vc joga gelo na coca ele afunda e sobe em seguida porque o gelo é menos denso. Acho que esse é o empuxo. Se o bloco tiver densidade maior, for de chumbo, ele vai ao fundo e lá fica, não?
oii Juquinha. Então, eu pesquisei sobre densidade e vi nesse site uma explicação escolakids.uol.com.br/densidade.htm só para eu entender um pouco enquanto não chego em hidrostática... se vc ler a matéria do site, vai ver q a densidade= massa/volume. O q vc disse está certo, se for um chumbo, ele afundará de fato e não vai ter como subir, pois de acordo com a explicação do site, esse material tem uma pequena distribuição de sua massa, então seu volume é menor e por isso ele afunda, dai não sobe mais rsrs. mas tem uma explicação do navio, q se parar p/ pensar ele é super pesado, então deveria afundar, mas como sua massa está bem distribuída, portanto seu volume é maior, e isso fará ele flutuar. Como diz o site, "O peso do barco desloca a água e provoca uma reação em sentido contrário. Essa força que a água exerce em sentido contrário é chamada de empuxo." (Ele disse barco, mas se referiu ao navio) Assim, acho q essa mesma ideia pode ser aplicada ao Bloco A... A questão diz q a densidade do líquido é menor que a do bloco, então a do bloco é maior q a do líquido, ai ele afunda, mas como existe o empuxo, ele sobe. Acho q isso pode ser aplicado em qualquer objeto q sua massa seja bem distribuída em um volume maior, daí ele sobe... Achei esse exercício um pouco difícil, me deixou confusa kkkk mas deve ser isso ai
só uma correção... percebi q na vdd acho q ele não afunda, porque se afundasse não subiria mais. ele só é colocado na água e o empuxo faz com q ele flutue, como no desenho da questão ele ta no fundo, me confundiu... enfim, nem sei se ta certo :( pra falar a vdd essa questão não ta mais fazendo sentido pra mim, porque se o bloco é mais denso ele tinha q afundar... desisto de entender kkkkk
Mas a densidade já é o resultado da massa/volume, ou seja, no bloco A já está falando a densidade é maior que a do liquido ou vice e versa, então deduz que a massa é maior que o volume... o navio é menos denso que a agua, pq ele possui um volume grande e massa pequena.. relativamente
24:04 Neste exercício o enunciado diz ''No conjunto a seguir... os corpos A, B e C estão inicialmente em repouso'' , isto não configura um equilíbrio estático de ambos os lados? Pelo que eu havia compreendido do enunciado, o conjunto já estava em condição de equilíbrio e, pela separação do corpo B, o conjunto inicia o movimento até reestabelecer uma posição de equilíbrio novamente.
Olá professor, no exercício 49 acredito que o gabarito esteja errado (ele está indicando a letra E). Cheguei na resposta A e na internet existem referências que também apontam pra essa alternativa. Vou deixar o link de uma delas aqui: rumoaoita.com/wp-content/uploads/2017/01/dinamica_dinamica_no_vestibular_do_ita_exercicios_ita.pdf (é o ex.8 do arquivo). No mais, é isso. Ótimo trabalho e continue com os vídeos! A sua visão de educação é muito nobre! Temos muita sorte de ter o sr. no UA-cam.
Fiquei com uma dúvida. No exercício 45, quando o fiz pela primeira vez, considerei que a Fel era igual a força resultante em B. Qual a melhor forma de enxergar que a Fel é igual a tração no fio e não devemos considerar o peso de B e força resultante?
mas se a densidade do bloco não é maior do que a densidade da água ele não deveria descer? visto que em um fluido o corpo que tem maior densidade tende a descer e o que tem menor densidade tende a subir
Alguém responde pra mim é para amanhã (OBF) a máquina de atwood (figura em anexo ) foi usada para provar experimentalmente a lei fundamental da mecânica . de acordo com essa lei, um corpo de 4,5kg ligado a outro de 5,5 kg em uma máquina de atwood ideal, deve percorrer quantos centímetros depois de 1s após o abandono? Considere g=10 m/s ao quadrado? Quem me mandar a resposta pfv e para amanhã
Galera. Pensa comigo o seguinte... O movimento eterno é impossível, pois há desperdício de energia ao decorrer do trabalho. Mas e se montarmos uma máquina de Atwood onde temos dois reservatórios de água, um embaixo de cada peso. Se iniciarmos o movimento, não faz sentido que o experimento continue com a variação de direção de acordo com o empuxo, onde a força de um lado seja transferido para o outro lado da máquina.
Mas professor, se a quetão me afirma que a densidade do líquido é menor, logo a de A é maior, consequentemente o Peso de a > Empuxo, e ele afundaria, Ñ??
Boaro, não entendi. então se o liquido é menos denso que o bloco, porque ele empurra o bloco pra cima? porque é o contrário? Qnd a gnt estuda sobre densidade, aprende que se o objeto for mais denso que a água, ele tende a afundar.
acontece o seguinte: como eles estão em equilíbrio estático, eles têm o mesmo peso. Quando vc mergulha ele no liquido, este vai oferecer uma força de resistência para cima, o que fará com que a tração no fio seja maior do que o peso do corpo, puxando-o para cima até que ele saia totalmente de dentro do liquido. Se fosse o caso de um corpo isolado, ele afundaria pela questão da maior densidade, mas nesse caso há a força de tração com sentido pra cima. Sou terrível com explicações mas espero que tenha ficado claro.
Professor, o jeito que o senhor resolveu o exemplo 47 está equivocado. O senhor resolveu como se a fórmula fosse FRT= mT e não FRT= mT.a ou eu que me equivoquei ?
Professor sobre deformação, nisso q o bloco A sobe a mola não ficaria menor?! Logo a deformação final seria 0,5m! Porem também não tem essa alternativa. NÃO ENTENDI :|
Perceba que o bloco "B" possui maior massa, isso porque a questão disse que o bloco "A" está subindo com uma aceleração de 3m/s^2. Nesse sistema a tensão é a mesma para todos os pontos da corda, logo a tensão também será a mesma para a mola. entendeu, daí sabendo a tensão e a constante elástica da mola você consegue calcula a deformação que nesse caso é 0,5 feito isso como a mola tem comprimento de 1 metro como dito na questão é só você somar com a deformação dando 1,5
as pessoas nao sabem fisica/quimica por nao saberem matematica, fração... radiciação... exponenciação... entendo que ele busca ser completo mas fazer tanta volta so dificulta... fiz: Fr=m . a / Pb - Pa = m . a / 30 - 20 - 5 . a / a = 2 m/s2.... que viagem matematica,,,, pra que complicar?
A questão 46 (UFC) não dá para entender direito se a força F é medida na corda ou no suporte da roldana, esta mal desenhado. No texto também não é claro.
Professor a segunda questão diz que a densidade do liquido é menor que o bloco.
Ele nem se ligou.. O que uma palavrinha não faz né kks
eu acredito q ñ faz diferença, pq td o corpo debaixo d'agua tenha o empuxo, tbm acredito que mesmo o bloco tendo densidade maior q a agua ele ira afundar mesmo tendo a força empuxo para cima porem o bloco tbm tem a força tensão para cima que somado com o empuxo, faz ser maior que a força peso dele. isso faz com que o leve para cima
mano exatamente! kk mas ele nem chegou a ler, também não entendi sendo q isso faria total diferença na resolução! por exemplo o ar possui um densidade menor que a do bloco então colocar esse bloco a no recipiente não faria diferença nenhuma uma vez que o bloco naturalmente ja estar imerso num fluido menos denso que ele que é o ar e nada acontece!
Eu pensei assim nessa questao: a forca peso dentro do liquido vai ser menor, visto q P=M.A, e a aceleração ( gravidade) dentro da água e menor q a do ar ( eu imaginei q numa piscina eu demoro mais a afundar, atingir o fundo, do q no ar livre, provavelmente pela própria resistência da água ser maior q a do ar) logo o corpo fora da água vai acelerar para baixo assim retirando o outro corpo do liquido, e vai continuar acelerado p baixo msm o oitro corpo ja estando fora da agua......... nessa parte eu me lembrei d uma questao q o boaro resolveu sobre polias e roldanas, q a forca necessária p manter um peso de 60 newtons em equilíbrio é igual a 60 N tbm, e para puxar(acelerar) um peso de 60 newtons p cima tbm e preciso de iguais 60 N... tipo eu acho q no começo do movimento p tira o corpor da inércia e preciso mais de 60 n, mas depois p manter aceleração sera necessário soment os 60n
A resposta é letra A
Você é o cara.
Melhor do que muitos professores de cursinhos que custam uma fortuna.
Abraços, ano que vem vou me preparar sozinho, abraços.
Esse último exercício foi bem elaborado
Aham
Acertar todas resolvendo direto sem ficar quebrando cabeça é bom demaiss
Suas aulas são ótimas! Faço engenharia na ufrj e tenho estudado algumas coisinhas de física pelo seu canal. Explicações claras e bem didáticas!
Esse último pegou pra caramba, vou ter que voltar muitas vezes nele. Ótima aula Boaro! Estou progredindo bastante!!
Professor, a densidade do liquido é menor que a do bloco, mesmo assim a resposta está correta, mas a resolução é outra.
Como A tem mesma massa e, consequentemente mesmo peso que B, eles estão em equilíbrio. Entretanto, ao ser inserido no liquido, A passa sofrer a força empuxo (sim, mesmo o liquido tendo densidade menor que o bloco, A recebe a força empuxo). Se A estivesse sozinho, a tendência seria afundar, mesmo com a força empuxo, pois a densidade é menor que a do bloco. Porém, tem outras forças atuando sobre A: a força peso (que é igual a de B) e a força de tração do fio.
Só que como A está sofrendo a força empuxo, a força peso será menor, pois, novamente falando, A está sofrendo a força empuxo, logo, o peso de A dentro do fluido vai ser o peso de A que é igual ao peso de B menos a força empuxo. Isso resultará na força de A sendo menor que a de B, mesmo ambos tendo a mesma massa.
Como estamos num sistema de máquinas de Atwood e o peso de A é menor que o peso de B, a tendência será B descer e A subir, ambos com a mesma aceleração, pois A agora está sofrendo a força de tração. No sistema fora do liquido, as forças resultantes são nulas, pois como dito no enunciado, os corpos estão em equilíbrio estático. A partir disso, a primeira lei de newton - principio da inécia - é aplicada: "se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme". Ou seja, quando A sair do líquido, o corpo B tenderá a descer em movimento retilíneo uniforme.
Oii, você pode me explicar como concluiu que A tem a mesma massa de B? Ficou meio confuso pra mim
bela explicação
Excelente professor! Belíssimo trabalho! O melhor em física! Vamos valorizar profissionais desse gabarito! Parabéns Prof. Marcelo!
*Obrigado!*
Bons estudos!
Like antes de assistir, obrigado professor Boaro!
Excelente aula!
ótima explicação.
Melhor professor de física!
Muito obrigada, prof. Borooo 🙋👍😂💛
Que questão difícil essa última!!!
OTIMO BOARO, me salvou nesse assunto
MUITO BOM...EXCELENTE PROFESSOR.
Gratidão, professor!!
Gratidão Professor!
Melhor professor
ótima explicação,obrigada!!
Essa última questão foi bem bonita.
Excelente professor
Esse aí é meu professor de física. Já escolhi
Muito Bom!!!
Valeu!
Mais um excelente vídeo.
Boaro, você gravará o módulo de Ondas?
Força Boaro
Essa questão 45 é boa demais
Professor!!! Faz uma revisão de temas p segunda fase unesp e usp
O que me buga na quarta questão é que a tração tá pra cima e pra baixo ao mesmo tempo...
BOA BOARO AMANHA TEM PLANO INCLINADO
Adiciona na playlist boaro
A densidade do líquido é menor do que a do bloco como diz o enunciado e não maior como você disse Boaro.
Professor a segunda questão fala que a densidade do líquido é menor que a do bloco.
Professor, mas a questão fala que o liquido do recipiente possui uma densidade menor que a do bloco e isso faria total diferença na resolução! Por exemplo, o ar possui um densidade menor que a do bloco então colocar esse bloco A no recipiente não faria diferença nenhuma uma vez que o bloco naturalmente ja estar imerso num fluido menos denso que ele que é o ar e nada acontece!
é isso que to sem entender
professor na segunda questão, em qual situação o bloco afundaria e ficaria no fundo? Porque nem sempre esse empuxo vence o peso né, já que tem corpos que nunca voltam pra superfície (vide Titanic).
Eu não sei se faz sentido, mas a relação dos pesos AB pra C é meio(4 /2) . Sendo o C o "contra peso" por ser menor, equilibrando. Quando o corpo B é desprendido, a relação ainda será mesma sendo que agora o peso A fazendo o "contra peso" sendo C = 2 e A = 1 (2/1) , se relação é a mesma(só inverteu o lado de contra peso), e está buscando quando tempo levaria pra entrar em equilíbrio, o tempo não seria o mesmo ? Ou estou enganado.
Oi professor Boaro! Houve um pequeno lapso referente a densidade do líquido. Na questão dizia menor e o senhor considerou como sendo maior. Haveria de fato alguma diferença resolvendo com o líquido menos ou mais denso, ou a questão da densidade é irrelevante para a resolução? Muito obrigado!
eu acho q ele falou densidade maior, pensando em menor, porque a densidade deve interferir na resposta final, senão o exercício não teria falado q a densidade do líquido é menor do q a do bloco A. Eu ainda não estudei hidrostática, então não sei direito sobre empuxo, a não ser o q ele falou no vídeo. Porque pelo q eu entendi, como a densidade do bloco é maior q a do líquido, então o bloco vai afundar, ai uma força chamada de empuxo vai fazer com q o bloco, no fundo do líquido, ganhe velocidade, por isso q o bloco A vai subir... então a densidade do líquido deve ser importante para a resolução do exercício. Ele deve ter errado mesmo ao falar.
Isabella Cervelieri Oi Isabella. Pelo que entendi o bloco só sobe se a densidade dele for menor que o líquido. Se vc joga gelo na coca ele afunda e sobe em seguida porque o gelo é menos denso. Acho que esse é o empuxo. Se o bloco tiver densidade maior, for de chumbo, ele vai ao fundo e lá fica, não?
oii Juquinha. Então, eu pesquisei sobre densidade e vi nesse site uma explicação escolakids.uol.com.br/densidade.htm só para eu entender um pouco enquanto não chego em hidrostática... se vc ler a matéria do site, vai ver q a densidade= massa/volume. O q vc disse está certo, se for um chumbo, ele afundará de fato e não vai ter como subir, pois de acordo com a explicação do site, esse material tem uma pequena distribuição de sua massa, então seu volume é menor e por isso ele afunda, dai não sobe mais rsrs. mas tem uma explicação do navio, q se parar p/ pensar ele é super pesado, então deveria afundar, mas como sua massa está bem distribuída, portanto seu volume é maior, e isso fará ele flutuar. Como diz o site, "O peso do barco desloca a água e provoca uma reação em sentido contrário. Essa força que a água exerce em sentido contrário é chamada de empuxo." (Ele disse barco, mas se referiu ao navio) Assim, acho q essa mesma ideia pode ser aplicada ao Bloco A... A questão diz q a densidade do líquido é menor que a do bloco, então a do bloco é maior q a do líquido, ai ele afunda, mas como existe o empuxo, ele sobe. Acho q isso pode ser aplicado em qualquer objeto q sua massa seja bem distribuída em um volume maior, daí ele sobe... Achei esse exercício um pouco difícil, me deixou confusa kkkk mas deve ser isso ai
só uma correção... percebi q na vdd acho q ele não afunda, porque se afundasse não subiria mais. ele só é colocado na água e o empuxo faz com q ele flutue, como no desenho da questão ele ta no fundo, me confundiu... enfim, nem sei se ta certo :( pra falar a vdd essa questão não ta mais fazendo sentido pra mim, porque se o bloco é mais denso ele tinha q afundar... desisto de entender kkkkk
Mas a densidade já é o resultado da massa/volume, ou seja, no bloco A já está falando a densidade é maior que a do liquido ou vice e versa, então deduz que a massa é maior que o volume... o navio é menos denso que a agua, pq ele possui um volume grande e massa pequena.. relativamente
24:04 Neste exercício o enunciado diz ''No conjunto a seguir... os corpos A, B e C estão inicialmente em repouso'' , isto não configura um equilíbrio estático de ambos os lados? Pelo que eu havia compreendido do enunciado, o conjunto já estava em condição de equilíbrio e, pela separação do corpo B, o conjunto inicia o movimento até reestabelecer uma posição de equilíbrio novamente.
Equilíbrio dinâmico amigão
Professor de FI-SI-CA kkkkkkk adoro suas aulas, vlw!
Olá professor, no exercício 49 acredito que o gabarito esteja errado (ele está indicando a letra E). Cheguei na resposta A e na internet existem referências que também apontam pra essa alternativa. Vou deixar o link de uma delas aqui: rumoaoita.com/wp-content/uploads/2017/01/dinamica_dinamica_no_vestibular_do_ita_exercicios_ita.pdf (é o ex.8 do arquivo). No mais, é isso. Ótimo trabalho e continue com os vídeos! A sua visão de educação é muito nobre! Temos muita sorte de ter o sr. no UA-cam.
Fiquei com uma dúvida. No exercício 45, quando o fiz pela primeira vez, considerei que a Fel era igual a força resultante em B. Qual a melhor forma de enxergar que a Fel é igual a tração no fio e não devemos considerar o peso de B e força resultante?
Se a aguá é menos densa, o bloco não teria que afundar?
mas se a densidade do bloco não é maior do que a densidade da água ele não deveria descer? visto que em um fluido o corpo que tem maior densidade tende a descer e o que tem menor densidade tende a subir
Professor no caso a densidade sendo menor, ele não afunda por existir a força de tração?
refazer todas, fixar!
Boaro, este vídeo não está vinculado a sua playlist de Dinâmica.
Professor e se a mola estivesse suspendendo o conjunto.. qual seria distensão?
like numero 2000
Alguém responde pra mim é para amanhã (OBF) a máquina de atwood (figura em anexo ) foi usada para provar experimentalmente a lei fundamental da mecânica . de acordo com essa lei, um corpo de 4,5kg ligado a outro de 5,5 kg em uma máquina de atwood ideal, deve percorrer quantos centímetros depois de 1s após o abandono? Considere g=10 m/s ao quadrado? Quem me mandar a resposta pfv e para amanhã
Galera. Pensa comigo o seguinte...
O movimento eterno é impossível, pois há desperdício de energia ao decorrer do trabalho.
Mas e se montarmos uma máquina de Atwood onde temos dois reservatórios de água, um embaixo de cada peso. Se iniciarmos o movimento, não faz sentido que o experimento continue com a variação de direção de acordo com o empuxo, onde a força de um lado seja transferido para o outro lado da máquina.
Boaro na questão 1 o senhor não era pra ter somado a icognita "a"?
Acho que o senhor errou a 2ª questão,no exercício fala que o líquido possui densidade menor q o bloco,o senhor falou que era maior
Não! Eu falei "maior" na resolução mas a explicação está certa! Abç
Mas professor, se a quetão me afirma que a densidade do líquido é menor, logo a de A é maior, consequentemente o Peso de a > Empuxo, e ele afundaria, Ñ??
Boaro, não entendi. então se o liquido é menos denso que o bloco, porque ele empurra o bloco pra cima? porque é o contrário? Qnd a gnt estuda sobre densidade, aprende que se o objeto for mais denso que a água, ele tende a afundar.
acontece o seguinte: como eles estão em equilíbrio estático, eles têm o mesmo peso.
Quando vc mergulha ele no liquido, este vai oferecer uma força de resistência para cima, o que fará com que a tração no fio seja maior do que o peso do corpo, puxando-o para cima até que ele saia totalmente de dentro do liquido. Se fosse o caso de um corpo isolado, ele afundaria pela questão da maior densidade, mas nesse caso há a força de tração com sentido pra cima.
Sou terrível com explicações mas espero que tenha ficado claro.
Valeu professor suas aulas são ótimas,vou apenas pedir para nos proximos videos você sair da frente do quadro para tirar print da resolução.obrigado
Admiro quem já tem a sacada necessária pra fazer essa última questão aí viu kkkkk aiai...
Professor, o jeito que o senhor resolveu o exemplo 47 está equivocado. O senhor resolveu como se a fórmula fosse FRT= mT e não FRT= mT.a ou eu que me equivoquei ?
IMEEEEEEEE
Professor sobre deformação, nisso q o bloco A sobe a mola não ficaria menor?! Logo a deformação final seria 0,5m! Porem também não tem essa alternativa. NÃO ENTENDI :|
Perceba que o bloco "B" possui maior massa, isso porque a questão disse que o bloco "A" está subindo com uma aceleração de 3m/s^2. Nesse sistema a tensão é a mesma para todos os pontos da corda, logo a tensão também será a mesma para a mola. entendeu, daí sabendo a tensão e a constante elástica da mola você consegue calcula a deformação que nesse caso é 0,5 feito isso como a mola tem comprimento de 1 metro como dito na questão é só você somar com a deformação dando 1,5
as pessoas nao sabem fisica/quimica por nao saberem matematica, fração... radiciação... exponenciação... entendo que ele busca ser completo mas fazer tanta volta so dificulta... fiz: Fr=m . a / Pb - Pa = m . a / 30 - 20 - 5 . a / a = 2 m/s2.... que viagem matematica,,,, pra que complicar?
A questão 46 (UFC) não dá para entender direito se a força F é medida na corda ou no suporte da roldana, esta mal desenhado. No texto também não é claro.
4:20 lkkkkkkkkkkk
Esses são os vídeos de menu?
São os modernos vídeos de menu!!
Eu fui pra final de física com 22,5 em média, a professora disse que preciso de 5,5 mas na prova final preciso tirar quantos pontos??
Matheus Magno se no seu colégio a final +média /2= média pra passar faça as contas
de todas, essa foi a aula com mais enganos da sua parte
Aula muito horrível, não recomendo! Meu amiguinho jão é bem melhor!