Introdução à Filosofia de Immanuel Kant - AULA 3

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • No encontro do dia 01/07 iremos discutir:
    - A solução do problema crítico
    - A inversão copernicana
    - Fenômeno e númeno
    - A dedução transcendental
    Docente:
    » Prof. Dr. Mario Ariel González Porta • possui graduação em Filosofia pela Universidade Maior da República de Montevidéu (1980) e doutorado em Filosofia - Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1989). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: origens da filosofía contemporânea, Kant, neokantismo, fenomenologia, psicologismo e ensino da filosofia.
    ATENÇÃO: O certificado será disponibilizado mediante resposta a um questionário de conteúdo ao final do curso somente aos alunos inscritos e que obtiverem ao menos 70 por cento de acerto.

КОМЕНТАРІ • 14

  • @ronniestone7576
    @ronniestone7576 2 роки тому +2

    Excelente exposição! Precisão, técnica e domínio sobre o tema. Até comprei o livro „A filosofia através de seus problemas“ da autoria do Professor Mario A G Porta.

  • @deborapereiracamerino6253
    @deborapereiracamerino6253 3 роки тому +2

    Esta aula foi excelente. Assistindo pela 2a.vez. Parabens

  • @maxgrigolmazzarollo5361
    @maxgrigolmazzarollo5361 Рік тому

    Que excelente explicação!!

  • @amandahla
    @amandahla 3 роки тому +1

    Obrigada por mais uma excelente aula, tem me ajudado demais!

  • @ItaliaCountryball7
    @ItaliaCountryball7 2 місяці тому

    1:00:00

  • @luizapereira1900
    @luizapereira1900 10 місяців тому +1

    Possivelmente minha pergunta é fruto de um entendimento parco da aula. Mas gostaria de fazer uma pergunta: a metafísica, caso operasse com juízos sintéticos a priori fora do âmbito da razão pura, poderia existir enquanto ciência?

  • @crivofilosofico0103
    @crivofilosofico0103 2 роки тому

    Excelente, entretanto, se a discussão acabasse por aqui, poderíamos pensar como muitos: "que Kant colocou um fim a metafísica". Mas não é isso que se vê lendo Kant, comecei a ler os Prolegómenos, e logo de início Kant faz duras críticas a aqueles que "jogaram os livros na fogueira". Enfim, tem muita coisa ainda a ser explicado.

  • @crivofilosofico0103
    @crivofilosofico0103 2 роки тому

    Uma coisa que não ficou clara é o fato de Kant ter afirmado que a existência não é predicado, de fato não é, mas o que Descartes considera não é a existência primeiro, mas o _ser perfeito_ este sim é um predicado para o sujeito. Pensando em Deus, é possível analiticamente derivar que se é Deus tem que ser perfeito, daí como atributo para ser perfeito é necessário que exista, bom, não ficou claro essa parte.

    • @matinhosmatos
      @matinhosmatos Рік тому

      acho que você não entendeu muito bem o ponto que Kant coloca e que o professor traz nessa parte do vídeo, mas você está certo sobre o juízo acerca da perfeição de Deus ser um juízo analítico. De qualquer forma, a crítica do Kant está no fato de que existência é perfeição não estão relacionados, ou ainda, não diz respeito ao predicado da perfeição que esse algo exista. talvez outra maneira de explicar seja falar que o conceito de um ser perfeito é o mesmo, quer ele (este ser) exista ou não.

    • @crivofilosofico0103
      @crivofilosofico0103 Рік тому +1

      @@matinhosmatos Entendi posteriormente, no entanto, sou inclinado a discordar. Immanuel Kant sem dúvidas foi um gênio, para muitos o maior filósofo do período moderno e eu concordo, todavia, gênios podem errar. Penso que algo para ser perfeito precisa que exista de forma necessária, ou seja, bem como os conceitos de tempo e espaço são dados a _priori_ para que haja qualquer síntese sobre uma determinada coisa. Neste sentido, só posso dizer que algo é perfeito, se este algo existe a _priori_ , pois não posso atribuir o predicado de perfeito ao nada (ausência de algo), enfim.

    • @matinhosmatos
      @matinhosmatos Рік тому

      @@crivofilosofico0103 sim gênios erram toda hora e também acho que isso não diminui a grandiosidade deles kkkkkkk
      entendi o seu ponto, porém não sei se concordo que a perfeição não pode ser atribuída a um nada. pra isso acho que eu precisaria estudar mais metafísica e meu conhecimento dela é bem limitado

    • @crivofilosofico0103
      @crivofilosofico0103 Рік тому

      @@matinhosmatos Apesar da minha discordância, do mesmo modo sou inclinado a pensar que posso está completamente errado quanto a minha discordância. Este ponto é complexo mesmo, tem um outro ponto em que me parece ter ele se equivocado, este é mais difícil, não fechei caso!

  • @joaoalexandresouza7124
    @joaoalexandresouza7124 3 роки тому

    quando que teremos o certificado?