Ouvir o professor Silvio é mais do que uma honra. É uma oportunidade de nos tornar criaturas melhores. Afinal, essa deveria ser a meta de todo individuo.
Tá ai meu caro prof. Silvio Luiz Almeida, o senhor é muito generoso, assim como referencia a autoria Michelle Alexander, suas falas sempre são muito elucidativas para os não iniciados na seara jurídica. Obrigada!
Orgulho de termos Silvio Almeida como nosso Ministro. Mostrando que a ciência e a luta por Direitos Humanos podem contribuir para uma sociedade mais justa e menos desigual, bem com na erradicação do racismo estrutural.
O racismo no Brasil é tão grave que alcançou o subconsciente da população, tá da branca quanto da negra! muitas vezes nem sabemos que certas ações e pençamentos são racistas, só superaremos isso com educação. Por isso a importância do trabalho de vocês, eu só eu como descendente quilombola e índio só tenho a agradecer. 🌹🌹🌹🌹🌹🌹
Sou Jackson Cionek - Silvio Almeida é meu Herói Vivo. Dedicou grande para de sua própria vida para estudar cultura não Latina para ter um volume espacial para poder ser. A Serra da Capivara e os Olmecas nos remetem originalmento a grandesa do nosso ser cultural Negro.
Sim! Bem lembrado, Luis Felipe. O documentário foi muito influenciada por este livro - a autora, Michelle Alexander, é inclusive uma das entrevistadas que mais aparece no filme!
Professor Silvio Luiz Almeida, eu estudo exatamente essa pauta. A relação entre o encercaramento em massa no Brasil e o modelo importado dos EUA. Defendi uma tese lá sobre isso. Agora estou me voltando para a questão entre raça/tráfico de drogas no Brasil. Meus parabéns pela excelente palestra!
Incrível né ?! É qdo nota-se o desejo da liberalidade, de realmente se doar, de estar de coração aberto para que de fato as pessoas possam absorver o máximo que elas puderem! *_*
É uma aula de pouco mais de 20 minutos. Deveria fazer parte de formação de professores URGENTE. Estou em 2020 e a fala do professor Silvio está cada dia mais afiada e necessária. Muito obrigada pelo vídeo.
É pena que muitos negros não estejam atento a esse desnível de classe existente em nossa sociedade,impedindo assim que os mesmos reajam contra essa barbárie sistêmica.
Com todo respeito, eu te amo Sílvio Almeida! Você consegue converter em palavras toda a minha indignação por esse sistema injusto em que estamos inseridos.
Cara obrigado pelo conteúdo, muito importante. SOU BRANCO casado com uma afro decedente, e por eu ser careca e ter tatuagens passo por situações de preconceito também. Muitas pessoas acham que sou eskired .devido pela minha aparência, fico chateado.por que alguns membros de movimento não entenderam que o racista ele pode está bem perto de vc com nenhuma tatuagem também. QUE A piscina é mais funda do que pensamos. Temos muitos branco em NOSSO Brasil em situação de miséria o DISCURSO DEVE SER mais AMPLIADO e inclusivo a outros de outras hetinia
Vendo o Professor Silvio falar eu vejo o quanto o nosso problema é a falta, literalmente, de estudo. Questões importantes como essas não são (e aparentemente nem podem) ser tema de estudo desde a escola básica.
Olá TV Boitempo, quero agradecer ao DR. Silvio Luiz de Almeida por ter me apresentado o trabalho maravilhoso da Escritora Michelle Alexander ( A NOVA SEGREGAÇÃO RACISMO E ENCARCERAMENTO EM MASSA0). Comprei o livro essa semana mas ainda não iniciei a leitura. espero que seja uma obra impactante.
Silvio vc é o cara...como ministro vc vai longe...vou torcer por vc é ficarei atento a seus atos ....garanto que vc vai fazer um grande TRABALHO ao Brasil.
Silvio é um dos maiores intelectuais negros da atualidade. Fico orgulhoso por ele ser brasileiro, e ao mesmo tempo envergonhado por tudo que o negro ainda sofre na sociedade.
O vídeo do anúncio que está precedendo o vídeo é do Brasil Paralelo. ABSURDO. Eles contam a história do ponto de vista deles como se fosse a Verdade factual.
Vejo racismo estrutural em várias empresas, inclusive na minha, onde não se vêem negros em cargos de liderança, nos cursos das melhores universidades, a maioria esmagadora - quando não a totalidade - de estudantes é branca, o racismo estrutural está na falta de representatividades das campanhas de Marketing de grandes empresas e pequenas também. Vivemos uma sociedade criada para ser racista, mas temos que mudar essa realidade!
Por favor, faz um comentário utilizando o sentido desse aqui no Brasil, essa política sendo utilizada por Bolsonaro. A seletividade da política do nosso governo atual.
Gosto muito do seu trabalho. Gostaria que o Sr fizesse uma análise do black face no Brasil recente na figura de comediantes famosos como Chico Anysio e etc. Abraços professor.
Mas, em relação à tese central, qual a inovação ante ao pensamento de Michel Foucault? Parece-me que a única particularidade é o olhar específico sobre a tez sociopolítica estadunidense, o que não é pouco, mas é necessária a honestidade de reconhecer que em essência já houve quem articulasse o tema de fundo com muita propriedade.
Sílvio de Almeida (conforme a resposta gentil - e precisa - de alguém da estatura de Lília Moritz Schwarcz a um comentário meu em seu canal, em vídeo em que ela o entrevistava) é um pensador do Brasil - se, como esta análise sua mostra, isso não é até diminuí-lo. Grande mente, e um nome necessário. Um Sérgio Buarque (de quem eu, particularmente, gosto bastante) e um Gilberto Freyre (de quem eu gosto mais ou menos, mas aprendi com o tempo a respeitar), grandes como eles foram, só poderiam apresentar um olhar sobre o negro parcial, localista e - num país tão negro e que tanto precisa se entender e ver a si mesmo negro - gravemente incompleto. Em parte, talvez, pelas limitações de seu tempo; em parte, das limitações que não eram propriamente suas, e sim do Brasil, por serem brancos, e arautos de uma classe profissional (a dos pensadores acadêmicos e homens de cultura) tão marcadamente branca, quando não - pior - embranquecida. Mas creio que, malgrado as simpatias e inclinações (mais estéticas do que propriamente históricas e sociológicas) de cada um - as ibéricas, de Sérgio; as africanas, de Gilberto -, e num atrevimento meu muito de agora, eu me arriscaria a ver em ambos, e na verdade não só nos dois, mas em toda esta seleta e nostalgizada macrocategoria, que supostamente exalou seu último respiro em Florestan Fernandes (diriam outros que em Faoro), de "pensadores do Brasil" o vício ainda presente, e recorrente a despeito do saudosismo reverencial e quase sacro da parte de uma academia ainda por ele tão informada (como também o é pela boa tradição analítica que a ela os "pensadores do Brasil" legaram), de ver-se preso ao "continente Brasil" e dele não conseguir, de jeito nenhum, ter o olhar dispersado, para o bem ou para o mal. Menos para o bem, me parece, e mais para o mal. Em Sílvio de Almeida, eu vejo, talvez, algo de uma tradição analítica nova e, para o Brasil, inadiável: uma que diga respeito a um muito bem-vindo alargamento de escopo, e que fale com vozes e inteligências que o Brasil por muitos anos suprimiu de falar. Suprime, ainda - eu não sei por que não se ouve falar mais de Sílvio de Almeida, e de Djamila Ribeiro, e de outras inteligências negras cujo esplendor intelectual-criativo e trabalho apenas os recomenda.
Adorei este vídeo do Silvio, como sempre brilhante, quem quiser entender melhor o que ele diz, pode assistir também ao documentário: 13º Emenda, presente na Netflix, esqueci o nome da diretora no momento, complementa e esmiúça o livro da Michelle. O ideal realmente é ler o livro.
Hj em dia o cara é ministro, tem a caneta na mão e tá fazendo quê por essa população carcerária muitas vezes injustiçadas ou desrespeitadas nos seus direitos???? Só falar falar não resolve seu ministro!!!!
"O discurso é inspirador, e admiro a eloquência de Silvio de Almeida, mas como garantir que este livro alcance as cadeias e favelas, e seja compreendido por essas comunidades? Num país onde quase 70% da população é funcionalmente analfabeta, independentemente de cor. O movimento negro precisa se renovar para repensarmos nossas ideias junto à juventude."
O senhor agora é ministro dos direitos humanos. O que está fazendo pelos direitos humanos nos presídios. Até atualmente (5/2023) nada dez de concreto. Só tá no blá blá blá.
Você é também um intectual não muito notado por proceder do modo narrador tranquilo. Acho que se expressar de forma mais séria; é necessário sabendo do sofrimento do povo e coerente com a intenção de influenciar as pessoas a fazerem o bem. Acho que é bom e necessário falar de forma mais ativista sábio com ideias que devem ser colocadas em prática, mas são consideradas pelos políticos. Então você induz o povo a votar corretamente.
Mas a prisão é de pessoas negras inocentes ? Está é uma questão além do racismo p direitos humanos de crimes contra a humanidade uma coisa tenho ciência que é a questão de justiça para pobres nunca funcionou e já vi assassinos serem soltos e quem roubou um pão na padaria pagar o crime de forma rigorosa.
Ouvir o professor Silvio é mais do que uma honra. É uma oportunidade de nos tornar criaturas melhores. Afinal, essa deveria ser a meta de todo individuo.
Tá ai meu caro prof. Silvio Luiz Almeida, o senhor é muito generoso, assim como referencia a autoria Michelle Alexander, suas falas sempre são muito elucidativas para os não iniciados na seara jurídica. Obrigada!
Orgulho de termos Silvio Almeida como nosso Ministro. Mostrando que a ciência e a luta por Direitos Humanos podem contribuir para uma sociedade mais justa e menos desigual, bem com na erradicação do racismo estrutural.
O racismo no Brasil é tão grave que alcançou o subconsciente da população, tá da branca quanto da negra! muitas vezes nem sabemos que certas ações e pençamentos são racistas, só superaremos isso com educação.
Por isso a importância do trabalho de vocês, eu só eu como descendente quilombola e índio só tenho a agradecer. 🌹🌹🌹🌹🌹🌹
Sou Jackson Cionek - Silvio Almeida é meu Herói Vivo. Dedicou grande para de sua própria vida para estudar cultura não Latina para ter um volume espacial para poder ser. A Serra da Capivara e os Olmecas nos remetem originalmento a grandesa do nosso ser cultural Negro.
Muito bom. Tem um documentário chamado 13ª Emenda, que aborda bem esses pontos que foram falados no video.
Sim! Bem lembrado, Luis Felipe. O documentário foi muito influenciada por este livro - a autora, Michelle Alexander, é inclusive uma das entrevistadas que mais aparece no filme!
Assisti o documentário e a entrevista entre a diretora e a Oprah.
Muito bom!
Parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾
Professor Silvio Luiz Almeida, eu estudo exatamente essa pauta. A relação entre o encercaramento em massa no Brasil e o modelo importado dos EUA. Defendi uma tese lá sobre isso. Agora estou me voltando para a questão entre raça/tráfico de drogas no Brasil. Meus parabéns pela excelente palestra!
A melhor definição de didática que já vi: generosidade. Brilhante!
Incrível né ?! É qdo nota-se o desejo da liberalidade, de realmente se doar, de estar de coração aberto para que de fato as pessoas possam absorver o máximo que elas puderem!
*_*
Eu queria que ele fosse meu professor. Didática incrível, oratória maravilhosa e uma argumentação que me deixam no céu.
Amando te ouvir! Aprendendo muito com a sua generosidade. Obrigada.
É uma aula de pouco mais de 20 minutos. Deveria fazer parte de formação de professores URGENTE. Estou em 2020 e a fala do professor Silvio está cada dia mais afiada e necessária. Muito obrigada pelo vídeo.
professor Silvio Almeida é um dos melhores atualmente!!! ✊🏾
Obrigada Sílvio, tô engatinhando mas admiro demais seu trabalho. Obrigada.
agradeço pelo compartilhar do seu saber.
Perfeito!!! Tema mais que necessário, o rascimo nos empobrece, nos faz menores e tarda enfrentarmos o racismo estruturado.
É pena que muitos negros não estejam atento a esse desnível de classe existente em nossa sociedade,impedindo assim que os mesmos reajam contra essa barbárie sistêmica.
Isso inclusive é um outro resultado do racismo.
Suas mentes foram colonizadas
muito obrigado, professor Silvio Luiz! obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco!
Esse livro, Dr. Michelle Alexander, chegou aqui em casa, graças a você. Obrigada!
Parabéns Professor Silvia pela bela exposição!
Lúcido e direto...grande mestre
Com todo respeito, eu te amo Sílvio Almeida! Você consegue converter em palavras toda a minha indignação por esse sistema injusto em que estamos inseridos.
Perfeitas colocações Silvio parabéns! Pretendo ler o Livro! :)
Todo apoio ao Silvio Almeida ❤
juizo de Maria Augusta Ramos de 2007! já demonstra isso professor...muito impactante
É só você não matar, não roubar, não furtar, não traficar que você não vai pra cadeia.
No meu país Silvio Almeida é presidente. Orgulho!
Cara obrigado pelo conteúdo, muito importante. SOU BRANCO casado com uma afro decedente, e por eu ser careca e ter tatuagens passo por situações de preconceito também. Muitas pessoas acham que sou eskired .devido pela minha aparência, fico chateado.por que alguns membros de movimento não entenderam que o racista ele pode está bem perto de vc com nenhuma tatuagem também.
QUE A piscina é mais funda do que pensamos.
Temos muitos branco em NOSSO Brasil em situação de miséria o DISCURSO DEVE SER mais AMPLIADO e inclusivo a outros de outras hetinia
Silvio Almeida é maravilhoso!!!!
Maravilhosa exposição, conteúdo e forma de expôr, serena, segura, didática ou generosa.
mais uma aula excepcional do professor Silvio.
Excelente reportagem!
Vendo o Professor Silvio falar eu vejo o quanto o nosso problema é a falta, literalmente, de estudo.
Questões importantes como essas não são (e aparentemente nem podem) ser tema de estudo desde a escola básica.
Excelente resenha, prof. Silvio. Parabéns pela publicação da Boitempo!
Sílvio Almeida comentou maravilhosamente o livro! Já é um dos maiores intelectuais da sua geração!
Fala maravilhosa e motivadora no que diz respeito a Luta. Obrigado Silvio Almeida, obrigado Boitempo por mais esse vídeo.
Olá TV Boitempo, quero agradecer ao DR. Silvio Luiz de Almeida por ter me apresentado o trabalho maravilhoso da Escritora Michelle Alexander ( A NOVA SEGREGAÇÃO RACISMO E ENCARCERAMENTO EM MASSA0). Comprei o livro essa semana mas ainda não iniciei a leitura. espero que seja uma obra impactante.
Como este vídeo estava perdido? Muito bom!
Gostaria que voce fizesse uma analise do nosso sistema carceratro! Parabens pela analise!
Silvio vc é o cara...como ministro vc vai longe...vou torcer por vc é ficarei atento a seus atos ....garanto que vc vai fazer um grande TRABALHO ao Brasil.
Uma explicação muito clara.
Parabéns, estou aumentanso muito minh compreensão.
Silvio é um dos maiores intelectuais negros da atualidade. Fico orgulhoso por ele ser brasileiro, e ao mesmo tempo envergonhado por tudo que o negro ainda sofre na sociedade.
Uma realidade.
ja vou abrindo e dando like pq sei q o silvio é brabo
Excelente
Esse professor e Muito bom ...grande análise .
Perfect, no mais alto nível !
O vídeo do anúncio que está precedendo o vídeo é do Brasil Paralelo. ABSURDO. Eles contam a história do ponto de vista deles como se fosse a Verdade factual.
Vejo racismo estrutural em várias empresas, inclusive na minha, onde não se vêem negros em cargos de liderança, nos cursos das melhores universidades, a maioria esmagadora - quando não a totalidade - de estudantes é branca, o racismo estrutural está na falta de representatividades das campanhas de Marketing de grandes empresas e pequenas também. Vivemos uma sociedade criada para ser racista, mas temos que mudar essa realidade!
Já quero ler
Por favor, faz um comentário utilizando o sentido desse aqui no Brasil, essa política sendo utilizada por Bolsonaro. A seletividade da política do nosso governo atual.
Muito bom, vou comprar e divulgar.
Que conteúdo MARAVILHOSO!
Aguando ansiosa!
Parabéns à Boitempo pela edição. Este é um livro necessário!
Fantástica essa resenha. Muito obrigada!
Valeu, camarada! Em breve publicaremos mais um vídeo do Silvio Almeida discutindo outra questão interessante do livro da Michelle... ;)
TV Boitempo opa! Fico no aguardo!!
Agradeço a dica, prof. Silvio Almeida. Vamos lutar juntos contra esse sistema opressor
Excelente !
Muito esclarecedor, o livro parece ser ótimo!
Babsy Cello, estou finalizando a leitura. É maravilhoso. Recomendo.
Foda demais esse vídeo.
Parabéns camarada! Excelente leitura da realidade social!
muito pertinente
TODO APOIO ❤❤
Parabéns.
CFTP PPMG 2023 ! Rumo à Nomeação e Posse. 💀
Gosto muito do seu trabalho. Gostaria que o Sr fizesse uma análise do black face no Brasil recente na figura de comediantes famosos como Chico Anysio e etc. Abraços professor.
Excelente.
Os cárceres servindo segregação social, de faxina étnica, serve pra mostrar uma sociedade doente
Parabéns, Ministro! Rumo a t3 PP
O título do Livro está errado na chamada do vídeo: encarceraento. Excelente exposição. Parabéns.
Excelente vídeo,parabéns boitempo!👆😐🖐️
O diálogo com a 13° Emenda é direto. Além disso, tem a obra encarceramento em massa (coleção feminismo negro)
Mas, em relação à tese central, qual a inovação ante ao pensamento de Michel Foucault?
Parece-me que a única particularidade é o olhar específico sobre a tez sociopolítica estadunidense, o que não é pouco, mas é necessária a honestidade de reconhecer que em essência já houve quem articulasse o tema de fundo com muita propriedade.
Comprarei o mais rápido possível
Excelente reflexão e conteúdo.
Uma das provas que se der oportunidades para os brasileiros poderemos ir longe, coisa que esse governo não quer
obg!
Sílvio de Almeida (conforme a resposta gentil - e precisa - de alguém da estatura de Lília Moritz Schwarcz a um comentário meu em seu canal, em vídeo em que ela o entrevistava) é um pensador do Brasil - se, como esta análise sua mostra, isso não é até diminuí-lo. Grande mente, e um nome necessário. Um Sérgio Buarque (de quem eu, particularmente, gosto bastante) e um Gilberto Freyre (de quem eu gosto mais ou menos, mas aprendi com o tempo a respeitar), grandes como eles foram, só poderiam apresentar um olhar sobre o negro parcial, localista e - num país tão negro e que tanto precisa se entender e ver a si mesmo negro - gravemente incompleto. Em parte, talvez, pelas limitações de seu tempo; em parte, das limitações que não eram propriamente suas, e sim do Brasil, por serem brancos, e arautos de uma classe profissional (a dos pensadores acadêmicos e homens de cultura) tão marcadamente branca, quando não - pior - embranquecida. Mas creio que, malgrado as simpatias e inclinações (mais estéticas do que propriamente históricas e sociológicas) de cada um - as ibéricas, de Sérgio; as africanas, de Gilberto -, e num atrevimento meu muito de agora, eu me arriscaria a ver em ambos, e na verdade não só nos dois, mas em toda esta seleta e nostalgizada macrocategoria, que supostamente exalou seu último respiro em Florestan Fernandes (diriam outros que em Faoro), de "pensadores do Brasil" o vício ainda presente, e recorrente a despeito do saudosismo reverencial e quase sacro da parte de uma academia ainda por ele tão informada (como também o é pela boa tradição analítica que a ela os "pensadores do Brasil" legaram), de ver-se preso ao "continente Brasil" e dele não conseguir, de jeito nenhum, ter o olhar dispersado, para o bem ou para o mal. Menos para o bem, me parece, e mais para o mal. Em Sílvio de Almeida, eu vejo, talvez, algo de uma tradição analítica nova e, para o Brasil, inadiável: uma que diga respeito a um muito bem-vindo alargamento de escopo, e que fale com vozes e inteligências que o Brasil por muitos anos suprimiu de falar. Suprime, ainda - eu não sei por que não se ouve falar mais de Sílvio de Almeida, e de Djamila Ribeiro, e de outras inteligências negras cujo esplendor intelectual-criativo e trabalho apenas os recomenda.
Adorei este vídeo do Silvio, como sempre brilhante, quem quiser entender melhor o que ele diz, pode assistir também ao documentário: 13º Emenda, presente na Netflix, esqueci o nome da diretora no momento, complementa e esmiúça o livro da Michelle. O ideal realmente é ler o livro.
BRASIL TEM UMA GRANDE POPULAÇÃO AFRO DESCENDENTE
Obrigado, professor.
Perfeito!
10:15 sobre Jim Crow e "black face"
Tem duas formas de tirar alguém de circulação : hospício e presídio.
Vc me representa
Muito bom para refletir...e tentar encontrar meios para sair dessa cadeia ciclíca imputada ao negro.21/6/2019 22:01. 852.
#SilvioAlmeida
Hj em dia o cara é ministro, tem a caneta na mão e tá fazendo quê por essa população carcerária muitas vezes injustiçadas ou desrespeitadas nos seus direitos???? Só falar falar não resolve seu ministro!!!!
O neoliberalismo é um lobo com pele de cordeiro... 😇
lacrou!
Fino
Qual o título do livro mesmo?
Passar o white trash para o nosso lado como se eles são racistas?
"O discurso é inspirador, e admiro a eloquência de Silvio de Almeida, mas como garantir que este livro alcance as cadeias e favelas, e seja compreendido por essas comunidades? Num país onde quase 70% da população é funcionalmente analfabeta, independentemente de cor. O movimento negro precisa se renovar para repensarmos nossas ideias junto à juventude."
O senhor agora é ministro dos direitos humanos. O que está fazendo pelos direitos humanos nos presídios. Até atualmente (5/2023) nada dez de concreto. Só tá no blá blá blá.
Algum futuro PP aqui? 😁
Teu passado te condena.
Arruma o título, faltou o m em encarceramento
Você é também um intectual não muito notado por proceder do modo narrador tranquilo.
Acho que se expressar de forma mais séria; é necessário sabendo do sofrimento do povo e coerente com a intenção de influenciar as pessoas a fazerem o bem.
Acho que é bom e necessário falar de forma mais ativista sábio com ideias que devem ser colocadas em prática, mas são consideradas pelos políticos.
Então você induz o povo a votar corretamente.
T3 PPMG!
Mas a prisão é de pessoas negras inocentes ? Está é uma questão além do racismo p direitos humanos de crimes contra a humanidade uma coisa tenho ciência que é a questão de justiça para pobres nunca funcionou e já vi assassinos serem soltos e quem roubou um pão na padaria pagar o crime de forma rigorosa.