Raramente, escrevo nas redes sociais, mas para você, coisa linda, o que dizer? Continue atravessando nossa existência e dando sentido a esses tempos tão insanos. Mil beijos!
Se bira acha, eu concordo Se bira odeia, eu odeio Se bira anda, eu vou junto Se todos odeiam, eu defendo Se bira tem 1 fã, este sou eu Se o canal não tem vizualizações, estou morto ( ou sem internet )
Esse assunto me lembrou quando o Espírito Santo passou uma semana sem polícia militar e civil em 2017. Muitas pessoas comuns foram pras ruas saquear lojas aproveitando o momento em que não estavam sendo vigiadas. Depois que começou a passar vídeos nos jornais muitas delas devolveram os produtos furtados pq se viram na tv e ficaram com vergonha
Em Pernambuco aconteceu a mesma coisa. Houve uma onda de saques depois da deflagração da greve da PM. Dias após o saque, várias pessoas arrependidas estavam devolvendo que o tinham furtado.
Sou evangélica e tenho refletido sobre isso na minha caminhada. Um irmão falou numa sala de EBD uma vez 'nas condições certas todos nós somos capazes de fazer todo pecado que existe'.
Trabalhei com um rapaz (~23 anos) tímido, educadíssimo, polido, dependente das marmitas e orientações da mãe que morava em outra cidade... Conservador, católico, limpinho, perfumadinho, camisas impecavelmente passadas. Sumiu nas vésperas do natal, havia sido preso em emboscada por um pai de garoto de 13 anos... Era um predador. Até hoje me perturba a disrupção de imagem que esse rapaz promoveu na minha cabeça. Pode ser qualquer um.
Eu fui abusa por uma pessoas comuns, um tio, um funcionário de mercadinho, pessoas indo pro trabalho em ônibus lotado, por um "colega" do meu namorado. Pessoas comuns.
Gente, o email da professora é simplesmente perfeito, mas complexo demais pra minha cabecinha. A partir do questionamento que Bira fez eu cheguei a seguinte conclusão: as pessoas do experimento de Stanford e da Mariana não foram ORDENADAS diretamente a fazer aquilo, ninguém mandou "tira a roupa dela e corta ela" os objetos só estavam lá, pra fazer o que QUISESSEM, ou seja, eles não foram ordenados a fazer nada, apenas PERMITIDOS a fazer qualquer coisa. E pra mim é exatamente o que aconteceu com os apoiadores de Bolsonaro, ninguém ORDENOU que eles agredissem aquelas pessoas, mas só que de certa forma se sentiram PERMITIDOS, a partir dos discursos de ódio do Bolsonaro, a agir com tal agressividade. O discurso serve como uma permissão, como uma legitimação a agredir determinados tipos de pessoas. Faz sentido pra vocês? Alguém mais entendeu dessa forma?
amei sua interpretação, tbm acho q ela falou de desumanização, se vc é um objeto vc não pensa, se vc não pensa não é digno de humanidade, se os pestistas são burros e não pensam então q morram, isso na cabeça deles é claro.
Acredito que por verem de suas influências a aceitação de atitudes imorais, se sentiram com o passe livre para tal. Como você disse, sentiram que tiveram a permissão, mas no caso das agressões, acredito que tiveram também a aprovação
A Marina todos podem descredibilizar por ser rica, mas ninguém pode dizer que essa mulher é uma artista incrível, rara. Essa performance dela é muito forte diz muito sobre os monstros que escondemos...
eu so consegui pensar na musica “deus me proteja de mim, e da MALDADE DE GENTE BOA, da bondade da pessoa ruim…” antes, ao ouvir a música eu me apegava a parte que dizia “bondade da pessoa ruim” que realmente é algo a se pensar, mas após o vídeo fiquei mais atenta a “maldade de gente boa” que pode sim ser hedionda!
4 anos de Faculdade de Serviço Social não me fizeram refletir tanto . Lembro que no primeiro dia de aula, a professora falou sobre enxergarmos além do que é posto , fazendo o “ desvelamento do real “ . Seus vídeos fazem exatamente isso !!! Desvelamento do real raiz !!!! Sem palavras rebuscadas !!!
Eu amo quando vc fala do canal da Rita pq descreve totalmente o sentimento que eu tinha antes de conhecer esse canal maravilhoso. Adora a Rita, mas prefiro ela fazendo um humor mais descontraído como era no tempero drag, já tentei por diversas vezes assistir as oratórias dela, mas falta tanta identificação com a linguagem usada por ela, que mal consigo terminar um video inteiro. Espero que um dia vc alcance tanto reconhecimento quanto ela, ou até mais, pq de fato merece e não é pouco.
15:30 Isso me lembrou muito o sentido que tive quando assisti um episódio da série Black Mirror na 3° temporada chamado "engenharia Reversa". Logo após assistir a esse episódio uns anos atrás, lembrei de uma cena parecida que ocorreu aqui no Brasil onde um policial militar maldosamente espirra um spray de pimenta diretamente no rosto de uma menininha negra que não devia ter nem 10 anos. Pensei exatamente assim e logo e fiz uma analogia com o episódio da série, para ele a imagem daquela garotinha não era de uma criança a ser amada, respeitada e zelada, não era uma "cordeirinho do Deus dele que vinde a mim todas as criancinhas porque delas é o reino dos céus", aquela garotinha para ele, é uma barata (inseto). Assistam a série! e Maratonem a Bira!
Bira, você conseguiu me explicar pq não tenho muito saco pros vídeos da Rita, faltou uma melanina e alguns anos na rua pra rolar uma identificação. Por isso estou aqui maratonando seu canal, e não o dela ahahahha! Te amooo
ESSE É O MELHOR COMENTÁRIO QUE EU PODIA TER RECEBIDO NA VIDA.
4 роки тому+163
Não precisa desmerecer o trabalho de uma pessoa para enaltecer outra. Apenas para ti não rolou do santo não bater. PORÉM RITA E BIRA SÃO MARAVILHOSAS E NECESSÁRIAS! 😉
@ em nenhum momento ele desmereceu o trabalho da Rita, apenas deixou explicito a falta de identificação para com ele e que se identifica muito mais com a linguagem da Bira. Talvez o problema não seja só o odio gratuito, mas tbm como estamos acostumados a enxergar esse odio em qualquer comentario na internet
Impecável como sempre! A maioria das pessoas tem a humanidade como seres superiores, emancipados, abençoados por Deus, mas na verdade somos bichos selvagens, capazes de qualquer coisa pra garantir sua sobrevivência e bem-estar. Capazes inclusive de matar alguém. A diferença é que hoje o que ameaça nossa sobrevivência e bem-estar não é mais alguém roubar nossa comida ou invadir nosso território (as vezes ainda é mas enfim), e sim alguém que perturba nossa zona de conforto, seja ela um ideal, uma tradição, uma crença ou um modelo. É algo muito mais subjetivo. Bolsonaro fala abertamente que tem que matar determinadas pessoas e grupos, mas pergunte àqueles que o repudiam quem o mataria. Tenho certeza que matariam e não é só um ou outro não viu, inclusive pessoas comuns que frequentam os mesmos espaços que nós. Nesse sentido, pensando na banalização do mal, assassinar deliberadamente o Bolsonaro, por pior tipo de ser humano que ele seja, ainda seria uma brutalidade, uma ausência de empatia (mas que se foda).
Meu amor, você pegou o ponto. É exatamente por isso que o vídeo se chama "quem você mataria?", porque parto do pressuposto que todos nós mataríamos. Você foi impecável. Obrigado por comentar!
Eu não mataria Bolsonaro porque entendo que ele representa uma ideia (ou um conjunto de ideias), e se ele morre, outro com a mesma ideologia toma o lugar dele. O Brasil é cheio de bolsonaros... O que precisa morrer é essa ideologia excludente, geradora de desigualdade, assassina.
@@RobertoLyrio exatamente. E ainda por cima, depois do "Mito" em vida, criariam o mártir. O que, com certeza, só pioraria a situação. O que temos que matar é a imagem que ele constrói. Essa é a parte que a maioria dos opositores não entenderam. Oposição cheia de ego academicista, falando pra si mesma. E o tempo passando. Tempo crucial. Vamos ver no que vai dar. Sou pessimista. Um abraço, se cuida ;)
Meu AMAORR ... quantas reencarnações vou precisar pra acumular uma vírgula de conhecimento dessa diva? Quanta inteligência, quanta beleza, quanta malemolencia! Toda a força no seu trabalho!
O caso do linchamento de Jesse Washington é um bom (se não for o melhor) exemplo de que pessoas comuns são capazes de fazer coisas extremamente cruéis e bestiais, não só pela intensidade da maldade empregada ali, mas também pela quantidade de pessoas que participaram ativa e passivamente desse homicídio.
Essa performance, se não me engano, se chama "rythum 0". É uma das obras mais importantes e mais viscerais da Marina. Sempre que mencionam esse caso, me assombro.
Estou assistindo The Handmaid's Tale, e curiosamente ontem mesmo vi o episódio que monstra a vida da Tia Lydia antes de Gilead, e cai como uma luva como exemplo desse tema. Antes de Gilead ela era uma amável professora do jardim de infância, e eu ficava me perguntando o que aconteceu com ela? Como ela pôde se transformar nessa pessoa horrível? Olhos atentos!
Cheguei tarde, mas nem tanto rs Pois é, a tia Lydia era doce, amável, compassiva...mas no fundo amargurada, frustrada, insegura, retraída! Para mim essa série se assemelha tanto a eleição de Jair Bolsonaro, no sentido do quanto foi escancarado o preconceito e absurdo que ja habitava dentro das pessoas...
Eu to boquiaberto com tanta informação inquietante. Que generosidade da sua parte compartilhar isso com a gente. Ainda mais generoso, compartilhar esse amprendizado da Suze. Que privilégio!Obrigad
Podemos observar a banalidade do mal na cultura de consumo de carne e derivados: achamos normal abusar de um ser senciente para nos proporcionar alimento, sendo que é possível obter alimento de fontes vegetais sem crueldade.
O efeito lúcifer é um dos melhores livros que li. Zimbardo é fenomenal. E pensar que todos os participantes do estudo foram testados psicologicamente, não tinham nenhuma 'tendência' a doenças mentais, sofrimentos mentais. Imagina se tivesse...
Cuidado com o uso do termo "imagina se tivesse" pois possuir algum sofrimento mental não significa automaticamente que se cometerá atos como os descritos no estudo
Bira, vc arregalou meus olhos num nível, q to desconfiando até mesmo de vc! Seu conteúdo é muito rico, viciante, extremamente reflexivo, deve ter uma galera com muita grana por trás disso tudo😂
Não sei quantas visualizações você consegue nessa rede, mas uma delas é minha e você me impactou de verdade. Ficou mais difícil enxergar o mundo com olhos desatentos. Obrigado!
So lembrando que agora no poder, novamente, muitos roubaram, mataram , sequestraram e é essa liderança que estão seguindo. É perfeita a colocação e serve para todos lados !
pior q essa foi a unica parteq não concordei, essa exposição foi tão importante que estamos falando disso ate hj, a arte foi o proprio comportamento humano exposto ao extremo, ela foi genial
Esse tema me vez lembrar de um exerto do psicòlogo Jordan Peterson, onde ele diz que para sermos realmente capaz de fazer o bem temos que antes reconhecer a nossa pròpria capacidade de fazer o mal!
Eu aqui com 20 anos assisto seus vídeos e os da Rita e eu me identifico muito mais com o “português do povo” q vc traz no seu canal e eu adoro❤ conheci recentemente e olha…. Tive várias crises existenciais quando passei a enxergar as coisas por outro ângulo….
Tenho 30 anos agora, e só agora encontrei seu maravilhoso canal, e foi pelo Meteoro Brasil ❤ que pude então apreciar lá por aqui. Tenho um carinho pela Dona Rita do Tempero Drag, creio que embora não possamos comparar vcs pela diferença de vida trilhada, amo conteúdo de ambas. A admiração por vocês é extrema. Parabéns ❤
Eu nunca escrevo em comentários de youtube mas pra esse canal eu preciso abrir excessão! Bira, por favor, não para! Por favor, continua! Não tem nenhum outro canal que eu tenha ficado tão viciada! Deve ser sua poção mágica de soco no estômago + se mijar de rir + explodir a mente e fazer pensar! Seus vídeos são perfeitinhos, cada milímetro, do jeito que são! Só é ruim quando acaba!rs Minha vontade é de pedir vídeos sobre todos os assuntos do mundo pra ouvir seu ponto de vista!hahah SUCESSO!!
Como seria bom se todas as pessoas tivessem acesso a este conteúdo. É o melhor vídeo sobre o assunto que mais precisa ser debatido neste momento, ou simplesmente dito. Só lembro das pessoas dizendo nas últimas eleições: "é só um discurso, só da boca para fora, até parece que ele falar isso vai prejudicar alguém, é no tom de brincadeira" etc., mas milhões de pessoas estão embasando, alimentando seu ódio nesse discurso que banaliza o mal.
Infelizmente, eu já pensei sobre o que seria capaz de fazer com opressores de animais, crianças e a natureza: não foi um bom pensamento. O mal habita em nós e é preciso muita vontade para mantê-lo o mais longe possível o maior tempo possível.
Eu também, assim como a grande maioria por aqui só posso dizer, continue, este é o canal mais necessário e importante que existe, desde a criação de conteúdos nas redes.
É nesses momentos pandêmicos que a ontologia se materializa. A ordem do outro, do dominante, é a ordem sádica das pulsões agressivas inconscientes. Sem o filtro da ética moral, a cognição se torna submissa à essa crueldade das paixões.
Bira, sempre digo o quanto seu conteúdo é maravilhoso, e hoje vou dizer o quanto ele me incomoda (e isso é muito bom). Fico me perguntando se há mesmo algum não-monstro, cuja construção moral e ética não permita obedecer as ordens. Para além, fico me perguntando se existe valor adaptativo em uma sociedade construída por não-monstros. O vídeo me lembra de um episódio de homofobia que testemunhei em um bar. E me lembra do quanto a violência dos meus amigos contra o agressor, desproporcional, vingativa, cega... Me assustou. Me fez pensar que o caráter agressivo, malevolente, não é um monopólio da extrema direita, mas se desenha também quando surgem circunstâncias que o justificam para aquele grupo. É outro rebanho. Não quero ser mal interpretado, não é uma questão de confundir a reação violenta com a injustiça violenta, falo de quanto a reação violenta se propaga e se avoluma tanto para além da reação... Isso me assusta um pouco, não a violência em si, nem seu emprego dentro de determinadas situações, mas a existência dessa natureza violenta. Não tem conclusão nem pergunta nenhuma eu acho, só queria registrar que vou ficar pensando nesse assunto e rever esse vídeo e pensar de novo e rever de novo... Só queria te dizer e deixar registrado o efeito que sua produção tem em mim. Ou eu tô mentindo?
Eu nem tenho o que comentar. Você sempre me deixa sem palavras. O vídeo se chama "quem você mataria", porque os dois lados matariam. Eu parto disso. Os dois lados seriam cegados. Deixo isso implícito no vídeo. Obrigado por comentar, meu amor. Você é incrível
A violência assusta... Se todos somos (e somos!) capazes de tanto, por que negamos? Por que o discurso do pacifismo, da via institucional, do oferecer a outra face, nos aparece como ideal que fecha nossos olhos para nossa real capacidade? E se não temos consciência da violência que nos atravessa, não estamos mais sujeitos a realizá-la para uma vontade externa a nós? Talvez o pensamento verdadeiramente consciente não seja aquele simplesmente "dotado de ética" e empatia que renega a violência, mas aquele que direciona a agressividade ("maldade"?) para fins emancipatórios, a violência revolucionária? Ou isso levaria a outro Terror? Entre o recalque e o sadismo, onde poderá se esconder Eros?
Me lembra os filmes do Tarantino onde torcemos pro protagonista do "bem" matar os "malvados" (Bastardos inglórios, Kill Bill...) ah e tem tbm Dogville que desperta sentimentos vingativos em nós, pessoas comuns e "do bem".
Muito kinga quando cita a Rita no canal kakkaa Eu amo demais Rita, toda a oratoria e o embasamento. E amo demais vc tambem pq vc complementa tudo q eu aprendi na Rita. Ela fala num espectro academico e cita isso e àquilo sobre as questoes da realidade, oq é incrivel. Ja vc, vc embasa tudo oq ela fala na realidade, vc aponta e tira as escamas dos nossos olhos desatentos de uma vez por todas, nos faz olhar a realidade nua e crua. Rita te da uns tapas, vc da uns murros bem dados. É perfeito e é complementar pro meu conhecimento e me serve como bálsamo nessa minha jornada de politização. ❤❤❤
Bira onde eu estava que não conhecia seu conteúdo. Estou viciado em você, tem três dias que ouço você no spotfy e minha cabeça tá se abrindo cada vez mais. Vou ler alguns livros e depois comprar seu curso, to viciado de verdade. Obrigado por me ajudar a pensar e ver as coisas com outros olhos. ♥️
As repetições das expressões, ex. "Como eu e vc", ao inves de deixar o texto besta e cansativo, aprofunda a ideia na mente da gente. Que trabalho bem feito! parabens.
23:18 Eu já tive esse autossenso crítico em admitir a maldade que habita em mim. Mas seus videos me trouxeram o caminho prlo qual essa maldade poderia se emergir numa sociedade. As vezes me sinto subversivo o suficiente pra levar um choque no cú por evitar o mal a alguem se essa decisão de alguma forma passa por minhas mãos, porem estou certo que o caminho mais factível é que eu prefira o meu conforto em detrimento ao mal que eu possa causar a alguem e aibda mais culpar ao sistema do que me responsabilizar de minhas atitudes que contribuíram para a manifestação fisica do mal.
Adoro seus vídeos e agradeço o trabalho que você desenvolve, mas preciso lhe dizer: O problema com o pessimismo que se costuma extrair de "A Banalidade do Mal" de Hannah Arendt é o mesmo que se obtém a partir do otimismo tolo e ingênuo de Rousseau, com com sua máxima, "o homem nasce bom, a sociedade que o corrrompe". São ambas visões parciais e enviesadas da realidade. O que os fatos indicam é que todos temos o potencial para executar tanto as ações mais hediondas, como os atos mais sublimes.
Eu pelo menos ainda sinto que ninguém tem culpa, pelo menos, de ter essa potencialidade hedionda. Como um psicopata, por exemplo, não escolhe nascer psicopata. Mas é sempre bom, realmente, salientar que temos esse toque desumano como herança da nossa evolução de sobrevivência como animais selvagens.
eu fiquei, sinceramente, muito chocado quando tive um sonho bizarro. Nesse sonho, eu matava alguém - e inclusive de uma forma muito agressiva, e eu fazia isso porque eu estava com raiva, então eu dava vários e vários golpes e me sentia até melhor com isso. O seu vídeo me pareceu uma analogia com meu sonho porque uma pessoa comum, eu, fui capaz de fazer isso em pensamento, em sonho, mesmo que não tenha esse pensamento constante de gostar de violencia ou querer de fato machucar alguém a esse ponto como algumas pessoas podem ter (até algumas que quando vemos na TV achamos completos monstros). Com esse sonho eu acabei tendo uma reflexão do que eu era capaz (ou pelo menos, uma semente que graças a Deus não encontrou energias pada crescer dentro de mim durante a minha vida), e essa é a minha resposta à pergunta do vídeo. Muito obrigado pela reflexão ❤
Com essa pergunta final me veio aquela maxima na cabeca dos "pensamentos intrusivos" que ta muito na moda hoje e revela muito sobre essa questao do que seriamos capaz cotidianamente revelando essa natureza brutal humana que como dito poucos estao "salvos"
Eu sou capaz de tudo... para os que são comprovadamente maus. Eu nunca faria mal algum a uma pessoa inocente, trabalho diariamente com mendigos e estaria em posição de expulsar, de maltratar como meus colegas o fazem, mas não o faço, sabe por quê? Porque eu sou ele. Meus reais inimigos são a burguesia desse país, e nada mais. Paz entre nós, e tudo de ruim para os senhores, guerra é só uma delas.
Meu Deus!! Como esse video é incrível!! Realmente somos mal quando nos obrigam a ser!! Isso me fez voltar até o tempo da adolescência, como isso tudo nos molda, como as pessoas são manipuladas!!! Vou ter que refletir muito sobre isso tudo!!
Vc é incrível e maravilhosa. Quantas reflexões faço sobre mim mesmo ao te assistir e isso tem sido incrível pra mim. Vou me dar o direito de discordar de você, na associação que faz do mal, da maldade, da monstruosidade a direita. Penso que o ser humano é mal e capaz de toda e qualquer maldade, independente de sua posição “política”.
Agr lendo os comentários e pensando sobre o vídeo, se todos nós temos a capacidade de cometer atrocidades e vivemos em relações de poder (onde um manda e outro é mandado), a visão de uma sociedade justa e igualitária seria quase impossível, pq a gente poderia fazer certo progresso ético e avanços, mas sempre teríamos a possibilidade de fazer coisas horríveis. Então qual seria o modelo ideal de sociedade? Qual será o próximo sistema que vai dominar o planeta (se tiver tempo de existir outro, já que tamo capengando com o planeta)? Agr tô com várias pulgas atrás da orelha. Obrigada por me deixar encucada Bira. ❤
Realmente o significado de COMUM sobre esse olhar, é bem diferente. - Pois no meio dessa loucura, ser louco é comum. 😢 Pra quem está com o olhar desatento realmente cai nessa doidera. 😮
Me identifiquei demais com a relação do seio familiar por conta de vivencias pessoais e ao mesmo tempo a comparação das pessoas comuns não pude não linkar com a policia, toda pessoa que entra pra corporação sofre algum tipo de lavagem cerebral e vira serviçal da burguesia, distorcem a mente dos que ali adentram. Obrigado Bira por trazer essas reflexões, estou maratonando os videos vide um comentário que li em um dos videos mais recentes, sobre seguir a ordem dos videos e como eles se complementam, e recomendo que outros o façam, sigam como uma séria, acho que um assunto ajuda a preparar o pensamento critico para o próximo.
Que video É-P-I-C-O o.o Confesso que na parte da galeria de arte eu comecei duvidoso da aplicação porque o recorte de pessoas que frequentam esse tipo de ambiente normalmente é bem específico, ainda mais naquela época, mas o exemplo do experimento da prisão e os outros ao longo do vídeo mudaram minha opinião. É muito doido pensar que qualquer pessoa faria algo "terrível", mas infelizmente parece ser o que acontece, especialmente depois do complemento da Suze. É muito louco pensar o quanto estamos regredindo (enquanto humanindade) no sentido ético da coisa e a fabricazinha de monstros que agora existe graças a essa construção coletiva identitária que é reflexo dos líderes (ou melhor, das celebridades de qualquer campo)
A banalidade do mal pode ser bem observada em um dos episódios de Rick e Morty, onde em um planeta de gatos antropomórficos, a sociedade separou um único dia do ano para que todos fizessem tudo o que quisessem, para que todo o resto do ano todos vivam pacificamente. Vale a pena dar uma olhada.
Estou indicando esse canal para todos que conheço. Bira, você ampliou meus horizontes, abriu minha mente, expandiu minha mente. Meus olhos estão agora mais atentos, graças à você. Obrigada por esse trabalho incrível!
Conheci o canal ontem a partir do react feito pelo Gaiofato. Estou maratonando seus vídeos desde o primeiro. Parabéns pelo trabalho que faz. Ele é essencial e vc é necessária! Desejo-te sucesso, muita força e saúde mental pra continuar.
O reino de Deus está em vós e se esse Deus for moldado as sociedades atuais pode ter certeza que o poder e ganância irá o corromper e o mal se sobre sairá é mais que provado que aquele que detém o poder mesmo que seja o mais puro dos altruista sua personalidade humana (bem e mal) o transformará nós piores carrascos Parabéns muito didático e chega a ser surreal de tanta realidade Bira👏👏👏👏
Raramente, escrevo nas redes sociais, mas para você, coisa linda, o que dizer? Continue atravessando nossa existência e dando sentido a esses tempos tão insanos. Mil beijos!
Eu amo você! Nós todos te amamos! Obrigado por sua contribuição!
IDOLO!!!!!!
SUZE e BIRA
Ela respondeu! Coisa linda! Eu tô chorando de emoção com o vídeo e com a resposta da Suze!
" _Escurinha gasta mais tinta pra imprimir_ " - BIRA, Senhorita.
"você é capaz de fazer as maiores crueldades da humanidade" obrigado bira, ninguém nunca acreditou em mim desse jeito
HAHAHAHAHAJAHAHA
Se bira acha, eu concordo
Se bira odeia, eu odeio
Se bira anda, eu vou junto
Se todos odeiam, eu defendo
Se bira tem 1 fã, este sou eu
Se o canal não tem vizualizações, estou morto ( ou sem internet )
HAHAHAHAHAHAHAHAHA QUE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR! PRIMEIRO POEMA QUE EU GANHO NA VIDAAAA
Hahahaha bem assim mesmo 😂😍❤️👏🏽
Eu também sou fã Bira é foda💓👏👏👏👏
assino embaixooo
❤️
Bira, Vc é grande demais pra Claudia e Vogue.
Nossa, ENORME, não consigo nem imaginar, só se o Bira tivesse muito humilde
Esse assunto me lembrou quando o Espírito Santo passou uma semana sem polícia militar e civil em 2017. Muitas pessoas comuns foram pras ruas saquear lojas aproveitando o momento em que não estavam sendo vigiadas. Depois que começou a passar vídeos nos jornais muitas delas devolveram os produtos furtados pq se viram na tv e ficaram com vergonha
caramba, sou do Rio, não sabia que isso tinha acontecido... nem consigo imaginar o que aconteceria por aqui se o RJ ficasse sem PM 😳
Aqui quando cai um caminhão de cerveja, carne , coca cola as pessoas comuns são as primeiras a saquear .
Em Pernambuco aconteceu a mesma coisa.
Houve uma onda de saques depois da deflagração da greve da PM.
Dias após o saque, várias pessoas arrependidas estavam devolvendo que o tinham furtado.
A banalidade do mal me dá muito medo, ainda mais pq é inevitável.
Urso branco do Black mirror já é uma realidade
Sou evangélica e tenho refletido sobre isso na minha caminhada. Um irmão falou numa sala de EBD uma vez 'nas condições certas todos nós somos capazes de fazer todo pecado que existe'.
Sou evangelica também e penso como você, por isso salmão disse q não há um homem que nunca pecou contra Deus
Trabalhei com um rapaz (~23 anos) tímido, educadíssimo, polido, dependente das marmitas e orientações da mãe que morava em outra cidade... Conservador, católico, limpinho, perfumadinho, camisas impecavelmente passadas.
Sumiu nas vésperas do natal, havia sido preso em emboscada por um pai de garoto de 13 anos... Era um predador.
Até hoje me perturba a disrupção de imagem que esse rapaz promoveu na minha cabeça.
Pode ser qualquer um.
É claro que o “limpinho” pra nós se classifica como uma pessoa branca.
Eu fui abusa por uma pessoas comuns, um tio, um funcionário de mercadinho, pessoas indo pro trabalho em ônibus lotado, por um "colega" do meu namorado. Pessoas comuns.
sinto muito que passou por isso
Gente, o email da professora é simplesmente perfeito, mas complexo demais pra minha cabecinha. A partir do questionamento que Bira fez eu cheguei a seguinte conclusão: as pessoas do experimento de Stanford e da Mariana não foram ORDENADAS diretamente a fazer aquilo, ninguém mandou "tira a roupa dela e corta ela" os objetos só estavam lá, pra fazer o que QUISESSEM, ou seja, eles não foram ordenados a fazer nada, apenas PERMITIDOS a fazer qualquer coisa. E pra mim é exatamente o que aconteceu com os apoiadores de Bolsonaro, ninguém ORDENOU que eles agredissem aquelas pessoas, mas só que de certa forma se sentiram PERMITIDOS, a partir dos discursos de ódio do Bolsonaro, a agir com tal agressividade. O discurso serve como uma permissão, como uma legitimação a agredir determinados tipos de pessoas. Faz sentido pra vocês? Alguém mais entendeu dessa forma?
amei sua interpretação, tbm acho q ela falou de desumanização, se vc é um objeto vc não pensa, se vc não pensa não é digno de humanidade, se os pestistas são burros e não pensam então q morram, isso na cabeça deles é claro.
Gostei da sua interpretação! Eu acho que é isso mesmo, permissividade. O ser ignorante passou a ser “moda”.
Aqui vc foi LUZ ✨️
@@maxnews1 obrigada ❤️
Acredito que por verem de suas influências a aceitação de atitudes imorais, se sentiram com o passe livre para tal. Como você disse, sentiram que tiveram a permissão, mas no caso das agressões, acredito que tiveram também a aprovação
A Marina todos podem descredibilizar por ser rica, mas ninguém pode dizer que essa mulher é uma artista incrível, rara. Essa performance dela é muito forte diz muito sobre os monstros que escondemos...
eu so consegui pensar na musica “deus me proteja de mim, e da MALDADE DE GENTE BOA, da bondade da pessoa ruim…”
antes, ao ouvir a música eu me apegava a parte que dizia “bondade da pessoa ruim” que realmente é algo a se pensar, mas após o vídeo fiquei mais atenta a “maldade de gente boa” que pode sim ser hedionda!
4 anos de Faculdade de Serviço Social não me fizeram refletir tanto . Lembro que no primeiro dia de aula, a professora falou sobre enxergarmos além do que é posto , fazendo o “ desvelamento do real “ . Seus vídeos fazem exatamente isso !!! Desvelamento do real raiz !!!! Sem palavras rebuscadas !!!
Eu amo quando vc fala do canal da Rita pq descreve totalmente o sentimento que eu tinha antes de conhecer esse canal maravilhoso. Adora a Rita, mas prefiro ela fazendo um humor mais descontraído como era no tempero drag, já tentei por diversas vezes assistir as oratórias dela, mas falta tanta identificação com a linguagem usada por ela, que mal consigo terminar um video inteiro. Espero que um dia vc alcance tanto reconhecimento quanto ela, ou até mais, pq de fato merece e não é pouco.
Por que você não gosta da linguagem da Rita?
@@melanciafeliz eu não disse que não gostava, disse que não me identifico, é diferente
@@aleffqs tá bom, mas por qual razão?
@@melanciafeliz vc quer que eu desenhe o meu processo de identificação?
@@aleffqs se for pra se estressar por pouca coisa, então não.
15:30 Isso me lembrou muito o sentido que tive quando assisti um episódio da série Black Mirror na 3° temporada chamado "engenharia Reversa". Logo após assistir a esse episódio uns anos atrás, lembrei de uma cena parecida que ocorreu aqui no Brasil onde um policial militar maldosamente espirra um spray de pimenta diretamente no rosto de uma menininha negra que não devia ter nem 10 anos. Pensei exatamente assim e logo e fiz uma analogia com o episódio da série, para ele a imagem daquela garotinha não era de uma criança a ser amada, respeitada e zelada, não era uma "cordeirinho do Deus dele que vinde a mim todas as criancinhas porque delas é o reino dos céus", aquela garotinha para ele, é uma barata (inseto). Assistam a série! e Maratonem a Bira!
MEU DEUS, SIM!
Não consegui passar do primeiro ep me deixava mto mal
Tentando entender como passei T-R-I-N-T-A anos da minha vida sem saber da existência desse canal.
sinal que sua vida é uma merda kkkkkkkkk
Quem é Vogue na fila do pão da nossa amizade gostosa? Esse canal é antidepressivo! Valeu, Bira!
Bira, você conseguiu me explicar pq não tenho muito saco pros vídeos da Rita, faltou uma melanina e alguns anos na rua pra rolar uma identificação. Por isso estou aqui maratonando seu canal, e não o dela ahahahha! Te amooo
ESSE É O MELHOR COMENTÁRIO QUE EU PODIA TER RECEBIDO NA VIDA.
Não precisa desmerecer o trabalho de uma pessoa para enaltecer outra. Apenas para ti não rolou do santo não bater. PORÉM RITA E BIRA SÃO MARAVILHOSAS E NECESSÁRIAS! 😉
@ Pois é. É impressionante como as pessoas encontram motivo pra odiar as outras hoje em dia.
@ 👏👏
@ em nenhum momento ele desmereceu o trabalho da Rita, apenas deixou explicito a falta de identificação para com ele e que se identifica muito mais com a linguagem da Bira. Talvez o problema não seja só o odio gratuito, mas tbm como estamos acostumados a enxergar esse odio em qualquer comentario na internet
Se "as identidades coletivas estão sendo construídas pelas lideranças", quem está construindo as lideranças?
A Vogue Brasil não merece nem respirar o mesmo ar que você.♡
Impecável como sempre! A maioria das pessoas tem a humanidade como seres superiores, emancipados, abençoados por Deus, mas na verdade somos bichos selvagens, capazes de qualquer coisa pra garantir sua sobrevivência e bem-estar. Capazes inclusive de matar alguém. A diferença é que hoje o que ameaça nossa sobrevivência e bem-estar não é mais alguém roubar nossa comida ou invadir nosso território (as vezes ainda é mas enfim), e sim alguém que perturba nossa zona de conforto, seja ela um ideal, uma tradição, uma crença ou um modelo. É algo muito mais subjetivo. Bolsonaro fala abertamente que tem que matar determinadas pessoas e grupos, mas pergunte àqueles que o repudiam quem o mataria. Tenho certeza que matariam e não é só um ou outro não viu, inclusive pessoas comuns que frequentam os mesmos espaços que nós. Nesse sentido, pensando na banalização do mal, assassinar deliberadamente o Bolsonaro, por pior tipo de ser humano que ele seja, ainda seria uma brutalidade, uma ausência de empatia (mas que se foda).
Meu amor, você pegou o ponto. É exatamente por isso que o vídeo se chama "quem você mataria?", porque parto do pressuposto que todos nós mataríamos. Você foi impecável. Obrigado por comentar!
Eu não mataria Bolsonaro porque entendo que ele representa uma ideia (ou um conjunto de ideias), e se ele morre, outro com a mesma ideologia toma o lugar dele. O Brasil é cheio de bolsonaros... O que precisa morrer é essa ideologia excludente, geradora de desigualdade, assassina.
@@RobertoLyrio exatamente.
E ainda por cima, depois do "Mito" em vida, criariam o mártir.
O que, com certeza, só pioraria a situação.
O que temos que matar é a imagem que ele constrói.
Essa é a parte que a maioria dos opositores não entenderam.
Oposição cheia de ego academicista, falando pra si mesma.
E o tempo passando. Tempo crucial.
Vamos ver no que vai dar. Sou pessimista.
Um abraço, se cuida ;)
Meu AMAORR ... quantas reencarnações vou precisar pra acumular uma vírgula de conhecimento dessa diva?
Quanta inteligência, quanta beleza, quanta malemolencia! Toda a força no seu trabalho!
Tenho estado nesses últimos dias obcecado e aturdido com a oratória competência e capacidade de explodir cabeças que a Bira tem. Obrigado!!
O caso do linchamento de Jesse Washington é um bom (se não for o melhor) exemplo de que pessoas comuns são capazes de fazer coisas extremamente cruéis e bestiais, não só pela intensidade da maldade empregada ali, mas também pela quantidade de pessoas que participaram ativa e passivamente desse homicídio.
Essa performance, se não me engano, se chama "rythum 0". É uma das obras mais importantes e mais viscerais da Marina. Sempre que mencionam esse caso, me assombro.
Conheci o canal em 2023. Estou sendo obrigado a maratonar, rs.
Minha tristeza é não ter conhecido esse canal antes
Estou assistindo The Handmaid's Tale, e curiosamente ontem mesmo vi o episódio que monstra a vida da Tia Lydia antes de Gilead, e cai como uma luva como exemplo desse tema. Antes de Gilead ela era uma amável professora do jardim de infância, e eu ficava me perguntando o que aconteceu com ela? Como ela pôde se transformar nessa pessoa horrível? Olhos atentos!
@Ange Silva assisto pelo Globoplay
Cheguei tarde, mas nem tanto rs
Pois é, a tia Lydia era doce, amável, compassiva...mas no fundo amargurada, frustrada, insegura, retraída! Para mim essa série se assemelha tanto a eleição de Jair Bolsonaro, no sentido do quanto foi escancarado o preconceito e absurdo que ja habitava dentro das pessoas...
Eu to boquiaberto com tanta informação inquietante. Que generosidade da sua parte compartilhar isso com a gente. Ainda mais generoso, compartilhar esse amprendizado da Suze. Que privilégio!Obrigad
A melhor notificação é a de vídeo novo desse canal, chega abro um sorrisão!
Comentando antes de assistir mesmo
E eu abro um sorrisão com um comentário como esse, Wall. Muito obrigado por assistir e comentar!
Podemos observar a banalidade do mal na cultura de consumo de carne e derivados: achamos normal abusar de um ser senciente para nos proporcionar alimento, sendo que é possível obter alimento de fontes vegetais sem crueldade.
O efeito lúcifer é um dos melhores livros que li. Zimbardo é fenomenal. E pensar que todos os participantes do estudo foram testados psicologicamente, não tinham nenhuma 'tendência' a doenças mentais, sofrimentos mentais. Imagina se tivesse...
Cuidado com o uso do termo "imagina se tivesse" pois possuir algum sofrimento mental não significa automaticamente que se cometerá atos como os descritos no estudo
"SOU EU, É VOCÊ!"
Bira, vc arregalou meus olhos num nível, q to desconfiando até mesmo de vc! Seu conteúdo é muito rico, viciante, extremamente reflexivo, deve ter uma galera com muita grana por trás disso tudo😂
Pegue na minha mão! Eu também estou desconfiada da Bira! 😂😂
Não sei quantas visualizações você consegue nessa rede, mas uma delas é minha e você me impactou de verdade. Ficou mais difícil enxergar o mundo com olhos desatentos.
Obrigado!
So lembrando que agora no poder, novamente, muitos roubaram, mataram , sequestraram e é essa liderança que estão seguindo. É perfeita a colocação e serve para todos lados !
Amei esse olhar crítico da Bira sobre a Marina Abramovic, nunca vi ninguém com a coragem de ter essa mesma franqueza.
pior q essa foi a unica parteq não concordei, essa exposição foi tão importante que estamos falando disso ate hj, a arte foi o proprio comportamento humano exposto ao extremo, ela foi genial
esse vídeo em específico me causou um profundo aperto no coração
Esse tema me vez lembrar de um exerto do psicòlogo Jordan Peterson, onde ele diz que para sermos realmente capaz de fazer o bem temos que antes reconhecer a nossa pròpria capacidade de fazer o mal!
Eu aqui com 20 anos assisto seus vídeos e os da Rita e eu me identifico muito mais com o “português do povo” q vc traz no seu canal e eu adoro❤ conheci recentemente e olha…. Tive várias crises existenciais quando passei a enxergar as coisas por outro ângulo….
Estava maratonando os vídeos desde o início e quando cheguei nesse resolvi dar uma pausa pra absorver… uma desconstrução de pensamento a cada dia
Tenho 30 anos agora, e só agora encontrei seu maravilhoso canal, e foi pelo Meteoro Brasil ❤ que pude então apreciar lá por aqui. Tenho um carinho pela Dona Rita do Tempero Drag, creio que embora não possamos comparar vcs pela diferença de vida trilhada, amo conteúdo de ambas. A admiração por vocês é extrema. Parabéns ❤
IMPECÁVEL. muito feliz em ver você chegando a mais a mais gente. esse é um conteúdo que todo mundo PRECISA VER
E eu estou feliz de te ver aqui, Ale Aleatório!
Deus me livre de fuca vendo isso...
@@homofobicoateunoveganspro-4718 nao veja. vaza
@@alexandreoliveira6252 A Gay ta brava 😆😆
@@homofobicoateunoveganspro-4718 era pra ofender? acho que nao rolou
Minha filha de 21 anos me apresentou seu canal, maravilhoso estou visiada em absorver conhecimento.
Eu nunca escrevo em comentários de youtube mas pra esse canal eu preciso abrir excessão!
Bira, por favor, não para! Por favor, continua!
Não tem nenhum outro canal que eu tenha ficado tão viciada! Deve ser sua poção mágica de soco no estômago + se mijar de rir + explodir a mente e fazer pensar!
Seus vídeos são perfeitinhos, cada milímetro, do jeito que são! Só é ruim quando acaba!rs
Minha vontade é de pedir vídeos sobre todos os assuntos do mundo pra ouvir seu ponto de vista!hahah
SUCESSO!!
Como seria bom se todas as pessoas tivessem acesso a este conteúdo. É o melhor vídeo sobre o assunto que mais precisa ser debatido neste momento, ou simplesmente dito. Só lembro das pessoas dizendo nas últimas eleições: "é só um discurso, só da boca para fora, até parece que ele falar isso vai prejudicar alguém, é no tom de brincadeira" etc., mas milhões de pessoas estão embasando, alimentando seu ódio nesse discurso que banaliza o mal.
Infelizmente, eu já pensei sobre o que seria capaz de fazer com opressores de animais, crianças e a natureza: não foi um bom pensamento. O mal habita em nós e é preciso muita vontade para mantê-lo o mais longe possível o maior tempo possível.
Eu também, assim como a grande maioria por aqui só posso dizer, continue, este é o canal mais necessário e importante que existe, desde a criação de conteúdos nas redes.
Você assiste esses vídeos com atenção e já não consegue mais ver o mundo com os mesmos olhos, parabéns pelo trabalho incrível
Queria saber mais dos tipos de gente que estão sendo construídos nessa pandemia.
agbcampinas.com.br/site/2020/paul-b-preciado-aprendendo-com-o-virus/
É nesses momentos pandêmicos que a ontologia se materializa. A ordem do outro, do dominante, é a ordem sádica das pulsões agressivas inconscientes. Sem o filtro da ética moral, a cognição se torna submissa à essa crueldade das paixões.
Mas é isso mesmo Bira, o mal não tem rosto específico e nem classe ou raça, por isso nos surpreendem a maldade de certas pessoas.
A crueldade humana tem raizes anti éticas com adubo de inconsciencia.
Bira, sempre digo o quanto seu conteúdo é maravilhoso, e hoje vou dizer o quanto ele me incomoda (e isso é muito bom). Fico me perguntando se há mesmo algum não-monstro, cuja construção moral e ética não permita obedecer as ordens. Para além, fico me perguntando se existe valor adaptativo em uma sociedade construída por não-monstros.
O vídeo me lembra de um episódio de homofobia que testemunhei em um bar. E me lembra do quanto a violência dos meus amigos contra o agressor, desproporcional, vingativa, cega... Me assustou. Me fez pensar que o caráter agressivo, malevolente, não é um monopólio da extrema direita, mas se desenha também quando surgem circunstâncias que o justificam para aquele grupo. É outro rebanho. Não quero ser mal interpretado, não é uma questão de confundir a reação violenta com a injustiça violenta, falo de quanto a reação violenta se propaga e se avoluma tanto para além da reação... Isso me assusta um pouco, não a violência em si, nem seu emprego dentro de determinadas situações, mas a existência dessa natureza violenta.
Não tem conclusão nem pergunta nenhuma eu acho, só queria registrar que vou ficar pensando nesse assunto e rever esse vídeo e pensar de novo e rever de novo... Só queria te dizer e deixar registrado o efeito que sua produção tem em mim. Ou eu tô mentindo?
Eu nem tenho o que comentar. Você sempre me deixa sem palavras. O vídeo se chama "quem você mataria", porque os dois lados matariam. Eu parto disso. Os dois lados seriam cegados. Deixo isso implícito no vídeo. Obrigado por comentar, meu amor. Você é incrível
A violência assusta...
Se todos somos (e somos!) capazes de tanto, por que negamos?
Por que o discurso do pacifismo, da via institucional, do oferecer a outra face, nos aparece como ideal que fecha nossos olhos para nossa real capacidade?
E se não temos consciência da violência que nos atravessa, não estamos mais sujeitos a realizá-la para uma vontade externa a nós?
Talvez o pensamento verdadeiramente consciente não seja aquele simplesmente "dotado de ética" e empatia que renega a violência, mas aquele que direciona a agressividade ("maldade"?) para fins emancipatórios, a violência revolucionária? Ou isso levaria a outro Terror? Entre o recalque e o sadismo, onde poderá se esconder Eros?
Nossa, que comentário maravilhoso! Parabéns pela reflexão!!
Me lembra os filmes do Tarantino onde torcemos pro protagonista do "bem" matar os "malvados" (Bastardos inglórios, Kill Bill...) ah e tem tbm Dogville que desperta sentimentos vingativos em nós, pessoas comuns e "do bem".
Muito kinga quando cita a Rita no canal kakkaa
Eu amo demais Rita, toda a oratoria e o embasamento. E amo demais vc tambem pq vc complementa tudo q eu aprendi na Rita.
Ela fala num espectro academico e cita isso e àquilo sobre as questoes da realidade, oq é incrivel. Ja vc, vc embasa tudo oq ela fala na realidade, vc aponta e tira as escamas dos nossos olhos desatentos de uma vez por todas, nos faz olhar a realidade nua e crua.
Rita te da uns tapas, vc da uns murros bem dados.
É perfeito e é complementar pro meu conhecimento e me serve como bálsamo nessa minha jornada de politização.
❤❤❤
Faço minhas suas palavras. 🙂
Ser humano vc quer explodir minha cabeça. Quanta informação, obrigado pelo conteúdo. E sua dicção tá ótima, não para.
Um adendo atual à banalidade do mal: o filme Zona de Interesse. É isso. Quem viu, entendeu, quem não viu, veja.
Esse filme é sensacional, pensei nele em vários momentos do video
Bira onde eu estava que não conhecia seu conteúdo. Estou viciado em você, tem três dias que ouço você no spotfy e minha cabeça tá se abrindo cada vez mais. Vou ler alguns livros e depois comprar seu curso, to viciado de verdade. Obrigado por me ajudar a pensar e ver as coisas com outros olhos. ♥️
Dose cavalar de realidade nesse canal. Preciso? Ninguém vai me aguentar mais.
As repetições das expressões, ex. "Como eu e vc", ao inves de deixar o texto besta e cansativo, aprofunda a ideia na mente da gente. Que trabalho bem feito! parabens.
esse vídeo me lembrou um dos episódios mais subestimados de black mirror, men against fire
23:18 Eu já tive esse autossenso crítico em admitir a maldade que habita em mim. Mas seus videos me trouxeram o caminho prlo qual essa maldade poderia se emergir numa sociedade. As vezes me sinto subversivo o suficiente pra levar um choque no cú por evitar o mal a alguem se essa decisão de alguma forma passa por minhas mãos, porem estou certo que o caminho mais factível é que eu prefira o meu conforto em detrimento ao mal que eu possa causar a alguem e aibda mais culpar ao sistema do que me responsabilizar de minhas atitudes que contribuíram para a manifestação fisica do mal.
A omição nos tornam montros; omição da decisão, do posicionamento, da atitude. As escolha que fazemos diz tudo sobre nós.
Travei quando vi como a mulher ficou.
Adoro seus vídeos e agradeço o trabalho que você desenvolve, mas preciso lhe dizer: O problema com o pessimismo que se costuma extrair de "A Banalidade do Mal" de Hannah Arendt é o mesmo que se obtém a partir do otimismo tolo e ingênuo de Rousseau, com com sua máxima, "o homem nasce bom, a sociedade que o corrrompe". São ambas visões parciais e enviesadas da realidade. O que os fatos indicam é que todos temos o potencial para executar tanto as ações mais hediondas, como os atos mais sublimes.
Eu pelo menos ainda sinto que ninguém tem culpa, pelo menos, de ter essa potencialidade hedionda. Como um psicopata, por exemplo, não escolhe nascer psicopata. Mas é sempre bom, realmente, salientar que temos esse toque desumano como herança da nossa evolução de sobrevivência como animais selvagens.
"Sou capaz de fazer todas atrocidades que condeno, depende na situação" depende do contexto.
eu fiquei, sinceramente, muito chocado quando tive um sonho bizarro. Nesse sonho, eu matava alguém - e inclusive de uma forma muito agressiva, e eu fazia isso porque eu estava com raiva, então eu dava vários e vários golpes e me sentia até melhor com isso. O seu vídeo me pareceu uma analogia com meu sonho porque uma pessoa comum, eu, fui capaz de fazer isso em pensamento, em sonho, mesmo que não tenha esse pensamento constante de gostar de violencia ou querer de fato machucar alguém a esse ponto como algumas pessoas podem ter (até algumas que quando vemos na TV achamos completos monstros). Com esse sonho eu acabei tendo uma reflexão do que eu era capaz (ou pelo menos, uma semente que graças a Deus não encontrou energias pada crescer dentro de mim durante a minha vida), e essa é a minha resposta à pergunta do vídeo.
Muito obrigado pela reflexão ❤
Também pode ser algo que você precisa se livrar de sua vida urgentemente. É necessário o corte pela raiz. Pode ser um sentimento, pessoa etc
Com essa pergunta final me veio aquela maxima na cabeca dos "pensamentos intrusivos" que ta muito na moda hoje e revela muito sobre essa questao do que seriamos capaz cotidianamente revelando essa natureza brutal humana que como dito poucos estao "salvos"
Chega um momento da vivência nesse canal que a gente já consegue prever quando Bira irá dizer "eu tô na rua não é 7 dias, é 7 anos".... Kkk
Obrigada Srta Bira!
Também é interessante comentar sobre o livro jantar secreto do Rafael Montes, que eram jovens e que em momentos específicos cometeram atrocidades
Eu sou capaz de tudo... para os que são comprovadamente maus. Eu nunca faria mal algum a uma pessoa inocente, trabalho diariamente com mendigos e estaria em posição de expulsar, de maltratar como meus colegas o fazem, mas não o faço, sabe por quê? Porque eu sou ele. Meus reais inimigos são a burguesia desse país, e nada mais. Paz entre nós, e tudo de ruim para os senhores, guerra é só uma delas.
Eu gosto desse português claro bem do povo é muito bom de entender
Meu Deus!! Como esse video é incrível!! Realmente somos mal quando nos obrigam a ser!! Isso me fez voltar até o tempo da adolescência, como isso tudo nos molda, como as pessoas são manipuladas!!! Vou ter que refletir muito sobre isso tudo!!
Vc é incrível e maravilhosa. Quantas reflexões faço sobre mim mesmo ao te assistir e isso tem sido incrível pra mim.
Vou me dar o direito de discordar de você, na associação que faz do mal, da maldade, da monstruosidade a direita. Penso que o ser humano é mal e capaz de toda e qualquer maldade, independente de sua posição “política”.
Agr lendo os comentários e pensando sobre o vídeo, se todos nós temos a capacidade de cometer atrocidades e vivemos em relações de poder (onde um manda e outro é mandado), a visão de uma sociedade justa e igualitária seria quase impossível, pq a gente poderia fazer certo progresso ético e avanços, mas sempre teríamos a possibilidade de fazer coisas horríveis. Então qual seria o modelo ideal de sociedade? Qual será o próximo sistema que vai dominar o planeta (se tiver tempo de existir outro, já que tamo capengando com o planeta)? Agr tô com várias pulgas atrás da orelha. Obrigada por me deixar encucada Bira.
❤
Ou seja, nosso amigo Freud nunca esteve tão certo... ser humano é naturalmente mal. O véio errou em várias coisas mas acertou em cheio em outras.
comentando pro algoritmo dividir este video pra todo mundo.
Realmente o significado de COMUM sobre esse olhar, é bem diferente.
- Pois no meio dessa loucura, ser louco é comum. 😢
Pra quem está com o olhar desatento realmente cai nessa doidera. 😮
Comecei a ver seus vídeos com meu namorado, obrigada por compartilhar seu conhecimento!!
Me identifiquei demais com a relação do seio familiar por conta de vivencias pessoais e ao mesmo tempo a comparação das pessoas comuns não pude não linkar com a policia, toda pessoa que entra pra corporação sofre algum tipo de lavagem cerebral e vira serviçal da burguesia, distorcem a mente dos que ali adentram. Obrigado Bira por trazer essas reflexões, estou maratonando os videos vide um comentário que li em um dos videos mais recentes, sobre seguir a ordem dos videos e como eles se complementam, e recomendo que outros o façam, sigam como uma séria, acho que um assunto ajuda a preparar o pensamento critico para o próximo.
Menina q vídeo pesado porém necessário!!!
GRATIDÃO pela oportunidade de aprender sempre com você 🙏 ♥️ 🦋
Estou maratona do o canal, absolutamente necessário.
Conheci a Rita primeiro e quando vejo, ela te segue, amo o canal das duas, acho perfeito sua didática e a dela.
Amei, como todos os seus vídeos, vc é incrível, assim como as reflexões q vc apresenta, eu indico pra todo mundo, não deixe de gravar ❤
Eu estou me esforçando para não deixar de gravar!
@@oalgoritmodaimagem volta Bora🙏🏽
Que video É-P-I-C-O o.o
Confesso que na parte da galeria de arte eu comecei duvidoso da aplicação porque o recorte de pessoas que frequentam esse tipo de ambiente normalmente é bem específico, ainda mais naquela época, mas o exemplo do experimento da prisão e os outros ao longo do vídeo mudaram minha opinião.
É muito doido pensar que qualquer pessoa faria algo "terrível", mas infelizmente parece ser o que acontece, especialmente depois do complemento da Suze.
É muito louco pensar o quanto estamos regredindo (enquanto humanindade) no sentido ético da coisa e a fabricazinha de monstros que agora existe graças a essa construção coletiva identitária que é reflexo dos líderes (ou melhor, das celebridades de qualquer campo)
Os closes Que ela da pra falar eu acho um charme
Conheci seu canal a pouco mais de 1 semana e tenho assistido sempre que consigo um tempinho. Preciso dizer que to apaixonada! Vc é incrível! ❤
A banalidade do mal pode ser bem observada em um dos episódios de Rick e Morty, onde em um planeta de gatos antropomórficos, a sociedade separou um único dia do ano para que todos fizessem tudo o que quisessem, para que todo o resto do ano todos vivam pacificamente. Vale a pena dar uma olhada.
Fiquei curiosa
E pensar que o humano tá sobre a terra entre 2 a 5 milhões de anos! E essa a evolução 😢😢😢
Minha cabeça explode com seus vídeos parabéns!
Estou indicando esse canal para todos que conheço. Bira, você ampliou meus horizontes, abriu minha mente, expandiu minha mente.
Meus olhos estão agora mais atentos, graças à você. Obrigada por esse trabalho incrível!
Sensacional
Srta Bira me deixa viver, não consigo parar de maratonar seus videos.
Conheci o canal ontem a partir do react feito pelo Gaiofato. Estou maratonando seus vídeos desde o primeiro. Parabéns pelo trabalho que faz. Ele é essencial e vc é necessária! Desejo-te sucesso, muita força e saúde mental pra continuar.
Bira, do céu! Não sei nem o que dizer desse vídeo. Te admiro com mesmos olhos que você admira Suze.
O reino de Deus está em vós e se esse Deus for moldado as sociedades atuais pode ter certeza que o poder e ganância irá o corromper e o mal se sobre sairá é mais que provado que aquele que detém o poder mesmo que seja o mais puro dos altruista sua personalidade humana (bem e mal) o transformará nós piores carrascos Parabéns muito didático e chega a ser surreal de tanta realidade Bira👏👏👏👏
Simplesmente um video perfeito! Estou maratonando o canal! Vou ate ficar em dia 😅!
Um absurdo vc não tá na Cláudia, inteligente do jeito que é, eles que estão perdendo.