A HISTÓRIA DA VESPA, QUE MARCOU ÉPOCA E VIROU MODA NAS TELAS E NAS RUAS
Вставка
- Опубліковано 28 лис 2024
- Para muita gente, as scooters são, genericamente, "lambretas". Uma Vespa de verdade se irrita com essa confusão. Afinal, é rival histórica da Lambretta, a outra motoneta italiana que marcou época, fez sucesso nas telas, virou símbolo de movimento cultural na Inglaterra e inspirou gerações. As scooters de hoje nada mais são do que cópias mal-acabadas e fajutas da Vespa, criada na Itália em 1946 por um engenheiro aeronáutico que é considerado, também, o inventor dos helicópteros modernos. No Brasil, um consórcio entre Piaggio e Caloi fez com que a Vespa fosse vice-líder no mercado de motos em 1986. É ela que vocês vão conhecer hoje na "Gomes' Garage"!
CRÉDITOS DA TRILHA MUSICAL:
Bushwick Tarentella - Thatched Villagers de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
Fonte: incompetech.com...
Artista: incompetech.com/
Muito bom. Parabéns... Cultura... Pena que tá raro hoje em dia conteudo assim
Tive uma 86, viajei muito com ela, saudades.
Tive lambretta, e tinha que saber andar, não havia manutenção e o sistema de frenagem ficava perigoso pela falta de peças de reposição, assim como motor, suspensão, e os acidentes eram fatais. A frenagem no pé a fazia rabiar, e na mão não funcionava bem, amortecedores muito rodados. Assim eu usava mais a reduzida na marcha, com pisadas alternada no pedal. Nunca caí e fiquei com ela oito anos até seguir para primeira moto. Bons tempos. Se pudesse teria uma nova. Excelente!
Vídeo excelente, esclarecedor. Meu pai possui uma Lambreta nos anos 1960.
Show de reportagem.....valeu!!! Tinha sede de curiosidade sobre essa vespinha.....
É uma delícia, dar uma volta pela cidade com uma Vespa 2T! Parabéns pela motoca! Abraço
Top de mais perfeita e agora que descobri que a vespa e 2T o coração ❤️❤️ pulou 😍😍😍😍 apaixonei se Deus quiser vou comprar uma a viagem vai ser grande do Piauí para são Paulo 😂
Que doido, sou de Santa Cruz e nunca iria imaginar que meu bairro fez parte da história dessa moto!
Caramba cara a nostalgia bate com força lá no fundo,ainda bem que eu tenho uma pra aliviar as saudades das épocas passadas, digo sou muito feliz com a aquisição que fiz nos anos de 1993,e não nego já teve época que a mesma ficou parada por um bom tempo mais sempre a saudade é mais forte e voltamos a limpar e andar na mesma porque é indestrutível,a minha é do ano de 1988.
Parabéns Flavinho!
Também tenho uma vespa 200 cc, sou apaixonado por este clássico italiano
Muito bom o vídeo....devia dar sequência...Parabéns pela pesquisa.
Obrigado. 👍
Excelente!
Muito bom, adoro o canal. Parabéns meu!
Show !!!!!!
Excelente vídeo. Parabéns!
Tenho uma igual 1986, mesma cor, porém sem partida!!!
Muito bom!
Essa montadora de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, ficava na Avenida Antares!
Canal estupendo
Da hora ,contando historia de cmo surgiu .eu nao conhecia
Ótimo Flávio !!!
Muito bom !!!
Meu sonho é ter uma lindezinha dessa!
Belíssima história, Flávio. Tenho uma Lambretta LI 150 1961, com o manual do proprietário. Tem placa amarela, estou com um despachante tentando fazer os documentos para placa Mercosul. Como está demorando acabei de comprar uma linda vespa 1986, com manual do proprietário, para dar umas voltas. Forte abs!
Só uma correção, nos anos 70, na ZFM, a empresa era B. Forte, abreviação de Biaggio Forte, nome do proprietário... não tem relação com o nome de um modelo de bicicleta da Caloi (que depois se associou ao mesmo) Barra Forte.
Tive varias sempre gostei anda muito bem só bebe muito e as rodas são pequenas mais praticas e legais
Otimos seus videos. Fazem-nos viajar no tempo e pelo mundo.. Me diga: o motor da Vespa é semelhante ao que equipava a Romi-Isetta?
Tive uma vespa igual à sua na década de 90 do século passado... Cheguei à ir de Curitiba, minha cidade natal, à Porto Alegre nessa máquina maravilhosa... Na ocasião tive pneu furado na estrada, mas como a Vespa tem pneu de estepe não foi problema... Grande abraço Flavinho, parabéns pelos vídeos de veículos antigos, adoro!!!
Na minha infância um vizinho todo dia ia e voltava do trabalho em uma lambreta, sempre gostei desse veículo me traz boas lembranças !
Show de bola 👏👏 👏👏
Tava assistindo ai minha mãe ia passando e começou a assistir comigo.
OBS: Nunca minha mãe de 74 anos parou pra assistir os videos do UA-cam comigo, Sobre carros motos atuais: Ferrari, Porsche etc.
E justamente nesse eu tive que voltar 😄
E cada imagem e descoberta sobrr o assunto ia brilhando os olhos dela, ai pra acabar de LASCAR tudo, no final do videos flavinho fala da Vespinha na NOVELA, ESTÚPIDO DO CUPIDO, e coloca aquelas fotos dos Atores nas vespinhas, e mostra a capa do disco, foi uma nostalgia pra ela... belas iBagens iBagens.
Parabéns pelo videos👏👏
Lembrou a minha falecida mãe, ela,andava na garupa da minha vespa TB. Era o único veiculo q tínhamos na época. Depois comprei carro , mas a vespa deixou saudades.
Da horaa
Isso sim causa em mim a alegria de ter vivido os anos 80 e ver as vespas em plena ação, nunca tive uma, mas me apaixono cada vez que vejo uma, qualquer veículo 2 tempos me causa arrepios, pois andei muito em RD 125,135,350, não há como descrever a felicidade que é andar de 2 rodas, o sorriso é fácil e sincero, parabéns, que ótimo vídeo!!!!!!!!!
Eu gosto desse tipo de VESPA que tem espaço na frente nos pes. Venda aqui em Maceio Estado de Alsgoas. Traga para Maceio, eu compro uma.
Com certeza, o som dos motores dois tempos soam como música! Ótima definição! Linda sua Vespa, parabéns 👏👏👏
TOP
Linda
Gostei Tive duas vespa
Excelente! Uma verdadeira aula de história, design e cultura. E tudo com descontração e muita elegância! 👏👏👏👏👏
Esses Motores dois tempos em matéria de durabilidade é um tanque de guerra show 👍
Boa, eu tenho uma Lambretta li
Minha primeira moto foi uma Vespa ! Uma das 4 que tive , saudades da Maria Joaquina , como chamava carinhosamente minha vespinha . 🛵
Flavinho, tenho um kart com motor de RD, acho que virei dependente químico de cheiro de óleo 2t🤦♂️😂. E esse som... Ah esse som
Quando eu tirei carta de moto, isso lá no segundo semestre de 2001, acho que só havia uma única Honda CG125 para os alunos das várias motoescolas de Campinas. Quase todas as motos disponíveis eram as Yamaha RD135, também de dois tempos (que era o modelo por mim usado), mas havia uma escola que ainda usava uma Vespa.
Eu me lembro que a Vespa era boa para fazer o percurso, sim, porque naquele tempo ninguém fazia percurso na rua, era em uma área fechada por alambrado: fez o percurso e não caiu ou botou o pé no chão, passava!
Embora não tenha pilotado a Vespa, vi que ela era ótima para fazer o famoso "8", uma vez que ela era mais curtinha e com as rodinhas pequenas era possível fazer o percurso com maior tolerância para erros. Deve ser por isso que ela continuava em uso naquele momento.
Boas lembranças!
Sou apaixonado tambem por estas scooters,tive 3,um verdadeiro prazer,so pra quem conhee mesmo.Parabens pela materia e lembranca destas mrarvilhas.
Mais uma história incrível e que derivou em muitos modelos até hoje em dia, que tem até elétricos.
Faltou falar do estepe, tu vespa tem o estepe? No mais ótimo vídeo, deu até vontade de comprar uma. ...
Eu tive uma, o estepe me salvou duas vezes.
Olá eu tenho uma vespa 1986 e meu chodor abraço
Que lembrança legal!Não só assisti a esta novela, como tenho, até hoje, os LPs (nacional e internacional) da novela!
Quando você falou de Londres, me veio à memória os Cafés Racers.
O som está variando muito....pena.
Que massa Flavinho. Sou professor de História, adoro automobilismo e o seu canal une essas paixões fantásticas. 👏👏👏👏👏👏👏
Falava tão mal dos UA-camrs e virou um kkkk
Cara. seus vídeos dão gosto de assistir!!! Toda sexta-feira pra mim vira nostalgia
Quer irritar um apaixonado por Vespa, chame o veículo dele de Lambreta.
Kkkk
Kkkkkkk
Mas é uma lambretinha mesmo kkkk
Muito bom ver a história mais a fundo das vespas.
Uma das minha primeiras memórias minhas é de sair pra passear com meu pai numa vespa igualzinha a essa sua, eu ia em pé na frente dele segurando no guidão kkkkkkk uma boa lembrança
Faltou a campainha do pisca. Elmo Sampaio/Salvador
Eu tinha um pré conceito de Scooter, mas foi andar em uma para se apaixonar e até comprar uma haha
Detalhe interessante é que na temporada de 1985 os pole positions em cada corrida ganhava um trofeuzinho de uma Vespa e um modelo 0km de prêmio. O Senna levou 7 dessas para casa
Para mim, a mais legal é a lambreta dos anos 60. Com o estepe na traseira, bancos separados e partida no pedal. Muitas delas já com carenagens removidas e motor exposto, eram um charme.... chamavam a atenção .... Saudades daquele tempo..... Aínda bem que vivi àquela época maravilhosa...rsrsrsrsrs
Parabéns pela matéria. Tenho uma 87 vermelha e sou completamente apaixonado por ela.
PX200E é um modelo de 1986 se a sua Vespa tem partida elétrica ela é uma Elestart, que foi lançada no final de 86 modelo 87 em diante.
Legal Marcelo mais uma correção parabéns.
@@gomes2151 em 1985 foi lançada a PX200E uma Vespa que era praticamente montada no Brasil, apenas o painel e farol sendo itens nacionais
@@gomes2151 no final de 1985 com a sociedade B.(Biaggio) Forte + Caloi + Piaggio foi lançada a PX200E , onde era quase que 100% apenas montadas no Brasil, farol e painel eram os itens nacionais
@@gomes2151 no final de 86 foi lançados os modelos 87, esses sim já sendo de produção nacional, era o modelo S, GT e Elestart
Sendo o modelo S, partida pedal
modelo GT pré-disposta para receber a partida elétrica
modelo Elestart a top de linha com partida elétrica e série exclusiva de acessórios
Dois tempos das minhas DTs180. Era D+. Muito bom. Parabéns!
Flávio, segue uma dica que não sei se vc já sabe: Como suas lentes de seta estão trincadas, existe um procedimento que "esconde" a maioria das trincas que é tirar, limpar e encharcar (por dentro e por fora) de wd40, deixe descansar por umas 24h, limpe com um pano e coloque de volta.
A maioria das trincas some completamente, tomara que dê certo pra você e pra quem se interessar em fazer. No meu fusca sumiram todas as trincas.
Sempre quis ter uma Vespa!! 🛵
Meu pai teve um Vermelha linda igual a sua, belas lembrancas da infancia na garupa da Vespa o barrulho inconfudivel o perfume da gasolina as panes eletricas, saudades da Vespa
O Flávio Gomes não quer gastar $$ com Yamalube 2T que faz menos fumaça kkkkkkk
Gostei do capacete. Achei muito bonito. A motoneta também é linda.
E agora é elétrica, porém é cara.
Bom dia,na década de 90 meu tio teve uma,eu andava com ela só e com garupa, é incrível o conforto,o desempenho dela impressiona,eu tenho saudades, gostaria de ter uma
Vai trazer para Maceio?
Cada vídeo é uma série sobre o assunto...que roteiro... Já era seu fã como comentarista de automobilismo. Depois de conhecer seu canal fiquei fã de tudo que vc faz, monstro!
Tenho uma
1991 vermelha
Salve Flávio!!! Eu tenho uma lembrança feliz e triste ao mesmo tempo, um tio meu teve uma vespa igual a essa sua e foi a primeira moto que andei na vida, e como todo criança capeta ela caiu encima de mim e quebrou meu dedo kkkkkk boas lembranças vieram com esse vídeo
No final dos anos 80 trabalhei para Moto Remaza que tinha uma loja da Piaggio no bairro Moema/SP, acho que o nome era Piazzeta. Algumas Vespas tinham um belo sistema de som onde é esse porta treco. A Vespa teve 2 concorrentes no Brasil. A Lambreta e também a pouco lembrada BR-200(essa era feia kkk) que tinha umas rodas parecida com carrinho de mão .
Celsoooo nessa área de apresentar carros antigos , motos .
. Sem palavras vc é o melhor .Pq além de apresentar o carro vc conta a história ..parabéns
@@FlavioGomesoficial ops kkkkkk Flávio Kkkkkk Abraços irmão sou seu fã... kkkkkk Gosto de suas postagens ...Abraços ...
Acho que quis dizer Tork 150BR, fabricada pela Brumana Pugliese, detentora da marca Lambretta aqui no Brasil nesse período, não foi?
@@bachfeliciano1045 na verdade nem lembrava da Tork. Era a Xispa, era tão feia que hoje olhei a foto e queria ter uma rsrs
@@waltercastanho8003 , 😁 é assim mesmo! Eu também, confesso que cheguei a menosprezar até a Lambretta durante os anos 80, mas hoje eu adoraria ter uma... vai entender, né? 😅
O interessante era se você apresentasse uma vespa da epoca essa ai é muito moderna ou pelo menos uma 1960
Um homem e sua paixão, é bonito de ver isso, parabéns Flavio pela Lambre... quer dizer Vespa.
Meu meio de transporte diário. Tenho uma 85, vermelha,ntoda arrebentada. Mas não existe nada igual. Muito obrigado pelo vídeo e parabéns pelo trabalho.
PS: Vespa é Vespa. O resto, é imitação.
Eu tive uma nos anos 90, ta difícil!achar pecas hj em dia?
@@marcelosp5140 internet tem tudo.
@@klaus7904 A minha eu levava no Acácio no bairro da lapa, na época tinha muitas rodando. Tinha radio no porta luvas, era da hora. Cara eu trabalhei, estudei e viajei muito com ela. Ate q travou o motor e não ficou mais boa. Uma dica sempre coloque óleo 2t na gasolina, não confie no autolube,, ele parou e travou o motor.... Debaixo do elevado costa silva, qdo trava freia forte a roda traseira.,Mas não tenho do q reclamar, na época foi minha condução por 4 anos.
@@klaus7904 Depois q fez o motor travou de novo na marginal tiete, quase cai, pq freia muito forte qdo trava. Ai vendi ela. Mas era uma guerreira. Dai comprei um 147, e depois de uns tempos uma CG 91, puta moto guerreira TB, viajava muito com ela e ia trabalhar com ela.,
@@klaus7904 Essa do video é uma px 200e com partida elétrica adaptada? Pois eu lembro q a minha era igual a do video mas preta sem partida elétrica. Lembro q a elestart saiu em 87 só, era cheia de frisos tal...
Ótimo vídeo! Mostrou todos os detalhes estéticos e mecânicos, muito legal, parabéns! Saudades do tempo das vespas!!
Roteiro e Direção: William Wyler. 🤣🤣. Esse Gomes é uma parada. Belo vídeo. Abraço.
Muito bacana, Flávio. Só ajusta direito essa cinta do capacete, por Deus. Do jeito que vc mostrou é o mesmo que nada. Abração!
Tive uma igual e arrependo de ter vendido!
Tá a venda?
Faltou falar da nova investida da Piaggio no estilo "boutique" mais recentemente.
Meu pai teve uma vespa, tinha toca fitas, ela era enorme muito confortável.
Flávio Gomes. Muito obrigado por esse trabalho maravilhoso. Adoro as reportagens. Adoro as lives também. Aprendo muito. Um abraço.
A Vespa voltou a ser vendida no Brasil em 2017...
Hahaha que vídeos sensacionais Flávio Gomes...mais um,agora da vespa.(vou continuar fazendo fumaça por aí.)d2 Marcelo...
Parabéns Flávio !!! Gosto muito de veículos antigos !!! Tenho uma moto estilo vintage e tenho o sonho de ter um Karmann guia !!! Parabéns pela iniciativa !!! Aprendo muito com seus vídeos !!! Força sempre , saúde !!! Vacina sim !!! Se cuida !!! Abraços !
Já curto antes mesmo de assistir! Conteúdo desse canal é algo maravilhoso!
Que top este vídeo meu amigo. Eu tenho um scooter honda lead 2011
Sim, é um lindo veículo, é um brinquedo, a minha tem nome "Cicciolina ", Azul metálico Vespa Piaggio, é pura diversão motorzinho dois tempos.
Olá Gomes , na verdade onde você disse que ia o estepe na Vespa , era um porta luvas , o estepe neste local é nas novas , nas antigas , eu tive uma 1961 , era porta luvas .
Muito legal o vídeo! A Vespa e a Lambreta são lindas. Tenho muita vontade de ter uma. Parabéns pelo vídeo
Possui uma excelente andava demais gostava demais depois tive uma 250 CC italiana vendi pela falta de peças gostava muito tinha partida elétrica injeção e moderna mais gostava mais da original
$500.00 SUPER CHAT Merecido novamente, muito bom você compartilhar as histórias e conhecimento sobre suas máquinas!
Puts! Deu vontade de comprar uma Vespa!
meu irmão teve uma Yamaha DT200R, o barulho do motor 2Tempos era música mesmo, coisa linda.
Flávio, VC tem alguma XISPA?
Alguém sabe que capacete é esse?
E ainda tem esse adesivo da Empório Motoneta, loja e oficina legal.
Tenho que discordar amigo, quando foi criado as primeiras vespas não tinha nada de estepe do outro lado para controlar o peso do motor que era do lado contrario; primeiro que o estepe não contra balanceia o peso do motor nos anos 40 e 50 as M3 e M4 tinha estepe sim mais na frente ( atras do escudo) e atras do banco do passageiro, outra questão é o formato da roda sim para equilibrar a mesma ok.
Meu pai em 1988 , comprou uma 0km. Mas não se adaptou e vendeu seis meses depois. Hoje ele fala que as ruas de SP é que não são para a Vespa.