Conhecia muito pouco de Mahler, porém sempre tive interesse nele. Esse vídeo me incentivou a escuta-lo e fui logo ouvir a primeira sinfonia dele, titã, e achei fantástico, é como se fosse algo único, nunca vi nenhum outro compositor fazer algo parecido, fantástico Alexandre, muito obrigado pelos videos e me incetivar a ouvir esse grande compositor!!! ♡♡♡♡♡
A quinta de Mahler me lasca todo, além de ser uma das mais importante pra mim, ela traz ao meu lado no sofá o espirito o meu saudoso pai. Agora mesmo estou ouvindo com a batuta de Karajan (Berlin Philharmonic, 1973) e enquanto escrevo, os meus olhos expressam em lágrimas essa tristeza confundindo-se com saudade. Essa obra é um turbilhão na minha alma. Obrigado, Regente!
Eu considero Mahler um grande melodista. Quando ouço o Adaggietto da sinfonia 5, é daquele tipo, muito simples, mas extremamente cantável e capaz de dilacerar um coração, parece que estamos ouvindo um coro de anjos em uníssono, ou mesmo o próprio Deus cantando pra nós, e a gente chorando muito, lavando a nossa alma. O final da sinfonia 8 me soa profético, Mahler parece fazer uma prévia do louvor lá na nova Jerusalém, onde o universo inteiro presta adoração e reverência ao maior cientista do universo! Faço essas observações com base nas cores orquestrais, melódicas e harmônicas que Mahler elabora. A sinfonia 8 usa coro, tem texto em latim e tem órgão, então dá pra fazer dela uma música sacra de grandesa intraduzível em palavras.
Mahler é um dos maiores gênios da música clássica. A 2a Sinfonia “Ressureição” tive a oportunidade de ouvir em um dos mais grandiosos concertos que já fui na minha vida, com a OSB com a Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A 5a Sinfonia eu conheci pelo filme “Morte em Veneza” do Lucchino Visconti, baseado na obra do Thomas Mann. O filme em si, na minha opinião, não faz jus a grandiosidade da obra de Mann, mas o adagietto da 5a sinfonia presente no filme me fez ir pesquisar mais sobre a obra. A 6a Sinfonia é minha favorita dele, densa, dramática e trágica ao mesmo tempo que pomposa e epopeica. A 8a sempre que ouço me arrepio do começo ao fim.
Um grande professor escreveu que, para ele, a conversão do Mahler ao catolicismo foi de fato sincera, conquanto imperfeita. Obrigado por falar de Mahler.
Mahler é um dos meus compositores favoritos! É espetacular! Sempre choro no final da Sinfonia nº 2 :) Infelizmente, devido a pandemia, não pude ir a um concerto no Alberto Hall, para ouvir a divina Sinfonia nº 8.
Finalmente, descobri meu compositor preferido. Minha sinfonia preferida, dele, é a terceira. É muito fácil perceber um pouco o militarismo( música com tema militar ) vc ouve no primeiro movimento. Já ouvi a 6, 2 e 1. Incríveis. Não é facil ouvir. As obras deles tem uma dificuldade mas no final são simples. Não sei explicar
Maestro, o senhor tem sempre razão, não gostar de Mahler , talvez seja não amar a vida e o que a transcende, obrigada, pelo filme Maestro, conheci um pouco mais de Mahler e buscando aqui , achei uma lista maravilhosa. Amo suas aulas! Para o meu gosto, quando e se houver o Apocalipse, vai tocar a nona do Beethoven.
Olá Maestro Alexandre . Graças a suas aulas que venho assistindo cada dia mais aprecio a Música Clássica com profundidade . Ontem 22/05/2022 veio nplay list do You tube as Sinfonias desse grande gênio que vc descreve maravilhosamente. Cada Sinfonia com quase duas horas de duração .Regida por Cláudio Abbado no Festival de Lucerna 2010.gostaria que vc fizesse um especial para esse maravilhoso regente que não usa partitura nas apresentações. Claro que vc assistiu várias vezes e deve ter chorado como eu. Mahler é profundo sem ser invasivo. Chega ao mais profundo eu e te conquista. Devo a vc que tem ensinado a valorizar a música que valoriza o ser humano que se emociona porque se identifica com essas peças. Mahler é tudo que vc fala nessa aula. Te amo Ineco. Que Deus abençoe o seu trabalho e a todos que trabalham e colaboram para a existência do ECAI
Oi maestro, gosto de assistir as aulas duas vezes sempre, mas essa foi imprescindível Via no UA-cam as orquestras sob a regência de Mahler, mas agora você me fez apaixonar-me por ele assistindo essa baita aula e ouvindo a playlist do Spotify, belíssima lista!!! As duas primeiras músicas eu conhecia, maravilhosas, todas são, mas a Symphony número 8 é simplesmente espetacular, eu não conhecia, é algo que transcende❤️ Obrigada maestro 👏♥️
Boa maestro! Mahler... Que seria do mundo da música sem este gigante! E que gostoso suas aulas! Descobri vc ontem enquanto trabalhava, sua forma de ensinar, sem pedantismo muito comum aos ditos eruditos torna o aprendizado delicioso! Obrigado por você existir também. Parabéns e obrigado pelo trabalho.
Lindo seu trabalho e raro ! Num país onde a cultura está nas bundas do funk , entre outras modalidades e sem nada contra , o parabenizo pelo seu esforço em fazer a música erudita chegar ao conhecimento dos brasileiros . Tomara que principalmente aos jovens do país . Obrigado por dividir o seu conhecimento para conosco.
Eu amo Mahler! Vim ver o vídeo pelo título, fazendo café. E antes que vc dissesse como tentaria fazer Mahler ser compreendido, para além da teoria, eu também pensei no "coração" de Mahler. Esse cara é verdadeiramente coração em toda sua obra! Eu amo suas sinfonias, principalmente a 3 e a 8. O Adagio da 3 é impressionantemente fantástico. O andante da 6 é extremamente lírico, cheio de momentos que emocionam a gnt. Infelizmente as pessoas ficaram muito na 1 e na 2. E executam bem menos as demais. A nona, meu Deus do céu, eu já ouvi tantas vzs principalmente em momentos difíceis. Aquele final, aquela última página parece escrever tudo o que a gnt sente...
É transformador, Renan. Obrigado pela audiência e que bom que você encontrou o canal do ECAI. Não deixe de explorar nossos mais de 400 vídeos gratuitos :-)
AGR, eu n vejo o adagietto como muitas pessoas vêem. N consigo ouvir com esse drama, esse peso. Eu vejo tanto amor e tanta vontade de amar e ser amado, tanta melancolia, uma busca, um sentimento... N entendo como as pessoas levam para esse lado mais pesado. Mas experiência é individual, né?
Boa noite maestro, vida longa ao canal. Pelo pouco que vi seu canal faz uma abordagem bem abrangente da música em geral, como muitas pessoas da minha geração meu contato com música clássica e música em geral teve início com os desenhos animados, sempre gostei de música e recentemente consegui adquirir as dez sinfonias do Mahler e realmente é uma obra difícil, mas pelo volume porque as sinfonias são grandes, porém para quem gosta de música clássica, são maravilhosas. Bach era um outro compositor que até bem pouco tempo atrás quase não ouvia nada que mesmo difícil também passei a achar ótimo. Sugiro que indique algum tipo de literatura sobre este tema e sobre música. Depois de começar a ler o livro "A divina música" passei a me interessar mais por autores que nunca tinha ouvido falar e que tem grandes obras também, falo como leigo mero entusiasta do assunto. Por fim, caso não tenha ainda no canal sugiro que faça um vídeo sobre o Jackson do pandeiro e Jacob do bandolim. Parabéns pelo ótimo vídeo!!!!!
Maestro, o grande mestre é escandalosamente maravilhoso, mega em suas orquestras, mega em suas obras, parabéns pela escolha ,muito obrigada, um alquimista , como fazer justiça ao mestre? Com esta palestra maravilhosa
Que legal ler seu comentário, Andressa! Essa é a nossa intenção! Dá uma olhada em nosso índice geral, com mais de 600 vídeos grátis... www.ecai.com.br clique em INDICE. Abraço!
Maestro Bravo 👏🏻 realmente é na minha opinião um compositor complicado é muito intelectualizado mas gosto demais . Não esqueço eu era assinante da C Artística e no dia o programa era ele como está assinatura havia muito da colônia lembro que o teatro estava bem vazio . Mas foi maravilhoso . Tem um filme não lembro o diretor que chama O Mestre da música tenho este D V D e antigo a trilha sonora e de Mahler .O filme é a vida de um Maestro que teve que se aposentar por doença se passa na Dinamarca . Maravilhoso desculpe por ter me estendido . Boa Pasqua a todos aos seguidores e a vc Maestro . 👏🏻👍🏻💖
Muitíssimo obrigado pelo seu comentário gentilíssimo e por sua doação, Rogerio. São pessoas como você que nos fazem ter a certeza de que estamos trabalhando do jeito certo. Grande abraço e até breve!
De Mahler só conheço as sinfonias, gosto muito da 1 (Titã) da 2 (Ressurreição) e da 5 (Marcha Fúnebre), inclusive a 2 pra mim é a melhor sinfonia que já ouvi na vida entre todos os compositores, um negócio surreal, me peguei aos prantos ao final dela.
Incrível aula, Maestro - foi possível ter uma melhor compreensão sobre um músico com uma obra tão complexa. Realmente, Mahler nos remete diretamente à "Morte em Veneza" mas, para mim, faço "ligação direta" com um dos meu filmes favoritos: "O Mestre da Música", om José Van Dam. Algumas obras de Mahler são parte da trilha sonora, mas "Ich Bin Der Welt Abhanden Gekommen" - ao final do filme - é carregado de um lirismo e de uma poesia inacreditáveis: mesmo porque, a sintonia com a cena final é de arrepiar.
Boa noite maestro, com certeza vou ouvir a sua lista, super curiosa! Adorei a aula sobre Mahler, e chiquíssima sua gravata preta, combinou muito bem com o tema da palestra.
Você acertou bem sobre reconhecer Mahler se alguém for ignorante, falando que talvez só reconheceria Adagietto. Só reconheço a Adagietto do Mahler. Isso ocorre porque eu sempre fui muito fã da série Hannibal, que é uma excelente série sobre esse personagem (antes mesmo até dele ser descoberto e preso). Eu admirava muito porque o Hannibal, apesar de ser psicopata canibal, admirava muito a música erudita e a série tinha um grande repertório disso na trilha sonora, aí em um episódio, tocou Adagietto numa das cenas mais importantes e profundas, e eu fui pesquisar qual era essa música nas playlists do Spotify que colocavam as músicas que passavam em Hannibal
Maestro, Mahler não é fácil mesmo, mas é lindo! Não dá para ouvir como música de fundo, mas sabe de uma coisa, depois que comecei ouvir suas palestras está ficando muito difícil ouvir música e trabalhar, fico sempre atento à música. E mais uma observação, se Deus existe, Salieri em Amadeus estava certo, ele não é muito justo. Como esses gênios puderam ser tão brilhantes com uma idade em que a maioria de nós estávamos apenas pensando em brincadeiras. Abraços e feliz Páscoa.
No final que você falou sobre o poema místico de Goethe na No.8, de Mahler, e o poema de Schiller na No.9, de Beethoven. É interessante notar que Goethe e Schiller eram amigos, que mostravam o que escreviam um ao outro, inclusive Schiller que insistia que Goethe terminasse o Fausto, de onde vêm o poema com o Chorus Mystichus usado por Mahler.
Olha, levei um tempo pra ouvir esta palestra, pois ele é dificil sim. Resolvi assistir pra ouvi-lo e quem sabe me convencer a ouvir mais este grande musico, que é, porém dificílimo. Grata.
Pois é, Keiko. É interessante ver como Mahler atinge as pessoas de uma maneira diferente. Muita gente ama, muita gente acha complicado... que bom que vc deu uma chance a esta palestra. Grande abraço!
Ceus, maestro ! Vou assistir ao vivo a sinfonia número 3 dia 28 no teatro Polytheama aqui em Jundiaí-SP. Será que estou preparando? Obrigado pelas informações
Foi maravilhoso,Maestro !.fizemos uma viagem através do mundo mágico da música que no primeiro movimento nos leva a contemplar :tristeza, alegria, amor, sonhos... No segundo movimento sentir o que nos diz o mundo vegetal, as flores,os campos florestas... No terceiro o nosso contato com os animais os pássaros, as borboletas...(no solo de trompete,na verdade chorei 😢) O quarto movimento fala dos seres humanos e seu relacionamento com o mistério... O quinto nos leva ao contato com os anjos... O sexto é para meditarmos sobre a grandiosa vida. Foram 2 orquestras unificadas mais o coral feminino e o infantil
Onde encontro o trecho que você falou sobre a canção das crianças mortas? Eu achei legendado no youtube mas não vi a parte que fala "o sol brilha para todos"
Olá, Rommel, o melhor é procurar a letra em alemão na internet e traduzir a partir daí. Legendas muitas vezes precisam ser alteradas para poderem caber na tela. Abraço!
Não temos, Andres... mas temos um plano sobre isso... quem sabe? A propósito... Você já conhece nosso índice geral com centenas de vídeos gratuitos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Pior que eu comecei a ouvir as sinfonias enquanto trabalhava. Como no início para nossos ouvidos acaba soando sons "estranhos", apenas depois, enquanto estava em casa fazendo algo aleatório um pedaço da sinfonia número três me apareceu na cabeça. Eu demorei a lembrar de onde tinha ouvido aquilo. Fiquei uns minutos tentando lembrar. Até que achei. Aliás um dos grandes alivios de quem não tem memória absoluta para música hahaha ou você faz play list ou anota, se não esquece. Um desespero para lembrar. Aquele som na cabeça, que não é desagradável longe disso mas parece uma amostra grátis hahahaha 😅
"Tradição não é o culto às cinzas, mas a preservação do fogo" - Gustav Mahler
Conhecia muito pouco de Mahler, porém sempre tive interesse nele. Esse vídeo me incentivou a escuta-lo e fui logo ouvir a primeira sinfonia dele, titã, e achei fantástico, é como se fosse algo único, nunca vi nenhum outro compositor fazer algo parecido, fantástico Alexandre, muito obrigado pelos videos e me incetivar a ouvir esse grande compositor!!! ♡♡♡♡♡
que playlist fantástica... que música maravilhosa...
A quinta de Mahler me lasca todo, além de ser uma das mais importante pra mim, ela traz ao meu lado no sofá o espirito o meu saudoso pai. Agora mesmo estou ouvindo com a batuta de Karajan (Berlin Philharmonic, 1973) e enquanto escrevo, os meus olhos expressam em lágrimas essa tristeza confundindo-se com saudade. Essa obra é um turbilhão na minha alma. Obrigado, Regente!
Eu considero Mahler um grande melodista. Quando ouço o Adaggietto da sinfonia 5, é daquele tipo, muito simples, mas extremamente cantável e capaz de dilacerar um coração, parece que estamos ouvindo um coro de anjos em uníssono, ou mesmo o próprio Deus cantando pra nós, e a gente chorando muito, lavando a nossa alma. O final da sinfonia 8 me soa profético, Mahler parece fazer uma prévia do louvor lá na nova Jerusalém, onde o universo inteiro presta adoração e reverência ao maior cientista do universo! Faço essas observações com base nas cores orquestrais, melódicas e harmônicas que Mahler elabora. A sinfonia 8 usa coro, tem texto em latim e tem órgão, então dá pra fazer dela uma música sacra de grandesa intraduzível em palavras.
❤❤❤❤Sempre otimo !
Mahler é um dos maiores gênios da música clássica. A 2a Sinfonia “Ressureição” tive a oportunidade de ouvir em um dos mais grandiosos concertos que já fui na minha vida, com a OSB com a Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A 5a Sinfonia eu conheci pelo filme “Morte em Veneza” do Lucchino Visconti, baseado na obra do Thomas Mann. O filme em si, na minha opinião, não faz jus a grandiosidade da obra de Mann, mas o adagietto da 5a sinfonia presente no filme me fez ir pesquisar mais sobre a obra. A 6a Sinfonia é minha favorita dele, densa, dramática e trágica ao mesmo tempo que pomposa e epopeica. A 8a sempre que ouço me arrepio do começo ao fim.
Bom comentário!
Um grande professor escreveu que, para ele, a conversão do Mahler ao catolicismo foi de fato sincera, conquanto imperfeita. Obrigado por falar de Mahler.
Valeu, Glaucio. Vamos falar mais dele!
Mahler é um dos meus compositores favoritos! É espetacular! Sempre choro no final da Sinfonia nº 2 :) Infelizmente, devido a pandemia, não pude ir a um concerto no Alberto Hall, para ouvir a divina Sinfonia nº 8.
Nunca esqueço a primeira vez que ouvi a sinfonia n 2 no teatro😍🙌 realmente divino!
O final da 10 me deixa em prantos
Maestro, que trabalho lindo e importante que o senhor faz!! Cheguei hoje ao seu canal, mas já serei eternamente grata❤
Muitíssimo obrigado! Que bom que nos encontrou. Se puder ajudar a divulgar o canal, seria maravilhoso. Grande abraço!
É como se diz: para gostar é necessário conhecer. Com sua preciosa aula, ouvi a música de Mahler e amei.
Que bom ler o seu comentário! Abraço e volte sempre ao canal do ECAI.
Finalmente, descobri meu compositor preferido. Minha sinfonia preferida, dele, é a terceira. É muito fácil perceber um pouco o militarismo( música com tema militar ) vc ouve no primeiro movimento. Já ouvi a 6, 2 e 1. Incríveis. Não é facil ouvir. As obras deles tem uma dificuldade mas no final são simples. Não sei explicar
Maestro, o senhor tem sempre razão, não gostar de Mahler , talvez seja não amar a vida e o que a transcende, obrigada, pelo filme Maestro, conheci um pouco mais de Mahler e buscando aqui , achei uma lista maravilhosa. Amo suas aulas! Para o meu gosto, quando e se houver o Apocalipse, vai tocar a nona do Beethoven.
Mahler é um dos meus compositores favoritos. Amo o último movimento da 3° sinfonia
O adágio da n5 do filme morte em Veneza muito bom
Olá Maestro Alexandre . Graças a suas aulas que venho assistindo cada dia mais aprecio a Música Clássica com profundidade . Ontem 22/05/2022 veio nplay list do You tube as
Sinfonias desse grande gênio que vc descreve maravilhosamente. Cada Sinfonia com quase duas horas de duração .Regida por Cláudio Abbado no Festival de Lucerna 2010.gostaria que vc fizesse um especial para esse maravilhoso regente que não usa partitura nas apresentações. Claro que vc assistiu várias vezes e deve ter chorado como eu. Mahler é profundo sem ser invasivo. Chega ao mais profundo eu e te conquista.
Devo a vc que tem ensinado a valorizar a música que valoriza o ser humano que se emociona porque se identifica com essas peças.
Mahler é tudo que vc fala nessa aula.
Te amo Ineco. Que Deus abençoe o seu trabalho e a todos que trabalham e colaboram para a existência do ECAI
Muito obrigado por seu comentário gentilíssimo, Emília! Grande abraço.
Muitíssimo agradecido pela aula e pela lista de execução preparada com tanto carinho.
Obrigado, Ton!
Amo Mahler
Grande compoditor.
Grande palestra!!👏👏👏
Grande Gustav! Definitivamente minha maior inspiração, é claro além do Richard Strauss, para eu escrever boa partes dos meus poemas sinfônicos!
O adagio da 6 sinfonia é belissimo
Oi maestro, gosto de assistir as aulas duas vezes sempre, mas essa foi imprescindível
Via no UA-cam as orquestras sob a regência de Mahler, mas agora você me fez apaixonar-me por ele assistindo essa baita aula e ouvindo a playlist do Spotify, belíssima lista!!!
As duas primeiras músicas eu conhecia, maravilhosas, todas são, mas a Symphony número 8 é simplesmente espetacular, eu não conhecia, é algo que transcende❤️
Obrigada maestro 👏♥️
Que bom que gostou. Eu acho exatamente isso... transcendente...
Boa maestro! Mahler... Que seria do mundo da música sem este gigante! E que gostoso suas aulas! Descobri vc ontem enquanto trabalhava, sua forma de ensinar, sem pedantismo muito comum aos ditos eruditos torna o aprendizado delicioso! Obrigado por você existir também. Parabéns e obrigado pelo trabalho.
Obrigado demais por seu comentário gentil, Kelner! Abraço!
Belíssimo conteúdo, Bravo.
Muito obrigado
Lindo seu trabalho e raro ! Num país onde a cultura está nas bundas do funk , entre outras modalidades e sem nada contra , o parabenizo pelo seu esforço em fazer a música erudita chegar ao conhecimento dos brasileiros . Tomara que principalmente aos jovens do país .
Obrigado por dividir o seu conhecimento para conosco.
A Sexta Sinfonia! Como disse Alban Berg: A Sexta! A Única, apesar da Pastoral.
v é MASSAAAAA !
Que aula sobre o grande compositor Gustav Mahler!
Obrigado, Berel. Abraço!
O filme Morte em Veneza tem música do Mahaler.
Eu amo Mahler! Vim ver o vídeo pelo título, fazendo café. E antes que vc dissesse como tentaria fazer Mahler ser compreendido, para além da teoria, eu também pensei no "coração" de Mahler. Esse cara é verdadeiramente coração em toda sua obra! Eu amo suas sinfonias, principalmente a 3 e a 8. O Adagio da 3 é impressionantemente fantástico. O andante da 6 é extremamente lírico, cheio de momentos que emocionam a gnt. Infelizmente as pessoas ficaram muito na 1 e na 2. E executam bem menos as demais. A nona, meu Deus do céu, eu já ouvi tantas vzs principalmente em momentos difíceis. Aquele final, aquela última página parece escrever tudo o que a gnt sente...
É transformador, Renan. Obrigado pela audiência e que bom que você encontrou o canal do ECAI. Não deixe de explorar nossos mais de 400 vídeos gratuitos :-)
MEU COMPOSITOR FAVORITO
AGR, eu n vejo o adagietto como muitas pessoas vêem. N consigo ouvir com esse drama, esse peso. Eu vejo tanto amor e tanta vontade de amar e ser amado, tanta melancolia, uma busca, um sentimento... N entendo como as pessoas levam para esse lado mais pesado. Mas experiência é individual, né?
Precisamente. Cada um que viaje na sua maionese!
Finalmente!!!
Amo demais também Maestro Alexandre, estava ouvindo hoje mesmo
Viva!
Boa noite maestro, vida longa ao canal.
Pelo pouco que vi seu canal faz uma abordagem bem abrangente da música em geral, como muitas pessoas da minha geração meu contato com música clássica e música em geral teve início com os desenhos animados, sempre gostei de música e recentemente consegui adquirir as dez sinfonias do Mahler e realmente é uma obra difícil, mas pelo volume porque as sinfonias são grandes, porém para quem gosta de música clássica, são maravilhosas. Bach era um outro compositor que até bem pouco tempo atrás quase não ouvia nada que mesmo difícil também passei a achar ótimo.
Sugiro que indique algum tipo de literatura sobre este tema e sobre música. Depois de começar a ler o livro "A divina música" passei a me interessar mais por autores que nunca tinha ouvido falar e que tem grandes obras também, falo como leigo mero entusiasta do assunto.
Por fim, caso não tenha ainda no canal sugiro que faça um vídeo sobre o Jackson do pandeiro e Jacob do bandolim.
Parabéns pelo ótimo vídeo!!!!!
Maestro, o grande mestre é escandalosamente maravilhoso, mega em suas orquestras, mega em suas obras, parabéns pela escolha ,muito obrigada, um alquimista , como fazer justiça ao mestre? Com esta palestra maravilhosa
Muitíssimo obrigado
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Boa Maestro!
Obrigado!
Maestro, antes de lhe assistir eu tinha ouvido a sinf. n° 1 e achei bem peculiar. Agora com sua explicação, tudo faz sentido..😀
Gratidão!!
Que legal ler seu comentário, Andressa! Essa é a nossa intenção! Dá uma olhada em nosso índice geral, com mais de 600 vídeos grátis... www.ecai.com.br clique em INDICE. Abraço!
Maestro Bravo 👏🏻 realmente é na minha opinião um compositor complicado é muito intelectualizado mas gosto demais . Não esqueço eu era assinante da C Artística e no dia o programa era ele como está assinatura havia muito da colônia lembro que o teatro estava bem vazio . Mas foi maravilhoso . Tem um filme não lembro o diretor que chama O Mestre da música tenho este D V D e antigo a trilha sonora e de Mahler .O filme é a vida de um Maestro que teve que se aposentar por doença se passa na Dinamarca . Maravilhoso desculpe por ter me estendido . Boa Pasqua a todos aos seguidores e a vc Maestro . 👏🏻👍🏻💖
Obrigado pelo comentário e pela dica sobre o filme, Michelle. Vou dar uma olhada! Grande abraço!
Uma sugestão: *Anton Bruckner* para o quadro.
Excelente sugestão. Tá na lista! Abraço e obrigado pela audiência.
Boa tarde!
Valeu!
Muitíssimo obrigado pelo seu comentário gentilíssimo e por sua doação, Rogerio. São pessoas como você que nos fazem ter a certeza de que estamos trabalhando do jeito certo. Grande abraço e até breve!
De Mahler só conheço as sinfonias, gosto muito da 1 (Titã) da 2 (Ressurreição) e da 5 (Marcha Fúnebre), inclusive a 2 pra mim é a melhor sinfonia que já ouvi na vida entre todos os compositores, um negócio surreal, me peguei aos prantos ao final dela.
👏👏👏😍
Belíssimo vídeo
Obrigado, Izabel! Grande abraço.
Tava pensando em dar uma passada por Sinatra, mas antes vou no Mahler então.👍
Incrível aula, Maestro - foi possível ter uma melhor compreensão sobre um músico com uma obra tão complexa. Realmente, Mahler nos remete diretamente à "Morte em Veneza" mas, para mim, faço "ligação direta" com um dos meu filmes favoritos: "O Mestre da Música", om José Van Dam. Algumas obras de Mahler são parte da trilha sonora, mas "Ich Bin Der Welt Abhanden Gekommen" - ao final do filme - é carregado de um lirismo e de uma poesia inacreditáveis: mesmo porque, a sintonia com a cena final é de arrepiar.
Pois é, Rapha! Filme fantástico!... e Mahler é demais mesmo, né?...
Boa noite maestro, com certeza vou ouvir a sua lista, super curiosa! Adorei a aula sobre Mahler, e chiquíssima sua gravata preta, combinou muito bem com o tema da palestra.
Haha... obrigado, Ana! Abraço!
Mahler, meu amorzinho injustiçado. Parabéns pelo trabalho, maestro. Um abraço!
Muitíssimo obrigado!
Você acertou bem sobre reconhecer Mahler se alguém for ignorante, falando que talvez só reconheceria Adagietto. Só reconheço a Adagietto do Mahler. Isso ocorre porque eu sempre fui muito fã da série Hannibal, que é uma excelente série sobre esse personagem (antes mesmo até dele ser descoberto e preso). Eu admirava muito porque o Hannibal, apesar de ser psicopata canibal, admirava muito a música erudita e a série tinha um grande repertório disso na trilha sonora, aí em um episódio, tocou Adagietto numa das cenas mais importantes e profundas, e eu fui pesquisar qual era essa música nas playlists do Spotify que colocavam as músicas que passavam em Hannibal
É isso, Lucas... filmes são uma excelente porta de entrada para a música erudita. Ótimo comentário. Abraço!
Mahler é um meus compositores prediletos, maestro ! Gostei demais 😃🎶
Obrigadoooo!! E que bom que vc gosta de Mahler... eu acho transformador! Abraço!
Maestro, gostaria muito de ver o Shostakohich no quadro 🤓❤️
Sugestão anotada!
Maestro, Mahler não é fácil mesmo, mas é lindo! Não dá para ouvir como música de fundo, mas sabe de uma coisa, depois que comecei ouvir suas palestras está ficando muito difícil ouvir música e trabalhar, fico sempre atento à música.
E mais uma observação, se Deus existe, Salieri em Amadeus estava certo, ele não é muito justo. Como esses gênios puderam ser tão brilhantes com uma idade em que a maioria de nós estávamos apenas pensando em brincadeiras.
Abraços e feliz Páscoa.
Boa observação... e eu também não sei como pode alguém de 15 anos conseguir canalizar essa profundidade... afff... kkkkk
No final que você falou sobre o poema místico de Goethe na No.8, de Mahler, e o poema de Schiller na No.9, de Beethoven. É interessante notar que Goethe e Schiller eram amigos, que mostravam o que escreviam um ao outro, inclusive Schiller que insistia que Goethe terminasse o Fausto, de onde vêm o poema com o Chorus Mystichus usado por Mahler.
Boa contribuição. Obrigado!
Eu ouvi as 5 primeiras sinfonias
Olha, levei um tempo pra ouvir esta palestra, pois ele é dificil sim. Resolvi assistir pra ouvi-lo e quem sabe me convencer a ouvir mais este grande musico, que é, porém dificílimo. Grata.
Pois é, Keiko. É interessante ver como Mahler atinge as pessoas de uma maneira diferente. Muita gente ama, muita gente acha complicado... que bom que vc deu uma chance a esta palestra. Grande abraço!
Já conseguiu ouvir as sinfonias?
Ceus, maestro ! Vou assistir ao vivo a sinfonia número 3 dia 28 no teatro Polytheama aqui em Jundiaí-SP. Será que estou preparando?
Obrigado pelas informações
Certamente que sim. Curta muito! Depois me diga o que achou!
Foi maravilhoso,Maestro !.fizemos uma viagem através do mundo mágico da música que no primeiro movimento nos leva a contemplar :tristeza, alegria, amor, sonhos...
No segundo movimento sentir o que nos diz o mundo vegetal, as flores,os campos florestas...
No terceiro o nosso contato com os animais os pássaros, as borboletas...(no solo de trompete,na verdade chorei 😢)
O quarto movimento fala dos seres humanos e seu relacionamento com o mistério...
O quinto nos leva ao contato com os anjos...
O sexto é para meditarmos sobre a grandiosa vida.
Foram 2 orquestras unificadas mais o coral feminino e o infantil
@@leonircarloskrupa7661 que fantástico, Leonir! Fico muito muitíssimo feliz em saber da música ecoando em Jundiaí! Que coisa boa!!! Grande abraço.
seria legal um sobre o Shostakovich, grande compositor!
Excelente sugestão, Guilherme. Tá na lista. Abraço!
Onde encontro o trecho que você falou sobre a canção das crianças mortas? Eu achei legendado no youtube mas não vi a parte que fala "o sol brilha para todos"
Olá, Rommel, o melhor é procurar a letra em alemão na internet e traduzir a partir daí. Legendas muitas vezes precisam ser alteradas para poderem caber na tela. Abraço!
@@ecai achei no wikipedia 😂 obrigado!
Mestre. Aula de teoria musical o senhor tem?
Não temos, Andres... mas temos um plano sobre isso... quem sabe? A propósito... Você já conhece nosso índice geral com centenas de vídeos gratuitos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Depois de se ouvir Mahler, já se pode morrer...
Pior que eu comecei a ouvir as sinfonias enquanto trabalhava. Como no início para nossos ouvidos acaba soando sons "estranhos", apenas depois, enquanto estava em casa fazendo algo aleatório um pedaço da sinfonia número três me apareceu na cabeça. Eu demorei a lembrar de onde tinha ouvido aquilo. Fiquei uns minutos tentando lembrar. Até que achei. Aliás um dos grandes alivios de quem não tem memória absoluta para música hahaha ou você faz play list ou anota, se não esquece. Um desespero para lembrar. Aquele som na cabeça, que não é desagradável longe disso mas parece uma amostra grátis hahahaha 😅
Ressurja! Kkkkkk
kkkkk o cérebro falhou ao vivo...