Parkinson não é uma doença terminal!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 січ 2023

КОМЕНТАРІ • 16

  • @Forjandocomparkinson
    @Forjandocomparkinson 7 місяців тому +9

    Tenho parkinson há 14 anos e trabalho , digiro, faço academia e não morri ainda.rsrsrssrsrs

  • @jeyfndz
    @jeyfndz Рік тому +7

    Meu pai tem essa doença a 6 anos e se degradou de uma forma deprimente... A doença acabou completamente com ele!

  • @Neurofuncionalr
    @Neurofuncionalr  Рік тому +8

    🧠 5 FATOS SOBRE A DOENÇA DE PARKINSON👇🏻
    👨🏻‍⚕️Infelizmente, ainda hoje muita desinformação é propagada sobre a doença. E precisamos falar sobre algumas verdades sobre a doença:
    ✅ Não é uma doença terminal, afinal, tem tratamento;
    ✅ A doença não tem cura, mas dá para levar uma vida com qualidade mesmo com o diagnóstico;
    ✅ A doença é LENTAMENTE progressiva;
    ✅ Só tomar remédio não é suficiente, já que muitos sintomas da doença não respondem bem ao tratamento medicamentoso, a reabilitação tem um papel essencial no manejo da doença;
    ✅ Não se usa mais o termo "mal de Parkinson". Mal vem do estigma de "maldição", e no caso, é uma doença neurológica. Por isso, o certo é doença de Parkinson.
    💥Minha opinião a série: Vários aspectos poderiam ser levantados aqui, mas os escritores poderiam ter estudado melhor sobre a doença para não retratar de forma tão errada. *Primeiro, o momento em que o médico deu o diagnóstico, poderia ter explicado que a doença tem tratamento, que a evolução é lenta e individual; *Segundo, num momento o homem está assaltando um cofre, nadando, carregando maletas e tudo mais e, depois de 6 meses, mal está conseguindo andar (passou de um HY 1,5 para 4 em 6 meses? Difícil de acreditar.. né?); *Terceiro, a cena da fisioterapia aquática é pobre demais... Mas, nesse ponto não culpo a série, deve ser o olhar crítico de um especialista, que pode ser ignorado, já que pelo menos mostrou o protagonista buscando reabilitação (seria um ponto positivo?); *E por último, os episódios da série deixaram claro que o protagonista estava claramente esperando a morte após o diagnóstico, e aqui fica a reflexão mais importante:
    ⚠️A pessoa não morre de Parkinson, mas com Parkinson. É uma doença crônica que precisa de tratamento. O foco é promover uma boa qualidade de vida e nisso a equipe multidisciplinar é essencial (Médico, fisio, TO, fono, psicólogo, educador físico e muitos outros).

  • @fatimasaletischaidhauer187
    @fatimasaletischaidhauer187 4 місяці тому +2

    Meu marido tem Parkson há 12 anos e agora está caindo ano a ano ,mesmo com td medicação, tomando canabidiol,fazendo fisio e tendo tds cuidados .Cada caso é um caso.

  • @lessacamphbell8847
    @lessacamphbell8847 Рік тому +2

    Com estímulos cognitivos,medicação,atendimento com equipe multidisciplinar,fonoaudiologia,fisioterapia,terapeuta ocupacional,neurologista,pode-se prolongar a vida destes pacientes com mais qualidade de vida.

  • @mariacelina7299
    @mariacelina7299 Рік тому +1

    Essa eu não sabia . gloria a Deus 🙏

  • @marioguimaraes4254
    @marioguimaraes4254 11 місяців тому +1

    Parkinson, tratamento sim, com atividades celebrais faz bem , fazendo tratamento vive mais, fazer atividades celebrais são bem vindos,

  • @silvanidasilvaolivaressoto2771

    Por favor você atende on line? Sou do interior de SP e meu marido teve AVC!! Seus vídeos são excelentes!

  • @diegorodriguesfisio
    @diegorodriguesfisio Місяць тому

    Sou fisioterapeuta e trabalho com esses pacientes, e sim, parkinson não é uma doença terminal. Precisamos mostrar e trabalhar para que o paciente tenha o melhor. Mas a doença é desafiadora. Eu por exemplo um tenho paciente q recebeu mais 2 CID de demência além do parkinson, sendo q a doença dele se agravou depois da COVID e quase 6 meses em coma. Agravou muito. Cada caso é um caso. Hj ele ja tá usando entacapona junto ao prolopa. Teve discinesias tão fortes a ponto te ter rompimento do bíceps braquial dir. Com sinal de Popeye e lesão de nervo radial sem força pra extensão de punho, fora as contrações involuntárias em flexao. Cognição cada vez mais difícil a ponto de não entender comandos verbais mesmo com exercícios de dupla tarefa sendo feitos desde o início do tratamento... Tenho apoio de professores e alguma pessoas do Sarah pra ajudar no tratamento dele e ainda assim estamos no máximo q se pode ser feito. Mas sim, sua mensagem é necessária.

  • @guih_aesthetic_
    @guih_aesthetic_ 5 місяців тому +1

    Fala q o remédio é caríssimo

  • @soraiaviana3808
    @soraiaviana3808 Рік тому

    fale sobre atrofia cerebelar por favor

  • @genesioapretto5077
    @genesioapretto5077 11 місяців тому

    Quebrar com remédio e cirurgia?!

  • @antoniafranco7201
    @antoniafranco7201 4 місяці тому

    Meu pai sofreu muito acabo na cama sofreu muito né falava mais com lusinacao morreu doença orrivil

  • @nathalialmariano
    @nathalialmariano Рік тому

    👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @Rotinadanoemicomparkinson321

    Da medo tenho PARKINSON sintomas dessa doença me assusta