Eu penso e posso estar totalmente errado que se Dostoiévski terminasse a sua obra com esse livro, não seria de se estranhar. Impressionante como em poucas páginas, comparados ao outros romances colossais dele, esse sintetiza todo ou quase todo o seu pensamento. Viva Dostoiévski!
Fato, é um dos principais textos que já me deparei em 40 anos também. Talvez, o melhor que já li até agora. Sempre choro ao ler a última parte. Inclusive, meu interesse pela obra é concluir um texto partindo da perspectiva da criança ignorada. Vou providenciar suas indicações! Me chama muito atenção a afirmação dele em torno do UNO, logo no início do texto; o tema da compaixão; o fato de ter pensado em atirar no coração, mas acabar atirando no peito durante o sonho; a ideia de uma verdade única; o fato de amar a Terra ainda mais exatamente quando a deixou; o precisar da dor para poder amar; engendramento da alma em relação ao sonho; o perder o estado natural e não querer retornar... Quais são as leis da felicidade? O do querer a si mesmo mais do que a ninguém e, principalmente, o lutar contra o conhecimento que está acima do conhecimento. Obrigada por mais uma contribuição! Tudo de bom.
há audiobook dessa obra lida por tu, sr Vassoler? pequenos trechos que tu reproduz já emociona e me prende demais! imagina a obra completa, recheada de parênteses? \o/ e para pessoas como eu, alheias à filosofia, as notas explicativas são urgentes!
3 роки тому+2
Muito obrigado, Patrícia. Não fiz uma leitura completa do conto, não, mas você pode assistir, com valor acessível, a um um curso que ministrei, pelo Zoom, sobre "O sonho de um homem ridículo". Se estiver interessada, mande um e-mail para mim, por favor: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Professor, a sua fala é tão envolvente que me vejo traindo constantemente a Literatura Francesa que tanto amo, estando aqui no seu canal. Pardon Flaubert, Balzac, Baudelaire...
VASSOLER VOCE É MARAVILHOSO....QUISERA EU TER UM POUQUINHO DA SUA CULTURA E INTELIGÊNCIA !......AMO TODAS AS SUAS ANALISES DE AUTORES RUSSOS E OUTROS!...MUITO OBRIGADA OBRIGADA F.R
Muito obrigado pela aula .Conhecer o mundo por resenhas tão bem elaboradas é muito bom .Venha parte 2.
Рік тому
Muito obrigado, Francisco. Eu já ministrei um curso sobre "O sonho de um homem ridículo", de Dostoiévski, pela Universidade Virtual do Vassoler. Se quiser adquirir o curso (valor acessível), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br
Acabei de ler o conto , 16.08.22 pela primeira vez Durante a leitura senti que Dostoiévski inteiro está lá o que você , brilhante mestre Vassoler confirmou. Aguardo ansiosamente a parte 2 da resenha .
2 роки тому
Oi, Beth! Tudo bem? A segunda parte da resenha já foi feita, querida: é o curso que ministrei sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Incrível, professor! Esperando ansioso pela parte II
2 роки тому
Ela já existe, Josehn: trata-se de um curso que ministrei sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Bom dia, Flávio! Primeiramente, gostaria de agradecer imensamente seu projeto de universidade aberta aqui no UA-cam, ele é essencial para a democratização do ensino de qualidade numa sociedade tão desigual como a brasileira. Sendo assim, gostaria de sugerir um vídeo sobre o tipo ideal do “sonhador” descrito tão belamente em “Noites Brancas”, belíssimo romance com que tenho o prazer de me deleitar nos dias de hoje. Desde já, agradeço pelas sempre gentis e sinceras respostas.
Por coincidência li este conto ontem, foi uma experiência incrível e me pegou de surpresa (estou até este momento pensando sobre a obra). Com o tempo saberei a dimensão disso tudo. Muito obrigado, professor!
Meu estimado Vassoler a cada dia, minha paixão por Dostoiesvski aumenta a cada dia. Conheci Dostoievski na universidade. Li essa obra emocionante, crime e castigo, memórias do subsolo. Com vc e suas resenhas ficou ainda emocinante. Há um canal áudiobook do psicológo, diretor de teatro Carlos Eduardo Valente, ele narrou essa obra e criatura dócil ficou linda a narração. Abraços.
Fique atento aos cursos que ministro pelo Zoom, Matheus - você logo poderá se inscrever para assistir ao curso completo sobre "O sonho de um homem ridículo". Um abraço!
Já está feita, Davi: eu ministrei um curso sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas online, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Muito boa a resenha. Quando sairá a segunda parte?
2 роки тому
Muito obrigado! Eu ministrei um curso sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às gravações das aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Acabou muuuuuuito rápido!! Ansiosa por mais todo o restante da explicação.... ❣️🙌
3 роки тому+1
Ana, daqui a pouco tempo você poderá se inscrever para assistir a todos os cursos sobre Dostoiévski que já ministrei. Fique atenta às postagens de divulgação aqui do canal. Um abraço!
Se quiser assistir ao curso que ministrei sobre "O sonho" (valor acessível), entre em contato comigo por e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Fábio, eu já ministrei um curso sobre o conto "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - se você se inscrever no próximo curso, que será sobre "Recordações da casa dos mortos", também de Dostoiévski, poderá ter acesso ao curso sobre "O sonho..." como bônus. Aguardo sua mensagem. Abraço!
Foi filmada a segunda parte desta resenha? Não estou encontrando.
2 роки тому
Ricardo, eu ministrei um curso pelo Zoom, com valor acessível, sobre "O sonho de um homem ridículo". Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Houve, sim, Hugo: ministrei um curso pelo Zoom, com valor acessível, sobre o conto. Para ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Li essa narrativa numa edição de bolso, ela realmente é uma das peças mais comoventes de todos os tempos. Dostoievski fala por todos nós que somos desgraçados, doentes, perdidos... Chora-se sangue sobre essas páginas. Dostoievski é o maior.
@ aguardamos uma resenha especial de ''Nietochka Niezvanova'' o romance inacabado de Dostoievski, eu sou admirador antigo da obra dele , além desses 5 volumes biográficos de Joseph Frank li um ótimo trabalho de crítica literária de Hamilton Nogueira, vale a pena dar uma olhada.
to lendo agora as vezes fico perdida com Dostoievski é tao viscerallll ainda bem que to lendo junto a biografia do Joseph Frank que vc recomendou---obrigada Professor!!
2 роки тому
De nada, Carla! Se quiser ter acesso aos cursos que eu já ministrei, pelo Zoom, sobre Dostoiévski (valores acessíveis), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Sim, Moacir. Eu ministrei um curso sobre o conto "O sonho de um homem ridículo", de Dostoiévski (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail, e eu lhe explicarei como se inscrever: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Sim, Evandro: já ministrei um curso sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Ontem assisti o vídeo em que perguntaram para o filósofo Pondé quais os cinco maiores filósofos na opinião dele e ele citou Dostoiévski entre os melhores.
Mestre Vassoler! O Sonho de um homem ridículo, me lembrou a obra de João Cabral de Mello Neto, Vida é Morte Severina. Sobretudo no diálogo do Severino Retirante com o mestre Carpina, onde esse convence o Severino retirante a não sair da vida!!! Há alguma congruência entre as duas obras ou eu estou viajando?? Grato pela maravilhosa resenha. Grande abraço.
3 роки тому+1
O ateu João Cabral de Melo Neto certa vez sentenciou: "Sou ateu, graças a Deus". Talvez, e não mais do que talvez, a personagem de Dostoiévski tenha visto, por aí, uma centelha de sentido. Para Cabral, o sair é o encontro com a finitude. Para Dostoiévski, o reencontro com o infinito. Um abraço!
Por que este homem é ridículo? Vou aguardar. E é surpreendente que este homem sonhe. Aguardemos.
2 роки тому
Jacirema, eu ministrei um curso, com 4 aulas, sobre os dois maiores contos de Dostoiévski, "A dócil" e "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
A obra de Dostoiévski me remete muito as obras do Machado de Assis . Estaria eu errada ,Professor ?
2 роки тому
Já ministrei um curso sobre Dostoiévski e Machado de Assis, Fernanda (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Eu penso e posso estar totalmente errado que se Dostoiévski terminasse a sua obra com esse livro, não seria de se estranhar. Impressionante como em poucas páginas, comparados ao outros romances colossais dele, esse sintetiza todo ou quase todo o seu pensamento. Viva Dostoiévski!
Valeu, Carlos, abraço!
Obra belíssima!
Flávio, conheci você pela casa do saber. E, desde então, te admiro e pra mim você é um dos maiores intelectuais da atualidade.
Fato, é um dos principais textos que já me deparei em 40 anos também. Talvez, o melhor que já li até agora. Sempre choro ao ler a última parte. Inclusive, meu interesse pela obra é concluir um texto partindo da perspectiva da criança ignorada. Vou providenciar suas indicações! Me chama muito atenção a afirmação dele em torno do UNO, logo no início do texto; o tema da compaixão; o fato de ter pensado em atirar no coração, mas acabar atirando no peito durante o sonho; a ideia de uma verdade única; o fato de amar a Terra ainda mais exatamente quando a deixou; o precisar da dor para poder amar; engendramento da alma em relação ao sonho; o perder o estado natural e não querer retornar... Quais são as leis da felicidade? O do querer a si mesmo mais do que a ninguém e, principalmente, o lutar contra o conhecimento que está acima do conhecimento. Obrigada por mais uma contribuição! Tudo de bom.
Ótimo comentário, Telma, um abraço!
Atirar na cabeça, mas acabar atirando no peito*.
há audiobook dessa obra lida por tu, sr Vassoler? pequenos trechos que tu reproduz já emociona e me prende demais! imagina a obra completa, recheada de parênteses? \o/
e para pessoas como eu, alheias à filosofia, as notas explicativas são urgentes!
Muito obrigado, Patrícia. Não fiz uma leitura completa do conto, não, mas você pode assistir, com valor acessível, a um um curso que ministrei, pelo Zoom, sobre "O sonho de um homem ridículo". Se estiver interessada, mande um e-mail para mim, por favor: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
muito obrigado por compartilhar teu conhecimento professor!
incrível!
De nada, Thiago, abraço!
Professor, a sua fala é tão envolvente que me vejo traindo constantemente a Literatura Francesa que tanto amo, estando aqui no seu canal. Pardon Flaubert, Balzac, Baudelaire...
Muito obrigado, querida, um abraço!
VASSOLER VOCE É MARAVILHOSO....QUISERA EU TER UM POUQUINHO DA SUA CULTURA E INTELIGÊNCIA !......AMO TODAS AS SUAS ANALISES DE AUTORES RUSSOS E OUTROS!...MUITO OBRIGADA OBRIGADA F.R
Muito obrigado pela aula .Conhecer o mundo por resenhas tão bem elaboradas é muito bom .Venha parte 2.
Muito obrigado, Francisco. Eu já ministrei um curso sobre "O sonho de um homem ridículo", de Dostoiévski, pela Universidade Virtual do Vassoler. Se quiser adquirir o curso (valor acessível), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br
Acabei de ler o conto , 16.08.22 pela primeira vez Durante a leitura senti que Dostoiévski inteiro está lá o que você , brilhante mestre Vassoler confirmou.
Aguardo ansiosamente a parte 2 da resenha .
Oi, Beth! Tudo bem? A segunda parte da resenha já foi feita, querida: é o curso que ministrei sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Incrível, professor! Esperando ansioso pela parte II
Ela já existe, Josehn: trata-se de um curso que ministrei sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Ótima resenha, como sempre, prezado professor. No aguardo da segunda parte!
Ainda virá, Wandercy. Um abraço e muito obrigado!
Bom dia, Flávio!
Primeiramente, gostaria de agradecer imensamente seu projeto de universidade aberta aqui no UA-cam, ele é essencial para a democratização do ensino de qualidade numa sociedade tão desigual como a brasileira.
Sendo assim, gostaria de sugerir um vídeo sobre o tipo ideal do “sonhador” descrito tão belamente em “Noites Brancas”, belíssimo romance com que tenho o prazer de me deleitar nos dias de hoje.
Desde já, agradeço pelas sempre gentis e sinceras respostas.
Sugestão anotada. Um abraço e muito obrigado!
Que espetáculo essa resenha! Que espetáculo as trajetórias intelectuais e de vida desse homem! Que espetáculo o próprio! 😊
Muito obrigado, Núbia, um abraço!
Por coincidência li este conto ontem, foi uma experiência incrível e me pegou de surpresa (estou até este momento pensando sobre a obra). Com o tempo saberei a dimensão disso tudo.
Muito obrigado, professor!
Valeu, Lucas, apareça sempre, amigo!
Perfeita aula!
Muito obrigado, um abraço!
Vasssoler você é Demais. Inteligentisssimo. Amo suas resenhas.
Seja sempre bem-vindo, Augusto, um abraço!
Meu estimado Vassoler a cada dia, minha paixão por Dostoiesvski aumenta a cada dia. Conheci Dostoievski na universidade. Li essa obra emocionante, crime e castigo, memórias do subsolo. Com vc e suas resenhas ficou ainda emocinante. Há um canal áudiobook do psicológo, diretor de teatro Carlos Eduardo Valente, ele narrou essa obra e criatura dócil ficou linda a narração. Abraços.
Abraço, querida!
Olá! gostaria de ver uma resenha sobre o livro HOMO DEUS, com comentários especiais sobre a economia descentralizada e o Metaverso. Abraços!
Sugestão anotada, Cristofer. Um abraço!
Esperando ansiosamente a segunda parte!
Fique atento aos cursos que ministro pelo Zoom, Matheus - você logo poderá se inscrever para assistir ao curso completo sobre "O sonho de um homem ridículo". Um abraço!
Muito bom, prof. Faça a parte 2, por favor.
Já está feita, Davi: eu ministrei um curso sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas online, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Muito boa a resenha. Quando sairá a segunda parte?
Muito obrigado! Eu ministrei um curso sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às gravações das aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Acabou muuuuuuito rápido!! Ansiosa por mais todo o restante da explicação.... ❣️🙌
Ana, daqui a pouco tempo você poderá se inscrever para assistir a todos os cursos sobre Dostoiévski que já ministrei. Fique atenta às postagens de divulgação aqui do canal. Um abraço!
@ gosto muito da maneira como vc explica e interpreta ... vou ficar atenta, obrigada pelo retorno....
Bela resenha, professor! Aguardando a próxima parte!
Valeu, um abraço!
Excelente! Parabéns!
Muito obrigado, um abraço!
Ansioso pela segunda parte, professor!
Se quiser assistir ao curso que ministrei sobre "O sonho" (valor acessível), entre em contato comigo por e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Cadê a parte 2?🤲🏾🤲🏾🤲🏾
Fábio, eu já ministrei um curso sobre o conto "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - se você se inscrever no próximo curso, que será sobre "Recordações da casa dos mortos", também de Dostoiévski, poderá ter acesso ao curso sobre "O sonho..." como bônus. Aguardo sua mensagem. Abraço!
Muito bom, professor. Obrigado por mais essa explicação e mote para reflexão
Valeu, Jorge, abraço, amigo!
Belíssimo! Um grande abraço de Belo Horizonte.
Valeu, Bernardo, um abraço!
Dostoiévski é um GIGANTE! ❤
Um grande mestre!
Bela resenha professor 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu, Paulo, um abraço!
Peguei esse livro do nada e estou mais impressionado do que sempre imaginei. Como um homem escreveu isso no século XIX??? É INCRÍVEL
Monstro da comunicação
Foi filmada a segunda parte desta resenha? Não estou encontrando.
Ricardo, eu ministrei um curso pelo Zoom, com valor acessível, sobre "O sonho de um homem ridículo". Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Amo seus vídeos. Amo. Uma aula de literatura.
Muito obrigado, um abraço!
Excelente, pena que não houve a parte II
Houve, sim, Hugo: ministrei um curso pelo Zoom, com valor acessível, sobre o conto. Para ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Muito bom!
Valeu, Luís, um abraço!
Li essa narrativa numa edição de bolso, ela realmente é uma das peças mais comoventes de todos os tempos. Dostoievski fala por todos nós que somos desgraçados, doentes, perdidos... Chora-se sangue sobre essas páginas. Dostoievski é o maior.
Grande Dostoiévski!
@ aguardamos uma resenha especial de ''Nietochka Niezvanova'' o romance inacabado de Dostoievski, eu sou admirador antigo da obra dele , além desses 5 volumes biográficos de Joseph Frank li um ótimo trabalho de crítica literária de Hamilton Nogueira, vale a pena dar uma olhada.
A cada vídeo que eu vejo sobre Dostoyevisk com Vassoler, me convenço que nesse assunto ele é a maior autoridade. Disparadamente.
to lendo agora as vezes fico perdida com Dostoievski é tao viscerallll ainda bem que to lendo junto a biografia do Joseph Frank que vc recomendou---obrigada Professor!!
De nada, Carla! Se quiser ter acesso aos cursos que eu já ministrei, pelo Zoom, sobre Dostoiévski (valores acessíveis), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Professor, e a parte 2 já saiu?
Sim, Moacir. Eu ministrei um curso sobre o conto "O sonho de um homem ridículo", de Dostoiévski (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail, e eu lhe explicarei como se inscrever: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Ótimo, quero a parte 2, já saiu?
Sim, Evandro: já ministrei um curso sobre "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Ontem assisti o vídeo em que perguntaram para o filósofo Pondé quais os cinco maiores filósofos na opinião dele e ele citou Dostoiévski entre os melhores.
Mestre Vassoler!
O Sonho de um homem ridículo, me lembrou a obra de João Cabral de Mello Neto, Vida é Morte Severina. Sobretudo no diálogo do Severino Retirante com o mestre Carpina, onde esse convence o Severino retirante a não sair da vida!!! Há alguma congruência entre as duas obras ou eu estou viajando?? Grato pela maravilhosa resenha. Grande abraço.
O ateu João Cabral de Melo Neto certa vez sentenciou: "Sou ateu, graças a Deus". Talvez, e não mais do que talvez, a personagem de Dostoiévski tenha visto, por aí, uma centelha de sentido. Para Cabral, o sair é o encontro com a finitude. Para Dostoiévski, o reencontro com o infinito. Um abraço!
Por que este homem é ridículo? Vou aguardar. E é surpreendente que este homem sonhe. Aguardemos.
Jacirema, eu ministrei um curso, com 4 aulas, sobre os dois maiores contos de Dostoiévski, "A dócil" e "O sonho de um homem ridículo" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Tem um filme chamado noites brancas do Dostoyevski
Indico ator famoso italiano
Curriculum Vitae?
A vida é muito simples não entendo porquê o homem teima tanto em complicar
AHH...QUE PENA NAO LI AINDA O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO...VOU LER.....ESPERO, ANTES DE......
Esse Dostoiévski deve ter sido um extraterrestre 👽, além de Tesla, Melquisedeque ou qualquer viajante do tempo não são desse mundo. Abraço 🤗
A obra de Dostoiévski me remete muito as obras do Machado de Assis . Estaria eu errada ,Professor ?
Já ministrei um curso sobre Dostoiévski e Machado de Assis, Fernanda (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Muito bom!