Eu já vi guitarras que usam piezo de outra forma. Dois Jacks: um normal, não muda nada e outro é do piezo com o pré. Aí, se usa dois cabos: o dos captadores normais vão pra pedais/pedaleira e amp ou mesa de som, e o outro vai direto na mesa. Fica tipo um violão simultâneo a guitarra
ei j, vc pode sacrificar um dos knobs de tone e fazer um de blend, mas pra isso coloque potenciometro duplo. veja se acha esquema bom na internet. Vai ficar melhor ainda se for ativo. Eu acho que abaixa de um e nao do outro porque a resistencia do piezo é mais baixa. sendo assim, quando joga 250k pra terra nao afeta tanto ele.
Muito provavelmente abaixa o volume quando mistura o Piezo porque ele funciona nos dois sentidos: ele tanto capta som como emite som... Então pode ser que ele esteja em parte funcionando como um auto falante sem cone.... E aí ao mesmo tempo captando o som... É uma teoria... Mas é provável.
Se vc colocar o pushpull no volume do captador da ponte, pode desliga-lo e usar uma combinação de braço + piezo, podendo controlar o volume e a tonalidade do piezo. Acho que ficaria legal pra um timbre tipo semi-acústico. Um jack stereo também ficaria bom, pra usar duas pedaleiras com sonoridades diferentes, de um lado o acústico e do outro o elétrico. Eu usava assim no meu Caimbé. Às vezes usava um pouco de chorus e reverb no piezo e no timbre de guitarra deixava limpo. E ainda tenho o som de sintetizador, na GR20, baixo nas cordas Lá e Mi e nas outras 4 um PAD.
Parabéns pelo trabalho! Acho que a graça está no fato de se assemelhar a um violão, mas com suas particularidades, não de ser igual. Da mesma forma que um wah wah não é uma surdina, o pedal de vibe não é uma caixa Leslie e um fuzz não é um amp valvulado, mesmo essas invenções se basearem respectivamente nos equipamentos citados.
Excelente!!! Parabéns!! Perguntas: 1) Não consegui encontrar esse piezo de ponte. Onde vc comprou? 2) Qual o modelo desse captadores brancos da sua guitarra??
1) ficou em falta logo depois do vídeo... tinha comprado no Ali Express. Acho que ainda tem uma versão mais cara por aí 2) são dois P90, no caso da Guitar Fetish Valeu!
Que dó de ver o furo no corpo da guitarra!! rsrsrs... mas depois de pronto o acabamento ficou muito bom. Na minha fiz o furo na moldura do humbucker, mas fica um pedaço 1cm do fio aparecendo. Só uma dica, talvez seria interessante tentar deixar o piezo independente dos outros pickups, pois você poderia usar um pedal pré amp acústico do tipo behringer adi21 para moldar o timbre e dar um corpo no piezo, ficar mais próximo a um violão. Mas ficou bem versátil tua guita!!! Show!! Eu sigo no aguardo do estoque das pontes para comprar, nada ainda...
LEgal, eu sugeriria vc testar um master tone para os dois humbuckers e usar o pot que sobra para volume do piezzo, o problema é que a impedância do piezzo é muito grande e a dos caps magnéticos muito baixa, daí a vantagem de um controle de volume separado, vc pode ainda usar o push-pull para direcionar a saída para o jack, abç.
Combinação interessante, acho que vou fazer na minha sg kkk. Eu não me adaptei com push pull, uma ideia seria tirar um tone e por uma chavinha, aí deixa um tone geral prós 2 captadores.
@@PastelComGini eu sempre comprei os da Alpha, a qualidade é boa, só não gosto de puxar, o movimento é incomodo enquanto estou tocando. Se nas lojas de instrumentos da tua cidade não tem os push pull pode pedir da internet, até da China, aí já pega a ponte com piezo.
JJ, grande trabalho! Eu tenho um baixo fretless que fiz coisa semelhante aqui. Misturei os magnéticos e o piezo de disco. Em relação aos controles, o que você acha de colocar um controle de volume pra cada sistema? 1 volume pros magnéticos e o ouro pro piezo. A única desvantagem que vc teria seria não ter controle de volume independente pra cada magnético. Poderia tb ter um controle de tom pra cada um dos sistemas.... e não vai precisar fazer furacão nenhuma. Mais ou menos assim: Os caps magnéticos vao pra chave, da chave pro seu volume(ligado no seu tone), depois passa pelo volume do piezo peso e vai pro Jack. Em paralelo a isso a fiação do piezo vai direto pro seu volume (ligado no seu tone) e depois no Jack. O que vc acha?
Dessa maneira vc poderia fazer todas as co.vinacoes possíveis. Braco aberto+ piezo aberto Braco fechado +piezo aberto Braco aberto + piezo fechado Braco fechado + piezo fechado Braço e ponte fechados + piezo fechado Braco e ponte abertos + piezo aberto Além das opções ja padrão. O que vc acha ?
@@idegomesfoto Sim, poderia ser uma opção. Na verdade, existem mil jeitos que eu poderia ligar esse piezo junto (ou em separado). Várias sugestões foram dadas. Algum dia, provavelmente, eu vou experimentar mudar isso aqui... hehehe Valeu.
JJJ muito interessante pois eu estava vendo exatamente isso pra por na minha Giannini semi acústica. Na rua opinião, se fosse uma guitarra semi acústica ficaria com som mais parecido de violão que uma guitarra sólida? O meu interesse em colocar um piezo é pra tentar emular a guitarra Regvlvs do Sérgio Dias dos Mutantes, feito pelo CCDB. Acredito que um pré amp com novas chaves é um jack estereo poderia resolver. Me da uma opinião caro amigo. Abraço e parabéns pelos vídeos. Curto todos.
Opa! Acho que sim, faria diferença numa semi, porque o piezo funciona diferente de um captador "normal", é pela acústica da coisa, em vez de interação eletro-magnética. E com um pré-amp, deve ficar melhor, sim.
Eu acho que até daria pra fazer um "mixer" do sinal da guitarra (sem alteração nenhuma) com o piezo, tirando o "vivo" do jack e ligando em um lado de um potenciometro linear, ligando o vivo do piezo no outro lado, e conectando o meio do pot ao jack. Só que aí teria que furar a guitarra para instalar um quinto pot, ou deixar um captador sem tone e colocar o mixer no lugar. A sua solução ficou mais legal.
Parabéns pelo conteúdo, acompanho sempre. Gostei muito desta ponte com captador piezzo, e queria colocar numa semiacustica que tenho aqui... Você poderia me dizer onde encontro pra comprar deste?
Mantem o potenciometro como tone ligando o capacitor nos polos. Liga o fio que iria pro jack na parte de chaveamento do push pull, ai ele vai selecionar entre sinal master e piezo. Eu particularmente colocaria outro push como blend entre os dois sistemas
@@JojoJack mesmo com pré, piezo e magnetico são uma dor de cabeça colossal! Godin se bateu muito pra aliar as duas coisas em violões flat... ja vi gente usando dois jack (da pra fazer com um jack stereo e cavo Y tbm)e mandando pra um pedal de pré, achei um recurso interessantíssimo!
Acredito q ficaria mais interessante com um pre amp e um volume separado apenas para o piezo, o problema seria encontrar espaço pra colocar a bateria como vc mesmo disse, mesmo assim fiquei com muito mais vontade de fazer igual, o timbre ficou bem interessante
Pra mim quem melhor tira o som de piezo em guitarra é o Opeth. Eles usam ao vivo pra substituir os violões e é muito bem timbrado, algumas horas eu acho que até mistura com o sinal dos captadores mesmo. Se tiver curiosidade, procura o OPETH - Demon of the Fall (LIVE AT RED ROCKS AMPHITHEATRE) e joga lá nos 3:08
Tem que dividir os "caminhos" de cada um, porque o piezo pode precisar de pré-amp. Eu não usei nessa "gambiarra" que fiz, mas o piezo sozinho pode ficar muito baixo.
11:04 - Será que não é por cancelamento de fase? Talvez fosse legal vc usar uma chave para inverter a polaridade dos P-90. Talvez assim o nível não reduza tanto na hora do blend.
Boa noite, uma pergunta o captador P90 tem o mesmo tamanho do captador humbucker? ou seja pode ser instalado na mesma cavidade sem precisar fazer algum tipo de ajuste?
Existe a possibilidade de a fase do piezo estar invertida!? Tipo ...se inverter as saída do piezo no potenciômetro!? Outra coisa...pra um volume não influenciar teria que colocar uma chave que desconecte as saídas dos pot dos p90
É isso o que eu faria, no próprio push pull, cancelaria a saída dos captadores, para deixar apenas o piezzo. Aliás, já testou os Push Push (mais práticos que o Push Pull)?
Que legal mano. Conteúdo 10! Tô querendo colocar um tbm, aonde você comprou, procurei essa marca nos principais sites e não achei. Você tem o link de onde você comprou?
Poisé, estou fuçando a beça e não acho. Encontrei o anúncio mas está esgotado. Caso apareça onde comprar manda o link pra gente. Obrigado parabéns pelos vídeos.
Os P90 ficaram legais. Já o piezo infelizmente ficou com som de pinico. Para efeitos de laboratório e pela farra de fuçar na guitarra tá valendo, mas se a finalidade for obter um *som bom* aí não tem jeito, só mesmo investindo numa ponte de qualidade como a Fishman. A única coisa é que uma ponte dessas não sai por menos de R$ 2000 mas enterrar um valor desses numa guitarra de entrada fica complicado. Mas não tem mesmo como fazer milagre... Um dia desses estive na loja de um amigo luthier e ele tinha acabado de instalar um piezo de R$ 30 do AliExpress num violão DiGiorgio e ficou muito ruim (muito mesmo). O dono do violão que estava lá ficou meio desapontado tentando justificar que era porque o violão era simples. Mas não é isso. O problema é que o cara pluga um violão de marca tipo um Gibson ou um Martin num amp, escuta aquela sonzeira absurda e fala assim "putz, que violão foda!". Mas o fato é que ali o que você está ouvindo é 95% o captador que é o modelo mais top que tem no mercado. Agora, vai lá, tira esse captador e coloca o genérico da China que o cara pôs no DiGiorgio pra ver como vai ficar. Vai ficar uma merda. Mas o lado bom é que hoje já temos a tecnologia de IR que permite tirar um som acústico bacana de uma guitarra elétrica sem precisa mexer em nada. Fica mil vezes melhor e o custo-benefício nem se fala.
Fala JJJ. Desculpe discordar, mas sinceramente não gostei do resultado sonoro não. Ficou muito parecido com o resultado que eu lhe falei que consegui usando piezzo de rastilho prensado no espelho ou por baixo da ponte na telecaster. Por isso coloquei uma plaquinha pré-amplificada (R$30) pra empurrar o som do Piezzo. Na minha instalação, o push-pull interrompe o captador do braço da guitarra ao mesmo tempo que liga o Piezzo e o volume da guitarra controla também o volume de saída do Piezzo. O resultado sonoro que obtive, na minha opinião, foi igualmente pobre, um som de violão de aço muito ruim. Minha tentavia era a de facilitar a vida do guitarrista num show menor ou num ensaio, evitando que ele tivesse que levar também um violão. O mesmo que você. Por enquanto, lamentavelmente, acho os resultados muito pouco satisfatórios. Abraço!!!
Discordar de mim?!? O que é isso!?! kkkkkkk Tranquilo, cara. Pode discordar à vontade. Porém, leve em conta que a captação do som talvez não tenha sido lá grande coisa. Eu testei o piezo de rastilho e ficou beeeem pior que esse. No entanto, eu concordo que, se colocar um pré, deve ficar melhor...
Não vai ter som de violão por conta das cordas de guitarra. Pra resolver isso, caso tenha uma pedaleira, é só ligar o "Acoustic simulator" e jogar direto em linha sem nenhuma simulação de amp de guitarra. Ai o som será de violão, relativamente bom.
@@MarcosCosta-mn8gg Comprei no Mercao Livre com um vendedor chamado Antônio Rodrigues Filho. Placa Montada Mini Pré Amplificador Audio Com Op Amp Ne5532 custou R$34.
Pelo amor de deus não furem suas guitarras..... só tem uma maneira de aterrar a ponte e esta no suporte fêmea que é rosqueado no pino que segura a ponte.....é só sacar esse suporte da mateira e fazer um furo lá dentro!!!!!!
Caraca bicho! Pra quem é leigo, da pra aprender muito com seus vídeos. Muito obrigado cara!
Eu já vi guitarras que usam piezo de outra forma. Dois Jacks: um normal, não muda nada e outro é do piezo com o pré. Aí, se usa dois cabos: o dos captadores normais vão pra pedais/pedaleira e amp ou mesa de som, e o outro vai direto na mesa. Fica tipo um violão simultâneo a guitarra
Sim, dá pra ligar de outras formas.
Se colocar um pedal 12strings fica show de bola!!! Parabéns
Ou usar um pedal acoustic simulator...
ei j, vc pode sacrificar um dos knobs de tone e fazer um de blend, mas pra isso coloque potenciometro duplo. veja se acha esquema bom na internet. Vai ficar melhor ainda se for ativo. Eu acho que abaixa de um e nao do outro porque a resistencia do piezo é mais baixa. sendo assim, quando joga 250k pra terra nao afeta tanto ele.
Pois é, tem "n" jeitos de ligar... por enquanto, fica assim, mas algum dia vou testar de outras formas.
Video muito bom vou me inscrever
Obrigado. Bem-vindo ao canal. Explore, tem muitos vídeos interessantes como este.
Incrível !!!! Ficou muito legal!!! Parece que tem um violão acompanhando
Muito provavelmente abaixa o volume quando mistura o Piezo porque ele funciona nos dois sentidos: ele tanto capta som como emite som... Então pode ser que ele esteja em parte funcionando como um auto falante sem cone.... E aí ao mesmo tempo captando o som... É uma teoria... Mas é provável.
Caramba, Jonatas... que doideira...
Se vc colocar o pushpull no volume do captador da ponte, pode desliga-lo e usar uma combinação de braço + piezo, podendo controlar o volume e a tonalidade do piezo. Acho que ficaria legal pra um timbre tipo semi-acústico. Um jack stereo também ficaria bom, pra usar duas pedaleiras com sonoridades diferentes, de um lado o acústico e do outro o elétrico. Eu usava assim no meu Caimbé. Às vezes usava um pouco de chorus e reverb no piezo e no timbre de guitarra deixava limpo. E ainda tenho o som de sintetizador, na GR20, baixo nas cordas Lá e Mi e nas outras 4 um PAD.
É. dá pra inventar um monte de moda com isso... hehehe
como na areia da minha praia, tem mais Overdrive, creio que não instalarei um desses, mas é interessante! valeu!! aaaaquele abraço!
É... são praias distantes... Abraço!
Parabéns pelo trabalho! Acho que a graça está no fato de se assemelhar a um violão, mas com suas particularidades, não de ser igual. Da mesma forma que um wah wah não é uma surdina, o pedal de vibe não é uma caixa Leslie e um fuzz não é um amp valvulado, mesmo essas invenções se basearem respectivamente nos equipamentos citados.
Exato! Valeu!
Mano.... Que vontade de soprar esse pó da tela.... Kkkkkk
kkkkkkkkkk
Mestre JJ, ficou show demais.
Ficou com som de violao de aco sim maneiro curti
vc deveria usar os outros terminais do push-pull , para ligar e desligar o jack do circuito dos captadores magneticos da guitarra.
Sim, poderia. Mas eu gostei do jeito que ficou...
Caralho, que massa o som, ficou um timbre bem vibe de acústico, show demais !!!
Fiz um cover do Pink Floyd recentemente com ela e ajustei o som. Ficou ainda melhor.
Excelente!!! Parabéns!!
Perguntas:
1) Não consegui encontrar esse piezo de ponte. Onde vc comprou?
2) Qual o modelo desse captadores brancos da sua guitarra??
1) ficou em falta logo depois do vídeo... tinha comprado no Ali Express. Acho que ainda tem uma versão mais cara por aí
2) são dois P90, no caso da Guitar Fetish
Valeu!
Legal cara parece o som de violão elétrico ou guitarra stratocaster delisgada sem amp.
👍🏼 quem sabe, sabe J 👏🏼
Jota tenta usar um pedal de EQ pois ele já é um boost limpo e você ainda pode esculpir as frequências para aproximar do som de violão.
Taí um tipo de pedal que nunca tive... Eq...
@@JojoJacké dos mais úteis e versáteis. Pode-se usar o Eq como booster de ganho, volume e/ou frequência.
Pode usar o mesmo push-pull pra cortar o sinal dos captadores e deixar apenas o som o piezo.
Ficou bem massa a mistura. Depois liga em um IR Loader , puxa um IR de violão e põe aí pra gente ver
Acho que eu não tenho nada que faça com ir, mas simulador eu tenho.
Ficou legal JJJ !! Muitas possibilidades de timbres.
Que dó de ver o furo no corpo da guitarra!! rsrsrs... mas depois de pronto o acabamento ficou muito bom.
Na minha fiz o furo na moldura do humbucker, mas fica um pedaço 1cm do fio aparecendo. Só uma dica, talvez seria interessante tentar deixar o piezo independente dos outros pickups, pois você poderia usar um pedal pré amp acústico do tipo behringer adi21 para moldar o timbre e dar um corpo no piezo, ficar mais próximo a um violão.
Mas ficou bem versátil tua guita!!! Show!!
Eu sigo no aguardo do estoque das pontes para comprar, nada ainda...
Não fique com dó, não... nem dá pra ver! hehehe
Inclusive, se a pessoa não souber que tem, nem vai imaginar que tem um piezo ali.
@@JojoJack sim!! Exato!!
O piezo tem som de comercial de margarina, kkkkkk, parabéns ficou show
Valeu obrigado
LEgal, eu sugeriria vc testar um master tone para os dois humbuckers e usar o pot que sobra para volume do piezzo, o problema é que a impedância do piezzo é muito grande e a dos caps magnéticos muito baixa, daí a vantagem de um controle de volume separado, vc pode ainda usar o push-pull para direcionar a saída para o jack, abç.
Sim, dá pra ligar de várias maneiras. Abraço!
Muito legal, vale a experiência. Bastante versátil
Combinação interessante, acho que vou fazer na minha sg kkk. Eu não me adaptei com push pull, uma ideia seria tirar um tone e por uma chavinha, aí deixa um tone geral prós 2 captadores.
É, dá pra fazer de vários jeitos.
Também não gosto de push-pull. Tô pra comprar uns push-push, mas o trem é difícil de achar, e não sei se a qualidade é aceitável.
@@PastelComGini eu sempre comprei os da Alpha, a qualidade é boa, só não gosto de puxar, o movimento é incomodo enquanto estou tocando. Se nas lojas de instrumentos da tua cidade não tem os push pull pode pedir da internet, até da China, aí já pega a ponte com piezo.
JJ, grande trabalho!
Eu tenho um baixo fretless que fiz coisa semelhante aqui. Misturei os magnéticos e o piezo de disco.
Em relação aos controles, o que você acha de colocar um controle de volume pra cada sistema? 1 volume pros magnéticos e o ouro pro piezo. A única desvantagem que vc teria seria não ter controle de volume independente pra cada magnético.
Poderia tb ter um controle de tom pra cada um dos sistemas.... e não vai precisar fazer furacão nenhuma.
Mais ou menos assim:
Os caps magnéticos vao pra chave, da chave pro seu volume(ligado no seu tone), depois passa pelo volume do piezo peso e vai pro Jack.
Em paralelo a isso a fiação do piezo vai direto pro seu volume (ligado no seu tone) e depois no Jack.
O que vc acha?
Dessa maneira vc poderia fazer todas as co.vinacoes possíveis.
Braco aberto+ piezo aberto
Braco fechado +piezo aberto
Braco aberto + piezo fechado
Braco fechado + piezo fechado
Braço e ponte fechados + piezo fechado
Braco e ponte abertos + piezo aberto
Além das opções ja padrão. O que vc acha ?
@@idegomesfoto Sim, poderia ser uma opção. Na verdade, existem mil jeitos que eu poderia ligar esse piezo junto (ou em separado). Várias sugestões foram dadas. Algum dia, provavelmente, eu vou experimentar mudar isso aqui... hehehe
Valeu.
JJJ muito interessante pois eu estava vendo exatamente isso pra por na minha Giannini semi acústica.
Na rua opinião, se fosse uma guitarra semi acústica ficaria com som mais parecido de violão que uma guitarra sólida?
O meu interesse em colocar um piezo é pra tentar emular a guitarra Regvlvs do
Sérgio Dias dos Mutantes, feito pelo CCDB.
Acredito que um pré amp com novas chaves é um jack estereo poderia resolver.
Me da uma opinião caro amigo.
Abraço e parabéns pelos vídeos. Curto todos.
Opa! Acho que sim, faria diferença numa semi, porque o piezo funciona diferente de um captador "normal", é pela acústica da coisa, em vez de interação eletro-magnética. E com um pré-amp, deve ficar melhor, sim.
Muito bom. Belo timbre. Mandou bem o Rush.
Eu acho que até daria pra fazer um "mixer" do sinal da guitarra (sem alteração nenhuma) com o piezo, tirando o "vivo" do jack e ligando em um lado de um potenciometro linear, ligando o vivo do piezo no outro lado, e conectando o meio do pot ao jack. Só que aí teria que furar a guitarra para instalar um quinto pot, ou deixar um captador sem tone e colocar o mixer no lugar. A sua solução ficou mais legal.
Dá pra ligar de várias formas.
Parabéns pelo conteúdo, acompanho sempre.
Gostei muito desta ponte com captador piezzo, e queria colocar numa semiacustica que tenho aqui... Você poderia me dizer onde encontro pra comprar deste?
Eu comprei no Ali Express, mas pouco depois sumiu...
Achei que ficou muito bom
Mantem o potenciometro como tone ligando o capacitor nos polos.
Liga o fio que iria pro jack na parte de chaveamento do push pull, ai ele vai selecionar entre sinal master e piezo.
Eu particularmente colocaria outro push como blend entre os dois sistemas
É... tem "n" jeitos de ligar esse piezo.
@@JojoJack mesmo com pré, piezo e magnetico são uma dor de cabeça colossal! Godin se bateu muito pra aliar as duas coisas em violões flat... ja vi gente usando dois jack (da pra fazer com um jack stereo e cavo Y tbm)e mandando pra um pedal de pré, achei um recurso interessantíssimo!
@@williamspezia Sim, tem essa solução de duas saídas.
Carambaaaa, o som ficou incrível
Jay, uma sugestão para os próximos vídeos seria interessante mencionar o valor dos componentes..
Valor de preço? Isso varia muito...
Ficou muito bom, ficou melhor ainda quando mandou um Rush pra testar, kkkk
Opa!
Muito bom!
Acredito q ficaria mais interessante com um pre amp e um volume separado apenas para o piezo, o problema seria encontrar espaço pra colocar a bateria como vc mesmo disse, mesmo assim fiquei com muito mais vontade de fazer igual, o timbre ficou bem interessante
Infelizmente, sumiu do mercado... não sei se volta.
Eu gostei demais, apesar de curtir mais o lance do som de violão mais proeminente, no sentido de sem mistura entende? hahaha. Ótima proposta, JJJ!
Sem mistura, se baixar bem o volume (sem zerar) e passar por uma entrada com pré-amp deve ficar mais nessa onda...
@@JojoJack exatamente, entendo que não é a proposta
Pra mim quem melhor tira o som de piezo em guitarra é o Opeth. Eles usam ao vivo pra substituir os violões e é muito bem timbrado, algumas horas eu acho que até mistura com o sinal dos captadores mesmo.
Se tiver curiosidade, procura o OPETH - Demon of the Fall (LIVE AT RED ROCKS AMPHITHEATRE)
e joga lá nos 3:08
Show. Vou conferir.
pretendo fazer um violao maciço com piezo no rastilho e um captador single no braço.
estava querendo entender se dava pra montar num só sircuito
Tem que dividir os "caminhos" de cada um, porque o piezo pode precisar de pré-amp. Eu não usei nessa "gambiarra" que fiz, mas o piezo sozinho pode ficar muito baixo.
Opa, copiando pra minha FInch... kkk só esperando chegar o piezo do Ali.... Muito Bom!
Conseguiu achar? Estava em falta...
@@JojoJack poisé.. me precipitei... Fui procurar pra comprar e não achei....
@@FabioGirckus1966 Pois é...
J... Apareceu lá no Ali... Mas custando 200,00... É isso mesmo?
@@FabioGirckus1966 Paguei 180.
Show!
Tá baixando o ganho pq a impedância "cai" aí vc perde ganho de saída ...
Ele capinha que vc colocou nos p90 vc mesmo quem fez, para poder encaixar na cava dos captadores?
Sim, tem num vídeo bem antigo do canal o processo de transformação dessa guitarra.
j meu brhoter por que não põe um jack stério ai vc pode regular individualmente sem altera a guitarra?
Sim, tem várias formas de fazer... Um dia eu testo outras.
11:04 - Será que não é por cancelamento de fase? Talvez fosse legal vc usar uma chave para inverter a polaridade dos P-90. Talvez assim o nível não reduza tanto na hora do blend.
Ou usar um trebble booster, mas aí já começa a mudar a proposta, né?
Sim, eu até cito essa possibilidade no vídeo. Acho que não dá pra inverter a fase desse piezo. O terra deve estar todo aterrado na ponte.
Boa noite, uma pergunta o captador P90 tem o mesmo tamanho do captador humbucker? ou seja pode ser instalado na mesma cavidade sem precisar fazer algum tipo de ajuste?
Não. É diferente.
Existe a possibilidade de a fase do piezo estar invertida!? Tipo ...se inverter as saída do piezo no potenciômetro!?
Outra coisa...pra um volume não influenciar teria que colocar uma chave que desconecte as saídas dos pot dos p90
Olha... pode até ser, mas acho que não tem muito como inverter nesse caso, porque o terra já é o "negativo", deve estar tudo "aterrado" na ponte.
É isso o que eu faria, no próprio push pull, cancelaria a saída dos captadores, para deixar apenas o piezzo. Aliás, já testou os Push Push (mais práticos que o Push Pull)?
@@persiobr Push push? Não conheço...
Cara, parabéns pelo vídeo... Qual a marca desse Piezo? Abs! Sucesso
O unboxing aparece no vídeo anterior a esse. É uma tal de Kaysho... Abraço!
Que legal mano. Conteúdo 10! Tô querendo colocar um tbm, aonde você comprou, procurei essa marca nos principais sites e não achei. Você tem o link de onde você comprou?
Comprei no Ali Express, mas parece que não tem mais.
Poisé, estou fuçando a beça e não acho. Encontrei o anúncio mas está esgotado. Caso apareça onde comprar manda o link pra gente. Obrigado parabéns pelos vídeos.
Quais potenciômetro e capacitores tu usou nesses p90?
Deixei os originais
Excelente vídeo! Com qual equipamento você gravou o áudio da guitarra ? Microfone ou interface de áudio?
Microfone na frente do amplificador, um Vox VT40+.
Opa boa noite! Como foi fixado teu p90? Na minha guitarra ele fica bem baixo 😢
Eu coloquei um calço de madeira por baixo de cerca de 0,5mm.
Legal
se colocar mais um pedalzinho violao hmmm fica perfeito
Os P90 ficaram legais. Já o piezo infelizmente ficou com som de pinico. Para efeitos de laboratório e pela farra de fuçar na guitarra tá valendo, mas se a finalidade for obter um *som bom* aí não tem jeito, só mesmo investindo numa ponte de qualidade como a Fishman. A única coisa é que uma ponte dessas não sai por menos de R$ 2000 mas enterrar um valor desses numa guitarra de entrada fica complicado. Mas não tem mesmo como fazer milagre... Um dia desses estive na loja de um amigo luthier e ele tinha acabado de instalar um piezo de R$ 30 do AliExpress num violão DiGiorgio e ficou muito ruim (muito mesmo). O dono do violão que estava lá ficou meio desapontado tentando justificar que era porque o violão era simples. Mas não é isso. O problema é que o cara pluga um violão de marca tipo um Gibson ou um Martin num amp, escuta aquela sonzeira absurda e fala assim "putz, que violão foda!". Mas o fato é que ali o que você está ouvindo é 95% o captador que é o modelo mais top que tem no mercado. Agora, vai lá, tira esse captador e coloca o genérico da China que o cara pôs no DiGiorgio pra ver como vai ficar. Vai ficar uma merda. Mas o lado bom é que hoje já temos a tecnologia de IR que permite tirar um som acústico bacana de uma guitarra elétrica sem precisa mexer em nada. Fica mil vezes melhor e o custo-benefício nem se fala.
Você tem razão em tudo aí, mas atente para o fato de que eu não coloquei pré-amp no circuito. Se tivesse colocado, o som do piezo seria melhor.
Um acoustic simulator já resolve sem precisar mexer na guitarra.
Jojo socorroo, quanto você pagou por esse piezo? O unico que eu acho na internet é da fishman e custam 900 reais pra cima
Não lembro, mas foi beeeem menos que isso. Pararam de fazer, pelo jeito.
@@JojoJack depressão. Será que daria certo fazer um furo atravessando a tune-o-matic por baixo dos carrinhos e colocar um piezo flexivel?
@@kelvinklauck flexível nunca testei. Aqueles que passam a corda por cima eu testei e não ficou muito bom
👍👍👍👊
👍👍👍👊
Fala JJJ. Desculpe discordar, mas sinceramente não gostei do resultado sonoro não. Ficou muito parecido com o resultado que eu lhe falei que consegui usando piezzo de rastilho prensado no espelho ou por baixo da ponte na telecaster. Por isso coloquei uma plaquinha pré-amplificada (R$30) pra empurrar o som do Piezzo. Na minha instalação, o push-pull interrompe o captador do braço da guitarra ao mesmo tempo que liga o Piezzo e o volume da guitarra controla também o volume de saída do Piezzo. O resultado sonoro que obtive, na minha opinião, foi igualmente pobre, um som de violão de aço muito ruim. Minha tentavia era a de facilitar a vida do guitarrista num show menor ou num ensaio, evitando que ele tivesse que levar também um violão. O mesmo que você. Por enquanto, lamentavelmente, acho os resultados muito pouco satisfatórios. Abraço!!!
Discordar de mim?!? O que é isso!?! kkkkkkk
Tranquilo, cara. Pode discordar à vontade. Porém, leve em conta que a captação do som talvez não tenha sido lá grande coisa. Eu testei o piezo de rastilho e ficou beeeem pior que esse. No entanto, eu concordo que, se colocar um pré, deve ficar melhor...
Não vai ter som de violão por conta das cordas de guitarra. Pra resolver isso, caso tenha uma pedaleira, é só ligar o "Acoustic simulator" e jogar direto em linha sem nenhuma simulação de amp de guitarra. Ai o som será de violão, relativamente bom.
Cyro onde você comprou o Preamp? E qual o modelo?
@@MarcosCosta-mn8gg Comprei no Mercao Livre com um vendedor chamado Antônio Rodrigues Filho. Placa Montada Mini Pré Amplificador Audio Com Op Amp Ne5532 custou R$34.
É alimentada com 2 pilhas 2032, aquelas que parecem uma moeda.
Pelo amor de deus não furem suas guitarras..... só tem uma maneira de aterrar a ponte e esta no suporte fêmea que é rosqueado no pino que segura a ponte.....é só sacar esse suporte da mateira e fazer um furo lá dentro!!!!!!
Quem falou em aterrar?
Rush
Isso