Na época eu ainda estava em Portugal.Hoje eu moro no Brasil, mas não dá para esquecer o dia em que me levantei cedo,e comecei a me arrumar para ir trabalhar,e, quando ligo o rádio, só escuto a Grândola. Chego ao centro da cidade,tudo cheio de militares e tanques,e eu sem poder ligar para a minha mãe.
A revolução dos cravos foi o acontecimento histórico mais emocionante de Portugal. Nunca mais andaremos para traz para honrar os que para traz ficaram. Ao povo o que e do povo.... Abaixo o fascismo e as guerras. Viva Portugal , viva o povo português, vivam as forças armadas portuguesas.
Iah... e vivam aqueles que enriquecem à custa do roubo do povo e seu empobrecimento. O povo gosta de ser pobre e de andar com uma democrática canga ao pescoço! A data da perfídia foi de emoção como qualquer momento de bebedeira..., que em muitos casos e fatal!
Essa aula é um mergulho nos tempos sombrios da ditadura. A história deve ser contada para que nunca esqueçamos o terror que foi o fascismo. Gratidão Breno Altman 👊👏👏👏
É muito bom que alguns brasileiros se interessem pela nossa história. Obrigado pela análise. De um convicto conservador moderado: 25 DE ABRIL SEMPRE. FASCISMO NUNCA MAIS!
Algumas músicas a respeito do evento: Chico Buarque compôs Tanto Mar que foi censurada pela ditadura militar. Foi regravada em 1978, mas com outra letra. O grupo Almôndegas gravou "Há um pouco do meu coração em Portugal" .
Grândola, vila morena Terra da fraternidade O povo é quem mais ordena Dentro de ti, ó cidade Dentro de ti, ó cidade O povo é quem mais ordena Terra da fraternidade Grândola, vila morena Em cada esquina um amigo Em cada rosto igualdade Grândola, vila morena Terra da fraternidade Terra da fraternidade Grândola, vila morena Em cada rosto igualdade O povo é quem mais ordena À sombra duma azinheira Que já não sabia a idade Jurei ter por companheira Grândola a tua vontade Grândola a tua vontade Jurei ter por companheira À sombra duma azinheira Que já não sabia a idade
Parabéns Breno, você me emocionou com a revolução dos cravos. Lembrei me muito do meu finado avô, que era português e aqui do Brasil acompanhava as notícias pelo rádio e jornais. Obrigado!
Muito bem analizado, mas faltou dizer que a Revolução não acabou em 25 de Novembro, ela continuou durante anos mas de forma menos agressiva, com o chamado PREC(Processo Revolucionário Em Curso) em que muitas coisas mudaram (reforma Agrária, criação do SNS-Serviço Nacional de Saúde, instrução do povo, construção de infraestruturas em geral, etc.) e por isso hoje somos um Estado Social muito progressista, com as melhores autoestradas (Rodovias) da Europa, um dos melhores Serviços de Saúde Públicos (SNS), zero barracas...etc...e um povo letrado e educado com excelente consciência social.
Qts mentiras!! Temos auto estradas caras! mas comboios velhos e barulhentos. Temos um SNS q não funciona e obriga portugueses a fazerem seguros de saúde. Pagamos das mais altas taxas contributivas:42,5%!!!da OCDE. Não sabemos se teremos direito a pensões. Uma populaçâo envelhecida pq não há dinheiro nem tempo pra ter filhos. O sistema de ensino é uma lástima. Mais de metade das empresas portuguesas sâo PMEs q vâo sobrevivendo e estão quase todas na área dos serviços. Temos meia dúzia de empresas q conseguem exportar e competir no mercado externo. O sistema é alérgico ao lucro apesar de gostar de esbanjar o dinheiro dos contribuintes. Os jovens saem do país por falta de perspectivas e salários em consições. A esquerda q governou o país mais de metade do tempo após o 25 de Abril,tem uma boa máquina de propaganda. Tão boa como a do Estado Novo.
@@mariajosecardoso966 Concordo com a sua primeira frase. Todas estas situações,estão todos os dias nas notícias. Não são queixumes. É a verdade. Mas se puser uns óculos côr de rosa...vejo o país diferente. Mas não o real.
@@VandaTodi-qy7ys E o Passos Coelho teve q fazer isso pq ? Pq lhe apeteceu? Ou pq o Sócrates deixou o país na bancarrota? Não foi o Sócrates q chamou a Troika? Como está o país hoje depois destes anos todos de governo PS ? A máquina da propaganda funcionou tão bem q fecham os olhos ao q está a acontecer ao país.
Ótimo video! Bastante esclarecedor. É fundamental tomar conhecimentos sobre fatos da História que só sabemos "por alto". Sou fã de seu canal! Continue nos brindando com histórias da História .A meu ver é preciso conhecer o passado para entender o presente👍👏👏👏👏🙌
Gostei Breno. Honesto, factual. Como português de nascimento, antifascista e militante de esquerda no Brasil, lutei contra duas ditaduras: a brasileira e a portuguesa. Deu certo!!
Diante da situação social, econômica e política de Portugal atualmente, pode-se dizer que a revolução dos cravos foi prás bicas. Portugal está cada vez mais desigual: 42% da riqueza do país está concentrada em apenas 5% da população. A diferença social entre ricos e pobres acompanha, igualmente, um ritmo de crescimento: 10% dos mais ricos acumulam 25% do rendimento do país.
Breno querido, parabéns a você e sua equipe pelos mais de 320 mil inscritos! O formato do 20 minutos tá ótimo, com a câmara diretamente voltada ao seu rosto. Apenas capriche no microfone, por favor, porque teu tom de voz está super baixo, mesmo aumentando todos os volumes aqui dos meus equipamentos. Instale um microfone melhor, pfv!
Uma observação, não existem regime totalitários que não tenham massacrados a seus opositores. Não importa em nome de que, comunismo, socialismo, nazismo , fascismo , teológico, inclusive em nome da liberdade que todos gostam de utilizar. TOTALITARIO É TOTALITARIO E PONTO. . PIOR É HOMEM QUE APOIA UM TOTALITÁRIO SEJA Qual DENOMINAÇÃO.
Relendo Uma pequena morte em Lisboa, de Robert Wilson, fiquei interessada pela Revolução dos Cravos e pelo período fascista salazarista de Portugal. Livros policiais também nos ensinam... Na escola formal não se fala sobre isso. Pelo menos, quando eu ia à escola não se falava. Acho que agora, 2019, vai se falar muito menos sobre esse período e sobre todas as revoluções populares...
Uma boa análise, só faltou falar do papel de Otelo Saraiva de Carvalho. A omissão desse importante militar na Revolução dos Cravos é estranha porque ele teve papel fundamental no levante. Será que a omissão se deu por que ele não pertencia ao Partido Comunista?
Praticamente nenhum dos capitães fazia parte do PCP. Inclusive a data para o golpe militar foi escolhida para alguns dias antes do 1° de Maio porque a polícia política, a PIDE, estava bastante ocupada a caçar comunistas prevendo alguma acção do PCP para essa data simbólica.
Provavelmente. Estou no começo do vídeo, mas suspeito que o Breno Altman Irá lamentar o fato de Portugal não ter se alinhado completamente à União Soviética.
É uma pena que no imaginário político atual só existam linhas políticas que se degladiam com diferentes modalidades de concentração de poder. Perdemos a capacidade de enxergar soluções que descentralizam o poder e valorizam o indivíduo acima do estado (subsidiariedade). O coletivismo liberal venceu e gerou diversas vertentes políticas. Nessa visão estreita desvirtua-se o verdadeiro sentido da palavra democracia e perde-se totalmente a visão de uma saída para a derrocada que o ocidente vive hoje. Por isso hoje conseguem articular numa mesma frase “partido comunista” e democracia”. Ai vc entende porque a Coreia do Norte, a Alemanha oriental tem democracia no nome.
Uma acutilante explicação da talvez a mais pacifica revolução da história. Só não vejo é que a revolução dos cravos tenha terminado a 25 de Novembro... Esse dia histórico, impediu que Portugal se tornasse num país comunista! A revolução dos cravos continua ainda hoje! Apenas tenho pena é que a maioria dos portugueses, apenas a continuem a fazer nos meandros das esplanadas, dos sofás e nos comentários das redes sociais. Deixaram-se de levantar o cu do sofá e de acorrer às urnas de votos, que muito custou a conquistar!
Abril foi derrotado em Novembro. Voltaram ao poder as mesmas elites económicas e políticas que lá estavam antes. As mesmas que continuam hoje. À direita do hemiciclo do parlamento português sentou-se durante muitos anos o líder do CDS, Diogo Freitas do Amaral. Na exacta mesma cadeira ocupada por muitos anos pelo seu pai, uma das figuras mais de direita da União nacional. O pai do actual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi secretário do estado de Marcelo Caetano... Os apelidos são os mesmos desde o século XIX. A mesma meia dúzia de famílias continuam a ser a elite intelectual, política e económica de Portugal. Abril foi derrotado em Novembro e só um grande viés político-ideológico pode afirmar o contrário.
Excelente comentário! Devo ressaltar que, para ele, a revolução só acabou em 25 de novembro justamente pelo fato de Portugal não ter sido efetivamente em um país satélite da União Soviética. Ele faz até uma certa cara de coitado ao mencionar a perda de influência do partido comunista!
Não sei se a ditadura portuguesa pode ser chamada de fascismo, até porque nesse período portugal teve movimentos verdadeiramente fascistas que foram esmagados pelo regime, uma coisa semelhante ao que ocorreu no Brasil se não me engano.
O tutor e inspirador de Salazar foi Mussolini que Salazar tinha emoldurado sobre a secretária de trabalho à sua mão direita. Essa fotografia esta no museu do Aljube em Lisboa. Salazar copiou o modelo e até as leis estruturantes do seu fascismo.
Pelo acabei ouvir Vexa não possui conhecimentos para retratar de uma maneira ligeira o que foi: o estado novo; a revolução do 25 de abril, o PREC, e o 25 de Novembro. E muito retratar históricamente os periodos arás referidos.
Trabalhei 20 anos de empregado numa oficina de carros. Aluguei um salão e montei uma oficina pra mim. Estou muito mais feliz só tenho a reclamar q trabalho muito mais agora e pago muito mais impostos.Tenho 3 funcionários. Um é uma moleza q Deus me livre. Agora sou burguês? Devo desfazer a minha Oficina e voltar a ser proletário?
Durante a pandemia, você está mais próximo de quem recebeu R$ 1,2 trilhão ou de quem precisou dos R$ 300,00? Se for dos primeiros você é burguês, se for dos segundos, estamos juntos. O burguês se beneficia do estado, faz dele seu banco de negócios, o pequeno burguês tem seus negócios, mas não possui real poder político.
@@henriquelemos5886 a empresa da minha esposa ainda é pequena, mas estamos tentando expandir e alcançar algum nível de capital que possa nos tornar capazes de gerar empregos. Viu? Não precisa me tratar como "inimigo" por nem discordar de você.
Professor não lhe conhecia no UA-cam. Mas gostei de sua explicação sobre o assunto. Então gostaria de saber se existe diferença entre a esquerda portuguesa e a esquerda brasileira. Valeu.
Breno, você gosta de romances policiais, não é? Vejo na sua estante o que imagino que sejam livros do Henning Mankell, que eu adoro, e de Denis Lehanne, que também adoro.
Excelente aula que, somente agora (24-04-2024), na véspera da comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, tive o prazer de assistir.
Ouvir Breno é bom, em qualquer quarto de lua.
Amo!!
Vídeo recente do podcast Rádio Novelo Apresenta/ Avenida da Liberdade, está supimpa. Espero que goste.
Na época eu ainda estava em Portugal.Hoje eu moro no Brasil, mas não dá para esquecer o dia em que me levantei cedo,e comecei a me arrumar para ir trabalhar,e, quando ligo o rádio, só escuto a Grândola. Chego ao centro da cidade,tudo cheio de militares e tanques,e eu sem poder ligar para a minha mãe.
História de lutas que tanto nos interessam, trabalhadores do Brasil e do mundo. Obrigada, Breno e OP!
Breno Altman, Você é um brilhante intelectual, Parabéns! Você não comenta, Você esbanja uma Baita Aula! Você é Mill!
Excelente aula Breno. Obrigada!!
28/04/2024 eu descobrindo essa aula tão rica. Obrigada, Breno!
A revolução dos cravos foi o acontecimento histórico mais emocionante de Portugal. Nunca mais andaremos para traz para honrar os que para traz ficaram. Ao povo o que e do povo.... Abaixo o fascismo e as guerras. Viva Portugal , viva o povo português, vivam as forças armadas portuguesas.
Iah... e vivam aqueles que enriquecem à custa do roubo do povo e seu empobrecimento. O povo gosta de ser pobre e de andar com uma democrática canga ao pescoço! A data da perfídia foi de emoção como qualquer momento de bebedeira..., que em muitos casos e fatal!
@@miguellima4897 ora explica la entáo qual é que é a tua revolta com a democracia? Mas explica sem te enterrares.
Essa aula é um mergulho nos tempos sombrios da ditadura. A história deve ser contada para que nunca esqueçamos o terror que foi o fascismo. Gratidão Breno Altman 👊👏👏👏
Ótima aula de História.
Então lá, como cá, há também o tal complexo de vira-latas?!
Junto a quase toda a Europa se renderam ao império - de quem se tornaram reféns.
Ou não?!
É muito bom que alguns brasileiros se interessem pela nossa história. Obrigado pela análise. De um convicto conservador moderado: 25 DE ABRIL SEMPRE. FASCISMO NUNCA MAIS!
instablaster
Iah..., nada como ser um dos mais pobres da Europa, com elevada taxa de emigração e a viver das euro-esmolas!
@@miguellima4897 Nada melhor que um país ser muito rico e a maioria do seu povo viver na miséria e ser obrigado a emigrar!
Então você é um dos traidores da causa! Não se pode servir a dois senhores! Ou tu é pelo povo ou contra o povo! Não existe meio termo! Reflita!!!
Aparentemente um dos maiores perigos, há contra revolução interna, é silencioso!
Obrigado, Breno! A Revolução dos Cravos teve sua influência no Brasil, renovando a esperança.
Ótima e oportuna exposição da história que ajuda a entender a história das ditaduras...adorei!!!!!!
Algumas músicas a respeito do evento: Chico Buarque compôs Tanto Mar que foi censurada pela ditadura militar. Foi regravada em 1978, mas com outra letra. O grupo Almôndegas gravou "Há um pouco do meu coração em Portugal" .
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade
Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Parabéns Breno, você me emocionou com a revolução dos cravos. Lembrei me muito do meu finado avô, que era português e aqui do Brasil acompanhava as notícias pelo rádio e jornais. Obrigado!
MUITO BOM OUVIR ESTA EXPLICAÇÃO.
MUITO MEELUCIDOU VÁRIAS QUESTÕES.
Muito Bom. Ótima síntese analítica. Forte Abraço Senhor Breno. Bom vê-lo devolta a sua atuação integral. Parabéns.
Boa revisão, aos 50 anos da Revolução dos Cravos. Obrigado professor Altman.
excelente ,desde Puerto Rico
Breno, sempre preciso e claro, obrigada
Revolução ímpar na história mundial, que hoje comemora 45 anos. 25 de Abril, sempre!
46 anos!
Breno , não citou até agora o Coronel Otelo Saraiva . Que teve grande importância na Revolucao dos cravos .,
Uma aula fantástica; este Bruno muito talentoso , suas explicações demonstram muito saber e segurança. Vá em frente Bruno.
Agradeço a aula de história..
Belíssima aula!!! Obrigada.
Muito bem analizado, mas faltou dizer que a Revolução não acabou em 25 de Novembro, ela continuou durante anos mas de forma menos agressiva, com o chamado PREC(Processo Revolucionário Em Curso) em que muitas coisas mudaram (reforma Agrária, criação do SNS-Serviço Nacional de Saúde, instrução do povo, construção de infraestruturas em geral, etc.) e por isso hoje somos um Estado Social muito progressista, com as melhores autoestradas (Rodovias) da Europa, um dos melhores Serviços de Saúde Públicos (SNS), zero barracas...etc...e um povo letrado e educado com excelente consciência social.
Qts mentiras!! Temos auto estradas caras! mas comboios velhos e barulhentos.
Temos um SNS q não funciona e obriga portugueses a fazerem seguros de saúde.
Pagamos das mais altas taxas contributivas:42,5%!!!da OCDE.
Não sabemos se teremos direito a pensões.
Uma populaçâo envelhecida pq não há dinheiro nem tempo pra ter filhos.
O sistema de ensino é uma lástima.
Mais de metade das empresas portuguesas sâo PMEs q vâo sobrevivendo e estão quase todas na área dos serviços.
Temos meia dúzia de empresas q conseguem exportar e competir no mercado externo.
O sistema é alérgico ao lucro apesar de gostar de esbanjar o dinheiro dos contribuintes.
Os jovens saem do país por falta de perspectivas e salários em consições.
A esquerda q governou o país mais de metade do tempo após o 25 de Abril,tem uma boa máquina de propaganda. Tão boa como a do Estado Novo.
Sou portuguesa e vou dizer-lhe isto, os olhos são inúteis quando a mente é cega!.
Lamento a seu queixume catastrófico.
@@MariaLePen
@@mariajosecardoso966
Concordo com a sua primeira frase. Todas estas situações,estão todos os dias nas notícias. Não são queixumes. É a verdade. Mas se puser uns óculos côr de rosa...vejo o país diferente. Mas não o real.
@@VandaTodi-qy7ys
E o Passos Coelho teve q fazer isso pq ? Pq lhe apeteceu? Ou pq o Sócrates deixou o país na bancarrota? Não foi o Sócrates q chamou a Troika?
Como está o país hoje depois destes anos todos de governo PS ? A máquina da propaganda funcionou tão bem q fecham os olhos ao q está a acontecer ao país.
@@MariaLePencom este sobrenome pareces que és de extrema direita...
Breno sempre proporcionando uma grande aula! Parabéns e obrigado!!
Obrigada Estimado Breno Altman,
Foi uma descrição super fiel.
Muito obrigada
Saudações Democráticas.
Isabel Otero
Portugal
Alentejo
Zambujeira do Mar
Bom dia Breno e amigos que assiste esse excelente canal
Ótimo video! Bastante esclarecedor. É fundamental tomar conhecimentos sobre fatos da História que só sabemos "por alto".
Sou fã de seu canal! Continue nos brindando com histórias da História .A meu ver é preciso conhecer o passado para entender o presente👍👏👏👏👏🙌
Esse Homem tinham que ter um espaço na Tv aberta do Brasil..
@@fagnercardoso3011você acham que as forças não tão ocultas iam deixar??? Risos...
Excelente ,Breno Altman Muito obrigada pela aula .
Excelente apresentação. Obrigada Breno Altman!
Valeu!
Gostei Breno. Honesto, factual. Como português de nascimento, antifascista e militante de esquerda no Brasil, lutei contra duas ditaduras: a brasileira e a portuguesa. Deu certo!!
Muito bom. A História de meu país!
Excelente !! Adorei !
❤muito obrigada pela aula
Diante da situação social, econômica e política de Portugal atualmente, pode-se dizer que a revolução dos cravos foi prás bicas. Portugal está cada vez mais desigual: 42% da riqueza do país está concentrada em apenas 5% da população. A diferença social entre ricos e pobres acompanha, igualmente, um ritmo de crescimento: 10% dos mais ricos acumulam 25% do rendimento do país.
Melhor resumo de todos os videos que assisti sobre o assunto. Parabéns Breno!❤
Breno querido, parabéns a você e sua equipe pelos mais de 320 mil inscritos! O formato do 20 minutos tá ótimo, com a câmara diretamente voltada ao seu rosto. Apenas capriche no microfone, por favor, porque teu tom de voz está super baixo, mesmo aumentando todos os volumes aqui dos meus equipamentos. Instale um microfone melhor, pfv!
Olá! Agradecemos a audiência. Este vídeo é de 2018. :)
Excelente trabalho, o desse canal.
Uma observação, não existem regime totalitários que não tenham massacrados a seus opositores. Não importa em nome de que, comunismo, socialismo, nazismo , fascismo , teológico, inclusive em nome da liberdade que todos gostam de utilizar.
TOTALITARIO É TOTALITARIO E PONTO. .
PIOR É HOMEM QUE APOIA UM TOTALITÁRIO SEJA Qual DENOMINAÇÃO.
Aula maravilhosa !!!
.ÓTIMO!
Parabéns pela brilhante explanação!
ótimo
uma aula de verdade
Relendo Uma pequena morte em Lisboa, de Robert Wilson, fiquei interessada pela Revolução dos Cravos e pelo período fascista salazarista de Portugal. Livros policiais também nos ensinam... Na escola formal não se fala sobre isso. Pelo menos, quando eu ia à escola não se falava. Acho que agora, 2019, vai se falar muito menos sobre esse período e sobre todas as revoluções populares...
Aula sensacional
Saudades , Breno!
Excelente aula.
"moderado" = sempre tende à direita e não hesita em apertar o botão de emergência do fascismo quando for preciso.
Mto bom!
Dá lhe Breno
Excelente vídeo. 25 de Abril sempre 🥀
Excelente!
Parabéns pela excelente aula , Breno
Boa noite 🦉🙌🏾
Em 25 de novembro, é que surgiu a verdadeira democracia
Agora entendi porque meu avô português nunca quiz voltar à Portugal faleceu em 1957 aqui no Brasil.
Parabéns pelo programa.
Uma boa análise, só faltou falar do papel de Otelo Saraiva de Carvalho. A omissão desse importante militar na Revolução dos Cravos é estranha porque ele teve papel fundamental no levante. Será que a omissão se deu por que ele não pertencia ao Partido Comunista?
A questão é mais simples: não há memória que dê conta para tantos fatos! Poupemos o professor Breno.
Praticamente nenhum dos capitães fazia parte do PCP.
Inclusive a data para o golpe militar foi escolhida para alguns dias antes do 1° de Maio porque a polícia política, a PIDE, estava bastante ocupada a caçar comunistas prevendo alguma acção do PCP para essa data simbólica.
Provavelmente. Estou no começo do vídeo, mas suspeito que o Breno Altman Irá lamentar o fato de Portugal não ter se alinhado completamente à União Soviética.
Hoje 47 anos da Revolução dos Cravos 🌹🌹
Muito bom. Obrigado.
Parabéns Breno
E eu só agora 1 de maio descubro esse vídeo, Breno e top demais
o 25 de Abril é o dia dos traidores, dos cobardes e dos desertores. É o DIA DA VERGONHA NACIONAL!!!
voce poderia fazer um programa sobre o Franco na espanha, como primeiro capitulo sobre a guerra civil e depois queda do fascismo na espaha
O Salazar não era António Augusto. Era só António de Oliveira Salazar, salvo erro.
ta correcto nao sei de onde veio o agusto... deve ser que ele tava a pensar em alguem com esse nome
Cadê o Coronel Otelo Saraiva ?
É assim que sempre vale muito ter uma assinatura de banda larga.
Muito bom!
Eu amo o Breno Altman.
Muito bom Breno Altman
Boa noite.
Bom dia.
É uma pena que no imaginário político atual só existam linhas políticas que se degladiam com diferentes modalidades de concentração de poder. Perdemos a capacidade de enxergar soluções que descentralizam o poder e valorizam o indivíduo acima do estado (subsidiariedade). O coletivismo liberal venceu e gerou diversas vertentes políticas. Nessa visão estreita desvirtua-se o verdadeiro sentido da palavra democracia e perde-se totalmente a visão de uma saída para a derrocada que o ocidente vive hoje. Por isso hoje conseguem articular numa mesma frase “partido comunista” e democracia”. Ai vc entende porque a Coreia do Norte, a Alemanha oriental tem democracia no nome.
Uma acutilante explicação da talvez a mais pacifica revolução da história.
Só não vejo é que a revolução dos cravos tenha terminado a 25 de Novembro...
Esse dia histórico, impediu que Portugal se tornasse num país comunista!
A revolução dos cravos continua ainda hoje!
Apenas tenho pena é que a maioria dos portugueses, apenas a continuem a fazer nos meandros das esplanadas, dos sofás e nos comentários das redes sociais.
Deixaram-se de levantar o cu do sofá e de acorrer às urnas de votos, que muito custou a conquistar!
Abril foi derrotado em Novembro.
Voltaram ao poder as mesmas elites económicas e políticas que lá estavam antes.
As mesmas que continuam hoje.
À direita do hemiciclo do parlamento português sentou-se durante muitos anos o líder do CDS, Diogo Freitas do Amaral.
Na exacta mesma cadeira ocupada por muitos anos pelo seu pai, uma das figuras mais de direita da União nacional.
O pai do actual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi secretário do estado de Marcelo Caetano...
Os apelidos são os mesmos desde o século XIX. A mesma meia dúzia de famílias continuam a ser a elite intelectual, política e económica de Portugal.
Abril foi derrotado em Novembro e só um grande viés político-ideológico pode afirmar o contrário.
Excelente comentário! Devo ressaltar que, para ele, a revolução só acabou em 25 de novembro justamente pelo fato de Portugal não ter sido efetivamente em um país satélite da União Soviética. Ele faz até uma certa cara de coitado ao mencionar a perda de influência do partido comunista!
Muito bom essse canal. Veio de encontro às minhas necessidades.
Não sei se a ditadura portuguesa pode ser chamada de fascismo, até porque nesse período portugal teve movimentos verdadeiramente fascistas que foram esmagados pelo regime, uma coisa semelhante ao que ocorreu no Brasil se não me engano.
O regime era totalmente fascista, de partido único, centralista e altamente patriótico.
Um regime à imagem de Mussolini.
@@marpagapal3312 tas a falar de portugal ou italia ?
O tutor e inspirador de Salazar foi Mussolini que Salazar tinha emoldurado sobre a secretária de trabalho à sua mão direita.
Essa fotografia esta no museu do Aljube em Lisboa.
Salazar copiou o modelo e até as leis estruturantes do seu fascismo.
Pelo acabei ouvir Vexa não possui conhecimentos para retratar de uma maneira ligeira o que foi: o estado novo; a revolução do 25 de abril, o PREC, e o 25 de Novembro. E muito retratar históricamente os periodos arás referidos.
Show
Ouvindo você,
Resumo: Salazar era um cobarde. Mas fascista sempre o é. Viva o 25 de Abril, que hoje celebra 50 anos de luta, esta, que ainda CONTINUA!
A revolução dos cravos foi a primeira das revoluções coloridas!
Ignorou o Otelo Saraiva ? Porque ?
Viva a opera
👏👏👏👏
Salazar quis o que as elites querem aqui no Brasil?
Nossa história é muito parecida com a de Portugal. Por motivos óbvios.
Aqui estamos!
Breno, fora a articulação com militares, não é possível revolução econômico-social e política?
POXA Q PENA Q O SOM PRA MIM TA BAIXO. JURO Q VOU COMPRAR UMA CX DE SOM PRA OUVIR DIREITO.
Com fone de ouvido ficou perfeito
Gostei!
Estou vendo hoje (29/04/24) esse vídeo.
No geral, está correcto! Porém, cometeu várias incorrecções factuais e gerou algumas conclusões erradas. A começar pelas motivações dos militares.
✊🏻⭐️
💪👊
👏🏽👏🏽👏🏽🌹🌹🌹✊🏽✊🏽✊🏽
Trabalhei 20 anos de empregado numa oficina de carros. Aluguei um salão e montei uma oficina pra mim. Estou muito mais feliz só tenho a reclamar q trabalho muito mais agora e pago muito mais impostos.Tenho 3 funcionários. Um é uma moleza q Deus me livre.
Agora sou burguês?
Devo desfazer a minha Oficina e voltar a ser proletário?
Durante a pandemia, você está mais próximo de quem recebeu R$ 1,2 trilhão ou de quem precisou dos R$ 300,00? Se for dos primeiros você é burguês, se for dos segundos, estamos juntos.
O burguês se beneficia do estado, faz dele seu banco de negócios, o pequeno burguês tem seus negócios, mas não possui real poder político.
@@AndersonFelixSantos
E vc
Dá emprego a alguém?
Q é disso q o Brasil precisa: geração de empregos.
Comunista.
@@henriquelemos5886 a empresa da minha esposa ainda é pequena, mas estamos tentando expandir e alcançar algum nível de capital que possa nos tornar capazes de gerar empregos. Viu? Não precisa me tratar como "inimigo" por nem discordar de você.
não, vc não é burguês amigo
Você é operário à mesma.
O seu filho é pequeno-burguês...
Professor não lhe conhecia no UA-cam. Mas gostei de sua explicação sobre o assunto. Então gostaria de saber se existe diferença entre a esquerda portuguesa e a esquerda brasileira. Valeu.
Breno, você gosta de romances policiais, não é? Vejo na sua estante o que imagino que sejam livros do Henning Mankell, que eu adoro, e de Denis Lehanne, que também adoro.
Foi 1 revolução sui generis em Portugal ! Os partidos chegaram depois, dos capitães terem tomado o poder !
Viva Álvaro Cunhal!!!