O q não gosto nos Corcel e derivados é que é tudo canela fina. Imagino a beleza e harmonia que ficaria um Corcel II com bitola mais larga e pneus maiores proporcionais à larga carroceria.
Mas aí é só trocar as rodas que melhora substancialmente. Tenho um Del Rey com rodas Scorro Mexerica, dá uma cara muito mais de "muscle car" pro bichão.
@@luizgustavobertazzo1577 Prefiro a furação diferente porque as rodas no mercado de usados são bem mais acessíveis. Mas existem adaptadores aos montes pela internet.
Mas essa questão da bitola e das rodas 3 furos dá pra resolver com uma tacada só: é só colocar adaptador de rodas com a espessura e quantidade de furos que quiser. Sem nem fazer adaptação no carro em si.
Sempre fiz a mesma crítica. Existe uma desproporção. Se o Del Rey tivesse sido mais fiel ao Ford Granada em dimensões e motor, teria concorrido com Opala facilmente.
O Corcel II com 4 portas ficou muito mais harmonico e bonito que o de duas portas... pena nunca ter sido lançado... Incrível como as montadoras sempre optaram pelo PIOR, pelo mais barato para elas, pelo pior possível...
Olá, parabéns pelo seu canal. Vou falar o que eu ouvi da Brasilia, trabalhei na Volvo Car em 2006 a 2008 e um dos pilotos de teste chamava Enis, era já um senhor e trabalhou muitos anos como piloto de testes na fábrica da Volks na década de 1970, estava lá quando do projeto Brasilia AP, que foi apelidada internamente de "Brassat". Ele contou que foram construídos 5 ou 6 carros, o primeiro foi mesmo uma adaptação, plataforma do Passat e carroceria da Brasilia feito a mão por um funileiro, as outras já foram feitas com ferramentas de pré estampo. Os veículos já estavam em teste até que um dia o chefe dele avisou que iria ter visita do pessoal da Volks da Alemanha e que era para deixar o departamento limpo, organizado, carros limpos em ordem ( coisa normal em qualquer empresa quando tem visita da matriz), No outro dia desceu o presidente da Volks Brasil junto com a comitiva que tinha vindo da Alemanha e todos um por um deram uma volta com os carros no pátio, coisa rápida não muito longe, sempre com presidente do lado, e obviamente falando em alemão. Este senhor não falava alemão, mas quando cada integrante da comitiva descia do carro depois de ter andado a expressão do rosto deles era de surpresa e satisfação porque segundo este senhor o carro realmente ficou bom. Passado mais ou menos uma semana desceu a ordem direto da presidência da Volks para recolher as "Brassat" e "scrapear" (destruir) todas e quando ele perguntou ao chefe se a comitiva da Alemanha não tinha gostado do projeto o chefe falou que pelo contrario, eles acharam muito bom, porém se fosse lançada a "Brassat" iria prejudicar as vendas do Passat que tinha acabado de ser lançado. Este senhor não era de ficar contando vantagem e mostrou até algumas fotos, não deste projeto da Brasilia, mas de outros inclusive trabalhando nos carros. Não tenho como comprovar esta história, mas ta aí meu humilde relato do que ouvi do projeto da "Brassat".
no ano de 90 vieram Alfa Romeo 164, BMW e Marcedes bens 190, carros de luxo !!!, com poucas unidades, os LADA eram carros bem mais simples, defasados se comparados aos nacionais. mas a partir do ano de 92, ai sim !, uma enchurrada de carros modernos, com bom preço, arrasando a concocrrencia das marcas nacionais. Toyota Corolla, Honda Civic, Suzuki Vitara, até as marcas Hiunday com bons carros, alguns exemplos, eu me lembro bem dessa época.
O Verona 4 portas(Orion na Europa) também foi cogitado aqui, terminou sendo abortado, teve protótipo e tudo por aqui. Outros modelos que ficaram perto de ser produzidos foram a Caravan 4 portas, a perua Monza, a Scala/Belina também c 4 portas, o Polara 4 portas, tem muita coisa, essa série vai dar muitos capítulos
Essas mulas do Passat eram encurtadas no comprimento do Gol bx definitivo... Eu tive a 4rodas da época com a foto e perdi a revista...😢 A lei da reserva da informática desenvolveu uma indústria nacional (com grandes avanços em automação bancária) porém nos condenou ao atraso em vários aspectos...
Pedro, Parabéns pelas histórias dos carros da nossa época. Era homem e máquina integrados como uma coisa só. Sem contar que podiamos fazer muitos consertos em nossa própia casa. Era muito legal.
Boas histórias. Tive um Gol quadrado 1992 com motor da Ford 1.6 a alcool. (raridade). Econômico e possante, Foi uma boa contribuição da Ford na Autolatina. Fiquei com ele até 1998 quando comprei um Ka.
É um motor muito econômico mesmo, tenho um Del Rey 1.6 (ainda Sierra/Renault, antes das modificações da Ford pra trocar o nome para CHT), fiz 13km/l na estrada com gasolina.
É muito bom ter um canal tipo o seu eu nasci em 1981 não tenho lembranças de lançamentos de filmes,carros,novelas etc....parabéns um salve dos gaúcho tchê. 🙋
Ô Pedro, tem uma comunidade enorme que gosta do polo classic, acho que por conta do motor AP, etc... etc... Eu queria ver você falar mais do Polo Classic cara. Importante lembrar que existem 2 modelos. Na argentina, até 2020, o modelo era igual ao 2001 do Brasil.
Chega a ser engraçado o trabalhão que a Ford teve para adaptar o motor AP no Del Rey, para se ter ideia, o túnel do câmbio teve de ser reprojetado para caber no carro. Aí você pesquisa e descobre que o Cléon-Fonte da Renault (motor que deu origem ao CHT) era usado na mesma época no Renault 5 Turbo lá na gringa, entregando 160cv.
O Corcel, antes de ser "um projecto da Willys" era um projecto Renault. O projecto da Willys é a adaptação do projecto 117, concebido pela Renault para substituir o R8 e R10.
Verdade. Mas isso tem uma explicação: o próprio Renault 12 viu o arranque da sua produção atrasado em França. Aliás, por bizarro que pareça, a versão romena do Renault 12, o Dacia 1300 [contexto: a Dacia, controlada então pelo governo romeno, já produzia o Renault 8 e, naturalmente, também adquiriu os direitos de produção do Renault 12, que os fabricou até ao início do século XXI!] começou ele próprio a ser produzido uns escassos meses ou semanas antes da própria versão "original" da casa-mãe.
Esse Gol de estudo pqra p gol GTI saido ek 1987. Eu li no livro Alaúde. E foram varias dias de estudo de design. Com essa roda eu na minha opinião. É bonita. Mas quando saiu a orbital do carro futuro futura sensacional. Essa acho que saiu no estudo do Santana do futuro?
Na Quatro Rodas de junho de 1978, na seção "Segredo", foi feita uma foto desse Corcel "4 portas", além de um modelo esportivo (parecido com um Del Rey 2 portas) e um desenho do que seria um novo Maverick, com frente e traseira do próprio Corcel... Claro, jamais saíram disso. Belo vídeo,PL, belo trabalho de pesquisa. Like no vídeo!!!
No mundo automotivo a emoção não é levada em conta,apenas os aspectos comerciais,projetos que seriam interessantes mas inviáveis financeiramente são descartados!
Interessante relembrar esse momento histórico da indústria brasileira. A ideia de incentivar a indústria brasileira era nobre, mas como dizem o inferno está cheio de boas intenções. Essa época foi perdida, salvo alguns empreendedores que transformavam carros e caminhonetes em produtos personalizados. Vale destacar que nos anos 70 e 80 era comum promover modificações nos seus carros, tornando personalizado, único e com sua personalidade, pela falta de opções no mercado.
Lamentável que a VW costumasse destruir seus protótipos e ensaios. O Santana Tecno II, com as extremidades extremidades em acrílico fumê e lindas calotas aero, merecai estar com destaque no museu.
Hoje, possuindo um Polo 98, vejo como sendo muito mais carro do que seria se tivesse saído um Voyage pé de boi, ele tem um boma acabamento, sem falar do motorzão AP 1.8. Também tive um Gol 96 CHT, apesar do acabamento em plástico, a mecânica era confortável e super econômico, peguei muita estrada com ele, fiquei 2 anos, uma pena que perdi ele, deu pt
Muito bom conhecer mais da história dos carros mais antigos canal bem informativo to sempre a companhando todos os videos de vocês sou do interior da cidade de Tupanciretã RS.
Passaram na minha vida: Corcel ll, Del Rey, Fiat 147 frente Europa, Brasília 77 quase amarela, Fiat Elba, Gol 1000, Uno 1.6R, Renault 19 1.8, Uno CSL, Ford Versailles, Escort 1.8, Tempra 1.8, Ômega Suprema, Santana executiv, Diplomata SE, Toyota Estima, Toyota Wish, Honda Life, Suzuki Alto, Nissan Serena, Daihatsu Mira, Daihatsu Max, Mercury Cougar XR7 e algumas motos.
VW Apolo e um produto 100% Ford na epoca o estudio de crianção da Autolatina ainda nao existia e o estúdio Ford foi responsável pela criacao baseada no modelo Sierra RS Sapphire Ford Cosword.
Boa noite. Gostaria de possível que fizesse um vídeo sobre o Camper, uma espécie de SUV ou Jeep com motor GM e que teve seu lançamento como pano de fundo da novela Rainha da Sucata, com Tony Ramos como seu projetista. Uma grande jogada de marketing, mas o carro durou pouco no mercado
Muito bem explicado a respeito desses modelos de carros como por exemplo o corcel 2 dê 4 portas q N passou dum protótipo q nunca existiu Do modelo do del Rey 2 q tbm nunca existiu tbm e interessante saber do gol gts de 83 q na vdd só foi lançado em 89 ou seja são fatos interessante q pra nós q somos apaixonados por carros Parabéns 👏👏👏 pela divulgação desse conteúdo
Antes do Fox ser inserido no mercado, estive na fábrica da VW de São José dos Pinhais - PR e vi uma unidade que tinha uma porta em um lado, representando o modelo de 2 portas, e tinha duas portas do outro lado.
A revista Oficina Mecânica especulava que o Novo Gol e o Novo Gol seriam o mesmo carro. Esse projeto da Ford era muito bonito e avançado para a época. É uma pena não terem aproveitado.
Sobre o polo classic eu discordo sobre o sussesso aq no leste de minas na época só se via polo e Tempra nas ruas e estrada era d+ por tanto sou fã de Tempra eu tinha uns 10 pra 11 anos e carro pra mim é o Tempra q junto com o polo Santana e o Vectra embelezaram nossas ruas e estradas nos anos 90 q tempo bom foi os anos 90 ô saudade
Com relação à Autolatina eu lembro que a Ford tinha uma participação maior no mercado percentualmente no início da associação e que caiu ao término em 7 ou 8 pontos percentuais com relação ao início caindo de 17 ou 18 % para 10 ou 11 % ao término em 1996
Engraçado a Kombi foi um dos melhores projetos um veículo usado pra tudo mais os engenheiros não quiseram moderniza com motor dianteiro injetado também com versão a diesel para continuar e disputar com as atuais chinesas que hj dominam o mercado nacional.
Essa resistência a coisas melhores, como ouve no brasil 40 anos atrás só prova como renovar a política pra pessoas mais novas é necessário. Esses rato velho, com cabeça de 1920 seguraram o brasil por muito tempo.
Era a Lei da informática, que vigorou de 84 até 90. O objetivo era criar tecnologia interna com a demanda reprimida, mas acabou que os empresarios traziam tecnologia externa e só colocavam os seus emblemas e cases nos equipamentos. Vide os computadores MSX da Sharp e Gradiente com processador 8086, que era importado.
Para mim, o maior erro da VW do Brasil foi ter cancelado o projeto do Voyage Bola em meados de 1994..... Não vou apontar dedos de quem teve a culpa, e tão pouco dos altos e baixos da parceria Autolatina (Ford e VW). Mas, o Voyage geração 2 teria feito sim um grande sucesso devido aos novos lançamentos do Chevrolet Corsa Sedan (1996), Ford Escort Sedan e Fiat Siena (ambos em 1997)..... O "Novo Voyage", chegaria por volta do ano de 1996 sendo o terceiro membro do projeto AB9, inaugurado pelo Gol em 1994, seguido pela perua Parati em 1995, e mais tarde pela picape Saveiro em 1997..... Com isso, o Voyage G2 poderia aposentar o sedan de geração quadrada que contava com opções de duas e quatro portas (esse último vindo da Argentina). Numa outra ocasião, o Voyage Bola também assumiria o posto do sedan Logus, ex modelo da Autolatina com a Ford que se encerrava em 1996. De certa forma, a VW do Brasil descartaria a vinda do Polo Classic (sedan derivado do espanhol Seat Córdoba), pondo no lugar a segunda geração do Voyage, calcado nas linhas do Gol Bola.
@@danielsan8591 O espanhol Seat Córdoba chegou no Brasil em 1995, sendo modelo importado comercializado pela concessionaria da VW. O sedan medio era vendido unicamente na versao GLX com motor 1.8 de injeção eletrônica monoponto de 90 cavalos de potência. Trazia como principais equipamentos de série direção hidráulica, aquecedor interno, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna remota da tampa do porta-malas, desembaçador do vidro traseiro, aerofólio traseiro, rodas aro 14 com calotas e pneus 185/65R14, para-brisa degrade, vidros verdes e entre outros itens...... Entre os opcionais, haviam ar-condicionado, travamento elétrico central das portas, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos elétricos, coluna de direção regulável em altura, rádio AM/FM estéreo com toca-fitas, freios ABS e air-bag para o motorista, além de pintura metálica ou perolizada.
O Voyage G3, iria ser um pouco identico ao Chevrolet vectra ao meu ver ou ate mesmo um Celta geração 1 sedan se também esxistice que é o mesmo caso.🛣🚗🌵🌵🌵
Concordo. Uma discussão e sem aviso de funcionários e projetista acabou com um projeto da terceira geração do Voyage. Teriam opiniões é bonito ou feio com força. Outro foi nesse mesmo caminho mas teve diferenças, como não terem comunicado com a Volkswagen a Ford. Pois como Volkswagen detinha 50% a Ford 49% ela vendo que a Volkswagen, já tinha em mente lançamento a iniciação do projeto a lançar gol que mais tarde se chamaria gol bolinha. E ela estava perdendo mercado precisa se remexer.
O G3 mostrado na foto, o amarelo/ouro debaixo de um "lensol" era com frente de G3 normal, com a traseira possivelmente mantendo as caracteristicas originais do conceito. Lembra um vectra mas nem tanto assim. Muito interessante sua observação
Nada a ver, tem fotos da traseira do Voyage G3, não teria nenhuma semelhança com o Vectra. Seria um "Bora" pequeno como o outro comentou aí. Aliás o Voyage G5 veio com essa semelhança com a traseira do G3, ninguém achou parecido com o Vectra. Acho que a única semelhança que teria com o Vectra seria a "carinha" triste na traseira, mas cada um tem seu próprio design único.
Na época ainda existia certo preconceito do brasileiro com carrocerias quatro portas, e o motor AP só foi ficar "disponível" em 1987 com a Autolatina, aí infelizmente o Corcel II nem existia mais.
Fala meu amigo! Me tira uma Dúvida Recentemente eu comprei um Gol 1988 Da Versão "C" sou o Terceiro Dono.. poderia explicar um pouco dessa versão,pq antes de comprar eu não conhecia kkk pensei que era até um erro de digitação do documento, aí percebi que não Realmente é um Gol de Versão C!
O problema era que do Gol 1.3 era caro. Pois o Gol 1000, treze anos depois, fez relativo sucesso, tendo a mesma potencia do 1.3. Oq atrasou o GTi foi a famosa "lei Sarney" Quem sofreu mais com o protecionismo brasileiro burro, foi o proAlcool da Petrobrás , pois a injeção eleteonica cairia como uma luva para os recentes motores movidos a ethanol, pois a programacao do modulo poderia resolver os problemas de partida a frio e aceleração tão frequentes nos 80s.
Boa pra nois Sobre o Apolo pra quem é das antigas até a globo tentou alavancar as vendas na novela rainha da sucata Tentaram mas não deu o carro na minha opinião era bonito pra epoca
O protótipo do Gol "TS", mencionado na matéria, seria equipado com o motor do Passat TS de então. O motor Boxer continuaria a ser usado na versão de exportação para, salvo engano, a Nigéria.
02:00 min: não só o motor e as rodas eram as mesmas. Muito mais do que isso, a plataforma era a mesma. Até mesmo o Del Rey herdou a mesma plataforma para enfrentar a concorrência de Santana e Monza. Infelizmente na Europa a Ford já tinha produtos muito mais modernos que Del Rey na época! Mas fazer o que? Cortar custos e vender plataformas antigas, produtos antigos (não necessariamente ruins) maquiados a preço de ouro. Época que o governo praticava a política de reserva de mercado que na prática só servia para proibir uma concorrência de verdade ao invés de proteger a indústria nacional. O Del Rey seria um Corcel 3 dos anos 80.
Na Europa, a plataforma do Corcel também sobreviveu até ao final dos anos 80. Se pensarmos que o Corcel não é mais do que uma adaptação do Projet 117 da Renault, que virou o Renault 12, que teve os derivados 15/17, e que os respectivos substitutos (18 e Fuego) usavam essa mesma plataforma, não está assim tudo tão distante assim.
Entendo amigo, no caso desta plataforma em questão (do corcel) ela se manteve "viva" nos Renault até quase o mesmo período do fim do Del Rey aqui no Brasil. O problema é que na Europa e acredite se quiser até mesmo na Argentina e na Venezuela, a Ford oferecia ao consumidor um sedan médio anos luz a frente do nosso valente Del Rey. O nome dele era Sierra. Esse foi mais um exemplo de atraso tecnológico e mercadológico gritante. Talvez a ausência da marca Renault no Brasil na época teria também contribuído para se manter essa plataforma além do que já citei quando abri o tópico.
Outro carro da Ford que "quase " existiu, foi a "geração seguinte" do Landau. Ainda nos anos 1980. Ele seria inspirado no Crown Victoria Americano (a famosa 'versão quadrada'), por ter o mesmo perfil do "v8 canadense", e a outra "raridade" por ainda oferecer "etanol" dos Landaus anteriores. E por ' razões econômicas ' , o Del Rey, compensou o legado deixado pelo Landau. Outro 'erro' da Ford, foi não ter feito o Versailes inspirado do MK3 do Ford Sierra. E e seguraria a transição do Ford Verona que conhecemos.
Lamentável
Pedro eu sou funileiro, eu gosto de ver todos vídeos seu, vc e bem detalista!
Muito obrigado Célio! Grande abraço!
O q não gosto nos Corcel e derivados é que é tudo canela fina. Imagino a beleza e harmonia que ficaria um Corcel II com bitola mais larga e pneus maiores proporcionais à larga carroceria.
Sem falar nas rodas 3 furos... Possibilidade mínima para trocar de rodas ☹️
Mas aí é só trocar as rodas que melhora substancialmente. Tenho um Del Rey com rodas Scorro Mexerica, dá uma cara muito mais de "muscle car" pro bichão.
@@luizgustavobertazzo1577 Prefiro a furação diferente porque as rodas no mercado de usados são bem mais acessíveis. Mas existem adaptadores aos montes pela internet.
Mas essa questão da bitola e das rodas 3 furos dá pra resolver com uma tacada só: é só colocar adaptador de rodas com a espessura e quantidade de furos que quiser. Sem nem fazer adaptação no carro em si.
Sempre fiz a mesma crítica. Existe uma desproporção. Se o Del Rey tivesse sido mais fiel ao Ford Granada em dimensões e motor, teria concorrido com Opala facilmente.
16:29 essa placa ABA-1996 HOJE É DE UM CITROEN ZX FURIO 1.8 1995 VERMELHO EMPLACADO EM SAO PAULO
O Corcel II com 4 portas ficou muito mais harmonico e bonito que o de duas portas... pena nunca ter sido lançado...
Incrível como as montadoras sempre optaram pelo PIOR, pelo mais barato para elas, pelo pior possível...
Olá, parabéns pelo seu canal. Vou falar o que eu ouvi da Brasilia, trabalhei na Volvo Car em 2006 a 2008 e um dos pilotos de teste chamava Enis, era já um senhor e trabalhou muitos anos como piloto de testes na fábrica da Volks na década de 1970, estava lá quando do projeto Brasilia AP, que foi apelidada internamente de "Brassat". Ele contou que foram construídos 5 ou 6 carros, o primeiro foi mesmo uma adaptação, plataforma do Passat e carroceria da Brasilia feito a mão por um funileiro, as outras já foram feitas com ferramentas de pré estampo. Os veículos já estavam em teste até que um dia o chefe dele avisou que iria ter visita do pessoal da Volks da Alemanha e que era para deixar o departamento limpo, organizado, carros limpos em ordem ( coisa normal em qualquer empresa quando tem visita da matriz), No outro dia desceu o presidente da Volks Brasil junto com a comitiva que tinha vindo da Alemanha e todos um por um deram uma volta com os carros no pátio, coisa rápida não muito longe, sempre com presidente do lado, e obviamente falando em alemão. Este senhor não falava alemão, mas quando cada integrante da comitiva descia do carro depois de ter andado a expressão do rosto deles era de surpresa e satisfação porque segundo este senhor o carro realmente ficou bom. Passado mais ou menos uma semana desceu a ordem direto da presidência da Volks para recolher as "Brassat" e "scrapear" (destruir) todas e quando ele perguntou ao chefe se a comitiva da Alemanha não tinha gostado do projeto o chefe falou que pelo contrario, eles acharam muito bom, porém se fosse lançada a "Brassat" iria prejudicar as vendas do Passat que tinha acabado de ser lançado. Este senhor não era de ficar contando vantagem e mostrou até algumas fotos, não deste projeto da Brasilia, mas de outros inclusive trabalhando nos carros. Não tenho como comprovar esta história, mas ta aí meu humilde relato do que ouvi do projeto da "Brassat".
O polo classic é uma sequência do Seat no Brasil, já que Seat tem uma parceria com a Volkswagen na Espanha
É o Seat Ibiza
Se este Corcel 2 quatro portas fosse lançado com certeza agora seria um clássico bastante disputado, pois ficou muito bonito.
no ano de 90 vieram Alfa Romeo 164, BMW e Marcedes bens 190, carros de luxo !!!, com poucas unidades, os LADA eram carros bem mais simples, defasados se comparados aos nacionais.
mas a partir do ano de 92, ai sim !, uma enchurrada de carros modernos, com bom preço, arrasando a concocrrencia das marcas nacionais.
Toyota Corolla, Honda Civic, Suzuki Vitara, até as marcas Hiunday com bons carros, alguns exemplos, eu me lembro bem dessa época.
Tbm acho e acho até que venderia mais q os 2 portas ,porém teria a concorrência do del rey,
Sou eu aqui...Junior Rodrigues que deu a entrevista...3 anos depois estou 100% recuperado... Tenho uma vida normal e com saude
O Verona 4 portas(Orion na Europa) também foi cogitado aqui, terminou sendo abortado, teve protótipo e tudo por aqui. Outros modelos que ficaram perto de ser produzidos foram a Caravan 4 portas, a perua Monza, a Scala/Belina também c 4 portas, o Polara 4 portas, tem muita coisa, essa série vai dar muitos capítulos
Este gol c parte do Santana ficou muito bom!!!
Essas mulas do Passat eram encurtadas no comprimento do Gol bx definitivo... Eu tive a 4rodas da época com a foto e perdi a revista...😢 A lei da reserva da informática desenvolveu uma indústria nacional (com grandes avanços em automação bancária) porém nos condenou ao atraso em vários aspectos...
Ainda tenho essa revista...
Pedro,
Parabéns pelas histórias dos carros da nossa época.
Era homem e máquina integrados como uma coisa só.
Sem contar que podiamos fazer muitos consertos em nossa própia casa.
Era muito legal.
E lindo este Del Rey 2, uma pena não ser fabricado.
Lembra o Daewoo Espero.
Muito bacana esse resgate da história
Boas histórias.
Tive um Gol quadrado 1992 com motor da Ford 1.6 a alcool. (raridade). Econômico e possante, Foi uma boa contribuição da Ford na Autolatina. Fiquei com ele até 1998 quando comprei um Ka.
É um motor muito econômico mesmo, tenho um Del Rey 1.6 (ainda Sierra/Renault, antes das modificações da Ford pra trocar o nome para CHT), fiz 13km/l na estrada com gasolina.
É muito bom ter um canal tipo o seu eu nasci em 1981 não tenho lembranças de lançamentos de filmes,carros,novelas etc....parabéns um salve dos gaúcho tchê. 🙋
12:00 Agora vendo melhor, o carro desenhado na parede tem muita inspiração no Mustang dos anos 80, o "Foxbody"
Já possuí um Polo Classic 1.8 ano 1997, pensa num carro bom, deixou saudades!!!
Seu Canal é uma maquina do tempo parceiro !!!
Ô Pedro, tem uma comunidade enorme que gosta do polo classic, acho que por conta do motor AP, etc... etc... Eu queria ver você falar mais do Polo Classic cara. Importante lembrar que existem 2 modelos. Na argentina, até 2020, o modelo era igual ao 2001 do Brasil.
Obrigado pelas informações.
O Corcel II em parte de estrutura, longarinas e tal, era a mesma do Corcel "I". Nao era totalmente novo.
exatamente; mesma coisa; so ficou maior
Chega a ser engraçado o trabalhão que a Ford teve para adaptar o motor AP no Del Rey, para se ter ideia, o túnel do câmbio teve de ser reprojetado para caber no carro. Aí você pesquisa e descobre que o Cléon-Fonte da Renault (motor que deu origem ao CHT) era usado na mesma época no Renault 5 Turbo lá na gringa, entregando 160cv.
O Corcel, antes de ser "um projecto da Willys" era um projecto Renault. O projecto da Willys é a adaptação do projecto 117, concebido pela Renault para substituir o R8 e R10.
Isso mesmo, na Renault já era chamado de "Renault 12". Fizemos um vídeo sobre essa história no nosso canal.
Gordini né
Na verdade, o Corcel ainda foi lançado antes do Renault 12. A Renault tinha uma participação na Kaiser, que era a proprietária da Willys.
Verdade. Mas isso tem uma explicação: o próprio Renault 12 viu o arranque da sua produção atrasado em França. Aliás, por bizarro que pareça, a versão romena do Renault 12, o Dacia 1300 [contexto: a Dacia, controlada então pelo governo romeno, já produzia o Renault 8 e, naturalmente, também adquiriu os direitos de produção do Renault 12, que os fabricou até ao início do século XXI!] começou ele próprio a ser produzido uns escassos meses ou semanas antes da própria versão "original" da casa-mãe.
Tive um DelRey 83 completo e da até vontade de chorar só de lembrar
Esse Gol de estudo pqra p gol GTI saido ek 1987. Eu li no livro Alaúde.
E foram varias dias de estudo de design. Com essa roda eu na minha opinião. É bonita. Mas quando saiu a orbital do carro futuro futura sensacional. Essa acho que saiu no estudo do Santana do futuro?
Na Quatro Rodas de junho de 1978, na seção "Segredo", foi feita uma foto desse Corcel "4 portas", além de um modelo esportivo (parecido com um Del Rey 2 portas) e um desenho do que seria um novo Maverick, com frente e traseira do próprio Corcel... Claro, jamais saíram disso. Belo vídeo,PL, belo trabalho de pesquisa. Like no vídeo!!!
No mundo automotivo a emoção não é levada em conta,apenas os aspectos comerciais,projetos que seriam interessantes mas inviáveis financeiramente são descartados!
Parabéns amigo, belíssima história seu canal e um show !!!
Pedro especialista!😃
Pedro, acho que as 2 perderam. Pq elas entraram na Autolatina sendo 1ª e 2ª no mercado e saíram A Vw em 2º e a Ford, em 4º e caindo
Interessante relembrar esse momento histórico da indústria brasileira. A ideia de incentivar a indústria brasileira era nobre, mas como dizem o inferno está cheio de boas intenções. Essa época foi perdida, salvo alguns empreendedores que transformavam carros e caminhonetes em produtos personalizados. Vale destacar que nos anos 70 e 80 era comum promover modificações nos seus carros, tornando personalizado, único e com sua personalidade, pela falta de opções no mercado.
Lamentável que a VW costumasse destruir seus protótipos e ensaios. O Santana Tecno II, com as extremidades extremidades em acrílico fumê e lindas calotas aero, merecai estar com destaque no museu.
Hoje, possuindo um Polo 98, vejo como sendo muito mais carro do que seria se tivesse saído um Voyage pé de boi, ele tem um boma acabamento, sem falar do motorzão AP 1.8. Também tive um Gol 96 CHT, apesar do acabamento em plástico, a mecânica era confortável e super econômico, peguei muita estrada com ele, fiquei 2 anos, uma pena que perdi ele, deu pt
Muito bom conhecer mais da história dos carros mais antigos canal bem informativo to sempre a companhando todos os videos de vocês sou do interior da cidade de Tupanciretã RS.
Você é tão jovem e tem um conhecimento vasto! Parabéns pelo trabalho, amo seus vídeos ❤
Show
Ótimo vídeo!! O Gol GTi foi lançado no Salão do Automóvel de 1988, em outubro, como modelo 1989!
realmente o Corcel Coupé era lindo, um dos mais bonitos carros brasileiros.
A Brasília chegou a ser exportada pra Europa. Teve um amigo que viu uma Brasília nos anos 90 em um desmanche em Portugal...
Passaram na minha vida: Corcel ll, Del Rey, Fiat 147 frente Europa, Brasília 77 quase amarela, Fiat Elba, Gol 1000, Uno 1.6R, Renault 19 1.8, Uno CSL, Ford Versailles, Escort 1.8, Tempra 1.8, Ômega Suprema, Santana executiv, Diplomata SE, Toyota Estima, Toyota Wish, Honda Life, Suzuki Alto, Nissan Serena, Daihatsu Mira, Daihatsu Max, Mercury Cougar XR7 e algumas motos.
Rapaz. Esse Santana tecno 2 ia fazer um sucesso. imagina uma relíquia dessa hoje quanto não valeria ..
VW Apolo e um produto 100% Ford na epoca o estudio de crianção da Autolatina ainda nao existia e o estúdio Ford foi responsável pela criacao baseada no modelo Sierra RS Sapphire Ford Cosword.
Lembra também o Ford Sierra europeu, esse del Rey 2
Vc entende bem!
Boa noite. Gostaria de possível que fizesse um vídeo sobre o Camper, uma espécie de SUV ou Jeep com motor GM e que teve seu lançamento como pano de fundo da novela Rainha da Sucata, com Tony Ramos como seu projetista. Uma grande jogada de marketing, mas o carro durou pouco no mercado
Na cidade de Tietê dizem que esse protótipo de corcel 3 portas está guardado numa garagem lá !
Ia ficar muito bonito esse modelo do Apollo, muito parecido com o Logus.
Para o vídeo 2: projeto BY, Corcel 1 hatch, picape do Ecoesport (lá de 2003), nova Courier do Fiesta Rocan e Opala Hatch.
Olá amigo teve um Verona Sport que durou dois meses em 1995 o Verona Sport 2.0.
PL, o Santana Techno usava o sistema QUATTRO da Audi, não o sistema Synchro.. Abraços. Top teus videos
Melhor canal automotivo do youtube
11:58 parece um Logus de 4 portas!
Muito bem explicado a respeito desses modelos de carros como por exemplo o corcel 2 dê 4 portas q N passou dum protótipo q nunca existiu
Do modelo do del Rey 2 q tbm nunca existiu tbm e interessante saber do gol gts de 83 q na vdd só foi lançado em 89 ou seja são fatos interessante q pra nós q somos apaixonados por carros
Parabéns 👏👏👏 pela divulgação desse conteúdo
Antes do Fox ser inserido no mercado, estive na fábrica da VW de São José dos Pinhais - PR e vi uma unidade que tinha uma porta em um lado, representando o modelo de 2 portas, e tinha duas portas do outro lado.
A revista Oficina Mecânica especulava que o Novo Gol e o Novo Gol seriam o mesmo carro. Esse projeto da Ford era muito bonito e avançado para a época. É uma pena não terem aproveitado.
Oi, Pedro você pode gravar um vídeo mostrando seu cenário, acho ele muito lindo, estou querendo montar um nesse tipo.
Sobre o polo classic eu discordo sobre o sussesso aq no leste de minas na época só se via polo e Tempra nas ruas e estrada era d+ por tanto sou fã de Tempra eu tinha uns 10 pra 11 anos e carro pra mim é o Tempra q junto com o polo Santana e o Vectra embelezaram nossas ruas e estradas nos anos 90 q tempo bom foi os anos 90 ô saudade
Tempra teve vários problemas
Com relação à Autolatina eu lembro que a Ford tinha uma participação maior no mercado percentualmente no início da associação e que caiu ao término em 7 ou 8 pontos percentuais com relação ao início caindo de 17 ou 18 % para 10 ou 11 % ao término em 1996
Engraçado a Kombi foi um dos melhores projetos um veículo usado pra tudo mais os engenheiros não quiseram moderniza com motor dianteiro injetado também com versão a diesel para continuar e disputar com as atuais chinesas que hj dominam o mercado nacional.
Esses vídeos da mais vontade ainda de voltar ao passado
Faltou vc falar do VW Pointer (Nao o Passat Pointer), que foi um Hatch 4 portas ate bonito, mas que nao vendeu nada e durou 2 anos, acho eu.
Essa resistência a coisas melhores, como ouve no brasil 40 anos atrás só prova como renovar a política pra pessoas mais novas é necessário.
Esses rato velho, com cabeça de 1920 seguraram o brasil por muito tempo.
Muiti letal teu trabalho. Parabéns pelo vídeo. Sou um grande fã do canal.
Era a Lei da informática, que vigorou de 84 até 90. O objetivo era criar tecnologia interna com a demanda reprimida, mas acabou que os empresarios traziam tecnologia externa e só colocavam os seus emblemas e cases nos equipamentos. Vide os computadores MSX da Sharp e Gradiente com processador 8086, que era importado.
Para mim, o maior erro da VW do Brasil foi ter cancelado o projeto do Voyage Bola em meados de 1994..... Não vou apontar dedos de quem teve a culpa, e tão pouco dos altos e baixos da parceria Autolatina (Ford e VW). Mas, o Voyage geração 2 teria feito sim um grande sucesso devido aos novos lançamentos do Chevrolet Corsa Sedan (1996), Ford Escort Sedan e Fiat Siena (ambos em 1997)..... O "Novo Voyage", chegaria por volta do ano de 1996 sendo o terceiro membro do projeto AB9, inaugurado pelo Gol em 1994, seguido pela perua Parati em 1995, e mais tarde pela picape Saveiro em 1997..... Com isso, o Voyage G2 poderia aposentar o sedan de geração quadrada que contava com opções de duas e quatro portas (esse último vindo da Argentina). Numa outra ocasião, o Voyage Bola também assumiria o posto do sedan Logus, ex modelo da Autolatina com a Ford que se encerrava em 1996. De certa forma, a VW do Brasil descartaria a vinda do Polo Classic (sedan derivado do espanhol Seat Córdoba), pondo no lugar a segunda geração do Voyage, calcado nas linhas do Gol Bola.
Realmente seria legal um Voyage bola acho que iria ficar bonito o gol bola sedan,vc deveria ter canal também hein
@@joandersonSilva8325 estou pretendo criar um canal destinado ao universo automobilístico nacional..... 😃🚘❤️📺
Concordo plenamente. E o Maior vacilo da Ford foi Cancelar o CHT Injetado
Cheguei a conhecer o Cordoba SEAT e é bem parecido com o polo sedam
@@danielsan8591 O espanhol Seat Córdoba chegou no Brasil em 1995, sendo modelo importado comercializado pela concessionaria da VW. O sedan medio era vendido unicamente na versao GLX com motor 1.8 de injeção eletrônica monoponto de 90 cavalos de potência. Trazia como principais equipamentos de série direção hidráulica, aquecedor interno, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna remota da tampa do porta-malas, desembaçador do vidro traseiro, aerofólio traseiro, rodas aro 14 com calotas e pneus 185/65R14, para-brisa degrade, vidros verdes e entre outros itens...... Entre os opcionais, haviam ar-condicionado, travamento elétrico central das portas, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos elétricos, coluna de direção regulável em altura, rádio AM/FM estéreo com toca-fitas, freios ABS e air-bag para o motorista, além de pintura metálica ou perolizada.
O Voyage G3, iria ser um pouco identico ao Chevrolet vectra ao meu ver ou ate mesmo um Celta geração 1 sedan se também esxistice que é o mesmo caso.🛣🚗🌵🌵🌵
Concordo.
Uma discussão e sem aviso de funcionários e projetista acabou com um projeto da terceira geração do Voyage. Teriam opiniões é bonito ou feio com força. Outro foi nesse mesmo caminho mas teve diferenças, como não terem comunicado com a Volkswagen a Ford. Pois como Volkswagen detinha 50% a Ford 49% ela vendo que a Volkswagen, já tinha em mente lançamento a iniciação do projeto a lançar gol que mais tarde se chamaria gol bolinha. E ela estava perdendo mercado precisa se remexer.
Pois é meu amigo,ia ser massa
@@kaiquekaiquebrasil393 voyage G3 seria um "borinha" BORA menor não Vectra!!!!
O G3 mostrado na foto, o amarelo/ouro debaixo de um "lensol" era com frente de G3 normal, com a traseira possivelmente mantendo as caracteristicas originais do conceito. Lembra um vectra mas nem tanto assim. Muito interessante sua observação
Nada a ver, tem fotos da traseira do Voyage G3, não teria nenhuma semelhança com o Vectra. Seria um "Bora" pequeno como o outro comentou aí. Aliás o Voyage G5 veio com essa semelhança com a traseira do G3, ninguém achou parecido com o Vectra. Acho que a única semelhança que teria com o Vectra seria a "carinha" triste na traseira, mas cada um tem seu próprio design único.
O corcel II 4 porta ia ficar legal se tivesse saído nesse estilo do protótipo
Como sempre os nossos governantes cuidando do povo, ne? Carros brasileiros .
Ford Verona era um Ford Orion coupê com lanternas novas. E ficou melhor que o Orion.
Ja tive um belina dell rei II carro TOP demais.
A Brasília tbm foi um sucesso de vendas, mas n vejo atualmente tantas Brasílias rodando qto outros carros por aí, acho isso curioso
A Ford deveria ter lançado o Corcel II e Belina 4 portas, além do motor 1.8 mais cedo! Ficariam lindos e bacanas!
Na época ainda existia certo preconceito do brasileiro com carrocerias quatro portas, e o motor AP só foi ficar "disponível" em 1987 com a Autolatina, aí infelizmente o Corcel II nem existia mais.
Corcel II 4 portas muito bonito
Sensacional 👏👏👏👏
Havia uma história de que o Brasília não rendia royalties à VW alemã porque era um projeto 100% nacional.
Parabéns pelos vídeos
Esses cancelados não são nada , eu já cancelei inúmeros carros por falta de dinheiro 💰 😂😂😂
Irmão, seu canal é muito foda... Sério mesmo parabéns pelo conteúdo.
Muito bom esse vídeo
Fala meu amigo! Me tira uma Dúvida Recentemente eu comprei um Gol 1988 Da Versão "C" sou o Terceiro Dono.. poderia explicar um pouco dessa versão,pq antes de comprar eu não conhecia kkk pensei que era até um erro de digitação do documento, aí percebi que não Realmente é um Gol de Versão C!
A lei da reserva de mercado só nos trouxe atraso tecnológico. Era pura proteção para um mercado nacional que não queria concorrência.
O problema era que do Gol 1.3 era caro. Pois o Gol 1000, treze anos depois, fez relativo sucesso, tendo a mesma potencia do 1.3. Oq atrasou o GTi foi a famosa "lei Sarney" Quem sofreu mais com o protecionismo brasileiro burro, foi o proAlcool da Petrobrás , pois a injeção eleteonica cairia como uma luva para os recentes motores movidos a ethanol, pois a programacao do modulo poderia resolver os problemas de partida a frio e aceleração tão frequentes nos 80s.
Os nossos carros desde la atrás tem que ser caros pro povo e obsoletos no resto do mundo.
Esse na primeira versão era lindo.
Parabéns meu amigo
Entre Volkswagen e FORD sempre preferi os carros da FORD. Mais confortáveis e econômicos.
Boa pra nois
Sobre o Apolo pra quem é das antigas até a globo tentou alavancar as vendas na novela rainha da sucata
Tentaram mas não deu o carro na minha opinião era bonito pra epoca
Apollo tem um "design" mais estiloso, concordo com você
Inacreditável o corcel 2 não ter 4 portas. Aquela porta ridícula gigante. Quem tinha um, não precisava de academia.
Eu imagino esse mano com uma serie na Discovery, sabe muito.
Eu acho o polo classic mais bonito que o Voyage gostaria de ter um
Que vacilo da Vw em não lançar o Voyage bola, pois seria um carro lindo, interessante para mercado e completaria a família Gol g2.
Esse "gol" da ford tem os paralamas, canto dos farois e canto do capô muito parecido com o mondeo 1997, inclusive as rodas.
Que video da hora 👏🏻
Das antigas somente o sp2 foi um carro bonito da volks, fusca ,brasilia variant e outros ja nasceram velhos
O protótipo do Gol "TS", mencionado na matéria, seria equipado com o motor do Passat TS de então. O motor Boxer continuaria a ser usado na versão de exportação para, salvo engano, a Nigéria.
02:00 min: não só o motor e as rodas eram as mesmas. Muito mais do que isso, a plataforma era a mesma. Até mesmo o Del Rey herdou a mesma plataforma para enfrentar a concorrência de Santana e Monza. Infelizmente na Europa a Ford já tinha produtos muito mais modernos que Del Rey na época! Mas fazer o que? Cortar custos e vender plataformas antigas, produtos antigos (não necessariamente ruins) maquiados a preço de ouro. Época que o governo praticava a política de reserva de mercado que na prática só servia para proibir uma concorrência de verdade ao invés de proteger a indústria nacional.
O Del Rey seria um Corcel 3 dos anos 80.
Na Europa, a plataforma do Corcel também sobreviveu até ao final dos anos 80. Se pensarmos que o Corcel não é mais do que uma adaptação do Projet 117 da Renault, que virou o Renault 12, que teve os derivados 15/17, e que os respectivos substitutos (18 e Fuego) usavam essa mesma plataforma, não está assim tudo tão distante assim.
Entendo amigo, no caso desta plataforma em questão (do corcel) ela se manteve "viva" nos Renault até quase o mesmo período do fim do Del Rey aqui no Brasil. O problema é que na Europa e acredite se quiser até mesmo na Argentina e na Venezuela, a Ford oferecia ao consumidor um sedan médio anos luz a frente do nosso valente Del Rey. O nome dele era Sierra. Esse foi mais um exemplo de atraso tecnológico e mercadológico gritante. Talvez a ausência da marca Renault no Brasil na época teria também contribuído para se manter essa plataforma além do que já citei quando abri o tópico.
Outro carro da Ford que "quase " existiu, foi a "geração seguinte" do Landau. Ainda nos anos 1980.
Ele seria inspirado no Crown Victoria Americano (a famosa 'versão quadrada'), por ter o mesmo perfil do "v8 canadense", e a outra "raridade" por ainda oferecer "etanol" dos Landaus anteriores.
E por ' razões econômicas ' , o Del Rey, compensou o legado deixado pelo Landau.
Outro 'erro' da Ford, foi não ter feito o Versailes inspirado do MK3 do Ford Sierra. E e seguraria a transição do Ford Verona que conhecemos.
Faz a parte 2 e comente do Opala pickup e do Ford jippe
Até o Monza ninguém queria concorrer com ela pois foi o único que tinha o vidro elétrico.