Para quem não entendeu direito, ele fez a questão usando o método da "probabilidade complementar". Interpretando a questão, podemos perceber o que está escrito subjetivamente: PELO MENOS 1 ALUNO PRECISA RESPONDER A QUESTÃO! existe a possibilidade de 2 responderem, ou até mesmo todos (os 3)! Quando nós temos situações onde o exercício quer "pelo menos tal quantidade", é bem mais fácil e rápido fazer pelo método utilizado pelo Procópio, mas para quem quiser entender a resolução passo a passo, ta aí: * Primeira situação: vamos supor que 1 ALUNO respondeu a questão, então teremos: 30/100 (probabilidade do aluno que acertou) x 70/100 (probabilidade do aluno q não acertou) x 70/100 (probabilidade do outro aluno q não acertou). Notem q utilizei o sinal de vezes por causa da "regra do E", onde ocorre a multiplicação das probabilidades! Efetuando o cálculo chegaremos em 14,7%, porém esse resultado se refere a apenas 1 aluno dos 3, ou seja, se tivéssemos os alunos "A, B e C", teríamos que levar em conta a probabilidade de qualquer 1 dos 3 acertar, A ou B ou C. Logo, devemos multiplicar o 14,7% por 3= 44,1% (chance de apenas 1 aluno dentre os 3 acertar) *Segunda situação: Agora, calcularemos a probabilidade de 2 ALUNOS acertarem a questão; podem acertar: A e B Ou A e C Ou C e B Teremos então: 3x (30/100 x 30/100 x 70/100) = 3x 6,3% = 18,9% (chance de 2 alunos acertarem a questão) * Terceira situação: Por fim, existe a possibilidade dos 3 acertarem, logo: A e B e C 30/100 x 30/100 x 30/100 = 2,7% (essa não precisamos multiplicar por nada, já que só existe uma possibilidade para os 3 acertarem, não importando a ordem) *Assim, como temos a 1° situação OU a 2° situação OU a 3° situação, devemos somar as probabilidades: 44,1% + 18,9% + 2,7% = 65,7% , alternativa D. Espero que tenha ajudado, essa resolução é mais trabalhosa, mas depois de entender os princípios da probabilidade e da análise combinatória, treinando bastante com exercícios, essa questão fica beeemm mais fácil... Bons estudos 😊
Mano se os cara tao em fase FINAL da seleçao do intercambio, tinham que no minimo saber o basico. Se tivesse uma opção de 100% eu tinha marcado, como os cara tao aí na fase final e nao sabem ingles? logo os 3 conseguiriam responder, kmkkkkkkkk
eles poderiam estar na fase final de um programa de intercâmbio de uma escola que tem 5 alunos, aí o fato de estarem no final não quer dizer que são muito bons e sim que tem pouco concorrência ou concorrência de baixo nível@@luizeduardoduartesousa3269
Lembrando que a resolução desse exercicio foi feita pelo método da Engenharia Reversa, ou seja, ele faz o contrário do que o exercicio ta pedindo pra obter a resposta mais facilmente.
Também há outra forma de ser feita. É mais trabalhosa, mas ajuda a entender mais o conceito de probabilidade: 3 x (0,3x0,3x0,7) 3 x (0,3x0,7x0,7) 1 x (0,3x0,3x0,3) A soma dessas 3 multiplicações é igual a 0,657. O 3 multiplicando é resultado da Combinação de, respectivamente, C(3,2) ; C(3,1). A pegadinha da questão é que ele não quer a probabilidade de TODOS acertarem e sim de pelo menos 1 acertar.
Obrigada, Flávia! Ajudou muito! O motivo da multiplicação por três é que existem três possibilidades de pelo menos um acertar ou pelo menos dois acertarem: Pelo menos 1 acertar: Aluno 1 - ACERTAR Aluno 2 - NÃO ACERTAR Aluno 3 - NÃO ACERTAR Aluno 1 - NÃO ACERTAR Aluno 2 - ACERTAR Aluno 3 - NÃO ACERTAR Aluno 1 - NÃO ACERTAR Aluno 2 - NÃO ACERTAR Aluno 3 - ACERTAR Ou seja, se você pensar como Acertar = 1 e Não acertar = 2, existem três possibilidades diferentes possíveis: (1, 2, 2) (2, 1, 2) (2, 2, 1) Pelo menos dois acertarem: Aluno 1 - ACERTAR Aluno 2 - ACERTAR Aluno 3 - NÃO ACERTAR Aluno 1 - ACERTAR Aluno 2 - NÃO ACERTAR Aluno 3 - ACERTAR Aluno 1 - NÃO ACERTAR Aluno 2 - ACERTAR Aluno 3 - ACERTAR (1, 1, 2) (1, 2, 1) (2, 1, 1) E a possibilidade de todos acertarem é apenas uma: Aluno 1 - ACERTAR Aluno 2 - ACERTAR Aluno 3 - ACERTAR (1,1,1) Por isso a multiplicação por 3, 3 e 1. :)
raquel matou a charada...deu certinho com essas possibilidades e o professor resolveu com o complementar de todos não responderem em ingles que é mais rapido,porem ele não foi muito didático nesse aspecto...
questão mal formulado do caramba ! eu tive um raciocínio de que se os 3 alunos foram para a final , eles dominavam o inglês , então por consequência , eu considerei q todos compreendiam e falavam inglês , acarretando no calculo : 0,3x0,3x0,3 , já que todos os 3 sabem inglês. só acho q o enem me induziu ao erro , eles querem que nós estudantes tenham o mesmo raciocínio deles , mas raciocínio é muito relativo : não tem como todas as pessoas raciocinar apenas de um único modo . assim como eu , creio que muitos fizeram a mesma coisa...
+Gustavo Matos , pô, cara , já dei muitas viajadas em várias questões pensando de maneira avançada . não consigo apenas pensar no básico , como vc citou aí no comentário . por isso tô treinando bastante pra q isso não ocorra mais.. talvez vc também já caiu em muitas questões por ter muito raciocínio , não é mesmo ?
Se você está considerando que todos os três sabem falar inglês, qual o motivo de usar o espaço amostral da escola como um todo? Ou seja, 30% de saber falar inglês????? Achei seu pensamento nebuloso...
Nada a ver. Isso está mais pra desculpa sua. Em nenhum momento o ENUNCIADO diz que todos sabiam falar inglês e se todos soubessem a probabilidade seria de 100% então. "Idealização de questão mais avançada" essa eu ri muito kkkkkkkkkkkkkkk. Primeiro passo para resolver questões (qualquer que seja): Se atenha unicamente aos dados fornecidos pela questão ou pela maéria que você estudou. Segundo passo: Não invente dados e não tirem conclusões precipitadas. Ah, e mais uma coisa: 0,3x0,3x0,3 = probabilidade de os três compreenderem e responderem a pergunta. Mas, você ignora o fato de que somente 1 pode compreender e responder ou que 2 compreendam e o terceiro não. Sua lógica é bem precária. Eu diria que você não entende de probabilidade além do muito básico como: qual a probabilidade, em um sorteio com 10 bolinhas de cores diferentes, de ser escolhida a bolinha rosa?! Oh, 1/10 que difícil.
Boa resolução, parabéns professor pelo seu trabalho. Fazendo uma crítica construtiva, eu acho que nas resoluções o senhor poderia deixar a resolução mais clara a todos se mostrasse, também, como se chegou a ideia da resolução, antes de executá-la.
essa questão Eu resolvi pelo complementar, mas seu cálculo foi a mesma coisa porém de outra forma explicando como se chega lá! muito boa a sua explicação, gostei muito!
Porque essa probabilidade que você está propondo é dos 3 alunos responderem a pergunta, porém no enunciado da questão ele não especifica se somente os três responderam, se foi dois, ou se foi somente um. Logo, a maneira mais prática de se fazer é pelo meio da probabilidade do conjunto complementar, sabendo que seu espaço amostral é 100%. Espero ter ajudado!
Ismael Cout Se você calcular a probabilidade de cada situação, sim, da certo, porém não é a maneira mais prática de se fazer essa questão, lembrando que a média de tempo para cada questão é 3,5 minutos (variando em certas) eu não aconselho fazer por esse método. E mesmo assim, não tem nada a ver com aquilo que o amigo propôs ali em cima. Abraços!
Professor, a explicação ficou muito boa, mas poderia ter alongado mais na parte do 0,7^3. Vou tentar explicar do jeito que eu penso ser mais didático. Se 0,7 é a chance de o entrevistador não ser entendido por um aluno, a chance de ele não ser entendido por nenhum dos 3 é: P(~e) = (0,7 E 0,7 E 0,7) = (0,7 * 0,7 * 0,7). Usei o mesmo princípio do PFC, não sei se está matematicamente correto, porque P(e) != (0,3 + 0,3 + 0,3) (por De Morgan a questão não fecha), mas eu entendi a questão desta forma e consegui chegar na solução.
Não cara, não tem nada a ver isso ai que você escreveu. Além o enunciado pedir a probabilidade de ser ENTENDIDO, isso ai é a probabilidade de UM aluno NÃO ENTENDER. Você acertou na maior cagada essa questão. Me lembro de pessoas saindo cedo no dia do enem e dizendo que a prova tava fácil e não tiram nem 500 de média. Dane-se o que o enunciado pede, vou somar todos os números que aparecerem e marcar a alternativa mais próxima! WTF??!! Uma menina da minha sala dizendo que o enem foi fácil e ficou com média 430 kkkkkkkkkkkkk. MUITO FÁCIL hein.
Lucas Ferreira , amigo eu não acertei essa questão no dia da prova. Tentei pelo método correto, porém após a correção verifiquei que poderia ser realizado de maneira "incorreta". Errei essa questão, pois considerei apenas a probabilidade de ser entendido e descartei os 70% restante. Obs; minha média foi 696,7 em Matemática. Errei muitas questões por besteira, principalmente questões de Geometria.
Rafael, eu até sou bom em fazer contas, meu problema é entender, sacar o que deve ser feito, pois às vezes faço muitas contas desnecessárias (as contas em si, sempre certas) mas não era aquilo a ideia do exercício, e acabo errando a questão, muitas vezes sendo fácil, vc tem algum vídeo ou algo sobre essa "sacada", interpretação de exercícios?! Vlw
Se esse cálculo pode ser respondido descobrindo o valor de P(E) usando P(E) = 100% - P(Ē) sendo P(Ē)=70%³, por que não podemos descobrir o valor de P(Ē) usando P(Ē)=100% - P(E) sendo P(E)=30% Por que o 70% que não fala pode ser aplicado ao (PĒ) mas o 30% que fala não pode ser aplicado ao P(E). Vi e revi esse vídeo, mas isso para mim não fez o menor sentido.
Porque só existe 1 caso onde ninguém sabe falar inglês que é quando ninguém sabe falar inglês. Para fazer com o P(e) você precisa listar todos os casos onde pelo menos 1 sabe inglês. Até daria certo, mas dá mais trabalho.
O que eu não entendo nessa questão é o seguinte: partindo do ponto de que tudo o que está no enunciado é relevante pra que dizer que eles estão na fase final da seleção para o intercâmbio? Presume-se que para passar nas fases anteriores eles precisavam dominar pelo menos um pouco da lingua, correto? Se questão simplesmente dissesse que foi perguntado a 3 alunos aleatoriamente esse problema de dupla interpretação não existiria.
Obrigado pela explicação, Procópio. Você poderia me ajudar a entender porque não posso fazer a probabilidade do primeiro responder ou o segundo ou o terceiro, ou seja: 0,3+0,3+03,=0,9?
Preciso de ajudar. No curso de Engenharia de uma determinada instituição, 25% dos estudantes foram reprovados em Cálculo, 16% em Física e 9% em Cálculo e Física ao mesmo tempo. O coordenador do curso escolhe de forma aleatória um aluno do curso de Engenharia para conversar. a) Sabendo que o aluno escolhido foi reprovado em Cálculo, qual a probabilidade de ter sido reprovado também em Física? Apresente os cálculos. b) Qual a probabilidade desse aluno ter sido reprovado em Cálculo ou Física? Apresente os cálculos.
Nesse caso, eu não teria que fazer caso a caso n e depois somar as probabilidades. Tipo, existe a possibilidade de 1 deles falar, apenas 2 , ou os 3 podem entender.
Se a questão diz que o professor faz uma pergunta que pode ser respondida por qualquer um dos três, por que pensar na probabilidade de ele não ser entendido?
Por que é mais fácil de se calcular. Pois existem 7 maneiras de se ter pelo menos 1 pessoa (desses 3 alunos) que entenda inglês, e aí você teria que calcular cada uma delas e somar. Fazendo pelo modo do professor, você já encontra a soma.
Pensa assim: ** correção: se falar que é 30% para todos três alunos é a mesma coisa que afirmar que todos falam inglês só, mas na verdade tem os casos onde só 2 falam inglês e o terceiro não ou só 1 fala inglês pelo menos e os outros 2 não, teria que ver todos possíveis casos e somar igual o amigo falou.
Buguei na hora do simulado, chutei e acertei kkkk. O menor que 30% achei que nao fazia sentido, e tambem sabia que ia ser maior que o proprio 30. O 90 eu descartei pq se fossem 4 alunos, por exemplo, ficaria 120%, e entre as outras duas achei o 44 muito pequeno
Dica: a construção de um dendrograma (diagrama em árvore) ajuda imensamente na resolução e compreensão da questão. Além disso, esse problema pode ser resolvido também por análise combinatória. Alguém arrisca?
Creio que erraram na formulação desse exercício. Professor, vê se concorda. Fiz esse exercício na prática com o auxílio de um programa que rodou 100.000.000 vezes. Forma que eu fiz: Se em uma sala possuem 10 alunos, então 3 deles sabem inglês e 7 não. Numerei os alunos [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] Sendo que os alunos [1, 2, 3] sabem inglês e [4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] não sabem. A cada vez que o programa rodou, sorteei 3 números aleatoriamente entre 1 e 10, não sendo repetidos, e das vezes que rodou, apareceu 1, 2 ou 3 em 70,84% das vezes entre os 3 alunos escolhidos. Utilizando a forma com a que fez o exercício, utilizando P(E) = 1 - P(É) o certo não seria P(E) = 1 - ( (7/10)x(6/9)x(5/8) ) = 70,833333....?
Genildo Muniz É, talvez tenha errado na forma de interpretar, preciso melhorar isso =/, obrigado por responder e gastar do seu tempo criando tudo isso para explicar de uma forma mais clara!
Mas as ''continhas'' são apenas consequência da matemática. A matemática em si é raciocinar, interpretar e resolver problemas. Minha dica é: treine, treine e treine. Faça muitos exercícios que com o tempo vai melhorando
A probabilidade dele (entrevistador) ser entendido é 100%, onde 100 é tipo um espaço amostral.. porém 70%³ é a probabilidade dos alunos não entenderem o que o entrevistador disse ...eu entendi mais ou menos assim "-" parece um pouco paradoxo ;s
Professor, perceba: eu fiz assim, 30% x 70% x 70% x P 3,2 = 44.1% Como os caras só precisam de uma pessoa q responda, logo, eu pensei que só precisava de uma pessoa conseguindo falar e as outras duas não precisando, assim a comunicação seria feita do mesmo jeito que se todos ou só dois tivessem conseguido falar, e então permutei as porcentagens Não sei se ficou confuso, mas poderia me responder?
achei mal formulada.. em momento algum no enunciado da questão foi dito que o professor deveria ser entendido pelos tres.. só foi dito que ele precisava ser entendido.. dessa forma o calculo daria letra A e não letra D..
Ele queria saber qual a probabilidade de ser entendido, então podia ser que 1 aluno saiba e 2 não, 2 saiba e 1 não ou os 3 saibam da resposta. Então a melhor forma de resolver essa questão é pelo complementar.
Há outro modo de responder essa questão utilizando os 30% e sabendo-se que com a multiplicação de 70%*70%*70% eu acho a resposta???? Se eu quisesse responder utilizando os 30% como ficaria????? Obrigado pela ajuda!!!
Eu tenho 3 dados de 10 lados, onde em cada um deles apenas 3 lados possuem um ponto desenhado. Qual a probabilidade de, em um lançamento desses três dados, eu ter pelo menos um ponto voltado para cima? Agora troque os dados por alunos que possam talvez falar inglês... 🤔
No comentário da Flávia Assis dá pra entender pq. P(E) 3 x (0,3x0,3x0,7) 3 x (0,3x0,7x0,7) 1 x (0,3x0,3x0,3) ------------------------ 0,657 P(~E) 1 x (0,7x0,7x0,7) = 0,343 Ou seja, a P(E) não é apenas (0,3 x 0,3 x 0,3 ) e sim uma combinação.
Não entendi porque minha resolução não deu certo. Fiz assim: Probabilidade de somente uma pessoa acertar: 0,3 Probabilidade de duas pessoas acertarem: 0,09 Probabilidade de três pessoas acertarem: 0,027 Soma: 0,417 ou seja 41,7% marquei o mais próximo disso, letra C
Olá. Na realidade, a probabilidade de somente uma pessoa acertar não é 0,3. Temos 3 alunos, A, B e C, então A pode entender ou B pode entender ou C pode entender. 0,3 é a chance de um entender individualmente.
Isso é uma duvida bem basica, fica dificil de explicar (pq falta uma base pra vcs) mas eu vou tentar. A soma de porcetagens é usada quando podemos ter vários casos, por exemplo: Joguei para cima um dado de 6 lados, a chance de cair o número 1 é de 1/6 , a chance de cair 2 é de 1/6, a chance de cair 3 é de 1/6, a de 4 é 1/6, de 5 é 1/6, a de 6 é 1/6. Essas são todos os possiveis casos, sendo assim, a chance de cair 1 OU 2 é a soma das mesmas 1/6 + 1/6 = 2/6. A chance de eu jogar duas vezes e cair 1 ou 2 nas duas seria 2/6 * 2/6= 4/36. Na probabilidade se multiplica, apenas soma os casos possiveis (nao pode ultrapassar 100%) "pq nao seria 0,3 +0,3+0,3", so pensa o seguinte, e se fossem 4 alunos? seria 0,3+0,3+0,3+0,3=120%. A probabilidade é o numero de casos favoraveis + num de casos desfavoraveis, essa soma sempre vai valer 100%, oq ele fez foi calcular o numero de casos desfavoraveis e subtrair dos 100%, sobrando assim o numero de casos favoraveis (que era o que a questão queria), espero que tenham entendido, caso não tenha entendido vá estudando os conceitos basicos e va avançando aos poucos.
Alguém explica? Essa questão não faz sentido. O enunciado traz que 30% DA ESCOLA sabe compreender e falar, daí o professor entra NUMA SALA, e a questão não fala que só existem os 3 lá dentro, já que numa sala tem vários alunos e na ESCOLA 30% pode compreender e falar... não faz sentido...
Professor tu é 10,5 elevado ao quadrado. facil de entender. Mas a anta que elaborou a questão no enem acha chique confundir e não explicar. A maior dificuldade daqueles que estudam matemática é interpretar a questão. Então ficamos assim: o problema da matematica é interpretação de texto...rsrs abraço
Você precisa da chance de todos não saberem (70%*70%*70%) e tirar do total, porque todas as possibilidades (100%), exceto a de todos errarem (100%-70%*70%*70%), são válidas, porque se precisa de pelo menos 1 para acertar. Usando 30%*30%*30% você tá procurando a probabilidade de todos acertarem, mas não está considerando 2 acertam e 1 erra, 1 acerta e 2 erram, por exemplo.
Caraca Genildo, estou a 1 hora (sem brincadeira), atrás de uma explicação cabível e coesa para minha humildade mente, e você foi o único que me fez compreender, muito obrigado.
Ai complica, você ia ter que considerar várias F = fala N = não fala, FNN , FFN , FNF, FFF , ....... várias coisas, quando você analisar só existe 1 caso onde os três não fala = NNN 1 casó , calcula ele e retira dos 100% - não fala = quem fala.
Porque nesse caso eu não poderia calcular, individualmente, a probabilidade da resposta ser respondida?? Exemplo: de um deles responder ou de dois deles responderem ou dos três responderem ??? ALGUÉM ME SOCORRE POR FAVOR
🤔 Caraca eu fico pensando se uma pessoa que não é tão bom assim em matemática, tentar fazer td isso pra resolver um exercício será que vai dar tempo de terminar a prova acredito que no meu caso não então tô ferrado!! 😅
Por que apesar de 30% dos alunos falarem inglês é uma estatística, pois dizer que 30% não é a mesma coisa que dizer que 30 alunos falam e 70 não,esses 30% e 3 alunos são meras possibilidades
Eu tbm pensei assim... Se em uma sala tem chance de 30% dos alunos falarem inglês, quando você selecionar alguns alunos essa chance não deveria diminuir? Achei mal formulada, interpretação ambígua
Professor, por que não dá pra encontrar o resultado fazendo 30% ao cubo? Porque, se para encontrar a porcentagem dele não ser entendido a gente fez isso, por que não fazer o mesmo para o ser entendido?
Você precisa da chance de todos não saberem (70%*70%*70%) e tirar do total, porque todas as possibilidades (100%), exceto a de todos errarem (100%-70%*70%*70%), são válidas, porque se precisa de pelo menos 1 para acertar. Usando 30%*30%*30% você tá procurando a probabilidade de todos acertarem, mas não está considerando 2 acertam e 1 erra, 1 acerta e 2 erram, por exemplo.
Temos os alunos A, B e C. Neste caso, você está calculando a probabilidade de A entender e B entender e C entender. A questão pede a probabilidade de pelo menos um aluno entender, não dos 3 entenderem.
Prof, resolvi essa questão por etapas jurando que tava indo no caminho certinho, mas errei. Ainda não entendi pq meu raciocínio estava errado, pode me ajudar? Então, primeiro considerei que um aluno entenderia a pergunta e os outros dois não, então fiz 0.3x0.7x0.7. Depois 0.3x0.3x0.7 (dois alunos entenderam). Por fim, o.3x0.3x0.3 (os três entenderam). Ai somei todos os resultados, chegando em 23.7%. Pq isso esta errado?
Mas Rafael , a probabilidade dele ser entendido pelos 3 alunos é de 65,7% , contudo não incluiu a probabilidade dos alunos conseguirem responder a pergunta feita (pode ser que eles entendam o que foi dito e não conseguirem responder) , isso diminui a probabilidade da pergunta ser entendida e respondida simultaneamente, como diz a questão , né?
Para quem não entendeu direito, ele fez a questão usando o método da "probabilidade complementar". Interpretando a questão, podemos perceber o que está escrito subjetivamente: PELO MENOS 1 ALUNO PRECISA RESPONDER A QUESTÃO! existe a possibilidade de 2 responderem, ou até mesmo todos (os 3)!
Quando nós temos situações onde o exercício quer "pelo menos tal quantidade", é bem mais fácil e rápido fazer pelo método utilizado pelo Procópio, mas para quem quiser entender a resolução passo a passo, ta aí:
* Primeira situação: vamos supor que 1 ALUNO respondeu a questão, então teremos:
30/100 (probabilidade do aluno que acertou) x 70/100 (probabilidade do aluno q não acertou) x 70/100 (probabilidade do outro aluno q não acertou).
Notem q utilizei o sinal de vezes por causa da "regra do E", onde ocorre a multiplicação das probabilidades!
Efetuando o cálculo chegaremos em 14,7%, porém esse resultado se refere a apenas 1 aluno dos 3, ou seja, se tivéssemos os alunos "A, B e C", teríamos que levar em conta a probabilidade de qualquer 1 dos 3 acertar, A ou B ou C. Logo, devemos multiplicar o 14,7% por 3= 44,1% (chance de apenas 1 aluno dentre os 3 acertar)
*Segunda situação: Agora, calcularemos a probabilidade de 2 ALUNOS acertarem a questão; podem acertar:
A e B
Ou
A e C
Ou
C e B
Teremos então:
3x (30/100 x 30/100 x 70/100) = 3x 6,3% = 18,9% (chance de 2 alunos acertarem a questão)
* Terceira situação: Por fim, existe a possibilidade dos 3 acertarem, logo:
A e B e C
30/100 x 30/100 x 30/100 = 2,7% (essa não precisamos multiplicar por nada, já que só existe uma possibilidade para os 3 acertarem, não importando a ordem)
*Assim, como temos a 1° situação OU a 2° situação OU a 3° situação, devemos somar as probabilidades:
44,1% + 18,9% + 2,7% = 65,7% , alternativa D.
Espero que tenha ajudado, essa resolução é mais trabalhosa, mas depois de entender os princípios da probabilidade e da análise combinatória, treinando bastante com exercícios, essa questão fica beeemm mais fácil...
Bons estudos 😊
Qdo disse "responder a questão" me referi a compreender e responder, como o exercício pede.
Muito bom
Parabéns! explicação muito boa!
Muito obrigada !!
Ótima explicação !
Nunca na minha vida pensei que entenderia estequiometria mais do que probabilidade..
. OH GOD, A hora chegou!
Verdade, superei estequiometria e ainda fico enganchada em probabilidade 😂
O que bugou foi : "Fase final de seleção de intercâmbio" . Pensei que os alunos pelo menos soubessem do verbo To Be
Ninguém sabe desse verbo mano,kkkkk
Mano se os cara tao em fase FINAL da seleçao do intercambio, tinham que no minimo saber o basico. Se tivesse uma opção de 100% eu tinha marcado, como os cara tao aí na fase final e nao sabem ingles? logo os 3 conseguiriam responder, kmkkkkkkkk
eles poderiam estar na fase final de um programa de intercâmbio de uma escola que tem 5 alunos, aí o fato de estarem no final não quer dizer que são muito bons e sim que tem pouco concorrência ou concorrência de baixo nível@@luizeduardoduartesousa3269
Simmm que raiva. Em umas questões essa interpretação conta em outras não
Lembrando que a resolução desse exercicio foi feita pelo método da Engenharia Reversa, ou seja, ele faz o contrário do que o exercicio ta pedindo pra obter a resposta mais facilmente.
questões de probabilidade= AS PIORES DE SE INTERPRETAR
Pior que probabilidade, nesse sentido, só análise combinatória kkkkkk
Também há outra forma de ser feita. É mais trabalhosa, mas ajuda a entender mais o conceito de probabilidade:
3 x (0,3x0,3x0,7)
3 x (0,3x0,7x0,7)
1 x (0,3x0,3x0,3)
A soma dessas 3 multiplicações é igual a 0,657.
O 3 multiplicando é resultado da Combinação de, respectivamente, C(3,2) ; C(3,1).
A pegadinha da questão é que ele não quer a probabilidade de TODOS acertarem e sim de pelo menos 1 acertar.
flávia assis poderia explicar o por que está multiplicando por 3 ? não ficou tão intuitivo assim..
+wellwell well
É 3 vezes (0,3 x 0,3 x 0,7) porque você pode fazer 3 permutações:
(0,3 x 0,3 x 0,7)
(0,3 x 0,7 x 0,3)
(0,7 x 0,3 x 0,3)
Entendeu?
Obrigada, Flávia! Ajudou muito!
O motivo da multiplicação por três é que existem três possibilidades de pelo menos um acertar ou pelo menos dois acertarem:
Pelo menos 1 acertar:
Aluno 1 - ACERTAR
Aluno 2 - NÃO ACERTAR
Aluno 3 - NÃO ACERTAR
Aluno 1 - NÃO ACERTAR
Aluno 2 - ACERTAR
Aluno 3 - NÃO ACERTAR
Aluno 1 - NÃO ACERTAR
Aluno 2 - NÃO ACERTAR
Aluno 3 - ACERTAR
Ou seja, se você pensar como Acertar = 1 e Não acertar = 2, existem três possibilidades diferentes possíveis: (1, 2, 2) (2, 1, 2) (2, 2, 1)
Pelo menos dois acertarem:
Aluno 1 - ACERTAR
Aluno 2 - ACERTAR
Aluno 3 - NÃO ACERTAR
Aluno 1 - ACERTAR
Aluno 2 - NÃO ACERTAR
Aluno 3 - ACERTAR
Aluno 1 - NÃO ACERTAR
Aluno 2 - ACERTAR
Aluno 3 - ACERTAR
(1, 1, 2) (1, 2, 1) (2, 1, 1)
E a possibilidade de todos acertarem é apenas uma:
Aluno 1 - ACERTAR
Aluno 2 - ACERTAR
Aluno 3 - ACERTAR
(1,1,1)
Por isso a multiplicação por 3, 3 e 1. :)
raquel matou a charada...deu certinho com essas possibilidades e o professor resolveu com o complementar de todos não responderem em ingles que é mais rapido,porem ele não foi muito didático nesse aspecto...
obg!!!
Pra mim essa questão foi muito boa, mas para resolvê-la é necessário muita prática e se familiarizar com questões desse tipo.
entendi foi é porra nenhuma
é só vc pegar 1 menos a probabilidade de nenhum falar inglês 0.7 ao cubo.
kkkkkkkkkkkkkkk compartilho do mesmo sentimento
Milena Costa Milena, Milena...
kkk
Nem eu
Nem eu kkkkkk
questão mal formulado do caramba ! eu tive um raciocínio de que se os 3 alunos foram para a final , eles dominavam o inglês , então por consequência , eu considerei q todos compreendiam e falavam inglês , acarretando no calculo : 0,3x0,3x0,3 , já que todos os 3 sabem inglês. só acho q o enem me induziu ao erro , eles querem que nós estudantes tenham o mesmo raciocínio deles , mas raciocínio é muito relativo : não tem como todas as pessoas raciocinar apenas de um único modo . assim como eu , creio que muitos fizeram a mesma coisa...
+Gustavo Matos , pô, cara , já dei muitas viajadas em várias questões pensando de maneira avançada . não consigo apenas pensar no básico , como vc citou aí no comentário . por isso tô treinando bastante pra q isso não ocorra mais.. talvez vc também já caiu em muitas questões por ter muito raciocínio , não é mesmo ?
também pensei dessa forma.
tbm achei mal formulada
Se você está considerando que todos os três sabem falar inglês, qual o motivo de usar o espaço amostral da escola como um todo? Ou seja, 30% de saber falar inglês????? Achei seu pensamento nebuloso...
Nada a ver. Isso está mais pra desculpa sua. Em nenhum momento o ENUNCIADO diz que todos sabiam falar inglês e se todos soubessem a probabilidade seria de 100% então. "Idealização de questão mais avançada" essa eu ri muito kkkkkkkkkkkkkkk.
Primeiro passo para resolver questões (qualquer que seja):
Se atenha unicamente aos dados fornecidos pela questão ou pela maéria que você estudou.
Segundo passo:
Não invente dados e não tirem conclusões precipitadas.
Ah, e mais uma coisa:
0,3x0,3x0,3 = probabilidade de os três compreenderem e responderem a pergunta. Mas, você ignora o fato de que somente 1 pode compreender e responder ou que 2 compreendam e o terceiro não. Sua lógica é bem precária. Eu diria que você não entende de probabilidade além do muito básico como: qual a probabilidade, em um sorteio com 10 bolinhas de cores diferentes, de ser escolhida a bolinha rosa?! Oh, 1/10 que difícil.
Boa resolução, parabéns professor pelo seu trabalho. Fazendo uma crítica construtiva, eu acho que nas resoluções o senhor poderia deixar a resolução mais clara a todos se mostrasse, também, como se chegou a ideia da resolução, antes de executá-la.
essa questão Eu resolvi pelo complementar, mas seu cálculo foi a mesma coisa porém de outra forma explicando como se chega lá! muito boa a sua explicação, gostei muito!
Por que não pode ser 0,3x0,3x0,3 ?"
Se sabemos que 30% entende, pq usar os que não sabem no cálculo ?...
Porque essa probabilidade que você está propondo é dos 3 alunos responderem a pergunta, porém no enunciado da questão ele não especifica se somente os três responderam, se foi dois, ou se foi somente um.
Logo, a maneira mais prática de se fazer é pelo meio da probabilidade do conjunto complementar, sabendo que seu espaço amostral é 100%.
Espero ter ajudado!
e se a gente pegasse a probabilidade de cada aluno e somasse,?? humm ...
Ismael Cout Se você calcular a probabilidade de cada situação, sim, da certo, porém não é a maneira mais prática de se fazer essa questão, lembrando que a média de tempo para cada questão é 3,5 minutos (variando em certas) eu não aconselho fazer por esse método. E mesmo assim, não tem nada a ver com aquilo que o amigo propôs ali em cima. Abraços!
Professor, a explicação ficou muito boa, mas poderia ter alongado mais na parte do 0,7^3.
Vou tentar explicar do jeito que eu penso ser mais didático.
Se 0,7 é a chance de o entrevistador não ser entendido por um aluno, a chance de ele não ser entendido por nenhum dos 3 é:
P(~e) = (0,7 E 0,7 E 0,7) = (0,7 * 0,7 * 0,7).
Usei o mesmo princípio do PFC, não sei se está matematicamente correto, porque P(e) != (0,3 + 0,3 + 0,3) (por De Morgan a questão não fecha), mas eu entendi a questão desta forma e consegui chegar na solução.
vc me esclareceu muitooo! obrigada
Finalmente consegui entender. Valeu mesmo!
salvou demais
Esse Canal me Ajuda muito , To sempre Vendo as questões e Respondendo junto :D
Fiz essa questão de maneira incorreta;
100% - 30% = 70%, logo aproximei 70% com as alternativas mais cabíveis = 65,7%.
Também pensei assim; será que pode ser sempre assim? rsrs, fica bem mais rápido.
Nem sempre as questões dão sopa assim.
Além disso,nem sempre teremos um raciocínio evidente em determinadas questões, pois se estivesse entre as últimas teria errado essa.
Não cara, não tem nada a ver isso ai que você escreveu. Além o enunciado pedir a probabilidade de ser ENTENDIDO, isso ai é a probabilidade de UM aluno NÃO ENTENDER. Você acertou na maior cagada essa questão. Me lembro de pessoas saindo cedo no dia do enem e dizendo que a prova tava fácil e não tiram nem 500 de média. Dane-se o que o enunciado pede, vou somar todos os números que aparecerem e marcar a alternativa mais próxima! WTF??!! Uma menina da minha sala dizendo que o enem foi fácil e ficou com média 430 kkkkkkkkkkkkk. MUITO FÁCIL hein.
Lucas Ferreira , amigo eu não acertei essa questão no dia da prova. Tentei pelo método correto, porém após a correção verifiquei que poderia ser realizado de maneira "incorreta". Errei essa questão, pois considerei apenas a probabilidade de ser entendido e descartei os 70% restante. Obs; minha média foi 696,7 em Matemática. Errei muitas questões por besteira, principalmente questões de Geometria.
Rafael, eu até sou bom em fazer contas, meu problema é entender, sacar o que deve ser feito, pois às vezes faço muitas contas desnecessárias (as contas em si, sempre certas) mas não era aquilo a ideia do exercício, e acabo errando a questão, muitas vezes sendo fácil, vc tem algum vídeo ou algo sobre essa "sacada", interpretação de exercícios?! Vlw
Se esse cálculo pode ser respondido descobrindo o valor de P(E) usando P(E) = 100% - P(Ē) sendo P(Ē)=70%³, por que não podemos descobrir o valor de P(Ē) usando P(Ē)=100% - P(E) sendo P(E)=30%
Por que o 70% que não fala pode ser aplicado ao (PĒ) mas o 30% que fala não pode ser aplicado ao P(E). Vi e revi esse vídeo, mas isso para mim não fez o menor sentido.
Porque só existe 1 caso onde ninguém sabe falar inglês que é quando ninguém sabe falar inglês.
Para fazer com o P(e) você precisa listar todos os casos onde pelo menos 1 sabe inglês.
Até daria certo, mas dá mais trabalho.
O que eu não entendo nessa questão é o seguinte: partindo do ponto de que tudo o que está no enunciado é relevante pra que dizer que eles estão na fase final da seleção para o intercâmbio? Presume-se que para passar nas fases anteriores eles precisavam dominar pelo menos um pouco da lingua, correto? Se questão simplesmente dissesse que foi perguntado a 3 alunos aleatoriamente esse problema de dupla interpretação não existiria.
Obrigado pela explicação, Procópio. Você poderia me ajudar a entender porque não posso fazer a probabilidade do primeiro responder ou o segundo ou o terceiro, ou seja: 0,3+0,3+03,=0,9?
Eu fiz assim: 100-30%=70 70-30%=21 49-30%= 14,7. Depois eu somei td
Preciso de ajudar.
No curso de Engenharia de uma determinada instituição, 25% dos estudantes foram reprovados em Cálculo, 16% em Física e 9% em Cálculo e Física ao mesmo tempo.
O coordenador do curso escolhe de forma aleatória um aluno do curso de Engenharia para conversar.
a) Sabendo que o aluno escolhido foi reprovado em Cálculo, qual a probabilidade de ter sido reprovado também em Física? Apresente os cálculos.
b) Qual a probabilidade desse aluno ter sido reprovado em Cálculo ou Física? Apresente os cálculos.
Melhor de todos os canais de estudos
Por que não é 70% + 70% + 70% ao invés de 70% elevado ao cubo?
Cada aluno tem a probabilidade de 70% de NÃO ser entendido. Logo, se são 3 alunos, 70³
pq o primeiro tem que errar E o segundo tem que errar E o terceiro tmb.. quando é E vc multiplica, pra somar tinha que ser OU
Nesse caso, eu não teria que fazer caso a caso n e depois somar as probabilidades.
Tipo, existe a possibilidade de 1 deles falar, apenas 2 , ou os 3 podem entender.
0,7x0,7x0,7=34,3%
100%-34,3%=65,7%
Dê onde saiu esse 0,7???
100%= 1, 30%= 0,3, 1-0,3+ 0,7
Fiquei com 34,3 e nao soube o que fazer.
Mano, pq o 0,7 foi elevado ao cubo?
quanta chupação de rola nessa resolução kkk
Se a questão diz que o professor faz uma pergunta que pode ser respondida por qualquer um dos três, por que pensar na probabilidade de ele não ser entendido?
Por que é mais fácil de se calcular. Pois existem 7 maneiras de se ter pelo menos 1 pessoa (desses 3 alunos) que entenda inglês, e aí você teria que calcular cada uma delas e somar. Fazendo pelo modo do professor, você já encontra a soma.
@@pedromonteiro6340 Caraio, mano! É muita malícia envolvida pra resolver essa questão.
Pensa assim: ** correção: se falar que é 30% para todos três alunos é a mesma coisa que afirmar que todos falam inglês só, mas na verdade tem os casos onde só 2 falam inglês e o terceiro não ou só 1 fala inglês pelo menos e os outros 2 não, teria que ver todos possíveis casos e somar igual o amigo falou.
@@felipesilva5837 Questão foda! Valeu, brother!
@@Wickaeru Corrigindo ai em cima, são. 6 casos distintos e mais 1 caso onde todos falam inglês = 7.
Buguei na hora do simulado, chutei e acertei kkkk. O menor que 30% achei que nao fazia sentido, e tambem sabia que ia ser maior que o proprio 30. O 90 eu descartei pq se fossem 4 alunos, por exemplo, ficaria 120%, e entre as outras duas achei o 44 muito pequeno
Dica: a construção de um dendrograma (diagrama em árvore) ajuda imensamente na resolução e compreensão da questão. Além disso, esse problema pode ser resolvido também por análise combinatória. Alguém arrisca?
Creio que erraram na formulação desse exercício. Professor, vê se concorda.
Fiz esse exercício na prática com o auxílio de um programa que rodou 100.000.000 vezes.
Forma que eu fiz: Se em uma sala possuem 10 alunos, então 3 deles sabem inglês e 7 não.
Numerei os alunos [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10]
Sendo que os alunos [1, 2, 3] sabem inglês e [4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] não sabem.
A cada vez que o programa rodou, sorteei 3 números aleatoriamente entre 1 e 10, não sendo repetidos, e das vezes que rodou, apareceu 1, 2 ou 3 em 70,84% das vezes entre os 3 alunos escolhidos.
Utilizando a forma com a que fez o exercício, utilizando P(E) = 1 - P(É)
o certo não seria P(E) = 1 - ( (7/10)x(6/9)x(5/8) ) = 70,833333....?
Genildo Muniz É, talvez tenha errado na forma de interpretar, preciso melhorar isso =/, obrigado por responder e gastar do seu tempo criando tudo isso para explicar de uma forma mais clara!
Caraca, Genildo. Você é formado em matemática? Estou vendo várias explicações sua que me deixaram de boa aberta :O
parabéns professor muito bem explicado.
Professor, até sei fazer as continhas, porém sou muito ruim na interpretação dos exercícios de matemática, alguma dica?
Mas as ''continhas'' são apenas consequência da matemática. A matemática em si é raciocinar, interpretar e resolver problemas. Minha dica é: treine, treine e treine. Faça muitos exercícios que com o tempo vai melhorando
Essa é a resposta que todos que fazem o enem tbm estão em busca akkakak 🥲
Muito bem explicado.
Muito obrigado
oii, minha filha vai emtra para o sexto ano, e gostou da suas aulas, q video aulas do indica?
+vitoria de paula Matemática Básica. Sucesso!
A probabilidade dele (entrevistador) ser entendido é 100%, onde 100 é tipo um espaço amostral.. porém 70%³ é a probabilidade dos alunos não entenderem o que o entrevistador disse ...eu entendi mais ou menos assim "-" parece um pouco paradoxo ;s
gente eles fazem isso só pra confundir mas ainda bem q pouca gente acerta e nem vale mt no TRI
A dificuldade de questões de probabilidade está na interpretação e não na parte matemática e com um texto mal formulado desses fica complicado
Amei!!
Professor, perceba: eu fiz assim,
30% x 70% x 70% x P 3,2 = 44.1%
Como os caras só precisam de uma pessoa q responda, logo, eu pensei que só precisava de uma pessoa conseguindo falar e as outras duas não precisando, assim
a comunicação seria feita do mesmo jeito que se todos ou só dois tivessem conseguido falar, e então permutei as porcentagens
Não sei se ficou confuso, mas poderia me responder?
Bom raciocínio! Será q se somar com as probabilidades de 2 entenderem e de os 3 entenderem dá certo?
Se usa a mesma fórmula para todas as questões de probabilidade
Resolvi fazendo média ponderada e cheguei no valor de 63% ! Será que daria certo dessa forma .. pois cheguei no valor aproximado da questão certa
Nunca achei probabilidade tão fácil antes dessa aula 😁❤
como chegar a esse raciocínio? da onde saiu 70? É como saber que tem que diminuir?
Tah, mas com essas explicações, quais são as questões consideradas difíceis pelo INEP? ta parecendo nenhuma
Melhor professor!
por que eu não poderia fazer assim? 0,3x0,7x0,7 + 0,3x03x0,7 + 0,3x0,3x0,3 = 23,7% ?
Tbm n sei. Se alguém souber...
porque tem que permutar entre eles
Por favor professor você pode ter mais paciência e explicar mais detalhado
por que eu nao poderia elevar o 30% ao cubo logo???
essa foi considerada dificil?
achei mal formulada.. em momento algum no enunciado da questão foi dito que o professor deveria ser entendido pelos tres.. só foi dito que ele precisava ser entendido.. dessa forma o calculo daria letra A e não letra D..
Ele queria saber qual a probabilidade de ser entendido, então podia ser que 1 aluno saiba e 2 não, 2 saiba e 1 não ou os 3 saibam da resposta. Então a melhor forma de resolver essa questão é pelo complementar.
Há outro modo de responder essa questão utilizando os 30% e sabendo-se
que com a multiplicação de 70%*70%*70% eu acho a resposta???? Se eu
quisesse responder utilizando os 30% como ficaria?????
Obrigado pela ajuda!!!
Eu tenho 3 dados de 10 lados, onde em cada um deles apenas 3 lados possuem um ponto desenhado. Qual a probabilidade de, em um lançamento desses três dados, eu ter pelo menos um ponto voltado para cima? Agora troque os dados por alunos que possam talvez falar inglês... 🤔
SA da pra responder pegando a quantidade de erro ? ou pode fazer de outra maneira.
Aula muito boa...meu filho...o raciocínio é louco! Mas gostei!
ai ai, esse enem me inventa cada coisa.
Alguém sabe explicar por que fazendo 0,7 x 0,7 x 0,7 = 65,7 % e seguindo a lógica, fazer 0,3 x 0,3 x 0,3 = 2,7 %. Por quê não pode fazer dessa forma ?
No comentário da Flávia Assis dá pra entender pq.
P(E)
3 x (0,3x0,3x0,7)
3 x (0,3x0,7x0,7)
1 x (0,3x0,3x0,3)
------------------------
0,657
P(~E)
1 x (0,7x0,7x0,7) = 0,343
Ou seja, a P(E) não é apenas (0,3 x 0,3 x 0,3 ) e sim uma combinação.
Só corrigindo uma coisa: Arranjo, pois a ordem importa. Já na Combinação, a ordem não importa.
Não entendi porque minha resolução não deu certo. Fiz assim:
Probabilidade de somente uma pessoa acertar: 0,3
Probabilidade de duas pessoas acertarem: 0,09
Probabilidade de três pessoas acertarem: 0,027
Soma: 0,417 ou seja 41,7% marquei o mais próximo disso, letra C
Olá. Na realidade, a probabilidade de somente uma pessoa acertar não é 0,3. Temos 3 alunos, A, B e C, então A pode entender ou B pode entender ou C pode entender. 0,3 é a chance de um entender individualmente.
Oi Rafael, bom dia!
Estou com dificuldade para responder as questões da Consultec. Será que vc pode responder algumas em vídeo também? Obrigada
POR QUE ELEVOU?1!2?
Eu entendi a explição, mas porque não seria 0,3+0,3+0,3=90% ?? Obrigado!
Poisé tbm não entendi pq não 90
Isso é uma duvida bem basica, fica dificil de explicar (pq falta uma base pra vcs) mas eu vou tentar.
A soma de porcetagens é usada quando podemos ter vários casos, por exemplo:
Joguei para cima um dado de 6 lados, a chance de cair o número 1 é de 1/6 , a chance de cair 2 é de 1/6,
a chance de cair 3 é de 1/6, a de 4 é 1/6, de 5 é 1/6, a de 6 é 1/6. Essas são todos os possiveis casos, sendo assim, a chance de cair 1 OU 2 é a soma das mesmas 1/6 + 1/6 = 2/6.
A chance de eu jogar duas vezes e cair 1 ou 2 nas duas seria 2/6 * 2/6= 4/36.
Na probabilidade se multiplica, apenas soma os casos possiveis (nao pode ultrapassar 100%)
"pq nao seria 0,3 +0,3+0,3", so pensa o seguinte, e se fossem 4 alunos? seria 0,3+0,3+0,3+0,3=120%.
A probabilidade é o numero de casos favoraveis + num de casos desfavoraveis, essa soma sempre vai valer 100%, oq ele fez foi calcular o numero de casos desfavoraveis e subtrair dos 100%, sobrando assim o numero de casos favoraveis (que era o que a questão queria), espero que tenham entendido, caso não tenha entendido vá estudando os conceitos basicos e va avançando aos poucos.
@@dapi8859 e quem disse que eu não tenho base? Só não entendi a questão
@@dapi8859 Interessante, valeu pela ajuda, deu pra entender sim! 🤝👏
@@lucielyfranca4600 me equivoquei ent, mybad
Alguém explica? Essa questão não faz sentido. O enunciado traz que 30% DA ESCOLA sabe compreender e falar, daí o professor entra NUMA SALA, e a questão não fala que só existem os 3 lá dentro, já que numa sala tem vários alunos e na ESCOLA 30% pode compreender e falar... não faz sentido...
essa eu fiz achando q tinha arrebentado e qnd corrigi eu q fui arrebentada
Boa questão 👏👏
+Felipe Ramon Valeu!
Professor tu é 10,5 elevado ao quadrado. facil de entender. Mas a anta que elaborou a questão no enem acha chique confundir e não explicar. A maior dificuldade daqueles que estudam matemática é interpretar a questão. Então ficamos assim: o problema da matematica é interpretação de texto...rsrs abraço
E pq nao dah certo fazendo 0,3.0,3.0,3?
Por que em vez de usar o 70% de chance de não entender, não usa o 30% de chance de ser entendido? (Elevado ao cubo tb)
Você precisa da chance de todos não saberem (70%*70%*70%) e tirar do total, porque todas as possibilidades (100%), exceto a de todos errarem (100%-70%*70%*70%), são válidas, porque se precisa de pelo menos 1 para acertar. Usando 30%*30%*30% você tá procurando a probabilidade de todos acertarem, mas não está considerando 2 acertam e 1 erra, 1 acerta e 2 erram, por exemplo.
Pq eu não posso fazer, 0,3.0,3.0,3?
+Genildo Muniz Obrigada.
mt obrigado pela explicação, n tinha achado em nenhum outro lugar ^-^
é o complementar de nenhum entender ingles....
Caraca Genildo, estou a 1 hora (sem brincadeira), atrás de uma explicação cabível e coesa para minha humildade mente, e você foi o único que me fez compreender, muito obrigado.
obrigada!!!
Poderia ser resolvida facilmente por Probabilidade Binomial
muito bom!!!!
cara, pq q quando faz o inverso dá 97,3%? eu fiz P(NA) = 100% - P(A), sendo P(A) 3/10 ao cubo, que dá 2,7%
por que não posso resolver pelo percentual de 30% apenas, ou seja, o percentual de compreender e falar ?
Ai complica, você ia ter que considerar várias F = fala N = não fala, FNN , FFN , FNF, FFF , ....... várias coisas, quando você analisar só existe 1 caso onde os três não fala = NNN 1 casó , calcula ele e retira dos 100% - não fala = quem fala.
Porque nesse caso eu não poderia calcular, individualmente, a probabilidade da resposta ser respondida?? Exemplo: de um deles responder ou de dois deles responderem ou dos três responderem ???
ALGUÉM ME SOCORRE POR FAVOR
Pode sim!
Mas é preciso usar combinação pra responder assim.
🤔 Caraca eu fico pensando se uma pessoa que não é tão bom assim em matemática, tentar fazer td isso pra resolver um exercício será que vai dar tempo de terminar a prova acredito que no meu caso não então tô ferrado!! 😅
Rafael, se não fosse simultâneo, e sim, ele entrevistasse um por um, daria letra A?
Com o assunto Probabilidade, aprendi que:
NUNCA PASSAREI NO ENEM!
passou?
passou?
passou???????
Acredito que tenha outra maneira mais simples de ser resolvida.
Não entendi. Se 30% dos alunos compreendem e falam inglês, como numa sala com 3 alunos essa probabilidade pode ser maior que 30%?
Por que apesar de 30% dos alunos falarem inglês é uma estatística, pois dizer que 30% não é a mesma coisa que dizer que 30 alunos falam e 70 não,esses 30% e 3 alunos são meras possibilidades
Eu tbm pensei assim...
Se em uma sala tem chance de 30% dos alunos falarem inglês, quando você selecionar alguns alunos essa chance não deveria diminuir? Achei mal formulada, interpretação ambígua
me acabo toda fazendo questões de probabilidade
Quase invoco Pitágoras tentando interpretar essa questão
como faz esse calculo 100 - 34,3
Entendi foi nada!
sai da frente do espelho e vai istudá muiér
😂😂😂😂😂😂😂😂não entendi nadaaaa😂😂😂😂😂😂
Professor, por que não dá pra encontrar o resultado fazendo 30% ao cubo? Porque, se para encontrar a porcentagem dele não ser entendido a gente fez isso, por que não fazer o mesmo para o ser entendido?
Você precisa da chance de todos não saberem (70%*70%*70%) e tirar do total, porque todas as possibilidades (100%), exceto a de todos errarem (100%-70%*70%*70%), são válidas, porque se precisa de pelo menos 1 para acertar. Usando 30%*30%*30% você tá procurando a probabilidade de todos acertarem, mas não está considerando 2 acertam e 1 erra, 1 acerta e 2 erram, por exemplo.
essa questão seria considerada fácil?
nao
A probabilidade dele ser entendido é ao menos ele entrar numa sala de escola particular.
Foda hein
Mano essa questão não entra na minha cabeça, pra mim não faz sentido algum.
Professor, como eu sei que tenho que multiplicar e não somar? Essa que és a minha grande dificuldade.
multiplicar quando se usa "e", somar qualndo se usa "ou"
questao loka mano!
Por que elevou 0,7 ao cubo e ñ multiplicou 0,7 x 3 ?
Pq são eventos independentes
Não entendi 😐😕 por que teve que elevar a 3
Eleva a três pq ele está calculando a probabilidade de nenhum dos três responderem o entrevistador
Pq não pode fazer 0.3x0.3x0.3? Pq da errado?
Temos os alunos A, B e C. Neste caso, você está calculando a probabilidade de A entender e B entender e C entender. A questão pede a probabilidade de pelo menos um aluno entender, não dos 3 entenderem.
Uma ótima questão para se pular
Prof, resolvi essa questão por etapas jurando que tava indo no caminho certinho, mas errei. Ainda não entendi pq meu raciocínio estava errado, pode me ajudar? Então, primeiro considerei que um aluno entenderia a pergunta e os outros dois não, então fiz 0.3x0.7x0.7. Depois 0.3x0.3x0.7 (dois alunos entenderam). Por fim, o.3x0.3x0.3 (os três entenderam). Ai somei todos os resultados, chegando em 23.7%. Pq isso esta errado?
mesma dúvida por aqui
Eu fiz 30/100 ^3
Mas Rafael , a probabilidade dele ser entendido pelos 3 alunos é de 65,7% , contudo não incluiu a probabilidade dos alunos conseguirem responder a pergunta feita (pode ser que eles entendam o que foi dito e não conseguirem responder) , isso diminui a probabilidade da pergunta ser entendida e respondida simultaneamente, como diz a questão , né?
vc se enrolou todinho ksksk
Questão muito mal formulada e maliciosa. As questões de probabilidade são sempre as piores de se interpretar, é relativo demais.
Socorro Deus como vou passar no Enem
probabilidade da um nó na minha cabeça, mas a explicação muito clara desatou ele :D
nunca que eu ia descobrir isso