Professor, ainda restam dúvidas sobre o conceito de meia vida, por que a cada meia vida o tempo reinicia? Se uma massa de 200g de 14C decai pela metade em 5730 anos, não deveria zerar após 11460 anos? Não consigo entender como o tempo decorrido se reinicia a cada meia vida. Por favor me ajude.
Muito boa a aula, mas professor nós podemos confiar nesse método de datação de fósseis? Pq já ouvi dizerem que as idades de fósseis de dinossauros, plantas e outros, determinadas por meio do carbono 14, estão incorretas e que as idades podem variar devido a diversos fatores. Isso é verdade? Por favor me tire essa dúvida... Desde já agradeço!
conhecimento de que a meia-vida do radioativo C-14 é de aproximadamente 5.600 anos, lembrando que meia-vida é o tempo necessário para a metade dos átomos em uma quantidade inicial A0 desintegra-se ou transforma-se em átomos de um outro elemento. O modelo matemático que se usa para a datação de um fóssil é a função A(t)= A0.e^kt (e=27181) onde A0 é a quantidade inicial, A é a massa do Carbono e t o tempo. (a) Sabendo que A(5.600) = A0/2(meia vida) determine o valor de k utilizando 8 casas decimais. (b) Em um fóssil foi encontrado um milésimo da quantidade inicial(A0) de C-14. Qual a idade aproximada do fóssil? me ajuda com essa resposta
Muito bom, agora consegui sintetizar! Valeu. Só me restou uma dúvida, professor: na minha apostila e em outra vídeo-aula eu aprendi que quando o nitrogênio reage com os nêutrons, é liberado C-14 e um próton. Você pode me explicar isso?
Boa trade professor, podemos resolver essa questão? Se o o período de semidesintegraçao do ¹¹C for de cerca de 500 anos, quantos períodos de semidesintegraçao terão ocorrido após 2500anos?❤
Henrique, vc pode fazer o caminho inverso. Como a questão diz, um organismo VIVO emite 15 partículas beta/min.grama. Ora, enquanto esse organismo se mantiver vivo essa taxa irá permanecer constante, como bem explicou o professor. Por outro lado, após a morte, como o C14 sofrerá desintegração e não será mais reposto, o esperado é que, com o passar do tempo, a quantidade de partículas beta emitidas diminua. Vamos aos cálculos: massa=30g emisões=6750 tempo=1h (60 min) Para encontrarmos as partículas emitidas por grama e por minuto basta dividir 6750 pela massa e pelo tempo dados. Assim: 6750/60min.30g = 3,75 partículas/min.g QUANTIDADE INICIAL = 15 partículas/min.g QUANTIDADE FINAL = 3,75 partículas/min.g 15------ 1°meia vida----->7,5-----2°meia vida----->3,75 Portanto passaram-se dois tempos de meia vida, ou seja, 2x5730=11460 anos. OBS: Como eu disse, esse é o caminho inverso ao feito pelo Prof°.
Professor, o senhor acha melhor eu reservar essa semana só para redação e exercícios de humanas e línguagens? E depois da prova de humanas e línguagens eu deixar a semana só para exatas e natureza?
Professor me dá uma ajuda por favor,eu tenho uma dúvida; se eu faltar no dia da prova do Enem,eu terei que pegar alguma taxa depois?(obs:fui isento da taxa... não vou fazer o Enem esse ano. por motivo de uma viagem muito importante)
Professor o senhor necessita ser mais claro nas resoluções do exercício, explicar passo a passo, além disso, se digitasse as informações, poderia compreender melhor, mas tirando isso a aula está ótima.
Professor queria saber da sua opinião.. Eu estudei esse ano basicamente com exercícios, e não fiz tantos simulados ( inteiros 90 deve ter sido uns 8) E a meta essa semana era fazer todos os dias, o problema que nao sobra tempo para ver a resolução ( mesmo pdf) pq de manha reviso 4 assuntos( sendo só questoes enem e bancas parecidas- ficam umas 70-80) questoes, a tarde simulado inteiro e a noite repetição de revisoes que tenho dificuldade.. Fazendo uns 4 dias seguidos de simulado fiz uma estratégia que senti que nao me sinto cansada como a vida inteira fazendo simulados.. Sobre o tempo eu faço simulados com 30 min a menos e consigo fazer no tempo, mas acabou deixando umas 5-10 questoes( principalmente naturezas) pq nao lembro do assunto.. Acabei vendo que é exatamente os mesmos assuntoa( que esta em meta de revisao final de semana) e é top temas.. Penso em focar nas revisões finais( nao quero revisar outros assuntos na semana de prova) e fazer simulado por área (45/60 questoes) pois sobra tempo de analisar meus erros e revisar ps assuntos que errei, mas como penso que nao fiz tantos simulados no ano, fico na duvida de continuar fazendo todos os dias até domingo, ou fazer 45-60 e no final de semana aquele simulado inteiro final..
Professor me ajudaaaa Estou estudando Isomeria Optica e não consegui entender o que é isomero meso e nem como funciona as atividades de isomeria Optica. Só entendi o conceito. .. Não entendi como se aplica nas questões. É pra amanhã a tarde :'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(
Meso é quando você tem 2 carbonos quirais iguais, no caso vc conta como 1 carbono quiral, então 2 isomeros opticos e um meso (inativo, não desvia a luz)
obgg prof,ajudou muito,mas ainda acho q a questão deveria ter especificado que 30 gramas era a massa inicial do fóssil,porq pensei q era a resultante da semi desintegração,isso causou uma confusão kkk
É uma questão sobre datação de fóssil (de algum ser vivo que morreu a muito tempo), e que para descobrir a idade de um deles é necessário saber quantas meia vidas o C14 dele decaiu. Um fóssil normal emite 15 emissões beta/(min g), mas o fóssil encontrado tinha 30g, portanto: 1g ---- 15 (regra de 3 aqui) 30g ---- x
x = 450, ou seja, um fóssil em questão deveria fazer 450 emissões beta/(min g) ou 450.60 = 27000 emissões beta/(hora g), caso estivesse vivo. No entanto, o fóssil de 30g emitia apenas 6750 emissões beta/(hora g) - sendo que deveria ser 27000 se estivesse vivo - , dessa forma, diante a todas a informações citadas quantos anos ele tinha?
1° Para descobrir é só ficar dividindo por 2 até chegar em 6750 para saber quantas meia vidas ocorreram. 27000/2 ---> 13500/2 ----> 6750 (ou seja ocorreram 2 meia vidas) 2° Agora lembre que a questão diz no começo que a cada meia vida de C14 passam-se 5730 anos. 1 meia vida ----- 5730 2 meia vida ------ x x = 5730.2 = 11.460 anos Realmente a questão exige um raciocínio um pouco avançado, mas o professor explicou muito bem.
caraiii bicho tu es foda p explicar valeu mano
Uau❤❤❤
AMEIIII
👏🏻👏🏻👏🏻
Adorei a aula
Ótimo adorei bem explicado
Valeu
Vc é ótimo!meu mto obg
Eu que agradeço pelas palavras
Muito boa explicação
Muito obrigado pelas palavars
Gostei 👏
Valeu!!
Babado aprendi real
Show!!!
Obrigado pelo vídeo
Osasco-SP
Valeu, pode ajudar compartilhando com a galera
Química em Foco - Prof. Guilherme Vargas
Sim,
Muito grato!
obrigado professor , não desista desse projeto , mudando vidas de pessoas !!! só tenho a agradescer , aprendi tudo !!
Explicação top!
hahha! muito bom,tirei minhas dúvidas
Vamos que vamos!!
obrigada professor!
fique com Jesus, Ele te ama.
Professor, ainda restam dúvidas sobre o conceito de meia vida, por que a cada meia vida o tempo reinicia? Se uma massa de 200g de 14C decai pela metade em 5730 anos, não deveria zerar após 11460 anos? Não consigo entender como o tempo decorrido se reinicia a cada meia vida. Por favor me ajude.
Prof genio
show química é emocionante
Ótima aula, professor!
Muito boa a aula, mas professor nós podemos confiar nesse método de datação de fósseis? Pq já ouvi dizerem que as idades de fósseis de dinossauros, plantas e outros, determinadas por meio do carbono 14, estão incorretas e que as idades podem variar devido a diversos fatores. Isso é verdade? Por favor me tire essa dúvida... Desde já agradeço!
Por favor!
conhecimento de que a meia-vida do radioativo C-14 é de aproximadamente 5.600
anos, lembrando que meia-vida é o tempo necessário para a metade dos átomos em
uma quantidade inicial A0 desintegra-se ou transforma-se em átomos de um outro
elemento. O modelo matemático que se usa para a datação de um fóssil é a função
A(t)= A0.e^kt (e=27181)
onde A0 é a quantidade inicial, A é a massa do Carbono e t o tempo. (a)
Sabendo que A(5.600) = A0/2(meia vida) determine o valor de k utilizando 8 casas
decimais. (b) Em um fóssil foi encontrado um milésimo da quantidade inicial(A0) de
C-14. Qual a idade aproximada do fóssil?
me ajuda com essa resposta
Como eliminar particulas de carbono 12 e 14 ?
Valeuuu
disponha
Os hormônios sintéticos funcionam assim tnbm no corpo neh
Alguém traz um Oscar pra esse prof!
Gostaria de agradecer a todos vocês....obrigado!
Muito bom, agora consegui sintetizar! Valeu.
Só me restou uma dúvida, professor: na minha apostila e em outra vídeo-aula eu aprendi que quando o nitrogênio reage com os nêutrons, é liberado C-14 e um próton. Você pode me explicar isso?
No vídeo você diz que a equação é n + N -> C14 + H
Boa trade professor, podemos resolver essa questão?
Se o o período de semidesintegraçao do ¹¹C for de cerca de 500 anos, quantos períodos de semidesintegraçao terão ocorrido após 2500anos?❤
não entendi os 27.000? como chegou no cálculo seria melhor respondendo no quadro...
Henrique, vc pode fazer o caminho inverso.
Como a questão diz, um organismo VIVO emite 15 partículas beta/min.grama. Ora, enquanto esse organismo se mantiver vivo essa taxa irá permanecer constante, como bem explicou o professor. Por outro lado, após a morte, como o C14 sofrerá desintegração e não será mais reposto, o esperado é que, com o passar do tempo, a quantidade de partículas beta emitidas diminua.
Vamos aos cálculos:
massa=30g
emisões=6750
tempo=1h (60 min)
Para encontrarmos as partículas emitidas por grama e por minuto basta dividir 6750 pela massa e pelo tempo dados. Assim:
6750/60min.30g = 3,75 partículas/min.g
QUANTIDADE INICIAL = 15 partículas/min.g
QUANTIDADE FINAL = 3,75 partículas/min.g
15------ 1°meia vida----->7,5-----2°meia vida----->3,75
Portanto passaram-se dois tempos de meia vida, ou seja, 2x5730=11460 anos.
OBS: Como eu disse, esse é o caminho inverso ao feito pelo Prof°.
O professor explica tão bem que aprendi de primeira. Parabens, fessô. 👏
S.Q. N.
Ótimo vídeo professor 😃
Professor, o senhor acha melhor eu reservar essa semana só para redação e exercícios de humanas e línguagens? E depois da prova de humanas e línguagens eu deixar a semana só para exatas e natureza?
Show demais!!
Professor me dá uma ajuda por favor,eu tenho uma dúvida; se eu faltar no dia da prova do Enem,eu terei que pegar alguma taxa depois?(obs:fui isento da taxa... não vou fazer o Enem esse ano. por motivo de uma viagem muito importante)
Sim, ano que vem ter[a que pagar, a não ser que o INEP mude as regras
@@guilhermequimica obg me ajudou muito!
Decaimento e etc ,ai pessoas que usam esses hormônios acabam tomando mais do mesmo pra ñ ficar com uma taxa baixa do mesmo no corpo kkkkk
Entendi sim. Não sei como tirei nota boa em natureza! Essa aí eu chutei.
Converse com Deus sempre:)
Eu me admiraria se ele respondesse.
Meu cérebro deu uma crashada mas entendi tudo depois kkk ótima aula.
Professor o senhor necessita ser mais claro nas resoluções do exercício, explicar passo a passo, além disso, se digitasse as informações, poderia compreender melhor, mas tirando isso a aula está ótima.
Professor queria saber da sua opinião.. Eu estudei esse ano basicamente com exercícios, e não fiz tantos simulados ( inteiros 90 deve ter sido uns 8) E a meta essa semana era fazer todos os dias, o problema que nao sobra tempo para ver a resolução ( mesmo pdf) pq de manha reviso 4 assuntos( sendo só questoes enem e bancas parecidas- ficam umas 70-80) questoes, a tarde simulado inteiro e a noite repetição de revisoes que tenho dificuldade.. Fazendo uns 4 dias seguidos de simulado fiz uma estratégia que senti que nao me sinto cansada como a vida inteira fazendo simulados.. Sobre o tempo eu faço simulados com 30 min a menos e consigo fazer no tempo, mas acabou deixando umas 5-10 questoes( principalmente naturezas) pq nao lembro do assunto.. Acabei vendo que é exatamente os mesmos assuntoa( que esta em meta de revisao final de semana) e é top temas.. Penso em focar nas revisões finais( nao quero revisar outros assuntos na semana de prova) e fazer simulado por área (45/60 questoes) pois sobra tempo de analisar meus erros e revisar ps assuntos que errei, mas como penso que nao fiz tantos simulados no ano, fico na duvida de continuar fazendo todos os dias até domingo, ou fazer 45-60 e no final de semana aquele simulado inteiro final..
Agora é hora de ir tirando o pé, foque nos aulões de revisão e va reduzindo para não cansar demais. E parabens pela rotina de trabalho.
Química em Foco - Prof. Guilherme Vargas muito obg professor!!!
Obrigada, nós somos burros. 😍👏
ótima aula
essa seria uma das questões que eu deixaria para o final
perfeito!!
Massa.
não entendi.
Fessor tem alguma fórmula ou equação pra esse assunto de meia vida?
use a logica que vai mais fácil , mas tem formula sim
Top 👏👏
Professor, com 600 no enem consigo uma bolsa integral de farmácia pelo ProUni ?
Possível sim
Possível = mais chances para o Não
Provável = mais chances para o Sim
Desculpa amigo
Valeu professor, fui um dos que pedi
Professor me ajudaaaa
Estou estudando Isomeria Optica e não consegui entender o que é isomero meso e nem como funciona as atividades de isomeria Optica. Só entendi o conceito. .. Não entendi como se aplica nas questões.
É pra amanhã a tarde :'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(
Meso é quando você tem 2 carbonos quirais iguais, no caso vc conta como 1 carbono quiral, então 2 isomeros opticos e um meso (inativo, não desvia a luz)
Seu lindo obrigado por me fazer entender o raciocinio da vida, da meia-vida
Você é professor da prima Ana gurtler
Sim!! Não esqueça que sua inscrição ajuda muito o canal
Ótimo, sempre cai mesmo!
Importante revisar nessa reta final
obgg prof,ajudou muito,mas ainda acho q a questão deveria ter especificado que 30 gramas era a massa inicial do fóssil,porq pensei q era a resultante da semi desintegração,isso causou uma confusão kkk
Entendi, mas feliz por ter entendido
Só que que não entendi ? Estou chateada 😭
O professor explicou muito bem, mas o meu cérebro não cabe mais nada
Vá anotando o que expliquei, e depois monte um entendimento para vc
É uma questão sobre datação de fóssil (de algum ser vivo que morreu a muito tempo), e que para descobrir a idade de um deles é necessário saber quantas meia vidas o C14 dele decaiu.
Um fóssil normal emite 15 emissões beta/(min g), mas o fóssil encontrado tinha 30g, portanto:
1g ---- 15 (regra de 3 aqui)
30g ---- x
x = 450, ou seja, um fóssil em questão deveria fazer 450 emissões beta/(min g) ou 450.60 = 27000 emissões beta/(hora g), caso estivesse vivo.
No entanto, o fóssil de 30g emitia apenas 6750 emissões beta/(hora g) - sendo que deveria ser 27000 se estivesse vivo - , dessa forma, diante a todas a informações citadas quantos anos ele tinha?
1° Para descobrir é só ficar dividindo por 2 até chegar em 6750 para saber quantas meia vidas ocorreram.
27000/2 ---> 13500/2 ----> 6750 (ou seja ocorreram 2 meia vidas)
2° Agora lembre que a questão diz no começo que a cada meia vida de C14 passam-se 5730 anos.
1 meia vida ----- 5730
2 meia vida ------ x
x = 5730.2 = 11.460 anos
Realmente a questão exige um raciocínio um pouco avançado, mas o professor explicou muito bem.
Que legal!!! Valeu demais!!
primeiro precisa saber quantidade de vida do fóssil depois a meia vida dividindo por 2 logo multiplicar quantidade de meia vida por anos !
Porque o carbono 14 se torna radiotivo?o que seria o 14?
Massa do átomo!
👍 mais a massa do carbono nao é 12, entao é a variação que o torna radioativo?
N entendi nada
Top!
como o senhor supos que o valor dele em vida era 27000?
Só faltou resolver a questão na matemática
Com a explicação não deu para entender?
Se fosse fácil assim no Enem né, pq no Enem eles colocam um texto kkkk
Caramba! entendi kkkkk
Booaaa
#tmj
Você explica muito bem, parabéns ❤️
Obrigado
Nossa! Muito obrigado professor. Sinceramente, me ajudou demais. Desejo sucesso ao senhor!!!✌️✌️
Amém!
Aquela notificação maravilhosa 😇
Obrigado mestre! Sempre nos ajudando. Ainda vou te abraçar com o diploma em minhas mãos! E dizer aquele: Obrigado.
Com certeza, bora compartilhar com a galera!
Boa
Valeu!! #tmj
Como é bom entender! Valeu, professor