Quando Shakespeare voltou ,a sua cidade natal ,depois de 20 anos fazendo teatro em ( London ) . Um dia Shakespeare,ninguém sabe onde e quando, ele se ajoelhou e perguntou . ( ( DEUS ) Quem sou eu? Eu que vivi tantos homens, bons , ruins , loucos ,insanos , virtuosos ? ) Aí! ( DEUS) Na sua inteligência e onipotência respondeu . ( Tu WILLIAM SHAKESPEARE!Me pergunta quem és ? Se eu olho o mundo ,também pelos seus olhos . Você, assim como eu , somos muitos, e não somos nenhum) .
eu acabei de ter minha filhinha e comecei a coleção da Agatha Christie. Nunca comprei nenhum antes, mas acho que numa casa com crianças e futuros adolescentes é primordial.
@@josefernandoreinicke8456 na verdade tenho 3 paredes de estantes de livros, mas nunca comprei nenhum da agatha christie. A maioria deles são indicações tanto do do Olavo e do Flavio quanto do Allan dos Santos, do PH, da Bruna Torlay...
Eu também comecei a estudar pra valer filosofia e filosofia política com 58 anos. Hoje estou com 61 e sinto um misto de uma graça enorme por ter mergulhado de cabeça nisso com uma inquietação em ter muito ainda que ler, muita vontade de aprender e aumentar a consciência cada vez mais e ver o tempo voar...Mas ainda não li Crime e Castigo rsrsrs
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5) Jesus Cristo é o Único Caminho, a Verdade e a Vida! ❤ Deus é o único que é digno de ser louvado, adorado, reverenciado. Glória a Deus sempre!!!
Acho Chesterton inocente. Aquele tipo q chama de ignorante quem é criminoso e nunca teve a intenção de acertar. Precisamos mostrar q a esquerda não é burra, ela se finge para fazer todo o mal possível.
1:15:09 "[…] para cada aluno que precisa ser resguardado de um leve excesso de sensibilidade, existem três que precisam ser despertados do sono da fria vulgaridade. O dever do educador moderno não é o de derrubar florestas, mas o de irrigar desertos". C. S. Lewis
Maravilhoso! Comprei, li; comprei outro e dei de presente, a pessoa leu também e conversamos. Salve, Flávio! Rezando pela libertação do F. Martins, cuja alma, como a de São Thomas More, não está à venda.
Eu não sei a maioria, mas estou de saco cheio de notícias irrelevantes 24 horas por dia, e não estou falando de tv aberta, em tudo quanto é buraco da internet que abro tem alguém noticiando/falando e replicando as mesmas coisas. Está osso.
Eu amo o Olavo, fazia o COF desde 2014, mas quando falava de Lewis eram varios insultos, como covarde etc... bom, mesmo amando o Olavo, nao tenho como achar o Lewis, que falava varias coisas que o proprio Olava dizia, uns 40 anos antes dele, alguem fora do alcance dele, e isso è raro. Sempre vou ser grato a Lewis por me trazer a Cristo e sempre indico esse livro para qualquer um que conversa comigo sobre livros.
@@ebertardelli-buscandonabib2003 exatamente. O Olavo condenava o Lewis por ser protestante. Mas independente de qualquer coisa é um dos autores que mais trás pessoas para o cristianismo.
Eu comentei com meu amigo, que o “Abolição do Homem” tinha sido o melhor livro que li ano passado. Coincidentemente, ele me falou que o melhor que ele leu foi o “Cristianismo Puro e Simples”, também do Lewis kjkkjkjkjj não tem jeito, o homem é genial demais. Outra excelente live Flavio. Salve Senso Incomum; Deus abençoe a equipe toda aí!
O artigo "A reforma do senso comum" de Olavo de Carvalho, publicado na folha de londrina em 1997, é uma boa leitura complementar para o assunto em questão. Muito bom o podcast de hoje, obrigado a todos os envolvidos.
Estava atrás de uma pessoa que explicasse dessa forma e claro conservador e cristão a sua resenha é excelente... Gosto muito de ler e aqui pude perceber que estou no caminho certo do pensamento. Obrigado.
Ao ler esta obra do Lewis, algumas vezes voltei para o início, confirmando o ano da primeira edição! É inacreditável, parece que foi escrito ontem! Uma bela esperança de que as mentes mais sensíveis ou conscientes, conseguem enxergar muito além do seu tempo, e provavelmente, pouco compreensível aos seus contemporâneos. Excelente conteúdo!
Alguns dos livros importantes citados: 1. A abolição do homem, Lewis. 2. O dom da amizade, Colin Duriez. 3. Cristianismo puro e simples, Lewis. 4. O homem eterno, Chesterton. 5. Ortodoxia, Chesterton. 6. Admirável mundo novo, Huxley. 7. Lost in the Cosmos, Walker Percy. Obs. O Peter Kreeft tbm é autor de grandes livros. A série dele Sócrates encontra... é sensacional. Tbm As melhores coisas da vida (tbm do Kreeft) é maravilhoso. Estou em busca de um grupo de leitura destas e outras obras. Se alguém conhecer ou tiver interesse?
Eu participo de um grupo on-line desde 2020, já lemos alguns desses livros citados, há possibilidade de você comprar o acesso dos livros que já foram lidos, nesse grupo temos 2 aulas por mês...uma de contextualização na qual o professor explica sobre o autor e a obra, da algumas chaves de leitura...a outra aula é sempre ao vivo na última quarta-feira do mês...esse grupo de estudo você consegue acessar pela página no Instagram a formação do imaginário.
Tive que ler 4 vezes sem interrupção para entender plenamente esse livro. E eu já estava habituado aos livros de C.S.Lewis desde a década de 90. E disse pra mim mesmo: "Melhor livro do C.S.Lewis" e depois ao reler Cristianismo Puro e Simples me deparei com o autor declarando a mesma coisa sobre Abolição do Homem. E é um livro pequeno e de um fôlego só.
Quando li “A Fortaleza Medonha” me senti perdida. Só consegui entender a obra, depois de ler mais sobre Lewis , especialmente, A abolição do homem. Aí comecei a ligar os pontos rsrsrsrsrs
@@sannyamaral5340 aproveita, para entender ainda mais, e leia esses aqui tbm: Milagres, Os 4 Amores, Cartas de um diabo ao seu aprendiz e os artigos "O círculo íntimo", "O Mito se tornou fato" e "Religião sem dogma". Digo isso pq ler o "Aquela Fortaleza medonha" sem entender a mente do Lewis é tipo ler o Ortodoxia sem conhecer o pensamento do Chesterton.
Excelente a argumentação do Flávio tenho comprado vários livros inclusive de C.S.LEWIS, mas ainda não conhecia este do vídeo, vou compra-lo sem duvidas !! Obrigado Flavio pela grande aula de filosofia e comportamentos humanos.
Caro Flávio, muito obrigado por sua analise por esta obra, já li seis vez este livro, cada vez que lia conseguia captar pequenos lampejos da genialidade de C. S Lewis, hoje porem fique muito emocionado satisfeito com seus comentários, agora tenho a convicção q que conseguir captar mais uma pouco da importância e d grandeza de C.S. Lewis para o pensamento da humanidade
Uma das coisas que eu mais gosto no Olavo é o fato de ter percorrido profundamente por quase todos os cantos em que se encontrou, sendo vários deles perigosos, e ter saído vivo (são) de lá. Ele fala de Guénon com muito respeito, o que provavelmente é devido, mas adverte os alunos sobre suas grandes mentiras e manipulação que tentou fazer (e acho que fez) com seus livros. Além de tudo o que ele fala a respeito no COF, este artigo aqui é um dos melhores que já li do Olavo e é bem importante para esta questão: olavodecarvalho.org/as-garras-da-esfinge-rene-guenon-e-a-islamizacao-do-ocidente/ (aliás, sei que o Flávio também gosta desse).
Flávio, gostei demais desse formato, bem como da análise desse livro! Simplesmente fantástico! Faça mais, por favor! Muito feliz mesmo com essa live! Que Deus te abençoe sempre e cada vez! E só pra testemunhar, continuo perdendo amigos como nunca e estou muito satisfeito com esse objetivo! Rsrs
Excelente resenha de livro Flávio Morgenstern, A Abolição do Homem de CS Lewis ê um livro sem igual, li ele em duas semanas em uma edição antiga há uns 7 anos atrás, na época eu já tinha gostado do livro apesar de não ter entendido profundamente o livro, quando saiu essa edição atual (a mesma que está na capa do vídeo) eu sem piscar os olhos comprei, esperei chegar as minhas férias pra dedicar tempo só pra ler A Abolição do Homem, li sem pressa em um mês, adorei a obra, na minha humilde opinião é o livro mais profundo do CS Lewis (seguido por Cristianismo Puro e Simples), CS Lewis e JRR Tolkien são geniais!!👍🙋♀️
Livro maravilhoso! Deixo aqui trecho de um comentário que achei por aí. Grande parte dos pensamentos de Hans Castorp se volta, por exemplo, a tentar encontrar uma certa honradez inerente à doença, talvez para justificar a sua própria inação, os seus próprios gastos estratosféricos nesse império kitsch. Aquilo era o melhor que o dinheiro de um rico tuberculoso podia comprar: a companhia de outros ricos tuberculosos e a possibilidade de se dedicar a nada útil por meses a fio, isolado nos alpes justamente quando a Europa fervilhava à beira da primeira guerra mundial. É uma coincidência maravilhosa que Davos hoje sedie o Fórum Econômico Mundial.
Toda essa questão do sentir adequado me lembrou muito aquele filme 'Equilibrium', do Christopher Nolan, onde a proibição e repressão do sentir criou uma ditadura totalitária frívola onde inclusive obras de artes eram destruídas. Vale a pena assistir!
Sou leitor assíduo de C S Lewis a quem crédito como um tio conselheiro. Para muitos, ao reduzi-lo às crônicas de Nárnia, acabam por limitar o universo intelectual de um dia maiores expoentes literários!
Conheci o seu trabalho através da Brasil Paralelo; sou grato! Olhei por acaso esse video, me interesso muito por Lewis. Nesse vídeo ganhou mais um inscrito. Suas aulas são claras e sempre relevante!
VALEU MORGEN, GOSTO DO BOLSONARO, ACREDITO EM DEUS, DEFENDO A VIDA DESDE A SUA CONCEPÇÃO É HOJE MORRO DE SAUDADES DA LIBERDADE QUE VIVEMOS UM DIA, FORTE ABRAÇO, RIBEIRÃO PIRES SP.
Conheci Olavo de Carvalho a princípio no true outspeak em meados de 2015. Flávio, conheço há uns quatro anos, mas honestamente, não sabia que você tinha um ótimo conhecimento em literatura, parabéns pelo vídeo. Ganhou um inscrito!
12:30 Um dos motivos pelos quais comecei a questionar o meu ateísmo foi a leitura de "Deus, um Delírio", de Richard Dawkins. Até para um jovem de 18 anos, como eu na época, a visão de Dawkins sobre a religião parecia extremamente caricata.
Meu Deus, Flávio, um vídeo melhor que o outro! Esse aqui tá espetacular. E é fato que o que foi escrito nas tábuas da lei era realidade anterior a ela. As tábuas são dadas em Exôdo 20, em Êxodo 16 nós já vemos os Israelitas não podendo colher o Maná no sábado.
Gosto do Lewis. Comecei por Cristianismo Puro e Simples. E li Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz. Comprei uma box de Lewis que tem esse título, vou lê-lo para ontem. Em especial, após seu comentário!
É um bom livro. Sem duvidas! Esta na minha estante. Mas ainda prefiro algumas obras de GK Chesterton. Ortodoxia pra mim é o melhor livro do sec XX, é uma Obra prima do inicio ao fim. Ou talvez outro livro do GKC, como o Homeme Eterno, libro que converteu o próprio Lewis.
Comprei este livro por causa do Senso, a única coisa ruim, foi que eu peguei uma edição com uma tradução não muito boa, como ele mesmo me disse. Hahha. Mas, era o que tinha no momento. Obrigado Flávio!
A linguagem, o vocabulário, a palavra plenamente própria depende de duas coisas fundamentais: reconhecer que "o Verbo se fez Carne" e obedecer ao "fazei isso em memória de Mim". Sem isso, a palavra não é nada. Sem a encarnação do Verbo, é tudo flatus vocis. E a Liturgia é onde cada palavra é maximamente real, e é nela e só nela que se tem a âncora e o significado para todo o resto.
"Ao ler bons livros, tornei-me mil homens sem deixar de ser eu mesmo".
C. S. Lewis
❤
Quando Shakespeare voltou ,a sua cidade natal ,depois de 20 anos fazendo teatro em ( London ) . Um dia Shakespeare,ninguém sabe onde e quando, ele se ajoelhou e perguntou . ( ( DEUS ) Quem sou eu? Eu que vivi tantos homens, bons , ruins , loucos ,insanos , virtuosos ? ) Aí! ( DEUS) Na sua inteligência e onipotência respondeu . ( Tu WILLIAM SHAKESPEARE!Me pergunta quem és ? Se eu olho o mundo ,também pelos seus olhos . Você, assim como eu , somos muitos, e não somos nenhum) .
eu acabei de ter minha filhinha e comecei a coleção da Agatha Christie. Nunca comprei nenhum antes, mas acho que numa casa com crianças e futuros adolescentes é primordial.
@@yasminbaron6137 "Um livro é um sonho que você segura com as mãos"
Neil Gaiman
@@josefernandoreinicke8456 na verdade tenho 3 paredes de estantes de livros, mas nunca comprei nenhum da agatha christie. A maioria deles são indicações tanto do do Olavo e do Flavio quanto do Allan dos Santos, do PH, da Bruna Torlay...
1:04:35 Comecei a ler pequenos contos com quase 60 anos. Não desistam de ler! Hoje consigo ler e entender Crime e Castigo!
Parabéns ❤
Isso aí garota ❤
Eu também comecei a estudar pra valer filosofia e filosofia política com 58 anos. Hoje estou com 61 e sinto um misto de uma graça enorme por ter mergulhado de cabeça nisso com uma inquietação em ter muito ainda que ler, muita vontade de aprender e aumentar a consciência cada vez mais e ver o tempo voar...Mas ainda não li Crime e Castigo rsrsrs
Bravíssima 👏🏽
Ainda bem que nunca é tarde para começar a ler.
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5) Jesus Cristo é o Único Caminho, a Verdade e a Vida! ❤ Deus é o único que é digno de ser louvado, adorado, reverenciado. Glória a Deus sempre!!!
Estou gostando muito dessas análises literárias, por gentileza faça mais.
Li Chesterton “ O que há de errado com o mundo”
Que maravilha!
Acho Chesterton inocente. Aquele tipo q chama de ignorante quem é criminoso e nunca teve a intenção de acertar. Precisamos mostrar q a esquerda não é burra, ela se finge para fazer todo o mal possível.
"Eu!"
1:15:09 "[…] para cada aluno que precisa ser resguardado de um leve excesso de sensibilidade, existem três que precisam ser despertados do sono da fria vulgaridade. O dever do educador moderno não é o de derrubar florestas, mas o de irrigar desertos".
C. S. Lewis
Curiosamente foi um trecho que sublinhei e comentei ao ler. Deveria ser uma verdade
Eu sou aquela que lê todos os comentários, aprendo muito com eles. Muito obrigada por comentarem ❤❤❤
Duas 😅❤
Também, principalmente as pós indicações 😂❤
Eu também.
Eu também leio!!😍👏👏
Maravilhoso! Comprei, li; comprei outro e dei de presente, a pessoa leu também e conversamos. Salve, Flávio! Rezando pela libertação do F. Martins, cuja alma, como a de São Thomas More, não está à venda.
É nítida a felicidade dos seguidores do Senso falando de temas elevados! Muito obrigado Flavio 😊👏🏻
Eu não sei a maioria, mas estou de saco cheio de notícias irrelevantes 24 horas por dia, e não estou falando de tv aberta, em tudo quanto é buraco da internet que abro tem alguém noticiando/falando e replicando as mesmas coisas. Está osso.
Essa aula foi sublime, rsrs.
Obrigado professor.
Obrigado pelo podcast, Flávio. É um enorme prazer escuta-lo.
Eu amo o Olavo, fazia o COF desde 2014, mas quando falava de Lewis eram varios insultos, como covarde etc... bom, mesmo amando o Olavo, nao tenho como achar o Lewis, que falava varias coisas que o proprio Olava dizia, uns 40 anos antes dele, alguem fora do alcance dele, e isso è raro. Sempre vou ser grato a Lewis por me trazer a Cristo e sempre indico esse livro para qualquer um que conversa comigo sobre livros.
Simples motivo de ser Protestante. Também admirava o Olavo, mas vez e outra diminua os protestantes.
@@ebertardelli-buscandonabib2003 exatamente. O Olavo condenava o Lewis por ser protestante. Mas independente de qualquer coisa é um dos autores que mais trás pessoas para o cristianismo.
Excelente podcast. Conseguiu ser objetivo, ou seja, tratou do assunto de modo direto, facilitando a compreensão.
Eu comentei com meu amigo, que o “Abolição do Homem” tinha sido o melhor livro que li ano passado. Coincidentemente, ele me falou que o melhor que ele leu foi o “Cristianismo Puro e Simples”, também do Lewis kjkkjkjkjj não tem jeito, o homem é genial demais. Outra excelente live Flavio. Salve Senso Incomum; Deus abençoe a equipe toda aí!
Encantada com mais um video fantástico ❤️👏🏻👏🏻👏🏻💐💐Parabéns e muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento🥰💐❤️🇧🇷
Este é o livro! Excelente! Por isso não tenho amigos! Kkk.
Gênio Lewis conseguiu em poucas páginas deixar esse legado pro mundo. Tenho o livro e estava ensaiando pra começar, quem sabe agora.
O artigo "A reforma do senso comum" de Olavo de Carvalho, publicado na folha de londrina em 1997, é uma boa leitura complementar para o assunto em questão. Muito bom o podcast de hoje, obrigado a todos os envolvidos.
obrigada pela dica
Estava atrás de uma pessoa que explicasse dessa forma e claro conservador e cristão a sua resenha é excelente... Gosto muito de ler e aqui pude perceber que estou no caminho certo do pensamento. Obrigado.
Anjos disfarçados existem! Vamos para mais um podcast!? Não se esqueçam de deixar o seu like 👍🏼 Seu comentário e de doar um café ao Senso Incomum 😊👍🏼🤗
Repetitivo né? O algo ritmo gosta! ❤
Feito!
🙏
Existem 🙌🫶🏼
Não existe anjo disfarçado. Existe quem se disfarça de anjo . Lucifer era um anjo .
Ganhou mais uma seguidora! Além do conteúdo muito bem falado, vc é humilde mesmo com todo conteúdo adquirido! Não é arrogante nem imaturo.
Perfeito. É por isso que sou fã do Senso Incomum.
Ao ler esta obra do Lewis, algumas vezes voltei para o início, confirmando o ano da primeira edição! É inacreditável, parece que foi escrito ontem! Uma bela esperança de que as mentes mais sensíveis ou conscientes, conseguem enxergar muito além do seu tempo, e provavelmente, pouco compreensível aos seus contemporâneos. Excelente conteúdo!
Alguns dos livros importantes citados:
1. A abolição do homem, Lewis.
2. O dom da amizade, Colin Duriez.
3. Cristianismo puro e simples, Lewis.
4. O homem eterno, Chesterton.
5. Ortodoxia, Chesterton.
6. Admirável mundo novo, Huxley.
7. Lost in the Cosmos, Walker Percy.
Obs. O Peter Kreeft tbm é autor de grandes livros. A série dele Sócrates encontra... é sensacional. Tbm As melhores coisas da vida (tbm do Kreeft) é maravilhoso.
Estou em busca de um grupo de leitura destas e outras obras. Se alguém conhecer ou tiver interesse?
Tenho interesse!!
Entre no Filosofia do Zero, do professor Guilherme Freire. É uma virada de chave na vida!
Em quase todas as capitais do Brasil há vários grupos de estudo que andam a ler esses livros e outros.
Eu participo de um grupo on-line desde 2020, já lemos alguns desses livros citados, há possibilidade de você comprar o acesso dos livros que já foram lidos, nesse grupo temos 2 aulas por mês...uma de contextualização na qual o professor explica sobre o autor e a obra, da algumas chaves de leitura...a outra aula é sempre ao vivo na última quarta-feira do mês...esse grupo de estudo você consegue acessar pela página no Instagram a formação do imaginário.
Focar em literatura tá sendo top 👏👏👏👏👏👏👏
Definitivamente, não tem mais um podcast preferido, todos são uma aula a parte!
Realmente está difícil escolher um como você escreveu ❤
Tive que ler 4 vezes sem interrupção para entender plenamente esse livro. E eu já estava habituado aos livros de C.S.Lewis desde a década de 90. E disse pra mim mesmo: "Melhor livro do C.S.Lewis" e depois ao reler Cristianismo Puro e Simples me deparei com o autor declarando a mesma coisa sobre Abolição do Homem. E é um livro pequeno e de um fôlego só.
Leiam "A Fortaleza Medonha" tbm do Lewis. É o Abolição em forma de romance
Obrigada
Valeu a dica
Quando li “A Fortaleza Medonha” me senti perdida. Só consegui entender a obra, depois de ler mais sobre Lewis , especialmente, A abolição do homem. Aí comecei a ligar os pontos rsrsrsrsrs
@@sannyamaral5340 aproveita, para entender ainda mais, e leia esses aqui tbm: Milagres, Os 4 Amores, Cartas de um diabo ao seu aprendiz e os artigos "O círculo íntimo", "O Mito se tornou fato" e "Religião sem dogma".
Digo isso pq ler o "Aquela Fortaleza medonha" sem entender a mente do Lewis é tipo ler o Ortodoxia sem conhecer o pensamento do Chesterton.
Flávio essencial 😊
Que sorte ter um aluno do Mestre Olavo nos proporcionando essas aulas aqui no UA-cam
Muito obrigado Flavião, sou muito grato por essas aulas grátis!
Flávio é o cara mais inteligente que conheço. Ele fala de coisas difíceis de forma palatável.
Muito obrigado pelas suas colocações e considerações sobre essa obra brilhante. Esse é meu livro preferido do Lewis!!
Esse livro é brabo!! Um opúsculo que não é de fácil leitura, em especial o cap 2 que é denso! Gostei do vídeo sobre. Obrigado!
Que São Miguel e Maria te protejam e abençoem fortemente. Amém
Estou lendo!!! (Tentando) Obrigada!!!
Flávio, obrigada pela entrega!!! Vídeos ricos e agregadores!!!👏🏼👏🏼👏🏼
O Flávio não decepciona. É sempre alto nível.
Obrigado por propiciar o entendimento de A abolição do homem, explicando a sutileza do pensamento do autor.
Excelente a argumentação do Flávio tenho comprado vários livros inclusive de C.S.LEWIS, mas ainda não conhecia este do vídeo, vou compra-lo sem duvidas !! Obrigado Flavio pela grande aula de filosofia e comportamentos humanos.
Li esse livro anos atrás. Gostei demais.
Pretendo estudá-lo mais vezes.
Caro Flávio, muito obrigado por sua analise por esta obra, já li seis vez este livro, cada vez que lia conseguia captar pequenos lampejos da genialidade de C. S Lewis, hoje porem fique muito emocionado satisfeito com seus comentários, agora tenho a convicção q que conseguir captar mais uma pouco da importância e d grandeza de C.S. Lewis para o pensamento da humanidade
Li esse livro por recomendação do Flávio… Demorei meses, porque é extremamente profundo, mas denso, pesado…
Eu tomei uma surra desse livro também. Pretendo ler novamente após essa explanção do Flávio.
Também levei meses e vou precisar ler de novo depois dessa análise e da resenha no canal @olabocos.
Vou ler, valeu galera
Ao ouvir a descrição do Perenialismo passei a gostar ainda mais e C. S. Lewis. Sorry, Olavo, descanse em paz, você é o cara.
Uma das coisas que eu mais gosto no Olavo é o fato de ter percorrido profundamente por quase todos os cantos em que se encontrou, sendo vários deles perigosos, e ter saído vivo (são) de lá. Ele fala de Guénon com muito respeito, o que provavelmente é devido, mas adverte os alunos sobre suas grandes mentiras e manipulação que tentou fazer (e acho que fez) com seus livros. Além de tudo o que ele fala a respeito no COF, este artigo aqui é um dos melhores que já li do Olavo e é bem importante para esta questão: olavodecarvalho.org/as-garras-da-esfinge-rene-guenon-e-a-islamizacao-do-ocidente/ (aliás, sei que o Flávio também gosta desse).
Vou assistir mais tarde. Vim deixar meu like, meu comentário e o café pro professor Morgenstern ! 🤗😀
Bravo 🙌
Obrigado!
Flávio, gostei demais desse formato, bem como da análise desse livro! Simplesmente fantástico! Faça mais, por favor! Muito feliz mesmo com essa live! Que Deus te abençoe sempre e cada vez! E só pra testemunhar, continuo perdendo amigos como nunca e estou muito satisfeito com esse objetivo! Rsrs
Maravilhosos podcast Flavio! Muito obrigada ❤😊
Ainda não li, mas certamente lerei! Obrigada, Flávio!
Não esqueçamos de orar e continuar nossas doações ao Rio Grande do Sul que voltou a sofrer com as enchentes ❤🙇🏻♂️❤
Que tristeza, a chuva voltou novamente. Oh São Pedro, tenha misericórdia e de uma trégua para esse povo 🙏
Pior será quando a Maria do Rosário ganhar
Excelente resenha de livro Flávio Morgenstern, A Abolição do Homem de CS Lewis ê um livro sem igual, li ele em duas semanas em uma edição antiga há uns 7 anos atrás, na época eu já tinha gostado do livro apesar de não ter entendido profundamente o livro, quando saiu essa edição atual (a mesma que está na capa do vídeo) eu sem piscar os olhos comprei, esperei chegar as minhas férias pra dedicar tempo só pra ler A Abolição do Homem, li sem pressa em um mês, adorei a obra, na minha humilde opinião é o livro mais profundo do CS Lewis (seguido por Cristianismo Puro e Simples), CS Lewis e JRR Tolkien são geniais!!👍🙋♀️
Você precisa ler Dietrich Bonhoffer. Ótimo também
Uma boa ágora. Publicizou um belo conhecimento. Parabéns
Eu tenho esse livro, Flavio, mas confesso que não tinha entendido. Obrigado pela ajuda.
Li no início do ano, amo a escrita do C.S Lewis ❤ linguagem super simples e clara
Excelente análise, valeu a pena ter assistido !
Li este livro há algum tempo, mas depois deste poldcast, percebo que preciso ler novamente.
Meu livro "a montanha mágica", chegou. SÓ esperando o início do club do livro. Expectativa a milll.
Estou na página 350.
Livro maravilhoso! Deixo aqui trecho de um comentário que achei por aí. Grande parte dos pensamentos de Hans Castorp se volta, por exemplo, a tentar encontrar uma certa honradez inerente à doença, talvez para justificar a sua própria inação, os seus próprios gastos estratosféricos nesse império kitsch. Aquilo era o melhor que o dinheiro de um rico tuberculoso podia comprar: a companhia de outros ricos tuberculosos e a possibilidade de se dedicar a nada útil por meses a fio, isolado nos alpes justamente quando a Europa fervilhava à beira da primeira guerra mundial. É uma coincidência maravilhosa que Davos hoje sedie o Fórum Econômico Mundial.
Li a uns quatro anos atrás! Fantástico 🤩
Já li. Recomendo a todos!
Onde encontro informações sobre esse clube?
44:41 Eu sempre associo sublime a sentimentos elevadíssimos! Uma cachoeira é belíssima!
Toda essa questão do sentir adequado me lembrou muito aquele filme 'Equilibrium', do Christopher Nolan, onde a proibição e repressão do sentir criou uma ditadura totalitária frívola onde inclusive obras de artes eram destruídas. Vale a pena assistir!
Você quis dizer Christian Bale
Minha frase para elogiar o Flávio é essa: Melhor momento da semana ❤
Meu, gostei demais!!!!! Muito obrigado!!
Sou leitor assíduo de C S Lewis a quem crédito como um tio conselheiro. Para muitos, ao reduzi-lo às crônicas de Nárnia, acabam por limitar o universo intelectual de um dia maiores expoentes literários!
Excelente vídeo! Grata!
41:29 eu não vou ficar triste se o senhor nos presentear com vinte episódios do livro! ❤😅
Nem eu 😅
Boa 👍🏻 😅
Não mesmo 😅😂❤
Obrigado pelo video, ótima companhia aqui para o trânsito de sp😊
Excelente análise como sempre Flávio...
Conheci o seu trabalho através da Brasil Paralelo; sou grato! Olhei por acaso esse video, me interesso muito por Lewis. Nesse vídeo ganhou mais um inscrito. Suas aulas são claras e sempre relevante!
VALEU MORGEN, GOSTO DO BOLSONARO, ACREDITO EM DEUS, DEFENDO A VIDA DESDE A SUA CONCEPÇÃO É HOJE MORRO DE SAUDADES DA LIBERDADE QUE VIVEMOS UM DIA, FORTE ABRAÇO, RIBEIRÃO PIRES SP.
Para os interessados. O livro que o Morgen citou é: "Menace of the herd", de Erik Ritter von Kuehnelt-Leddihn.
Valeu 🙏
Exato! Este aqui: amzn.to/3XvaRGK
eu deus que nome terrivel
Valeu
Obrigada, pude entender melhor o livro.
Café da manhã! Almoço! Jantar e agora um lanchinho com bolinho de chuva com café, porque Senso Incomum é viciante! ❤😊
Aqui com bolo e suco de laranja ❤
Aqui no café reforçado 😅
Oiii. Ganhou mais uma seguidora, hoje. Obrigada
Conheci Olavo de Carvalho a princípio no true outspeak em meados de 2015. Flávio, conheço há uns quatro anos, mas honestamente, não sabia que você tinha um ótimo conhecimento em literatura, parabéns pelo vídeo. Ganhou um inscrito!
12:30 Um dos motivos pelos quais comecei a questionar o meu ateísmo foi a leitura de "Deus, um Delírio", de Richard Dawkins. Até para um jovem de 18 anos, como eu na época, a visão de Dawkins sobre a religião parecia extremamente caricata.
Boa noite...se análise de alto nível...top!
Gosto muito de Lewis.
" Abolição do homem " para mim é o melhor livro do referido autor
Que ótima esta reflexão do Credo e a referência história. Nunca reparei.
Meu Deus, Flávio, um vídeo melhor que o outro!
Esse aqui tá espetacular.
E é fato que o que foi escrito nas tábuas da lei era realidade anterior a ela.
As tábuas são dadas em Exôdo 20, em Êxodo 16 nós já vemos os Israelitas não podendo colher o Maná no sábado.
Genial aprendo muito com vc
Excelente!!!
A trilha sonora no final é ótima kkkk
Gosto do Lewis. Comecei por Cristianismo Puro e Simples. E li Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz. Comprei uma box de Lewis que tem esse título, vou lê-lo para ontem. Em especial, após seu comentário!
Fica aí prometendo tudo esses podcast EU TO ANOTANDO AQUI EIN QUERO SÓ VER 😂😂😂😂
10:07 Bom dia. Gostei do paralelo da conversão, mas quero saber mais. Esses assuntos de conversão me interessa muito!
Meu livro favorito! Muito bom o podcast! 👏👏👏🎉
É um bom livro. Sem duvidas!
Esta na minha estante.
Mas ainda prefiro algumas obras de GK Chesterton. Ortodoxia pra mim é o melhor livro do sec XX, é uma Obra prima do inicio ao fim. Ou talvez outro livro do GKC, como o Homeme Eterno, libro que converteu o próprio Lewis.
O que sempre me impressionou na Biblia são os personagens inseridos na História. É maravilhoso!
Que aula incrível.👏
Excelente livro. Muito boa a sua análise. Realmente é um livro para reler para refletir algumas vezes.
Comprei este livro por causa do Senso, a única coisa ruim, foi que eu peguei uma edição com uma tradução não muito boa, como ele mesmo me disse. Hahha. Mas, era o que tinha no momento. Obrigado Flávio!
Por favor, faça mais aulas sobre esse livro
56:14 aqui na Bélgica já são 20:23 minutos. Que aula senhores e senhoras! ❤
Boa noite 😴🌙😘
Que chique você! ❤
Não se esqueçam de deixar seu like 👍🏼
Um comentário e um PIXS se possível.! 😄💛🇧🇷 Bora pra mais um podcast favorito 💐💕
Like e comentário ok 👌
Obrigado
QUE AULA MARAVILHOSA!
Sonho ter um ministério da educação e cultura com esse rapaz! 👏🏼
Nossas crianças merecem pessoas como esse homem!
É a mesma coisa que sonhar com o paraíso!
Não sonhe. Ministério é burocracia, não filosofia. Sonhe com burocratas que me leiam.
@@SensoIncomumOficialoutro sonho, mas não impossível. Oremos!
@@SensoIncomumOficial é, ainda não estamos proibidos de sonhar.
Como sempre excelente!
Eu lia si 1 capítulo por dia,vou até menos, com o propósito de refletir. É tanta verdade que C. Lewis escreve que dói.
A linguagem, o vocabulário, a palavra plenamente própria depende de duas coisas fundamentais: reconhecer que "o Verbo se fez Carne" e obedecer ao "fazei isso em memória de Mim". Sem isso, a palavra não é nada. Sem a encarnação do Verbo, é tudo flatus vocis. E a Liturgia é onde cada palavra é maximamente real, e é nela e só nela que se tem a âncora e o significado para todo o resto.
Acabei de comprar.
Viva 🎊
“A abolição do homem” e “Regresso do Peregrino” são dois de meus favoritos! Acabei de comprar a “Trilogia Cósmica”! Peter Kreeft também é maravilhoso!