Parece clichê mais meu pai me dizia que o amor é um sentimento que não se esgota. Quanto mais vc trabalha no amor ele vai se propagando em ondas e atingindo cada vez mais pessoas. Acho que estamos vivendo muito no individualismo e no relativismo. Todo mundo quer tudo mas ninguém esta disposto a doar nada. Essa conta não fecha e gera insatisfações pessoais.
Interessante também o fato de como as redes sociais exacerbam essa impressão de que a nossa vida "deu errado", a todo momento ali você é bombardeado de pessoas que estão em lindos lugares em plena segunda feira, rostos e corpos perfeitos, famílias sorrindo. Sem falar de que muitas vezes as pessoas que estão ali exibindo a perfeição da vida delas, são pessoas "próximas a você". E fica aquela sensação - Só da errado comigo!
Mais um pouco de Clarice Lispector: "Ah, meu amor, não tenhas medo da carência: ela é o nosso destino maior. O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre."
Emanuel, a vida é menos cretina (compartilhada) com você. Obrigada pelas reflexões, tenha certeza da tua importância para todos nós 🙃 Edit: compartilhada.
Nunca estamos em nossa plenitude omeostática em relação ao amor porque nós temos um buraco em nosso coração. Esse buraco é infinito porque é do tamanho de Deus. Deus é amor e infinito. Nós fomos feitos para Ele, para sermos amados por esse amor infinito. "Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros." - 1 João 4:9-11
Achei bizarro porque hoje quando fui escrever sobre o meu dia eu coloquei “parece que tudo da errado comigo” sendo que tiveram coisas positivas no meu dia, como fazer feira com ajuda da minha vó, conseguir controlar meu desejo de compulsão alimentar e fazer exercícios, mas acabei focando só que no que não esta me deixando contente..
Nossa também faço muito isso! Tô saindo de uma crise existencial muito louca e esse vídeo me deixou mais sã. Via de regra também sempre acho que tudo dá errado na minha vida, mas continuo comendo, existindo, pagando conta etc de formas mais ou menos restritas (dependendo do momento de vida)... Então... acho que a satisfação/ contentamento surge "na tentativa de tentar" resolver os problemas que aparecem no caminho.
Oi, Deus me trouxe até aqui para te lembrar que a decisão de onde vc quer passar a eternidade deve ser feito em vida. Depois da morte não terá mais esta oportunidade. Vc já decidiu? Céu ou Inferno? Vc sabe o dia que vai morrer? Conhece alguém da sua idade que morreu de repente? Então nao deixe para amanhã, ainda hoje decida pelo Paraiso onde não haverá tristeza, dor, doenças, morte, choro... vamos lá....seja sábio!!!! Não sabe se morrerá daqui alguns minutos... Basta dizer: Jesus Cristo eu acredito que veio a terra pagar uma divida minha espiritual gigantesca, da qual nunca poderia pagar com meus esforços, obrigada por teu sangue derramado por mim naquela cruz!! Coloca meu nome no livro da vida para após a morte eu morar com o Senhor! Governa a minha vida e me ajuda a crescer espiritualmente amando e ajudando os outros como o Senhor ajudava e te amando sobre todas as coisas. Amem! Prontinho amado e amada, Se fez esta oração, vc recebeu um selo espiritual e agora tem seu lote celestial garantido através do sangue de Jesus! Nos vemos no céu!!!! Se você declarar, publicamente: JESUS É O FILHO DE DEUS!!!!! Deus viverá unido com vc, e vc viverá unido com Deus. 1 João 4:15
É sempre bom assistir aos seus vídeos, porque eles meio que dão um wake up call de "Ei, calma, isso é normal, ou se não é normal, pelo menos, é comum. Outras pessoas (as vezes todo mundo) passam por isso". Ainda dou respostas automáticas ao desconforto. Tá faltando colocar novas respostas em prática. O eterno segundo (ou terceiro?) passo.
@@claudiarodrigs Exatamente, D. Cláudia! mas que bom que ele "apareceu" (ou o descobrimos) e podemos ter novas interpretações de nós ou do que nos acontece.
Estamos juntas nessa: trabalhar em tentar respostas novas! Hoje mesmo eu falava sobre estar cansada de volta e meia repetir respostas que sei terem dado errado no passado, mas que dentro da minha cabeça eram melhores do que arriscar em algo novo. O vídeo e o teu comentário são como um abraço.
Sábado ganhou uma boa sensação de sentimento! O problema é a gente ter que tentar entender que o mundo funciona de um jeito e, a gente sente de outro. Vídeo + Café = Testando hipóteses de perfeição Somos os futuristas desse canal
Perceber🧘🏼♀️, agir👣 e criar memórias💞 que nos levem a satisfazer nossas necessidades básicas mais assertivamente !! Manu, você é amado por nós 💞 e obrigada pela iluminação e inspiração constantes!!
Fez muito sentido, Manu. O que me veio à mente foi a competitividade em que vivemos. Aparentemente a gente compete por qualquer coisa e, se pudermos fazer um recorte de gênero, à mulher é recente este lugar. A falta constante pode ser em relação ao nosso distanciamento às noções de coletividade, enquanto cresce nossa suposta importância como indivíduos meramente. Eu me vejo nessa condição contraditória: quero que todos me amem, mas meu esforço é só por mim.
Concordo em partes, mas tb existem muitas pessoas que se doam muito e essas são super desvalorizadas. No meu caso eu passei de pessoa que se doava imensamente para alguém que só pensa em si, pois se não posso ser amada por todos então vou ser muito amada por mim mesma e vou pensar sempre em mim primeiro.
Manu, desde minha experiencia acompañando crianças e observando a mim mesma, essa, com certeza, é a diferencia entre nossa geração e a geração de Vicente e de outros niños. A consciencia dos país em dar amor incondicional, de cuidar a criança con apego. Nao fomos uma geração respeitada en nossas necessidades de apego e por isso passamos a vida nessa busca desesperada por amor. Isso aconteceu porque entre o amor incondicional de nossas mães e a gente, estaba o patriarcado, que sabe que todo mamífero necesita amor, cuidado, contato físico para sentirse seguro. As teorías desenvolvidas pelos psiquiatras (em sua maioria esmagadora, homens) dizia que atender a necessidades básica de amor incondicional ia deixar a criança mal acostumbra, caprichosa, xiliquenta. Então, tem que dá peito de tres en tres horas e Nao em demanda libre, porque senão fica mal acostumado; Nao pode carregar muito senão Nao Vai andar e Vai ficar dengoso; depois de maiorzinho, Nao pode dormir na cama dos pais... A criança Nao Vai dormir a vida toda, ela necessita sentirse segura. Saber que suas figuras de apego e amor incondicional estão lá e Nao vão faltar para ela. O cerebro da criança funciona distinto do cerebro do adulto. E por essa falta de apoio que tiempos em nossa primeira infancia, Vai reverberar até a nossa vida adulta. Nossa sensação de desamparo vem daí, dessa falta de apego na primeira infancia. Enfim, brigada por esse vídeo maravilhoso! Beijos para os tres!
Eu fui uma criança muito amada, mas muito mesmo. E hoje eu preciso me coordenar pra não ficar atrás de qualquer migalhinha de amor que me oferecem pois nunca é o suficiente, ou seja, a teoria do Manu faz mais sentido.
Mas e que dizer de gerações anteriores, nossos pais ou avós, por exemplo? O "modelo patriarcal" era até mais forte do que nas próximas. Não se falava tanto em necessidades emocionais. A criação dos filhos era mto mais "natural" do que hoje em dia, em que nos perguntamos constantemente se estamos "fazendo isso certo" ao criar filhos. Mas é essa geração atual que está explodindo os casos de depressão e outras doenças emocionais. Não entendo isso.
@@lauragoiaba esse mesmo comportamento acontece com pessoas que desenvolveram dependência emocional por ter tido pais emocionalmente ausentes na infância. Como entender isso? 🤔💭
@@czn_natalia Mas é que as gerações anteriores não tiveram que passar por esse boom tecnológico. Talvez se essa geração tivesse que passar por tudo isso e ainda levar cintada no lombo, eles estivessem batendo a cabeça na parede de tanto desespero. A verdade é que ta todo mundo insano por causa da internet, até as gerações passadas. (Já viu os idosos no zap? rsrsrs)
Tem vários pontos do vídeo que me levaram a refletir. Num ponto, se a gente tá falando de neurociência, não seria necessário dar atenção ao funcionamento físico químico do cérebro. A minha experiência é de que estar sob efeito de uma depressão altera completamente sua percepção sobre a realidade. É como uma lente que distorcesse e aumentasse todos os problemas. Por outro lado, é muito percetível qdo vc inicia um antidepressivo e ele começa a fazer efeito. Parece que os problemas continuam, mas sem a dimensão catastrófica de antes. Outro ponto é que na minha análise fui aprendendo estratégias pra passar esses períodos. Trazer essas coisas pra consciência ajuda muito. Saber que vc vai tão mal qto a média das pessoas e bem melhor que muitas outras. Outra questão é essa do déficit de amor. Isso não seria o desejo se desenvolvendo da maneira normal? Nenhuma relação te preencheria totalmente, sempre haveria déficits que te levariam a ir pro mundo buscar o que ficou faltando.. Uma vez escutei um psicanalista (lacaniano) falando isso, enquanto o desejo se desenvolve numa relação de metonímia, te levando a construir mais laços sociais, algo saudável, o gozo funcionaria como metáfora, o desejo ficaria tamponado por um objeto substitutivo do próprio objeto do desejo. Não tenho formação nenhuma na área, são só reflexões totalmente leigas de um analisando. Seus vídeos são sempre muito bons e me levam a refletir! Um abraço!
Manu faz mais parte da vida da gente do que ele imagina!!! Dez dias sem ouvi-lo e eu já sinto imeeeeeeeensa falta. São reflexões importantes (e bonitas!) d-e-m-a-i-s. Gra-ti-dão, Emanuel! 💐❤️
Essa questão do processamento inteligente é muito interessante. Eu tive conhecimento dela por experiência pessoais. Depois de um certo nível de autoconhecimento você toma certo entendimento sobre seu funcionamento como humano e indivíduo moldado pelo meio. Encontramos padrões através da mente científica e filosófica que aprimoramos com o passar do tempo. Posteriormente temos lapsos de consciência dentro dos comportamentos que não tínhamos ideia, mas haviam sido programados pelo meio. De repente furamos as camadas de um comportamento programado e automotivo e colocamos um novo código em cima do mesmo. Uma reflexão em cima de um “pacote comportamental”, às vezes confuso o bastante que nem se sabe por onde começar. Parece até fazer barulho. Em um destes lapsos de consciência onde eu estava simplesmente no que chamaria de um estado de repouso, olhando para um ponto “x” no meu quarto “sem pensar em nada” tenho então um lapso de consciência neste momento e percebi que meu cérebro estava criando imagens através de objetos já existentes no meu campo de visão. Neste momento olhava então para o meu vaso de flor e vi que meu cérebro na hora fazia várias leituras sobre o mesmo e até o flexionava transformando-o em outras imagens. Foi muito sutil e rápido. Eu literalmente peguei no flagra uma parte do meu subconsciente. Fiquei pensando desde então o quanto de informação nosso cérebro deve realmente processar por dia. Está quase que a todo momento se formatando, lendo, deduzindo. Talvez a meditação seja realmente uma ferramenta com excelentes resultados para realizações de como essa nossa máquina funciona.
Acho que fez sentido demais, Manu. E fico feliz pq coincidiu com várias reflexões que tenho tido. Eu moro sozinha e recentemente rompi os ligamentos do tornozelo. Meus amigos têm me ajudado bastante, mas parece que nada é suficiente. Eu continuo esperando alguém que vai me dar dedicação total, e me frustrando. Mas acabei refletindo sobre já ter um mês que estou nessa condição, e que estou dando conta melhor do que estava percebendo. Também pensei sobre não haver a possibilidade de dedicação total e que a solidão que sinto não é (só) culpa das minhas parcerias, e (também) um sintoma social.
Tô desde os últimos minutos do vídeo com a boca aberta, em choque com a observação/conclusão final. Fez muito sentido pra mim! Todo sentido! Obrigada pelo teu trabalho, Manu! Ele é inspiração! ✨
Esse vídeo foi tão importante pra mim que não tenho nem palavras! Queria dizer que todos os vídeos são "o vídeo mais importante desse canal" kk, pois todos nos dão lições incríveis! Obrigada pelo teu trabalho diário de estudos, explanações e acolhimento, Manu.
Perfeito! Esse SEMPRE é tão inadequado quanto o NUNCA: " srmpre" dá errado..." nunca" da certo...Que tenhamos - e não é fácil não, eu sei- consciência da nossa capavidade de boas escollhas ( aquelas que nos levam pra HOMEOSTASE). Mais um vídeoSIM: SUPER IMPORTANTE! Uma aula de comportamento...Filosofia presente...com honestidade e generosidade de sobra. Gratidão!!!
Podemos pensar também no desafio/stress (essa "interrupção da homeostase") como um agente natural, uma vez que a inconstância/mudança é a base da vida. Também, como um agente que nos coloca em movimento, logo, um promotor de ação e vida. Nesse sentido, podemos encarar esses 'desafios' da vida como eles são: nada mais do que experiências. Assim, e parafraseando Epíteto, é a maneira como os percebemos, os encaramos e a eles reagimos que ditará nossa "felicidade" ou "infelicidade".
Alguns rituais de meditação focados na respiração e da presentificação trazem uma sensação de bem-estar e perspectivas positivas da vida. Porém, essa leveza do ser seria mesmo insustentável? Por que logo entramos nesse carrossel do buscar e sentir medo, os afetos fundamentais que nos assombram? Obrigado por mais essa manhã de sábado tão enriquecedora.
Uma coisa que me deixa extremamente pra baixo é assistir crianças brincando ou rindo sla, é engraçado como nós desaprendemos a desapegar e a enxergar e aceitar as coisas e gerar estusiasmo em nós seja pro que for
Acho que faz muito sentido. Se considerarmos que a noção de "infância" e como as crianças se tornaram os imperadores nos lares e o quanto a depressão vem tomado a vida adulta, faz todo o sentido pensar que o défict de amor que sentimos enquanto adultos tenha como provável origem esse registro de amor feito em nossa primeira infância.
Cara... O quão necessário são os seus vídeos! Nussa, a nível de autocompreensão, é assustador o tanto que pode ajudar pessoas (como eu) obrigadão por isso.
uma das respostas que eu vejo pra essa parada do amor estar em falta e estarmos numa busca constante por mais “cheios” que nossos potinhos estejam, é que ,em última análise, sabemos que apesar das juras eternas da outra pessoa aquele sentimento não é uma garantia por si só. alem disso, também da pra pensar a partir da perspectiva de controle (do relacionamento e do outro) de forma implícita, pq se no final das contas aquele vínculo se romper sabemos que existe uma terceira pessoa disponível pra nos dar afeto
Oi, Deus me trouxe até aqui para te lembrar que a decisão de onde vc quer passar a eternidade deve ser feito em vida. Depois da morte não terá mais esta oportunidade. Vc já decidiu? Céu ou Inferno? Vc sabe o dia que vai morrer? Conhece alguém da sua idade que morreu de repente? Então nao deixe para amanhã, ainda hoje decida pelo Paraiso onde não haverá tristeza, dor, doenças, morte, choro... vamos lá....seja sábio!!!! Não sabe se morrerá daqui alguns minutos... Basta dizer: Jesus Cristo eu acredito que veio a terra pagar uma divida minha espiritual gigantesca, da qual nunca poderia pagar com meus esforços, obrigada por teu sangue derramado por mim naquela cruz!! Coloca meu nome no livro da vida para após a morte eu morar com o Senhor! Governa a minha vida e me ajuda a crescer espiritualmente amando e ajudando os outros como o Senhor ajudava e te amando sobre todas as coisas. Amem! Prontinho amado e amada, Se fez esta oração, vc recebeu um selo espiritual e agora tem seu lote celestial garantido através do sangue de Jesus! Nos vemos no céu!!!! Se você declarar, publicamente: JESUS É O FILHO DE DEUS!!!!! Deus viverá unido com vc, e vc viverá unido com Deus. 1 João 4:15
Essa semana eu meio que desfiz uma amizade (na verdade a amizade que se desfez de mim) e esses vídeos e autoescrita me ajudaram muito nesse processo. Pois eu tinha automatizado o comportamento de fugir ao primeiro sinal de rejeição, mas dessa vez eu fiquei até o fim, me mostrei disposta a seguir a amizade e fui rejeitada mesmo assim, ok. Respirei fundo e agora estou "de boa" curtindo meu luto. Digo "de boa" pq estou triste mas entendendo que fiz tudo que pude, que mudei minha forma de agir e que isso tudo é um processo natural da vida e que pode ficar triste sim, pode chorar sim, pode sentir saudade. Obrigada por tudo Manu. PS: Sobre as surpresas boas...no caso da declaração de amor nos causar surpresa sempre, poderia vir de um lugar meio autodepreciativo em que a gente fantasia que não merece o amor que tanto deseja?
Achei ótimo seu questionamento quando fala de déficit de amor! "Qualquer sinal de amor... a gente se agarra nele desesperadamente... nunca é o suficiente". Será que isso não bate na necessidade do nosso ego? Por mais que estejamos "satisfeitos" de amor, nosso ego sempre aceitará a "sobremesa"... Não?
Por isso na filosofia a ideia do ser humano como um "ser do erro/da falta". As técnicas meditativas servem justo para ganharmos consciência do q fazemos no automático. A falta contudo é o q provoca a criação, para suprir aquilo que não temos, adaptar o mundo à nossa existência.
Isso realmente explica muita coisa, e até da para entender o porquê algumas pessoas permanecem em relacionamentos abusivos, recebendo o mínimo de amor e carinho. Bem pensado.
Manu, também sou psicanalista e me peguei pensando no que você diz sobre a variação positiva da homeostase como se fosse um déficit permanente de amor. Eu sei que você não é muito fã da ideia da pulsão de morte do Freud, mas nesse caso faria sentido pensar que mesmo as variações positivas são quebras na homeostase e você tende a "voltar ao inanimado". Digo isso porque existem pessoa que se cobram muito, e as vezes quando são elogiadas pensam "não mereço tudo isso, só fiz minha obrigação". Essas pessoas acabam até entrando em um estado masoquista, se punindo por realizarem desejos, ou por serem reconhecidas como boas. Talvez elas nem cheguem nessa sensação de "surpresa boa" que você menciona no video. Isso não me parece déficit de amor constante, mas sim dificuldade de valorização própria e uma tentativa de busca de um ideal de Eu inatingível, digno de receber amor. Não sei se faz sentido para você essa reflexão, mas é um debate interessante de qualquer modo. Otimo video Abraços
@thukdun pelos vídeos que assisti, ele não fecha questão e procura esclarecer que está falando sobre uma possibilidade entre várias. Ele não disse aqui, nesse, mas deve ser também. Mas obrigada por trazer essa sua leitura para complementar!!
Estou acompanhando os seus vídeos há uns três meses e não paro mais . Cada vídeo um melhor que o outro. Sempre que preciso de um conselho, venho aqui. Não pare com esse trabalho pois você está ajudando muita gente. Inclusive eu !
Nossa, Emanuel, que vídeo incrível! Na verdade todos são, porque sempre fazem sentido para mim, e acho que é o que venho fazer aqui quando venho assistir seus vídeos: buscar algum sentido para vida, para refletir, seja lá o que for. Muito obrigada por compartilhar um conteúdo tão rico através da sua percepção que é tão excelente!
É o que acontece com a humanidade que está condicionada a padrões de automatização em relação a realidade e repete as mesmas histórias sem conseguir ter a percepção de onde estar o erro que a faz andar em círculos repetindo o mesmo cenário com novas roupagens.
Oi Manu... Interessante que você me fez compreender um pouco melhor sobre Mindfulness (atenção ou consciência plena).. quando várias práticas são propostas para trazermos a atenção às ações, sensações e pensamentos automáticos - como escovar os dentes, tomar banho, a própria respiração, a meditação sendo observadores do que acontece dentro da gente e ao nosso redor... Uma tentativa de "desautomatizar" a homeostase, e até mesmo as nossas reações automáticas pros acontecimentos... Cada vez mais tá fazendo sentido pra mim... Gratidão 💜
Trabalhei no suporte técnico de uma empresa, só era acionado quando tinha problemas a serem resolvidos, o que foi dito me fez pensar sobre isso, eu achava que a empresa era ruim justamente por eu só estar consciente do problema. Direcionar a atenção para o que dá certo como em um diário de gratidão pode ser uma ferramenta. Obrigado pelo vídeo, me tirou um peso e tenho a impressão de te conhecer fora do UA-cam.
Muito interessante essa concepção sobre a consciência. Estudei isso na graduação de psicologia a partir da investigação do processo psicológico básico da atenção, distinguindo atenção e percepção, onde esta última diz respeito a resposta padrão do corpo, o automatismo, enquanto a atenção estaria relacionado com a tomada de decisão, geralmente obtida em situações de erro de previsão. Mas é importante pontuar também, Manu, que mesmo que cotidianamente as pessoas, talvez devido a nossa cultura, vivam de uma forma que experimentem a consciência dessa forma involuntária, de coisas que lhes chamem a atenção, é possível produzir a atenção voluntária, que inclusive é o que ocorre em uma psicoterapia, ao menos na perspectiva que eu consegui construir em minha formação. Enfim, resumindo, é possível desenvolver a atenção voluntária e isso ocorre com auxílio da ferramenta mediadora chamada linguagem (proposta de Vygotsky).
Oi, Deus me trouxe até aqui para te lembrar que a decisão de onde vc quer passar a eternidade deve ser feito em vida. Depois da morte não terá mais esta oportunidade. Vc já decidiu? Céu ou Inferno? Vc sabe o dia que vai morrer? Conhece alguém da sua idade que morreu de repente? Então nao deixe para amanhã, ainda hoje decida pelo Paraiso onde não haverá tristeza, dor, doenças, morte, choro... vamos lá....seja sábio!!!! Não sabe se morrerá daqui alguns minutos... Basta dizer: Jesus Cristo eu acredito que veio a terra pagar uma divida minha espiritual gigantesca, da qual nunca poderia pagar com meus esforços, obrigada por teu sangue derramado por mim naquela cruz!! Coloca meu nome no livro da vida para após a morte eu morar com o Senhor! Governa a minha vida e me ajuda a crescer espiritualmente amando e ajudando os outros como o Senhor ajudava e te amando sobre todas as coisas. Amem! Prontinho amado e amada, Se fez esta oração, vc recebeu um selo espiritual e agora tem seu lote celestial garantido através do sangue de Jesus! Nos vemos no céu!!!! Se você declarar, publicamente: JESUS É O FILHO DE DEUS!!!!! Deus viverá unido com vc, e vc viverá unido com Deus. 1 João 4:15
Se vivêssemos intensamente, os vários momentos positivos , provavelmente teríamos muita satisfação, e, nas fases ruins, talvez, percebecemos, que o bom voltaria a acontecer, e assim talvez, nos adapitassemos.
Nosssaaa Emanuel …já amei a reflexão de sábado que fica pra semana ….vou ficar aqui questionando 🧠❤️🤔…Eu sou apaixonada pelo seu canal …parabéns excelentemente ….🥂🍾continua sempre hahahahahaaha….💕🙌🏻
Sassinhora, Manu, n sei q alostase aconteceu na sua vida pra vc fzr esses vídeos. Que bom q fez algo, pq vc ajuda milhares de pessoas. Obrigada. Só continua. Por favor.
Ai! Esse final doeu na alma. Afinal, a vida é sobre isso não é? Não é só isso que Deus mandou fazer? Jesus deu apenas 2 mandamentos indispensáveis ultramega importantes: 1- Amar a Deus sobre todas as coisas (esse mandamento fala sobre si mesmo porque quando amamos a Deus, nos atentamos a este mandamento, logo queremos cumpri-lo e cumpri-lo significa amar) e 2- Amar ao próximo como a si mesmo. Cara, Deus deu dois mandamentos cuja ordem de amar vem 3 vezes.... Amor amor amor. Amor ao amor, amor a mim mesmo e amor ao meu próximo. A vida é sobre amor. Deus é sobre amor. Eu e você somos sobre amor. A questão é: por que é tão difícil?
Eu concordo quando você diz que o nosso mundo torna o vínculo muito difícil, mas eu adoraria um vídeo mais a fundo sobre isso.. que aspectos do nosso ambiente tornam essa criação de vínculo tão difícil?
Nossa, esse video apareceu aqui no momento certo quando eu tava pensado após o suicídio de dois colegas no dia de hoje como nossa sociedade tem perdido a esperança e desistido...
Show de vídeo! É bem por aí , temos necessidade de amor,tanto da família como de amigos e até mesmo de estranhos . Estamos sempre na busca de afetividade seja de quem for .
Assistir e ouvir vc Emanuel é trazer Luz e Paz para a complicação da complexidade de viver. Não bastava serem as estruturas psíquicas e psicológicas tão complexas, aí a gente ainda complica tudo com nossa falta de conhecido do funcionamento dessas estruturas. Então vem vc pra ajudar a desatar alguns (muitos) nós e trazer calma e alívio pra existência -> ah calma, respira, é assim mesmo sobreviver, be happy! Amo-lhe Emanuel💖
Incrível! Vídeo sensacional. Manu, você conhece (gosta?) Do Viktor frankl? Eu acho que ele chega num lugar parecido de "solução", do desejo de sentido...
Seus vídeos são incríveis, manu! Muito obrigada por sempre compartilhar tanto conhecimento! Eu pensei sobre essa ideia da gente nunca se esgotar do amor. Acho que na verdade a gente nunca se enche completamente de todos os sentimentos positivos, sempre queremos mais. Ainda que tenhamos uma vida muito pacífica, sempre queremos viajar ou passear para um lugar que nos traga mais paz e conforto. Ainda que tenhamos uma vida feliz, sempre estamos a procura de mais felicidade. A mesma coisa acontece com o amor, ainda que estejamos cheios de amor, não parece suficiente e cada pedaço a mais de amor que nos é oferecido nos faz bem.
Gosto muito da sua forma de rever todos esses conceitos de forma muito mais simples e próxima a realidade. Pensei que se é a falta que nos move, talvez atender as necessidades não seja um movimento pendular, mas espiral. Talvez não se retorne a homeostase, mas se redefina um novo patamar a cada “sucesso”. As boas surpresas são como bônus, recompensas ou resultados obtidos sem consciência de ter feito esforço para tal.
Muitas questões surgem a partir dessa constatação. A primeira e mais fundamental é: o que é a experiência de amor? Segundo, em que medida nossa existência torna-se "apequenada" diante dessa necessidade constante e inalcançável de amor? Terceiro, e que já foi colocado por você no final do vídeo, como satisfazer coletivamente essa necessidade de amor, dado que é impossível diminuir a própria necessidade?
Incrível esse vídeo👏👏👏 vivo esse defet é triste, principalmente de não poder fazer nada em relação a isso. É meio que viver a merce da vontade do outro em querer me amar.
Assim como o Samuel mencionou, TB acredito que práticas de meditação como Minfullness ajudam muito na questão de " Ser presença" e poder ter mais percepção e consciência de nossos atos. Talvez se desgrudar um pouco e permitir olhar a nossa vida com um olhar de observador e não tentar controlar tanto as coisas, talvez nos permita criar novos sentidos de vida novos olhares pra está vida e assim permitir algumas libertações de vivências muitas vezes já pré moldadas para nós, já que somos atravessados por questões e influências sociais
Emanuel é possível fazer algum paralelo sobre a ideia meditativa de estar presente? Digo pelo seguinte, existe a ideia de atenção plena certo? E seria um estado de mente que observa tudo que está fazendo, pelo menos é como eu entendo. Uma vez que a mente está atenta ela conseguiria observar até a homeostase? E será que uma vez observada a homeostase e observando várias vezes, isso pode virar também um automatismo? Ou não, observar seria o aspecto menos condicionado e talvez até passível de reconhecer amor de forma mais geral e menos deficitário? Não sei se me fiz ser entendida, espero que sim ...rs Obrigada pelo vídeo
Faz muito sentido, Manu! Principalmente quando você fala dos likes e essa sensação de ser, senão amado, reconhecido de alguma forma. Mas aí, fiquei pensando... Existe algum jeito de nos "nutrirmos" de um amor que não venha de fora? Não sei se você já falou disso em algum vídeo anterior, mas para mim, essa é a grande incógnita e o grande exercício: se somos seres sociais e precisamos do olhar do outro para o reconhecimento, como fazer o que ouço o tempo inteiro dos profissionais "Psi"? E encontrar esse amor dentro para que a busca fique menos sofrida? É possível?
depois de uma breve reflexão sobre a sua pergunta sobre o amor eu acredito que seja uma questão de conceitos, por mais que o conceitos de amor, felicidade, e tudo mais, seja muito bem definidos dentro de vc, por vc ter estudado isso na faculdade e trabalhar com isso diariamente, a maioria das pessoas não tem esses conceitos bem definidos para si mesmas, e na minha opinião a grande maioria das pessoas não tiveram uma educação pra entender os conceitos de sentimentais e como cada um afeta a nossa vida, logo algumas pessoas acreditam que estão fazendo algo muito bom ou por amor, quando na realidade estão sendo movidas por um sentimentos de falta de afeto ou por defesa de algum trauma infantil, logo elas nao vivenciaram o amor que o seu filho vivenciou na infância. as vezes seu filho tendo bons pais como eu acredito que vc e sua esposa sao, esta tendo uma oportunidade rara, em sentir e ter esse amor tão cedo, muitas pessoas simplesmente não nasceram para serem pais, o tesão do sexo e um instinto mais básico do que o amor, logo isso explica uma sociedade aonde a erotização e tão mais intrinca a ela do que a educação, educar e uma forma de amar, de cuidar, de querer bem, sexo e apenas instinto básico, eu me baseio em um filosofia que diz que o que esta dentre e como o que esta fora, por isso acredito que muitas pessoas não saber o que e o amor, por não desenvolveram isso dentro de si ou não observaram dento delas, pessoas extremamente centradas nelas mesmo acabam não enxergando ou tendo empatias, e não criando vínculos, e passam isso nas gerações seguinte.. logico e tudo o que defendo aqui e apenas observações minhas, de alguém que não estudou psicologia na faculdade... logo não tenho como falar por experimentos e sim apenas pelas minhas observações e estudos no youtube.. kkk
@emanuelaragao gostaria de deixar uma sugestão de tema... Como liberar emoções de um evento traumático, como ultrapassar quando temos de viver no mesmo meio (por exemplo trabalho ou família)... A única forma é enfrentando as situações? Como superar a somatização de doenças pela dificuldade em lidar com essas emoções ou com o enfrentamento das situações/pessoas... Gratidão imensa pelos teus vídeos 🙏
Uau!!! Que ótima análise sobre essa questão de enxergarmos mais o negativo da vida! Realmente, vc me ajuda a não achar que só acontece comigo, a não me sentir menos só, entre outras coisas! Muito, muito agradecida pelo seu trabalho Manu!
Oi, Deus me trouxe até aqui para te lembrar que a decisão de onde vc quer passar a eternidade deve ser feito em vida. Depois da morte não terá mais esta oportunidade. Vc já decidiu? Céu ou Inferno? Vc sabe o dia que vai morrer? Conhece alguém da sua idade que morreu de repente? Então nao deixe para amanhã, ainda hoje decida pelo Paraiso onde não haverá tristeza, dor, doenças, morte, choro... vamos lá....seja sábio!!!! Não sabe se morrerá daqui alguns minutos... Basta dizer: Jesus Cristo eu acredito que veio a terra pagar uma divida minha espiritual gigantesca, da qual nunca poderia pagar com meus esforços, obrigada por teu sangue derramado por mim naquela cruz!! Coloca meu nome no livro da vida para após a morte eu morar com o Senhor! Governa a minha vida e me ajuda a crescer espiritualmente amando e ajudando os outros como o Senhor ajudava e te amando sobre todas as coisas. Amem! Prontinho amado e amada, Se fez esta oração, vc recebeu um selo espiritual e agora tem seu lote celestial garantido através do sangue de Jesus! Nos vemos no céu!!!! Se você declarar, publicamente: JESUS É O FILHO DE DEUS!!!!! Deus viverá unido com vc, e vc viverá unido com Deus. 1 João 4:15
Eu fui rejeitada ao nascer, minha mãe adotiva quando me pegou para criar, ela havia desistido da adoção, mas mesmo assim ficou comigo, infeliz e arrependida, mas ficou. Ou seja, fui rejeitada duas vezes. É sempre sou rejeitada nos meus relacionamentos amorosos. As pessoas fala que eu sou uma mulher linda, que não entendem porque estou sozinha. Mas a verdade é que não me acho bonita e/ou boa suficiente para receber amor, pois eu nunca recebi amor. Qualquer migalha de afeto, eu me agarro com todas as forças e acabo sendo rejeitada.
Manu! Que bom ouvir isso, nesse momento, colabora com a minha homeostase! Rsrs...não sei se perdi algum vídeo (creio que não) mas a a alostase , sim a palavra mesmo( linguagem) me dei conta agora...tomei ciência...e aí é que que me estartou uma série de pensamentos. Os mecanismos alostáticos é que são ou devem ser o foco, me parece a queima roupa, aprimorá-los é que é a busca. Ali a partir do 14'20" , onde fala do 50%/50%....eu desbobrei, fugi, fui pra outro lugar, deixa ver se consigo expressar🤭 a grosso modo voltamos para o " não importa o que aconteça, mas o que vc faz com o que acontece com você " desses cliches tão vistos e ouvidos e lidos por todos nós, o tempo todo, de "catedráticos" até " good vibes" e coachs de plantão, mas decupar e dissecar assim é muito importante, sim a memória do que não dá certo gruda e do que dá certo automatiza, ou talvez só seja desfrutada pois afinal estamos em homeostase. Se estou errada por favor não me abandone...replique, mas creio que estou seguindo....sobre o 50/50, pensei que minha média é muito mais cagada tenho passado a vida a limpo nesse período de confinamento( não sou a única, sei. mas aos 51, tenho um repertório vasto para investigar, né não?) E muito embora tenha episódios de crises enormes, anos de terapia, interditos e frustrações e todo um sortilégio de tudo que nos trouxe, teve um tempo que minhas respostas eram boas muito boas, ainda bem jovem( lembrei de uma passagem dos 15 anos, que não vai caber aqui, mas sim minha homeostase era rapidamente assistida), mas onde quero chegar, agora sim, no 50/50, ainda..você pode ter uma porcentagem mais cagada ainda e é ela que pode te fazer uma pessoa satisfeita( palavra mais adequada do que a palavra feliz), porque se a alostase estiver em ponto de bala, mesmo diante dos desconfortos, infortúnios e do imponderável, porque afinal nossos conflitos em conflito com os conflitos socioculturais, nossas demandas em eterno desalinho e deficits do suprimento dos afetos básicos para uma homeostase satisfatória, e a gente sabe que é assim, a "eterna falta" do amor, essa avalanche da infância (lembrando sempre que muitas nem nesse momento) nunca mais voltará. O que me pegou é que quando tropeçamos estamos em alostase precisamos buscar, fugir, lutar, brincar, cuidar....seja lá o que for necessário ou que vc escolher, se for uma boa resposta gerará prazer. Você pode estar tropeçando a cada quadra, mas se tiver boas respostas você será seu próprio gerarador de prazer. Será que me fiz entender ou viajei demais. Digo isso porque nessas lembranças da minha vida pregressa me detive a pensar nos meus momentos de maior alegria, e não foi quando nasceu meu filho, ou quando ganhei um carro, ou que tive as minhas necessidades supridas, me vieram momentos de profunda angústia dos quais eu consegui sair, me mobilizei para buscar a homeostase, não tem prazer maior. Tô toda cagada ainda mas tenho encontrado melhores saídas. Hoje não queria ser outra pessoa, como muitas vezes quis. Gracias chico.
Manu, como pode perceber não atingi o Nirvana....rs..ainda macerando o conteúdo...sobre o amor, sua questão , quero arriscar um palpite. Dos afetos fundamentais, me parece que eles estão contidos nesse, deixa ver se me explico.. Somos uma espécie que sobreviveu aos predadores, por ser colaborativa, social, por sua interdependência intrínseca, união primordial para a sobrevivência. Sim todos vem de fábrica, para o mesmo fim, a sobrevivência , mas sem a agregação eles não seriam suficientes, se não se juntassem em grupos primeiramente, eles não teriam muito sucesso na proteção da vida, pensando nas condições e vulnerabilidades daqueles corpos, naqueles ambientes, não é mesmo?Me parece que todos estão meio que subordinados à ele.... também me ocorre de que eles são muito, se não muito, são mais permeáveis à cultura, e a necessidade do amor me parece que esta na esfera da natureza. Veja, uma das possibilidades de saída é a sublimação, não é?a melhorzinha, é possível sublimar o gozo, por exemplo, tem muita gente que o faz, sou uma delas 🤭 se há possibilidade é um "zeus nos acuda" mas se não há, desligo a chavinha sem problemas, é também possível sublimar a raiva, Monja Cohen tá aí de exemplo.... penso que sem o amor não é possível uma vida menos cretina. Claro que não falamos do amor romântico, né? Conexões, laços. Essas conexões dizem da nossa humanidade, são a nossa natureza e , a mim parece, que independe da cultura.. é o amálgama de todos, como se ele fosse o sistema onde os outros são os aplicativos. Bem eu acho, só acho....elocubrando apenas, mas vou dizer mais uma coisa, que sua questão jogou luz...Ter enviado esse comentário primeiro, entra na minha lista de conclusões...fiz muitos que não enviei, fui interrompida e abandonei, não soube sintetizar e desisti(fugi), outros procrastinei...enfim hoje fui tomada e decidi concluir (tenho observado e procurado sair do automático)...bem mas fiz com essa expectativa, maisvum desejo de fazer diferente do que qquer coisa, afinal é um comentário, um desejo de expressão, e claro é uma comunicação, existe uma outra ponta. Existe sim a expectativa de uma troca, mas para mim, apenas concluir foi um ganho fiquei satisfeita com minha ação. Mas quando vi em destaque me enchi de contentamento...a ação teve uma reação, aí a boa surpresa. Mas veja, peguei no tel agora pra escrever sobre a questão, e me deparei com 1 curtida...1? Só 1? Kkkkkk ahhhh o bagulho é complexo hein, não tava pirando, de repente não mais que de repente, percebemos que sem o olhar do outro sentimos já não existir, mesmo ainda existindo, é a morte em vida Achei que isso ilustra melhor a busca pelo amor. O Bom dia e boa semana pra todes! É pra todos, hein, até pros que não curtiram..🤭
Rapaz!! Que loucura..! Ainda debruçada no assunto e nos tantos desdobramentos que me inundaram...mas vou parar por aqui, não tenho o poder (e nesse caso não é possível) da síntese preciso respeitar fluxo(natureza)no caso ele está intenso, e não cabe no espaço que nos cabe aqui( cultura),aí ó.. olha o conflito! ....rs...mas queria dizer que talvez,esse seja "o vídeo mais importante desse canal!" 🤭 digo talvez porque sem os outros esse possivelmente não teria sentido....processo/percurso. Gracias novamente você catalisou o meu. Creio que essa dinâmica de desdobramentos é um movimento entre minha alostase e homeostase...bora lá, então. Até sábado!👋 P.s.Toda cagada( de tempo, de demandas, e um mundo de coisas à resolver...mas cheia de prazer na busca?) Assim....Seria uma vida menos cretina, algo como a "jornada do herói "? Se lasca mas avança? E a homeostase imediata a "zona de conforto?' Fui longe né? Abraços..
Primeiro precisávamos nos agrupar, a necessidade PRIMEIRA, a única forma de sobrevivência para nós - " vontade/desejo/ busca pelo amor" "O cuidar e ser cuidado" outros dois, para nos mantermos agrupados, " o gozo " nos reproduzimos, para aumentar a rede de proteção. " a raiva" para nos protegermos dos predadores, esse veja, é pra fora, hoje usamos entre nós..🤷♀️ A "brincadeira" nos ligarmos para ainda manter o desejo de proximidade, lembre situação cine qua non, para a sobrevivência estarmos em grupos, e a "busca" o mais óbvio, comida, sustento e melhores condições. Precisamos nos sentir unidos....hoje estamos longe dos predadores, não vamos morrer avançados por uma fera na esquina, vamos ao mercado, etc....todos esses afetos foram reeditados, atualizados, e o afeto primeiro e fundamental, " a busca pelo amor " o contrário foi negligenciado. Aí as questões são inúmeras...conflitos múltiplos socioculturais em unidade com as individualidades, nem vale entrar, nem é possível. Tô resistente de que esse é da natureza e fundação para os outros....que são uma espécie de braços, aplicativos, ferramentas para a manutenção da vida, mas o amor( aqui lembrando da amplitude da palavra, conexão, ligação...né?) É o "objetivo" a linguagem não abarca "natureza" é melhor, mas a grosso modo nessa construção, o objetivo pode ser interessante, o objetivo é ainda estarmos juntos...
Adoro seus vídeos, aprendo muito. Vc pode fazer um sobre pessoas com TDI? Eu tenho tanta dificuldade pra parar de brigar comigo, vivo em um cabo de guerra...
Parece clichê mais meu pai me dizia que o amor é um sentimento que não se esgota. Quanto mais vc trabalha no amor ele vai se propagando em ondas e atingindo cada vez mais pessoas. Acho que estamos vivendo muito no individualismo e no relativismo. Todo mundo quer tudo mas ninguém esta disposto a doar nada. Essa conta não fecha e gera insatisfações pessoais.
Bingo!
💔
Todo mundo quer tudo mas ninguém esta disposto a doar nada. - é isso ai 😫
Interessante também o fato de como as redes sociais exacerbam essa impressão de que a nossa vida "deu errado", a todo momento ali você é bombardeado de pessoas que estão em lindos lugares em plena segunda feira, rostos e corpos perfeitos, famílias sorrindo. Sem falar de que muitas vezes as pessoas que estão ali exibindo a perfeição da vida delas, são pessoas "próximas a você". E fica aquela sensação - Só da errado comigo!
Mais um pouco de Clarice Lispector: "Ah, meu amor, não tenhas medo da carência: ela é o nosso destino maior. O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre."
Emanuel, a vida é menos cretina (compartilhada) com você. Obrigada pelas reflexões, tenha certeza da tua importância para todos nós 🙃
Edit: compartilhada.
Nunca estamos em nossa plenitude omeostática em relação ao amor porque nós temos um buraco em nosso coração. Esse buraco é infinito porque é do tamanho de Deus. Deus é amor e infinito. Nós fomos feitos para Ele, para sermos amados por esse amor infinito.
"Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros." - 1 João 4:9-11
Achei bizarro porque hoje quando fui escrever sobre o meu dia eu coloquei “parece que tudo da errado comigo” sendo que tiveram coisas positivas no meu dia, como fazer feira com ajuda da minha vó, conseguir controlar meu desejo de compulsão alimentar e fazer exercícios, mas acabei focando só que no que não esta me deixando contente..
Nossa também faço muito isso! Tô saindo de uma crise existencial muito louca e esse vídeo me deixou mais sã.
Via de regra também sempre acho que tudo dá errado na minha vida, mas continuo comendo, existindo, pagando conta etc de formas mais ou menos restritas (dependendo do momento de vida)... Então... acho que a satisfação/ contentamento surge "na tentativa de tentar" resolver os problemas que aparecem no caminho.
Oi, Deus me trouxe até aqui para te lembrar que a decisão de onde vc quer passar a eternidade deve ser feito em vida.
Depois da morte não terá mais esta oportunidade.
Vc já decidiu?
Céu ou Inferno?
Vc sabe o dia que vai morrer?
Conhece alguém da sua idade que morreu de repente?
Então nao deixe para amanhã, ainda hoje decida pelo Paraiso onde não haverá tristeza, dor, doenças, morte, choro...
vamos lá....seja sábio!!!! Não sabe se morrerá daqui alguns minutos...
Basta dizer:
Jesus Cristo eu acredito que veio a terra pagar uma divida minha espiritual gigantesca, da qual nunca poderia pagar com meus esforços, obrigada por teu sangue derramado por mim naquela cruz!!
Coloca meu nome no livro da vida para após a morte eu morar com o Senhor!
Governa a minha vida e me ajuda a crescer espiritualmente amando e ajudando os outros como o Senhor ajudava e te amando sobre todas as coisas.
Amem!
Prontinho amado e amada,
Se fez esta oração, vc recebeu um selo espiritual e agora tem seu lote celestial garantido através do sangue de Jesus!
Nos vemos no céu!!!!
Se você declarar, publicamente:
JESUS É O FILHO DE DEUS!!!!!
Deus viverá unido com vc,
e vc viverá unido com Deus.
1 João 4:15
É sempre bom assistir aos seus vídeos, porque eles meio que dão um wake up call de "Ei, calma, isso é normal, ou se não é normal, pelo menos, é comum. Outras pessoas (as vezes todo mundo) passam por isso". Ainda dou respostas automáticas ao desconforto. Tá faltando colocar novas respostas em prática. O eterno segundo (ou terceiro?) passo.
Pra mim essa é a maior qualidade dos vídeos do Manu!! Fico sempre imaginando como teria sido caminhar pela vida sabendo disso.... que alívio seria!
@@claudiarodrigs Exatamente, D. Cláudia! mas que bom que ele "apareceu" (ou o descobrimos) e podemos ter novas interpretações de nós ou do que nos acontece.
Estamos juntas nessa: trabalhar em tentar respostas novas!
Hoje mesmo eu falava sobre estar cansada de volta e meia repetir respostas que sei terem dado errado no passado, mas que dentro da minha cabeça eram melhores do que arriscar em algo novo. O vídeo e o teu comentário são como um abraço.
Simmmmmm!!!! Sintetizou perfeitamente, Anna!
Todo video que eu assisto eu penso "ESSE é o video mais importante desse canal". Dai eu assisto o proximo e falo a mesma coisa. Hahahahahaha
Clarice Lispector: "A fome é sempre igual à primeira fome. A carência se renova inteira e vazia."
Sábado ganhou uma boa sensação de sentimento! O problema é a gente ter que tentar entender que o mundo funciona de um jeito e, a gente sente de outro.
Vídeo + Café = Testando hipóteses de perfeição
Somos os futuristas desse canal
Perceber🧘🏼♀️, agir👣 e criar memórias💞 que nos levem a satisfazer nossas necessidades básicas mais assertivamente !!
Manu, você é amado por nós 💞 e obrigada pela iluminação e inspiração constantes!!
Boa amiga! Esse Manu é fera. ❤
Fez muito sentido, Manu. O que me veio à mente foi a competitividade em que vivemos. Aparentemente a gente compete por qualquer coisa e, se pudermos fazer um recorte de gênero, à mulher é recente este lugar. A falta constante pode ser em relação ao nosso distanciamento às noções de coletividade, enquanto cresce nossa suposta importância como indivíduos meramente. Eu me vejo nessa condição contraditória: quero que todos me amem, mas meu esforço é só por mim.
Concordo em partes, mas tb existem muitas pessoas que se doam muito e essas são super desvalorizadas. No meu caso eu passei de pessoa que se doava imensamente para alguém que só pensa em si, pois se não posso ser amada por todos então vou ser muito amada por mim mesma e vou pensar sempre em mim primeiro.
Manu, desde minha experiencia acompañando crianças e observando a mim mesma, essa, com certeza, é a diferencia entre nossa geração e a geração de Vicente e de outros niños. A consciencia dos país em dar amor incondicional, de cuidar a criança con apego. Nao fomos uma geração respeitada en nossas necessidades de apego e por isso passamos a vida nessa busca desesperada por amor. Isso aconteceu porque entre o amor incondicional de nossas mães e a gente, estaba o patriarcado, que sabe que todo mamífero necesita amor, cuidado, contato físico para sentirse seguro. As teorías desenvolvidas pelos psiquiatras (em sua maioria esmagadora, homens) dizia que atender a necessidades básica de amor incondicional ia deixar a criança mal acostumbra, caprichosa, xiliquenta. Então, tem que dá peito de tres en tres horas e Nao em demanda libre, porque senão fica mal acostumado; Nao pode carregar muito senão Nao Vai andar e Vai ficar dengoso; depois de maiorzinho, Nao pode dormir na cama dos pais... A criança Nao Vai dormir a vida toda, ela necessita sentirse segura. Saber que suas figuras de apego e amor incondicional estão lá e Nao vão faltar para ela. O cerebro da criança funciona distinto do cerebro do adulto. E por essa falta de apoio que tiempos em nossa primeira infancia, Vai reverberar até a nossa vida adulta. Nossa sensação de desamparo vem daí, dessa falta de apego na primeira infancia. Enfim, brigada por esse vídeo maravilhoso! Beijos para os tres!
Eu fui uma criança muito amada, mas muito mesmo. E hoje eu preciso me coordenar pra não ficar atrás de qualquer migalhinha de amor que me oferecem pois nunca é o suficiente, ou seja, a teoria do Manu faz mais sentido.
Mas e que dizer de gerações anteriores, nossos pais ou avós, por exemplo? O "modelo patriarcal" era até mais forte do que nas próximas. Não se falava tanto em necessidades emocionais. A criação dos filhos era mto mais "natural" do que hoje em dia, em que nos perguntamos constantemente se estamos "fazendo isso certo" ao criar filhos. Mas é essa geração atual que está explodindo os casos de depressão e outras doenças emocionais. Não entendo isso.
@@lauragoiaba esse mesmo comportamento acontece com pessoas que desenvolveram dependência emocional por ter tido pais emocionalmente ausentes na infância. Como entender isso? 🤔💭
@@czn_natalia E não é? A psique é realmente algo muito intrigante!
@@czn_natalia Mas é que as gerações anteriores não tiveram que passar por esse boom tecnológico. Talvez se essa geração tivesse que passar por tudo isso e ainda levar cintada no lombo, eles estivessem batendo a cabeça na parede de tanto desespero. A verdade é que ta todo mundo insano por causa da internet, até as gerações passadas. (Já viu os idosos no zap? rsrsrs)
Tem vários pontos do vídeo que me levaram a refletir.
Num ponto, se a gente tá falando de neurociência, não seria necessário dar atenção ao funcionamento físico químico do cérebro. A minha experiência é de que estar sob efeito de uma depressão altera completamente sua percepção sobre a realidade. É como uma lente que distorcesse e aumentasse todos os problemas. Por outro lado, é muito percetível qdo vc inicia um antidepressivo e ele começa a fazer efeito. Parece que os problemas continuam, mas sem a dimensão catastrófica de antes.
Outro ponto é que na minha análise fui aprendendo estratégias pra passar esses períodos. Trazer essas coisas pra consciência ajuda muito. Saber que vc vai tão mal qto a média das pessoas e bem melhor que muitas outras.
Outra questão é essa do déficit de amor. Isso não seria o desejo se desenvolvendo da maneira normal? Nenhuma relação te preencheria totalmente, sempre haveria déficits que te levariam a ir pro mundo buscar o que ficou faltando.. Uma vez escutei um psicanalista (lacaniano) falando isso, enquanto o desejo se desenvolve numa relação de metonímia, te levando a construir mais laços sociais, algo saudável, o gozo funcionaria como metáfora, o desejo ficaria tamponado por um objeto substitutivo do próprio objeto do desejo.
Não tenho formação nenhuma na área, são só reflexões totalmente leigas de um analisando. Seus vídeos são sempre muito bons e me levam a refletir! Um abraço!
Manu faz mais parte da vida da gente do que ele imagina!!! Dez dias sem ouvi-lo e eu já sinto imeeeeeeeensa falta. São reflexões importantes (e bonitas!) d-e-m-a-i-s. Gra-ti-dão, Emanuel! 💐❤️
faz falta realmente, ainda mais pq falta conteúdo dessa qualidade por aqui
Meu coração aguarda com carinho o momento de chegar sábado de manhã e ficar na cama ouvindo os vídeos do Emanuel ❣️ reflexão e feedback da semana 🙏💕
Essa questão do processamento inteligente é muito interessante.
Eu tive conhecimento dela por experiência pessoais.
Depois de um certo nível de autoconhecimento você toma certo entendimento sobre seu funcionamento como humano e indivíduo moldado pelo meio.
Encontramos padrões através da mente científica e filosófica que aprimoramos com o passar do tempo. Posteriormente temos lapsos de consciência dentro dos comportamentos que não tínhamos ideia, mas haviam sido programados pelo meio. De repente furamos as camadas de um comportamento programado e automotivo e colocamos um novo código em cima do mesmo.
Uma reflexão em cima de um “pacote comportamental”, às vezes confuso o bastante que nem se sabe por onde começar.
Parece até fazer barulho.
Em um destes lapsos de consciência onde eu estava simplesmente no que chamaria de um estado de repouso, olhando para um ponto “x” no meu quarto “sem pensar em nada” tenho então um lapso de consciência neste momento e percebi que meu cérebro estava criando imagens através de objetos já existentes no meu campo de visão.
Neste momento olhava então para o meu vaso de flor e vi que meu cérebro na hora fazia várias leituras sobre o mesmo e até o flexionava transformando-o em outras imagens.
Foi muito sutil e rápido.
Eu literalmente peguei no flagra uma parte do meu subconsciente.
Fiquei pensando desde então o quanto de informação nosso cérebro deve realmente processar por dia.
Está quase que a todo momento se formatando, lendo, deduzindo.
Talvez a meditação seja realmente uma ferramenta com excelentes resultados para realizações de como essa nossa máquina funciona.
Acho que fez sentido demais, Manu. E fico feliz pq coincidiu com várias reflexões que tenho tido. Eu moro sozinha e recentemente rompi os ligamentos do tornozelo. Meus amigos têm me ajudado bastante, mas parece que nada é suficiente. Eu continuo esperando alguém que vai me dar dedicação total, e me frustrando. Mas acabei refletindo sobre já ter um mês que estou nessa condição, e que estou dando conta melhor do que estava percebendo. Também pensei sobre não haver a possibilidade de dedicação total e que a solidão que sinto não é (só) culpa das minhas parcerias, e (também) um sintoma social.
Tô desde os últimos minutos do vídeo com a boca aberta, em choque com a observação/conclusão final. Fez muito sentido pra mim! Todo sentido! Obrigada pelo teu trabalho, Manu! Ele é inspiração! ✨
Esse vídeo foi tão importante pra mim que não tenho nem palavras! Queria dizer que todos os vídeos são "o vídeo mais importante desse canal" kk, pois todos nos dão lições incríveis!
Obrigada pelo teu trabalho diário de estudos, explanações e acolhimento, Manu.
Cada vídeo é uma paulada de aprendizado.
Essa questão da homeostase/alostase me fez lembrar uma frase de um filósofo francês (se não me engano): A saúde é o silêncio dos órgãos.
Perfeito! Esse SEMPRE é tão inadequado quanto o NUNCA: " srmpre" dá errado..." nunca" da certo...Que tenhamos - e não é fácil não, eu sei- consciência da nossa capavidade de boas escollhas ( aquelas que nos levam pra HOMEOSTASE).
Mais um vídeoSIM: SUPER IMPORTANTE!
Uma aula de comportamento...Filosofia presente...com honestidade e generosidade de sobra. Gratidão!!!
Podemos pensar também no desafio/stress (essa "interrupção da homeostase") como um agente natural, uma vez que a inconstância/mudança é a base da vida. Também, como um agente que nos coloca em movimento, logo, um promotor de ação e vida. Nesse sentido, podemos encarar esses 'desafios' da vida como eles são: nada mais do que experiências. Assim, e parafraseando Epíteto, é a maneira como os percebemos, os encaramos e a eles reagimos que ditará nossa "felicidade" ou "infelicidade".
Antes do video, a chamada ( " infelizmente vc....") me fez rir muito!... E a fala final marejou os óio...Vídeo imperdível.
Alguns rituais de meditação focados na respiração e da presentificação trazem uma sensação de bem-estar e perspectivas positivas da vida. Porém, essa leveza do ser seria mesmo insustentável? Por que logo entramos nesse carrossel do buscar e sentir medo, os afetos fundamentais que nos assombram? Obrigado por mais essa manhã de sábado tão enriquecedora.
Uma coisa que me deixa extremamente pra baixo é assistir crianças brincando ou rindo sla, é engraçado como nós desaprendemos a desapegar e a enxergar e aceitar as coisas e gerar estusiasmo em nós seja pro que for
Acho que faz muito sentido. Se considerarmos que a noção de "infância" e como as crianças se tornaram os imperadores nos lares e o quanto a depressão vem tomado a vida adulta, faz todo o sentido pensar que o défict de amor que sentimos enquanto adultos tenha como provável origem esse registro de amor feito em nossa primeira infância.
Cara... O quão necessário são os seus vídeos! Nussa, a nível de autocompreensão, é assustador o tanto que pode ajudar pessoas (como eu) obrigadão por isso.
uma das respostas que eu vejo pra essa parada do amor estar em falta e estarmos numa busca constante por mais “cheios” que nossos potinhos estejam, é que ,em última análise, sabemos que apesar das juras eternas da outra pessoa aquele sentimento não é uma garantia por si só. alem disso, também da pra pensar a partir da perspectiva de controle (do relacionamento e do outro) de forma implícita, pq se no final das contas aquele vínculo se romper sabemos que existe uma terceira pessoa disponível pra nos dar afeto
Eu abro o UA-cam e vem o Aragão falando sobre tudo q eu precisava. Esse homi é uma máquina😮🙌🙌🙌🙌
Temos sempre compulsão por amor, porque o amor nunca nos sacia por completo, ainda que tenhamos amor em grau satisfatório... ❤
Oi, Deus me trouxe até aqui para te lembrar que a decisão de onde vc quer passar a eternidade deve ser feito em vida.
Depois da morte não terá mais esta oportunidade.
Vc já decidiu?
Céu ou Inferno?
Vc sabe o dia que vai morrer?
Conhece alguém da sua idade que morreu de repente?
Então nao deixe para amanhã, ainda hoje decida pelo Paraiso onde não haverá tristeza, dor, doenças, morte, choro...
vamos lá....seja sábio!!!! Não sabe se morrerá daqui alguns minutos...
Basta dizer:
Jesus Cristo eu acredito que veio a terra pagar uma divida minha espiritual gigantesca, da qual nunca poderia pagar com meus esforços, obrigada por teu sangue derramado por mim naquela cruz!!
Coloca meu nome no livro da vida para após a morte eu morar com o Senhor!
Governa a minha vida e me ajuda a crescer espiritualmente amando e ajudando os outros como o Senhor ajudava e te amando sobre todas as coisas.
Amem!
Prontinho amado e amada,
Se fez esta oração, vc recebeu um selo espiritual e agora tem seu lote celestial garantido através do sangue de Jesus!
Nos vemos no céu!!!!
Se você declarar, publicamente:
JESUS É O FILHO DE DEUS!!!!!
Deus viverá unido com vc,
e vc viverá unido com Deus.
1 João 4:15
Aquele café da manhã com mais um vídeo importante deste canal 🙏👏
Essa semana eu meio que desfiz uma amizade (na verdade a amizade que se desfez de mim) e esses vídeos e autoescrita me ajudaram muito nesse processo. Pois eu tinha automatizado o comportamento de fugir ao primeiro sinal de rejeição, mas dessa vez eu fiquei até o fim, me mostrei disposta a seguir a amizade e fui rejeitada mesmo assim, ok. Respirei fundo e agora estou "de boa" curtindo meu luto. Digo "de boa" pq estou triste mas entendendo que fiz tudo que pude, que mudei minha forma de agir e que isso tudo é um processo natural da vida e que pode ficar triste sim, pode chorar sim, pode sentir saudade. Obrigada por tudo Manu.
PS: Sobre as surpresas boas...no caso da declaração de amor nos causar surpresa sempre, poderia vir de um lugar meio autodepreciativo em que a gente fantasia que não merece o amor que tanto deseja?
Achei ótimo seu questionamento quando fala de déficit de amor! "Qualquer sinal de amor... a gente se agarra nele desesperadamente... nunca é o suficiente". Será que isso não bate na necessidade do nosso ego? Por mais que estejamos "satisfeitos" de amor, nosso ego sempre aceitará a "sobremesa"... Não?
Verdadeiro essa necessidade de vínculos e a relação social que estamos vivendo. Há muitas opções aí todo mundo fica sozinho.
Preciso parar de repetir o padrão de ver as elaborações do Manu e pensar: esse é o vídeo mais importante do canal! rs
'Vc tem fome de q?!' ...quer diversão, arte, amor, cor! Msm se ja tiver...
Por isso na filosofia a ideia do ser humano como um "ser do erro/da falta". As técnicas meditativas servem justo para ganharmos consciência do q fazemos no automático. A falta contudo é o q provoca a criação, para suprir aquilo que não temos, adaptar o mundo à nossa existência.
Que vídeo esclarecedor. Abriu uma clareira na minha mente. Dividir de águas. Muito grata por sua reflexão.
Isso realmente explica muita coisa, e até da para entender o porquê algumas pessoas permanecem em relacionamentos abusivos, recebendo o mínimo de amor e carinho. Bem pensado.
Manu, também sou psicanalista e me peguei pensando no que você diz sobre a variação positiva da homeostase como se fosse um déficit permanente de amor.
Eu sei que você não é muito fã da ideia da pulsão de morte do Freud, mas nesse caso faria sentido pensar que mesmo as variações positivas são quebras na homeostase e você tende a "voltar ao inanimado".
Digo isso porque existem pessoa que se cobram muito, e as vezes quando são elogiadas pensam "não mereço tudo isso, só fiz minha obrigação". Essas pessoas acabam até entrando em um estado masoquista, se punindo por realizarem desejos, ou por serem reconhecidas como boas. Talvez elas nem cheguem nessa sensação de "surpresa boa" que você menciona no video.
Isso não me parece déficit de amor constante, mas sim dificuldade de valorização própria e uma tentativa de busca de um ideal de Eu inatingível, digno de receber amor.
Não sei se faz sentido para você essa reflexão, mas é um debate interessante de qualquer modo.
Otimo video
Abraços
@thukdun pelos vídeos que assisti, ele não fecha questão e procura esclarecer que está falando sobre uma possibilidade entre várias. Ele não disse aqui, nesse, mas deve ser também. Mas obrigada por trazer essa sua leitura para complementar!!
Estou acompanhando os seus vídeos há uns três meses e não paro mais .
Cada vídeo um melhor que o outro. Sempre que preciso de um conselho, venho aqui. Não pare com esse trabalho pois você está ajudando muita gente. Inclusive eu !
Manu suas explanações me ajudam muito! Gratidão!
Nossa, Emanuel, que vídeo incrível! Na verdade todos são, porque sempre fazem sentido para mim, e acho que é o que venho fazer aqui quando venho assistir seus vídeos: buscar algum sentido para vida, para refletir, seja lá o que for. Muito obrigada por compartilhar um conteúdo tão rico através da sua percepção que é tão excelente!
É o que acontece com a humanidade que está condicionada a padrões de automatização em relação a realidade e repete as mesmas histórias sem conseguir ter a percepção de onde estar o erro que a faz andar em círculos repetindo o mesmo cenário com novas roupagens.
Assistir o Manu é viver um réveillon de insights!
E por isso que muitas pessoas preferem ficar mais na delas ao invés de se expor no mundo.
Excelente reflexão sobre a gente a gente perceber mais o “desconforto”! Obrigada, Manu!
Alguém mais assiste no 0.75x? Quando ele engata o raciocínio parece estar no 2.0x. HAHAHAHA. Parabéns pelo Canal.
Oi Manu... Interessante que você me fez compreender um pouco melhor sobre Mindfulness (atenção ou consciência plena).. quando várias práticas são propostas para trazermos a atenção às ações, sensações e pensamentos automáticos - como escovar os dentes, tomar banho, a própria respiração, a meditação sendo observadores do que acontece dentro da gente e ao nosso redor... Uma tentativa de "desautomatizar" a homeostase, e até mesmo as nossas reações automáticas pros acontecimentos... Cada vez mais tá fazendo sentido pra mim... Gratidão 💜
Trabalhei no suporte técnico de uma empresa, só era acionado quando tinha problemas a serem resolvidos, o que foi dito me fez pensar sobre isso, eu achava que a empresa era ruim justamente por eu só estar consciente do problema. Direcionar a atenção para o que dá certo como em um diário de gratidão pode ser uma ferramenta. Obrigado pelo vídeo, me tirou um peso e tenho a impressão de te conhecer fora do UA-cam.
E ao fim pensei... Se sinto falta significa que já recebi mais, a saída pode ser visitar novamente o que foi o prato cheio🧡
Muito interessante essa concepção sobre a consciência. Estudei isso na graduação de psicologia a partir da investigação do processo psicológico básico da atenção, distinguindo atenção e percepção, onde esta última diz respeito a resposta padrão do corpo, o automatismo, enquanto a atenção estaria relacionado com a tomada de decisão, geralmente obtida em situações de erro de previsão. Mas é importante pontuar também, Manu, que mesmo que cotidianamente as pessoas, talvez devido a nossa cultura, vivam de uma forma que experimentem a consciência dessa forma involuntária, de coisas que lhes chamem a atenção, é possível produzir a atenção voluntária, que inclusive é o que ocorre em uma psicoterapia, ao menos na perspectiva que eu consegui construir em minha formação. Enfim, resumindo, é possível desenvolver a atenção voluntária e isso ocorre com auxílio da ferramenta mediadora chamada linguagem (proposta de Vygotsky).
Oi, Deus me trouxe até aqui para te lembrar que a decisão de onde vc quer passar a eternidade deve ser feito em vida.
Depois da morte não terá mais esta oportunidade.
Vc já decidiu?
Céu ou Inferno?
Vc sabe o dia que vai morrer?
Conhece alguém da sua idade que morreu de repente?
Então nao deixe para amanhã, ainda hoje decida pelo Paraiso onde não haverá tristeza, dor, doenças, morte, choro...
vamos lá....seja sábio!!!! Não sabe se morrerá daqui alguns minutos...
Basta dizer:
Jesus Cristo eu acredito que veio a terra pagar uma divida minha espiritual gigantesca, da qual nunca poderia pagar com meus esforços, obrigada por teu sangue derramado por mim naquela cruz!!
Coloca meu nome no livro da vida para após a morte eu morar com o Senhor!
Governa a minha vida e me ajuda a crescer espiritualmente amando e ajudando os outros como o Senhor ajudava e te amando sobre todas as coisas.
Amem!
Prontinho amado e amada,
Se fez esta oração, vc recebeu um selo espiritual e agora tem seu lote celestial garantido através do sangue de Jesus!
Nos vemos no céu!!!!
Se você declarar, publicamente:
JESUS É O FILHO DE DEUS!!!!!
Deus viverá unido com vc,
e vc viverá unido com Deus.
1 João 4:15
Se vivêssemos intensamente, os vários momentos positivos , provavelmente teríamos muita satisfação, e, nas fases ruins, talvez, percebecemos, que o bom voltaria a acontecer, e assim talvez, nos adapitassemos.
Nosssaaa Emanuel …já amei a reflexão de sábado que fica pra semana ….vou ficar aqui questionando 🧠❤️🤔…Eu sou apaixonada pelo seu canal …parabéns excelentemente ….🥂🍾continua sempre hahahahahaaha….💕🙌🏻
Sassinhora, Manu, n sei q alostase aconteceu na sua vida pra vc fzr esses vídeos. Que bom q fez algo, pq vc ajuda milhares de pessoas. Obrigada. Só continua. Por favor.
Vídeo maravilhoso 😊 achei que era a mais azarada do universo 😭 mas tenho companhia 😊 bem-vindos 😍😍😍
Ai! Esse final doeu na alma. Afinal, a vida é sobre isso não é? Não é só isso que Deus mandou fazer? Jesus deu apenas 2 mandamentos indispensáveis ultramega importantes: 1- Amar a Deus sobre todas as coisas (esse mandamento fala sobre si mesmo porque quando amamos a Deus, nos atentamos a este mandamento, logo queremos cumpri-lo e cumpri-lo significa amar) e 2- Amar ao próximo como a si mesmo. Cara, Deus deu dois mandamentos cuja ordem de amar vem 3 vezes.... Amor amor amor. Amor ao amor, amor a mim mesmo e amor ao meu próximo. A vida é sobre amor. Deus é sobre amor. Eu e você somos sobre amor. A questão é: por que é tão difícil?
Suas explicações estão cada dia melhores...
Gratidão por ter chegado até aqui acompanhando sua jornada 😊🙏
Eu concordo quando você diz que o nosso mundo torna o vínculo muito difícil, mas eu adoraria um vídeo mais a fundo sobre isso.. que aspectos do nosso ambiente tornam essa criação de vínculo tão difícil?
Nossa, esse video apareceu aqui no momento certo quando eu tava pensado após o suicídio de dois colegas no dia de hoje como nossa sociedade tem perdido a esperança e desistido...
Manu fez muito sentido, muito profunda ,muito obrigada assisti dia 18_06/2023 bjs obrigada.
Show de vídeo! É bem por aí , temos necessidade de amor,tanto da família como de amigos e até mesmo de estranhos . Estamos sempre na busca de afetividade seja de quem for .
Adorei a divisão em capítulos!
Assistir e ouvir vc Emanuel é trazer Luz e Paz para a complicação da complexidade de viver. Não bastava serem as estruturas psíquicas e psicológicas tão complexas, aí a gente ainda complica tudo com nossa falta de conhecido do funcionamento dessas estruturas. Então vem vc pra ajudar a desatar alguns (muitos) nós e trazer calma e alívio pra existência -> ah calma, respira, é assim mesmo sobreviver, be happy! Amo-lhe Emanuel💖
Incrível! Vídeo sensacional. Manu, você conhece (gosta?) Do Viktor frankl? Eu acho que ele chega num lugar parecido de "solução", do desejo de sentido...
Seus vídeos são incríveis, manu!
Muito obrigada por sempre compartilhar tanto conhecimento!
Eu pensei sobre essa ideia da gente nunca se esgotar do amor.
Acho que na verdade a gente nunca se enche completamente de todos os sentimentos positivos, sempre queremos mais.
Ainda que tenhamos uma vida muito pacífica, sempre queremos viajar ou passear para um lugar que nos traga mais paz e conforto.
Ainda que tenhamos uma vida feliz, sempre estamos a procura de mais felicidade.
A mesma coisa acontece com o amor, ainda que estejamos cheios de amor, não parece suficiente e cada pedaço a mais de amor que nos é oferecido nos faz bem.
Que vídeo esclarecedor! Que sorte ter encontrado suas ideias no meu caminho de autoconhecimento!!👏🏻👏🏻👏🏻
Gosto muito da sua forma de rever todos esses conceitos de forma muito mais simples e próxima a realidade.
Pensei que se é a falta que nos move, talvez atender as necessidades não seja um movimento pendular, mas espiral.
Talvez não se retorne a homeostase, mas se redefina um novo patamar a cada “sucesso”.
As boas surpresas são como bônus, recompensas ou resultados obtidos sem consciência de ter feito esforço para tal.
Muitas questões surgem a partir dessa constatação. A primeira e mais fundamental é: o que é a experiência de amor? Segundo, em que medida nossa existência torna-se "apequenada" diante dessa necessidade constante e inalcançável de amor? Terceiro, e que já foi colocado por você no final do vídeo, como satisfazer coletivamente essa necessidade de amor, dado que é impossível diminuir a própria necessidade?
Cara....esse Emanuel buga minha cabecinha 🤯🤯🤯🤯
Incrível esse vídeo👏👏👏 vivo esse defet é triste, principalmente de não poder fazer nada em relação a isso. É meio que viver a merce da vontade do outro em querer me amar.
Faz super sentido !!! Maravilhoso esse vídeo. Muito aprendizado e questões pra pensar !!!
Excelente
Assim como o Samuel mencionou, TB acredito que práticas de meditação como Minfullness ajudam muito na questão de " Ser presença" e poder ter mais percepção e consciência de nossos atos. Talvez se desgrudar um pouco e permitir olhar a nossa vida com um olhar de observador e não tentar controlar tanto as coisas, talvez nos permita criar novos sentidos de vida novos olhares pra está vida e assim permitir algumas libertações de vivências muitas vezes já pré moldadas para nós, já que somos atravessados por questões e influências sociais
Emanuel é possível fazer algum paralelo sobre a ideia meditativa de estar presente? Digo pelo seguinte, existe a ideia de atenção plena certo? E seria um estado de mente que observa tudo que está fazendo, pelo menos é como eu entendo. Uma vez que a mente está atenta ela conseguiria observar até a homeostase? E será que uma vez observada a homeostase e observando várias vezes, isso pode virar também um automatismo? Ou não, observar seria o aspecto menos condicionado e talvez até passível de reconhecer amor de forma mais geral e menos deficitário?
Não sei se me fiz ser entendida, espero que sim ...rs
Obrigada pelo vídeo
Fez sim! E compartilho da mesma dúvida.
Me fez pensar em mindfullness
Faz muito sentido, Manu! Principalmente quando você fala dos likes e essa sensação de ser, senão amado, reconhecido de alguma forma.
Mas aí, fiquei pensando... Existe algum jeito de nos "nutrirmos" de um amor que não venha de fora? Não sei se você já falou disso em algum vídeo anterior, mas para mim, essa é a grande incógnita e o grande exercício: se somos seres sociais e precisamos do olhar do outro para o reconhecimento, como fazer o que ouço o tempo inteiro dos profissionais "Psi"? E encontrar esse amor dentro para que a busca fique menos sofrida? É possível?
Fantástico!!! Faz todo o sentido. Tô aqui nos aprendizados e já já me inscrevendo na autoescrita. Amo o assunto e amando aprender a sua abordagem.
depois de uma breve reflexão sobre a sua pergunta sobre o amor eu acredito que seja uma questão de conceitos, por mais que o conceitos de amor, felicidade, e tudo mais, seja muito bem definidos dentro de vc, por vc ter estudado isso na faculdade e trabalhar com isso diariamente, a maioria das pessoas não tem esses conceitos bem definidos para si mesmas, e na minha opinião a grande maioria das pessoas não tiveram uma educação pra entender os conceitos de sentimentais e como cada um afeta a nossa vida, logo algumas pessoas acreditam que estão fazendo algo muito bom ou por amor, quando na realidade estão sendo movidas por um sentimentos de falta de afeto ou por defesa de algum trauma infantil, logo elas nao vivenciaram o amor que o seu filho vivenciou na infância. as vezes seu filho tendo bons pais como eu acredito que vc e sua esposa sao, esta tendo uma oportunidade rara, em sentir e ter esse amor tão cedo, muitas pessoas simplesmente não nasceram para serem pais, o tesão do sexo e um instinto mais básico do que o amor, logo isso explica uma sociedade aonde a erotização e tão mais intrinca a ela do que a educação, educar e uma forma de amar, de cuidar, de querer bem, sexo e apenas instinto básico, eu me baseio em um filosofia que diz que o que esta dentre e como o que esta fora, por isso acredito que muitas pessoas não saber o que e o amor, por não desenvolveram isso dentro de si ou não observaram dento delas, pessoas extremamente centradas nelas mesmo acabam não enxergando ou tendo empatias, e não criando vínculos, e passam isso nas gerações seguinte.. logico e tudo o que defendo aqui e apenas observações minhas, de alguém que não estudou psicologia na faculdade... logo não tenho como falar por experimentos e sim apenas pelas minhas observações e estudos no youtube.. kkk
@emanuelaragao gostaria de deixar uma sugestão de tema... Como liberar emoções de um evento traumático, como ultrapassar quando temos de viver no mesmo meio (por exemplo trabalho ou família)... A única forma é enfrentando as situações? Como superar a somatização de doenças pela dificuldade em lidar com essas emoções ou com o enfrentamento das situações/pessoas... Gratidão imensa pelos teus vídeos 🙏
Nossa tirar essa perspectiva de se sentir bem emocionalmente, sobre perspectiva é muito rico,obrigada.
Que vídeo...ufa....muito obrigada por fazer a gente parar e refletir, e nisso as coisas vão se encaixando.....
Caramba Manuel! Libertador esse vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🌻
Nossa, Manu! Você é top demais!!
Toma um cadinho de amor pra você!
Que maravilhoso esse vídeo! Que maluquice que faz todo sentido
Agooora, o vídeo mais importante desse canal 😁!
Esse final... uau. Vídeo muito enriquecedor! Obrigada, Manu. ❤
Esse vídeo mais uma vez é pra mim, no momento certo
Adorei sua síntese. Obrigada!
Faz todo o sentido! Vamos lá.. aprender a doar e buscar mais amor de todas as formas ❤
Uau!!! Que ótima análise sobre essa questão de enxergarmos mais o negativo da vida! Realmente, vc me ajuda a não achar que só acontece comigo, a não me sentir menos só, entre outras coisas! Muito, muito agradecida pelo seu trabalho Manu!
Oi, Deus me trouxe até aqui para te lembrar que a decisão de onde vc quer passar a eternidade deve ser feito em vida.
Depois da morte não terá mais esta oportunidade.
Vc já decidiu?
Céu ou Inferno?
Vc sabe o dia que vai morrer?
Conhece alguém da sua idade que morreu de repente?
Então nao deixe para amanhã, ainda hoje decida pelo Paraiso onde não haverá tristeza, dor, doenças, morte, choro...
vamos lá....seja sábio!!!! Não sabe se morrerá daqui alguns minutos...
Basta dizer:
Jesus Cristo eu acredito que veio a terra pagar uma divida minha espiritual gigantesca, da qual nunca poderia pagar com meus esforços, obrigada por teu sangue derramado por mim naquela cruz!!
Coloca meu nome no livro da vida para após a morte eu morar com o Senhor!
Governa a minha vida e me ajuda a crescer espiritualmente amando e ajudando os outros como o Senhor ajudava e te amando sobre todas as coisas.
Amem!
Prontinho amado e amada,
Se fez esta oração, vc recebeu um selo espiritual e agora tem seu lote celestial garantido através do sangue de Jesus!
Nos vemos no céu!!!!
Se você declarar, publicamente:
JESUS É O FILHO DE DEUS!!!!!
Deus viverá unido com vc,
e vc viverá unido com Deus.
1 João 4:15
esse vídeo abriu meus olhos e realmente me ajudou a entender o porquê da minha percepção sobre a vida, obrigada!
Nossa faz todo o sentido... Obrigada vai aí pra vc minha dose de amor 😘
Eu fui rejeitada ao nascer, minha mãe adotiva quando me pegou para criar, ela havia desistido da adoção, mas mesmo assim ficou comigo, infeliz e arrependida, mas ficou. Ou seja, fui rejeitada duas vezes. É sempre sou rejeitada nos meus relacionamentos amorosos. As pessoas fala que eu sou uma mulher linda, que não entendem porque estou sozinha. Mas a verdade é que não me acho bonita e/ou boa suficiente para receber amor, pois eu nunca recebi amor. Qualquer migalha de afeto, eu me agarro com todas as forças e acabo sendo rejeitada.
I N C R Í V E L ! Incrivelmente bom.
cara, que ótima explicação!!! meus parabéns e muito obrigada.
Muito bom seu vídeo, me levou a uma ótima reflexão. Obrigada
Manu! Que bom ouvir isso, nesse momento, colabora com a minha homeostase! Rsrs...não sei se perdi algum vídeo (creio que não) mas a a alostase , sim a palavra mesmo( linguagem) me dei conta agora...tomei ciência...e aí é que que me estartou uma série de pensamentos.
Os mecanismos alostáticos é que são ou devem ser o foco, me parece a queima roupa, aprimorá-los é que é a busca. Ali a partir do 14'20" , onde fala do 50%/50%....eu desbobrei, fugi, fui pra outro lugar, deixa ver se consigo expressar🤭 a grosso modo voltamos para o " não importa o que aconteça, mas o que vc faz com o que acontece com você " desses cliches tão vistos e ouvidos e lidos por todos nós, o tempo todo, de "catedráticos" até " good vibes" e coachs de plantão, mas decupar e dissecar assim é muito importante, sim a memória do que não dá certo gruda e do que dá certo automatiza, ou talvez só seja desfrutada pois afinal estamos em homeostase. Se estou errada por favor não me abandone...replique, mas creio que estou seguindo....sobre o 50/50, pensei que minha média é muito mais cagada tenho passado a vida a limpo nesse período de confinamento( não sou a única, sei. mas aos 51, tenho um repertório vasto para investigar, né não?) E muito embora tenha episódios de crises enormes, anos de terapia, interditos e frustrações e todo um sortilégio de tudo que nos trouxe, teve um tempo que minhas respostas eram boas muito boas, ainda bem jovem( lembrei de uma passagem dos 15 anos, que não vai caber aqui, mas sim minha homeostase era rapidamente assistida), mas onde quero chegar, agora sim, no 50/50, ainda..você pode ter uma porcentagem mais cagada ainda e é ela que pode te fazer uma pessoa satisfeita( palavra mais adequada do que a palavra feliz), porque se a alostase estiver em ponto de bala, mesmo diante dos desconfortos, infortúnios e do imponderável, porque afinal nossos conflitos em conflito com os conflitos socioculturais, nossas demandas em eterno desalinho e deficits do suprimento dos afetos básicos para uma homeostase satisfatória, e a gente sabe que é assim, a "eterna falta" do amor, essa avalanche da infância (lembrando sempre que muitas nem nesse momento) nunca mais voltará. O que me pegou é que quando tropeçamos estamos em alostase precisamos buscar, fugir, lutar, brincar, cuidar....seja lá o que for necessário ou que vc escolher, se for uma boa resposta gerará prazer. Você pode estar tropeçando a cada quadra, mas se tiver boas respostas você será seu próprio gerarador de prazer. Será que me fiz entender ou viajei demais. Digo isso porque nessas lembranças da minha vida pregressa me detive a pensar nos meus momentos de maior alegria, e não foi quando nasceu meu filho, ou quando ganhei um carro, ou que tive as minhas necessidades supridas, me vieram momentos de profunda angústia dos quais eu consegui sair, me mobilizei para buscar a homeostase, não tem prazer maior. Tô toda cagada ainda mas tenho encontrado melhores saídas. Hoje não queria ser outra pessoa, como muitas vezes quis. Gracias chico.
Manu, como pode perceber não atingi o Nirvana....rs..ainda macerando o conteúdo...sobre o amor, sua questão , quero arriscar um palpite.
Dos afetos fundamentais, me parece que eles estão contidos nesse, deixa ver se me explico..
Somos uma espécie que sobreviveu aos predadores, por ser colaborativa, social, por sua interdependência intrínseca, união primordial para a sobrevivência. Sim todos vem de fábrica, para o mesmo fim, a sobrevivência , mas sem a agregação eles não seriam suficientes, se não se juntassem em grupos primeiramente, eles não teriam muito sucesso na proteção da vida, pensando nas condições e vulnerabilidades daqueles corpos, naqueles ambientes, não é mesmo?Me parece que todos estão meio que subordinados à ele.... também me ocorre de que eles são muito, se não muito, são mais permeáveis à cultura, e a necessidade do amor me parece que esta na esfera da natureza. Veja, uma das possibilidades de saída é a sublimação, não é?a melhorzinha, é possível sublimar o gozo, por exemplo, tem muita gente que o faz, sou uma delas 🤭 se há possibilidade é um "zeus nos acuda" mas se não há, desligo a chavinha sem problemas, é também possível sublimar a raiva, Monja Cohen tá aí de exemplo.... penso que sem o amor não é possível uma vida menos cretina. Claro que não falamos do amor romântico, né? Conexões, laços.
Essas conexões dizem da nossa humanidade, são a nossa natureza e , a mim parece, que independe da cultura.. é o amálgama de todos, como se ele fosse o sistema onde os outros são os aplicativos. Bem eu acho, só acho....elocubrando apenas, mas vou dizer mais uma coisa, que sua questão jogou luz...Ter enviado esse comentário primeiro, entra na minha lista de conclusões...fiz muitos que não enviei, fui interrompida e abandonei, não soube sintetizar e desisti(fugi), outros procrastinei...enfim hoje fui tomada e decidi concluir (tenho observado e procurado sair do automático)...bem mas fiz com essa expectativa, maisvum desejo de fazer diferente do que qquer coisa, afinal é um comentário, um desejo de expressão, e claro é uma comunicação, existe uma outra ponta. Existe sim a expectativa de uma troca, mas para mim, apenas concluir foi um ganho fiquei satisfeita com minha ação. Mas quando vi em destaque me enchi de contentamento...a ação teve uma reação, aí a boa surpresa. Mas veja, peguei no tel agora pra escrever sobre a questão, e me deparei com 1 curtida...1? Só 1? Kkkkkk ahhhh o bagulho é complexo hein, não tava pirando, de repente não mais que de repente, percebemos que sem o olhar do outro sentimos já não existir, mesmo ainda existindo, é a morte em vida Achei que isso ilustra melhor a busca pelo amor.
O Bom dia e boa semana pra todes!
É pra todos, hein, até pros que não curtiram..🤭
Rapaz!! Que loucura..! Ainda debruçada no assunto e nos tantos desdobramentos que me inundaram...mas vou parar por aqui, não tenho o poder (e nesse caso não é possível) da síntese preciso respeitar fluxo(natureza)no caso ele está intenso, e não cabe no espaço que nos cabe aqui( cultura),aí ó.. olha o conflito! ....rs...mas queria dizer que talvez,esse seja "o vídeo mais importante desse canal!" 🤭 digo talvez porque sem os outros esse possivelmente não teria sentido....processo/percurso. Gracias novamente você catalisou o meu. Creio que essa dinâmica de desdobramentos é um movimento entre minha alostase e homeostase...bora lá, então. Até sábado!👋
P.s.Toda cagada( de tempo, de demandas, e um mundo de coisas à resolver...mas cheia de prazer na busca?) Assim....Seria uma vida menos cretina, algo como a "jornada do herói "? Se lasca mas avança? E a homeostase imediata a "zona de conforto?' Fui longe né? Abraços..
Primeiro precisávamos nos agrupar, a necessidade PRIMEIRA, a única forma de sobrevivência para nós - " vontade/desejo/ busca pelo amor"
"O cuidar e ser cuidado" outros dois, para nos mantermos agrupados, " o gozo " nos reproduzimos, para aumentar a rede de proteção. " a raiva" para nos protegermos dos predadores, esse veja, é pra fora, hoje usamos entre nós..🤷♀️
A "brincadeira" nos ligarmos para ainda manter o desejo de proximidade, lembre situação cine qua non, para a sobrevivência estarmos em grupos, e a "busca" o mais óbvio, comida, sustento e melhores condições.
Precisamos nos sentir unidos....hoje estamos longe dos predadores, não vamos morrer avançados por uma fera na esquina, vamos ao mercado, etc....todos esses afetos foram reeditados, atualizados, e o afeto primeiro e fundamental, " a busca pelo amor " o contrário foi negligenciado. Aí as questões são inúmeras...conflitos múltiplos socioculturais em unidade com as individualidades, nem vale entrar, nem é possível. Tô resistente de que esse é da natureza e fundação para os outros....que são uma espécie de braços, aplicativos, ferramentas para a manutenção da vida, mas o amor( aqui lembrando da amplitude da palavra, conexão, ligação...né?) É o "objetivo" a linguagem não abarca "natureza" é melhor, mas a grosso modo nessa construção, o objetivo pode ser interessante, o objetivo é ainda estarmos juntos...
Que lindo, Manú...nunca tinha pensado desse jeito... você me alivia...e me salva com seus pensamentos...adorei sua linha de raciocínio.
Adoro seus vídeos, aprendo muito. Vc pode fazer um sobre pessoas com TDI? Eu tenho tanta dificuldade pra parar de brigar comigo, vivo em um cabo de guerra...