Havia chego ou chegado?
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Descubra neste vídeo como usar sem medo (e sem erro) o particípio de verbos como "chegar" e "trazer"!
Inscreva-se no canal!
Compartilhe esta dica!
Curta nossa página no Facebook:
portuguesdiaadia
Amo essa professora, ela ensina de um forma tão carinhosa, ao contrário de muitos professores.
Parabéns!!!!! você é muito simpática e explica muito bem.Os exemplos são fundamentais. Grande abraço!!!Carlos Medeiros.
As suas aulas ajuda muuuuuito
Sou sua fã 😍
Ótimas dicas!!
Professora é excelente !!
Perfeito! Obrigada professora.
Já estou inscrito no canal professora
ADOREI!!!!
Desde a infância, aprendi a pronúncia "Rorãima". E assim foi por anos e anos. De repente, vieram dizendo "Roráima". O Brasil inteiro: é "Roráima" pra lá, é "Roráima" pra cá. Até William Bonner...
Pensei que eu era o último dos moicanos.
Obrigado.
Muito bem! Seus vídeos são excelentes, agradáveis e muito instrutivos. Sou inscrito no canal e amo assistir a suas aulas. Parabéns, professora!
Atendendo ao seu pedido, profe, já estou inscrevido no canal.
Amei muito os vídeos, parabéns pelas explicações claras .
Vc é simplesmente maravilhosa 👏😍
Ótima professora!
Muito bom !
Adorei! Já me inscrevi no canal
Maravilhosa!
Show
Amei!!!
Olá professora, tudo bem?! queria dizer que estou aprendendo bastante com seu canal, super didádico e descontraido.
Tenho uma dúvida há muito tempo e gostaria de saber se você pode ajudar-me. Bem, sabemos que uma possível explicação para o uso do som "nasalizado" (sinal diacrítico ou acento circunflexo) na pronúncia variar de acordo com a região do Brasil se relacionar ao fato do som individual de cada fonema ser pronunciado de maneira deferente, de acordo com o "sotaque".
Por exemplo, a palavra "Amar":
Algumas pessoas por motivo do "A" vir antes de um "M" nesta palavra, pronunciam "Â-mar" com o A nasalado, mesmo que a grafia não indique tal acentuação como vêmos nas palavras Â-ma-go e Âm-bar.
Outras pessoas, principalmente no nordeste do Brasil, pronunciarão o verbo "amar" e palavras semelhantes com o "Á aberto" (Á - mar), respeitando a separação silábica e o som do fonema "A" individualmente tal como a vêmos na palavra Á-gua. Neste caso, haveria uma pronúncia correta?
Outra dúvida seria em relação à palavra "muito".
A palavra Ro-ra-i-ma em algumas regiões é pronunciada adicionando-se um til "imaginario" na segunda sílaba (Ro-rã-i-ma), ao estudar sua construção, notamos que não é grafada de forma que indique um sinal diacrítico. Tal qual Roraima, Por que pronunciamos "mu-în-to" nasalizando o "i"?
Abraços e parabéns pelo conteúdo do canal!
(Obs: perdoe-me por qualquer erro gramatical cometido rsrsrs)
Fico feliz por os vídeos serem úteis a você. Eba! :D
Quanto à sua dúvida, a nasalização de tais vogais se dá pela proximidade de um fonema nasal (/m/ ou /n/), que geralmente aparece depois delas ("muito" é exceção). ;)
@ Entendi perfeitamente!
Ah, pesquisando o pouco aqui, vi que a exceção na nossa pronúncia nasalada da palavra "muito", deriva do galego-português, mũito.
Muito obrigado por tirar um pouco do seu tempo pra me responder! :) 💙🙏
gosteiii❤❤
Professora, mais sugestões: à toa e à-toa versus a toa e "atoa", a maioria das pessoas escrevem de forma incorreta. O vir e o vim, em que muitas pessoas utilizam o "vim" deliberadamente de forma incorreta: "você vai 'vim' hoje?" As formas corretas de conjugação dos ver e vir, fazendo a diferenciação, por exemplo, de quando eu VIR ou (verbo ver) e de quando eu VIER (verbo vir). E a gente versus agente, muita gente confunde. Obrigado.
Obrigada pelas sugestões, Sérgio. Algumas já estavam na fila de vídeos, outras estão agora, rs. A diferença entre "a gente" e "agente" já foi gravada. ;)
Obrigado, Professora! Seu canal é muito esclarecedor e me tirou aquela dúvida que eu tinha em relação ao "Pai-Nosso", que como sou chato com o português me deu na telha de rezar dizendo "cairmos"; e eu estava equivocado.
Muita gente comete esse erro, Sérgio. Fico feliz por o vídeo ter-lhe esclarecido a questão! :)
professora, vc poderia oferecer um curso para concursos públicos!
Oi, Fabiana! Mande-me mensagem pelo Facebook. Aí lhe falo dos cursos em que trabalho ou para os quais já gravei curso completo, ok?
Por que não mostram um vídeo assim em intervalos de programas de televisão? Um dia chegaremos lá.
Òtima!!!
Então a frase: "Eu havia me inscrevido no canal dele" está errada. Uaau, muito obrigado. Estou aprendendo muitas coisas no seu canal.
Mesmo assim, a frase: "Eu havia me inscrito no canal dele" soa tão estranho pra mim.
Mesmo soando estranho, é correto, pois "inscrito" é a única forma de particípio do verbo "inscrever".
Existe alguma lista à disposição com todos os verbos que só admitem o particípio irregular ou regular? Ou são somente esses exemplos do vídeo que só admitem de um jeito?
muito bom
Com ter e haver sou obrigado a usar o verbo na sua forma regular, certo? Mas e quanto aos outros verbos (além de ter e haver)? Posso usar as duas formas?
Fábio, você usará a forma irregular. Temos um vídeo sobre isso: ua-cam.com/video/i7-Q3Oqauis/v-deo.html
@ Obrigado!
Casa linda ou casa, linda?
Depende, Francisco, se CASA é o substantivo (com sentido de "moradia") ou o verbo "casar" e se LINDA é uma característica da casa ou a forma como chama a pessoa com quem pretende se casar... Que poder tem a vírgula, não? rs
Depois falam que inglês é difícil
Ah, todo idioma tem suas complicações... rs