Época Desépocas quando tinha o Trem Cachoeiro Itapemirim ES

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • Épocas e Desépocas de quando tinha o Trem em Cachoeiro de Itapemirim ES.
    Complexo Ferroviário Cachoeiro de Itapemirim.
    Estação Ferroviária Guandu (LR RFFSA)
    No final dos anos 1880, a vila de Cachoeiro de Itapemirim, "segundo os dados estatísticos fornecidos por diversos, poderá dar (para a ferrovia) em café, vindo dos arredores, da parte norte da vila e das colônias vizinhas, cerca de 150 a 180.000 sacos de 4 arrobas". A estação de Cachoeiro de Itapemirim parece ter sido inaugurada ainda pela E. F. Sul do Espírito Santo, em 1903. depois arrematada em 1907 pela Cia Leopoldina Railway Company e fazendo parte da Estrada de Ferro Leopoldina, em 57 passou ser da RFFSA até sua desativação e ficando órfã, em 1995, a linha foi retirada do centro da cidade, por onde passava por uma rua dividindo o trânsito com os carros, e foi transferida para fora da área urbana. Ficou ali a estação, como lembrança do passado.
    Estação Praça João Pessoa (EFI)
    A estação da Praça João Pessoa era o ponto de partida para a E. F. Itapemirim, que chegava até a praia de Marataízes. Dali havia uma ligação por trilhos com a estação da Leopoldina de Cachoeiro de Itapemirim.
    "A estação da Itapemirim ficava a uns 200 metros da estação da Leopoldina. Enquanto essa perpassava a cidade de uma ponta a outra, a de Itapemirim chegava por outra via e não chegava a alcançá-la, embora ficassem no mesmo plano visual. Ao chegar próximo das estações, os trilhos das duas corriam paralelo, com um desnível de 1m - o da Itapemirim era o mais alto" (América Moraes Moysés, 11/2005).
    "Existia uma conexão de trilhos entre a Leopoldina e a Itapemirim na altura da Praça Pedro Cuevas Junior, de tal maneira que as maquinas pequenas que ele chama de maquinas pequenas Grupo 1. números 110, 111, 112 e 113 da Leopoldina, entravam nos trilhos da Itapemirim e manobraram as cargas de abacaxi eram facilmente passadas de um para outro vagão"
    Estrada de Ferro Caravelas (EFC).
    Foi a primeira Estação ferroviária em Cachoeiro de Itapemirim, fundada em 1894, ficava na praça Bernardino Monteiro aonde fica o prédio da Prefeitura do Município, essa estação tinha um pátio com um girador de Marias Fumaças, e dali saía as composições para entrar no Ramal Sul sentido Cachoeiro x Coutinho, Cachoeiro x Castelo época que a Linha tronco passava dentro da cidade, saindo para rua Capitão Deslanes e seguia até aonde foi construída depois a Estação do Guandu, lá ia para esquerda o a Linha Tronco pro Rio e direita para Espera Feliz MG, o ramal passava na Rua Bernardo Horta.
    A Estação foi desativada com a Construção do Pontilhão sobre o Rio Itapemirim.
    Desativando totalmente o local lá e passou virar colégio e depois a Prefeitura junto com os Correios herdaram o local.
    Estação Manutenção Via Permanente Ultramar. (EFI).
    Fundada em 1911, essa estação serviu apenas para os funcionários da Estrada de Ferro Itapemirim, ela fica de frente para a Pedreira Ultramar, local de onde saía os matérias para conserto e manutenção da Via na Estrada de Ferro da Itapemirim.
    Desativada junto com a Ferrovia, em 1960 de quando as Rodovias foram asfaltadas e também devido o assoreamento do Rio Itapemirim fazendo que o ganha pão da Ferrovia que era o transporte tanto de integração como de cargas declinasse.
    #estradadeferroleopoldina #efses #rffsa #estacaoferroviariacachoeiroitapemirim #cachoeirodeitapemirim #cachoeirodeitapemirimes #historiaferroviaria #efl #leopoldinarailway #leopoldina #km475 #crimeferroviario #estacaoorfa #es #cachoeirodeitapemirimnoes #estradadeferroitapemirim #efi #estacaoferroviariapracajoaopessoa #ferroviaes #ferroviasuprimidaes #ramalarrancadonoes #estradadeferrocaravelas #efc #estacaodacaravelas #caravelascachoeirodeitapemirim

КОМЕНТАРІ • 26