FLLX 2024 • Debate sobre os livros «Em Busca do Portugal Contemporâneo» e «Vozes da Revolução»

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024
  • Debate sobre os livros «Em Busca do Portugal Contemporâneo» e «Vozes da Revolução» da colecção «O 25 de Abril Visto de Fora» em co-edição com a Comissão Comemorativa 50 Anos do 25 de Abril, no dia 2 de Junho, na Feira do Livro de Lisboa. Com a participação de António Costa Pinto, Maria Inácia Rezola e Tiago Fernandes.
    Sobre a colecção:
    DIRECTOR DA COLECÇÃO: ANTÓNIO COSTA PINTO
    Sobre os livros:
    «EM BUSCA DO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO -
    A REVOLUÇÃO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS»
    UM CLÁSSICO COM O QUE DE MELHOR ESCREVEU UM CONJUNTO ASSINALÁVEL DE ACADÉMICOS INTERNACIONAIS QUE DESPERTARAM, COM O 25 DE ABRIL, PARA O ESTUDO DO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO
    «Os artigos desta colectânea, escritos para o colóquio do International Conference Group on Portugal em 1979, tentam colocar a revolução de 25 Abril e o seu rescaldo numa perspectiva que combine a análise das condições históricas e sociais internas de Portugal com a dos acontecimentos internacionais de meados da década de 1970. Considerados no seu conjunto, estes ensaios demonstram que a compreensão dos processos sociais e políticos vividos pelo país durante a revolução deve incluir o entendimento da experiência portuguesa ao longo do último século, das especificidades do contexto internacional, e em especial dos desenvolvimentos ocorridos nas relações de Portugal, quer com o resto da Europa, quer com África, desde o início dos anos 60.»
    - Joyce Firstenberg Riegelhaupt, Introdução
    Textos de Alex Macleod, Ben Pimlott, Bill Lomax, Charles Downs, David L. Raby, Douglas L. Wheeler, Harry M.Makler, Jean Seaton, John R. Logan, José Medeiros Ferreira, Joyce Firstenberg Riegelhaupt, Lawrence S. Graham, Nancy Bermeo, Paulo de Pitta e Cunha, Thomas C. Bruneau, Tom Gallagher, Walter C. Opello, Jr.
    O livro: tintadachina.p...
    «VOZES DA REVOLUÇÃO - REVISITANDO O 25 DE ABRIL DE 1974. ENTREVISTAS E ESTUDOS.»
    A REVOLUÇÃO PORTUGUESA VISTA PELOS PRINCIPAIS MILITARES DO MFA, UM LEGADO ESSENCIAL DE HISTÓRIA E MEMÓRIA.
    «Estas entrevistas foram habilmente conduzidas por Paul Manuel em 1990 e 1991, quando os dias agitados da revolução já tinham passado, mas os acontecimentos ainda eram suficientemente vívidos para serem recordados com algum pormenor. As reflexões de 14 dirigentes militares centrais de diferentes patentes e crenças políticas aqui registadas dão‑nos uma visão clara da espantosa diversidade existente na instituição militar, do desastre que foi evitado e também dos modos de pensar que foram ora penalizadores ora facilitadores de um final feliz.
    Estas fascinantes entrevistas, a par dos ensaios que as enquadram, oferecem‑nos uma imagem vívida de alguns dos homens que em última análise determinaram o destino de Portugal. Deveria ser dado um papel mais proeminente aos atores militares na nossa literatura sobre mudanças de regime, e esta deveria ser objeto de uma leitura alargada.»
    - Nancy Bermeo, Prêambulo
    Com entrevistas a: Amadeu Garcia dos Santos, António de Spínola, Carlos Fabião, Fisher Lopes Pires, Francisco da Costa Gomes, Jaime Neves, José Manuel da Costa Neves, Luís António Casanova Ferreira, Manuel Monge, Mário Tomé, Otelo Saraiva de Carvalho, Vasco Gonçalves, Vasco Lourenço, Vítor Alves
    «A 25 de Abril de 1974, a «Revolução dos Cravos» inaugurou em Portugal uma experiência, única na Europa, de transição pacífica da ditadura para a democracia. Seguiram‑se 18 meses de transformações rápidas e profundas, que mudaram radicalmente o país e a sua relação com a Europa e o mundo, e marcaram o fim do seu império colonial. Foi um período em que a história acelerou, dando a conhecer experiências e vozes com diferentes perspetivas, mas todas portadoras de expectativas de mudança. Em 1990‑1991, Paul Manuel esteve em Portugal e, em colaboração com o Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A), entrevistou alguns dos maiores protagonistas militares desse período. À época, tinha sido feito pouco trabalho de recuperação dessas memória, tornando‑se o professor Manuel um dos seus pioneiros. Foi por isso com grande alegria e expectativa que tomei conhecimento da edição das entrevistas que este livro agora coloca nas mãos dos leitores. Não é demais sublinhar a sua importância histórica e o grande valor deste trabalho, para o qual o CD25A deu também o seu contributo.»
    - Rui Bebiano
    [Historiador, professor da Universidade de Coimbra, investigador do Centro de Estudos Sociais e diretor do CD25A]
    O livro: tintadachina.p...

КОМЕНТАРІ •