O DUPLO (The Double): EXPLICAÇÃO E ANÁLISE | Um espelho do Simon James e da Hannah
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Vamos trocar uma ideia e explicar melhor esse filme baseado no conto de mesmo nome do Dostoievski. Apesar de ser baseado, não guarda muita semelhança, muito embora a temática tenha se mantido.
Não basta analisar a figura do Simon James (ou James Simon) quando existe um espelho ambulante andando pelo filme: a Hannah.
E mais do que analisar os dois personagens, precisamos conversar sobre as cores predominantes e o motivo por que existem tons azulados pairando ao redor da personagem.
E, inclusive, precisamos desmistificar análises e teorias sobre ego/super ego e transtorno dissociativo de personalidade que não cabem na análise de The Double.
A vertente da época do Dostoievski (que influenciou outros autores como o Kafka) não busca esclarecer COMO surgiu um duplo, mas busca esclarecer O QUE ISSO VAI CAUSAR. Partir do abraço ao nonsense é o melhor caminho.
Bora conversar sobre esse filme?
P.S.: Quer uma dica? Ouça a trilha sonora do filme. Ela é catártica e é incrivel. Gosto demais.
Mais dicas de filmes, séries, livros e HQs?
Me siga no Instagram: / projetonocente
Dá pra entender que o duplo é um doppelganger espelhavel
Um dos melhores filmes que já assisti, ele simplesmente retrata a depressão e a "invisibilidade" em tudo oq fazemos.
Opa Amigo . Ja ouviu falar do trabalho de Jean Pierre Garnier ? Fala sobre um duplo de nos mesmos que vive no futuro e alguem igual a nos e que sabe o melhor futuro para cada um de nos . Achei que vc descreveu o filme como o trabalho de Jean Pierre Garnier Malet . So que eles nao coexistem no presente .
Mt bom o vídeo! Organizou mta coisa na minha cabeça! Terminei o filme com uma sensação de "entendi, mas não entendi" kkk mas agora ta td no lugar
HAHAHA sei bem como é. Primeira vez que vi, fiquei com essa sensação
Excelente análise. Fiquei pasmo em ver que vc conseguiu identificar muitos outros elementos que estavam presentes no filme. Apenas para esclarecimento, o duplo é um instrumento que usamos no psicodrama nas cenas onde existe uma dificuldade em se encontrar uma própria identidade, e o duplo surge para trazer questões inconscientes que não estava presentes para o protagonista.
Muito obrigado!
E que bacana essa adição que você fez! Bem interessante! Creio que possa haver uma inspiração, sim!
Sensacional sua explicação, querido! Acabei de assistir ao filme, ainda estou inebriada.
Me identifiquei bastante com o protagonista, mas o filme é bem nonsense mesmo. Eu demorei pra entender que o duplo era realmente real kkkkkkkkk
E eu estranhava demais pq eu "vi" esse filme como se fosse Clube da Luta, e apesar de ter algumas discussões meio parecidas não é a mesma coisa
Acho que esse falou mais sobre as pessoas, enquanto Clube da Luta é mais sobre um sistema (consumismo)
Vídeo foda patrão!
Que demais! Adorei 👏🏼👏🏼👏🏼
☺️☺️ Aee
Cara, a análise foi tão foda quanto o próprio filme! Parabéns. Ganhou um inscrito.
Fiquei felizao com esse comentário hehe valeuzao mesmo, Erick!!
Meus parabéns cara, de todas as análises que encontrei do filme a sua foi a que mais se aproximou do meu ponto de vista (é bem legal ver que alguém teve o mesmo entendimento), principalmente em relação ao duplo interagindo junto ao original com outros personagens, portanto coexistindo fisicamente com o protagonista (concordo muito com as partes citadas que: não foi explicado o "como" mas sim as consequências disso, e também quando diz que não termina com uma fusão entre eles mas sim no original tendo desenvolvido em si o que faltava).
Opa, fico feliz que nossa visão de filme tenha ficado próxima!
Que ótima análise! Ganhou uma fã
Obrigadão demais, Débora!!!
Não entendi de quem a Hannah estava grávida ,porque ele era o marido dela e o médico era o mesmo segurança do trabalho " seria o duplo do segurança" não entendi nada desse filme mais peguei nas indicações de filmes fora da caixinha
Sou obcecado nesse filme não sei explicar porquê,ótimo vídeo
Gosto demais também! Creio que acertaram em cheio nesse filme!
@@ProjetoNocente sim verdade,inclusive vou tatuar a frase do filme de tanto que me marcou
Alexandre, desculpa a curiosidade, mas qual frase vai tatuar?
@@ProjetoNocente “I’m like Pinocchio” gosto da subjetividade através do conto
Uma das frases mais emblemáticas do filme, realmente! Creio que ficará incrivel a tattoo!
Eu AMOOOO este filme ❤
Sou um leitor assíduo de Dostoievski e, na minha humilde opinião, esse filme expressa MUITO BEM a atmosfera dostoievskiana. Também reassisto o filme anualmente.
filmaço
Eu adorei a análise, muito boa. Mas uma dúvida na cena em que a mãe do original morre ele vai ao enterro dela, mas quando ele chega lá, a cópia dele está com uma garota e eles começam a brigar e o original da um soco no rosto da copia e do nada o nariz do original e da copia começa a sangrar, dai tem aquela coisa com o padre e ele cai e quando acorda o nariz do original da machucado. Você poderia me explicar o que aconteceu nessa cena ?? achei meio confusa.
Me recordo da cena, mas preciso rever pra lembrar do contexto. Lembro que ela está no último ato do filme que é sobre o movimento catártico de um entender que o outro é reflexo. O nariz dos dois sangrar é justamente devido a esse reflexo de que são partes espelhadas, mas quanto ao contexto, vou precisar rever rs e aí comento aqui
Mas antes de rever, eu diria que pode vir a simbolizar a morte do antigo "eu" e o ressurgimento dele como alguém que renasce.
Eu acho q ele percebeu q tudo q acontecia com ele acontecia com o duplo na hora q ele deu um soco na cara do duplo .. q foi um pouco antes da hora q vc falou, mas ok.. Queria saber sobre a cena do hospital depois q ele salva a Hannah da tentativa de suicídio, aquela parte eu boei legal. Toda aquela história de bebê, dela ser esposa dele e aquele médico ou enfermeiro sei la, q era igual ao cara da portaria do trabalho dele..O q vc entendeu sobre aquela cena?
Eu também acho que foi ali
Show!
Achei a temática parecida com o filme Dual de 2022.
Meu filme favorito
Bom demais, neh?
Lembra o filme clube da luta
Confesso que não entendi este filme 😮muito 😕 confuso
universos paralelos heheh
Mano esses detalhes vc percebeu tudo sozinho?
Mano acho que sou burro nunca percebo DETALHES assim...
Ah, man, é só treinar o olho que dá pra ir pegando no ar
Esquizofrenia
O duplo é um
Acho que ele é três 🤣
Io oI