Amigo, obrigado por tanto ensinamento sempre. Aqui em casa, até os 7 anos de vida, meu filho tomava banho comigo, e sempre conversei com ele sobre o que era permitido no corpo dele e apenas quem poderia fazer a limpeza quando necessário. Isso é educação sexual que deve ser ensinada corretamente para as crianças. Hoje, com 9 anos, ele sabe bem quem pode (mais ninguém além dele) tocar nas partes dele, e toma banho sozinho, assim como ele mesmo se higieniza quando faz o número 2. É algo necessário e importante para ele.
Na minha casa, meu pai não me via nua e nem com roupa íntima, ele dizia que era respeito. Na casa das minhas amigas ( onde o pai era amigo do meu pai), elas ficavam nuas na frente do pai e aquilo me afetava, eu sentia vergonha por elas. Até que um dia eu dormi lá e o pai entrou no quarto (eu fingi estar dormindo), ele sentou na cama e começou a passar a mão nos meus seios (de criança) e depois me deu um beijo na boca. Eu girei pro lado ainda fingindo dormir e ele saiu.. Eu nunca mais dormi ali e quando elas insistiram muito do por quê eu não dormir eu disse e elas riram na minha cara. A risada delas me ofendeu. Eu nunca contei pro meu pai.
Meu Deus... vc nao comentou com que idade isso aconteceu, mas de qualquer forma, a responsabilidade era desse pai... aí já não estava nem um pouco normal 😢 sinto muito por isso
@@caracari1mundo Sinto muito pela sua experiência. Passe algo parecido com meu cunhado. Quando contei pra minha mãe ela me botou de má da situação e que ele nunca faria isso com minha irmã.
Nossa, sinto muito. Não dá pra entender quanta gente sem noção existe nesse mundo 😢 Acho que isso explica o motivo da minha mãe nunca me deixar dormir na casa de ninguém antes dos 18 anos. Irei seguir isso na educação com minha filha também.
Eu nunca parei para pensar sobre isso. Sempre me pareceu tão natural e sobretudo muito prático na rotina corrida. Tomei banho com meus dois meninos até mais ou menos 8 anos qdo percebi que faziam a higiene corretamente sem eu precisar falar. Hj eles tem 17 e 12 anos e cresceram sem esse tabu da nudez principalmente do corpo feminino. Sempre souberam nomear as partes de seus corpos e do meu também. Mil perguntas vieram por conta desse hábito de tomar banho com eles e foram sempre papos muito legais. Não me arrependo, mas sinceramente não sei se tivéssemos uma filha se o meu marido faria o mesmo. Acho que para os homens é mais complicado.
Legal o tema. Sou pai de uma menina de 1 ano e 8 meses. Já tomei banho com minha filha usando sunga. Como vc falou, foi o que foi mais natural pra gente. Nunca houve uma conversa entre eu e minha esposa se devia ou não ser assim, mas creio foi o que a gente podou em prática de forma natural. Quando termino de dar banho na minha filha, minha esposa pega minha filha e concluo meu banho . E se fosse um menino minha postura seria a mesma pois eh a maneira que me deixa mais confortável.
Aqui, temos um menino quase da mesma idade, 1a5m. Quando é meu marido quem dá o banho, ele o faz de sunga ou cueca e depois eu pego o nosso filho e o seco etc . Quando sou eu quem da´o banho, fico de roupa íntima ou biquíni e depois, meu marido o pega para secar etc. Assim tem dado certo e o banho vira um momento bom para cantarmos, brincarmos, ensinar a se limpar etc.
Comecei a evitar me trocar perto do meu filho de 4 anos quando ele me desenhou sem roupa (seios) na escola 😮. Quando perguntei pq ele tinha me desenhado sem roupa, ele respondeu que não tinha dado tempo de desenhar a roupa 😅
Por aqui, também acredito que temos que ter menos tabu, ensinar o que pode ou não ser feito com o corpo deles, sobre o que é íntimo, mas de maneira leve e sem colocar pânico. Eu sempre tive uma família que o nú não era um tabu, e isso nos ajudou tanto, até quando minha mãe operou e meu pai, pudemos cuidar deles, fazer curativo ajudar a dar banho, e sou grata a Deus por ter cuidado dos meus pais assim como eles cuidaram da gente.
Excelente vídeo. Faço questão de dar banho na minha filha (1a7m). Nós homens precisamos muito desse aprofundamento e diálogo sobre sexualidade e sensibilidade principalmente sobre o feminino nesses tempos difíceis. Parabéns pelo conteúdo.
O meu marido deu banho na minha filha até 6 anos, agora ela não se sente tão confortável e também já está mais independente. Muitas pessoas estranharam mas pra gente foi muito natural. E era uma tarefa única do pai e foi bem saudável!
Meu esposo também desde de RN, hoje ela com 3 anos ele continua a dar banho e vira uma brincadeira oque mudou é que agora ele se sente confortável em usar cueca no banho.
Ia falar exatamente isso... Minha filha tem 6 anos... E toma banho com o pai desde que nasceu... Esperamos o tempo dela... Quando ela não se sentir confortável... Ele não dará mais 😊 Por enquanto adoram .. cantam .. pulam...😂
Meu marido e eu tomamos banho com meu filho mais velho até os 9 anos, quando ele começou a não ficar tão à vontade, e a gente via que ele fazia a higiene correta. E deu super certo, ele não tem tabus com o corpo, e sabe muito sobre respeito. Uma vez a vizinha apareceu, sem querer, de sutiã na janela e ela me contou que meu filho foi o único dos meninos da rua que olhou com naturalidade, sem dar aquela risadinha maliciosa. Com o caçula, de 2 aninhos, a gente segue da mesma maneira. Ele já sabe o nome das partes do corpo, e já está compreendendo quem pode mexer ali, para ajudar na higiene.
O problema é a pedofilia que corre solta e é ruim uma criança normalizar a nudez, porque pode virar uma presa fácil. Acho que tem formas mais didáticas de ensinar a sexualidade sem deixá-la tão expostas.
Acho que você entendeu errado. Normalizar a nudez não é problema, até porque nossos corpos deveriam sim ser normalizados. O que é importante pra prevenir a pedofilia é ensinar sobre as áreas privadas e que ninguém pode tocá-las sem permissão e se isso acontecer tem que contar aos pais.
@@alinealves1205mas tem muitos pais que demoram em ensinar essas restrições ou acham que isso nunca ira acontecer, mas e quando a criança não quer mais, se sentem constrangida pode acontecer dos pais não se tocarem, e que mal trauma poderia causar se ela não se manisfestar ? , e os crápulas sempre estão dentro das famílias amigos , ensinar sobre partes que não podem a mãe faz isso , não precisa do pai dar banho em filha ambos pelados , se achar normal o pai, o tio com lábia poderia, já que eles sabem persuadir ,falar que pai pediu para dar banho e tirar a roupa , compra a criança dando brinquedos ao longo do tempo , o certo e ninguém pronto e acabou , muitos adultos já são manipuláveis imagina uma criança , na creche minha filha perguntou sobre as diferenças com menino porque viu e foi explicado pela mãe
Thiago, obrigado pelo vídeo. Concordo plenamente com você, embora tenhamos autores conceituados dentro da psicanálise, como Françoise Dolto por exemplo, que apresenta uma visão de que o corpo dos pais é um templo sagrado que o filho não deva ter acesso. Eu percebi em casa que minhas filhas que começaram a não mais querer tomarem banho comigo e com a Madrasta delas. Ninguém esconde a nudez mas vejo que não há uma demanda (que já existiu) para isso. Acho que pelo fato de nunca termos colocado a nudez como tabu contribuiu para que elas naturalmente perdessem essa curiosidade toda pelo corpo nu dos pais. Faz sentido?
Meu marido toma banho com a nossa filha de 2 anos e 5 meses porém ele sempre usa cueca 🩲 porque ele não se sente confortável ficando totalmente sem roupa na frente dela
Xiiii tomo banho com meu filho até hoje 9 anos, entro no box esfrego ele e boto pra se secar enquanto eu vou tomado o meu banho e terminamos logo essa hora de banho. Estou no banheiro desde de pequenos eles batem na porta pra tudo até queriam que contasse uma história sentada no vaso até hoje é um grude onde estou eles invadem e ficam querendo bater papo, contar o que aconteceu na escola, se vai demorar pois estao com fome ,dou um passa fora neles mais eles voltam, ainda comentam que já estou caída igual a vovó. Já o meu marido não toma banho com eles não.
Nunca vi isso não, eu não mexo nas coisas dele. Ele mesmo lava as partes dele , esfrego a caraca que ele não limpa, dou o sabonete e ele lava as coisas dele e ensino a ele que ninguém pode mexer nele nem ele mexer em nada se ninguém. Não sei de onde vc tirou isso aí... eu hein... tá repreendido aqui não tem brechas não é um lar saudável ,tem doente pedófilo não. Essa história aí de ereção não tem estímulo de nada pra esse asssunto com criança. Tá repreendido.
Muito interessante esse assunto sobre a naturalização do corpo humano, e o quanto a sexualidade são assuntos distintos. Fui criada com vários tabus sobre o corpo, ainda não me lembro o motivo mas nunca me senti a vontade de usar determinados tipos de roupas, sexualização então minha mae nunca falou esse assunto comigo. Não a culpo, mas percebo que fez uma falta danada nao aprender as coisas sem tabu e de forma natural, ja que realmente nao faz sentido colocar peso em coisas totalmente naturais do ser humano. Parabéns pelo conteúdo 👏
Meu marido ja deu banho na minha filha sempre de cueca e ela tinha no máximo dois anos ali em pé no colo mesmo rápido.. hj ela tem 5 ele já nem chega perto do banheiro com ela na banjo, até pq ela fala pra fechar a porta e não quer ninguém olhando ela
Poxa, que tema importante, Thiago. Eu tenho pensado muito sobre isso. Meu bebê tem 10 meses e só consegui tomar banho de chuveiro com ele 1 vez, recentemente, pq estou sempre sozinha com ele e a logística da banheira se adequa melhor ao nosso cotidiano. Na gravidez, meu plano era diferente, queria banho de chuveiro sempre pra naturalizarmos todas essas questões e proporcionar ambiente de conexão e diálogo. Então me sentia em conflito e sem saber como adaptaria meu plano à minha realidade. Vc trouxe caminhos interessante e sou grata por isso! Desde sempre tento incluir meu marido (pai do bebê) nessas experiências, o q ainda não aconteceu, infelizmente. Espero q em breve dê certo, para q eles não percam tanto tempo de qualidade juntos. Obrigada!!!
Assunto muito complicado por causa da cultura brasileira e do que pode acontecer por causa dessa cultura que ainda precisa muito ser mudada. Na Europa existem saunas onde todos ficam completamente nus e o corpo é encarado de outra forma, com respeito para com todas as idades e confesso que pra mim, como brasileiro que migrou pra cá, foi difícil psicologicamente e culturalmente, entender esse comportamento. Com o tempo, e várias visitas a essas saunas (que säo ótimas para equilibrar o corpo e a alma), eu também passei a ter esse respeito e quase que näo notar o fator das pessoas estarem despidas. Hoje tenho um pequeno de seis e outro de um ano e meio e tomamos banho com eles desde o nascimento. Quando chegou a idade do maiorzinho começar a perguntar, simplesmente explicamos e nomeamos as partes íntimas. Quando ele quis tocar, por curiosidade mesmo, explicamos que cada um é o dono do seu corpo e que a mamäe e o papai näo gostavam que outras pessoas nos tocassem e que também era inapropriado tocar outros adultos e sempre que tomamos banho juntos nós perguntamos se naquele dia ele quer que nós demos banho nele ou se ele quer tomar sozinho e nós só orientamos onde ele deve esfregar. Nunca nos sentimos desconfortáveis ou sentimos vergonha, pois é meio o que o Thiago disse, é apenas o corpo humano, mas sempre orientamos que se alguém de fora (ou mesmo da família) fizer algo que ele näo goste ou se sinta desconfortável ou com medo, que ele diga näo e que pode contar conosco para ajudá-lo.
@@edilsafernandes2841 só pra complementar, caso eu näo tenha sido muito claro, na sauna näo entra criança. Eu usei como exemplo pra explicar como o corpo e a nudez aqui säo tratados culturalmente.
Meu pai andava pelado pela casa e tomava banho com a gente! 😊 Ele dizia q não era pro corpo masculino ser mistério nenhum pra nós. Ele parou de andar pelado (e usar uma cueca zorba q ainda dava pra ver td) quando a gente pediu pra ele parar! Huahuahuahua! Quando as minhas filhas nasceram, ele falou pro meu marido fazer a mesma coisa, e ele tem feito! Em fim! Tudo saudável 😊 abração
Sinto muito pela sua dor. Vivemos em um mundo onde tudo parece ser relativo, onde o natural é seguir o que nos deixa confortáveis, independentemente das consequências e como pode afetar o nosso próximo. É triste ver como a punição muitas vezes é vista apenas como repressão às diferenças, ignorando a necessidade de limites necessários. Lamento profundamente o caminho que nossa sociedade está tomando.
Estou rindo do Big Brother! Mas meu esposo só da banho na minha de 6, de cueca. E ele acha que é respeitoso! Quando ele já esta terminando o banho e ela aparece bate do na porta, rs. Ele não dá! Pela questão da percepção do corpo... Aqui na verdade isso ocorreu mais quando chegou o irmãozinho. Ja ouvi papo da de 6 dizendo que deve ser legal ter um pipizinho 🤣.
Longe de mim tentar ser exemplo.Porém aqui irei relatar como funciona na minha casa . Eu tomo banho até hoje com minha filha e pasmem ela tem hoje 25 anos.Isso porque no corre corre do dia a dia é o único momento que temos de conversar sem interrupção. Meu marido, só não toma banho por falta de espaço no box,pois 3 adultos é inviável 😂. Raramente ele entra junto quando entramos no ofurô.E também pelo mesmo motivo......falta de espaço.Mas tem dia que ele não aguenta e vem correndo para entrar na conversa 😂 Mas é a hora que rimos,conversamos e brigamos.😂 Em casa logicamente ninguém toca em ninguém.Mas não temos essa parede de vergonha ou tabu. Talvez isso se dê,pelo fato de que eu também tomei banho com meu pai,meu herói até a minha adolescência.Nunca mas nunca houve maldade em qualquer momento.Era pura troca de conversa e risada. E isso se levou até minha casa hoje em dia.Tanto que na verdade em casa raramente fechamos portas incluindo do banheiro(para fazer o número 2),😂eu e minha filha nos depilamos em casa com cera e meu marido passa e nem liga. Por isso é tudo tão natural em casa.É nossos corpos e o que está ali simplesmente esta ali😂 não precisa esconder e respeitamos um aos outros.
Seu comentário é muito interessante. Muito bom ver famílias que criam os filhos sem tabu e excesso de pudor. A minha mãe tinha uma rigidez tão grande que até hoje tenho vergonha do meu corpo. Faço totalmente ao contrário com o meu filho ❤
Thiago, lendo aqui nos Eua sobre nomear as partes intimas com apelidinhos ao invez de usar o nome de cada parte.... A questao que vi e que muitos pedofilos nao puderam ser condenados por seus abusos por a crianca nao especificar de forma clara as partes tocadas. Tambem os adultos abusadores se sentem mais intimidados a proseguir quando a crianca demonstra este conhecimento e chama s partes pelo nome tecnico. Nao e tanto a infantilizacao mas a protecao delas. Afinal e mais facil convencer uma menina/menino a brincar e fazer cocegas em bonequinha, pintinho ou outro e depois a crianca vir contar pros pais que o tio fez isso e ser descreditada do que ter uma crianca que diz o tio tocou no meu penis/vagina. Intimida os predadores.
Lá em casa nudez nunca foi tabu, mas cada um respeitando seus limites. Minha mãe nunca se importou em esconder nada. Meu pai, já nunca ficou nu, e evitava olhar a gente, mas sempre andou de cueca quando queria. Resultado? Três filhos, um homem e duas mulheres, todos com personalidades diferentes, mas NENHUM com problemas sexuais, nenhum taradão, nenhum com falta de respeito pelo próximo ou acanhados na vida sexual. Pelo contrário. Todos bem resolvidos, sadios, com limites, mas livres. Provavelmente porque não aprendemos a sexualizar corpos alheios. Corpos são corpos. Sexualizar eles depende de contexto. Se vc aprende que corpo é algo natural e que TAMBÉM serve pra sexo no momento e contexto certo e que tudo é com consentimento, vc não terá problemas.Meu irmão é o cara mais respeitador que conheço. Namora normal, não trai. Faz total sucesso com as mulheres porque vê mulheres como PESSOAS e não pedaços de carne. Transformar corpo em algo "desrespeitoso" ou um tabu, só cria um bando de pessoas que acham que corpo tem uma única função e enxergam o outro como um objeto de desejo e prazer o tempo todo. Sou a favor de liberdade, mas respeitando os limites. Tanto os sociais( consentimento, opinião, espaço do outro), quanto os pessoais. Cada um tem direito a ter seu limite. Ver o corpo como algo natural é maravilhoso! Recomendo super!
Esse vídeo apareceu aqui pra mim do nada e ja adorei o canal. Tenho 30 anos e ate hoje meu pai me vê no banho, ate porque eram 4 pessoas numa casa de 1 banheiro só, tinha momentos que não conseguia fugir desse momento de precisar usar banheiro quando alguém estava. E quando ele tava ni banho, virava de costas. Não acontece com frequência, ate porque nao moro mais com eles, mas ainda sim, me sinto confortável, inclusive gosto de deitar com ele, meu pai sempre foi muito amoroso, carinhoso e minhas lembranças boas estão em viajar com ele e deitar sabado de manhã e ver desenho, enquanto ele cochilava depois do trabalho. E meu pai era o único homem da casa, somos 3 mulheres, e ele SEMPRE fazia xixi sentado, quando perguntei ele disse que era pra evitar qualquer problema na gente e que sujava o banheiro (que ele mesmo lavava) Com minha filha, acho totalmente natural, mesmo preferindo dar banho comigo fora, acho mais rápido, mas o corpo é algo natural, ela me vê, tem vezes que durmo sem blusa e pra ela é normal e sempre conversamos sobre limites e não deixar ninguém tocar.
@@babi.gigante Ah amiga que legal. Eu tenho 32 anos e tbm meu pai me vê no banho, é uma coisa natural, principalmente quando os dois acordam no mesmo horário e precisamos utilizar o banheiro. E sobre deitar com ele, vc ainda faz isso?
@@PaulaVianna-hh9guo marido da minha irmã achava um absurdo isso do meu pai entrar no banheiro com a gente lá, meu marido já acha normal porque na casa dele era o mesmo problema: só ter um banheiro, Deito sim. Quando durmo nos meus pais, deito um pouco com ele, me faz cafuné, passa uns 10 minutos reclamando da minha mãe. Até quando tô triste, deito a cabeça no colo dele, choro e ele conversa comigo. Parece tudo estranho, sei que não é comum um pai tão amoroso, ainda mais pra quem é dos anos 90. Mas ele, mesmo depois de velho, gostava de ir pra casa da minha vó (ele morava no mesmo condomínio), só pra deitar na cama dela e ficar conversando, sempre me disse que não existe nada melhor do que colo de mãe, acho que por ele não ter tido um pai presente, resolveu ser assim comigo e minha irmã.
@@babi.gigante o Bom pelo que vc fala é que seu marido não fica com ciúmes né? O meu não gosta que eu fiquei deitada com meu pai tipo vendo tv no quarto, no sofá até vai. Engraçado que no banho ele não reclama.
Cada família tem sua experiência, aqui meu filho tomou banho comigo sem roupa até 1 ano e meio, depois disso não me senti confortável para continuar, com o pai ele continua tomando banho junto, mas comigo não acho bom. Sou a mãe, e por respeito acho melhor assim!
Meus pais criaram a mim e meu irmão mais novo com uma relação natural à nudez. Nunca tomávamos banho com porta trancada em casa, era comum conversarmos enquanto o banho, nada estranho. Conforme fomos crescendo, queríamos mais privacidade, mas nossos pais estranhavam isso, como se estivéssemos escondendo algo deles. Foi um movimento bem "polêmico" meu e do meu irmão de trancar a porta durante o banho, enquanto os dois ainda tomavam banho com a porta aberta.
INFELIZMENTE, TEM PAI QUE NÃO PASSA ESSA CONSCIÊNCIA ESCLARECIDA, PRINCIPALMENRE PAIS SEPARADOS, QUE O PAI NO CASO LEVA NAMORADA PRA DORMIR EM CASA, A CRIANÇA JÁ FICA CONFUSA, PEÇO QUE ELE DE BANHO MAS NÃO TOME JUNTO, ELA TEM 4 ANOS, E ELE NÃO ACEITA, NOS SEPARAMOS ELA TINHA APENAS 1ANO E MEIO.
Adorei o vídeo. Por aqui nosso pequeno está com 1 ano e 3 meses, o papai ainda toma banho junto com ele, mas eu parei, pq começou a ficar complicado pq é só ele ver que quer mamar kkkkkkk daí num dá pra dar banho e mamar tudo junto e acaba ficando perigoso At de cair no banheiro mas até ele começar a grudar em mim eu dava dando nele junto, nossa é muito mais simples do que montar banheira separar tudo, levar água no balde 😅 só fazia isso na primeira semana pq minha mãe tava me ajudando e ela me enchia o saco toda vez que eu falava de dar banho no chuveiro. O pessoal mais velho tem um medo de chuveiro que eu não imaginava 😅. Agora as vezes ele aponta, e quer pegar nas partes daí é o que vc falou ensinar que é o limite kkk chega a ser engraçado a curiosidade do pequeno com tudo eles crescem e tudo eles aprendem.
Quando os filhos são pequenos e não conseguem tomar banho sozinhos, é o dever do pai e da mãe mas depois que os filhos são grandes, acredito que não é bom senso ! Principalmente entre pai e filha mas tomar banho junto com os filhos enquanto é bebê? Ok, compreensível mas depois de uns 2 anos de idade, me perdoa mas acho sem cabimento! Depois de 2 anos, somente dar banho não tomar com a criança !
Tenho 2 filhas meninas, meu marido não se sente confortável em ficar nu em frente a elas, embora ocasionalmente elas já o viram fazendo xixi ou trocando de roupa.. em raras situações ele teve que tomar banho junto com a mais velha de 4 anos e preferiu estar de cueca.. em uma das vezes ela achou estranho, riu e perguntou o porquê dele não estar pelado pra tomar banho. Quando ele disse q tinha vergonha e não queria q ela o visse sem roupa ela falou "mas papai eu sei q o seu pipi é diferente do meu, eu já vi muitas vezes, não precisa ter vergonha de mim.. eu sou sua filha, está tudo bem". Venho de uma família onde não existem tabus sobre a nudez, sempre tomei banho em frente à minha família e também sempre vi meus pais nus. Até hj com 37 anos, casada e com filhos se eu for na casa dos meus pais entro no banheiro enquanto eles se banham e conversamos naturalmente sem qualquer pudor ou vergonha, e também fico nua em frente à eles sem problema algum. Já meu marido teve outra criação, e está tudo bem. Se ele quer ter a sua nudez preservada eu respeito, da mesma forma q ele não me obriga a me cobrir em frente a nossas filhas, eu não o obrigo a se despir. Temos q fazer as coisas da forma mais natural e respeitosa possível, que seja confortável pra todos e que faça sentido pra cada família. O diálogo é sempre a melhor solução para alinhar as expectativas e planos da criação dos nossos filhos.
@@polzzapaola bom, eu sempre tomei banho com meus filhos, sempre tratei com naturalidade até o dia em que meu filho do meio virou uma chave com apenas 4 anos e ficou chocado com a minha nudez. Comecei a refletir sobre essa "naturalização", se não é exatamente o contrário, ao invés de ensinar sobre os corpos e limites, estamos mais é ensinando sobre abuso e normalizando o que não seria normal, como uma relação incestuosa, por exemplo, ou ver a nudez dos pais e irmãos o tempo todo. Esse "choque" que ele levou me fez parar imediatamente de tomar banho com ele e , com meu terceiro bebê, tomei banho somente nos primeiros meses, depois foi somente banheirinha e passei a preservar mais a minha intimidade na frente dos filhos, nada de ir no banheiro de porta aberta e etc. O que aconteceu foi uma mágica da privacidade, onde meu filho passou a fechar a porta do banheiro, pedir pro pai somente limpar ele e dar banho. No fim, eu entendi que ensinar sobre os corpos não tem a ver com naturalizar todo mundo nu. Minha filha não tomou banho com o pai (ele deu banho, auxiliou mas não com ela) e eu entendo que isso abre mais pra abuso do que qualquer outra coisa, já que é "normal" outro homem ou mulher, no caso do menino, me tocar ( mesmo que seja pra higiene), e estar nu comigo (no banho). Eu mudei meu ponto de vista e acho que isso preserva os meus filhos dos outros.
@@polzzapaola eu ainda dou banho no meu filho do meio quando necessário, mas incentivo ele a se lavar mais sozinho. Ele tem alguma dificuldade, mas ensino que o corpinho dele é só dele e que ele tem que aprender a se cuidar. Ele tem 6 anos. Ele prefere que o pai cuide dele, na maior parte do tempo.
Eu tomei banho junto com minha filha, mas de sunga, até ela completar 1 ano e meio. Hoje ela tem quatro anos e dou banho nela. O motivo pra eu não continuar foi a preocupação de minha filha falar na escola, por exemplo, e eu ser julgado e até ser visto como alguém suspeito... Triste. Mas muito mais triste e revoltante é que se existe o clima de desconfiança e opressão sobre os homens decentes é porque existe uma minoria que comete abusos e que me dá náusea de imaginar.
Acho esquisito pai querendo ficar nu na frente de criança ou o contrário. Acredito que crianças tem que entender que adultos não devem ficar nus na frente delas e muito menos elas ficarem nuas na frente de adultos. A partir do momento que a criança já sabe tomar banho sozinha, não há necessidade de ter um adulto pelado lá, por mais que seja "natural"
Lembro de ter tomado banho com meu pai até os 7anos. Depois passei a tomar banho sozinha. Éramos ele, minha irmã mais nova e eu. Ele sempre foi respeitoso e nos ensinava como tomar banho corretamente. E acredito que isso contribuiu pra eu não achar que o órgão masculino era coisa de outro mundo, inclusive ver somente como algo relacionado à sexualidade. Hoje, tenho 2 meninos e 1 menina. Sempre tomamos banho juntos. Não há uma regra de quem dá o banho, se é papai ou mamãe. Vamos pela praticidade. Agora, só o mais velho toma banho sozinho, desde os 8 anos, por questões diversas, como autonomia e contribuir com a dinâmica da casa. Mas ele sente falta de tomar banho conosco.
Isso é um absurdo por isso que a desgraça no mundo tá grande a falta de respeito onde Deus tem misericórdia o homem dessa cidade ensinar tudo limite respeito e honra é necessário número de seres humanos aqui não é o céu
Felizmente na minha família ( Pai e Mãe) o sexo nunca foi tabu. Pelo contrário, sempre foi um tema frequente e o meu pai sempre acho que o sexo era algo muito importante na vida de um casal e desde cedo foi ele que falou connosco (2 mulheres) sobre sexo. E hoje em dia temos um a vontade enorme para falar come ele e perguntar coisas sobre este tema e temos 32 e 35 anos. E o meu pai sempre andou nu ao pé de nós sem problema nenhum. Para nós sempre foi normal o corpo e foi bom perceber de cedo às diferenças entre homem e mulher.
Na minha opinião, homem dando banho em meninas é extremamente inapropriado, mesmo trajados. Que dirá pelados e juntos! Eu não gostaria disso se eu fosse esta criança. As crianças terão a idade certa para ir descobrindo natural e gradativamente sobre o corpo humano, quando assim tiverem curiosidade. Não existe nenhuma necessidade ou benefício de antecipar esta exposição. Que pode causar o efeito reverso, gerar constrangimentos traumáticos, ou deixá-las vulneráveis sem saber os limites desta interação. O banho do bebê/da criança é o banho DO BEBÊ/DA CRIANÇA! Sem ninguém pelado junto.
Amigo, obrigado por tanto ensinamento sempre. Aqui em casa, até os 7 anos de vida, meu filho tomava banho comigo, e sempre conversei com ele sobre o que era permitido no corpo dele e apenas quem poderia fazer a limpeza quando necessário. Isso é educação sexual que deve ser ensinada corretamente para as crianças. Hoje, com 9 anos, ele sabe bem quem pode (mais ninguém além dele) tocar nas partes dele, e toma banho sozinho, assim como ele mesmo se higieniza quando faz o número 2. É algo necessário e importante para ele.
Na minha casa, meu pai não me via nua e nem com roupa íntima, ele dizia que era respeito. Na casa das minhas amigas ( onde o pai era amigo do meu pai), elas ficavam nuas na frente do pai e aquilo me afetava, eu sentia vergonha por elas. Até que um dia eu dormi lá e o pai entrou no quarto (eu fingi estar dormindo), ele sentou na cama e começou a passar a mão nos meus seios (de criança) e depois me deu um beijo na boca. Eu girei pro lado ainda fingindo dormir e ele saiu.. Eu nunca mais dormi ali e quando elas insistiram muito do por quê eu não dormir eu disse e elas riram na minha cara. A risada delas me ofendeu. Eu nunca contei pro meu pai.
Meu Deus... vc nao comentou com que idade isso aconteceu, mas de qualquer forma, a responsabilidade era desse pai... aí já não estava nem um pouco normal 😢 sinto muito por isso
@@caracari1mundo Sinto muito pela sua experiência. Passe algo parecido com meu cunhado. Quando contei pra minha mãe ela me botou de má da situação e que ele nunca faria isso com minha irmã.
@@caracari1mundo Eu tinha 16 anos.
Sinal de que ele não via a nudez como algo natural, mas ele era um pervertido
Nossa, sinto muito. Não dá pra entender quanta gente sem noção existe nesse mundo 😢
Acho que isso explica o motivo da minha mãe nunca me deixar dormir na casa de ninguém antes dos 18 anos. Irei seguir isso na educação com minha filha também.
Eu nunca parei para pensar sobre isso. Sempre me pareceu tão natural e sobretudo muito prático na rotina corrida. Tomei banho com meus dois meninos até mais ou menos 8 anos qdo percebi que faziam a higiene corretamente sem eu precisar falar. Hj eles tem 17 e 12 anos e cresceram sem esse tabu da nudez principalmente do corpo feminino. Sempre souberam nomear as partes de seus corpos e do meu também. Mil perguntas vieram por conta desse hábito de tomar banho com eles e foram sempre papos muito legais. Não me arrependo, mas sinceramente não sei se tivéssemos uma filha se o meu marido faria o mesmo. Acho que para os homens é mais complicado.
Também tomei banho com meus filhos até os 13 anos. Não tomo mais banho com eles mas a nudez acontece com naturalidade.
Legal o tema. Sou pai de uma menina de 1 ano e 8 meses. Já tomei banho com minha filha usando sunga. Como vc falou, foi o que foi mais natural pra gente. Nunca houve uma conversa entre eu e minha esposa se devia ou não ser assim, mas creio foi o que a gente podou em prática de forma natural. Quando termino de dar banho na minha filha, minha esposa pega minha filha e concluo meu banho . E se fosse um menino minha postura seria a mesma pois eh a maneira que me deixa mais confortável.
Meu marido segue essa mesma atitude
Aqui, temos um menino quase da mesma idade, 1a5m. Quando é meu marido quem dá o banho, ele o faz de sunga ou cueca e depois eu pego o nosso filho e o seco etc . Quando sou eu quem da´o banho, fico de roupa íntima ou biquíni e depois, meu marido o pega para secar etc. Assim tem dado certo e o banho vira um momento bom para cantarmos, brincarmos, ensinar a se limpar etc.
Comecei a evitar me trocar perto do meu filho de 4 anos quando ele me desenhou sem roupa (seios) na escola 😮. Quando perguntei pq ele tinha me desenhado sem roupa, ele respondeu que não tinha dado tempo de desenhar a roupa 😅
Por aqui, também acredito que temos que ter menos tabu, ensinar o que pode ou não ser feito com o corpo deles, sobre o que é íntimo, mas de maneira leve e sem colocar pânico.
Eu sempre tive uma família que o nú não era um tabu, e isso nos ajudou tanto, até quando minha mãe operou e meu pai, pudemos cuidar deles, fazer curativo ajudar a dar banho, e sou grata a Deus por ter cuidado dos meus pais assim como eles cuidaram da gente.
Excelente vídeo. Faço questão de dar banho na minha filha (1a7m). Nós homens precisamos muito desse aprofundamento e diálogo sobre sexualidade e sensibilidade principalmente sobre o feminino nesses tempos difíceis. Parabéns pelo conteúdo.
Até ok. Só não dá pra ela crescer tomando banho com você, e ainda mais pelado
O meu marido deu banho na minha filha até 6 anos, agora ela não se sente tão confortável e também já está mais independente. Muitas pessoas estranharam mas pra gente foi muito natural. E era uma tarefa única do pai e foi bem saudável!
Meu esposo também desde de RN, hoje ela com 3 anos ele continua a dar banho e vira uma brincadeira oque mudou é que agora ele se sente confortável em usar cueca no banho.
Ia falar exatamente isso... Minha filha tem 6 anos... E toma banho com o pai desde que nasceu... Esperamos o tempo dela... Quando ela não se sentir confortável... Ele não dará mais 😊 Por enquanto adoram .. cantam .. pulam...😂
@@silvinhapethouseEle fica pelado???
@@talitamaia1148minha sobrinha é assim também com o pai dela, é uma bagunça sem fim.
@@silvinhapethouse Que horror
Meu marido e eu tomamos banho com meu filho mais velho até os 9 anos, quando ele começou a não ficar tão à vontade, e a gente via que ele fazia a higiene correta. E deu super certo, ele não tem tabus com o corpo, e sabe muito sobre respeito.
Uma vez a vizinha apareceu, sem querer, de sutiã na janela e ela me contou que meu filho foi o único dos meninos da rua que olhou com naturalidade, sem dar aquela risadinha maliciosa.
Com o caçula, de 2 aninhos, a gente segue da mesma maneira. Ele já sabe o nome das partes do corpo, e já está compreendendo quem pode mexer ali, para ajudar na higiene.
Todos nus???
@@Anne.94s estranho
Pra mim faz sentido dar banho no meu filho com ele no chuveiro e eu fora. Me troco na frente dele eventualmente, mas não tomo banho com ele não.
O problema é a pedofilia que corre solta e é ruim uma criança normalizar a nudez, porque pode virar uma presa fácil. Acho que tem formas mais didáticas de ensinar a sexualidade sem deixá-la tão expostas.
Acho que você entendeu errado. Normalizar a nudez não é problema, até porque nossos corpos deveriam sim ser normalizados. O que é importante pra prevenir a pedofilia é ensinar sobre as áreas privadas e que ninguém pode tocá-las sem permissão e se isso acontecer tem que contar aos pais.
@@alinealves1205 não se esqueça que os pais são os que mais abusam dos filhos
Tomar banho com filho não quer dizer que e pedofilia o que diz é a intenção da malícia se a pessoa tiver, se não tiver tudo normal.
@@alinealves1205mas tem muitos pais que demoram em ensinar essas restrições ou acham que isso nunca ira acontecer, mas e quando a criança não quer mais, se sentem constrangida pode acontecer dos pais não se tocarem, e que mal trauma poderia causar se ela não se manisfestar ? , e os crápulas sempre estão dentro das famílias amigos , ensinar sobre partes que não podem a mãe faz isso , não precisa do pai dar banho em filha ambos pelados , se achar normal o pai, o tio com lábia poderia, já que eles sabem persuadir ,falar que pai pediu para dar banho e tirar a roupa , compra a criança dando brinquedos ao longo do tempo , o certo e ninguém pronto e acabou , muitos adultos já são manipuláveis imagina uma criança , na creche minha filha perguntou sobre as diferenças com menino porque viu e foi explicado pela mãe
Thiago, obrigado pelo vídeo. Concordo plenamente com você, embora tenhamos autores conceituados dentro da psicanálise, como Françoise Dolto por exemplo, que apresenta uma visão de que o corpo dos pais é um templo sagrado que o filho não deva ter acesso. Eu percebi em casa que minhas filhas que começaram a não mais querer tomarem banho comigo e com a Madrasta delas. Ninguém esconde a nudez mas vejo que não há uma demanda (que já existiu) para isso. Acho que pelo fato de nunca termos colocado a nudez como tabu contribuiu para que elas naturalmente perdessem essa curiosidade toda pelo corpo nu dos pais. Faz sentido?
Meu marido toma banho com a nossa filha de 2 anos e 5 meses porém ele sempre usa cueca 🩲 porque ele não se sente confortável ficando totalmente sem roupa na frente dela
Xiiii tomo banho com meu filho até hoje 9 anos, entro no box esfrego ele e boto pra se secar enquanto eu vou tomado o meu banho e terminamos logo essa hora de banho. Estou no banheiro desde de pequenos eles batem na porta pra tudo até queriam que contasse uma história sentada no vaso até hoje é um grude onde estou eles invadem e ficam querendo bater papo, contar o que aconteceu na escola, se vai demorar pois estao com fome ,dou um passa fora neles mais eles voltam, ainda comentam que já estou caída igual a vovó. Já o meu marido não toma banho com eles não.
Mãe que toma banho com o filho assim gera um vínculo maior de carinho e confiança. Se vc esfrega ele, provavelmente ele tem ereção né?
Nunca vi isso não, eu não mexo nas coisas dele. Ele mesmo lava as partes dele , esfrego a caraca que ele não limpa, dou o sabonete e ele lava as coisas dele e ensino a ele que ninguém pode mexer nele nem ele mexer em nada se ninguém. Não sei de onde vc tirou isso aí... eu hein... tá repreendido aqui não tem brechas não é um lar saudável ,tem doente pedófilo não. Essa história aí de ereção não tem estímulo de nada pra esse asssunto com criança. Tá repreendido.
Muito interessante esse assunto sobre a naturalização do corpo humano, e o quanto a sexualidade são assuntos distintos.
Fui criada com vários tabus sobre o corpo, ainda não me lembro o motivo mas nunca me senti a vontade de usar determinados tipos de roupas, sexualização então minha mae nunca falou esse assunto comigo. Não a culpo, mas percebo que fez uma falta danada nao aprender as coisas sem tabu e de forma natural, ja que realmente nao faz sentido colocar peso em coisas totalmente naturais do ser humano.
Parabéns pelo conteúdo 👏
Excelentes colocações e desenvolvimento da ideia...de forma delicada, respeitosa e verdadeira! Obrigada!!
Concordo com vc, aqui m casa sempre fizemos assim, vamos adaptando de acordo que vamos nos sentir a vontade
Meu marido ja deu banho na minha filha sempre de cueca e ela tinha no máximo dois anos ali em pé no colo mesmo rápido.. hj ela tem 5 ele já nem chega perto do banheiro com ela na banjo, até pq ela fala pra fechar a porta e não quer ninguém olhando ela
Poxa, que tema importante, Thiago. Eu tenho pensado muito sobre isso. Meu bebê tem 10 meses e só consegui tomar banho de chuveiro com ele 1 vez, recentemente, pq estou sempre sozinha com ele e a logística da banheira se adequa melhor ao nosso cotidiano. Na gravidez, meu plano era diferente, queria banho de chuveiro sempre pra naturalizarmos todas essas questões e proporcionar ambiente de conexão e diálogo. Então me sentia em conflito e sem saber como adaptaria meu plano à minha realidade. Vc trouxe caminhos interessante e sou grata por isso! Desde sempre tento incluir meu marido (pai do bebê) nessas experiências, o q ainda não aconteceu, infelizmente. Espero q em breve dê certo, para q eles não percam tanto tempo de qualidade juntos.
Obrigada!!!
Assunto muito complicado por causa da cultura brasileira e do que pode acontecer por causa dessa cultura que ainda precisa muito ser mudada. Na Europa existem saunas onde todos ficam completamente nus e o corpo é encarado de outra forma, com respeito para com todas as idades e confesso que pra mim, como brasileiro que migrou pra cá, foi difícil psicologicamente e culturalmente, entender esse comportamento. Com o tempo, e várias visitas a essas saunas (que säo ótimas para equilibrar o corpo e a alma), eu também passei a ter esse respeito e quase que näo notar o fator das pessoas estarem despidas. Hoje tenho um pequeno de seis e outro de um ano e meio e tomamos banho com eles desde o nascimento. Quando chegou a idade do maiorzinho começar a perguntar, simplesmente explicamos e nomeamos as partes íntimas. Quando ele quis tocar, por curiosidade mesmo, explicamos que cada um é o dono do seu corpo e que a mamäe e o papai näo gostavam que outras pessoas nos tocassem e que também era inapropriado tocar outros adultos e sempre que tomamos banho juntos nós perguntamos se naquele dia ele quer que nós demos banho nele ou se ele quer tomar sozinho e nós só orientamos onde ele deve esfregar. Nunca nos sentimos desconfortáveis ou sentimos vergonha, pois é meio o que o Thiago disse, é apenas o corpo humano, mas sempre orientamos que se alguém de fora (ou mesmo da família) fizer algo que ele näo goste ou se sinta desconfortável ou com medo, que ele diga näo e que pode contar conosco para ajudá-lo.
Isso é uma falta de respeito onde fica a inocência das crianças e misturado com adulto com a mente toda bombardeada de tudo que não presta
@@edilsafernandes2841 só pra complementar, caso eu näo tenha sido muito claro, na sauna näo entra criança. Eu usei como exemplo pra explicar como o corpo e a nudez aqui säo tratados culturalmente.
Meu pai andava pelado pela casa e tomava banho com a gente! 😊 Ele dizia q não era pro corpo masculino ser mistério nenhum pra nós. Ele parou de andar pelado (e usar uma cueca zorba q ainda dava pra ver td) quando a gente pediu pra ele parar! Huahuahuahua! Quando as minhas filhas nasceram, ele falou pro meu marido fazer a mesma coisa, e ele tem feito! Em fim! Tudo saudável 😊 abração
Meu pai ficava pelado direto e cresci sem esse tabu sobre nudez. Inclusive até com o pênis ereto.
Muitos homens se exitam assim... voyeurismo 😢
Queria não ter lido isso.
Sinto muito pela sua dor. Vivemos em um mundo onde tudo parece ser relativo, onde o natural é seguir o que nos deixa confortáveis, independentemente das consequências e como pode afetar o nosso próximo.
É triste ver como a punição muitas vezes é vista apenas como repressão às diferenças, ignorando a necessidade de limites necessários. Lamento profundamente o caminho que nossa sociedade está tomando.
Estou rindo do Big Brother! Mas meu esposo só da banho na minha de 6, de cueca. E ele acha que é respeitoso! Quando ele já esta terminando o banho e ela aparece bate do na porta, rs. Ele não dá!
Pela questão da percepção do corpo... Aqui na verdade isso ocorreu mais quando chegou o irmãozinho. Ja ouvi papo da de 6 dizendo que deve ser legal ter um pipizinho 🤣.
Ela costuma ter essa curiosidade de ver o pai tomando banho?
Longe de mim tentar ser exemplo.Porém aqui irei relatar como funciona na minha casa .
Eu tomo banho até hoje com minha filha e pasmem ela tem hoje 25 anos.Isso porque no corre corre do dia a dia é o único momento que temos de conversar sem interrupção.
Meu marido, só não toma banho por falta de espaço no box,pois 3 adultos é inviável 😂.
Raramente ele entra junto quando entramos no ofurô.E também pelo mesmo motivo......falta de espaço.Mas tem dia que ele não aguenta e vem correndo para entrar na conversa 😂
Mas é a hora que rimos,conversamos e brigamos.😂
Em casa logicamente ninguém toca em ninguém.Mas não temos essa parede de vergonha ou tabu.
Talvez isso se dê,pelo fato de que eu também tomei banho com meu pai,meu herói até a minha adolescência.Nunca mas nunca houve maldade em qualquer momento.Era pura troca de conversa e risada.
E isso se levou até minha casa hoje em dia.Tanto que na verdade em casa raramente fechamos portas incluindo do banheiro(para fazer o número 2),😂eu e minha filha nos depilamos em casa com cera e meu marido passa e nem liga.
Por isso é tudo tão natural em casa.É nossos corpos e o que está ali simplesmente esta ali😂 não precisa esconder e respeitamos um aos outros.
Seu comentário é muito interessante. Muito bom ver famílias que criam os filhos sem tabu e excesso de pudor. A minha mãe tinha uma rigidez tão grande que até hoje tenho vergonha do meu corpo. Faço totalmente ao contrário com o meu filho ❤
Thiago, lendo aqui nos Eua sobre nomear as partes intimas com apelidinhos ao invez de usar o nome de cada parte.... A questao que vi e que muitos pedofilos nao puderam ser condenados por seus abusos por a crianca nao especificar de forma clara as partes tocadas. Tambem os adultos abusadores se sentem mais intimidados a proseguir quando a crianca demonstra este conhecimento e chama s partes pelo nome tecnico. Nao e tanto a infantilizacao mas a protecao delas. Afinal e mais facil convencer uma menina/menino a brincar e fazer cocegas em bonequinha, pintinho ou outro e depois a crianca vir contar pros pais que o tio fez isso e ser descreditada do que ter uma crianca que diz o tio tocou no meu penis/vagina. Intimida os predadores.
100%
Maravilhoso! 👏🏻👏🏻 Obrigada! ❤
Lá em casa nudez nunca foi tabu, mas cada um respeitando seus limites. Minha mãe nunca se importou em esconder nada. Meu pai, já nunca ficou nu, e evitava olhar a gente, mas sempre andou de cueca quando queria. Resultado? Três filhos, um homem e duas mulheres, todos com personalidades diferentes, mas NENHUM com problemas sexuais, nenhum taradão, nenhum com falta de respeito pelo próximo ou acanhados na vida sexual. Pelo contrário. Todos bem resolvidos, sadios, com limites, mas livres. Provavelmente porque não aprendemos a sexualizar corpos alheios. Corpos são corpos. Sexualizar eles depende de contexto. Se vc aprende que corpo é algo natural e que TAMBÉM serve pra sexo no momento e contexto certo e que tudo é com consentimento, vc não terá problemas.Meu irmão é o cara mais respeitador que conheço. Namora normal, não trai. Faz total sucesso com as mulheres porque vê mulheres como PESSOAS e não pedaços de carne. Transformar corpo em algo "desrespeitoso" ou um tabu, só cria um bando de pessoas que acham que corpo tem uma única função e enxergam o outro como um objeto de desejo e prazer o tempo todo. Sou a favor de liberdade, mas respeitando os limites. Tanto os sociais( consentimento, opinião, espaço do outro), quanto os pessoais. Cada um tem direito a ter seu limite. Ver o corpo como algo natural é maravilhoso! Recomendo super!
Esse vídeo apareceu aqui pra mim do nada e ja adorei o canal.
Tenho 30 anos e ate hoje meu pai me vê no banho, ate porque eram 4 pessoas numa casa de 1 banheiro só, tinha momentos que não conseguia fugir desse momento de precisar usar banheiro quando alguém estava. E quando ele tava ni banho, virava de costas.
Não acontece com frequência, ate porque nao moro mais com eles, mas ainda sim, me sinto confortável, inclusive gosto de deitar com ele, meu pai sempre foi muito amoroso, carinhoso e minhas lembranças boas estão em viajar com ele e deitar sabado de manhã e ver desenho, enquanto ele cochilava depois do trabalho.
E meu pai era o único homem da casa, somos 3 mulheres, e ele SEMPRE fazia xixi sentado, quando perguntei ele disse que era pra evitar qualquer problema na gente e que sujava o banheiro (que ele mesmo lavava)
Com minha filha, acho totalmente natural, mesmo preferindo dar banho comigo fora, acho mais rápido, mas o corpo é algo natural, ela me vê, tem vezes que durmo sem blusa e pra ela é normal e sempre conversamos sobre limites e não deixar ninguém tocar.
@@babi.gigante Ah amiga que legal. Eu tenho 32 anos e tbm meu pai me vê no banho, é uma coisa natural, principalmente quando os dois acordam no mesmo horário e precisamos utilizar o banheiro.
E sobre deitar com ele, vc ainda faz isso?
@@PaulaVianna-hh9guo marido da minha irmã achava um absurdo isso do meu pai entrar no banheiro com a gente lá, meu marido já acha normal porque na casa dele era o mesmo problema: só ter um banheiro,
Deito sim. Quando durmo nos meus pais, deito um pouco com ele, me faz cafuné, passa uns 10 minutos reclamando da minha mãe. Até quando tô triste, deito a cabeça no colo dele, choro e ele conversa comigo. Parece tudo estranho, sei que não é comum um pai tão amoroso, ainda mais pra quem é dos anos 90.
Mas ele, mesmo depois de velho, gostava de ir pra casa da minha vó (ele morava no mesmo condomínio), só pra deitar na cama dela e ficar conversando, sempre me disse que não existe nada melhor do que colo de mãe, acho que por ele não ter tido um pai presente, resolveu ser assim comigo e minha irmã.
@@babi.gigante nossa que legal Babi! Vcs dormem de conchinha tbm?
@@PaulaVianna-hh9gu não, eu bato em todo mundo dormindo, além de ocupar a cama quase toda. Meu marido diz que pareço uma estrela do mar dormindo rs
@@babi.gigante o Bom pelo que vc fala é que seu marido não fica com ciúmes né?
O meu não gosta que eu fiquei deitada com meu pai tipo vendo tv no quarto, no sofá até vai.
Engraçado que no banho ele não reclama.
Cada família tem sua experiência, aqui meu filho tomou banho comigo sem roupa até 1 ano e meio, depois disso não me senti confortável para continuar, com o pai ele continua tomando banho junto, mas comigo não acho bom. Sou a mãe, e por respeito acho melhor assim!
Meus pais criaram a mim e meu irmão mais novo com uma relação natural à nudez. Nunca tomávamos banho com porta trancada em casa, era comum conversarmos enquanto o banho, nada estranho. Conforme fomos crescendo, queríamos mais privacidade, mas nossos pais estranhavam isso, como se estivéssemos escondendo algo deles. Foi um movimento bem "polêmico" meu e do meu irmão de trancar a porta durante o banho, enquanto os dois ainda tomavam banho com a porta aberta.
INFELIZMENTE, TEM PAI QUE NÃO PASSA ESSA CONSCIÊNCIA ESCLARECIDA, PRINCIPALMENRE PAIS SEPARADOS, QUE O PAI NO CASO LEVA NAMORADA PRA DORMIR EM CASA, A CRIANÇA JÁ FICA CONFUSA, PEÇO QUE ELE DE BANHO MAS NÃO TOME JUNTO, ELA TEM 4 ANOS, E ELE NÃO ACEITA, NOS SEPARAMOS ELA TINHA APENAS 1ANO E MEIO.
Adorei o vídeo. Por aqui nosso pequeno está com 1 ano e 3 meses, o papai ainda toma banho junto com ele, mas eu parei, pq começou a ficar complicado pq é só ele ver que quer mamar kkkkkkk daí num dá pra dar banho e mamar tudo junto e acaba ficando perigoso At de cair no banheiro mas até ele começar a grudar em mim eu dava dando nele junto, nossa é muito mais simples do que montar banheira separar tudo, levar água no balde 😅 só fazia isso na primeira semana pq minha mãe tava me ajudando e ela me enchia o saco toda vez que eu falava de dar banho no chuveiro. O pessoal mais velho tem um medo de chuveiro que eu não imaginava 😅. Agora as vezes ele aponta, e quer pegar nas partes daí é o que vc falou ensinar que é o limite kkk chega a ser engraçado a curiosidade do pequeno com tudo eles crescem e tudo eles aprendem.
A pergunta que fica pra mim é: Pra quê? Não vejo necessidade nenhuma nisso.
Né isso desnecessário
Tbm acho ridiculo
A mulher pode ?
Quando os filhos são pequenos e não conseguem tomar banho sozinhos, é o dever do pai e da mãe mas depois que os filhos são grandes, acredito que não é bom senso ! Principalmente entre pai e filha mas tomar banho junto com os filhos enquanto é bebê? Ok, compreensível mas depois de uns 2 anos de idade, me perdoa mas acho sem cabimento! Depois de 2 anos, somente dar banho não tomar com a criança !
Tomar banho com os filhos? Nunca.,dar banho neles,ok.
Nao se deve confiar em ninguém
Tenho 2 filhas meninas, meu marido não se sente confortável em ficar nu em frente a elas, embora ocasionalmente elas já o viram fazendo xixi ou trocando de roupa.. em raras situações ele teve que tomar banho junto com a mais velha de 4 anos e preferiu estar de cueca.. em uma das vezes ela achou estranho, riu e perguntou o porquê dele não estar pelado pra tomar banho. Quando ele disse q tinha vergonha e não queria q ela o visse sem roupa ela falou "mas papai eu sei q o seu pipi é diferente do meu, eu já vi muitas vezes, não precisa ter vergonha de mim.. eu sou sua filha, está tudo bem". Venho de uma família onde não existem tabus sobre a nudez, sempre tomei banho em frente à minha família e também sempre vi meus pais nus. Até hj com 37 anos, casada e com filhos se eu for na casa dos meus pais entro no banheiro enquanto eles se banham e conversamos naturalmente sem qualquer pudor ou vergonha, e também fico nua em frente à eles sem problema algum. Já meu marido teve outra criação, e está tudo bem. Se ele quer ter a sua nudez preservada eu respeito, da mesma forma q ele não me obriga a me cobrir em frente a nossas filhas, eu não o obrigo a se despir. Temos q fazer as coisas da forma mais natural e respeitosa possível, que seja confortável pra todos e que faça sentido pra cada família. O diálogo é sempre a melhor solução para alinhar as expectativas e planos da criação dos nossos filhos.
Depois do terceiro filho chego à conclusão de que nunca deveríamos e que não é certo, embora socialmente aceitável.
Porque?
@@polzzapaola bom, eu sempre tomei banho com meus filhos, sempre tratei com naturalidade até o dia em que meu filho do meio virou uma chave com apenas 4 anos e ficou chocado com a minha nudez. Comecei a refletir sobre essa "naturalização", se não é exatamente o contrário, ao invés de ensinar sobre os corpos e limites, estamos mais é ensinando sobre abuso e normalizando o que não seria normal, como uma relação incestuosa, por exemplo, ou ver a nudez dos pais e irmãos o tempo todo. Esse "choque" que ele levou me fez parar imediatamente de tomar banho com ele e , com meu terceiro bebê, tomei banho somente nos primeiros meses, depois foi somente banheirinha e passei a preservar mais a minha intimidade na frente dos filhos, nada de ir no banheiro de porta aberta e etc. O que aconteceu foi uma mágica da privacidade, onde meu filho passou a fechar a porta do banheiro, pedir pro pai somente limpar ele e dar banho. No fim, eu entendi que ensinar sobre os corpos não tem a ver com naturalizar todo mundo nu. Minha filha não tomou banho com o pai (ele deu banho, auxiliou mas não com ela) e eu entendo que isso abre mais pra abuso do que qualquer outra coisa, já que é "normal" outro homem ou mulher, no caso do menino, me tocar ( mesmo que seja pra higiene), e estar nu comigo (no banho). Eu mudei meu ponto de vista e acho que isso preserva os meus filhos dos outros.
@@polzzapaola eu ainda dou banho no meu filho do meio quando necessário, mas incentivo ele a se lavar mais sozinho. Ele tem alguma dificuldade, mas ensino que o corpinho dele é só dele e que ele tem que aprender a se cuidar. Ele tem 6 anos. Ele prefere que o pai cuide dele, na maior parte do tempo.
@@maayanchaya obrigada por responder,vou refletir
Eu tomei banho junto com minha filha, mas de sunga, até ela completar 1 ano e meio. Hoje ela tem quatro anos e dou banho nela. O motivo pra eu não continuar foi a preocupação de minha filha falar na escola, por exemplo, e eu ser julgado e até ser visto como alguém suspeito... Triste. Mas muito mais triste e revoltante é que se existe o clima de desconfiança e opressão sobre os homens decentes é porque existe uma minoria que comete abusos e que me dá náusea de imaginar.
Eu ia perguntar é quando eu devo parar de tomar banho com eles hahahahahhahah❤❤❤❤
Provavelmente quando eles não quiserem mais 😂😂😂
Eu nao tenho filhos mas me parece esquisito tomar banho com os filhos, isso ai nao deveria gerar polemica, só é estranho
Acho esquisito pai querendo ficar nu na frente de criança ou o contrário. Acredito que crianças tem que entender que adultos não devem ficar nus na frente delas e muito menos elas ficarem nuas na frente de adultos. A partir do momento que a criança já sabe tomar banho sozinha, não há necessidade de ter um adulto pelado lá, por mais que seja "natural"
❤
Lembro de ter tomado banho com meu pai até os 7anos. Depois passei a tomar banho sozinha. Éramos ele, minha irmã mais nova e eu. Ele sempre foi respeitoso e nos ensinava como tomar banho corretamente. E acredito que isso contribuiu pra eu não achar que o órgão masculino era coisa de outro mundo, inclusive ver somente como algo relacionado à sexualidade.
Hoje, tenho 2 meninos e 1 menina. Sempre tomamos banho juntos. Não há uma regra de quem dá o banho, se é papai ou mamãe. Vamos pela praticidade. Agora, só o mais velho toma banho sozinho, desde os 8 anos, por questões diversas, como autonomia e contribuir com a dinâmica da casa. Mas ele sente falta de tomar banho conosco.
Acho que relacionar o órgão a sexualidade é normal. Eu nunca entendia o por que meu pai tomava banho de cueca. Mas eu tinha muita curiosidade de ver
@@PaulaVianna-hh9gu é isso! Minhas amigas eram muito curiosas, e eu é que não entendia🙃
@@DanielaAlmendros haha jura? As minhas amigas tbm eram assim. O que elas perguntavam?
Isso é um absurdo o homem fala um negócio desse onde é que fica a inocência da criança que é a coisa mais linda e pura isso É vergonhoso 😠😠😠😠
Isso é um absurdo por isso que a desgraça no mundo tá grande a falta de respeito onde Deus tem misericórdia o homem dessa cidade ensinar tudo limite respeito e honra é necessário número de seres humanos aqui não é o céu
😭😭😭😭😭😠😠😠😠
Felizmente na minha família ( Pai e Mãe) o sexo nunca foi tabu.
Pelo contrário, sempre foi um tema frequente e o meu pai sempre acho que o sexo era algo muito importante na vida de um casal e desde cedo foi ele que falou connosco (2 mulheres) sobre sexo.
E hoje em dia temos um a vontade enorme para falar come ele e perguntar coisas sobre este tema e temos 32 e 35 anos.
E o meu pai sempre andou nu ao pé de nós sem problema nenhum.
Para nós sempre foi normal o corpo e foi bom perceber de cedo às diferenças entre homem e mulher.
tabus, e mais tabus, e um mundo doente feito de gente doente !
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💙💙
NAO PORRA !!!
Na minha opinião, homem dando banho em meninas é extremamente inapropriado, mesmo trajados. Que dirá pelados e juntos! Eu não gostaria disso se eu fosse esta criança.
As crianças terão a idade certa para ir descobrindo natural e gradativamente sobre o corpo humano, quando assim tiverem curiosidade. Não existe nenhuma necessidade ou benefício de antecipar esta exposição. Que pode causar o efeito reverso, gerar constrangimentos traumáticos, ou deixá-las vulneráveis sem saber os limites desta interação. O banho do bebê/da criança é o banho DO BEBÊ/DA CRIANÇA! Sem ninguém pelado junto.