Professor Frank Oliveira bom dia atendendo a hora de angola, gostei bastante dessa aula porque consegui tirar todas as duvidas nas configuração das INTERFACE FÍSICAS com vlans no modo tronco e acesso......O professor é muito fera, estou muito grato pela vídeo aula.
Boa! consegui seguir os vídeo e recriar o ambiente, muito obrigado por compartilhar conhecimento, e sim, eu adoraria ver as outras duas formas de criar Vlan's
Mikrotik e seus truques hehehe, show de bola o vídeo Franklin!! Essa sacada do mesmo ID de VLAN fazendo o IN/OUT eu não sabia, obrigado! Minha dúvida é aquela opção "Use Service Tag", onde ela se aplica nesse cenário?
Fala Dr. Entao, isso é uma particularidade do Mikrotik, é como se fosse um "tag extra". Nesse cenario aiq ue mostrei tanto faz usar ou nao, mas por questoes de intercompatiblidade, melhor não usar!
Cara PARABÉNS com letras maiúsculas, vc me quebrou um galho e que galho. e aprendi nesse vídeo o que não aprendi em um curso. Deus Abençoe! e Obrigado.
Muito bom o video, uma pergunta neste cenário como adicionar um AP WIFI com 2 vlans para que cada rede wifi se comunique com a respectiva vlan 20 e vlan30 ?
Boa prezado. depende da forma como vai configurar, vc pode ou botar a if-vlan em uma bridge junto com a interface fisica, ou, informar o default ID na bridge, em ports.
Muito bom seu vídeo, só me tira uma dúvida no cenário onde o R2 vai enviar com tag para o R4. Poderia em vez de criar uma vlan de entrada e uma vlan de saída, apenas criar uma bridge entre a porta do R2 onde recebe todas as Vlan e a porta de saída para o R4, podendo assim receber a vlan desejada no R4. Eu poderia fazer dessa forma?
Cara, vamos supor que no meu caso R3 e R4 são APs, um SSID vai distribuir vlan20 e outro SSID vai distribuir vlan30. Eu teria que colocar as vlans out 20 e 30 em ether3 e ether4 e fazer o bridge pras elas, correto? Valeu e parabéns pelo vídeo!
ola! queria saber se voce consegue resolver um problema: como colocar pra enxergar (bridge) uma porta sendo em dhcp porta 09 com clientes conectados em PPPoE porta 05? onde clientes da porta 05 pppoe consegue acessar maquina exemplo final 10 ou outro qualquer?
Cara! Ficou um pouco confuso a parte da trunk! Poderia fazer um vídeo explicando esse procedimento, por favor? Haha parsbens! Parabéns msm pela disponibilidade do material.
Digamos que eu queira passar mais vlans pra outro equipamento, devo incluir todas as vlans numa única bridge ou devo fazer uma bridge pra cada vlan que eu queira taggear?
como faço para configurar do conentrador tenho alguns clientes pppoe que passam por uma olt na porta ether3 que é uplink da olt, quero colocar na porta pon 4 para falar com uma onu em bridge que terá outra rb como concentrador pppoe com cgnat para atender alguns clientes. qual a melhor solução
Boa noite, tudo bem? Para uma empresa com 40 equipamentos conectados, 3 VLANS, da forma como você explicou no vídeo, é o ideal? Em questão, qual tua opinião e ou sugestão a respeito dessa tua dinâmica, ter para mais proteção, um Firewall Blockbit e ou Sophos, e onde eu posso colocar, neste teu esquema? Outro detalhe, na questão das Vlans, no microtik, eu consigo projetar por exemplo, para setor administrativo, financeiro, contabilidade e diretoria? É possível vc sanar minha dúvida, utilizando teu esquema de desenho da rede?
Ola meu caro, entao aceita sim, a depender da forma como vai ser a ligação fisica. vc pode usar um switch no meio, ou juntar varias interfaces em uma bridge, e criar a vlan em cima da bridge etc.. tem varias formas mesmo.
Samuel, no caso pra usar via ROMON, vc não precisa saber os MACs, apenas precisa saber o ip do R1, ele vai puxar automaticamente este MAC ai dos outros routers, através do botão "CONNECT TO ROMON" do winbox.
Muito bom parabéns, uma dúvida, configuro Cisco's há algum tempo e pouco sei de mikrotics, no entanto não vejo o porquê da vlan acabar em uma bridge e não na interface poderia esclarecer? Obrigado
Marcelo se a gente for analisar, a vlanif em equipamentos cisco like, vai funcionar como se fosse em uma "bridge". Vc cria Vlanif, e ela vai ficar "flutuando" até que vc permita a passagem dela em determinada porta, ou seja, "bota a vlan na bridge junto com a porta fisica". Quando vc cria uma subinterface em um cisco, é como se criasse uma vlan pendurada em uma porta física do mikrotik, onde ela só vai marcar os tags de vlan naquela porta específica. É mesma coisa praticamente rrsrs, só muda ali graficamente, ou nas sintaxes....
Obrigado Franklin, consegui simular este ambiente perfeitamente. Fiquei com uma duvida. No R1 queria usar as portas 3 e 4 para acesso a rede de gerencia, porem só consigo usar com tag, neste caso a vlan 100. é possível retirar a tag para estas portas e usa-las sem vlan no R1?
Boa noite estou tentando usar vlan no wifi em uma rb 962 tem algumas conexões: privado, convidado, dispositivos inteligentes e câmeras de segurança existes uma forma de criar uma conexão wifi e todos conectarem e o mikrotik distribuir vlan ? ou tenho q criar varias interface virtual p isso ? não encontrei nada no youtube sobre isso. obrigado
Parabéns pelo vídeo, apareceu uma dúvida posso criar esse tipo de vlan em um switch não gerenciável e liberar as vlan tenha acesso entre ele Por exemplo iria criar uma vlan da gerencia e rede corporativo essas vlans iriam se comunicar E uma rede visitante totalmente separado
Switch NÃO gerenciável NÃO possue o acesso para personalizar o comportamento dele. Tem que ser gerenciável pois, este possue uma interface de configuração.
Parabéns amigão! Muito bom o vídeo, esclareceu com precisão minhas dúvidas! Fiquei com dificuldades apenas no R1... A internet entrando na ether-1 recebe tratamento convencional em cima da porta ou devemos criar uma Vlan para o link de internet? Nesse caso o R4 e R3 vão conseguir navegar? Como fica a questão do NAT masquerade no R1? Mais um vez, parabéns! Muito Obrigado!
Luiz, pra te responder isso tudo, vou ter que assistir vídeo kkk, pq não lembro do cenário que fiz, tem uns dias já. Mas consigo te dizer que a vlan só é necessária quando existe necessidade de segmentar uma interface. Havendo uma só sub-rede passando nessa interface não há necessidade de Vlan.
Boa noite professor primeiramente parabéns pelo video, eu tenho uma rb 3011 fazendo nat e concentrador porem estou querendo fazer uma alteração pois tenho uma rb 750gr3 fazendo meu segundo concentrador porem gostaria de fazer o seguinte fazer os clientes da rb 750gr3 autenticar ná rb3011 posso passar pela vlan pois tenho vlans ativas na ollt e nas onus,
(levando em consideração o final do vídeo o de o R4 está recebendo os pacotes com TAG) Se eu ligar fisicamente um desktop qualquer no lugar do R4 funcionária tudo normalmente ? Esse desktop receberia o IP do dhcp normalmente e teria acesso a internet ?
Entendi tudo.. mas como faco por exemplo para poder fazer o bloqueio do trafego entre Vlans, ou seja, Uma Vlan nao enxergue a outra. Tentei de tudo via Regra de Firewall escolhendo source e destination usando forward e acao Drop, mas nao consigo de jeito nenhum...
Se o trafego for em camada 2 (vlan para vlan, por ex.), não vai adiantar fazer nada disso no firewall... Tem algumas funções na Bridge que podem te ajudar, como a split horizon.
Olá amigo tenho um RB de borda e um servidor radius essa função posso configura vlan entre outra rb ?? E nessa outra rb conectar os clientes em pppoe usando o radios principal usando outra rb ?
Na Rb750GR1 ou GR2 só consegui fazer 4 Vlans funcionarem com Unifi colocando a porta Lan em bridge sozinha 😂😂😂 sei que não faz sentido, pelo menos eu não sei porque só funcionou assim, mas antes eu tentei utilizando as vlans na porta lan e não rolava, até funcionava, depois bugava tudo 😂😂😂 dai pensei, porque não meter uma bridge nessa porta e colocar as vlans apontando para a Bridge dessa porta, ou seja tenho uma rede com 5 sinais wifi, sendo uma rede principal, na mesma faixa de ip e 4 vlans, onde distribuo para 32 antenas unifi 😂😂 e ainda controlando tudo com regras de QoS avançado 😁😁😁
opa Fernando. Dependendo do modelo do seu Mikrotik ele pode ter um Switch chip, ai fica vantajoso de usar o modo vlan bridging, em que vc faz uma Bridge so e segmenta a vontade.. muito bom.
Olá Franklin tudo bom irmão parabéns pelos videos. Gostaria de fazer para obter a melhor performance possível. Tenho um switch gerenciável em cada POP e em cada porta eth tenho 1 AP, gostaria de separar cada AP numa VLAN e transportar para outro switch na minha central e depois para meus concentradores que estão ligados nesse switch por sfps diferentes. Tenho uma CRS 125 e CRS309 to na dúvida de como configurar isso. Em outro switch bastaria colocar a porta de interligação desses swithcs como tagged e a porta que recebe os APs em untagged, no mikrotik é mais complicado
Valerio vamos resovler agora rsrssr... VLAN = VIRTUAL LOCAL AREA NETWORK, traduzindo, area de rede local virtual, em outras palavras é uma interface (ether, porta) virtual que vc pode passar uma ou varias redes "separadas" da interface fisica. BRIDGE = Do ingles ponte, é um recurso que vc junta duas ou mais interfaces (portas) com objetivo de torna-las uma só (chamamos isso de dominio de broadcast). Quando vc junta varias portas, elas vao atuar parecido com um switch. E aí, clareou?
@@FranklinOliveira bah! agora fico bem mais fácil, agora esses conceitos vão entrar na cabeça, eu tinha dificuldade pq em vídeos ou lendo em alguns lugares, davam a impressão de o conceito de ambos fosse o mesmo "porta virtual" ai eu me quebrava um pouco pq n fazia sentido para mim o mesmo conceito em coisas diferentes, mas agora aumentou em 99% o entendimento. Obrigado :)
Quando for fazer vídeos, utilize uma resolução de tela menor, ou dê um zoom na tela na área de gravação. Seu vídeo é praticamente inútil para quem está vendo pelo celular, não dá pra ler absolutamente nada
@@FranklinOliveira ,tudo bem, é uma escolha sua. Mas já fiz mais de 40 cursos online , Linux, redes, Eletrônica , Windows Server e T.I. em geral, e 80% deles foram pelo celular. E não senti necessidade de executar os comandos num computador em tempo real. Às vezes quando vou praticar o que eu aprendi pelo celular, eu executo no pc uma semana depois (e até em 1 mês) e não me atrapalha em nada (desde que vc aprenda o que está ensinando)
Professor Frank Oliveira bom dia atendendo a hora de angola, gostei bastante dessa aula porque consegui tirar todas as duvidas nas configuração das INTERFACE FÍSICAS com vlans no modo tronco e acesso......O professor é muito fera, estou muito grato pela vídeo aula.
Sempre que fico com Dúvidas na configuração de Vlans nas RB, assisto seu vídeo, obrigado por compartilhar conhecimento.
Que bom que eu te ajudo!
Caraca que aula. Fiz um curso e não foi tão explicado assim. 22 minutos de vídeo salvou muitos vídeos que já tinha visto.
Boa! consegui seguir os vídeo e recriar o ambiente, muito obrigado por compartilhar conhecimento, e sim, eu adoraria ver as outras duas formas de criar Vlan's
Estava com um grande dúvida no transporte de vlan de um Sw para uma torre, mas graças a esse vídeo bem explicativo consegui sanar minha dúvida!
Fico muito feliz quando vejo que tirei alguma dúvida assim! Sucesso amigo
Muito obrigado. Abriu minha mente sobre Vlan
show!
Topissimo🙌👏👏👏um dos 3 melhores do brasil esse cara ai! Em 15 anos da area nunca vi ser tao simples objetivo e didatico!🙌👍
Muito lisongeado amigo, e feliz de ter ajudado!
Ótimo professor, obrigado, continue assim
Show tmj
Mikrotik e seus truques hehehe, show de bola o vídeo Franklin!! Essa sacada do mesmo ID de VLAN fazendo o IN/OUT eu não sabia, obrigado! Minha dúvida é aquela opção "Use Service Tag", onde ela se aplica nesse cenário?
Fala Dr.
Entao, isso é uma particularidade do Mikrotik, é como se fosse um "tag extra". Nesse cenario aiq ue mostrei tanto faz usar ou nao, mas por questoes de intercompatiblidade, melhor não usar!
Explicação top sem muita enrolação. parabéns...
Muito obrigado mesmo mano, passei anos para poder entender esse tema, graças a este vídeo tenho este problema resolvido.
Cara PARABÉNS com letras maiúsculas, vc me quebrou um galho e que galho. e aprendi nesse vídeo o que não aprendi em um curso. Deus Abençoe! e Obrigado.
Fico feliz em ter ajudado, essa é a intenção! Abs
Top tutorial, seria possível uso desse conceito apenas com Mikrotik e um AP unifi sem uso de switch?
Sim com certeza. Pode testar.
Muito bom o video, uma pergunta neste cenário como adicionar um AP WIFI com 2 vlans para que cada rede wifi se comunique com a respectiva vlan 20 e vlan30 ?
Muito bom amigo, parabéns
Obrigado 👍
E se você quisesse "destagear" o que chega no R4 passando para uma das portas dele por exemplo, conectando um computador lá, o que é necessário fazer?
Boa prezado.
depende da forma como vai configurar, vc pode ou botar a if-vlan em uma bridge junto com a interface fisica, ou, informar o default ID na bridge, em ports.
Muito bom seu vídeo, só me tira uma dúvida no cenário onde o R2 vai enviar com tag para o R4. Poderia em vez de criar uma vlan de entrada e uma vlan de saída, apenas criar uma bridge entre a porta do R2 onde recebe todas as Vlan e a porta de saída para o R4, podendo assim receber a vlan desejada no R4. Eu poderia fazer dessa forma?
Ótimo video. Obrigado
Eu que agradeço
Show de Bola seu video, facil intuitivo e sem enrolacao, parabens e obrigado por nos ajudar, vlwee
Que bom que ajudei, tmj!
Cara, vamos supor que no meu caso R3 e R4 são APs, um SSID vai distribuir vlan20 e outro SSID vai distribuir vlan30. Eu teria que colocar as vlans out 20 e 30 em ether3 e ether4 e fazer o bridge pras elas, correto? Valeu e parabéns pelo vídeo!
ola! queria saber se voce consegue resolver um problema:
como colocar pra enxergar (bridge) uma porta sendo em dhcp porta 09 com clientes conectados em PPPoE porta 05?
onde clientes da porta 05 pppoe consegue acessar maquina exemplo final 10 ou outro qualquer?
muito obg mestre
tmj!
VLANs no ppoe faz um vídeo pra mim por favor 😊
Cara! Ficou um pouco confuso a parte da trunk! Poderia fazer um vídeo explicando esse procedimento, por favor? Haha parsbens! Parabéns msm pela disponibilidade do material.
Digamos que eu queira passar mais vlans pra outro equipamento, devo incluir todas as vlans numa única bridge ou devo fazer uma bridge pra cada vlan que eu queira taggear?
Farei em breve
Mais um ótimo vídeo, obrigado pela troca de conhecimento! Vc é o cara!!!
tmj!
como faço para configurar do conentrador tenho alguns clientes pppoe que passam por uma olt na porta ether3 que é uplink da olt, quero colocar na porta pon 4 para falar com uma onu em bridge que terá outra rb como concentrador pppoe com cgnat para atender alguns clientes. qual a melhor solução
Valeu! me ajudou de mais!
Muito bem explicado
Que bom que gostou, abs!
Boa noite, tudo bem? Para uma empresa com 40 equipamentos conectados, 3 VLANS, da forma como você explicou no vídeo, é o ideal? Em questão, qual tua opinião e ou sugestão a respeito dessa tua dinâmica, ter para mais proteção, um Firewall Blockbit e ou Sophos, e onde eu posso colocar, neste teu esquema? Outro detalhe, na questão das Vlans, no microtik, eu consigo projetar por exemplo, para setor administrativo, financeiro, contabilidade e diretoria? É possível vc sanar minha dúvida, utilizando teu esquema de desenho da rede?
top so me explica uma coisa as vlans no mikrotik so acital uma conexao ? tipo mikritik 1 e mikrotik 2 ou acita um terceiro na mesma vlan ?
Ola meu caro, entao aceita sim, a depender da forma como vai ser a ligação fisica. vc pode usar um switch no meio, ou juntar varias interfaces em uma bridge, e criar a vlan em cima da bridge etc.. tem varias formas mesmo.
Top o vídeo!! Vc faz configuração remota ?
Franklin uma pergunta, como acessar os R2 e R3 R4? Eu nao consegui o Mac do Winbox
Samuel, no caso pra usar via ROMON, vc não precisa saber os MACs, apenas precisa saber o ip do R1, ele vai puxar automaticamente este MAC ai dos outros routers, através do botão "CONNECT TO ROMON" do winbox.
Obrigado pela dica parabéns
Show, espero ter ajudado!
Muito bom parabéns, uma dúvida, configuro Cisco's há algum tempo e pouco sei de mikrotics, no entanto não vejo o porquê da vlan acabar em uma bridge e não na interface poderia esclarecer? Obrigado
Marcelo se a gente for analisar, a vlanif em equipamentos cisco like, vai funcionar como se fosse em uma "bridge".
Vc cria Vlanif, e ela vai ficar "flutuando" até que vc permita a passagem dela em determinada porta, ou seja, "bota a vlan na bridge junto com a porta fisica".
Quando vc cria uma subinterface em um cisco, é como se criasse uma vlan pendurada em uma porta física do mikrotik, onde ela só vai marcar os tags de vlan naquela porta específica.
É mesma coisa praticamente rrsrs, só muda ali graficamente, ou nas sintaxes....
Parabens
obrigado!
Oi faz um senário com vlans micro Tik olt e clientes
Obrigado Franklin, consegui simular este ambiente perfeitamente. Fiquei com uma duvida. No R1 queria usar as portas 3 e 4 para acesso a rede de gerencia, porem só consigo usar com tag, neste caso a vlan 100. é possível retirar a tag para estas portas e usa-las sem vlan no R1?
Boa noite estou tentando usar vlan no wifi em uma rb 962 tem algumas conexões: privado, convidado, dispositivos inteligentes e câmeras de segurança existes uma forma de criar uma conexão wifi e todos conectarem e o mikrotik distribuir vlan ? ou tenho q criar varias interface virtual p isso ? não encontrei nada no youtube sobre isso.
obrigado
Parabéns pelo vídeo, apareceu uma dúvida posso criar esse tipo de vlan em um switch não gerenciável e liberar as vlan tenha acesso entre ele
Por exemplo iria criar uma vlan da gerencia e rede corporativo essas vlans iriam se comunicar
E uma rede visitante totalmente separado
Switch NÃO gerenciável NÃO possue o acesso para personalizar o comportamento dele. Tem que ser gerenciável pois, este possue uma interface de configuração.
O sw não gerenciável tem somente um broadcast, sem opção de fazer essas configurações.
parabens, link do telegram esta inativo.
Por que não consigo mais acessar R2 depois que ativa os filtros correspondentes as VLAN ?
Parabéns amigão! Muito bom o vídeo, esclareceu com precisão minhas dúvidas!
Fiquei com dificuldades apenas no R1... A internet entrando na ether-1 recebe tratamento convencional em cima da porta ou devemos criar uma Vlan para o link de internet? Nesse caso o R4 e R3 vão conseguir navegar? Como fica a questão do NAT masquerade no R1?
Mais um vez, parabéns!
Muito Obrigado!
Luiz, pra te responder isso tudo, vou ter que assistir vídeo kkk, pq não lembro do cenário que fiz, tem uns dias já. Mas consigo te dizer que a vlan só é necessária quando existe necessidade de segmentar uma interface. Havendo uma só sub-rede passando nessa interface não há necessidade de Vlan.
Boa noite professor primeiramente parabéns pelo video, eu tenho uma rb 3011 fazendo nat e concentrador porem estou querendo fazer uma alteração pois tenho uma rb 750gr3 fazendo meu segundo concentrador porem gostaria de fazer o seguinte fazer os clientes da rb 750gr3 autenticar ná rb3011 posso passar pela vlan pois tenho vlans ativas na ollt e nas onus,
Segue ai que Logo teremos!
@@FranklinOliveira muito obrigado pela atenção professor.
Irmão fique na dúvida ainda preciso criar uma vlan e por PPPoE nela tem como , e assim separar a rede aqui
Tem sim, lembrando que vc tem que decidi se vai setar vlan nas CPEs, ou se vai destaggear na saida ok.
(levando em consideração o final do vídeo o de o R4 está recebendo os pacotes com TAG)
Se eu ligar fisicamente um desktop qualquer no lugar do R4 funcionária tudo normalmente ? Esse desktop receberia o IP do dhcp normalmente e teria acesso a internet ?
Não receberia ip. Você teria que configurar uma vlan no pc.
Opa, como o colega falou, o pc ou qualquer dispositivo, tem que ser capaz se usar vlan tag. Se for, vai ser possível comunicar sim.
Qual o nome deste software web que você está usando para criar essa topologia de rede?
Opa amigo, blz? entao, este ai e' o Eve-NG!
Entendi tudo.. mas como faco por exemplo para poder fazer o bloqueio do trafego entre Vlans, ou seja, Uma Vlan nao enxergue a outra. Tentei de tudo via Regra de Firewall escolhendo source e destination usando forward e acao Drop, mas nao consigo de jeito nenhum...
Se o trafego for em camada 2 (vlan para vlan, por ex.), não vai adiantar fazer nada disso no firewall... Tem algumas funções na Bridge que podem te ajudar, como a split horizon.
Boa noite, eu não só estou conseguindo por pppoe mas por dhcp consigo
nesse seu cenario, se eu quisesse que o dhcp da vlan fosse o segundo rb, como eu faria?
Parabéns pelos vídeos!
Obg!
Porque vc não usa igmp e dhcp snooping?
é um recurso opcional.
@@FranklinOliveira obrigado pela resposta,de fato,no meu caso é prejudicial, abraço professor.
Olá amigo tenho um RB de borda e um servidor radius essa função posso configura vlan entre outra rb ?? E nessa outra rb conectar os clientes em pppoe usando o radios principal usando outra rb ?
Se eu entendi certo, consegue sim conectar os clientes.
Chama la no grupo do Telegram t.me/mkzchat
Ola, parabens
Neste desenho seu se após o roteador R1 tiver um proxy Linux e em seguida um Switch preciso criar Vlan neste servidor tambem ?
Junior, se esse proxy atuar como bridge deve passar a vlan diretamente, mas caso não, tera que fazer vlan no linux.
Cara tenho uma vlan saindo do meu primeiro router e no segundo fiz uma bridge com a wifi e nao sei pq nao gera dhcp
Na Rb750GR1 ou GR2 só consegui fazer 4 Vlans funcionarem com Unifi colocando a porta Lan em bridge sozinha 😂😂😂 sei que não faz sentido, pelo menos eu não sei porque só funcionou assim, mas antes eu tentei utilizando as vlans na porta lan e não rolava, até funcionava, depois bugava tudo 😂😂😂 dai pensei, porque não meter uma bridge nessa porta e colocar as vlans apontando para a Bridge dessa porta, ou seja tenho uma rede com 5 sinais wifi, sendo uma rede principal, na mesma faixa de ip e 4 vlans, onde distribuo para 32 antenas unifi 😂😂 e ainda controlando tudo com regras de QoS avançado 😁😁😁
Quando vc inclui uma interface num bridge, ela deixa de ser individual, toda configuração lógica vc vai fazer somente na bridge! Certinho dr!
Obg me ajudou
tmj!
Procurei em suas video mas nao encontrei config de Vlan Switch chip
ua-cam.com/video/scwVI8Oi1Xc/v-deo.html
da uma olhada nesse ai
Como fazer sem criar mais bridges?
opa Fernando. Dependendo do modelo do seu Mikrotik ele pode ter um Switch chip, ai fica vantajoso de usar o modo vlan bridging, em que vc faz uma Bridge so e segmenta a vontade.. muito bom.
Muito bom
vlw diego
Olá Franklin tudo bom irmão parabéns pelos videos. Gostaria de fazer para obter a melhor performance possível. Tenho um switch gerenciável em cada POP e em cada porta eth tenho 1 AP, gostaria de separar cada AP numa VLAN e transportar para outro switch na minha central e depois para meus concentradores que estão ligados nesse switch por sfps diferentes. Tenho uma CRS 125 e CRS309 to na dúvida de como configurar isso. Em outro switch bastaria colocar a porta de interligação desses swithcs como tagged e a porta que recebe os APs em untagged, no mikrotik é mais complicado
A idéia é essa, mas a configuração é diferente do vídeo acima meu grande, tem que usar Vlan filtering ou o menu Switch.
Ótimo!!!
tmj
Não usou o PVID ???
Depende da necessidade. o PVID é pra dar característica de access a determinada interface, determinando por qual vlan o trafego sem tag vai passar.
Essas VLANS se comunicam ou não?
Dentro do mikrotik vc pode juntar vlans com IDs diferentes, usando a BRIDGE, nesse caso elas vao ficar no mesmo dominio de broadcast.
algo que me tranca no aprendizado e que n consigo entender é a diferença entre VLAN e BRIDGE :(
Valerio vamos resovler agora rsrssr...
VLAN = VIRTUAL LOCAL AREA NETWORK, traduzindo, area de rede local virtual, em outras palavras é uma interface (ether, porta) virtual que vc pode passar uma ou varias redes "separadas" da interface fisica.
BRIDGE = Do ingles ponte, é um recurso que vc junta duas ou mais interfaces (portas) com objetivo de torna-las uma só (chamamos isso de dominio de broadcast). Quando vc junta varias portas, elas vao atuar parecido com um switch.
E aí, clareou?
@@FranklinOliveira bah! agora fico bem mais fácil, agora esses conceitos vão entrar na cabeça, eu tinha dificuldade pq em vídeos ou lendo em alguns lugares, davam a impressão de o conceito de ambos fosse o mesmo "porta virtual" ai eu me quebrava um pouco pq n fazia sentido para mim o mesmo conceito em coisas diferentes, mas agora aumentou em 99% o entendimento. Obrigado :)
muito enrolado as explicacoes, meu pai..
Verdade não é pra todo mundo mesmo não.
Quando for fazer vídeos, utilize uma resolução de tela menor, ou dê um zoom na tela na área de gravação. Seu vídeo é praticamente inútil para quem está vendo pelo celular, não dá pra ler absolutamente nada
Entendo, mas de fato o vídeo não foi mesmo feito pensando em celular, pois até então a utilização do Mikrotik e feita pra computador mesmo.
@@FranklinOliveira ,tudo bem, é uma escolha sua. Mas já fiz mais de 40 cursos online , Linux, redes, Eletrônica , Windows Server e T.I. em geral, e 80% deles foram pelo celular. E não senti necessidade de executar os comandos num computador em tempo real. Às vezes quando vou praticar o que eu aprendi pelo celular, eu executo no pc uma semana depois (e até em 1 mês) e não me atrapalha em nada (desde que vc aprenda o que está ensinando)