Eu chorei já na primeira poesia que você leu. Me lembrou de um trecho do livro "O Poder Do Mito", onde é mencionado que só o imperfeito, o frágil, o passível ao erro é capaz de ser amado. E por isso Jesus. Por isso carne. Por isso o filho de Deus se fez homem e sofreu, sentiu, chorou, sangrou. Isso nos conecta tanto a Ele. É impressionante. Só tem vida o que já sofreu... Isso é lindo demais. Muito obrigada pelo seu vídeo.
Nossa, estava justamente pensando ontem mesmo sobre o tema. Tenho interesse em poesias mas "Por onde começar? Como ler?". Me serviu muito, seguirei as dicas! Cesar sempre com ótimos vídeos!! Parabéns!
Tenho que confessar que não gosto de poesia e espero que ninguém me crucifique aqui por isso. Acredito que grande parte do meu problema com os poemas, eram aqueles poemas que via na escola e acabava tendo que desmembrar em um milhão de pedaços, e acabava que a parte bonita, sentimental, eu diria, acabava se perdendo nos termos técnicos. A mesma coisa me aconteceu quando me mandaram ler "A Iracema", que é um livro divino, mas com 9 anos, é difícil uma criança sentir empatia ou até mesmo entender o que esta se passando. Dessa forma, eu peguei birra com clássicos. Mas hoje, um pouco mais velha, consegui vencer "a barreira" dos clássicos, e acredito que o Cesar fez com que eu me apaixonasse pelos poemas também. Vou procurar com certeza. Obrigada pelo ótimo vídeo.
Só eu percebi que ele tem poesia na voz? O vídeo inteiro, do começo a fim, pareceu pra mim que ele tava recitando um poema. Hora mais musicado, mais rítmico, hora mais branco, mais denso. Mas sempre poesia. Esse foi o primeiro vídeo teu que assisti, queria finalmente entender como ler A Divina Comedia e Paraíso Perdido, poemas épicos, e acabei aprendendo muito mais que isso. Meus parabéns.
Nunca havia pensado nessa associação dos sinos Cé !! Que ritmoooo, tão simples essa sonoridade e a gente não notava rs ! Surge uma segunda interpretação do poema ! Eu amo poesia e fiquei muito feliz pelo seu vídeo incentivar mais pessoas a gostar de literatura
Adorei! :) Como você mesmo disse, poesias são como músicas, podem te fazer lembrar de coisas, te alegrar, te entristecer e não precisa necessariamente de uma explicação do que significa, o nosso entendimento que nos faz sentir.
Estou dando uma chance pra poesias agora, embora eu sempre li de tudo, exceto poesias. Seu vídeo aumentou meu interesse por elas. Obrigado pelas dicas.
Parabéns pela dica ! Eu tenho uma também que pode auxiliar muitos a entender os mecanismos da poesia de um modo geral. É só ler o livro da Norma Goldstein, Versos, Sons e Ritmos.
Que coisa linda, de verdade. Eu mesmo sempre acho não ser "boa" ou inteligente pra entender a complexidade da poesia, nunca pensei que poderia ser eu a estar complicando tanto. Adorei
Esse foi o vídeo em que mais me apaixonei pela sua voz. Já te ouvi falando e cantando, mas nenhuma dessas duas coisas superou você recitando poesia, sua voz ficou ainda mais linda e as intonações 😍, nossa! Fiquei mais apaixonada ainda...
Amei o vídeo. Meu professor de literatura, lindo que é, já tinha lido "Sinos" em aula e dado o mesmo parecer sobre a interpretação da poesia pela sonoridade e etc (e olha que nem estava no assunto a ser abordado pelo conteúdo da aula mas mesmo assim ele quis trazer essa poesia pra gente...) Essas coisas só me fazem ter mais interesse por poesia e por querer buscar obras no gênero (se puder, me indique algumas!). Enfim, parabéns pelo vídeo, tá muito bom messsmo!
eu gosto do jeito quase "fofo" de escrever do Manuel Bandeira, do Manoel de Barros, alguma das coisas do Drummond! A gente tem que ir achando as vozes que falam com a nossa alma. Tem poesia que não me diz nada, mesmo eu reconhecendo a beleza e o primor da produção! Experimente! =D Experimente!
Nossa gostei muito do vídeo! Faz algum tempo que quero ler poesia, mas nunca tentei e pra dizer a verdade não é um gênero que me atrai muito. Mas depois dessa explicação vou pegar um livro agora...rs
Esse vídeo foi pra mim! Tô com o livro de poesia do Paulo Leminski e não consigo pegar o ritmo pra ler, na verdade nem sei como ler um livro só de poesias. Vou tentar fazer isso que você fez e ver se dá certo. Obrigada, Cesar :D
Caroline e Guilherme! Eu ainda não li Leminski! Mas muitos autores escrevem de um jeito que se você faz uma leitura em voz alta funciona melhor! =D Meu professor falava disso também. Havia uma tradição da ideia de "recitar" poesia. Embora isso já não seja o único jeito de se perceber poesia, pode ser um jeito de tentar encontrar essa voz particular do Paulo Leminski que ainda não alcançou vocês! =)
Nunca li nada de Manoel Bandeira,olha que vergonha hahahahaha eu acho que poesia está mais em sentir do que entender porque quando normalmente se lê poemas de qualquer autor,normalmente não se tem um auxilio de alguém que possa "decifrar" o tal poema ou tenha lido alguma explicação na internet e tal, para poder mostrar o que está escondido nas entrelinhas..então a gente lê e sente...acho que o sentir é fundamental,normalmente cada um interpreta de uma forma diferente e isso é tão legal, um vê e imagina uma coisa e outra pessoa algo totalmente diferente...mas claro que é bom poder buscar conhecer mais profundamente a obra de cada autor...Cesar sempre com assuntos pertinentes, fundamentais, alias talvez seja a fuga de uma realidade tão densa e triste, viver de poesia é necessário!!precisa ser diário!! :) beijos lindo,te adoro!!
Eu adoro ler livros,meio que sou uma devoradora de livros haha😂😂😂,bom,eu me interessei por poesias, pq eu fui estimada a ler ,eu comecei a ler a série a Saga do tigre da Colleen Houck e ja estou no volume 3 e durante a minha leitura ela citava várias poesias de Willian Shakespeare entre outros poetas e então comecei a ter interesse.Recomendo a ler a Maldição do tigre vl1 e depois os outros 3 volumes são ótimos e cita poesias além na protagonista gostar muito de poesias haha😂😁❤
Eu adoro um poema do Bandeira em que dois namorados estão conversando e o rapaz fala que a menina parece uma lagarta. "Antônia, você é engraçada! Você parece louca." Até hoje não entendi o significado dele, mas sempre gosto de reler haha
Olha algumas recomendações legais aqui ó: BARTHES, Roland: O prazer do texto. 4ªed. São Paulo: Perspectiva, 2006. BAZERMAN, Charles.Gêneros textuais, tipificação e interação. Trad. Ângela Paiva Dionísio, Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo:Editora Cortez,2005. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48ª ed.São Paulo: Editora Cortez, 2006.
Sua gata chama Diná por causa da gatinha da Alice? Se for, além de uma xará, ela tem uma amiga que recebeu o nome pelo mesmo motivo, lá em casa. :3 Ótimo vídeo! Sempre tento ler poesias em casa ou em um lugar silencioso, para ler em voz alta. Beijos!
Eu sinto que sou o porquinho da Índia das minhas relações. Mesmo que me ofereçam agrados, mesmo que sejam bons para mim e mesmo que façam de tudo para que eu me sinta confortável, eu prefiro o meu lugar. Eu não gosto de interagir com o mundo. Faço porque sou obrigada. E quando não sou, não quero fazer. Todo mundo acha triste a vida que eu levo no meu canto. E alguém sempre acaba se machucando nessa tentativa insistente e inútil de tirar de mim alguma reação, alguma vontade de estar por perto, alguma demonstração de gratidão pelo que fazem por mim. É um peso para mim que tentem me tirar do meu lugar. Eu não consigo corresponder. Não consigo não sentir falta do meu canto, do meu silêncio e da minha solidão. Ninguém está disposto a se mudar para debaixo do fogão comigo, mas muitos insistem em tentar me tirar de lá. Ser o porquinho da Índia é tão triste quanto lutar pela atenção dele. Digo até que é mais triste. Porque o lado do porquinho ninguém entende. Estar debaixo do fogão vai sempre ser libertador. Ao mesmo tempo, vai ser sempre um motivo para que te façam sentir errado. Ninguém se importa com a emancipação do porquinho. Ninguém tem pena da cobrança que ele sofre. Ninguém pergunta se ele pediu para estar aqui, mas todos esperam que ele aja como se tivesse.
A parte "cantada" do Os sinos foi muito gostosa de se ouvir (voz linda aproposito) esses poemas sonoros/musicais são os que eu mais gosto! ^^
Esse canal renascer
Eu chorei já na primeira poesia que você leu. Me lembrou de um trecho do livro "O Poder Do Mito", onde é mencionado que só o imperfeito, o frágil, o passível ao erro é capaz de ser amado. E por isso Jesus. Por isso carne. Por isso o filho de Deus se fez homem e sofreu, sentiu, chorou, sangrou. Isso nos conecta tanto a Ele. É impressionante. Só tem vida o que já sofreu... Isso é lindo demais. Muito obrigada pelo seu vídeo.
ah voce recitando os poema de Manuel
e o poema toca cada um de um jeito ,faz cada um ter sua propiá interpretação ,sentimentos
por isso é divino < 3
Valeu pelo video,vou entrar no mundo da poesia para melhorar nas provas do enem e da uerj.Obrigado!
Conseguiu me convencer. Gostei do vídeo. Espero haver mais vídeos seus aqui. :)
Sensacional tua segunda leitura d’Os Sinos!! Nunca havia lido esse poema assim
Muito bom!
Eu adoro ler poesia e muito bom para nossa vida e muito legal as Antônio Luz MG
Nossa, estava justamente pensando ontem mesmo sobre o tema. Tenho interesse em poesias mas "Por onde começar? Como ler?". Me serviu muito, seguirei as dicas!
Cesar sempre com ótimos vídeos!! Parabéns!
Matheus a
Mudei meu jeito de ler e escrever poesia totalmente depois desse vídeo.
Tenho que confessar que não gosto de poesia e espero que ninguém me crucifique aqui por isso.
Acredito que grande parte do meu problema com os poemas, eram aqueles poemas que via na escola e acabava tendo que desmembrar em um milhão de pedaços, e acabava que a parte bonita, sentimental, eu diria, acabava se perdendo nos termos técnicos.
A mesma coisa me aconteceu quando me mandaram ler "A Iracema", que é um livro divino, mas com 9 anos, é difícil uma criança sentir empatia ou até mesmo entender o que esta se passando.
Dessa forma, eu peguei birra com clássicos.
Mas hoje, um pouco mais velha, consegui vencer "a barreira" dos clássicos, e acredito que o Cesar fez com que eu me apaixonasse pelos poemas também.
Vou procurar com certeza.
Obrigada pelo ótimo vídeo.
Essa declamação,do poema dos sinos ,foi mágica!
Só eu percebi que ele tem poesia na voz? O vídeo inteiro, do começo a fim, pareceu pra mim que ele tava recitando um poema.
Hora mais musicado, mais rítmico, hora mais branco, mais denso. Mas sempre poesia.
Esse foi o primeiro vídeo teu que assisti, queria finalmente entender como ler A Divina Comedia e Paraíso Perdido, poemas épicos, e acabei aprendendo muito mais que isso.
Meus parabéns.
Bandeira também é um dos meus poetas preferidos!!!
Ok, você conseguiu me convencer a dar uma chance para poesia. :-D
Cara, senti uma epifania quando escutei essa interpretação cantada do poema. Obrigado!
Que incrível, a parte cantada foi tocante.
Nunca havia pensado nessa associação dos sinos Cé !! Que ritmoooo, tão simples essa sonoridade e a gente não notava rs ! Surge uma segunda interpretação do poema !
Eu amo poesia e fiquei muito feliz pelo seu vídeo incentivar mais pessoas a gostar de literatura
Bandeira é puro amor!
Bárbaro o vídeo, a maneira como declamou e o que propôs! Podia manter uma série de vídeos como este, me levou além-mar.
Por um mundo mais poético! Ótimo vídeo! Que tenham mais vídeos sobre/com poesia!
Meu Deus, que coisa linda! Você é um ótimo professor!
Amo poesia, demorei para tomar gosto pela coisa e hoje sou completamente apaixonada. Parabéns pelo vídeo, muito bom! :)
Adorei! :)
Como você mesmo disse, poesias são como músicas, podem te fazer lembrar de coisas, te alegrar, te entristecer e não precisa necessariamente de uma explicação do que significa, o nosso entendimento que nos faz sentir.
Amei! Parabéns pelo excelente trabalho!
Estou dando uma chance pra poesias agora, embora eu sempre li de tudo, exceto poesias. Seu vídeo aumentou meu interesse por elas. Obrigado pelas dicas.
Excelente teus comentaros Cesar Sinicio Marques , estas abrindo as portas da poesia para os Jovens! Meus parabem pels excelente a¢ao cara , valeu ;)
Parabéns pela dica ! Eu tenho uma também que pode auxiliar muitos a entender os mecanismos da poesia de um modo geral. É só ler o livro da Norma Goldstein, Versos, Sons e Ritmos.
Que coisa linda, de verdade. Eu mesmo sempre acho não ser "boa" ou inteligente pra entender a complexidade da poesia, nunca pensei que poderia ser eu a estar complicando tanto.
Adorei
to gostando muito dos videos do Cesar. Ele ajuda muito em varias coisas sem falar na voz ne
Cesar seus videos tem análises incríveis!
otimo conteudo !
Muito bom o vídeo, Manuel Bandeira é meu poeta favorito!
Meu Deus este homem é 💖PERFEITO💖
OMG! Que coisa mais linda Cesinha ❤
Sino de Belém!... ♪
que lindo! se fosse eu já estaria tropeçando nas palavras, parabéns pelo vídeo
Esse foi o vídeo em que mais me apaixonei pela sua voz. Já te ouvi falando e cantando, mas nenhuma dessas duas coisas superou você recitando poesia, sua voz ficou ainda mais linda e as intonações 😍, nossa! Fiquei mais apaixonada ainda...
eba! =D apaixonamento é um dos efeitos mais gostosos que a poesia consegue ter! =D obrigado Fernanda! =D
Muito legal, Cesar!
Adorei os vídeos me tiram várias dúvidas
Amei o vídeo. Meu professor de literatura, lindo que é, já tinha lido "Sinos" em aula e dado o mesmo parecer sobre a interpretação da poesia pela sonoridade e etc (e olha que nem estava no assunto a ser abordado pelo conteúdo da aula mas mesmo assim ele quis trazer essa poesia pra gente...) Essas coisas só me fazem ter mais interesse por poesia e por querer buscar obras no gênero (se puder, me indique algumas!). Enfim, parabéns pelo vídeo, tá muito bom messsmo!
eu gosto do jeito quase "fofo" de escrever do Manuel Bandeira, do Manoel de Barros, alguma das coisas do Drummond! A gente tem que ir achando as vozes que falam com a nossa alma. Tem poesia que não me diz nada, mesmo eu reconhecendo a beleza e o primor da produção!
Experimente! =D Experimente!
sou teu fã
Excelente trabalho, César! Fiquei emocionada com a sua leitura de "Os sinos"! :D
Adorei! Faz mais nesse estilo, explicativo :)
Vídeo completamente apaixonante!
Adorei o novo quadro esperarei pelos novos episodeos
Eu também tive aulas com Alcides Villaça! maravilha!
+Blogs & Livros Espero que ele tenha visto isso! muito bonito, tocante...
Você é o cara, palavra de poeta.
Amei,obrigada pelo vídeo! ❤️👏😄
Poesia, ou se é apaixonado por ela ou não, simplesmente assim. Abraço.
Parabéns pelo trabalho!
Amei!
Nossa gostei muito do vídeo! Faz algum tempo que quero ler poesia, mas nunca tentei e pra dizer a verdade não é um gênero que me atrai muito. Mas depois dessa explicação vou pegar um livro agora...rs
Muito bom, Cesar!
Amei demais
Esse vídeo foi pra mim! Tô com o livro de poesia do Paulo Leminski e não consigo pegar o ritmo pra ler, na verdade nem sei como ler um livro só de poesias. Vou tentar fazer isso que você fez e ver se dá certo. Obrigada, Cesar :D
Eu também! E ainda com o mesmo livro!
Caroline e Guilherme!
Eu ainda não li Leminski! Mas muitos autores escrevem de um jeito que se você faz uma leitura em voz alta funciona melhor! =D Meu professor falava disso também. Havia uma tradição da ideia de "recitar" poesia.
Embora isso já não seja o único jeito de se perceber poesia, pode ser um jeito de tentar encontrar essa voz particular do Paulo Leminski que ainda não alcançou vocês! =)
Cesar Sinicio Marques Obrigada pela dica! E a propósito, seus vídeos são maravilhosos!
Cesar Sinicio Marques Agora que eu vi, é você! :D
Valeu mesmo!
Que video incrível! Adorei..
Gostei bastante do vídeo!!! =)
manteve o tom certin"
Muito bom! (=
Nunca li nada de Manoel Bandeira,olha que vergonha hahahahaha eu acho que poesia está mais em sentir do que entender porque quando normalmente se lê poemas de qualquer autor,normalmente não se tem um auxilio de alguém que possa "decifrar" o tal poema ou tenha lido alguma explicação na internet e tal, para poder mostrar o que está escondido nas entrelinhas..então a gente lê e sente...acho que o sentir é fundamental,normalmente cada um interpreta de uma forma diferente e isso é tão legal, um vê e imagina uma coisa e outra pessoa algo totalmente diferente...mas claro que é bom poder buscar conhecer mais profundamente a obra de cada autor...Cesar sempre com assuntos pertinentes, fundamentais, alias talvez seja a fuga de uma realidade tão densa e triste, viver de poesia é necessário!!precisa ser diário!! :) beijos lindo,te adoro!!
Que vídeo delicioso! Obrigada, amigo!
Que legal!
Obrigado por esse vídeo
Eu adoro ler livros,meio que sou uma devoradora de livros haha😂😂😂,bom,eu me interessei por poesias, pq eu fui estimada a ler ,eu comecei a ler a série a Saga do tigre da Colleen Houck e ja estou no volume 3 e durante a minha leitura ela citava várias poesias de Willian Shakespeare entre outros poetas e então comecei a ter interesse.Recomendo a ler a Maldição do tigre vl1 e depois os outros 3 volumes são ótimos e cita poesias além na protagonista gostar muito de poesias haha😂😁❤
Alguém sabe o link do livro?
ótimo vídeo. Adoro poesia
Alguém sabe me dizer qual o nome do livro q ele está lendo? Não consegui ver.
Existe um livro bom sobre Bandeira. Se eu não me engano, o nome do ensaio é Dos Amores aos Chinelos.
Alguém pode me dizer que livros são aqueles que estão em baixo dos livros Diário de um Banana e ao lado dos 3 livros azuis ?
Dragões de Éter. ;)
Valeu ^^
Preciso saber o nome deste livro por favor...,
esse vídeo é lindo
Eu acho toda poesia engraçada. Não sei por que, mas sempre quando leio ou escuto uma poesia imagino cenas engraçadas.
conta uma dessas poesias e a cena imaginada pra gente rir também! =D
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii como eu amo poesia.
Fabuloso, cara ! Estou desenferrujando dá poesia ! (Se é que vc me entende) kkkkkk.
Show de bola este vídeo!! obrigado!!! Escrevo poesia e conto historias para reflexão!! de uma olhada!!!
Eu adoro um poema do Bandeira em que dois namorados estão conversando e o rapaz fala que a menina parece uma lagarta.
"Antônia, você é engraçada! Você parece louca."
Até hoje não entendi o significado dele, mas sempre gosto de reler haha
Sua leitura de "os sinos" ficou gravada no meu subconsciente kkkk
hazou cesar
Olá. Quais livros teóricos de poesia você me indicaria?
Olha algumas recomendações legais aqui ó:
BARTHES, Roland: O prazer do texto. 4ªed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BAZERMAN, Charles.Gêneros textuais, tipificação e interação. Trad. Ângela Paiva
Dionísio, Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo:Editora Cortez,2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48ª
ed.São Paulo: Editora Cortez, 2006.
Sua gata chama Diná por causa da gatinha da Alice?
Se for, além de uma xará, ela tem uma amiga que recebeu o nome pelo mesmo motivo, lá em casa. :3
Ótimo vídeo! Sempre tento ler poesias em casa ou em um lugar silencioso, para ler em voz alta.
Beijos!
Nossa! Que urso gato!
Eu gosto bastante de poesia, mas não costumo ler como leio romance.
Eu sinto que sou o porquinho da Índia das minhas relações. Mesmo que me ofereçam agrados, mesmo que sejam bons para mim e mesmo que façam de tudo para que eu me sinta confortável, eu prefiro o meu lugar. Eu não gosto de interagir com o mundo. Faço porque sou obrigada. E quando não sou, não quero fazer. Todo mundo acha triste a vida que eu levo no meu canto. E alguém sempre acaba se machucando nessa tentativa insistente e inútil de tirar de mim alguma reação, alguma vontade de estar por perto, alguma demonstração de gratidão pelo que fazem por mim. É um peso para mim que tentem me tirar do meu lugar. Eu não consigo corresponder. Não consigo não sentir falta do meu canto, do meu silêncio e da minha solidão. Ninguém está disposto a se mudar para debaixo do fogão comigo, mas muitos insistem em tentar me tirar de lá. Ser o porquinho da Índia é tão triste quanto lutar pela atenção dele. Digo até que é mais triste. Porque o lado do porquinho ninguém entende. Estar debaixo do fogão vai sempre ser libertador. Ao mesmo tempo, vai ser sempre um motivo para que te façam sentir errado. Ninguém se importa com a emancipação do porquinho. Ninguém tem pena da cobrança que ele sofre. Ninguém pergunta se ele pediu para estar aqui, mas todos esperam que ele aja como se tivesse.
Boa noite! Adorei o seu canal e passei a seguir. Dá uma olhada no meu canal com leituras de poesias.
pneumotórax é o mais foda
.
Odeio literatura, como vim para aqui?
Amei!