Parabens pela exposição criteriosa desse tema "O Sono e os Sonhos" relacionado a EMANCIPAÇÃO DA ALMA. Trata-se de assunto que precisa ser melhor explorado, pesquisado e aprofundado. Apos melhor compreendido nos remete a seguinte reflexão: "Aonde termina e onde começa os fenômenos da Mediunidade, Emancipação da Alma e Animismo"? Alguns apontamentos oportunos sobre o tema: Os Sonhos são as RECORDAÇÔES das atividades que o espírito realizou enquanto o corpo encontrava-se sob o repouso reparador do SONO. O Sonho, é portanto, um efeito da Emancipação da Alma.
Kardec define a “EMANCIPAÇÃO DA ALMA" nos seguintes termos: A Emancipação da Alma é um estado particular da vida humana, durante o qual, desprendendo-se dos laços materiais, a alma recobra algumas de suas faculdades de Espírito, e entra mais facilmente em comunicação com os seres incorpóreos”. (A.Kardec - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas. - 1958. FEB ) Em O Livro dos Espiritos, cap.8 - Emancipação da Alma - , Kardec fala sobre as diversas ocorrencias em que se verificam o fenômeno da EMANCIPAÇÃO DA ALMA: 1 - O SONO E OS SONHOS. 2 - A TRASMISSÃO OCULTA DO PENSAMENTO. 3 -LETARGIA, CATALEPSIA E MORTES APARENTES. 4 - SONAMBULISMO. 5 - DUPLA VISTA. 6 - EXTASE. 7 - BICORPOREIDADE E TRANSFIGURAÇÃO. Há tambem mais ocorrencias, citadas em outras obras de Kardec, em q se verificam a Emancipação da Alma: SONILOQUISMO; BICORPOREIDADE e TRANSFIGURAÇÃO. Podemos constatar que são varios os fenômenos RELACIONADOS ao processo do Desprendimento ou Emanciapação da Alma em relaçao ao seu corpo físico, e que o OS SONHOS são tão somente um desses fenômenos. Kardec chega a dizer que a Emancipação da Alma que se opera no SONAMBULISMO é mais intensa e completa da que se opera no SONO NATURAL. E que a Emancipação que ocorre no ÊXTASE é ainda mais intensa e precisa do que a que ocorre no Sono Natural e no Sonambulismo. Diz tambem que o SONILOQUISMO é um estado de EMANCIPAÇÃO DA ALMA q é intermediário, entre o Sono Natural e o Sonambulismo. Em sua segunda obra - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas 1858 - , Karedec apresenta as varias definições sobre os diferente fenomenos em q ocorre a EMANCIPAÇÃO DA ALMA: - SONHO - é o Efeito da emancipação da alma durante o sono. Quando os sentidos estão entorpecidos, os laços que unem alma e corpo se afrouxam; - VISTA (SEGUNDA) - Efeito da emancipação da alma, que se manifesta em estado de vigília. - SONILOQUIA - do lat. somnus, o sono e loqui, falar. Estado de emancipação da alma, intermediário entre o sonho e o sonambulismo natural. Os que falam dormindo são soníloquos. - SONAMBULISMO - do lat. somnus, o sono e ambulare, andar, passear. Estado de emancipação da alma mais completo do que no sonho. - ÊXTASE - do. gr. ekstasis, transbordamento do Espírito, do verbo existemi, ferir a admiração. Paroxismo (culminancia) da emancipação da alma durante a vida corpórea, de onde resulta a suspensão momentânea das faculdades perceptivas e sensitivas dos órgãos.
Parabens pela exposição criteriosa desse tema "O Sono e os Sonhos" relacionado a EMANCIPAÇÃO DA ALMA.
Trata-se de assunto que precisa ser melhor explorado, pesquisado e aprofundado. Apos melhor compreendido nos remete a seguinte reflexão: "Aonde termina e onde começa os fenômenos da Mediunidade, Emancipação da Alma e Animismo"?
Alguns apontamentos oportunos sobre o tema:
Os Sonhos são as RECORDAÇÔES das atividades que o espírito realizou enquanto o corpo encontrava-se sob o repouso reparador do SONO. O Sonho, é portanto, um efeito da Emancipação da Alma.
Kardec define a “EMANCIPAÇÃO DA ALMA" nos seguintes termos:
A Emancipação da Alma é um estado particular da vida humana, durante o qual, desprendendo-se dos laços materiais, a alma recobra algumas de suas faculdades de Espírito, e entra mais facilmente em comunicação com os seres incorpóreos”.
(A.Kardec - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas. - 1958. FEB )
Em O Livro dos Espiritos, cap.8 - Emancipação da Alma - , Kardec fala sobre as diversas ocorrencias em que se verificam o fenômeno da EMANCIPAÇÃO DA ALMA:
1 - O SONO E OS SONHOS. 2 - A TRASMISSÃO OCULTA DO PENSAMENTO. 3 -LETARGIA, CATALEPSIA E MORTES APARENTES.
4 - SONAMBULISMO. 5 - DUPLA VISTA. 6 - EXTASE. 7 - BICORPOREIDADE E TRANSFIGURAÇÃO.
Há tambem mais ocorrencias, citadas em outras obras de Kardec, em q se verificam a Emancipação da Alma: SONILOQUISMO; BICORPOREIDADE e TRANSFIGURAÇÃO.
Podemos constatar que são varios os fenômenos RELACIONADOS ao processo do Desprendimento ou Emanciapação da Alma em relaçao ao seu corpo físico, e que o OS SONHOS são tão somente um desses fenômenos.
Kardec chega a dizer que a Emancipação da Alma que se opera no SONAMBULISMO é mais intensa e completa da que se opera no SONO NATURAL. E que a Emancipação que ocorre no ÊXTASE é ainda mais intensa e precisa do que a que ocorre no Sono Natural e no Sonambulismo. Diz tambem que o SONILOQUISMO é um estado de EMANCIPAÇÃO DA ALMA q é intermediário, entre o Sono Natural e o Sonambulismo.
Em sua segunda obra - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas 1858 - , Karedec apresenta as varias definições sobre os diferente fenomenos em q ocorre a EMANCIPAÇÃO DA ALMA:
- SONHO - é o Efeito da emancipação da alma durante o sono. Quando os sentidos estão entorpecidos, os laços que unem alma e corpo se afrouxam;
- VISTA (SEGUNDA) - Efeito da emancipação da alma, que se manifesta em estado de vigília.
- SONILOQUIA - do lat. somnus, o sono e loqui, falar. Estado de emancipação da alma, intermediário entre o sonho e o sonambulismo natural. Os que falam dormindo são soníloquos.
- SONAMBULISMO - do lat. somnus, o sono e ambulare, andar, passear. Estado de emancipação da alma mais completo do que no sonho.
- ÊXTASE - do. gr. ekstasis, transbordamento do Espírito, do verbo existemi, ferir a admiração. Paroxismo (culminancia) da emancipação da alma durante a vida corpórea, de onde resulta a suspensão momentânea das faculdades perceptivas e sensitivas dos órgãos.
Gratidão
Muito bom Carlos. Sem querer , descobri hoje nesse video, que temos a opção com legendas...rs
Quem é companheiro?
ceaj@ceamorajesus.org.br
Alan Kardec não deu a última palavra deixo aberto. Sem fundamentalismo!!!