Emilia De Benedictis - Velha cantiga (A gangorra) (Sylvia Maltese, piano)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 вер 2024
  • Apoie o IPB: catarse.me/ins...
    Become a backer: / brazilianpianoinstitute
    Velha cantiga (A gangorra), de Emilia De Benedictis, interpretada por Sylvia Maltese.
    Texto fornecido por Sylvia Maltese, a quem deixamos nossos agradecimentos:
    "EMILIA DE BENEDICTIS
    Emilia De Benedictis deixou cerca de vinte obras para piano, o seu instrumento, no qual foi uma virtuose. Falecida em 1996, em 12 de outubro de 2009 estava completando 90 anos de idade.
    Nascida em São Paulo, filha do consagrado professor e compositor ítalo-brasileiro Savino De Benedictis, teve uma formação musical primorosa, sob a orientação de grandes professores, entre os quais seu pai. Orientada a seguir a carreira de pianista, dedicou-se a concertos e gravações, com destaque para as apresentações de obras paternas. Suas composições pertencem aos últimos 15 anos de sua vida. São obras de uma artista madura, reflexiva, que passa ao processo criativo da composição sua apurada experiência artística e musical. Miniaturista, criou dentro de fórmulas concisas, pequenas, uma obra inspirada que não se situa dentro de classificações.
    O traço dominante em suas composições é a perfeita integração entre a construção harmônica trabalhada, requintada, e a linguagem melódica, sempre fluente e inspirada. Nada em suas obras é supérfluo!
    A empatia imediata que se estabelece entre sua música e o ouvinte advém da força da emoção que se desprende de seu texto, onde sentimos a própria autora, dando seu recado de arte e beleza. Com a mesma desenvoltura escreveu Romanzas, Noturnos, Improvisos, Estudos...
    Eu a conheci em 1992 e tive o privilégio de ouvi-la na execução de composições de seu pai e suas próprias. Falando sobre elas, Emilia De Benedictis disse ter aguardado toda uma vida para começar a escrevê-las, pois a figura austera de seu pai a fazia sentir que ainda não estava preparada.
    Como intérprete de ambos, conhecendo cada um deles através do estudo de suas obras - que é talvez a melhor forma de conhecer a personalidade do compositor - acredito que o grande Savino De Benedictis, ao observar o talento da filha, exigia sempre mais! E foi com ele que Emilia De Benedictis desenvolveu a técnica de composição que viria a utilizar na produção de uma obra singular, da qual seu pai, certamente, muito teria se orgulhado!"
    Montagem do vídeo e curadoria da série "Por dentro das partituras": Alexandre Dias
    Edição das imagens: Douglas Passoni e Oliveira
    www.institutopianobrasileiro.com.br
    Torne-se assinante do IPB e ajude-nos a criar mais vídeos como este!
    catarse.me/ins...
    Assinantes recebem a cada mês um álbum com 10 partituras raras brasileiras em pdf, cuidadosamente selecionadas de nosso acervo.
    O valor da contribuição mensal é livre, e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário.
    Become a backer of the Brazilian Piano Institute and help us create more content like this!
    / brazilianpianoinstitute
    By supporting us, you will receive each month a pdf album with 10 rare Brazilian scores carefully selected from our archives.

КОМЕНТАРІ • 3

  • @gabriel.lopespoesia
    @gabriel.lopespoesia 3 місяці тому +4

    Uau! Emília e sua apoteose musical, sempre a nos levar as nuvens enquanto andamos fincados no chão - um misto de transe e epifania. E com esse toque, ficou mais bela ainda! Obrigado por compartilharem essa formosura, IPB!

  • @tiaemi9867
    @tiaemi9867 3 місяці тому +3

    Lindíssima ❣️
    Obrigada pela excelente interpretação e pela biografia da compositora 🙏

  • @andrebonani6752
    @andrebonani6752 2 місяці тому +2

    Parabéns Sylvia por promover a música com tanta qualidade