Muito obrigado por esse video! Eu vou começar a fazer engenharia elétrica no ifmg esse mês e por mais que eu tenha pesquisado bastante sobre esse curso, eu não encontrei nenhuma outra análise tão detalhada quanto a sua.
Eu que agradeço José Henrique! Fiz esse vídeo justamente por isso. Também tive essa dificuldade em encontrar algo que explicasse a fundo. No mais, boa sorte em sua jornada e, pro que estiver ao meu alcance, estamos aí! o/
Melhor video possível para tirar dúvidas do que realmente é o curso, muito obrigado pela força, ja vi inúmeras vezes essa questão de matérias mas não entendia o que realmente seria estudado em cada uma.
Olá Rafa. Vou abreviar citando apenas o primeiro autor pra não complicar muito! hihi Os de física do Halliday, EDO do Boyce, em Circuitos e Eletrônica os do Boylestad e os do Sadiku, Hayt e Sadiku em Eletromagnetismo, Nise e Ogata em Sistemas de Controle, Lathi e Oppenheim em Sinais e Sistemas, Mamede e Mohan em Eletrônica de Potência e Sistemas Industriais, Stevenson em Sistemas Elétricos de Potência, Fitzgerald em Máquinas Elétricas, etc. Esses foram os que consegui lembrar por hora. São muitos livros usados, mas a espinha dorsal da Eng. Elétrica é +- essa!
Obrigado mesmo. Só uma última dúvida [desculpe pela ignorância]: os livros "Equações Diferenciais Ordinárias" e "Equações Diferenciais Elementares" são muito diferentes?
o que vc diria que um eng eletricista precisa pra se diferenciar? O que a faculdade não ensina mas que vc acha que é extremamente necessário? um amigo meu está fazendo o 10º período de direito e ele diz qdo olha em volta na sala de aula só vê "a bunch of monkeys", eu n queria ser só mais um monkey.
Olá! :) Bom, isso depende muito da área que vc quer seguir! A Eng. Elétrica, diferente de outras áreas, abre um leque de possibilidades! A medida em que se avança no curso é que se descobre com o que se tem mais afinidade! É impossível se chegar ao último período do curso e encontrar todos com as mesmas habilidades e gostos! Em relação aos diferenciais, para engenheiros eletricistas, são sempre conhecimentos nas áreas de gestão de pessoas, segurança, economia, etc. O curso aborda pouco ou nada esses temas. Atualmente o mestrado também é muito valorizado (em qualquer área), tanto para prosseguir em ambiente acadêmico (professor, técnico, etc), como em concursos públicos! Espero ter ajudado! :)
Thiago Martins Firmo kkkkkkk eu tbm sou mineira, do vale do Jequitinhonha, próximo a Araçuaí, mas estou morando em SP, e Minas Gerais, quem conhece não esquece jamais 😂😍
Mas falando de engenharia elétrica, eu estou próxima a conseguir bolsa integral para fazer, e estou na dúvida, com medo de ser muito difícil e não me adaptar 😣
Bom Larissa, esse é realmente um curso que exige um pouco mais de dedicação. Da mesma forma é apaixonante. Nos molda como pesquisadores, profissionais e principalmente acrescenta experiências pessoais que nos fazem amadurecer imensamente. Ter medo é normal... vish, me perguntava se daria conta três vezes por dia ... mas isso passa, porque a gente para de escutar os outros dizendo "que curso difícil" e aprende a enfrentar e interpretar as coisas do nosso modo. Caso realmente comece o curso, mantenha o foco que com certeza você irá se destacar. E caso não comece, para qualquer outra coisa na vida, mantenha o foco que com certeza você irá se destacar. Enfim, boa sorte em sua trajetória, seja ela qual for! :)
por Gentileza tem como você fazer um vídeo de Análise do Curso de Engenharia Mecânica, neste mesmo seguimento? E eu tenho uma dúvida, é a seguinte: Engenharia Industrial Elétrica é o mesmo que Engenharia Elétrica? & Engenharia Industrial Mecânica é o mesmo que Engenharia Mecânica? E as disciplina de Elétrica e Mecânica são iguais, parecidas ou similares? Pelo amor de Deus tem como tirar essa " Duvida ", que talvez não seja só a minha?
Muitas faculdades mudam apenas a nomenclatura e continuam com as mesmas matérias. Para responder com certeza só pegando a grade curricular da faculdade. Quanto às disciplinas da elétrica e mecânica, eu diria que 1/3 do curso é semelhante, o que engloba cálculos, físicas e entre outras matérias fundamentais. Basicamente o começo do curso. Após adquirir as capacidades básicas é que os cursos se voltam aos seus focos. Posso tentar fazer mais vídeos nessa linha, mas talvez demore um pouco. Esse tipo de vídeo requer muita pesquisa. No mais, espero ter ajudado Reginaldo! o/
Boa noite ou bom dia, Thiago! muito obrigado. Com certeza já me ajudou, vou ficar aguardando as suas vídeo aulas,e não tem problema se demorar eu sei esperar, pois é tudo no seu tempo. Valeu!
Olá Silva square! O ramo da engenharia elétrica permite uma imensidão de caminhos. Conheço engenheiros em diversos cargos, desde projetistas a gerentes de banco. O que tenho visto com frequência são engenheiros como gestores/gerentes em indústrias, professores universitários ou de cursos técnicos, profissionais em concessionárias de energia elétrica, projetistas em construtoras e autônomos(com menos frequência). Em quantidade, acho que esses cargos são os que se destacam. Espero ter ajudado! o/
Pedro, me desculpe pela demora. Mas a resposta é sim. Tenho alguns amigos que trabalham na área de pesquisa. No Brasil, o processo que mais ocorre é, após se formar, fazer um mestrado e doutorado e seguir para o mercado de trabalho como professor pesquisador.
Sim. Você consegue fazer o curso sem problemas, mas muitas boas referências estão principalmente em inglês. Quando comecei o curso não sabia nada e fui aprendendo na raça. Os meus amigos que já sabiam levaram uma certa vantagem, enquanto eu estava traduzindo textos eles estavam absorvendo o conteúdo. Resumindo: vc consegue levar o curso sem outra língua, mas se souber terá um diferencial muito grande.
Olá Marcos! Os engenheiros eletricistas, no geral, possuem uma base boa de programação. Contudo, apenas com o conhecimento da faculdade não é possível competir com aqueles profissionais formados para programar. Ou seja, caso o intuito seja a área de programação, é necessário um estudo "por fora". Levando em consideração que TI não envolve apenas software, há sim, muitos eng. eletricistas nessa área. Para a parte de hardware, a formação durante o curso oferece uma boa vantagem aos demais profissionais. Espero ter ajudado! o/
Quando era mais novo não me dediquei quase nada na escola, muitas equações nem me lembro mais , mas depois de um tempo acabei entrando na area elétrica, e hoje tenho sonho de fazer engenharia, mas tenho medo de não vencer a matematica, será que na faculdade eles ensinam todos os cálculos usados ou e preciso saber as contas ensino médio tipo equação 1 e 2 grau ?
Opa! Para você conseguir avançar sem dificuldades no curso é recomendado que tenha uma boa base matemática. Mas nada lhe impede de ir aprendendo durante o curso. Particularmente, não tive uma base muita boa, mas com muito estudo e esforço consegui avançar de forma satisfatória no curso. É bom deixar claro que sempre que o professor precisar usar algum conceito ele vai relembrar a turma de como se usa, a não ser que ele não esteja nem aí. Caso tenha certeza que irá fazer engenharia tente relembrar o básico da matemática: frações, equações de primeiro e segundo grau, geometria e outros. Por vídeo aulas do youtube já é um bom começo. No mais, espero ter te ajudado! :)
Estou nessa tmb, sou técnico em eletrotécnica, atuo na area há 4 anos e pretendo fazer engenharia elétrica, como é natural, muitos tem deficiência em exatas como é meu caso, o que estou fazendo é revisando a básica, depois entrarei em pré cálculo e depois aprenderei cálculo 1 2 3 até iniciar o curso pra ver se me ajuda ja que tenho tanta dificuldade rsrs. Parabéns pelo vídeo.
Boa noite Jiliar; Nas grandes empresas geralmente o salário inicial é acima dos R$6000,00, enquanto nas pequenas se inicia geralmente na faixa dos R$ 4000,00. Varia muito, mas a média é +- essa. Do meu ponto de vista sempre valerá a pena, o sistema elétrico está se modernizando e necessita de mão de obra especializada.
Obrigado Kevin; A faculdade pode pesar quanto à qualidade do ensino. Umas têm mais que as outras e, dessa forma, pode ser mais fácil de se demonstrar para o contratante o conhecimento necessário. Outro caso é quanto à parcerias que certas empresas têm com algumas faculdades, ou seja, os melhores alunos são "laçados". Mas, de qualquer forma, se você for um bom aluno, independente de onde estude, terá o diferencial que é preciso.
Muito obrigado por esse video! Eu vou começar a fazer engenharia elétrica no ifmg esse mês e por mais que eu tenha pesquisado bastante sobre esse curso, eu não encontrei nenhuma outra análise tão detalhada quanto a sua.
Eu que agradeço José Henrique!
Fiz esse vídeo justamente por isso. Também tive essa dificuldade em encontrar algo que explicasse a fundo.
No mais, boa sorte em sua jornada e, pro que estiver ao meu alcance, estamos aí! o/
Oq achou do curso?
Melhor video possível para tirar dúvidas do que realmente é o curso, muito obrigado pela força, ja vi inúmeras vezes essa questão de matérias mas não entendia o que realmente seria estudado em cada uma.
Olá Thiago, uma boa tarde! seu vídeo apresentado foi muito Top. Deus te Abençoe. Amem.
Muito obrigado Reginaldo!
Entrei em engenharia elétrica na UFCG. É o curso mais bem-sucedido da universidade, tendo a pós-graduação atingida o nível máxim de excelência.
Que bacana! Sucesso pra vc!
o/
Pq vc parou com os vídeos? :( T encontrei agora
Opa Vitin!
Estou fazendo mestrado e trabalhando. O tempo está bem curto. Mas espero continuar em breve! o/
Além dos clássicos livros de Cálculo do Stewart, quais outros que são usados nessa área?
Olá Rafa.
Vou abreviar citando apenas o primeiro autor pra não complicar muito! hihi
Os de física do Halliday, EDO do Boyce, em Circuitos e Eletrônica os do Boylestad e os do Sadiku, Hayt e Sadiku em Eletromagnetismo, Nise e Ogata em Sistemas de Controle, Lathi e Oppenheim em Sinais e Sistemas, Mamede e Mohan em Eletrônica de Potência e Sistemas Industriais, Stevenson em Sistemas Elétricos de Potência, Fitzgerald em Máquinas Elétricas, etc.
Esses foram os que consegui lembrar por hora.
São muitos livros usados, mas a espinha dorsal da Eng. Elétrica é +- essa!
Obrigado mesmo.
Só uma última dúvida [desculpe pela ignorância]: os livros "Equações Diferenciais Ordinárias" e "Equações Diferenciais Elementares" são muito diferentes?
É só nomeclatura mesmo, tanto é que o livro do Boyce que citei para as EDO's leva o nome de Equações Diferenciais Elementares.
*****
Ah sim, obrigado!
o que vc diria que um eng eletricista precisa pra se diferenciar? O que a faculdade não ensina mas que vc acha que é extremamente necessário?
um amigo meu está fazendo o 10º período de direito e ele diz qdo olha em volta na sala de aula só vê "a bunch of monkeys", eu n queria ser só mais um monkey.
Olá! :)
Bom, isso depende muito da área que vc quer seguir! A Eng. Elétrica, diferente de outras áreas, abre um leque de possibilidades! A medida em que se avança no curso é que se descobre com o que se tem mais afinidade! É impossível se chegar ao último período do curso e encontrar todos com as mesmas habilidades e gostos!
Em relação aos diferenciais, para engenheiros eletricistas, são sempre conhecimentos nas áreas de gestão de pessoas, segurança, economia, etc. O curso aborda pouco ou nada esses temas.
Atualmente o mestrado também é muito valorizado (em qualquer área), tanto para prosseguir em ambiente acadêmico (professor, técnico, etc), como em concursos públicos!
Espero ter ajudado! :)
Em algumas universidades, acionamentos elétricos é optativa (ainda bem). Eu acho chata demais (fiz curso técnico na área).
Antes de dizer que havia estudado em Ouro Preto já percebi q vc é mineiro, se não é pegou bastante o sotaque rsrs, Minas minha paixão, saudades!
uai ... mai pucadequê?... hihihi
Acertou em cheio Larissa! Mineiro até o último fio de cabelo! =D
Thiago Martins Firmo kkkkkkk eu tbm sou mineira, do vale do Jequitinhonha, próximo a Araçuaí, mas estou morando em SP, e Minas Gerais, quem conhece não esquece jamais 😂😍
Mas falando de engenharia elétrica, eu estou próxima a conseguir bolsa integral para fazer, e estou na dúvida, com medo de ser muito difícil e não me adaptar 😣
Bom Larissa, esse é realmente um curso que exige um pouco mais de dedicação. Da mesma forma é apaixonante. Nos molda como pesquisadores, profissionais e principalmente acrescenta experiências pessoais que nos fazem amadurecer imensamente. Ter medo é normal... vish, me perguntava se daria conta três vezes por dia ... mas isso passa, porque a gente para de escutar os outros dizendo "que curso difícil" e aprende a enfrentar e interpretar as coisas do nosso modo. Caso realmente comece o curso, mantenha o foco que com certeza você irá se destacar. E caso não comece, para qualquer outra coisa na vida, mantenha o foco que com certeza você irá se destacar.
Enfim, boa sorte em sua trajetória, seja ela qual for! :)
9:20 Para sistemas industriais temos 3 fases ou mais ????
Vou começar semana que vem a faculdade de engenharia elétrica estou com medo de ser mto difícil pra aprender
COMO FOI?
como foi?
Como foi?
NA FACULDADE CHAMAMOS O QUINTO PERIODO DE QUINTO DOS INFERNOS KKKKK
kkkk Esse quinto tira a alegria de qualquer um!
OH LOKO KKKKKKKKK
o professor é o proprio demo?kkkk
Kjjjjjj
por Gentileza tem como você fazer um vídeo de Análise do Curso de Engenharia Mecânica, neste mesmo seguimento? E eu tenho uma dúvida, é a seguinte: Engenharia Industrial Elétrica é o mesmo que Engenharia Elétrica? & Engenharia Industrial Mecânica é o mesmo que Engenharia Mecânica? E as disciplina de Elétrica e Mecânica são iguais, parecidas ou similares? Pelo amor de Deus tem como tirar essa " Duvida ", que talvez não seja só a minha?
Muitas faculdades mudam apenas a nomenclatura e continuam com as mesmas matérias. Para responder com certeza só pegando a grade curricular da faculdade.
Quanto às disciplinas da elétrica e mecânica, eu diria que 1/3 do curso é semelhante, o que engloba cálculos, físicas e entre outras matérias fundamentais. Basicamente o começo do curso. Após adquirir as capacidades básicas é que os cursos se voltam aos seus focos.
Posso tentar fazer mais vídeos nessa linha, mas talvez demore um pouco. Esse tipo de vídeo requer muita pesquisa.
No mais, espero ter ajudado Reginaldo! o/
Boa noite ou bom dia, Thiago! muito obrigado. Com certeza já me ajudou, vou ficar aguardando as suas vídeo aulas,e não tem problema se demorar eu sei esperar, pois é tudo no seu tempo. Valeu!
oi queria saber sobre o mercado de trabalho , quais setores mais empregam ?
Olá Silva square!
O ramo da engenharia elétrica permite uma imensidão de caminhos. Conheço engenheiros em diversos cargos, desde projetistas a gerentes de banco.
O que tenho visto com frequência são engenheiros como gestores/gerentes em indústrias, professores universitários ou de cursos técnicos, profissionais em concessionárias de energia elétrica, projetistas em construtoras e autônomos(com menos frequência).
Em quantidade, acho que esses cargos são os que se destacam.
Espero ter ajudado! o/
Thiago Martins Firmo obg ajudou bastante irmao abrç!
Posso fazer este curso online, quas sao os requisitos?
É possível seguir na área científica desse curso?
Pedro, me desculpe pela demora. Mas a resposta é sim. Tenho alguns amigos que trabalham na área de pesquisa. No Brasil, o processo que mais ocorre é, após se formar, fazer um mestrado e doutorado e seguir para o mercado de trabalho como professor pesquisador.
Cara, me fala sobre a importância de aprender outra língua, é bom saber inglês e espanhol nessa area?
Sim. Você consegue fazer o curso sem problemas, mas muitas boas referências estão principalmente em inglês. Quando comecei o curso não sabia nada e fui aprendendo na raça. Os meus amigos que já sabiam levaram uma certa vantagem, enquanto eu estava traduzindo textos eles estavam absorvendo o conteúdo.
Resumindo: vc consegue levar o curso sem outra língua, mas se souber terá um diferencial muito grande.
Outro ponto é o meio profissional, nesse o inglês é essencial, principalmente no meio industrial.
@@ThiagoMartinsFirmo mt obrigado.
3,5minutos janela centro sul 32(salas in radar)
Um engenheiro eletricista é capaz de trabalhar na area de Ti ( tecnologia da informação) ?
Olá Marcos!
Os engenheiros eletricistas, no geral, possuem uma base boa de programação. Contudo, apenas com o conhecimento da faculdade não é possível competir com aqueles profissionais formados para programar. Ou seja, caso o intuito seja a área de programação, é necessário um estudo "por fora".
Levando em consideração que TI não envolve apenas software, há sim, muitos eng. eletricistas nessa área. Para a parte de hardware, a formação durante o curso oferece uma boa vantagem aos demais profissionais.
Espero ter ajudado! o/
Quando era mais novo não me dediquei quase nada na escola, muitas equações nem me lembro mais , mas depois de um tempo acabei entrando na area elétrica, e hoje tenho sonho de fazer engenharia, mas tenho medo de não vencer a matematica, será que na faculdade eles ensinam todos os cálculos usados ou e preciso saber as contas ensino médio tipo equação 1 e 2 grau ?
Opa!
Para você conseguir avançar sem dificuldades no curso é recomendado que tenha uma boa base matemática. Mas nada lhe impede de ir aprendendo durante o curso.
Particularmente, não tive uma base muita boa, mas com muito estudo e esforço consegui avançar de forma satisfatória no curso.
É bom deixar claro que sempre que o professor precisar usar algum conceito ele vai relembrar a turma de como se usa, a não ser que ele não esteja nem aí.
Caso tenha certeza que irá fazer engenharia tente relembrar o básico da matemática: frações, equações de primeiro e segundo grau, geometria e outros. Por vídeo aulas do youtube já é um bom começo.
No mais, espero ter te ajudado! :)
Muito obrigado ajudou muito, Felizmente ja estou fazendo isso!
Bacana!!! Sucesso em sua caminhada!
Estou nessa tmb, sou técnico em eletrotécnica, atuo na area há 4 anos e pretendo fazer engenharia elétrica, como é natural, muitos tem deficiência em exatas como é meu caso, o que estou fazendo é revisando a básica, depois entrarei em pré cálculo e depois aprenderei cálculo 1 2 3 até iniciar o curso pra ver se me ajuda ja que tenho tanta dificuldade rsrs.
Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado! Aliás, muito boa a sua tática! Sucesso na caminhada! :)
Toooooop
Qual esta sendo um salario minimo de um engenheiro eletricista hoje em dia? ainda ta valendo a pena ?
Boa noite Jiliar;
Nas grandes empresas geralmente o salário inicial é acima dos R$6000,00, enquanto nas pequenas se inicia geralmente na faixa dos R$ 4000,00. Varia muito, mas a média é +- essa.
Do meu ponto de vista sempre valerá a pena, o sistema elétrico está se modernizando e necessita de mão de obra especializada.
Obrigado pela resposta.
Minha namorada faz engenharia elétrica
Mt legal o video, queria saber se há mt influência do nome da faculdade na hora de arrumar emprego.?
Obrigado Kevin;
A faculdade pode pesar quanto à qualidade do ensino. Umas têm mais que as outras e, dessa forma, pode ser mais fácil de se demonstrar para o contratante o conhecimento necessário.
Outro caso é quanto à parcerias que certas empresas têm com algumas faculdades, ou seja, os melhores alunos são "laçados".
Mas, de qualquer forma, se você for um bom aluno, independente de onde estude, terá o diferencial que é preciso.
Entendi, obrigado por responder
Sistemas digitais Ja estou tendo no técnico e é meu ponto negativo kkkkkkk vou chegar bonzao.
aqui eletromag e no quarto.. ta hard :€
o trem é feio Leonardo! Estuda onde?
📣 👏 👏 👏
Pra quem quer entrar vou logo dizer que é MUITO PUXADO !
Sua voz da sono
Se conhecer alguém com insônia, pode recomendar o canal! Tiro e queda!