É triste, pq as construtoras no Brasil são cafonas e sem noção, enquanto os arquitetos são arrogantes e fazem obras para apreciação de outros arquitetos, não para o público, que as odeia. Ficamos nesse meio com cidades horrorosas.
@@DeutschLearner-h5z exatamente! Só os esquerdistas gostam dessa arquitetura horrenda porque a arquitetura clássica trás beleza, faz a gente ficar admirando e trás inspiração para os humanos.
Um prédio que acho lindo é o edifício mandarim do broklin novo em São Paulo. Mas amo a arquitetura classica , amo predios e casas com carinha de antigo porém bem cuidado e conservados. Amo o prédio da tv gazeta / casper libero e amo o edifício copan ❤
Eu juro que entendi o que ele falou, mas depois de ter morados em cidades e estados diferentes, percebi que não tem muito um padrão brasileiro de arquitetura. Hoje moro no interior de SC e as casas aqui tem o padrão e enxaimel e alemão desde a época dos colonos. No RJ, onde nasci, era completamente diferente. São muitas culturas, climas e biomas dentro de um país.
A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética feia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comunistas decadentes
A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética f3ia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comvn1stas decadentes
É fácil criticar o neoclássico, difícil é oferecer outra coisa agradável e funcional. A atual moda de casas caixote de inspiração modernista causa náuseas.
Claramente vc não conhece arquitetura moderna e vem generalizar, típica atitude de bacharel de orelha de livro. Existem exemplos de arquitetura moderna/contemporânea que encantam, que são funcionais, que melhoram a vida, que estudam o ambiente para adequar os materiais ao clima, com melhor circulação de ar, com espaços amplos e vãos livres para não obstruir a paisagem, etc. Sempre existem exemplos de arquitetura moderna e contemporânea que são mal feitos, mas reduzir arquitetura contemporânea a "casas caixote" mostra que você precisa de mais referências. O canal do Raul é um bom ponto de partida!
Casas de aço, vidro, drywall e filetes metálicos imitando madeira, e claro portas de 6 metros de altura com fechadura eletrônica. São ridículos esses imóveis, não tem móveis, nem quadros, nem fotos.
Adoro o Raul Juste Lotes. Só ele tem essa ironia corrosiva e sarcástica. Bate, não esconde a mão e é um cara muito elegante. É um agente saneador numa mídia de boçais e trogloditas em si " mesmados".
Ele é maravilhoso mesmo , porque ele é verdadeiramente Jornalista, nao remédio de fazer pergunta ao entrevista do, doa a quem.doer, o JOR alismo brasileiro não fazem perguntas, tem receio, ele deixa o entrevistado falar e só pergunta o que o entrevistado quer.
@@andrez925 A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética feia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comunistas decadentes
A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética f3ia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comvn1stas decadentes
Fui pesquisar sobre essa “mansarda” que ele fala que é o telhado pra neve, mas em nenhum site diz que a foi inventado pra neve, e sim para ampliar o sótão dos prédios de Paris.
Sim, moro em Paris e esses telhados são para ganhar o máximo de espaço possível, já que por aqui é escasso. E claro que para se respeitar um estilo também, mas o espaço é o principal.
Desculpa! Na minha opinião a arquitetura moderna é superestimada por uma intelectualidade tantas vezes pedante (óbvio há excelentes exemplos presente na obra de Lucio Costa, como o park hotel) mas, na maioria se mostra pretenciosa e igualmente cafona como o Memorial da América Latina. O filósofo Roger Scruton faz uma análise pertinente sobre a arquitetura moderna. Fiz arquitetura um período, e nas aulas de teoria da arquitetura o modernismo era tratado como dogma religioso. Revisitar o ecletismo, o colonial ou o neoclássico brasileiro é ridicularizado porém, voltar à arquitetura modernista exaurida dos anos 20 aos 70 é vanguardista. Bom ver arquitetos questionando o modernismo e movimentos ao redor do mundo valorizando a arquitetura vernacular e histórica. O trabalho dos arquitetos Rob Krier e Léon Krier precisa ser estudado.
Memorial da America Latina nao e exemplo. Talvez vc pudesse comentar sobre o Edificio Montreal, o Edificio Eiffel, p.e. Acho q nao se aplica ao que diz.
O fato de arquitetura modernista ser superestimada não modifica em nada o outro fato de que o se produz no Brasil hoje como "neoclássico" é feio, cafona e de péssima qualidade. De mais a mais, é tolo imaginar que esses caixotes beges de até 30 andares podem ser considerados um contraponto aos efeitos deletérios do modernismo sobre a construção civil. Até pq, muito dos problemas típicos do urbanismo moderno são replicados também nos edifícios neoclássicos: separação completa de usos, desconexão com as calçadas e o entorno do prédio, uso intensivo de cimento e outros materiais altamente poluentes. Em verdade, o que se chama de "neoclássico" em São Paulo nada mais é do que a continuidade dessa dinâmica urbana deletéria, com uns adornos ridículos para agradar uma elite jeca.
Neoclássico nem precisa ter telhado, mas se tem mansarda dá pra aproveitar o sotão (por causa da declividade) e colocar um comodo dentro do telhado, usa alvenaria de vedação oque reduz os custos (em comparação com fachada ventilada, ACM ou vidro) Grande parte da cidade de SP são prédios brancos, lisos, quase um neoclássico, mas sem as molduras e ornamentos mas o telhado é chapado, de brasilit, muitos com muros grandes e cerca elétrica. Sendo assim, um neoclássico com comércio no térreo é muito mais util à cidade que um moderno envidraçado da Faria Lima.
Meu Deus aqui no RJ veio uma construtora de são paulo e tá crescendo os prédios todos iguais 😵💫😭, nós temos prédios tão bonitos e essas cafonices do lado agr…
A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética feia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comunistas decadentes
Estou me divertindo com os comentários abaixo, tudo e motivo pra debate, o que sei é : - O que seria de SP se nao fossem os arquitetos estrangeiros que chegaram em SP, e deixaram nossa cidade com varios projetos arquitetonicos vindo de varios paises, desde Alemães, Italianos, Polones, etc... Meu agradecimentos a todos eles, que fizeram de SP essa miscigenação de culturas.👏👏👏
Arquitetura moderna é o retrato de uma nação que perdeu sua alma. Trocamos o esplendor cultural do barroco e do neoclássico por prédios que parecem depósitos de mercadorias.
Não sou arquiteto, mas a obra de Niemeyer me lembra aqueles prédios russos, um horror. Pra q cidade mais feia q Brasilia? E essas casas caixotes com aquela porta enorme são horríveis. A arquitetura brasileiro faliu. Enqto isso o colonial brasileiro foi completamente esquecido.
Niemayer foi o maior crítico disso de arquitetura para as casas, os projetos em Brasília seguiram a filosofia forma segue função em Brasília por motivos óbvios e desafios novos. As quadras tem aquele formato pelo ventos, as janelas pelos mesmo motivos, a orientação é focada em gerar sombreamento maior a longo dos períodos quentes, os prédios públicos buscam garantir que seja fácil suas readequações e os largos espaços para ter aéreas para facilitar protesto. A própria casa do Niemayer me Brasília tinha muita influência do estilo colonial brasileiro desenhado por ele. Os famosos caixotes e portas enormes é coisa de novo rico para criar um código entre eles, e barateiam a construção. Fugindo um pouco disso, basta olhar um projeto do Zanine Caldas e perceberá a diferença
Não vejo problema nenhum com as inspirações que vêm de fora. Quantos milhões de prédios há em São Paulo ? Claro que a grande maioria têm os traços da nossa arquitetura, ainda bem, e deve ser assim. O que seria do Caribe sem aquelas construções maravilhosas com estilo europeu dividindo espaço com a arquitetura típica de lá ? O que seria o Rio de Janeiro sem os prédios da época do império, muitos deles com inspiração europeia ? Uma pena que tenham reduzido a pó o Monroe, que inclusive foi construído nos EUA. E os poucos com arquitetura portuguesa no Nordeste que dão todo aquele charme à paisagem. Há espaço pra todos.
Concordo, o problema é que as universidades só tem como formação a arquitetura moderna, até pq o material que é produzido hoje é o moderno Hoje não se utiliza a pedra, que tem em abundância no planeta
Ele confunde o objetivo da mansarda, que é dar iluminação e ventilação aos sótãos, com o telhado de água forte estilo francês ou mesmo o estilo chalet, que, aí sim, é não deixar acumular neve. É perfeitamente possível usar mansardas em telhados pouco íngrimes, como o fazem os portugueses. Inclusive, François Mansard nem foi o inventor das referidas janelas. Elas já eram utilizadas desde o medievo em partes da Itália que sequer nevam. Conhecimento 0 em História o sujeito tem.
Concordo com relação a falta de criatividade e personalidade da arquitetura. Seja como for também conta a vontade daquele que quer comprar, o seu próprio gosto.
Sempre achei o neoclássico lindo e por coincidência, quase todos os aptos em prédios no estilo são de alto padrão. Se não são tipicos do Brasil o que importa? Melhor que os monstrengos do Niemeyer que arquiteto adora.
Eu não concordo em partes, a arquitetura brasileira é um arquitetura de origem europeia, não é estrangeira, é brasileira, quem são os brasileiros? É um povo formado pela mistura de índios europeus e africanos, e os europeus foram os que mais contribuíram para a for,ação do povo brasileiro, e os europeus trouxeram suas tradições. As construções de arquitetura europeia do Brasil são tão brasileiras quanto as construções de arquitetura europeia nos EUA.
Comentario perfeito, so sabem criticar e nao agregam nada para a sociade brasileira. Se o BR é tao ruim, vao embora para a europa ou EUA. Um detalhe importante para agregar na conversa deles, Miami sim é bem cafona !
@@kakaroto_br2669o Raul sempre dá vários exemplos de arquitetura que funciona e é inteligente aqui no próprio Brasil. Criticar o que está ruim e divulgar boas ideias faz parte de quem quer ajudar, a população precisa de conhecimento e referências.
É muito fácil criticar. Por eles se viveria um sobre os outros e com todas as ruas lotadas de comércio. Entende que tem gente que não quer esta vida. O Palácio Tangará está realmente fora da "muvuca" mas qual o problema nisso? Aliás é extremamente agradável por ter um parque ao lado, com sons da natureza em meio ao caos urbano.
@@sergioparola1411ainda assim , esses tais prédios cafonas com telhados de mansarda , são mais bonitos que as obras de Niemayer, não existe o tal padrão nacional de arquitetura , nosso país é muito miscigenado .
Você não pode controlar os gostos das pessoas. As pessoas querem beleza, e a arquitetura neoclássica oferece beleza a elas. Ninguém gosta de abominações como o SESC Pompéia. Prefiro o estilo neoclássico um milhão de vezes ao modernista ou o brutalista. E a arquitetura não tem que ficar mudando toda hora pra atender às esquisitices de cada época. A arquitetura pode ser perene. Não se mexe em time que tá ganhando.
@@rogeriomiranda1579 exato. O Rio era muito mais bonito quando as arquiteturas mais presentes na cidade eram o neoclassico, art deco e ecletico. Depois chegou o modernismo e a arquitetura contemporanea, demoliu VARIOS dos edificios lindos que tinha e levantou um monte horroroso.
É óbvio que você pode controlar o gosto das pessoas. Isso é óbvio ululante! A indústria faz isso o tempo todo. Marketing, psicologia comportamental e propaganda.
Cada setor tem sua cafonice e contraste. Aqui se fala da cafonice das construções e do Status, mas os proprios elementos que participam desse video são cafonas nas vestimenta e modos.
Via de regra, este debate está circunscrito às capitais dos Estados, porque praticamente todas elas sofreram um intenso processo de verticalização de gosto extremamente duvidoso. As prefeituras também não conseguiram impor um ordenamento estético nas cidades. E, por fim, a nossa elite realmente é cafona. Vivemos uma crise estética, cultural, política e musical. Quem imaginaria que no debate político da cidade mais importante da América Latina um candidato atiraria uma cadeira na cabeça do outro? Mais cafona do que aquilo não pode existir.
Minha opinião, como leigo no assunto: no Brasil, falta um padrão arquitetônico claro. Caminhando pelas ruas, vemos uma miscelânea de estilos; cada construção parece seguir suas próprias regras, e o resultado é um cenário urbano totalmente desconexo.
pessoal nos comentários sem um pingo de interpretação de texto achando que criticar a produção de péssima qualidade estética e funcional que tem sido feita é o mesmo que pregar a tabula rasa modernista le corbusiana...
O Sr. Raul não sabe o que quer. Ele já disse anteriormente para revitalizar prédios antigos, esses mesmo prédios antigos são do estilo beaux-arts, com vários elementos clássicos. Nesse vídeo, ele defende a arquitetura modernista, no mínimo uma incongruência. Meu ponto é, ele não é melhor do que a elite que crítica. Os dois tem um ponto incomum, criticam sempre, e ainda lhes falta mais conhecimento para falarem no tom que falam.
mas criticar a produção arquitetônica de péssima qualidade que faz referência ao neoclássico não eh o mesmo que defender a demolição de todos eles pra levantar conjuntos modernistas no lugar. da pra ser favorável à manutenção daquilo que já está edificado e ainda sim ser contrário à reprodução disso nos projetos atuais. sem contar que nesse vídeo ele fala apenas da cafonice que cresceu desde o final do século passado, não de ícones que ele já elogiou em outros vídeos
@@VictorGabriel-yw2jj Fora que tem uma questão crucial que a galera tá ignorando e foi bem pontuado no vídeo, a questão da escala, quantidade de andares, verde, mobilidade, integração, serviços básicos e custoxbenefício na estética criativa independente de qlqr estilo adotado...
@@VictorGabriel-yw2jj Só uma perguntinha Vc tá dizendo que não pode mais construir em outros estilos a não ser o moderno? Ou vc tá dizendo que não é para construir construções em outros estilos só que em péssima qualidade?
Grande Raul… agora quero vê algum prefeito de uma cidade brasileira se interessar em chamá-lo para uma reunião em seu gabinete pra discutir junto aos demais legisladores os planos urbanísticos da cidade… queria eu está a frente de uma prefeitura como a de São Paulo, queria ter você como conselheiro e representante dessa área sem sombra de dúvidas!!!!
@@joaomarcos3299 O modernismo, pseudo arquitetura soviética feia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comunistas decadentes
Acho que não existe prova maior do complexo vira lata do brasileiro do que a crítica destrutiva. Essa arrogância elitista que insiste em ditar comportamentos. Isso pra mim que é cafona. Na vdd as pessoas do mundo desenvolvido não toleram esse tipo de comportamento. Elas se prendem mais em justificar suas idéias e seu ponto de vista do que ficar fazendo críticas sobre o que o outro pensa. Na cabeça do gringo seria muito autoritário, seria se achar melhor do que o outro. Cada um faz aquilo que gosta e admira. E construção civil também é arte. Portanto, chamar a moradia que as pessoas escolheram para morar de cafona ou qualquer coisa parecida é bem patético. Foquem nos aspectos positivos. Deve existir algum.
Crítica destrutiva? O que não falta é estudo e provas de que o Brasil passou por um processo de perda de identidade. Bom seria se a questão fosse só "cada um fazendo sua casa do jeito que quiser", mas não é isso. O Brasil copia coisas que não lhe cabem e isso se reflete em tudo, inclusive na subserviência que este país tem com os países centrais da capitalismo. O Brasil se comporta como vira-lata e isso não é crítica destrutiva, é a verdade, aceite-a. Não é um ataque pessoal ao morador que comprou aquela casa horrível neoclássica, mas sim apontar como esse país é influenciado das piores formas possíveis pelo Ocidente. Isso só reforça que somos um curral.
É sério que você não entendeu nada? O cara citou exemplos de como projetistas e projetos brasileiros motivados pelo nacionalismo e acreditando no potencial do Brasil, foram capazes de trabalhar conceitos e a estética desenvolvidas lá fora, e ir além e melhorar aquilo que já existia inovando. O complexo de vira lata e a cafonice estão em apenas copiar sem nenhuma adequação ou entendimento do contexto em que a arquitetura nacional está inserida, como vemos muitas vezes hoje em dia.
Concordo em partes que há um excesso de inspiração estrangeira nas construções e uma cafonice nos nomes dados aos condomínios neoclássicos, mas convenhamos: a arquitetura que essa pseudoelite progressista quer impor e tem como ideal é um lixo horroroso! Pelo amor de Deus, vocês acham bonito o Copan, aquele lixo arquitetônico! Outro dia vi o Raul reclamar que os neoclássicos são pintados de bege e a chuva rapidamente acaba com a pintura, gerando os limos etc. Mas e essas referências de vocês? O próprio Copan é sujo que dói! A arquitetura moderna (e trato aqui do sentido lato do termo) é cheia de concreto aparente, sujo e deprimente. E aquele troço feio, chamado Galeria do Rock, tão aclamado por essa elite? Sem contar o "must" do modernismo barango que é aquele pombal repleto de cobogó do Lúcio Costa, o Parque Guinle, no RJ. Com a destruição da arquitetura brasileira depois de Niemeyer e Lúcio Costa, é perfeitamente natural que a eleite econômica que pode bancar, procure por edifícios neoclássicos, já que é o resquício de bom gosto que ainda resta na arquitetura. Antes procurar inspiração europeia do que soviética com esses caixotes horrendos que se constroem em todo canto. E digo isso sendo absolutamente realista, pois um palácio Capanema da vida não passa de mais um edifício que pode ser facilmente encontrado no leste europeu, onde há ainda resquícios da URSS. E não adianta, os modernistas querem impor conceitos arquitetônicos e ditar como as pessoas devem se comportar, mas nunca funcionará, pois o que conta na prática, gostem ou não, é a lei da oferta e da demanda. A única coisa que eles conseguem é atrapalhar o desenvolvimento natural da verdadeira arquitetura brasileira; aquela tradicional que tem raízes portuguesas. No mais, o mal gosto de vocês é tão evidente que basta ver a decoração pavorosa do cenário em que estão e as roupas que estão vestindo (quem vestido de camisa social e tênis de corrida pode chamar alguém de cafona, gente?).
Copan mais parece um filtro de ar sujo e Mirante do Vale é mais feio ainda, mas há daquele que falar. Esses aí com certeza acham mais bonito o Vale do Anhangabaú hoje do que nos anos 30.
Concordo com tudo. Seria lindo se a toda a Cidade - e principalmente o Centro - fosse todo neoclássico, as igrejas Neogóticas. Poderia ter algum imóvel estilo colonial, Romano, Tudor, etc... Ou um edifício eclético como Palácio das Indústrias. O bairro da Liberdade em Estilo Japonês. Bom Retiro em Morisco(foi bairro árabe no início do século XX). Bexiga em estilo Toscano. É só ver as fotos dos casarões da Paulista. Um mais lindo que os outros. A própria Cidade universitária deveria ser assim. Cada edifício um estilo arquitetônico para os estudantes de arquitetura observar. Tudo isso seria fundamental também pra incentivar o turismo.
@@juracisantanajr2215, caramba! Sempre tentei me lembrar de algo a que esses edifícios do Niemeyer (porque não é só o Copan, tem ainda o Montréal em SP, o ed. Niemeyer em BH etc.) me remetiam e você me deu uma luz. É isto! Filtros de ar é a descrição perfeita.
Se a arquitetura quer quebrar a história tem que ser deixada de lado mesmo. É exatamente isso que é querer status imediato em cima do status dos outros, passar por cima. Façam a própria história, construam onde não tem nada ainda.
Tão engraçado essa sobreposição de uma discussão sobre arquitetura com gente cosmopolita e os comentários com joaozinho bolsonete de apucarana falando que o Niemeyer era comunista
aqueles predios neo clássicos de hj em dia sao cafonerrimos, em SP vemos muito rsrs, os de antigamente ok, mas esses q fizeram dos anos 90 para ca so jesus na causa kkkkkkkkkk
porra o brasileiro tem a capacidade interpretativa de uma ameba mesmo.. o vídeo é justamente sobre a cafonice dos prédios de luxo e zonas “nobres”.. pessoas que não sofrem o menor risco de “não ter onde morar”.. aí me vem o macaquito vira-lata tomar as dores dos milionários bregas da elite paulistana.. é de cair o c* da bunda
Neoclássico cafona? O que é clássico não é cafona, mas é algo que foi aprimorado e forjado pelo tempo, cultura e tradição, o Brasil é país que tem uma herança arquitetônica estonteante, desde o neoclássico até o barroco e neogótico, o Brasil assim como muitos países simplesmente está enlouquecendo culturalmente com a arquitetura modernista que dá até depressão de tão morta, Niemayer foi um arquiteto horroroso e sua arquitetura é uma das coisas mais pavorosas que existe, nunca será como um Loius Le Vau da vida.
Em Cuiabá, as construtoras de imóveis caros, têm a mania de colocar letreiros nos prédios com o nome da própria empresa! E o pior que a maioria dos moradores acha bonito essa cafonice!
Galera, coloquem isso aqui na cabeça: o cafona VENDE. Se trata de VENDAS e DINHEIRO, não se trata de qual estilo arquitetônico é usado ou deixa de ser usado. Arquiteto é para projetar o que está sendo demandado, o que o cliente demanda. O entrevistado disse: 'Arquitetura tem proporção, escala, materiais, a relação com a luz, a relação com o ar, um longo etc". Beleza, mas isso vende? Vejo projetos maravilhosíssimos usando tudo isso aí, mas são pouquíssimos. É um projeto ou outro espalhado pelo mundo. NÃO VENDE. A arte da Arquitetura em geral deixou de ter a sua pegada mais "filosófica e intelectual" digamos assim, e virou o que é hoje pois se adaptou aos moldes da era atual, perdeu a sua arte. Isso acontece com absolutamente TUDO. A Arquitetura que os professores atuais idealizam não condiz com o momento atual... Por isso temos tantos arquitetos BURROS que saem da faculdade e não sabem fazer um projeto sequer. Estão muito presos à essa questão da forma, da proporção, das curvas, das sombras, do cheio e do vazio, disso e daquilo. Eu fico passado que não se aprende fazer projeto executivo nas faculdades, quase não tem aulas sobre legislação... E assim que se formam, esperam ganhar o piso salarial... Tenho uma analogia que retrata isso: De um lado temos o psicólogo que trata a questão da pessoa se aceitar como ela é em questão de aparência e tudo mais. E do outro lado um cirurgião plástico que modifica, transforma ou até copia a aparência de uma pessoa. Tem algum lado certo? Não existe lado certo ou errado. Porém sabemos muito bem o lado que vai mais prosperar, certo? A Arquitetura "atual" se trata disso gente. Se vc não se "atualiza", vc fica pra trás. Não digo que vc não deve mais projetar o que seria o "ideal'. Vc pode e deve. Porém a arquitetura deixou de ser algo IMPOSTO pelos arquitetos e passou a ser algo DEMANDADO por alguém. O arquiteto agora atende essa DEMANDA e projeta o que o CLIENTE deseja. Vc aproveita e coloca também os seus toques e influências. No final, o que importa mesmo, é todo mundo estar feliz. E a felicidade que estou falando não é sinônimo de arquitetura correta ou incorreta, é a felicidade genuina.
Aí a galera, o cliente ,não entende das consequências das escolhas feitas, tal qual manutenção. Ou o problema da falta de personalidade do cliente no imóveis que os clientes reclamam a posteriori. O arquitetura é um processo de demanda e sempre será assim, mas o papel do profissional é informar e dissuadir más escolhas. Meu vizinho reclamou que todas as casas ficaram iguais, exceto a minha, e isso estava fazendo ele questionar a escolha do arquiteto como também o gasto da obra. Fui por um caminho usando muita estrutura metálica e vidros na medida certa para criar uma casa que funcionasse para mim, sem preocupar-me com o que estava na moda e usando até paredes que imitavam taipa de pilão num projeto modernista. O grande problema do cafona é o maneirismo que isso representa, tal qual o rococó representou o declínio da arquitetura barroca, mostra o quão olhamos para trás de forma errada. O problema clássico dos Neos na arquitetura
@@danilomagalh4es Não deve impedir, mas informar os problemas dessa arquitetura e dissuadir algumas opções que comprometem a proposta do imóvel. Para mim, essa arquitetura funciona em construção com fachadas de mármore e não suporta janelas grandes ou boa iluminação, que os adornos não envelhecem bem em cidades com tendência de muitas chuvas e com inversão térmica. Inclusive, a arquitetura clássica verdadeira não é para um clima do Brasil
@@victortaveira8271 há inúmeros prédios históricos de arquitetura clássica no Brasil que estão em pé a séculos. Logo esse seu argumento de que o clima interfere na arquitetura clássica no Brasil não faz sentido. Se o cliente quer a sua casa com uma arquitetura clássica, o arquiteto deve fazer isso sair do papel.
Ja estou de saco cheio das casas quadradas do BR, tentam copiar as mansões de LA, mas sem jardim e paisagismo, somente concreto, vidro e porcelanato imitando rocha.
Por que o pessoal da esquerda gosta de falar "cafona" pra criticar tudo que não lhe agrada, como se fossem seres superiores? Não precisa estudar muito pra ter um vocabulário mais elaborado.
E pior: um cara de camisa social bege, calça de sarja cáqui e tênis de corrida, num cenário horripilento, chamando os outros de cafona. É para acabar com o mundo mesmo.
A arquitetura contemporânea é o empobrecimento da arquitetura, Não tem autenticidade, as construções por todo mundo parecem iguais, estão cheias de exageros que são apenas símbolos de status sem funcionalidade alguma e ao mesmo tempo, empobrecidas pela praga do minimalismo que tira totalmente a sensação de “lar” das casas.
@ Todo prédio mais alto dá esse aspecto independente do estilo. É muito visível isso e existe por projeto para otimizar muito aspectos construtivos e de uso. Um detalhe interessante é comparar os prédios de higienópolis com os da marginal pinheiros verá o quanto as torres mais baixas ficam mais harmônicas. Prédios altos ficam melhores com arquitetura art decor ou focada para aranha-ceús.
Os arquitetos se acham importantes. Importante mesmo é ter o dinheiro pra por de pé um sonho. A arte sempre foi prostituta, sempre está atrás de quem possa lhe pagar por seu serviço
Eu gosto de SP mas de fato. A arquitetura dos predios eh muito arcaica. Rio e Recife tem arquitetura muito mais bonita e moderna. Acho q tudo tem sua epoca. Eh meio cafona ficar recriando estilos do passado.
Aqui no norte da europa, muitos europeus riem da cafonice dos brasileiros com essa obssessao pela palavra luxo, o qual quase nunca tem nada a ver com a realidade . Ademais, eles nao entendem o que ha de luxuoso nos cafonerrimos nomes franceses, ingleses e italianos que os brasileiros dao aos edificios, tipo pallazzo no sei das quantas, maison do quer que seja. KKKK Gente jeca tais brazucas!
@@asaquebrada Exatamente, isso tem cheiro de português ressentido com brasileiros, sendo que eles também tem pouca relevância para o continente do qual fazem parte.
Voce e seu complexo de viralatas estão distorcendo minhas palavras. Em nenhuma parte eu disse que eles se preocupam, disse somente que riem. 😂😂😂😂 É patetico mesmo! 😂😂😂😂 Sim, acredite! É Possivél, embora você custe a acreditar, europeus já estiveram em São Paulo, alguns estão nesse exato momento e muitos ainda estarão. Acredite, não é somente em seu sonho, mas na realidade também acontece! Eu sei que parece sonho pra voce, mas, mais uma vez insisto: É verdade, é real, europeus visitam São Paulo e pelas mais diversas razões.
@@joaovictorbraga8157voce alem de complexado, de sentir-se inferior aos europeus, também é ressentido, tolo e atira no vazio. Eu sou paulistano da chacara flora e neto de holandes.
@@joaovictorbraga8157 mais ainda porque o lusitano acima disse que está no norte da Europa. Mais um emigrado que encheu de ganhar 1400 euros e morar num T2 mofado.
Numa cidade tão cafona em termos de calçadas tortas e muralhas medievais, a arquitetura da fachada da torre é o de menos. Se é gosto do freguês temos que saudar o capitalismo. Não é culpa do arquiteto, nem do dono, quem manda é o mercado
@@Marcosradassi "Contemporâneo" significa algo que pertence ao mesmo tempo ou período atual. Ou seja, se você vivesse na Grécia antiga ainda seria período contemporâneo pra você.
Me desagrada a ideia de hierarquia entre o coliseu e o casarão. Sob essa perspectiva, todo o patrimônio nacional brasileiro é desqualificado. Entendo a crítica, mas Juste Lores sempre se perde em conjecturas falaciosas. Ele mesmo (e seus seguidores) entendem a cidade europeia como modelo pro urbanismo brasileiro, como se esse fosse o único referencial de urbanismo possível. Passa por cima de todas as diferenças socioculturais e econômicas entre Brasil e Europa pra defender o ideal de cidade compacta. Me parece contraditório criticar a europeização neoclassica da arquitetura e defender a Jan Ghelização das nossas cidades. Mas né, podemos esperar o que de um camarada que diz que São Paulo é a capital do Nordeste? Certamente, a falta de consciência crítica.
É triste, pq as construtoras no Brasil são cafonas e sem noção, enquanto os arquitetos são arrogantes e fazem obras para apreciação de outros arquitetos, não para o público, que as odeia.
Ficamos nesse meio com cidades horrorosas.
👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
@@danilomagalh4esCara, arquitetura modernista, brutalista e soviética da depressão.
@@DeutschLearner-h5z exatamente! Só os esquerdistas gostam dessa arquitetura horrenda porque a arquitetura clássica trás beleza, faz a gente ficar admirando e trás inspiração para os humanos.
Eles querem empurrar goela abaixo que a arquitetura do Niemayer é bonita!
Niemeyer
Um prédio que acho lindo é o edifício mandarim do broklin novo em São Paulo.
Mas amo a arquitetura classica , amo predios e casas com carinha de antigo porém bem cuidado e conservados.
Amo o prédio da tv gazeta / casper libero e amo o edifício copan ❤
@@felipenasc399 O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Eu juro que entendi o que ele falou, mas depois de ter morados em cidades e estados diferentes, percebi que não tem muito um padrão brasileiro de arquitetura. Hoje moro no interior de SC e as casas aqui tem o padrão e enxaimel e alemão desde a época dos colonos. No RJ, onde nasci, era completamente diferente. São muitas culturas, climas e biomas dentro de um país.
A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética feia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comunistas decadentes
A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética f3ia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comvn1stas decadentes
A "arquitetura" modernista é f3ia
o padrão de SC hoje é um horror, só olhar Itapema e B Camboriu
@@Caligo92 é melhor que o padrão de Brasília
Regredimos 1000 anos em construção e arquitetura .
Fato! Não aprendemos nada.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Mas o modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
É fácil criticar o neoclássico, difícil é oferecer outra coisa agradável e funcional. A atual moda de casas caixote de inspiração modernista causa náuseas.
👋👋👋👋👋👋👋😄👋👋👋👋👋👋😄😄👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Claramente vc não conhece arquitetura moderna e vem generalizar, típica atitude de bacharel de orelha de livro. Existem exemplos de arquitetura moderna/contemporânea que encantam, que são funcionais, que melhoram a vida, que estudam o ambiente para adequar os materiais ao clima, com melhor circulação de ar, com espaços amplos e vãos livres para não obstruir a paisagem, etc.
Sempre existem exemplos de arquitetura moderna e contemporânea que são mal feitos, mas reduzir arquitetura contemporânea a "casas caixote" mostra que você precisa de mais referências. O canal do Raul é um bom ponto de partida!
Casas de aço, vidro, drywall e filetes metálicos imitando madeira, e claro portas de 6 metros de altura com fechadura eletrônica. São ridículos esses imóveis, não tem móveis, nem quadros, nem fotos.
@@diegorocha7979acho horrível tb!
Neoclássico nem é agradável nem é funcional.
Adoro o Raul Juste Lotes. Só ele tem essa ironia corrosiva e sarcástica. Bate, não esconde a mão e é um cara muito elegante. É um agente saneador numa mídia de boçais e trogloditas em si " mesmados".
Ele é maravilhoso mesmo , porque ele é verdadeiramente Jornalista, nao remédio de fazer pergunta ao entrevista do, doa a quem.doer, o JOR alismo brasileiro não fazem perguntas, tem receio, ele deixa o entrevistado falar e só pergunta o que o entrevistado quer.
Mas o modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
@@andrez925 A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética feia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comunistas decadentes
A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética f3ia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comvn1stas decadentes
Fui pesquisar sobre essa “mansarda” que ele fala que é o telhado pra neve, mas em nenhum site diz que a foi inventado pra neve, e sim para ampliar o sótão dos prédios de Paris.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
@@danilomagalh4esvc morava com o fa e o bruno ne? 😂😂😂 que coincidencia
Sim, moro em Paris e esses telhados são para ganhar o máximo de espaço possível, já que por aqui é escasso.
E claro que para se respeitar um estilo também, mas o espaço é o principal.
@@MarcosDemiato ele deve ter falado só pra ajudar na narrativa. O que não deixa de ser desonestidade intelectual.
@@MarcosDemiato ele deve ter falado só pra ajudar na narrativa. O que não deixa de ser desonestidade intelectual.
Então a arquitetura neoclássica e a mansarda são cafonas, chique e bonito é a arquitetura moderna? Isso é bizarro! 😂
Desculpa! Na minha opinião a arquitetura moderna é superestimada por uma intelectualidade tantas vezes pedante (óbvio há excelentes exemplos presente na obra de Lucio Costa, como o park hotel) mas, na maioria se mostra pretenciosa e igualmente cafona como o Memorial da América Latina. O filósofo Roger Scruton faz uma análise pertinente sobre a arquitetura moderna. Fiz arquitetura um período, e nas aulas de teoria da arquitetura o modernismo era tratado como dogma religioso. Revisitar o ecletismo, o colonial ou o neoclássico brasileiro é ridicularizado porém, voltar à arquitetura modernista exaurida dos anos 20 aos 70 é vanguardista. Bom ver arquitetos questionando o modernismo e movimentos ao redor do mundo valorizando a arquitetura vernacular e histórica. O trabalho dos arquitetos Rob Krier e Léon Krier precisa ser estudado.
Parabéns pelo comentário. Li um livro do Scruton que abordou essa questão da beleza da arquitetura de antigamente.
Comentário cirúrgico!!!
Memorial da America Latina nao e exemplo. Talvez vc pudesse comentar sobre o Edificio Montreal, o Edificio Eiffel, p.e. Acho q nao se aplica ao que diz.
O Parlatino, no Memorial da América Latina, é literatura uma panela de pressão.
Cilíndrico e sem janela.
O fato de arquitetura modernista ser superestimada não modifica em nada o outro fato de que o se produz no Brasil hoje como "neoclássico" é feio, cafona e de péssima qualidade. De mais a mais, é tolo imaginar que esses caixotes beges de até 30 andares podem ser considerados um contraponto aos efeitos deletérios do modernismo sobre a construção civil. Até pq, muito dos problemas típicos do urbanismo moderno são replicados também nos edifícios neoclássicos: separação completa de usos, desconexão com as calçadas e o entorno do prédio, uso intensivo de cimento e outros materiais altamente poluentes. Em verdade, o que se chama de "neoclássico" em São Paulo nada mais é do que a continuidade dessa dinâmica urbana deletéria, com uns adornos ridículos para agradar uma elite jeca.
Neoclássico nem precisa ter telhado, mas se tem mansarda dá pra aproveitar o sotão (por causa da declividade) e colocar um comodo dentro do telhado, usa alvenaria de vedação oque reduz os custos (em comparação com fachada ventilada, ACM ou vidro) Grande parte da cidade de SP são prédios brancos, lisos, quase um neoclássico, mas sem as molduras e ornamentos mas o telhado é chapado, de brasilit, muitos com muros grandes e cerca elétrica. Sendo assim, um neoclássico com comércio no térreo é muito mais util à cidade que um moderno envidraçado da Faria Lima.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Concordo com a crítica aos gigantescamente verticais neoclassicos da região do Parque do Povo em São Paulo. São exagerados. Poderiam ser mais sutis.
Criticar é fácil. Difícil é assumir que mudou as críticas quando incorporadora e construtora patrocina. A breguice maior é ter preço , e não valor
Meu Deus aqui no RJ veio uma construtora de são paulo e tá crescendo os prédios todos iguais 😵💫😭, nós temos prédios tão bonitos e essas cafonices do lado agr…
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
A "arquitetura" modernista, pseudo arquitetura soviética feia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comunistas decadentes
Arquitetura clássica construida no seculo XX é uma piada @@danilomagalh4es
@@gabrielassis64 a arquitetura modernista dá enjôo e dor de barriga (e depressão)
@@gabrielassis64 é só pesquisar arquitetura clássica x arquitetura modernista pra ver aonde existe a beleza
Se isso é cafona, curto demais.
mansardas deixam os edificios muito mais bonitos que algo ¨reto¨
Estou me divertindo com os comentários abaixo, tudo e motivo pra debate, o que sei é :
- O que seria de SP se nao fossem os arquitetos estrangeiros que chegaram em SP, e deixaram nossa cidade com varios projetos arquitetonicos vindo de varios paises, desde Alemães, Italianos, Polones, etc...
Meu agradecimentos a todos eles, que fizeram de SP essa miscigenação de culturas.👏👏👏
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Arquitetura moderna é o retrato de uma nação que perdeu sua alma. Trocamos o esplendor cultural do barroco e do neoclássico por prédios que parecem depósitos de mercadorias.
Concordo plenamente.
Não sou arquiteto, mas a obra de Niemeyer me lembra aqueles prédios russos, um horror. Pra q cidade mais feia q Brasilia? E essas casas caixotes com aquela porta enorme são horríveis. A arquitetura brasileiro faliu. Enqto isso o colonial brasileiro foi completamente esquecido.
Niemayer foi o maior crítico disso de arquitetura para as casas, os projetos em Brasília seguiram a filosofia forma segue função em Brasília por motivos óbvios e desafios novos. As quadras tem aquele formato pelo ventos, as janelas pelos mesmo motivos, a orientação é focada em gerar sombreamento maior a longo dos períodos quentes, os prédios públicos buscam garantir que seja fácil suas readequações e os largos espaços para ter aéreas para facilitar protesto. A própria casa do Niemayer me Brasília tinha muita influência do estilo colonial brasileiro desenhado por ele. Os famosos caixotes e portas enormes é coisa de novo rico para criar um código entre eles, e barateiam a construção. Fugindo um pouco disso, basta olhar um projeto do Zanine Caldas e perceberá a diferença
Não vejo problema nenhum com as inspirações que vêm de fora. Quantos milhões de prédios há em São Paulo ? Claro que a grande maioria têm os traços da nossa arquitetura, ainda bem, e deve ser assim. O que seria do Caribe sem aquelas construções maravilhosas com estilo europeu dividindo espaço com a arquitetura típica de lá ? O que seria o Rio de Janeiro sem os prédios da época do império, muitos deles com inspiração europeia ? Uma pena que tenham reduzido a pó o Monroe, que inclusive foi construído nos EUA. E os poucos com arquitetura portuguesa no Nordeste que dão todo aquele charme à paisagem. Há espaço pra todos.
Concordo, o problema é que as universidades só tem como formação a arquitetura moderna, até pq o material que é produzido hoje é o moderno
Hoje não se utiliza a pedra, que tem em abundância no planeta
Quem dera se existissem mais mansardas no Brasil.
Ele confunde o objetivo da mansarda, que é dar iluminação e ventilação aos sótãos, com o telhado de água forte estilo francês ou mesmo o estilo chalet, que, aí sim, é não deixar acumular neve. É perfeitamente possível usar mansardas em telhados pouco íngrimes, como o fazem os portugueses. Inclusive, François Mansard nem foi o inventor das referidas janelas. Elas já eram utilizadas desde o medievo em partes da Itália que sequer nevam. Conhecimento 0 em História o sujeito tem.
Interessante!
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Concordo com relação a falta de criatividade e personalidade da arquitetura. Seja como for também conta a vontade daquele que quer comprar, o seu próprio gosto.
@@edgardperez7842 O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Sempre achei o neoclássico lindo e por coincidência, quase todos os aptos em prédios no estilo são de alto padrão. Se não são tipicos do Brasil o que importa? Melhor que os monstrengos do Niemeyer que arquiteto adora.
Foi citado "Camboriu", seguramente pensando em Balneario Camboriu... existem duas cidades, sendo a dos predios altos, a segunda.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
"A arquitetura eh a arte de imitar, sem copiar." - Palhaco Carequinha
Estão viva arquitetura cafona. A tendência cafona é clássica😊
Eu não concordo em partes, a arquitetura brasileira é um arquitetura de origem europeia, não é estrangeira, é brasileira, quem são os brasileiros? É um povo formado pela mistura de índios europeus e africanos, e os europeus foram os que mais contribuíram para a for,ação do povo brasileiro, e os europeus trouxeram suas tradições. As construções de arquitetura europeia do Brasil são tão brasileiras quanto as construções de arquitetura europeia nos EUA.
Que preguiça dessas 3 pessoas da elite fingindo que não são da elite ao criticar a própria elite.
Que preguiça ler esse comentário supérfluo
Comentario perfeito, so sabem criticar e nao agregam nada para a sociade brasileira. Se o BR é tao ruim, vao embora para a europa ou EUA. Um detalhe importante para agregar na conversa deles, Miami sim é bem cafona !
Devem ser bots esses comentários toscos@@marcosaureliodebritocarnei2884
@@kakaroto_br2669o Raul sempre dá vários exemplos de arquitetura que funciona e é inteligente aqui no próprio Brasil. Criticar o que está ruim e divulgar boas ideias faz parte de quem quer ajudar, a população precisa de conhecimento e referências.
@@brunoalc5422gosto demais do Raul de suas ideias. Agora ficar chamando de cafona é uma falta de respeito
O Brasil teve orgulho de si mesmo quando o Brasil era Portugal.
Quase tudo o que entendemos por brasil é meio "copiado" ou importado de fora...Ate o tal modernismo (muitas vezes feio e que envelheceu muito mal)....
EXATAMENTE O MODERNISMO SE CARATERIZA PELA ANTROPOFAGIA CULTURAL !!
Professores são deuses na sociedade chinesa, só que de vez em quando eles colocam os deuses no paredão
Mas só se não pensarem igual ao partido único
Bonito mesmo são as "obras" de Niemeyer, que te deixam com depressão só de olhas. Arquitetura moderna é pior que crack.
Eu nunca fiquei com depressão pelas obras de Niemeyer.
Cafona cosplay de rico detected.
Não conhece a verdadeira vida de alta qualidade do Plano Piloto de Brasília.
Oscar não é arquitetura moderna, é contemporânea
Que comentário mais infantil
Eu não gosto logo é cafona .... Ainda bem que é apenas uma opinião no universo !
Se tivesse calçada ja tava bom
Precisamos da arquitetura Greco-goiana!
😅😅😅😅😅😅😅😅
É muito fácil criticar. Por eles se viveria um sobre os outros e com todas as ruas lotadas de comércio. Entende que tem gente que não quer esta vida. O Palácio Tangará está realmente fora da "muvuca" mas qual o problema nisso? Aliás é extremamente agradável por ter um parque ao lado, com sons da natureza em meio ao caos urbano.
ACHEI AS COLOCAÇÕES UM TANTO PEDANTES !!!CRITICAM AS CLASSES SOCIAIS , PARECENDO QUE NÃO PERTENCEM A NENHUMA !!!
@@sergioparola1411ainda assim , esses tais prédios cafonas com telhados de mansarda , são mais bonitos que as obras de Niemayer, não existe o tal padrão nacional de arquitetura , nosso país é muito miscigenado .
Ali deveria virar um parque. O governo do estado tem que ocupar o Centro.
Você não pode controlar os gostos das pessoas. As pessoas querem beleza, e a arquitetura neoclássica oferece beleza a elas. Ninguém gosta de abominações como o SESC Pompéia. Prefiro o estilo neoclássico um milhão de vezes ao modernista ou o brutalista. E a arquitetura não tem que ficar mudando toda hora pra atender às esquisitices de cada época. A arquitetura pode ser perene. Não se mexe em time que tá ganhando.
Além disso, a Cidade ficaria linda com tudo em estilo Neoclássico.
E neogótico pra igreja.
@@rogeriomiranda1579 exato. O Rio era muito mais bonito quando as arquiteturas mais presentes na cidade eram o neoclassico, art deco e ecletico. Depois chegou o modernismo e a arquitetura contemporanea, demoliu VARIOS dos edificios lindos que tinha e levantou um monte horroroso.
É óbvio que você pode controlar o gosto das pessoas. Isso é óbvio ululante! A indústria faz isso o tempo todo. Marketing, psicologia comportamental e propaganda.
Arquitetura neoclássica só oferece beleza pra gente sem senso de estética.
@@rogeriomiranda1579Gótico é que é a treva depressiva, cafona, derrotista... O art deco e nouveau se salvam, mas só.
Cada setor tem sua cafonice e contraste. Aqui se fala da cafonice das construções e do Status, mas os proprios elementos que participam desse video são cafonas nas vestimenta e modos.
Se escondeu em..perfil fale pra dar opinião? 😂😂
Nossa, mona. Lacrou kkkkkkk
O que não diminuiu nem 1% da verdade apresentada de que a arquitetura brasileira adotada pelos novos ricos é cafonice pura.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Via de regra, este debate está circunscrito às capitais dos Estados, porque praticamente todas elas sofreram um intenso processo de verticalização de gosto extremamente duvidoso.
As prefeituras também não conseguiram impor um ordenamento estético nas cidades.
E, por fim, a nossa elite realmente é cafona.
Vivemos uma crise estética, cultural, política e musical.
Quem imaginaria que no debate político da cidade mais importante da América Latina um candidato atiraria uma cadeira na cabeça do outro? Mais cafona do que aquilo não pode existir.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Minha opinião, como leigo no assunto: no Brasil, falta um padrão arquitetônico claro. Caminhando pelas ruas, vemos uma miscelânea de estilos; cada construção parece seguir suas próprias regras, e o resultado é um cenário urbano totalmente desconexo.
Gostaria de ver onde cada um destes 3 mora.
@@alex8cla O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
ELES SE ACHAM !!! SÃO SUPER COOL !!
Concordo com absolutamente tudo o que foi falado sobre a cafonice da arquitetura burguesa de São Paulo. É muito brega! Hehe
A arquitetura modernista é f3ia
pessoal nos comentários sem um pingo de interpretação de texto achando que criticar a produção de péssima qualidade estética e funcional que tem sido feita é o mesmo que pregar a tabula rasa modernista le corbusiana...
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Le Corbusier é um animal
Raul Juste Lores é sensacional.
Amei a entrevista completa.
Quer um nome de arquiteto medíocre: Niemeyer. Cimento, cimento e mais cimento.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Raul sempre preciso
Esse tema é excelente. ❤
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
O Sr. Raul não sabe o que quer. Ele já disse anteriormente para revitalizar prédios antigos, esses mesmo prédios antigos são do estilo beaux-arts, com vários elementos clássicos. Nesse vídeo, ele defende a arquitetura modernista, no mínimo uma incongruência. Meu ponto é, ele não é melhor do que a elite que crítica. Os dois tem um ponto incomum, criticam sempre, e ainda lhes falta mais conhecimento para falarem no tom que falam.
mas criticar a produção arquitetônica de péssima qualidade que faz referência ao neoclássico não eh o mesmo que defender a demolição de todos eles pra levantar conjuntos modernistas no lugar. da pra ser favorável à manutenção daquilo que já está edificado e ainda sim ser contrário à reprodução disso nos projetos atuais. sem contar que nesse vídeo ele fala apenas da cafonice que cresceu desde o final do século passado, não de ícones que ele já elogiou em outros vídeos
@@VictorGabriel-yw2jj Fora que tem uma questão crucial que a galera tá ignorando e foi bem pontuado no vídeo, a questão da escala, quantidade de andares, verde, mobilidade, integração, serviços básicos e custoxbenefício na estética criativa independente de qlqr estilo adotado...
@@VictorGabriel-yw2jjmas por que ser contrário a reprodução disso nos prejetos atuais?
@@VictorGabriel-yw2jj Só uma perguntinha
Vc tá dizendo que não pode mais construir em outros estilos a não ser o moderno? Ou vc tá dizendo que não é para construir construções em outros estilos só que em péssima qualidade?
Adoro esse tom blasé que o Raul fala da cafonice brasileira😂😂😂
Grande Raul… agora quero vê algum prefeito de uma cidade brasileira se interessar em chamá-lo para uma reunião em seu gabinete pra discutir junto aos demais legisladores os planos urbanísticos da cidade… queria eu está a frente de uma prefeitura como a de São Paulo, queria ter você como conselheiro e representante dessa área sem sombra de dúvidas!!!!
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
@ Sem sombra de dúvidas!
@@joaomarcos3299 O modernismo, pseudo arquitetura soviética feia pra kct, destruiu lindos prédios de arquitetura clássica das cidades brasileiras 😢. O modernismo não passa de prédios quadradoes lisos de puro concreto cinzento e desbotado que fazem as cidades brasileiras parecerem comunistas decadentes
Bonito mesmo são aquelas colunas neoclássicas romanas, tipo a loja da avan.
Acho que não existe prova maior do complexo vira lata do brasileiro do que a crítica destrutiva. Essa arrogância elitista que insiste em ditar comportamentos. Isso pra mim que é cafona. Na vdd as pessoas do mundo desenvolvido não toleram esse tipo de comportamento. Elas se prendem mais em justificar suas idéias e seu ponto de vista do que ficar fazendo críticas sobre o que o outro pensa. Na cabeça do gringo seria muito autoritário, seria se achar melhor do que o outro. Cada um faz aquilo que gosta e admira. E construção civil também é arte. Portanto, chamar a moradia que as pessoas escolheram para morar de cafona ou qualquer coisa parecida é bem patético. Foquem nos aspectos positivos. Deve existir algum.
Crítica destrutiva? O que não falta é estudo e provas de que o Brasil passou por um processo de perda de identidade. Bom seria se a questão fosse só "cada um fazendo sua casa do jeito que quiser", mas não é isso. O Brasil copia coisas que não lhe cabem e isso se reflete em tudo, inclusive na subserviência que este país tem com os países centrais da capitalismo. O Brasil se comporta como vira-lata e isso não é crítica destrutiva, é a verdade, aceite-a. Não é um ataque pessoal ao morador que comprou aquela casa horrível neoclássica, mas sim apontar como esse país é influenciado das piores formas possíveis pelo Ocidente. Isso só reforça que somos um curral.
É sério que você não entendeu nada? O cara citou exemplos de como projetistas e projetos brasileiros motivados pelo nacionalismo e acreditando no potencial do Brasil, foram capazes de trabalhar conceitos e a estética desenvolvidas lá fora, e ir além e melhorar aquilo que já existia inovando. O complexo de vira lata e a cafonice estão em apenas copiar sem nenhuma adequação ou entendimento do contexto em que a arquitetura nacional está inserida, como vemos muitas vezes hoje em dia.
@@palves5712 Mas o modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Adolpho Lindenberg se não me engano, hype anos 90
Concordo em partes que há um excesso de inspiração estrangeira nas construções e uma cafonice nos nomes dados aos condomínios neoclássicos, mas convenhamos: a arquitetura que essa pseudoelite progressista quer impor e tem como ideal é um lixo horroroso! Pelo amor de Deus, vocês acham bonito o Copan, aquele lixo arquitetônico! Outro dia vi o Raul reclamar que os neoclássicos são pintados de bege e a chuva rapidamente acaba com a pintura, gerando os limos etc. Mas e essas referências de vocês? O próprio Copan é sujo que dói! A arquitetura moderna (e trato aqui do sentido lato do termo) é cheia de concreto aparente, sujo e deprimente. E aquele troço feio, chamado Galeria do Rock, tão aclamado por essa elite? Sem contar o "must" do modernismo barango que é aquele pombal repleto de cobogó do Lúcio Costa, o Parque Guinle, no RJ. Com a destruição da arquitetura brasileira depois de Niemeyer e Lúcio Costa, é perfeitamente natural que a eleite econômica que pode bancar, procure por edifícios neoclássicos, já que é o resquício de bom gosto que ainda resta na arquitetura. Antes procurar inspiração europeia do que soviética com esses caixotes horrendos que se constroem em todo canto. E digo isso sendo absolutamente realista, pois um palácio Capanema da vida não passa de mais um edifício que pode ser facilmente encontrado no leste europeu, onde há ainda resquícios da URSS.
E não adianta, os modernistas querem impor conceitos arquitetônicos e ditar como as pessoas devem se comportar, mas nunca funcionará, pois o que conta na prática, gostem ou não, é a lei da oferta e da demanda. A única coisa que eles conseguem é atrapalhar o desenvolvimento natural da verdadeira arquitetura brasileira; aquela tradicional que tem raízes portuguesas.
No mais, o mal gosto de vocês é tão evidente que basta ver a decoração pavorosa do cenário em que estão e as roupas que estão vestindo (quem vestido de camisa social e tênis de corrida pode chamar alguém de cafona, gente?).
Copan mais parece um filtro de ar sujo e Mirante do Vale é mais feio ainda, mas há daquele que falar. Esses aí com certeza acham mais bonito o Vale do Anhangabaú hoje do que nos anos 30.
Concordo com tudo.
Seria lindo se a toda a Cidade - e principalmente o Centro - fosse todo neoclássico, as igrejas Neogóticas.
Poderia ter algum imóvel estilo colonial, Romano, Tudor, etc...
Ou um edifício eclético como Palácio das Indústrias.
O bairro da Liberdade em Estilo Japonês. Bom Retiro em Morisco(foi bairro árabe no início do século XX). Bexiga em estilo Toscano.
É só ver as fotos dos casarões da Paulista. Um mais lindo que os outros.
A própria Cidade universitária deveria ser assim. Cada edifício um estilo arquitetônico para os estudantes de arquitetura observar.
Tudo isso seria fundamental também pra incentivar o turismo.
@@juracisantanajr2215, caramba! Sempre tentei me lembrar de algo a que esses edifícios do Niemeyer (porque não é só o Copan, tem ainda o Montréal em SP, o ed. Niemeyer em BH etc.) me remetiam e você me deu uma luz. É isto! Filtros de ar é a descrição perfeita.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@@MarcoTulio151 o de BH ainda acho bonito
Pra piorar, esses “neoclássicos” tem varanda gourmet, envidraçadas e escondidas com persianas brancas. Moro num desses, de27 andares, Centro de SP. 😅
Prefiro mil vezes o neoclássico do que as bizarrices do Oscar Niemayer
Se a arquitetura quer quebrar a história tem que ser deixada de lado mesmo. É exatamente isso que é querer status imediato em cima do status dos outros, passar por cima. Façam a própria história, construam onde não tem nada ainda.
Esses prédios novos sem harmonia sao muito feios. Cada andar de uma forma. Ruim ate de olhar
Bonito são as casas parecendo uma caixa, sim.. olha que beleza.
Muito útil as informações! Mas deixa a Cecília falar um pouco mais! Ela fez falta.
Tão engraçado essa sobreposição de uma discussão sobre arquitetura com gente cosmopolita e os comentários com joaozinho bolsonete de apucarana falando que o Niemeyer era comunista
aqueles predios neo clássicos de hj em dia sao cafonerrimos, em SP vemos muito rsrs, os de antigamente ok, mas esses q fizeram dos anos 90 para ca so jesus na causa kkkkkkkkkk
Cafona é não ter onde morar!
Perfeito!
Lacrou
Não é porque existe a necessidade de moradia que se deve construir qualquer porcaria enlatada.
@@TheCarlosfelicianoexatamente isso. A beleza salvará o mundo!
porra o brasileiro tem a capacidade interpretativa de uma ameba mesmo.. o vídeo é justamente sobre a cafonice dos prédios de luxo e zonas “nobres”.. pessoas que não sofrem o menor risco de “não ter onde morar”.. aí me vem o macaquito vira-lata tomar as dores dos milionários bregas da elite paulistana.. é de cair o c* da bunda
Kkkkkk. Um monte de gente sentida com as críticas. Há neoclássicos bonitos, mas, sim, há os cafonas. A maioria.
Alguém sabe dizer quando o Leandro Karnal resolveu mudar de área de atuação ?
Nada presta pra esse cara, só sabe criticar induportavel
Bravo 👏🏻
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
um Leandro Karnal mais jovem e com cabelo
Neoclássico cafona? O que é clássico não é cafona, mas é algo que foi aprimorado e forjado pelo tempo, cultura e tradição, o Brasil é país que tem uma herança arquitetônica estonteante, desde o neoclássico até o barroco e neogótico, o Brasil assim como muitos países simplesmente está enlouquecendo culturalmente com a arquitetura modernista que dá até depressão de tão morta, Niemayer foi um arquiteto horroroso e sua arquitetura é uma das coisas mais pavorosas que existe, nunca será como um Loius Le Vau da vida.
Em Cuiabá, as construtoras de imóveis caros, têm a mania de colocar letreiros nos prédios com o nome da própria empresa! E o pior que a maioria dos moradores acha bonito essa cafonice!
Aqui em Goiás também, e como se fosse uma "marca". Acho brega
Galera, coloquem isso aqui na cabeça: o cafona VENDE. Se trata de VENDAS e DINHEIRO, não se trata de qual estilo arquitetônico é usado ou deixa de ser usado.
Arquiteto é para projetar o que está sendo demandado, o que o cliente demanda.
O entrevistado disse: 'Arquitetura tem proporção, escala, materiais, a relação com a luz, a relação com o ar, um longo etc". Beleza, mas isso vende? Vejo projetos maravilhosíssimos usando tudo isso aí, mas são pouquíssimos. É um projeto ou outro espalhado pelo mundo. NÃO VENDE.
A arte da Arquitetura em geral deixou de ter a sua pegada mais "filosófica e intelectual" digamos assim, e virou o que é hoje pois se adaptou aos moldes da era atual, perdeu a sua arte. Isso acontece com absolutamente TUDO. A Arquitetura que os professores atuais idealizam não condiz com o momento atual... Por isso temos tantos arquitetos BURROS que saem da faculdade e não sabem fazer um projeto sequer. Estão muito presos à essa questão da forma, da proporção, das curvas, das sombras, do cheio e do vazio, disso e daquilo. Eu fico passado que não se aprende fazer projeto executivo nas faculdades, quase não tem aulas sobre legislação... E assim que se formam, esperam ganhar o piso salarial...
Tenho uma analogia que retrata isso:
De um lado temos o psicólogo que trata a questão da pessoa se aceitar como ela é em questão de aparência e tudo mais. E do outro lado um cirurgião plástico que modifica, transforma ou até copia a aparência de uma pessoa.
Tem algum lado certo? Não existe lado certo ou errado. Porém sabemos muito bem o lado que vai mais prosperar, certo?
A Arquitetura "atual" se trata disso gente. Se vc não se "atualiza", vc fica pra trás. Não digo que vc não deve mais projetar o que seria o "ideal'. Vc pode e deve. Porém a arquitetura deixou de ser algo IMPOSTO pelos arquitetos e passou a ser algo DEMANDADO por alguém. O arquiteto agora atende essa DEMANDA e projeta o que o CLIENTE deseja. Vc aproveita e coloca também os seus toques e influências. No final, o que importa mesmo, é todo mundo estar feliz. E a felicidade que estou falando não é sinônimo de arquitetura correta ou incorreta, é a felicidade genuina.
O modernismo é f3i0
Aí a galera, o cliente ,não entende das consequências das escolhas feitas, tal qual manutenção. Ou o problema da falta de personalidade do cliente no imóveis que os clientes reclamam a posteriori. O arquitetura é um processo de demanda e sempre será assim, mas o papel do profissional é informar e dissuadir más escolhas.
Meu vizinho reclamou que todas as casas ficaram iguais, exceto a minha, e isso estava fazendo ele questionar a escolha do arquiteto como também o gasto da obra. Fui por um caminho usando muita estrutura metálica e vidros na medida certa para criar uma casa que funcionasse para mim, sem preocupar-me com o que estava na moda e usando até paredes que imitavam taipa de pilão num projeto modernista.
O grande problema do cafona é o maneirismo que isso representa, tal qual o rococó representou o declínio da arquitetura barroca, mostra o quão olhamos para trás de forma errada. O problema clássico dos Neos na arquitetura
@victortaveira8271 você tá querendo dizer que o arquiteto deve impedir que o cliente construa sua casa com arquitetura clássica?
@@danilomagalh4es Não deve impedir, mas informar os problemas dessa arquitetura e dissuadir algumas opções que comprometem a proposta do imóvel. Para mim, essa arquitetura funciona em construção com fachadas de mármore e não suporta janelas grandes ou boa iluminação, que os adornos não envelhecem bem em cidades com tendência de muitas chuvas e com inversão térmica. Inclusive, a arquitetura clássica verdadeira não é para um clima do Brasil
@@victortaveira8271 há inúmeros prédios históricos de arquitetura clássica no Brasil que estão em pé a séculos. Logo esse seu argumento de que o clima interfere na arquitetura clássica no Brasil não faz sentido. Se o cliente quer a sua casa com uma arquitetura clássica, o arquiteto deve fazer isso sair do papel.
Ja estou de saco cheio das casas quadradas do BR, tentam copiar as mansões de LA, mas sem jardim e paisagismo, somente concreto, vidro e porcelanato imitando rocha.
Por que o pessoal da esquerda gosta de falar "cafona" pra criticar tudo que não lhe agrada, como se fossem seres superiores? Não precisa estudar muito pra ter um vocabulário mais elaborado.
E pior: um cara de camisa social bege, calça de sarja cáqui e tênis de corrida, num cenário horripilento, chamando os outros de cafona. É para acabar com o mundo mesmo.
@MarcoTulio151 😅😅😅
@@MarcoTulio151e meia rosa! 😅😅😅
@melo-n9r o bom senso estético em pessoa. SQN! 😁
Vc é livre pra fazer uso da palavra também, não se sinta inferior.
Vcs estão sugerindo que a Anita não tem bom gosto e requinte?
Sim, não tem
😂😂😂😂😂😂
Claro que sim! ela é Nova Rica.
Anita não é exemplo pra nada
Quem é ela ??@@marquesdoparanaonacionalis6671
Convidam o cara para entrevistar, mas fica interrompendo a linha de raciocínio do entrevistado o tempo todo, paciência.
PERNOSTICOS !!
A arquitetura contemporânea é o empobrecimento da arquitetura, Não tem autenticidade, as construções por todo mundo parecem iguais, estão cheias de exageros que são apenas símbolos de status sem funcionalidade alguma e ao mesmo tempo, empobrecidas pela praga do minimalismo que tira totalmente a sensação de “lar” das casas.
A premissa das escolas de arquitetura moderna é forma segue função, só isso mostra os problemas de leitura da elite
Cada vez mais vemos containers sobrepostos e chamam isso de prédios de alto padrão.
Funcionaria pra moradia popular...
@ Todo prédio mais alto dá esse aspecto independente do estilo. É muito visível isso e existe por projeto para otimizar muito aspectos construtivos e de uso. Um detalhe interessante é comparar os prédios de higienópolis com os da marginal pinheiros verá o quanto as torres mais baixas ficam mais harmônicas. Prédios altos ficam melhores com arquitetura art decor ou focada para aranha-ceús.
Que ignorante, qual a relação de mansarda com neve? Mansarda surgiu de se ocupar um sótão e o transformar em mais um andar habitável.
Verdade.
Concordo com a crítica aos gigantescamente verticais neoclassicos da região do Parque do Povo em São Paulo. Fica exagerado, forçado demais.
E aquela roda gigante de São Paulo, que até o nome e a localização é bizarro e cafona. “ Roda rico” 🤣🤣🤣
Os esquerdistas são contra a evolução das cidades
Os "canhotos" são contra a evolução das cidades brasileiras
Camboriú serve de estudo de caso sobre cafonice.
Cafona é o modernismo 😂😂😂
Literalmente nossa arquitetura veio da Europa,isso nem faz sentido
Os arquitetos se acham importantes. Importante mesmo é ter o dinheiro pra por de pé um sonho. A arte sempre foi prostituta, sempre está atrás de quem possa lhe pagar por seu serviço
Eu gosto de SP mas de fato. A arquitetura dos predios eh muito arcaica. Rio e Recife tem arquitetura muito mais bonita e moderna. Acho q tudo tem sua epoca. Eh meio cafona ficar recriando estilos do passado.
Entrevistadores deveriam parar de interromper o entrevistado.....
Adoro que dão nomes as cafonices kkkkkkkkkkkk
Raul pra Prefeito já!
O cara falando que o Copan é bonito … que planeta vivem os arquitetos?
Esse cara nai acha nada que presta em sai paulo vai enbora so voce manja. Ridiculo
Chamar de cafona aqueles prédios, acho que mandou mal.😅
Arquitetura brasileira sempre foi horrível! Niemeyer era um lixo! Sem beleza nenhuma!
Aqui no norte da europa, muitos europeus riem da cafonice dos brasileiros com essa obssessao pela palavra luxo, o qual quase nunca tem nada a ver com a realidade . Ademais, eles nao entendem o que ha de luxuoso nos cafonerrimos nomes franceses, ingleses e italianos que os brasileiros dao aos edificios, tipo pallazzo no sei das quantas, maison do quer que seja. KKKK Gente jeca tais brazucas!
@@Egbert4299 custo acreditar que os europeus se preocupam com nomes dos prédios num país subdesenvolvido da América do Sul.
@@asaquebrada
Exatamente, isso tem cheiro de português ressentido com brasileiros, sendo que eles também tem pouca relevância para o continente do qual fazem parte.
Voce e seu complexo de viralatas estão distorcendo minhas palavras. Em nenhuma parte eu disse que eles se preocupam, disse somente que riem. 😂😂😂😂 É patetico mesmo! 😂😂😂😂 Sim, acredite! É Possivél, embora você custe a acreditar, europeus já estiveram em São Paulo, alguns estão nesse exato momento e muitos ainda estarão. Acredite, não é somente em seu sonho, mas na realidade também acontece! Eu sei que parece sonho pra voce, mas, mais uma vez insisto: É verdade, é real, europeus visitam São Paulo e pelas mais diversas razões.
@@joaovictorbraga8157voce alem de complexado, de sentir-se inferior aos europeus, também é ressentido, tolo e atira no vazio. Eu sou paulistano da chacara flora e neto de holandes.
@@joaovictorbraga8157 mais ainda porque o lusitano acima disse que está no norte da Europa. Mais um emigrado que encheu de ganhar 1400 euros e morar num T2 mofado.
Numa cidade tão cafona em termos de calçadas tortas e muralhas medievais, a arquitetura da fachada da torre é o de menos. Se é gosto do freguês temos que saudar o capitalismo. Não é culpa do arquiteto, nem do dono, quem manda é o mercado
👏👏👏
Prefiro as cavernas!
Um Estranho no Ninho- Jack Nicholson.
❤
O neo classico é o sapatenis da arquitetura.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Bonito é a arquitetura modernista. 😂
@@danilomagalh4es a clássica é linda. Neo clássico e cafona pra caralho, só a crasse merdia acha q esse lixo é de bom gosto.
@@andersoncambises4691 uma barraca de camping é mais legal q o neo clássico.
@juvendio Você pirou, mano.
Muito curioso
O povo nos comentários não sabe nem s diferença de arquitetura moderna da arquitetura contemporânea
@@Marcosradassi "Contemporâneo" significa algo que pertence ao mesmo tempo ou período atual. Ou seja, se você vivesse na Grécia antiga ainda seria período contemporâneo pra você.
O modernismo, arquitetura soviética feia pra kct, é feio. A arquitetura clássica é infinitas vezes melhor.
Me desagrada a ideia de hierarquia entre o coliseu e o casarão. Sob essa perspectiva, todo o patrimônio nacional brasileiro é desqualificado. Entendo a crítica, mas Juste Lores sempre se perde em conjecturas falaciosas. Ele mesmo (e seus seguidores) entendem a cidade europeia como modelo pro urbanismo brasileiro, como se esse fosse o único referencial de urbanismo possível. Passa por cima de todas as diferenças socioculturais e econômicas entre Brasil e Europa pra defender o ideal de cidade compacta. Me parece contraditório criticar a europeização neoclassica da arquitetura e defender a Jan Ghelização das nossas cidades. Mas né, podemos esperar o que de um camarada que diz que São Paulo é a capital do Nordeste? Certamente, a falta de consciência crítica.