C 1.1 O que são fluidos?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 вер 2020
  • Sim sim, líquidos e gases são fluidos, até aí todo mundo já sabe, mas afinal... o que são fluidos? O que define seu comportamento?
    Nesta aula apresento o conceito de fluido, contrastando seu comportamento com o comportamento de substâncias sólidas e quais as consequências dessas diferenças.

КОМЕНТАРІ • 14

  • @sergiocoelho9238
    @sergiocoelho9238 3 роки тому +5

    agora, já sei consigo entender o movimento de um corpo no leito de um rio!!!

  • @caliolourenco4388
    @caliolourenco4388 4 місяці тому +1

    tava pensando com relação a propagação das partículas e fluidos no universo segue a tendência de continuar se propagando no vácuo . bem interessante .

  • @marlonrodrigo390
    @marlonrodrigo390 3 роки тому +7

    Eu não tenho palavras pra agradecer, eu estava muito preocupado por sequer estar entendendo e agora consegui entender, aproveito gostaria de tirar uma dúvida ainda dentro do conceito, mas a pergunta vai ser um pouco longa porque destrinchei por palavras-chave para conseguir entender mesmo, geralmente bolo alguma outra definição baseado no que entendi:
    Cisalhamento: Seria o resultado da tensão, vide que para um fluído mover-se, é preciso que suas moléculas tenham algum tipo de deslocamento. É válido ressaltar que o volume permanece constante, pois independente do estado, a quantidade de moléculas permanece a mesma. No caso do PE o responsável por causar o cisalhamento poderia ser uma rosca, já no caso da massa do bolo seria a batedeira.
    Escoamento: Ao que entendi tem uma relação entre espaço - tanto do destino do fluído, quanto a sua própria extensão -, por exemplo, se a massa de bolo irá conseguir preencher todo espaço ao ser derrubada numa forma, já no exemplo do PE, seria sua capacidade de preencher o molde - podendo ser até a própria injetora na área da rosca - e a viscosidade é a resistência a ação desse deslocamento e essa resistência por ser uma força contrária é o que causa a deformação - como pegar uma massa de pizza, enrolar até o formato de uma bola e depois achatar novamente -, acho que tem um pouco do Princípio de Ação e Reação nisso, pois ela gera uma força contrária ao movimento.
    Fluído: Substância que se deforma continuamente graças a uma aplicação de uma tensão. Considerando os exemplos que utilizei - rosca e batedeira -, eu poderia dizer que há 2 tensões? A própria de cisalhamento e a causada pela viscosidade, já que ela gera uma força contrária que impede de escoar.
    Peço perdão pela pergunta, realmente estava difícil e você me salvou. Deus te abençoe!

  • @miquithaiopedro6559
    @miquithaiopedro6559 2 роки тому +1

    Muito bom

  • @regianeoliveira3096
    @regianeoliveira3096 3 роки тому +2

    Ótima explicação. Obrigada!

    • @CesarFreire
      @CesarFreire  3 роки тому

      Olá Regiane Oliveira! Muito obrigado!
      Fico contente que você tenha gostado da aula! Bons estudos!!

  • @cientista3820
    @cientista3820 10 місяців тому +2

    Professor, o senhor pode dar um exemplo de fluido:
    - compressível e regime permanente ;
    -Fluido Incompreensível e regime transiente?

    • @CesarFreire
      @CesarFreire  10 місяців тому

      Olá colega Cientista!
      Obrigado pela pergunta!
      Claro! Vamos lá:
      Um exemplo de escoamento compressível e que esteja em regime permanente é o escoamento ao redor de asas de avião, quando ele está com número de Mach acima de 0,3, pelo menos. Digo isso porque caso a velocidade do escoamento seja baixa, então os efeitos de compressibilidade do ar são praticamente desprezíveis. Neste caso, se a aeronave estiver voando com velocidade constante, não houver descolamento da camada limite e não houver rajadas ou qualquer outro tipo de perturbação no escoamento, então o escoamento será em Regime permanente, ou seja, ele não muda no tempo. Note que ele pode mudar no espaço, o que realmente acontece, pois em cada parte da asa teremos uma velocidade diferente. A principal ideia aqui é pensar que tubos de Pitot espalhados pela asa poderiam medir, cada um deles, valores diferentes de velocidade, mas uma vez que você escolhe um desses tubos de Pitot, então veria que a velocidade nele é sempre a mesma.
      Para o outro caso, de fluido incompressível e em regime transiente, podemos pensar em um sistema de transmissão que usa óleo entre dois discos. O óleo pode ser pensado como um fluido praticamente incompressível. A princípio os discos estão parados, mas conforme um deles gira, a diferença de velocidade entre as superfícies dos discos criará uma tensão de cisalhamento distribuída nos discos de forma que o outro disco também passará a acelerar. Até que o sistema atinja um regime permanente, ou seja, enquanto ainda ocorrer variação na velocidade dos discos, ainda haverá variação no campo de velocidade e o que nós teremos será um escoamento incompressível e transiente.
      Um exemplo mais simples, talvez, é pensar no escoamento de água dentro de uma seringa. Ao empurrar o embolo surgirá um escoamento dentro da seringa direcionando o fluido pelo fino orifício de saída. Podemos pensar que também é um escoamento incompressível e transiente, pois o escoamento será diferente ao longo do tempo.
      Consegui esclarecer?
      Bons estudos!

  • @thamyrisqueiroz1750
    @thamyrisqueiroz1750 3 роки тому +1

    Aula incrível!!

    • @CesarFreire
      @CesarFreire  3 роки тому

      Olá Thamyris Queiroz! Muito obrigado pelo comentário!
      Espero que goste do curso! Bons estudos!

  • @lourenciapinheiro6255
    @lourenciapinheiro6255 2 роки тому

    Excelente

    • @CesarFreire
      @CesarFreire  2 роки тому

      Olá Lourencia Pinheiro
      Muito obrigado por seu comentário! Fico contente que tenha gostado da aula!

  • @Felipexdiniz
    @Felipexdiniz Рік тому

    Que aula ótima curtindo mais me inscrevi deixei o gostei

    • @CesarFreire
      @CesarFreire  Рік тому

      Olá Felipe Salviano!
      Muito obrigado por seu comentário!
      Fico muito contente que tenha gostado da aula!
      Bem vindo ao canal e bons estudos!